Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Panelas de pressão im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
16 Horas investidas
8 Estudos avaliados
6889 Leia as resenhas

🥇 Melhor Panela de pressão de 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Se você ainda tem medo da panela de pressão, é possível que você simplesmente não tenha encontrado um produto de boa qualidade. Disponível em vários tipos, com diferentes capacidades e materiais, esse é um dos itens mais práticos para agilizar o cozimento de alimentos firmes e duros. Por isso, se você quer descobrir quais são as melhores panelas de pressão da atualidade, nesse artigo você encontrará o resultado de vários testes e pesquisas feitos por nossa equipe. Não perca todas as dicas e se surpreenda com a eficiência de uma boa panela de pressão!

William Duarte
William Duarte

William é natural de Pernambuco e, por passar maior do tempo em casa, está sempre em busca de produtos, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos que facilitem sua rotina e tornem sua casa mais confortável. É formado em Letras e Mestre em Literatura.

Mais sobre William

Panela de pressão Lista com os melhores 2021

Panela de pressão Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma panela de pressão?

Comparação de panelas de pressão

Panela de presṣo Рum utensilio de cozinha

A panela de pressão nada mais é que uma panela que torna possível o cozimento mais rápido dos alimentos.

Por isso, é um dos utensílios domésticos mais úteis para sua cozinha, sendo muito mais eficiente que as panelas comuns. É a solução perfeita para quem busca maior rapidez e praticidade no preparo de suas refeições.

 

Como uma panela de pressão funciona?

Como o próprio nome já revela, o cozimento mais veloz dos alimentos é possível graças ao aumento da pressão interna da panela. Isso ocorre porque todos os vapores são retidos em seu interior, fazendo com que a pressão interna do vasilhame ultrapasse a pressão atmosférica e, consequentemente, que a água atinja um ponto de ebulição superior aos 100° C.

Sendo assim, para garantir seu correto funcionamento, é necessário que a panela esteja completamente selada, o que é garantido pela borracha de vedação em bom estado de conservação e posicionada corretamente.

 

Vantagens & Aplicações

Acreditamos que o primeiro ponto que devemos abordar ao falar das principais vantagens e aplicações das panelas de pressão é destacar que seu uso vai muito além do preparo de feijão. A panela de pressão é, na verdade, um utensílio doméstico extremamente versátil, que possibilita o preparo de uma série de alimentos e receitas de maneira muito mais prática e veloz.

Mas a economia não será apenas no tempo de preparo, que pode ser reduzido em até 70%. Outra consequência direta do uso da panela de pressão será a economia do seu gás de cozinha, algo que certamente faz com que esse utensílio seja tão popular entre os consumidores.

Além disso, o melhor tempo de preparo também resulta em outra vantagem importante: mais nutrientes são retidos pelo alimento, tornando sua alimentação ainda mais saudável. E isso é resultado não apenas do menor tempo de cozimento, mas também da retenção dos vapores dentro da panela.

Por fim, também é importante falar sobre segurança. A panela de pressão é um item temido por muitos, só que isso certamente é algo que já pode ser superado. Atualmente, as panelas de pressão estão mais seguras que nunca e contam com uma série de dispositivos de segurança capazes de prevenir acidentes.

 

Quais os tipos de panela de pressão?

Alumínio é um dos materiais mais utilizados nas panelas de pressão

Alumínio é um dos materiais utilizados para fabrico de panelas de pressão

São muitos os fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a panela de pressão ideal para sua cozinha. O primeiro passo, no entanto, deve ser conhecer os tipos de panelas de pressão, bem como suas principais características e usos. E é exatamente isso que você encontrará abaixo!

Panela de Pressão de Alumínio

As panelas de pressão de alumínio costumam figurar entre as mais vendidas do país graças ao seu ótimo custo-benefício.

Além disso, sua matéria-prima apresenta ótimo potencial de condutividade térmica, fazendo com que as panelas de alumínio atinjam pressão mais rapidamente.

 

Vantagens

  •  Ótimo custo-benefício.
  •  Ótimo condutor térmico, fazendo que com a pressão seja atingida mais rapidamente.

