Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Col√°genos im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
15 Horas investidas
5 Estudos avaliados
5555 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Col√°genos de 2021 - Comparativos, Reviews & mais

N√£o √© de hoje que a suplementa√ß√£o de col√°geno √© altamente indicada para pessoas que buscam a pele firme, jovem e saud√°vel. Com o passar do tempo, nosso organismo diminui a produ√ß√£o dessa importante prote√≠na, fazendo com que a reposi√ß√£o de col√°geno seja considerada at√© mesmo uma quest√£o de sa√ļde. √Č por isso que nosso time fez uma pesquisa abrangente sobre os principais aspectos desse tipo de suplemento, desvendando as f√≥rmulas mais eficazes e quais s√£o os melhores suplementos de col√°geno do mercado.

Cecilia Costa

Cec√≠lia √© publicit√°ria, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em S√£o Paulo. No curr√≠culo entram mais de 10 anos de experi√™ncia com conte√ļdo na √°rea editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decis√Ķes, com grande interesse e expertise nas √°reas de sa√ļde, esportes, educa√ß√£o e viagens.

Mais sobre Cecilia

Col√°geno Lista com os melhores 2021

Col√°geno Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

Após muito estudo e pesquisa, nosso time criou um comparativo detalhado sobre os melhores suplementos de colágeno, para que você saiba como escolher a melhor opção.

 

O que é colágeno?

Col√°geno guia de marcas

Review de col√°geno

O col√°geno √© uma prote√≠na produzida naturalmente pelo nosso corpo que tem uma importante fun√ß√£o estrutural, respons√°vel pela forma√ß√£o dos ossos, pele e tecidos, e por proteger os √≥rg√£os e manter as fun√ß√Ķes essenciais do corpo.

Constituída principalmente de aminoácidos, o colágeno é encontrado de forma abundante no corpo humano, representando em torno de 25 a 30% do total de proteínas e presente em quase todos os órgãos corporais.

 

Como o col√°geno funciona?

√Ä medida que o tempo passa e vamos envelhecendo, nosso organismo diminui a produ√ß√£o de col√°geno, o que geralmente ocasiona maior flacidez na pele, unhas e cabelos mais fr√°geis e at√© mesmo dor nas articula√ß√Ķes.

√Č por isso que, especialmente a partir dos 30 anos, o consumo de col√°geno em forma de suplementos √© uma das melhores maneiras de repor os n√≠veis dessa importante prote√≠na no corpo.

Ao entrar em contato com a √°gua e fazer parte da estrutura dos tecidos, o consumo de col√°geno funciona para promover a elasticidade e firmeza na pele, fortalecer as articula√ß√Ķes e dar sustenta√ß√£o a ossos, cartilagens, tend√Ķes e ligamentos.

Além de ser naturalmente produzido pelo nosso corpo, o colágeno também pode ser encontrado em alimentos, como carnes, ovos e geleia de mocotó, em suplementos alimentares, que podem ser em pó ou em cápsulas, e até mesmo em dermocosméticos, como cremes hidratantes e cremes anti-rugas.

 

Qual a melhor forma de consumir col√°geno?

Col√°geno guia de marcas

Antes e depois

Para fazer um experimento e um teste de produto adequado, é fundamental conhecer as melhores formas de consumir o colágeno.

A primeira informa√ß√£o importante √© que diversos ensaios apontam que a vitamina C contribui para a s√≠ntese de col√°geno e sua absor√ß√£o no corpo. Por isso, o ideal √© consumir o col√°geno em conjunto com alimentos e bebidas ricos em vitamina C, como laranja, mam√£o, kiwi e abacaxi, para potencializar sua absor√ß√£o no organismo e favorecer seus resultados ben√©ficos para pele, ossos e articula√ß√Ķes.

Além disso, antioxidantes como o betacaroteno, licopeno e vitamina E também auxiliam no combate ao envelhecimento das células, sendo importantes potencializadores dos efeitos do colágeno no corpo. Dessa forma, faz sentido escolher um suplemento de colágeno que já inclua estas vitaminas e antioxidantes em sua composição.

Por fim, alguns alimentos como cenoura, abóbora e couve são boas fontes de betacaroteno, enquanto os vegetais verde-escuros e as castanhas são ricos em vitamina E, e as frutas vermelhas e o tomate em licopeno.

