Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
TĂȘnis im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
14 Horas investidas
5 Estudos avaliados
2233 Leia as resenhas

đŸ„‡ Melhores TĂȘnis para Academia 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A aquisição de um bom tĂȘnis para academia Ă© um importante passo para quem busca ganhar saĂșde atravĂ©s da prĂĄtica de atividades fĂ­sicas. No entanto, pela enorme variedade de calçados esportivos disponĂ­veis no mercado, escolher o tĂȘnis certo Ă© uma tarefa certamente complicada. Por isso oferecemos aqui o maior guia de compra de tĂȘnis para academia no mercado, com horas e horas de pesquisas e testes realizados pelos nossos especialistas. Assim, com a ajuda do nosso guia, vocĂȘ pode escolher o tĂȘnis ideal para vocĂȘ.

Eduardo Walcacer

QuĂ­mico de formação, redator e tradutor de profissĂŁo. Faço a uniĂŁo do meu amor pela ciĂȘncia com a vontade de informar as pessoas. Sou entusiasta por ĂĄudio e games e escrevo sobre aquilo que faz a diferença na minha vida: tecnologia e natureza.

Mais sobre Eduardo

TĂȘnis Lista com os melhores 2021

TĂȘnis Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que Ă© um TĂȘnis Para Academia?

TĂȘnis de academia guia de marcas

TĂȘnis Nike Revolution 5

Criados com o objetivo de levar estabilidade e conforto aos praticantes de atividades fĂ­sicas em geral, os tĂȘnis para academia surgiram como uma evolução dos tradicionais tĂȘnis para corrida. Enquanto a versĂŁo voltada ao pĂșblico das pistas contribui com a movimentação do calcanhar Ă s pontas do pĂ©, o tĂȘnis para academia funciona de forma diferente. Ele possui um solado reto, que facilita a movimentação multi direcional. Essa Ă© uma grande diferença, pois oferece mais segurança ao usuĂĄrio.

 

Como funciona um TĂȘnis Para Academia?

Os tĂȘnis esportivos sĂŁo calçados especĂ­ficos para a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas. Eles sĂŁo compostos por diversas partes, que resultam nesse tipo de calçado. As principais partes que afetam o desempenho do tĂȘnis sĂŁo:

 

  • O solado, responsĂĄvel pela estabilidade e segurança, atravĂ©s da propriedades de aderĂȘncia ao solo;
  • A entressola, que oferece a propriedade de amortecimento e controle dos movimentos;
  • A palmilha, que promove estabilidade do pĂ© na parte interna do tĂȘnis, ao ficar na postura adequada para a prĂĄtica do exercĂ­cio;
  • O cabedal, que auxilia no conforto atravĂ©s de materiais suaves e respirĂĄveis.

 

HĂĄ uma grande diversidade de equipamentos nas academias. Tanto para prĂĄticas aerĂłbicas quanto para aprimoramento da musculatura corporal, muitos aparelhos induzem impactos e aumentam a carga de peso em cima do praticante da atividade fĂ­sica. Tudo isso provoca estresses nas articulaçÔes do corpo, em especial dos membros inferiores. É aĂ­ que as tecnologias dos tĂȘnis para academia entram em ação.

 

De acordo com uma publicação no periĂłdico cientĂ­fico Journal of Sports and Engineering and Technology, os praticantes de atividades fĂ­sicas em academias acreditam que o aspecto mais importante desses tĂȘnis Ă© o amortecimento. E Ă© nisso que as fabricantes investem, desenvolvendo novos materiais para auxiliar nesse processo, que auxilia as articulaçÔes a receberem um impacto menor.

 

No entanto, hĂĄ outras caracterĂ­sticas importantes que tornam esses tĂȘnis apropriados para a academia. A liberdade de movimentação, especialmente a lateral, Ă© importante para a prĂĄtica dos exercĂ­cios disponibilidades nas academias. É por isso que esses tĂȘnis possuem solados mais planos, o que os torna mais flexĂ­veis para a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas em geral, desde a corrida na esteira atĂ© o levantamento de pesos.