Desvantagens

  • O calor também é dissipado mais rapidamente, de modo que as panelas de alumínio não conseguem manter alimento quente por muito tempo.
  • O alumínio é um metal macio e, por isso, pode ser amassado mais facilmente.

 

Panelas de Pressão de Aço Inoxidável

As panelas de pressão de aço inoxidável costumam ser sinônimo de durabilidade já que sua matéria-prima é extremamente resistente à arranhões e amassados. Como o aço inoxidável não é um condutor térmico tão eficiente, essas panelas demoram um pouco mais a atingir a pressão, mas conseguem manter o alimento quente por mais tempo em contrapartida. Além disso, é um material muito mais fácil de limpar.

 

Vantagens

  • Maior durabilidade.
  • Mantém os alimentos quentes por mais tempo.
  •  Maior resistência contra arranhões e amassados.
  •  É mais fácil de limpar.

Desvantagens

  •  Demora mais tempo para alcançar a pressão.
  •  Costumam ser mais pesadas que as panelas de alumínio.

 

Panelas de Pressão Multicamadas

Já as panelas multicamadas, por sua vez, conseguem reunir o melhor dos dois mundos. Esses modelos são produzidos com camadas de aço inoxidável e alumínio, ou seja, são ótimas condutoras térmicas ao mesmo tempo em que retém o calor por mais tempo. Além disso, são fáceis de limpar e extremamente resistentes à amassados e arranhões.

 

Vantagens

  •  Ótimo condutor térmico, o que permite que a pressão seja atingida mais rapidamente.
  •  Retém o calor por mais tempo, mantendo o alimento quente.
  •  Resistente contra amassados, arranhões e mais fáceis de limpar.
  •  É uma panela extremamente durável.

Desvantagens

  •  As panelas de pressão multicamadas estão entre as mais caras.

 

O maior guia para comprar a panela de pressão perfeita

Depois de conhecer os tipos de panela de pressão, é hora de descobrir o que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para você, assim como os erros mais comuns dos consumidores no momento da compra.
Para isso, nossa equipe testou as panelas de pressão de diversas marcas e analisou os hábitos mais comuns entre os consumidores. O resultado de nossos estudos pode ser conferido a seguir.

 

Escolhendo a panela de pressão ideal: erros mais comuns

Para escolher a panela de pressão perfeita, além de muita pesquisa, também é preciso fugir de uma série de erros que são extremamente comuns entre os consumidores mais desatentos. Por isso, decidimos listar abaixo o que não fazer na hora de comprar sua panela de pressão.

  • Pensar apenas no preço

Um erro bastante comum dos consumidores ao adquirir qualquer produto é focar apenas no preço, esquecendo de avaliar outras de suas características. Isso também se aplica às panelas de pressão, é claro.

O valor dela é um fator importante no momento da escolha, mas não deve ser o único. Por isso, pesquise e escolha um modelo com bom custo-benefício e que também ofereça qualidade e segurança.

  •  Ignorar os dispositivos de segurança

Uma boa panela de pressão, além de ser de um material de qualidade e durável, também precisa contar com uma série de dispositivos de segurança. Sendo assim, ignorar as especificidades dos produtos oferecidos por cada empresa no quesito segurança é um erro que muitos acabam cometendo.

  •  Comprar uma panela que não atende suas necessidades
Buscando uma maior economia, é comum que muitas pessoas comprem um modelo de panela de pressão mais básico e com menor volume mesmo que ela não atenda completamente suas necessidades na cozinha. Isso certamente é um erro.

Uma panela de 3 litros, por exemplo, ainda que mais barata que modelos com maior capacidade, é insuficiente para famílias com muitos integrantes. Inclusive, é preciso lembrar que não se deve nunca ultrapassar dois terços do volume máximo da panela ao preenchê-la com alimentos e água.

  •  Não realizar a manutenção correta da panela de pressão

As panelas de pressão são utensílios de grande durabilidade, mas para garantir sua longevidade e segurança é necessário tomar uma série de cuidados: substituir a borracha de vedação periodicamente, jamais encher a panela completamente, manter a saída de vapor sempre desobstruída, entre outros.

Ignorar as instruções da manutenção e conservação da panela de pressão costuma ser um dos erros mais comuns entre os consumidores e, não raramente, o resultado é uma diminuição considerável da vida útil desse item doméstico.