 

Quais as vantagens em consumir col√°geno

O consumo do colágeno é fundamental para o funcionamento adequado do organismo, especialmente quando sua produção natural começa a diminuir com o passar dos anos. Veja agora algumas das principais vantagens e benefícios ao consumir a dose ideal de colágeno em forma de suplementação:

  • Melhora a firmeza, a elasticidade e sustenta√ß√£o da pele, prevenindo a flacidez e o envelhecimento precoce;
  • Melhora a sa√ļde das unhas e cabelos, deixando-os mais fortes e resistentes √† quebra;
  • Melhora a resposta imunol√≥gica e contribui para a cicatriza√ß√£o e regenera√ß√£o dos tecidos;
  • Fortalece ossos e articula√ß√Ķes;
  • Ajuda a manter a integridade dos m√ļsculos, ligamentos, tend√Ķes e articula√ß√Ķes;
  • Ajuda a prevenir doen√ßas como artrose e osteoporose;
  • Ajuda no controle do peso ao fornecer uma maior sensa√ß√£o de saciedade;
  • Previne o aparecimento de estrias e celulites;
  • Melhora a sa√ļde intestinal.

 

 

 

Quais os tipos de colágeno estão disponíveis?

Existem mais de 20 tipos de colágeno disponíveis, no entanto, os colágenos do tipo I e do tipo II são os mais conhecidos e mais comumente associados aos suplementos que promovem benefícios aos tecidos corporais.

O col√°geno do tipo I √© aquele que constitui a pele, ossos, cartilagens e tend√Ķes, influenciando diretamente na firmeza e elasticidade da pele e favorecendo uma estrutura est√°vel para os tecidos.

J√° o col√°geno do tipo II √© um componente encontrado na cartilagem e nas articula√ß√Ķes, que influencia na redu√ß√£o de inflama√ß√Ķes e no tratamento de doen√ßas articulares auto imunes, como les√Ķes em cartilagens e inflama√ß√Ķes nas articula√ß√Ķes.

 

Geralmente o colágeno é encontrado na proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, e quebrado em moléculas de proteína em pequenas partículas, que forma o conhecido como colágeno hidrolisado. Essa quebra de proteínas ocorre pelo processo de hidrólise térmica, que faz com que eles sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo devido a suas moléculas pequenas.

Para saber como encontrar o colágeno de forma prática para ser consumido, existem basicamente três formatos de suplementos:

  • Em p√≥, para diluir em √°gua, geralmente com uma concentra√ß√£o maior de prote√≠nas por por√ß√£o;
  • Em c√°psula, mais simples e pr√°tico de consumir, mas com uma menor concentra√ß√£o e geralmente menos pura devido √† presen√ßa de aditivos e corantes;
  • Em balas ou jujubas, normalmente com uma concentra√ß√£o muito baixa de col√°geno e ainda mais aditivos, corantes e conservantes respons√°veis pelo sabor e textura.

 

Qual a diferença entre o colágeno e o colágeno hidrolisado?

Tanto o colágeno quanto o colágeno hidrolisado são feitos dos mesmos aminoácidos. No entanto, as moléculas do colágeno hidrolisado são menores, o que faz com sejam mais rapidamente absorvidas pelo organismo através de suplementos ou nutricosméticos.

Al√©m disso, a concentra√ß√£o de col√°geno puro √© consideravelmente maior no col√°geno hidrolisado, fazendo com que ele seja totalmente absorvido pelo organismo de forma mais f√°cil e r√°pida. Em outras palavras, o col√°geno hidrolisado √© reconhecidamente mais eficaz para melhorar a elasticidade da pele, manter as articula√ß√Ķes firmes e saud√°veis e ajudar na repara√ß√£o dos m√ļsculos.

 

O maior guia de compras sobre col√°geno

O consumo de col√°geno √© muito conhecido por manter a pele firme e prevenir o envelhecimento precoce, mas n√£o √© s√≥ isso. Ele tamb√©m proporciona diversos benef√≠cios para os tend√Ķes, ligamentos e articula√ß√Ķes, ajudando a prevenir problemas como artrite e artrose.

No entanto, o consumo excessivo dessa prote√≠na pode causar efeitos colaterais, como rea√ß√Ķes al√©rgicas, azia ou sensa√ß√£o de peso. Por isso, √© muito importante consultar um m√©dico ou nutricionista para avalia√ß√£o da sua sa√ļde e, se necess√°rio, para orienta√ß√£o e indica√ß√£o de suplementos como o col√°geno na dose correta.

