Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Vitaminas C im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
22 Horas investidas
6 Estudos avaliados
3356 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Vitaminas C 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A Vitamina C é uma das vitaminas mais conhecidas por pessoas de todas as idades, e é claro que existe um porquê. Ela é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. No entanto, a gente sabe que nem sempre é fácil consumir as quantidades recomendadas dessa importante vitamina dentro de uma rotina corrida e agitada da vida moderna. E é exatamente por isso que nosso time investiu horas de estudos para investigar as melhores marcas e descobrir quais são os melhores suplementos de Vitamina C do mercado, que você encontra aqui neste artigo.

Cecilia Costa

Cec√≠lia √© publicit√°ria, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em S√£o Paulo. No curr√≠culo entram mais de 10 anos de experi√™ncia com conte√ļdo na √°rea editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decis√Ķes, com grande interesse e expertise nas √°reas de sa√ļde, esportes, educa√ß√£o e viagens.

Mais sobre Cecilia

Vitamina C Lista com os melhores 2021

Vitamina C Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

Vitamina C: saiba como escolher a melhor opção

Após muita pesquisa e estudo, nosso time desenvolveu uma tabela de comparação com os melhores suplementos de vitamina C para que você saiba qual é o vencedor do teste.

 

O que é uma vitamina C?

Vitamina C

Vitamina C

A vitamina C, tamb√©m conhecida como √°cido asc√≥rbico, √© uma vitamina hidrossol√ļvel essencial ao funcionamento do organismo. Como ela n√£o √© naturalmente produzida pelo organismo humano, ela deve ser obtida na alimenta√ß√£o di√°ria, seja com a ingest√£o de alimentos ricos em vitamina C ou com suplementos alimentares.

 

Como a vitamina C funciona?

A vitamina C funciona como um poderoso antioxidante que √© essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo. Isso porque ela possui uma importante fun√ß√£o em diversos processos metab√≥licos e celulares, assim como em etapas bioqu√≠micas do organismo, como, por exemplo, na forma√ß√£o do col√°geno, dos vasos sangu√≠neos, dos m√ļsculos, no aumento da absor√ß√£o de ferro e na prote√ß√£o contra os radicais livres.

Isso faz com que o consumo adequado de vitamina C contribua para nutrir as células, reparar o tecido conjuntivo, ajudar na cicatrização de feridas e prevenir a anemia, fortalecendo as defesas naturais do nosso corpo em função dos seus antioxidantes que combatem os radicais livres.

 

Vantagens da vitamina C

Veja alguns dos benefícios que os níveis adequados de vitamina C proporcionam ao nosso corpo:

  • Refor√ßa o sistema imunol√≥gico, prevenindo gripes e resfriados;
  • Previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Aumenta a absor√ß√£o de ferro, prevenindo a anemia;
  • Fortalece a cartilagem e previne o enfraquecimento das articula√ß√Ķes;
  • Combate os efeitos nocivos dos radicais livres;
  • Contribui para o processo de cura do organismo;
  • Acelera a recupera√ß√£o muscular em atletas;
  • Combate os fatores de risco de doen√ßas card√≠acas.

 

Quais os tipos de vitamina C estão disponíveis?

Além de estar disponível em diversos alimentos, especialmente frutas e vegetais, a vitamina C também pode ser encontrada em forma de suplementos, que basicamente estão disponíveis em três tipos: comprimido efervescente, cápsula e comprimido tradicional e em pó.

Vantagens da Vitamina C

Vitamina C tem muitas vantagens para o organismo.

Comprimido efervescente

O comprimido efervescente é o formato mais popular entre os suplementos de vitamina C. Geralmente ele é feito a partir da compressão de um medicamento com a mistura de ácido ascórbico e uma base carbonada (que pode ser de carbonato ou bicarbonato de sódio). Ele deve ser diluído diretamente em água ou qualquer bebida com água, como chás ou sucos, para sua ingestão apropriada.

Uma das vantagens do formato efervescente √© que ele consegue oferecer uma alta concentra√ß√£o de vitamina C com apenas um comprimido, que pode variar entre 500mg, 1g e at√© 2g da vitamina por por√ß√£o. Por outro lado, ao consumir a vitamina C em comprimidos efervescentes, vale prestar aten√ß√£o na quantidade de s√≥dio e de a√ß√ļcares por por√ß√£o, que no longo prazo pode ser muito prejudicial √† sa√ļde.