 

Vantagens e AplicaçÔes

Pela grande variedade de equipamentos existentes nas academias, hĂĄ a necessidade de um calçado esportivo que seja capaz de oferecer conforto, estabilidade e segurança. É a versatilidade oferecida por esse tipo de tĂȘnis que o torna ideal para sessĂ”es de treinamento. Assim, usar um tĂȘnis que nĂŁo Ă© projetado para esses tipos de exercĂ­cios fĂ­sicos pode nĂŁo ser o ideal, afinal, muitos sĂŁo desenvolvidos com o foco em uma Ășnica modalidade de atividade. Por essas razĂ”es, um tĂȘnis para academia serĂĄ sempre a melhor opção para quem busca o melhor em calçados esportivos para sessĂ”es de treinamento.

 

Quais os tipos de TĂȘnis Para Academia estĂŁo disponĂ­veis?

Existe uma grande variedade de calçados esportivos. No entanto, para a pråtica de academia, as opçÔes são mais restritas. Isso vem mudando com o tempo, especialmente pela popularização do crossfit, uma modalidade de atividade física que une diversas pråticas diferentes, trazendo grande variedade de exercícios. Por isso, é importante entender as diferenças entre esses tipos, para ajudå-lo a fazer a melhor escolha.

 

Cross Trainers

Esses sĂŁo os tĂȘnis mais indicados para a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas em uma academia, pois possuem diversas caracterĂ­sticas desenvolvidas para oferecer versatilidade. Geralmente possuem uma entressola com uma altura menor e com material que oferece mais firmeza, ao contrĂĄrio dos tĂȘnis de corrida. O solado costuma ser plano e oferece maior liberdade de movimentação lateral.

 

PrĂłs:

  • SĂŁo muito versĂĄteis;
  • Possuem maior durabilidade.

 

Contras:

  • NĂŁo sĂŁo indicados para longas sessĂ”es de corrida;
  • Costumam ser mais pesados.

 

Minimalista

Os tĂȘnis minimalistas para academia possuem caracterĂ­sticas muito prĂłprias. A entressola nesses calçados sĂŁo menores e a absorção de impactos Ă© reduzida. Isso faz com que a sensação de proximidade com o solo seja maior. A biqueira, parte frontal do tĂȘnis, costuma ser mais larga. Em geral, sĂŁo calçados muito leves e dĂŁo muita liberdade de movimentação.

 

PrĂłs:

  • SĂŁo extremamente leves;
  • Sensação de movimentação dos pĂ©s mais natural.

 

Contras:

  • Podem ser desconfortĂĄveis no começo;
  • Existem poucos modelos disponĂ­veis.

 

TĂȘnis de academia guia de marcas

Praticando corrida

Corrida

Quando falamos de calçados esportivos, os tĂȘnis de corrida acabam sendo os mais conhecidos pelas pessoas. Eles possuem uma entressola espessa, geralmente em EVA, e formato que proporciona a movimentação do calcanhar aos dedos do pĂ©. SĂŁo muito leves e com alta capacidade de absorção de impactos. SĂŁo essas caracterĂ­sticas que os tornam ideais para corrida e que acabam fazendo com que nĂŁo sejam a melhor opção para quem busca variedade de atividades fĂ­sicas.

 

PrĂłs:

  • SĂŁo leves;
  • Possuem a maior variedade de modelos disponĂ­veis no mercado.

 

Contras:

  • Oferecem menor estabilidade, especialmente quando hĂĄ levantamento de peso;
  • Dificultam a movimentação lateral dos pĂ©s.