Outro fator importante √© que nem todos os suplementos de col√°geno possuem uma boa composi√ß√£o de nutrientes para o corpo humano. Alguns suplementos, por exemplo, incluem uma alta dose de carboidratos, a√ß√ļcares, gordura e corantes que podem ser muito prejudiciais √† sa√ļde no longo prazo. Dessa forma, √© fundamental fazer uma avalia√ß√£o criteriosa dos melhores suplementos do mercado para saber como escolher uma op√ß√£o adequada e realmente eficaz.

Além disso, vale destacar que o consumo de suplementos de colágeno deve ser feito para complementar hábitos de vida já saudáveis, com uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida saudável, livre de estresse e de produtos tóxicos como o cigarro.

Sem essa combinação, dificilmente o suplemento fornecerá todos os efeitos benéficos para a pele e o corpo.

Ainda seguindo esta mesma linha, é importante considerar que a suplementação de colágeno só fornecerá os efeitos desejados se consumidos de forma adequada e na dose certa diariamente. Por isso, é preciso encontrar uma opção que seja prática de consumir de acordo com a sua rotina e que caiba no seu orçamento.

Outro ponto é que algumas pesquisas indicam que a suplementação de colágeno, com o tempo, pode acabar reduzindo a produção natural dessa proteína pelo corpo, o que justifica ainda mais o controle da suplementação com um médico ou nutricionista.

Por fim, vale destacar que infelizmente ser√° muito dif√≠cil fazer um teste pr√°tico com o col√°geno antes de adquirir o produto, j√° que as embalagens s√£o vendidas para consumo por um m√™s ou at√© mais dependendo da quantidade. Por isso, o ideal √© fazer uma compara√ß√£o criteriosa entre os melhores suplementos do mercado, de acordo com as defini√ß√Ķes que explicaremos na se√ß√£o a seguir.

 

Defini√ß√Ķes

Veja abaixo os 5 principais aspectos para que você possa emitir uma opinião sobre qual o melhor colágeno para suplementação.

 

Objetivo

Col√°geno guia de marcas

Efeitos na pele

Se voc√™ decidiu que est√° na hora de comprar um suplemento com col√°geno, o primeiro passo √© saber qual o seu objetivo principal. Ele deve ser definido de forma individual e personalizada de acordo com suas condi√ß√Ķes de sa√ļde e com acompanhamento de um m√©dico e nutricionista, que ir√° avaliar se a suplementa√ß√£o √© necess√°ria para tal objetivo e qual a quantidade ideal a ser ingerida.

A partir daí, você pode escolher um suplemento que ofereça uma combinação potente para trazer os benefícios desejados, seja para pele, unhas, cabelos ou até mesmo para o tratamento de doenças específicas.

 

Formato

Basicamente, os suplementos de col√°geno s√£o apresentados em c√°psulas ou em p√≥. Embora as c√°psulas sejam mais f√°ceis de transportar e mais pr√°ticas de consumir no dia a dia, geralmente a concentra√ß√£o de col√°geno por por√ß√£o √© maior nas vers√Ķes em p√≥, que podem ser consumidas dilu√≠das em √°gua ou mesmo misturado na refei√ß√£o.

√Č claro que √© importante que a escolha do formato do col√°geno seja feita de acordo com as suas prefer√™ncias pessoais e com a praticidade de cada formato dentro da sua rotina.

No entanto, √© importante considerar que as vers√Ķes em p√≥ s√£o mais concentradas e ainda mais eficazes quando suplementadas de forma cont√≠nua.

 

Composição

Fazer um estudo criterioso da composição do suplemento de colágeno é essencial para definir a melhor opção.

A vitamina C √© um antioxidante que intensifica a produ√ß√£o de col√°geno e elastina pelo nosso corpo, por isso, consumir o col√°geno junto com a vitamina C √© uma das melhores formas de potencializar seus benef√≠cios na pele, em similaridade com as vers√Ķes enriquecidas com outras vitaminas, minerais e amino√°cidos que tamb√©m costumam ser boas op√ß√Ķes.

Além disso, o colágeno hidrolisado é melhor absorvido pelo organismo devido a sua forma de peptídeos de colágeno, já que as moléculas são quebradas em partículas pequenas facilitando sua absorção pelo organismo.

Por outro lado, √© indicado evitar consumir suplementos de col√°geno quando sua composi√ß√£o inclui adi√ß√£o de carboidratos, conservantes e corantes, j√° que esses elementos podem ser muito prejudiciais √† sa√ļde no longo prazo.