 

C√°psula e comprimido

As cápsulas e comprimidos tradicionais oferecem uma das formas mais práticas e fáceis de consumir a vitamina C: basta tomar a porção recomendada com água, como qualquer comprimido normal. Este formato também é muito prático de transportar, seja no dia a dia ou em viagens, além de ser muito simples de encaixar na rotina, já que ele pode ser tomado no mesmo momento em que outras vitaminas e medicamentos, por exemplo.

O aspecto negativo fica por conta da necessidade de tomar mais de uma c√°psula para chegar a uma por√ß√£o completa recomendada, dependendo da necessidade de ingest√£o di√°ria, o que pode ser um pouco inc√īmodo para algumas pessoas.

 

Em pó

Ainda que esse não seja um formato tão popular, algumas marcas já disponibilizam a vitamina C em pó, onde basta diluir o pó em água ou alguma bebida com base de água para fazer a ingestão.

Aqui, pode ser necess√°ria uma maior aten√ß√£o √† quantidade a ser ingerida, j√° que as por√ß√Ķes n√£o s√£o t√£o exatas (como uma c√°psula ou um comprimido, por exemplo). Por outro lado, o ponto positivo √© que esse formato geralmente oferece a vitamina C pura, sem adi√ß√£o de a√ß√ļcares, corantes ou conservantes.

 

 

Outros formatos

Além dos formatos mais comuns e efetivos descritos acima, também é possível encontrar outros tipos de produtos enriquecidos com vitamina C, como balas e gomas de mascar, por exemplo.

No entanto, geralmente esses formatos apresentam uma concentração muito baixa de vitamina C por porção, além de incluir aditivos como corantes e conservantes que podem ir na contramão do objetivo de reforçar o sistema imunológico.

Por isso, na d√ļvida, sempre leia atentamente o r√≥tulo e a lista de ingredientes de todos os produtos, com aten√ß√£o a poss√≠veis componentes que podem ser prejudiciais √† sa√ļde a longo prazo.

 

O maior guia de compras sobre Vitamina C

Vitamina C Cebion

Vitamina C Cebion

N√£o √© √† toa que a vitamina C √© uma das subst√Ęncias mais populares e conhecidas pela maioria das pessoas. De fato, essa √© uma vitamina essencial para o funcionamento adequado do organismo, com um papel fundamental para a manuten√ß√£o de um sistema imunol√≥gico saud√°vel, o que por si s√≥ j√° √© capaz de prevenir gripes, resfriados e at√© doen√ßas mais graves.

No entanto, nem sempre é fácil manter essa importante vitamina em equilíbrio no nosso organismo. Como ela não é produzida naturalmente pelo nosso corpo, é necessário ter uma alimentação rica em vitamina C, ou, em alguns casos, recorrer à suplementação com as conhecidas cápsulas efervescentes ou comprimidos.

Caso essa seja a sua op√ß√£o, o primeiro passo √© fazer um exame cl√≠nico e nutricional para identificar poss√≠veis defici√™ncias de vitaminas. Al√©m disso, toda suplementa√ß√£o deve seguir as orienta√ß√Ķes de um m√©dico ou nutricionista, j√° que cada pessoa possui n√≠veis individuais necess√°rios de vitamina C, de acordo com a rotina alimentar, h√°bitos de vida e condi√ß√Ķes de sa√ļde.

 

Dessa forma, somente um profissional capacitado poderá identificar a necessidade, a quantidade e a forma de ingestão ideal, de acordo com as suas necessidades e objetivos específicos.

Isso √© muito importante porque, assim como no caso de outras subst√Ęncias, o consumo excessivo de vitamina C pode ser bastante prejudicial √† sa√ļde, podendo at√© mesmo ocasionar dist√ļrbios gastrointestinais e c√°lculos renais. Dessa forma, nunca deixe o consumo de vitamina C ultrapassar o limite de 2.000 mg por dia.

Por outro lado, a defici√™ncia de vitamina C no nosso organismo tamb√©m √© muito prejudicial, podendo causar sintomas como cansa√ßo, fraqueza muscular, tontura, dores nas articula√ß√Ķes, hematomas, hemorragia na regi√£o das gengivas, anemia, m√° cicatriza√ß√£o, unhas e cabelos quebradi√ßos, gripes e resfriados constantes, ocasionados principalmente pelo enfraquecimento do sistema imunol√≥gico.