 

O maior guia de compras de TĂȘnis Para Academia

O uso de tĂȘnis para academia pode melhorar o conforto e o desempenho durante as sessĂ”es de treinamento. Eles reduzem os riscos de lesĂ”es e oferecem grande versatilidade ao usuĂĄrio. De acordo com a American Academy of Orthopaedic Surgeons, uma organização norte-americana de cirurgiĂ”es ortopĂ©dicos, a prĂĄtica rotineira de uma atividade fĂ­sica em especĂ­fico justifica a aquisição de um tĂȘnis prĂłprio para ela. Mas se hĂĄ a prĂĄtica de diversas modalidades, entĂŁo os tĂȘnis para academia surgem como a melhor opção. No entanto, apesar de toda a ciĂȘncia e tecnologia que hĂĄ por trĂĄs desses calçados, existem alguns problemas que podem proporcionar uma mĂĄ experiĂȘncia ao usuĂĄrio.

 

  • Um praticante de atividades fĂ­sicas muito acostumado com tĂȘnis de corrida, pode achar os tĂȘnis para academia desconfortĂĄveis. Eles geralmente possuem entressolas em material mais rĂ­gido e pesado, que sĂŁo necessĂĄrios para uma maior estabilidade. No entanto, isso faz com que o usuĂĄrio sinta os impactos com mais facilidade.
  • Comparados aos tradicionais tĂȘnis de corrida, nĂŁo hĂĄ uma grande variedade de modelos, especialmente no Brasil. Isso pode dificultar o processo de compra, jĂĄ que muitas lojas sequer podem disponibilizar alguns desses modelos.
  • Um tĂȘnis para academia novo Ă© geralmente rĂ­gido. Para que o tĂȘnis ganhe flexibilidade, Ă© preciso que ele seja usado por um tempo. Somente apĂłs isso ele atingirĂĄ o pico do desempenho oferecido.
  • Os calçados em geral sĂŁo muito propensos ao crescimento de fungos e bactĂ©rias. JĂĄ em um tĂȘnis esportivo, isso torna-se ainda mais comum. Como produzimos suor durante a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas, isso acaba aumentando a umidade na parte interna, induzindo esse crescimento.
  • Apesar de toda a tecnologia que Ă© aplicada nos materiais usados nesses calçados, a prĂĄtica rotineira de atividades fĂ­sicas pode reduzir a vida Ăștil deles. NĂŁo Ă© recomendado que um tĂȘnis para academia seja usado se houverem danos fĂ­sicos ocasionados pelo uso, jĂĄ que isso poderĂĄ afetar o desempenho e atĂ© oferecer um risco de acidentes e lesĂ”es.

 

Como testar o seu TĂȘnis Para Academia

Uma das partes mais importantes durante o processo de aquisição de um tĂȘnis para academia Ă© poder testar vĂĄrios tamanhos e modelos. A boa notĂ­cia Ă© que vocĂȘ encontra facilmente uma loja de materiais esportivos em qualquer cidade. EntĂŁo aproveite isso e vĂĄ a uma loja fĂ­sica sempre que possĂ­vel. Nem sempre a aquisição atravĂ©s da internet, de um modelo que vocĂȘ nunca usou, resultarĂĄ em uma boa experiĂȘncia.

 

Existem algumas caracterĂ­sticas importantes que devem ser testadas enquanto estiver provando qualquer tĂȘnis. O principal Ă© o tamanho e isso varia de marca para marca. Peça sempre pela numeração que vocĂȘ tem costume de usar e veja se estĂĄ apertado, folgado ou encaixado perfeitamente. VocĂȘ deve ser capaz de movimentar parcialmente os dedos do pĂ©. Se isso nĂŁo for possĂ­vel, entĂŁo o tamanho Ă© muito pequeno para vocĂȘ. Lembre-se que pode existir tambĂ©m uma diferença de tamanho entre modelos de uma mesma marca.

 

Teste entĂŁo o conforto geral do calçado no pĂ©. Experimente os dois pĂ©s ao mesmo tempo, amarre e ande na loja. Dessa forma, vocĂȘ consegue ter as primeiras impressĂ”es de conforto do tĂȘnis. É importante que vocĂȘ aprove o conforto do calçado, pois ele serĂĄ usado durante a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas. Se houver qualquer desconforto, isso irĂĄ prejudicar o seu desempenho durante as sessĂ”es de treinamento.