 

Escolhendo a panela de pressão ideal: o que levar em consideração

Finalmente, é chegada a hora de falar sobre o que devemos levar em consideração na hora de escolher a panela de pressão perfeita para sua casa e família. Preste bastante atenção às nossas dicas e mãos à obra!

 

 Material

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao escolher sua panela de pressão é o seu material. Essa característica é mais importante que qualquer dispositivo de segurança, uma vez que é o material da panela que irá garantir verdadeiramente a segurança e durabilidade do produto.

Nossa dica é que você dê preferência para panelas de pressão de aço inoxidável ou multicamadas, que são muito mais seguras e duráveis.

 

Dispositivos de segurança

Material, segurança, garantia são elemetos fundamentais para comprar uma panela de pressão

Detalhes de panela de pressão

Um material de qualidade é a principal garantia que uma panela de pressão segura pode possuir, mas como segurança nunca é demais, nossa dica é que você também preste bastante atenção aos dispositivos de segurança adicionais de cada modelo antes de tomar sua decisão final.

Em geral, as panelas de pressão costumam possuir pelo menos quatro dispositivos com o objetivo de impedir qualquer tipo de acidente.

 

Garantia

As panelas de pressão de qualidade são itens extremamente duráveis e, justamente por isso, é importante levar em consideração os termos de garantia. Empresas que confiam na qualidade dos seus produtos certamente irão oferecer um suporte maior ao consumidor, além de também contar com itens e acessórios de manutenção em caso de avarias.

 

Ajuste de pressão

Ao escolher sua panela de pressão também é importante lembrar que as panelas de cada empresa possuem uma pressão interna específica.

E é justamente por isso que recomendamos que dê preferência a modelos com ajuste de pressão. Isso irá permitir uma maior versatilidade no preparo de receitas, uma vez que será possível adequar a pressão interna ao que é indicada para cada alimento.

 

Observe o tamanho

Outra característica bastante importante que deve ser observada no momento da compra é o tamanho da panela de pressão. Para escolher o modelo ideal, leve em consideração suas necessidades na cozinha.

Lembre-se também que, por questões de segurança, o indicado é que apenas 2/3 do volume da panela sejam preenchidos.

E para que não restem dúvidas, é possível encontrar abaixo a correspondência entre o volume e a quantidade de integrantes na família:

  • 3 e 4 litros – Até quatro pessoas. Ideal para quem mora sozinho ou em casal.
  • 5 e 6 litros – Até seis pessoas. Ideal para o uso familiar.
  • 7 e 8 litros – Ideal para famílias mais numerosas ou eventos com muitos integrantes.

 

Melhores panelas de pressão

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher a panela de pressão ideal para você, é hora de descobrir onde encontrá-la. Para isso, nossa equipe testou os principais modelos de diversas marcas para destacar, abaixo, as principais empresas desse ramo.

 

Tramontina

A Tramontina nasceu em 1911 como uma pequena ferraria e acabou se transformando em uma das marcas mais conhecidas e populares no país quando falamos sobre utensílios e ferramentas para o lar.

Sendo assim, quem deseja equipar sua cozinha irá encontrar uma enorme variedade de produtos no catálogo da empresa.

Isso significa, também, que a Tramontina oferece aos seus clientes diversos modelos de panela de pressão. Seus tamanhos e características podem até variar, mas a qualidade certamente é algo comum a todas as panela de pressão da empresa.

 

MTA

A MTA é a empresa ideal para quem busca equipar sua cozinha com utensílios de qualidade e duráveis. São diversas linhas de produtos que prometem facilitar sua vida na hora do preparo de suas refeições.

E falando mais especificamente sobre as panelas de pressão da MTA, o destaque absoluto fica para o modelo com visor.

Assim, é possível acompanhar todo o processo de cozimento do alimento de maneira segura e prática, graças ao vidro temperado que fica acoplado à tampa da panela.

 

Clock

Receita deliciosa com panela de pressão

Receita confeccionada com panela de pressão

A Clock é uma marca que trabalha exclusivamente com panelas de pressão e, justamente por isso, não brinca em serviço quando falamos sobre qualidade. Os modelos da empresa foram projetados para garantir sua tranquilidade ao preparar refeições.