Para alcan√ßar a dose ideal de vitamina C por dia, a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) recomenda uma ingest√£o di√°ria de 45 mg da vitamina, enquanto outras fontes recomendam uma m√©dia de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres. No entanto, n√£o existe um consenso definitivo e esses valores podem variar consideravelmente de acordo com a faixa et√°ria e as condi√ß√Ķes de sa√ļde de cada indiv√≠duo. Al√©m disso, fumantes, gestantes, lactantes e aqueles que fazem uso cont√≠nuo de alguns medicamentos podem exigir doses maiores e personalizadas.

Outro ponto √© que pode valer a pena fazer um teste pr√°tico com cada tipo de produto para escolher o formato ideal para voc√™. Enquanto algumas pessoas gostam de tomar a vitamina C efervescente dilu√≠da com √°gua, outras se adaptam melhor ao comprimido ou, ainda, h√° aquelas pessoas mais disciplinadas e atentas √† alimenta√ß√£o que conseguem obter a necessidade di√°ria dessa subst√Ęncia somente com uma dieta rica em vitamina C.

 

 

Defini√ß√Ķes

Caso você esteja decidido a consumir alguma forma de suplemento de vitamina C, veja agora os 5 principais fatores para considerar ao fazer uma avaliação e classificação entre os melhores produtos.

 

Composição do produto

O primeiro passo ao comparar entre os melhores suplementos de vitamina C √© fazer uma an√°lise da composi√ß√£o dos produtos. Isso porque enquanto algumas vers√Ķes incluem apenas a vitamina C pura, tamb√©m existem op√ß√Ķes que contemplam um mix de vitaminas e minerais com o intuito de potencializar a a√ß√£o da vitamina C no organismo.

Atualmente, é muito comum encontrar suplementos de vitamina C com zinco e, de fato, diversos estudos e pesquisas comprovam que essa combinação auxilia no funcionamento do sistema imunológico, onde o zinco completa a ação da vitamina C contribuindo para a produção de anticorpos.

Caso voc√™ escolha algumas das vers√Ķes enriquecidas com outras subst√Ęncias, n√£o deixe de seguir a orienta√ß√£o do seu m√©dico ou nutricionista, al√©m de respeitar os limites di√°rios recomendados de cada subst√Ęncia, j√° que o excesso de algumas vitaminas e minerais no organismo pode gerar diversos efeitos colaterais, incluindo problemas de sa√ļde e o desenvolvimento de algumas doen√ßas.

 

Formato

Vitamina C em c√°psula'

Vitamina C em c√°psula

A escolha do melhor formato da vitamina C costuma partir de uma opinião muito pessoal. Enquanto algumas pessoas se adaptam bem aos comprimidos efervescentes, outras preferem a praticidade das cápsulas e comprimidos tradicionais, sendo possível tomar em conjunto com outras

vitaminas ou medicamentos dentro de uma rotina de cuidados.

Além disso, o suplemento de vitamina C também está disponível em pó, que costuma agradar quem prefere uma versão mais pura e com menos aditivos, e em comprimidos mastigáveis, que podem ser práticos para o dia a dia, mas exigem um pouco mais de acompanhamento para alcançar a ingestão diária recomendada.

E, por √ļltimo, n√£o deixe de avaliar a poss√≠vel adi√ß√£o de a√ß√ļcares, corantes e conservantes na composi√ß√£o de cada formato.

 

Concentração de vitamina C

Outro fator muito importante ao comparar entre os melhores suplementos de vitamina C é a concentração da vitamina por porção. Isso porque a quantidade da vitamina presente nos suplementos alimentares pode variar consideravelmente, desde 45 mg até 2 g de ácido ascórbico por porção.

De acordo com a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS), a ingest√£o di√°ria recomendada de vitamina C √© de 45 mg. Por isso, sempre analise suas necessidades nutricionais, de prefer√™ncia com o acompanhamento de um m√©dico ou nutricionista, e escolha a op√ß√£o que tenha a concentra√ß√£o mais adequada para voc√™.