 

Teste todos os modelos que puder e que estejam dentro do seu orçamento. Eles precisam desempenhar bem nas modalidades de atividade fĂ­sica que vocĂȘ pratica ou pretende iniciar. Depois de adquirido, Ă© chegada a tĂŁo esperada hora de usar o seu tĂȘnis durante uma sessĂŁo de treinamento. Se informe sobre as tĂ©cnicas de amarração e siga com a que vocĂȘ mais se interessar. Lembre-se que o tĂȘnis precisa estar firme, mas sem apertar muito ao ponto de machucar ou restringir o fluxo sanguĂ­neo. Use uma meia de qualidade e que ofereça conforto ao pĂ© e entĂŁo calce o novo par de tĂȘnis.

 

Durante a prĂĄtica, avalie a flexibilidade do calçado durante a prĂĄtica dos exercĂ­cios fĂ­sicos. Veja se ele responde bem aos movimentos do pĂ© e se oferece estabilidade. Um tĂȘnis instĂĄvel trĂĄs um grande risco de acidentes. Veja se o amortecimento nĂŁo Ă© excessivo. Isso Ă© um problema, especialmente durante o levantamento de peso. Se a entressola ceder excessivamente, esse calçado poderĂĄ provocar um acidente. Mas caso tenha tido uma boa experiĂȘncia durante a primeira sessĂŁo, entĂŁo resta apenas aproveitar a compra e seguir com a prĂĄtica das atividades fĂ­sicas.

 

 

O que buscar em um TĂȘnis Para Academia

TĂȘnis de academia guia de marcas

TĂȘnis para academia

Existem alguns critĂ©rios importantes que precisam ser levados em conta durante o processo de compra de um novo par de tĂȘnis para academia. Todas elas influenciam no conforto geral, na segurança e no desempenho que o calçado esportivo irĂĄ proporcionar a vocĂȘ durante as sessĂ”es de treinamento. SĂŁo elas:

 

Drop

Drop Ă© um termo em inglĂȘs usado para indicar a diferença de altura entre a base do calcanhar e a frente do pĂ©. Em tĂȘnis para corrida, encontramos calçados que oferecem um drop que vai alĂ©m dos 7mm. A entressola Ă© geralmente em EVA e isso afeta diretamente o conforto e o desempenho com o foco na corrida. JĂĄ em tĂȘnis para academia, um drop menor significa um calçado mais plano, que oferece as caracterĂ­sticas biomecĂąnicas ideais para a prĂĄtica de treinamentos versĂĄteis.

 

Peso

O peso Ă© outro fator importante para se levar em conta durante a aquisição de um tĂȘnis para academia. Quanto mais leve for, mais conforto ele poderĂĄ oferecer. EntĂŁo avalie sempre os modelos mais leves, que irĂŁo afetar menos o seu desempenho durante a prĂĄtica das atividades fĂ­sicas.

 

Tamanho

O mais importante de tudo Ă© sempre o tamanho. Nunca use um tĂȘnis em um tamanho que fique apertado ou frouxo. Se estiver apertado, ele poderĂĄ induzir incĂŽmodos, lesĂ”es e atĂ© restringir o fluxo de sangue nos membros inferiores. JĂĄ um tĂȘnis muito frouxo provoca instabilidade, podendo levar o usuĂĄrio a sofrer acidentes ao usar os aparelhos das academias.

 

Durabilidade

Todo tĂȘnis esportivo Ă© um investimento. Por isso Ă© importante entender a durabilidade de um tĂȘnis para academia. Geralmente, para a prĂĄtica esporĂĄdica, a vida Ăștil de um calçado esportivo deve atingir ao menos 1 ano. Se a prĂĄtica for mais intensa e rotineira, esse prazo pode cair para 6 meses. E claro, sempre levando em consideração os cuidados do usuĂĄrio com a limpeza e armazenamento do calçado.