Além disso, a Clock também faz questão de lembrar aos seus clientes que a panela de pressão pode cozinhar muito mais que apenas o feijão, fornecendo em seus canais oficiais de comunicação diversas receitas de dar água na boca.

 

Panelux

A Panelux é uma das líderes do mercado em panelas de pressão, mas também consegue ir muito além disso. É possível encontrar no catálogo da marca todos os utensílios necessários para que você equipe sua cozinha, incluindo frigideiras, panquequeiras, caçarolas e muito mais.

Também é importante ressaltar que a Panelux aposta na diversidade para atrair todos os perfis de consumidores. Sendo assim, não importa quais sejam suas exigências na cozinha, você irá encontrar a panela de pressão do tamanho e características ideias para você no catálogo da marca.

 

Nigro Alumínio

Encontramos na Nigro Alumínio uma empresa que iniciou como um pequeno negócio de família e acabou se transformando em referência nacional quando falamos de utensílios para a cozinha.

A marca oferece aos seus clientes conjuntos completos de caçarola, assadeiras e algumas das melhores panelas de pressão do mercado.

E para quem gosta de reunir toda a família para o almoço, encontrará modelos de até 20 litros de capacidade no catálogo da empresa. Isso sem mencionar a linha Colors, capaz de proporcionar muito mais estilo para sua cozinha.

 

Brinox

A Brinox é uma das principais marcas de utilidades domésticas nacionais, possuindo um catálogo de produtos para que você equipe o seu lar da melhor maneira possível. A empresa oferece itens de qualidade para todos os cantos da sua casa, desde a sala de estar até sua cozinha.

Um dos destaques da Brinox é sua linha exclusiva de panelas e, aqui, também podemos encontrar algumas das melhores panelas de pressão disponíveis no mercado. Dentre suas principais características, podemos destacar a durabilidade dos modelos da marca.

 

Rochedo

A Rochedo é outra marca que está pronta para revolucionar sua cozinha e oferecer ainda mais comodidade no preparo de suas refeições. Para isso, essa empresa oferece uma linha completa de produtos, entre acessórios e panelas de alta performance.

Quando o assunto são panelas de pressão, a Rochedo conta com modelos para o dia a dia e profissionais. Mas não importa se sua escolha será uma opção mais básica ou sofisticada, qualidade é uma característica comum a todos os produtos presentes no catálogo da empresa. 

 

Silit

A Silit é outra marca que se tornou referência em utilidades domésticas e decoração. E o melhor é que essa empresa alemã une qualidade, funcionalidade e design para entregar aos seus clientes apenas o melhor.

E agora uma informação que simplesmente não podemos deixar de fora: as panelas de pressão da Silit são consideradas as mais seguras do mundo! Isso graças ao seu sistema de segurança inovador e exclusivo, capaz de controlar a pressão em dois níveis. Isso sem mencionar a sua durabilidade, já que ela realmente é uma panela para a vida toda.

 

Eirilar

A Eirilar promete oferecer apenas o melhor para o seu lar e, segundo nossos testes, essa é uma promessa que a empresa consegue cumprir com folga. É possível encontrar no catálogo da marca panelas e acessórios de altíssima qualidade, capazes de simplificar sua vida na cozinha.

Além disso, a marca também aposta na versatilidade, oferecendo uma linha de produtos tradicionais e outra premium, de modo a atender as necessidades de diferentes perfis. Isso também se aplica às panelas de pressão, sendo possível encontrar modelos mais básicos com ótimo custo-benefício e também modelos profissionais.

 

Sem medo! Panelas de pressão estão cada vez mais seguras

Como escolher uma panela de pressão

Diferentes tipos de panelas de pressão

A panela de pressão é um item temido por muitas pessoas. Isso é resultado de um mito ainda bastante difundido de que essas panelas podem explodir a qualquer momento, fazendo com que todo o seu conteúdo voe pelos ares.
Só que, de acordo com os especialistas, essa é uma questão que já foi superada há muito tempo.

As panelas de pressão atuais estão mais seguras que nunca e contam com uma série de dispositivos de segurança com o objetivo de impedir acidentes, a exemplo de possíveis explosões.