Por fim, vale mencionar que a pesagem deste tipo de produto n√£o costuma ser um fator relevante (a menos que ele seja em p√≥, claro), enquanto a quantidade necess√°ria para alcan√ßar a ingest√£o di√°ria recomendada pode tornar o seu consumo mais ou menos inc√īmodo para algumas pessoas.

 

Custo por dose

Como você pode ler acima, a concentração da vitamina C por porção importa muito mais do que a quantidade de produto (cápsulas, comprimidos ou pó) da embalagem. Fora que, ao saber a quantidade necessária por dia, é possível estimar a duração do suplemento e calcular o custo por dose Рo que, na verdade, é o seu custo real, até mais importante do que o preço do produto em si.

Vitamina C Cewin

Vitamina C Cewin

Esse cálculo também ajudará você a encontrar o suplemento com o melhor custo benefício, considerando que o produto atende às suas necessidades diárias de ingestão (de acordo com a concentração de vitamina C por dose) por um tempo mais longo em comparação com outros produtos.

 

Outros componentes

Ainda que o intuito do suplemento de vitamina C seja oferecer a dose diária dessa importante vitamina de forma prática e fácil de consumir, infelizmente alguns produtos incluem outros elementos que merecem a sua atenção.

Por isso, para n√£o ter surpresas desagrad√°veis, n√£o deixe de ler o r√≥tulo e a lista de ingredientes ao pesquisar sobre as melhores vitaminas C do mercado. E, ent√£o, d√™ prefer√™ncia √†quelas que n√£o tenham adi√ß√£o de a√ß√ļcar, corantes ou muitos conservantes, j√° que esses elementos em excesso podem ser muito prejudiciais √† sa√ļde no longo prazo, especialmente quando consumidos todos os dias.

 

Marcas

Veja agora quais s√£o os 10 maiores fabricantes e marcas de vitamina C do mercado.

 

Bayer (Redoxon)

De origem alem√£, a Bayer √© uma das maiores ind√ļstrias farmac√™uticas do mundo, comprometida com o desenvolvimento, fabrica√ß√£o e distribui√ß√£o de produtos nas √°reas de sa√ļde, nutri√ß√£o e materiais tecnol√≥gicos. Uma boa amostra de seu pioneirismo √© que h√° mais de 80 anos a empresa lan√ßou o primeiro suplemento de vitamina C, tornando o que √© conhecido hoje como o Redoxon, cuja miss√£o √© contribuir para que o sistema imune da popula√ß√£o esteja em sua melhor forma.

Com isso, hoje a linha Redoxon √© uma das mais populares do pa√≠s com uma variedade de suplementos de vitamina C, que al√©m dos cl√°ssicos comprimidos efervescentes tamb√©m possui vers√Ķes em goma, gotas, com 1g de vitamina C ou com tripla a√ß√£o, atrav√©s da combina√ß√£o de √°cido asc√≥rbico, colecalciferol e zinco em um mesmo suplemento.

 

Sanofi (Cewin)

Presente no Brasil h√° mais de 100 anos, a Sanofi √© uma das maiores ind√ļstrias farmac√™uticas do mundo, com neg√≥cios em mais de 100 pa√≠ses, focada em desenvolver solu√ß√Ķes inovadoras como parceiros da jornada de sa√ļde da popula√ß√£o.

Parte de seus esfor√ßos est√° no desenvolvimento do Cewin, um dos suplementos de vitamina C mais populares da categoria. Sua f√≥rmula combate a defici√™ncia dessa importante vitamina no organismo, auxiliando as fun√ß√Ķes do sistema imunol√≥gico e nas fases de crescimento. Al√©m dos famosos comprimidos efervescentes de 500 mg, a Cewin tamb√©m oferece vers√Ķes com alta concentra√ß√£o de vitamina C, com 1g ou 2g, al√©m do comprimido de libera√ß√£o prolongada de 500 mg e a solu√ß√£o oral com 200 mg/mL.

 

Merck (Cebion)

A Merck √© a mais antiga empresa farmac√™utica e qu√≠mica do mundo, com colaboradores trabalhando em mais de 66 pa√≠ses para melhorar a qualidade de vida da popula√ß√£o, sempre atentos aos desafios globais. Sin√īnimo de inova√ß√£o, sucesso comercial e empreendedorismo respons√°vel, h√° mais de 80 anos a marca lan√ßou o primeiro produto comercial de vitamina C em p√≥ do mundo, hoje conhecido como o famoso Cebion, um dos mais populares e acess√≠veis do mercado.