 

As melhores marcas de TĂȘnis Para Academia

 

Asics

A Asics Ă© uma das fabricantes mais conhecidas no mercado de equipamentos esportivos. Ela foi fundada no JapĂŁo em 1949, mas com um outro nome. A sua primeira linha de tĂȘnis esportivos foi de modelos para basquete e logo depois acabaram diversificando a sua atuação, criando produtos que atendessem as diversas modalidades existentes nas OlimpĂ­adas. Em 1977 a fabricante finalmente mudou o seu nome, durante a fusĂŁo de duas marcas, tornando-se a Asics que tanto conhecemos hoje. Atualmente ela Ă© extremamente relevante nesse mercado e possui algumas linhas especĂ­ficas de tĂȘnis para academia, com alguns modelos minimalistas e outros cross trainers.

 

Mizuno

Outra grande fabricante de produtos esportivos do JapĂŁo Ă© a Mizuno. Fundada em 1906 em Osaka, ela começou produzindo bolas de beisebol. No ano seguinte, a Mizuno passou a fabricar, por encomenda, diversos equipamentos esportivos. Ao longo dos anos ela foi diversificando a sua atuação em outros segmentos esportivos atĂ© que, em 1961, estabeleceu a sua primeira fĂĄbrica nos EUA. A partir daĂ­ em diante, a Mizuno passou a fabricar tĂȘnis esportivos. Apesar de muito conhecida pelos seus tĂȘnis de corrida, em especial pela linha Wave, ela tambĂ©m possui alguns modelos que oferecem ao usuĂĄrio a versatilidade necessĂĄria para a prĂĄtica de diversas atividades fĂ­sicas.

 

Nike

A Nike Ă© uma das maiores e mais famosas fabricantes de produtos esportivos. Fundada em 1964 atravĂ©s do nome Blue Ribbon Sports, ela era somente uma distribuidora de calçados esportivos de uma marca japonesa. Foi em 1971 que ela mudou de nome definitivamente para Nike, ao lançar uma linha prĂłpria de tĂȘnis especĂ­ficos para corrida. JĂĄ em 1980 ela decidiu expandir as suas linhas de produtos, passando a marcar presença em diversos segmentos do mundo esportivo. Hoje, o foco dos tĂȘnis da Nike ainda sĂŁo as corridas, mas hĂĄ tambĂ©m alguns modelos para academia, como o Cross Trainer Low e o Mecon.

 

Under Armour

Uma marca que vem ganhando espaço no mercado de artigos esportivos no Brasil é a Under Armour. Com uma história recente, ela foi fundada em 1996, nos EUA. A sua história no mundo dos esportes começou com a produção de camisetas esportivas feitas com uma fibra sintética, que prometia permanecer seca durante a pråtica de atividades físicas. Hoje, o seu foco ainda é a produção de roupas para esportes com materiais de ponta, mas ela também marca presença no mercado de calçados esportivos. Modelos como o TriBase Reign e o Charged Legend oferecem ao usuårio as características necessårias para sessÔes de treinos em academias.

 

Adidas

A Adidas Ă© a maior fabricante de produtos esportivos na Europa e tambĂ©m Ă© muito conhecida aqui no Brasil. Ela foi fundada em 1924 na Alemanha e começou a sua histĂłria com a produção de tĂȘnis para corrida com cravos. Com uma produção ainda artesanal, o fundador da empresa decidiu oferecer ao corredor Jesse Owens os seus cravos para tĂȘnis, para que ele pudesse usar durante uma corrida nas OlimpĂ­adas de 1936. O atleta acabou ganhando quatro medalhas de ouro, e foi aĂ­ que a marca passou a ser reconhecida. Em 1949 ela mudou de nome para Adidas e desde entĂŁo passou a crescer rapidamente.