Dessa forma, ao avaliar a composição dos suplementos de colágeno, o ideal é preferir sua forma hidrolisada, em conjunto com vitamina C e isento de carboidratos, conservantes e corantes em sua fórmula.

 

Concentração de colágeno

A concentração de colágeno dos suplementos está diretamente associada ao custo benefício do produto. Por isso, é essencial fazer uma análise sobre qual a quantidade de colágeno deve ser ingerida diariamente, para saber o rendimento do produto e analisar o custo benefício de cada opção.

No geral, a concentração de colágeno fica em torno de 2,8 gramas por porção no formato de cápsulas, e pode chegar até 13 gramas por porção na versão em pó.

 

Quantidade

Por fim, não se esqueça de avaliar a quantidade do produto e o tempo estimado de duração da embalagem, de acordo com a concentração de colágeno e suas necessidades diárias.

Ao comparar os melhores produtos do mercado, voc√™ encontrar√° op√ß√Ķes com at√© 120 c√°psulas, al√©m das vers√Ķes em p√≥ com embalagens de at√© 1kg. Lembre-se de que este √© um produto importante de ser consumido diariamente por meses, por isso n√£o deixe de considerar o tamanho e o rendimento de cada produto para fazer uma compara√ß√£o adequada.

 

Marcas

Max Titanium

A Max Titanium é uma marca de suplementos nutricionais e alimentares do laboratório Supley, que desde 2006 atua no Brasil desenvolvendo produtos de alta performance para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

A empresa √© reconhecida por seu alto investimento em pesquisas e m√°quinas de √ļltima gera√ß√£o, atuando de forma inovadora com diversas linhas de suplementos que passam por testes de adequa√ß√£o para garantir o m√°ximo desempenho e resultado.

O Collagen, suplemento de colágeno hidrolisado da marca, vem no formato de cápsulas que oferecem 1,8 g por porção, sendo necessárias 4 cápsulas do dia para fornecer a dose ideal de colágeno recomendada pela marca.

 

Naära

Como parte do grande grupo Jeunesse, cuja missão envolve ajudar as pessoas a aparentarem e se sentirem mais jovens, a Naära possui uma linha completa para suplementação de colágeno, com o intuito de contribuir com a beleza feminina de dentro para fora.

A marca √© muito reconhecida por suas famosas bebidas nutricosm√©ticas √† base de col√°geno hidrolisado, que s√£o enriquecidas com diversas vitaminas e minerais, e oferecidas em sabores de frutas como tangerina e ma√ß√£ verde. Al√©m das bebidas, a marca tamb√©m oferece o suplemento de col√°geno hidrolisado em c√°psulas dedicadas especialmente √† sa√ļde de cabelos e unhas, chamada Na√§ra Hair and Nails Supplement.

 

Col√°geno guia de marcas

Sanavita Col√°geno Skin

Sanavita

Com uma f√°brica que conta com tecnologia de √ļltima gera√ß√£o, a Sanavita √© uma ind√ļstria de alimentos brasileira dedicada ao desenvolvimento de produtos saud√°veis e funcionais com f√≥rmulas exclusivas e inovadoras, todas comprovadas cientificamente. Sua lista de suplementos conta com 21 vers√Ķes de col√°geno, com op√ß√Ķes bem variadas em c√°psulas, p√≥, sach√™s e com diversos sabores para atender a todos os gostos.

A linha Col√°geno Skin √© um dos grandes sucessos da marca, que entrega 9 gramas de pept√≠deos de col√°geno por por√ß√£o em uma f√≥rmula rica em antioxidantes com as vitaminas A, C, E e zinco. O suplemento √© livre de aromas, a√ß√ļcares, conservantes e ado√ßantes, e est√° dispon√≠vel nos sabores neutro, morango com a√ßa√≠, abacaxi com hortel√£, frutas amarelas, cranberry, chocolate, tangerina, laranja com tangerina, uva, cappuccino e lim√£o com clorofila.

 

BodyAction

A BodyAction surgiu no ano 2000 como uma linha de nutri√ß√£o esportiva parte da Rainha Laborat√≥rio Nutrac√™utico, especialista na fabrica√ß√£o de suplementos vitam√≠nicos, minerais e fitoter√°picos. Com um grande complexo industrial que conta com o que h√° de mais moderno em tecnologia na ind√ļstria farmac√™utica e nutricional, a marca preza pela qualidade de seus produtos que seguem uma rigorosa inspe√ß√£o e padr√Ķes farmac√™uticos, refor√ßado pelo selo Boas Pr√°ticas de Fabrica√ß√£o (BPF).