Atualmente, o Cebion est√° dispon√≠vel em v√°rias vers√Ķes com diferentes concentra√ß√Ķes de vitamina C, de 500 mg a 2 g, nos sabores laranja e caramelo, incluindo uma op√ß√£o sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar.

 

Profit

A Profit Laboratórios é uma empresa brasileira especializada em suplementos alimentares, que conta com uma equipe experiente e capacitada para desenvolver ótimos produtos e fornecer excelência em atendimento aos seus clientes e consumidores.

Entre seus produtos de destaque nas categorias de amino√°cidos, emagrecedores, hipercal√≥ricos, pr√©-treinos e prote√≠nas, a marca tamb√©m oferece algumas vers√Ķes de suplementa√ß√£o de vitamina C, que fazem parte da linha Clinical Lab. Dispon√≠veis em c√°psulas, os produtos fornecem alta concentra√ß√£o de vitamina C e zinco, al√©m de uma vers√£o dedicada exclusivamente a oferecer a dose di√°ria completa de imunidade, o que inclui a glutamina e a vitamina D3 al√©m da vitamina C e zinco.

 

Gelvitta

Grande especialista na fabrica√ß√£o de suplementos de col√°geno hidrolisado, a Gelvitta √© uma empresa brasileira focada em oferecer produtos de alta qualidade, com suas formula√ß√Ķes e mat√©rias-primas cuidadosamente escolhidas para ajudar na manuten√ß√£o da sa√ļde dos seus consumidores. Al√©m de diversas vers√Ķes de col√°geno, sua linha de produtos tamb√©m inclui outros suplementos como as c√°psulas funcionais.

Já em sua linha de vitaminas, a marca oferece a vitamina C pura em três formatos: em cápsulas com 500mg por porção, em cápsulas com uma combinação de vitaminas e minerais, e em pó, com embalagens generosas com 1 kg de vitamina C pura.

 

União Química (Bio-C)

Com mais de 80 anos de atua√ß√£o, a Uni√£o Qu√≠mica √© uma empresa 100% brasileira que figura entre uma das maiores e mais s√≥lidas ind√ļstrias farmac√™uticas do pa√≠s. Sua ampla lista de produtos √© desenvolvida em 5 diferentes unidades de neg√≥cios, o que inclui produtos veterin√°rios, farmacol√≥gicos, hospitalares e rem√©dios sob prescri√ß√£o m√©dica.

Com perfil inovador, a marca está comprometida em desenvolver produtos de qualidade com preço acessível, como é o caso das suas vitaminas. Além de disponível como parte de seus suplementos de vitaminas e minerais, a vitamina C também pode ser encontrada no Bio-C, Bio-C Zinco e BioArgi-C, fornecidos em comprimidos efervescentes com 1 g de ácido ascórbico ou em gotas.

 

Natulab (ViterC)

A Natulab nasceu na Bahia no ano 2000, e em apenas 20 anos j√° est√° posicionada entre as 10 maiores ind√ļstrias farmac√™uticas do pa√≠s, com mais de 1.000 funcion√°rios que trabalham no desenvolvimento e fabrica√ß√£o de medicamentos, nutrac√™uticos e suplementos alimentares. Com um portf√≥lio focado em promover sa√ļde e bem-estar √† popula√ß√£o, a marca oferece mais de 200 apresenta√ß√Ķes em sua linha de produtos, em conformidade com os padr√Ķes de qualidade exigidos pela ANVISA.

Entre seus produtos mais famosos se destacam o Floratil, o Varivax e o StarforC, que oferece uma combinação de aspartato de arginina e ácido ascórbico em comprimidos efervescentes. Além desse, a marca também oferece uma alta concentração de vitamina C no ViterC, disponível em diferentes formatos (comprimidos, cápsulas efervescentes e líquido), ou em conjunto com outros suplementos, como o colágeno hidrolisado e polivitamínicos dedicados a diferentes fases da vida.

 

New Nutrition

A New Nutrition surgiu a partir da ideia de unir o cliente da fabrica√ß√£o de seus produtos, com o objetivo de entregar suplementos com qualidade internacional e bom custo benef√≠cio, al√©m de democratizar o acesso a uma nutri√ß√£o de qualidade, com informa√ß√Ķes claras e completas para clientes e profissionais de sa√ļde.