 

Reebok

Fundada em 1895 na Inglaterra, a Reebok Ă© uma grande fabricante de produtos esportivos. O seu primeiro produto a ser comercializado foi um tĂȘnis com cravos para corrida. A marca foi uma das pioneiras no uso desses cravos e isso acabou ajudando ela a ganhar reconhecimento no meio esportivo. Depois de muito tempo, em 1979, a Reebok criou uma divisĂŁo de produtos nos EUA e a partir daĂ­ foi ganhando o mundo. Hoje, ela Ă© uma das maiores fabricantes de tĂȘnis para academia, com diversos modelos oferecidos para essa prĂĄtica esportiva. Entre eles hĂĄ o CrossFit Speed, CrossFit Nano e o ROS Workout.

 

TĂȘnis de academia guia de marcas

Puma Provoke

Puma

Fundada na Alemanha em 1948 pelo irmĂŁo do criador da Adidas, a Puma Ă© uma outra grande fabricante de artigos esportivos. Ela foi criada quando os irmĂŁos decidiram seguir caminhos diferentes, jĂĄ que havia uma diferença na visĂŁo deles. Isso gerou uma grande rivalidade entre as duas empresas. Assim como a Adidas, os primeiros tĂȘnis da Puma eram feitos para corrida, mas com o tempo ela foi diversificando a sua atuação no mercado. Hoje a Puma produz algumas linhas com foco no pĂșblico que pratica atividades fĂ­sicas em academias, como o Fuse Training, Provoke e Hybrid.

 

New Balance

A New Balance Ă© uma fabricante de tĂȘnis esportivos fundada em 1906, nos EUA, por um irlandĂȘs. Ela começou com a produção de suportes para a arcada plantar dos pĂ©s, que prometiam aprimorar o encaixe de calçados. Foi em 1960 que a marca passou a diversificar a sua atuação, produzindo o primeiro tĂȘnis para corrida com um tipo de solado conhecido como tratorado. Hoje, a New Balance Ă© uma das marcas de produtos esportivos com maior presença no mercado de tĂȘnis para academia. SĂŁo vĂĄrias linhas oferecidas com o foco na versatilidade, como o Minimus, TRNR e Balance.

 

Olympikus

A Olympikus Ă© a maior fabricante brasileira de produtos esportivos. Fundada em 1975, ela começou com a produção dos primeiros tĂȘnis de couro no Brasil. Logo depois, com a chegada dos calçados esportivos importados ao mercado nacional, ela passou a desenvolver novas tecnologias para ganhar na concorrĂȘncia. Ao longo dos anos ela foi se estabelecendo como uma das grandes patrocinadoras dos atletas brasileiros e com isso ganhou visibilidade do pĂșblico geral. Hoje ela Ă© uma das poucas marcas nacionais que possuem tĂȘnis para academia, com algumas linhas dedicadas a esse pĂșblico, levando a versatilidade para os usuĂĄrios.

 

Rock Fit

Uma outra fabricante brasileira de artigos esportivos que marca presença no mercado de tĂȘnis para academia Ă© a Rock Fit. Fundada recentemente no ano de 2016 em Franca, estado de SĂŁo Paulo, ela Ă© responsĂĄvel por toda a sua produção em fĂĄbrica prĂłpria. Um dos diferenciais da marca Ă© a presença de diversos designs e combinaçÔes de cores nas linhas dos seus produtos, oferecendo um certo padrĂŁo de personalização ao cliente. Os seus tĂȘnis sĂŁo todos pensados na prĂĄtica de atividades fĂ­sicas em academias, com entressolas firmes, mas que tambĂ©m proporcionam um nĂ­vel seguro de absorção de impactos.