Al√©m da vers√£o em p√≥, a marca tamb√©m oferece o Col√°geno Hidrolisado CT-I da linha Nutri Science com 90 c√°psulas. O col√°geno, entregue em sua f√≥rmula 100% hidrolisado, √© enriquecido com as vitaminas C, E, A, zinco e sel√™nio, desenvolvido com mat√©ria-prima Gelita¬ģ, reconhecido como um dos melhores col√°genos hidrolisados do mundo, e ainda conta com a tecnologia AbSorb¬ģ para uma alta absor√ß√£o do produto pelo organismo.

 

Profit

Localizada em S√£o Paulo, a Profit Laborat√≥rios √© uma empresa especialista em suplementos alimentares dedicada a oferecer produtos de alta qualidade, que contam com uma sele√ß√£o de mat√©rias-primas importadas e visam a manuten√ß√£o da sa√ļde e resultados de alto desempenho de seus consumidores.

Esse √© um dos motivos pelos quais o Col√°geno Hidrolisado da Profit √© um dos mais populares do mercado. A f√≥rmula, que al√©m de fonte de prote√≠nas inclui antioxidantes como betacaroteno e vitamina C, est√° dispon√≠vel no formato de c√°psulas coloridas artificialmente. O suplemento vitam√≠nico n√£o cont√©m gl√ļten, lactose, a√ß√ļcar e gordura, est√° dispon√≠vel em embalagens com 120 c√°psulas, que cont√™m apenas 8 calorias por por√ß√£o de 4 c√°psulas.

 

Maxinutri

A Maxinutri √© uma empresa genuinamente brasileira que come√ßou suas atividades produzindo shakes, ch√°s e sopas sol√ļveis, e hoje possui em seu portf√≥lio uma linha completa de suplementos alimentares com mais de 200 produtos. A empresa investe de forma constante em pesquisas, al√©m de contar com alta tecnologia e seguir padr√Ķes elevados de qualidade e seguran√ßa. Uma amostra disso √© que a empresa √© certificada pelas normas da Good Manufacturing Practice (GMP), garantindo a melhoria cont√≠nua dos processos e dos produtos desenvolvidos pela empresa.

Este, inclusive, √© um dos motivos pelos quais um dos col√°genos mais conhecidos do mercado seja da Maxinutri. Com uma combina√ß√£o de pept√≠deos de col√°geno Verisol¬ģ e um super complexo multivitam√≠nico, o Col√°geno Hidrolisado 2 em 1 rende 25 doses (250g) e est√° dispon√≠vel nos sabores cappuccino, frutas vermelhas, lichia, manga com maracuj√°, uva verde, amora, frutas vermelhas, uva verde e neutro. Al√©m dessa vers√£o em p√≥, a marca tamb√©m oferece o suplemento de col√°geno hidrolisado em c√°psulas e sach√™s.

 

Dark Lab

A Dark Lab √© uma empresa relativamente pequena, mas muito preocupada com a sa√ļde e o bem-estar dos brasileiros. Ao priorizar o uso de mat√©ria-prima de qualidade e processos de produ√ß√£o de ponta, a empresa desenvolve prote√≠nas, hipercal√≥ricos, col√°geno e amino√°cidos que passam por resultados do teste e s√£o reconhecidos em todo o pa√≠s.

Dessa forma, não surpreende que um dos colágenos mais populares do mercado seja da Dark Lab. O suplemento vitamínico traz o colágeno hidrolisado em cápsulas formulado com Peptiplus, a forma de peptídeos bioativos de colágeno. Além disso, as cápsulas já contam com adição de betacaroteno e vitamina C que ajudam a neutralizar os radicais livres, visando auxiliar no bronzeado, prevenir rugas e retardar o envelhecimento precoce.

 

New Millen

A New Millen √© uma empresa 100% brasileira que h√° mais de 30 anos utiliza padr√Ķes internacionais de qualidade e seguran√ßa na industrializa√ß√£o de seus produtos, entregando suplementos alimentares saud√°veis com alta tecnologia em engenharia nutricional. Dessa forma, faz parte da vis√£o da marca entregar um grupo testado, saud√°vel e seguro de produtos para aumentar o desempenho f√≠sico, mental e a qualidade de vida da popula√ß√£o.