Além da já tradicional válvula de escape, por exemplo, diversos modelos de panela de pressão já contam também com um escape de segurança, localizado na lateral da tampa. Com isso, em caso de entupimento da válvula principal, o anel de vedação se desloca e permite a liberação do vapor.

Mas também é importante ressaltar que de nada adianta adquirir uma panela repleta de funcionalidades e tecnologias de segurança caso o consumidor não tome todas as precauções necessárias.

Por isso, é essencial ler o manual de instruções. É lá que você irá encontrar todas as informações sobre como realizar a manutenção correta de sua panela e garantir sua segurança e durabilidade.

 

Dicas de conservação & manutenção

Conforme já mencionamos anteriormente, a panela de pressão é um item de alta durabilidade. Só que, para que sua longevidade seja garantida, é necessário tomar uma série de cuidados. Por isso, decidimos trazer para você algumas dicas de cuidado e manutenção.

  • É importante sempre utilizar peças originais. Isso é mais uma forma de garantir a segurança do seu produto e manter a garantia contratual.
  • Jamais exceder a níveis máximos de sólidos ou líquidos. Em geral, devem ser preenchidos, no máximo, 2/3 da altura da panela.
  • Nunca deixe de preencher a panela com líquidos.
  •  Verifique sempre se a válvula de segurança, pino e outras saídas de vapor estão desobstruídas.
  • É indicado guardar a panela de pressão sempre com a tampa aberta.
  •  Realize a troca da borracha de vedação periodicamente.

 

Links

 

FAQ

Como usar a panela de pressão?

Após colocar o alimento e o líquido dentro da panela, é necessário fechá-la de modo que a borracha da tampa impeça a saída de qualquer vapor. Em seguida, a panela já pode ir ao fogo. Quando o pino começar a chiar, abaixe o fogo e aguarde o tempo de cozimento. Passado esse tempo, é só desligar o fogo e retirar toda a pressão antes de abrir a panela.

Como abrir a panela de pressão?

A panela de pressão deve ser aberta apenas após a retirada de toda a pressão em seu interior. É possível verificar isso por meio do pino, que deixará de fazer barulho e irá abaixar. Nunca abra a panela sem ter certeza que toda a pressão foi retirada.

Como funciona a panela de pressão?

A pressão interna da panela é o que possibilita o cozimento mais rápido dos alimentos. Isso ocorre graças à retenção dos vapores no interior do vasilhame, o que ocasiona uma pressão interna maior que a pressão atmosférica e, consequentemente, eleva o ponto de ebulição da água para mais de 100° C.

Quais os tipos de panela de pressão?

São basicamente três os tipos de panela de pressão: alumínio, aço inoxidável e multicamadas.

Qual panela de pressão é utilizada em fogões de indução?

Os fogões de indução exigem o uso de panelas de materiais ferromagnéticos. Por isso, são indicadas as panelas de pressão de aço inoxidável ou fundo triplo.

Por que a panela de pressão explode?

A panela de pressão pode explodir quando sua pressão interna for maior que o suportado pelo vasilhame. Isso pode ocorrer em casos de entupimento da válvula de escape ou quando a panela passa muito tempo no fogo. Por isso, para evitar acidentes, realize a manutenção de sua panela e se mantenha atento ao tempo de cozimento dos alimentos.

O que fazer quando a panela não pega pressão?

Verificar se a borracha da tampa está posicionada adequadamente ou mesmo trocá-la em caso de desgaste. Outra possibilidade é checar se a válvula de segurança está posicionada adequadamente.

Qual a panela de pressão mais segura?

As panelas de aço inoxidável ou multicamadas costumam ser mais seguras que as de alumínio. Além disso, também é importante verificar os dispositivos de segurança presentes em cada modelo e verificar seu nível de segurança. Em geral, as panelas de pressão mais modernas contam com, pelo menos, quatro ou cinco recursos de segurança.

Quem inventou a panela de pressão?

O físico francês Denis Papin inventou o primeiro modelo de panela de pressão em 1679.

Qual a durabilidade de uma panela de pressão?

Panelas de pressão de qualidade e bem cuidadas podem durar mais de 50 anos. A troca só é necessária quando a panela deixar de pegar pressão e em casos de defeito na válvula.

Deixe uma resposta