 

Fatos interessantes e guia sobre TĂȘnis Para Academia

TĂȘnis de academia guia de marcas

Praticando musculação

O mercado global de calçados esportivos foi avaliado em 64,3 bilhĂ”es de dĂłlares em 2017, com uma expansĂŁo projetada em 5% ao ano atĂ© 2025. Isso Ă© devido ao aumento da preocupação com a saĂșde. Essa conscientização tem sido importante, especialmente durante a pandemia da COVID-19, jĂĄ que o excesso de peso foi apresentado como um dos maiores problemas de saĂșde para a população. Com a adoção de um estilo de vida mais saudĂĄvel, as pessoas desejam participar de atividades fĂ­sicas, especialmente nas academias. Por isso, hĂĄ uma grande expectativa da expansĂŁo do mercado de calçados esportivos no mundo todo.

 

Como uma das justificativas mais comuns de quem abandona a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas Ă© a formação de uma lesĂŁo, as pessoas estĂŁo percebendo cada vez mais a importĂąncia de um tĂȘnis para academia. Eles sĂŁo capazes de prevenir problemas musculares, dores nas articulaçÔes, nas costas e por isso sĂŁo importantes. Como resultado disso, a demanda por esses produtos deverĂĄ crescer bastante nos prĂłximos anos. Esse cenĂĄrio estĂĄ sendo o ideal para que as grandes fabricantes de artigos esportivos possam investir valiosos recursos no desenvolvimento de novas tecnologias, que poderĂŁo aprimorar o conforto e segurança proporcionados pelos calçados esportivos.

 

10 dicas de cuidado e manutenção do seu TĂȘnis Para Academia

  1. Os tĂȘnis para academia costumam acumular mais umidade que outros tipos de calçados, mesmo quando sĂŁo feitos com cabedal respirĂĄvel. Mas isso nĂŁo elimina o acĂșmulo de fungos e bactĂ©rias. Por esse motivo, Ă© muito importante usar produtos como talcos e desodorantes para os pĂ©s.
  2. Para mantĂȘ-los limpos sem a necessidade de usar ĂĄgua na parte interna, o que pode agravar ainda mais o problema do mal cheiro, procure limpar a parte externa com um pano levemente umedecido a cada semana.
  3. Para uma limpeza mais profunda, procure usar espumas específicas para limpeza de calçados esportivos. Elas podem resolver o problema da sujeira sem a necessidade de usar ågua.
  4. Se o seu tĂȘnis estiver molhado, remova-o o quanto antes, retirando o excesso de ĂĄgua. Faça entĂŁo uma secagem da parte interna com a ajuda de um pano limpo e coloque-o em um local onde possa terminar de secar naturalmente.
  5. Se decidir passar um perĂ­odo com os tĂȘnis guardados, procure deixĂĄ-los em um local seco, ventilado e ao abrigo de luz.
  6. Evite usar o seu tĂȘnis para academia sem o uso de meias. Isso tambĂ©m agrava o problema do mal cheiro e pode levar a problemas na pele dos pĂ©s.
  7. Verifique periodicamente o cadarço do seu tĂȘnis. Com o tempo ele pode se desgastar e vocĂȘ pode facilmente substituĂ­-lo por novos cadarços.
  8. O cadarço do tĂȘnis precisa ser ajustado periodicamente para que possa distribuir a pressĂŁo da amarração por todo o pĂ© sem prejudicar a circulação sanguĂ­nea.
  9. NĂŁo crie o hĂĄbito de tirar o seu tĂȘnis do pĂ© sem antes desamarrar. Isso gera problemas no cadarço e no calçado em si, podendo fazer com que o mesmo atĂ© possa rasgar com tempo.
  10. A presença de danos ocasionados pelo uso, na parte interna e externa, podem indicar que a vida Ăștil do tĂȘnis estĂĄ chegando ao fim. NĂŁo se esqueça que a entressola vai perdendo as suas propriedades de amortecimento com o tempo e faça a troca por um novo par.