Al√©m dos suplementos nutricionais, o portf√≥lio da marca tamb√©m conta com alimentos, produtos de marca pr√≥pria, mat√©ria-prima e produtos enterais. O col√°geno hidrolisado da marca, por sua vez, √© um dos mais concentrados do mercado, entregando 9 gramas de pept√≠deos de col√°geno por por√ß√£o. A f√≥rmula √© enriquecida com vitaminas e minerais, cont√©m aromatizante sint√©tico, n√£o inclui adi√ß√£o de a√ß√ļcar e est√° dispon√≠vel em p√≥ nos sabores morango, laranja e uva.

 

Gelvitta

A Gelvitta é uma das marcas mais especializadas na produção de colágeno do mercado, que desde o início das suas atividades se preocupa em fornecer produtos de qualidade incomparável, utilizando matérias-primas de padrão elevado e buscando de forma constante melhorias e pesquisas de novos produtos.

Hoje a marca oferece diversos tipos e formatos de colágeno, com colágeno hidrolisado, colágeno encapsulado, cápsulas funcionais e outros produtos. Entre sua ampla lista, os pacotes com pesagem de 1kg ganham destaque por seu alto rendimento, ideal para quem já costuma fazer uso do colágeno de forma constante. Seu formato em pó garante alta concentração de colágeno e boa absorção da proteína pelo organismo, entregando 9 gramas de peptídeos de colágeno em uma porção de 10 gramas.

 

Essential Nutrition

Col√°geno guia de marcas

Essential Nutrition Collagen Skin

A Essential Nutrition √© uma empresa especializada em nutri√ß√£o funcional concebida no Brasil em 2011. Sua equipe multidisciplinar inclui m√©dicos, nutricionistas, farmac√™uticos, chef‚Äôs e engenheiros altamente qualificados, que juntos re√ļnem anos de experi√™ncia no mercado de nutri√ß√£o e suplementos, desenvolvendo formula√ß√Ķes limpas, livres de gl√ļten, a√ß√ļcares, ado√ßantes artificiais e conservantes. Em conformidade com seus esfor√ßos, a empresa foi a primeira marca brasileira de suplementos a entrar na maior rede de supermercados de produtos saud√°veis do mundo, a Whole Foods UK, al√©m de ter sido premiada em uma classifica√ß√£o como a Empresa Mais Inovadora na ind√ļstria de suplementos em 2014/2015.

Com 6 tipos de col√°geno em sua lista de produtos, hoje a Essential Nutrition √© uma das poucas marcas que oferecem uma op√ß√£o vegana de col√°geno, o Vegan Pro-Collagen. Ainda que ele tenha um pre√ßo um pouco mais elevado do que os concorrentes, o produto possui uma f√≥rmula rica em vitaminas A, C e E, minerais como zinco e cobre, betacaroteno, lipoceno, biotina, √°cido hialur√īnico e √°cido ortosil√≠cico, promovendo benef√≠cios para a pele, cabelo e movimentos das pessoas que optam por uma dieta livre de produtos animais.

 

Fatos interessantes sobre o col√°geno

Ainda que sua suplementa√ß√£o pare√ßa algo atual ou ‚Äúda moda‚ÄĚ, o col√°geno j√° √© consumido h√° centenas de anos em fun√ß√£o de suas propriedades que favorecem uma pele saud√°vel e jovem. E √© claro que existe um porqu√™.

A cada ano, a produ√ß√£o natural de col√°geno no corpo diminui cerca de 1%. Este √© um dos motivos pelos quais a pele fica mais fl√°cida, aparecem rugas e linhas de express√£o, e as articula√ß√Ķes ficam mais fr√°geis com o passar do tempo. Fora que esse processo diminui ainda mais drasticamente a partir dos 50 anos, chegando a 35% da produ√ß√£o normal de col√°geno de uma pessoa mais jovem.

Além disso, outros fatores como estresse, má alimentação e consumo de cigarro contribuem para diminuir a produção de colágeno pelo nosso corpo.

Por fim, você sabia que as mulheres possuem uma quantidade menor de colágeno no corpo? E especialmente por volta dos 50 anos, com a chegada da menopausa, as células responsáveis pela produção de colágeno diminuem, o que gera deficiência de estrogênio e maior necessidade de suplementação para mulheres nessa faixa etária.