Al√©m de uma marca especializada em suplementos alimentares, a New Nutrition tamb√©m √© uma StartUp de nutri√ß√£o esportiva, sempre inovando na busca por melhorias de seus produtos. Essa iniciativa tornou poss√≠vel o desenvolvimento de seus comprimidos de vitamina C, que est√£o entre os mais acess√≠veis do mercado. Eles podem ser encontrados em tr√™s concentra√ß√Ķes diferentes da vitamina: 45mg, 500mg ou 1000mg.

 

Nutrends (Revigoran)

Com mais de uma d√©cada de mercado, a Nutrents √© uma marca brasileira de suplementos alimentares reconhecida como sin√īnimo de inova√ß√£o e qualidade, gra√ßas a suas formula√ß√Ķes inovadoras e exclusivas desenvolvidas com o alto investimento em tecnologia e controle dos processos de produ√ß√£o.

Além de suplementos alimentares, a marca também oferece produtos naturais, shakes e pós nutritivos, com alta concentração de nutrientes e matérias-primas com padrão elevado de qualidade, tudo para garantir a máxima performance de seus consumidores. Essa dedicação levou a marca a desenvolver o Revigoran, suplemento alimentar de vitamina C em cápsulas com alta concentração e bom custo benefício, que já é um dos mais populares entre atletas e praticantes de atividades físicas.

 

Vitgold

Especializada em suplementos vitam√≠nicos, a Vitgold importa seus produtos americanos para o Brasil h√° mais de 25 anos. Com uma linha completa de vitaminas que inclui antioxidantes, √īmega 3 e minerais, dispon√≠veis em diversos formatos que v√£o desde c√°psulas a gomas de mascar, a marca √© refer√™ncia em teste de adequa√ß√£o e inspe√ß√£o de seus produtos, que al√©m de seguir padr√Ķes internacionais de qualidade tamb√©m s√£o registrados na ANVISA, seguindo todas as regula√ß√Ķes brasileiras.

Atualmente, seu amplo portf√≥lio conta com 5 varia√ß√Ķes de vitamina C, com diferentes concentra√ß√Ķes, dispon√≠veis em c√°psulas ou comprimidos, em sua forma pura ou com adi√ß√£o de zinco e vitamina B12.

 

Guia

Alternativa à Vitamina C em cápsulas: como ter uma dieta rica em Vitamina C

A vitamina C √© sem d√ļvida uma das mais vitaminas mais conhecidas da popula√ß√£o, e √© claro que existe uma raz√£o para isso. Fundamental para o funcionamento do nosso organismo, apoiando desde a produ√ß√£o de col√°geno, a renova√ß√£o celular, a absor√ß√£o de ferro e o refor√ßo do sistema imunol√≥gico, ela √© essencial para prevenir doen√ßas e ter mais disposi√ß√£o no dia a dia.

No entanto, como os seres humanos são incapazes de criar essa vitamina pelo próprio organismo de forma natural, é muito importante buscar outras formas para que esse componente esteja presente na dieta, seja em forma de alimentos ou em suplementos alimentares.

E, de fato, ter uma dieta rica em alimentos com vitamina C é uma ótima alternativa ao consumo de suplementos. Para saber como encontrar a vitamina C, praticamente todas as frutas e verduras já contêm alguma quantidade desta vitamina entre os seus nutrientes.

Entre os alimentos que cont√™m uma maior concentra√ß√£o de vitamina C est√£o as frutas c√≠tricas e vermelhas, al√©m de diversos legumes e vegetais, o que inclui acerola, laranja, lim√£o, tangerina, tomate, mam√£o, goiaba, abacaxi, kiwi, morango, manga, melancia, salsa, espinafre, r√ļcula, piment√£o, couve-flor, repolho, batatas e br√≥colis.

Al√©m disso, tamb√©m √© comum encontrar outros alimentos e bebidas enriquecidos com vitamina C, como sucos e cereais, por exemplo. Aqui, vale ter aten√ß√£o para evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos que contenham uma adi√ß√£o consider√°vel de a√ß√ļcares e conservantes, j√° que esses elementos s√£o muito prejudiciais √† sa√ļde a longo prazo.