 

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/veja-10-dicas-para-tornar-seu-treino-na-academia-mais-eficaz,4ef98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/04/29/que-cuidados-voce-deve-ter-na-hora-de-escolher-um-tenis-para-treinar.htm

https://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-os-tenis-ideais-para-se-exercitar/

https://blog.unisportbrasil.com.br/como-a-ergonomia-pode-ser-uma-aliada-no-esporte/

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2021/02/18/como-escolher-o-tenis-certo-para-cada-atividade-fisica-veja-dicas.ghtml

 

FAQ

Como amarrar o tĂȘnis para academia?

Existem diversas tĂ©cnicas de amarração do cadarço que proporcionam firmeza e distribuem uniformemente a pressĂŁo exercida no pĂ©. VocĂȘ pode dar uma olhada em alguns vĂ­deos no YouTube especĂ­ficos para isso.

TĂȘnis para crossfit serve para academia?

Sim. Os calçados desenvolvidos para o crossfit compartilham muitas das características com os cross trainers para academia. Essa pråtica une diversas atividades físicas e por isso são semelhantes às sessÔes de treinamento em uma academia tradicional.

Um tĂȘnis para academia precisa ser de uma numeração maior?

A numeração dos calçados, apesar de seguirem um padrĂŁo, possuem pequenas diferenças entre uma marca e outra, e atĂ© mesmo entre modelos de uma mesma marca. Isso ocorre por conta da forma usada para produzir cada modelo. Por isso, Ă© importante que vocĂȘ use sempre a numeração certa. O ideal Ă© experimentar o calçado antes de comprar.

Qual Ă© o tĂȘnis mais usado para academia?

Apesar de nĂŁo ser o correto, a maioria das pessoas ainda usa tĂȘnis para corrida durante a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas em uma academia. Esses calçados podem provocar problemas durante alguns exercĂ­cios, especialmente os que exigem a movimentação lateral dos pĂ©s e a estabilidade.

Posso usar um tĂȘnis para academia no trabalho?

Ao contrĂĄrio dos tĂȘnis para corrida, que podem dificultar o movimento dos pĂ©s no dia a dia, os tĂȘnis para academia podem ser usados tambĂ©m no trabalho.

Posso usar uma palmilha sob medida no meu tĂȘnis para academia?

O uso de palmilhas corretivas nos calçados esportivos pode trazer uma grande vantagem à pråtica da atividade física, jå que vão oferecer o suporte necessårio nos pés. Por isso, a resposta é sim.

Posso usar o meu tĂȘnis para academia em uma corrida curta?

Apesar da versatilidade que esses calçados esportivos oferecem, correr com um tĂȘnis para academia pode nĂŁo ser interessante. Claro, uma corrida curta poderĂĄ ser feita com esse tipo de tĂȘnis, mas distĂąncias longas poderĂŁo provocar lesĂ”es com calçados que nĂŁo sejam feitos para isso.

Posso fazer academia com um tĂȘnis com drop alto?

Os calçados com esse tipo de drop sĂŁo indicados para corrida, porque facilitam a movimentação dos pĂ©s durante essa prĂĄtica. Um tĂȘnis com drop alto atĂ© pode ser usado para academia, mas Ă© preciso ter cuidado com relação Ă  estabilidade, especialmente durante o levantamento de pesos.

Posso lavar o meu tĂȘnis na mĂĄquina de lavar roupas?

A pior forma de se limpar um tĂȘnis Ă©, de longe, colocĂĄ-lo para lavagem em um ciclo de mĂĄquina de lavar roupas. Como ela irĂĄ encharcar o tĂȘnis por completo, alĂ©m de batĂȘ-lo o tempo todo, isso acabarĂĄ diminuindo muito a vida Ăștil dele. Procure sempre limpar a seco ou com produtos especĂ­ficos.

TĂȘnis minimalista serve para academia?

Apesar de terem sido criados com o objetivo de se tornarem os melhores tĂȘnis para corrida, os tĂȘnis minimalistas possuem algumas das caracterĂ­sticas desejĂĄveis para a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas nas academias. Por isso, sĂŁo tĂȘnis que funcionam para as sessĂ”es de treinamento.

Deixe uma resposta