De fato, n√£o √© √† toa que a suplementa√ß√£o de col√°geno est√° cada vez mais conhecida e difundida entre a popula√ß√£o. A princ√≠pio, n√£o existem contraindica√ß√Ķes. Apenas esteja sempre atento √† necessidade de uma avalia√ß√£o de sa√ļde criteriosa com um m√©dico ou nutricionista para a indica√ß√£o e acompanhamento adequado da suplementa√ß√£o.

 

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/07/consumo-de-colageno-traz-beneficios-ao-organismo-dizem-especialistas.html

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/colageno-suplementacao-funciona-o-que-e-colageno-hidrolisado-esclareca-5-duvidas-sobre-essa-proteina_a8855/1

https://www.tuasaude.com/colageno-hidrolisado/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18222-colageno

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,o-que-e-colageno-para-que-serve-qual-o-melhor-como-tomar,70003554508

 

FAQ

Onde comprar col√°geno?

Os suplementos de col√°geno podem ser encontrados em farm√°cias, lojas de produtos naturais, farm√°cias de manipula√ß√£o e nos principais sites de com√©rcio eletr√īnico do pa√≠s, como Amazon, Americanas e Submarino.

Onde encontrar col√°geno?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo, que também pode ser encontrada em alimentos e suplementos alimentares mais concentrados como o colágeno hidrolisado.

Por que tomar col√°geno?

Com o passar dos anos, a produ√ß√£o de col√°geno pelo nosso corpo naturalmente diminui, ocasionando o surgimento de flacidez e problemas relacionados √† sa√ļde dos tecidos, ligamentos e articula√ß√Ķes. Com isso, a suplementa√ß√£o de col√°geno contribui para repor os n√≠veis dessa importante prote√≠na no corpo, promovendo benef√≠cios √† sa√ļde e prevenindo o envelhecimento precoce.

Col√°geno s√£o todos iguais?

N√£o. Al√©m dos diversos tipos de col√°geno existentes, os suplementos de col√°geno possuem f√≥rmulas, concentra√ß√Ķes e elementos diferentes de uma vers√£o para outra, sendo necess√°rio um bom comparativo para avaliar a melhor op√ß√£o para cada caso.

Colágeno é bom para queda de cabelo?

Sim. O colágeno contribui para a reestruturação dos fios e do couro cabeludo, além de manter a hidratação e os nutrientes das fibras capilares, sendo, portanto, muito benéfico para prevenir a queda de cabelo.

Qual colágeno é melhor: em cápsula ou em pó?

A escolha do melhor formato do suplemento deve considerar sua praticidade no dia a dia de cada pessoa. Al√©m disso, √© importante notar que a concentra√ß√£o de col√°geno √© bem maior nas vers√Ķes em p√≥ (em torno de 9 gramas por por√ß√£o) em compara√ß√£o com as vers√Ķes em c√°psula (em torno de 2,8 gramas por por√ß√£o).

Col√°geno hidrolisado engorda?

Com cerca de 40 calorias por porção de 9 gramas de colágeno hidrolisado, o consumo deste tipo de suplemento em si não é responsável pelo ganho de peso, e tampouco aumenta o apetite ou a retenção de líquidos.

Col√°geno: como escolher?

Escolher um bom suplemento de col√°geno deve levar em conta o formato, composi√ß√£o e concentra√ß√£o das melhores op√ß√Ķes do mercado. Para facilitar sua escolha, acesse nossa tabela de compara√ß√£o e veja o vencedor do teste e de in√ļmeras avalia√ß√Ķes feitas por nossa equipe.

Quem pode tomar col√°geno?

No geral, n√£o existem contraindica√ß√Ķes para a suplementa√ß√£o de col√°geno. No entanto, ele √© mais indicado para pessoas acima de 30 anos e, especialmente, acima de 50 anos, quando a produ√ß√£o natural de col√°geno pelo corpo diminui de forma consider√°vel e a suplementa√ß√£o pode ser necess√°ria para garantir o funcionamento adequado dos tecidos corporais.

Quem n√£o pode tomar col√°geno?

At√© o momento, n√£o existem estudos que demonstrem alguma contraindica√ß√£o para o col√°geno. Entretanto, o ideal √© que sua suplementa√ß√£o seja orientada e acompanhada por um m√©dico ou nutricionista, de acordo com sua avalia√ß√£o de sa√ļde e necessidades nutricionais.

Deixe um coment√°rio