Outra informa√ß√£o relevante √© que a vitamina C √© hidrossol√ļvel, de modo que ela se dissolve na √°gua e √© destru√≠da ao entrar em contato com temperaturas muito altas. Por isso, o ideal √© consumir os alimentos ricos em vitamina C em sua forma fresca e natural, evitando cozinh√°-los para garantir o m√°ximo de seus nutrientes em sua forma mais natural. Da mesma forma, n√£o √© bom deixar frutas e legumes sem casca e expostas √† luz por um longo tempo, j√° que esse processo pode diminuir a concentra√ß√£o de vitamina C dos alimentos.

 

Por √ļltimo, vale mencionar que o excedente de vitamina C √© naturalmente eliminado pela urina, portanto, ela n√£o fica armazenada em nosso corpo, o que justifica a necessidade de consumir a vitamina C todos os dias.

Ao seguir todas essas dicas, √© poss√≠vel conquistar os benef√≠cios para a sa√ļde em manter os n√≠veis adequados de vitamina C somente com a alimenta√ß√£o, sem a necessidade de suplementa√ß√£o.

 

 

Perguntas frequentes - FAQ

Por que vitamina C com zinco?

De acordo com diversos ensaios clínicos, o mineral zinco potencializa a ação da vitamina C no sistema imunológico, já que ambos participam da produção de anticorpos e da formação de células de defesa do organismo, justificando o fato de muitas marcas já incluírem a vitamina C com zinco em um mesmo suplemento.

Por que vitamina C é boa para pele?

Além de ser um poderoso antioxidante que protege a pele da presença dos radicais livres, a vitamina C também possui um papel importante na produção de colágeno, que junto com sua ação despigmentante, previne o envelhecimento precoce da pele, garantindo maior firmeza e hidratação.

Como tomar vitamina C?

Além de estar disponível em alimentos como frutas cítricas e vegetais, os suplementos em comprimidos efervescentes de vitamina C podem ser diluídos em água ou outras bebidas à base de água, como sucos e chás.

Qual vitamina C é melhor?

A escolha do melhor suplemento de vitamina C depende principalmente das suas necessidades nutricionais e objetivos. Ao fazer uma comparação entre os melhores produtos do mercado, não deixe de considerar sua composição, a concentração de vitamina C e o formato que seja mais prático dentro da sua rotina.

O que a vitamina C faz?

A vitamina C é um poderoso antioxidante que atua em uma série de processos no organismo, auxiliando na formação de colágeno, no aumento da absorção de ferro e na reparação do tecido conjuntivo, além de reforçar o sistema imunológico.

O que tem vitamina C?

A vitamina C é encontrada em diversas frutas e vegetais, como laranja, limão, acerola, brócolis e espinafre, assim como em suplementos alimentares ou em outros alimentos enriquecidos com essa vitamina.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C √© essencial para o funcionamento adequado do organismo humano, j√° que ela age na forma√ß√£o dos vasos sangu√≠neos, m√ļsculos e cartilagens, al√©m de fortalecer as defesas do organismo e o sistema imunol√≥gico.

Onde encontrar vitamina C?

Como a vitamina C não é naturalmente produzida pelo organismo humano, é possível encontrar fontes dessa importante vitamina em alimentos, especialmente frutas cítricas e vegetais, e também no formato de suplementos alimentares, que costuma ser em cápsulas, comprimidos efervescentes ou em pó.

Vitamina C com zinco engorda?

De forma isolada, tanto a vitamina C quanto o zinco n√£o possuem uma quantidade significativa de calorias, por isso sua ingest√£o n√£o √© motivo para o aumento de peso. No entanto, muitos suplementos incluem uma quantidade exagerada de a√ß√ļcar e s√≥dio em sua composi√ß√£o, o que pode levar ao aumento de peso e causar problemas de sa√ļde no longo prazo. Por isso, preste aten√ß√£o na composi√ß√£o de cada produto e prefira as vers√Ķes mais puras da vitamina.

Vitamina C: como age no organismo?

A vitamina C √© um potente antioxidante, respons√°vel por diversos processos e rea√ß√Ķes metab√≥licas que garantem o fortalecimento do sistema imunol√≥gico e o funcionamento adequado do organismo. Al√©m disso, essa vitamina tamb√©m √© fundamental para a s√≠ntese de col√°geno, contribuindo para a manuten√ß√£o da pele, unhas e cabelos saud√°veis.

Deixe uma resposta