Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Skates im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
3 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Skates de 2021 - Comparativos, Reviews & mais

O skate é um dos esportes mais populares da atualidade, conquistando novos praticantes a cada dia que passa. E não importa se você está apenas iniciando nesse universo ou já é um profissional, ter um skateboard de qualidade é essencial para garantir as melhores manobras e total segurança. Pensando nisso, nossa equipe de especialistas se reuniu para analisar todos os principais modelos de skate presentes no mercado nacional. Com isso, foi possível não apenas descobrir as fabricantes que mais se destacam em termos de preços e qualidade das peças que oferecem, como também traçar uma série de critérios que irão auxiliar você no processo de compra do skate ideal

William Duarte
William Duarte

William √© natural de Pernambuco e, por passar maior do tempo em casa, est√° sempre em busca de produtos, m√≥veis, eletr√īnicos e eletrodom√©sticos que facilitem sua rotina e tornem sua casa mais confort√°vel. √Č formado em Letras e Mestre em Literatura.

Mais sobre William

Skate Lista com os melhores 2021

Skate Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um Skate?

 

O skate é um esporte que consiste em deslizar pelo solo e ultrapassar obstáculos equilibrando-se em uma prancha que, curiosamente, recebe o mesmo nome do esporte.

 

Skate

Skate

A estrutura principal do skate √© chamada de shape ou prancha, que costuma ser feita de madeira e estar fixada em dois eixos, os trucks. √Č neles que s√£o atreladas as quatro rodas do skateboard, que tornam poss√≠veis o movimento e a realiza√ß√£o de manobras.

 

 

 

 

Vantagens & Aplica√ß√Ķes

 

O skate é um esporte extremamente popular e praticado no mundo inteiro, não sendo poucos os seus benefícios.

 

Duas das principais vantagens da prática do skate são o aumento da flexibilidade e resistência física. Existe, inclusive, um fato que é ignorado por muitos: a prática do skate trabalha com todo o corpo, não sendo apenas as pernas que entram em ação.

 

 

Acontece que os membros superiores, como o tronco e os braços, também precisam ser utilizados para que se consiga equilíbrio. Além disso, temos o aumento da flexibilidade, especialmente nos tornozelos, que precisam realizar diferentes movimentos durante a execução de manobras.

 

O ganho de massa muscular tamb√©m acontece na pr√°tica do skate, especialmente quando falamos sobre o aumento das pernas e defini√ß√£o dos gl√ļteos.

 

Isso sem mencionar os ganhos comuns à prática de qualquer esporte, entre eles, a melhoria no sistema cardiovascular e a liberação de endorfina, que ajuda a combater o estresse e transmite ao corpo a sensação de prazer.

 

Indicado Para

 

O skate √© um esporte indicado para qualquer pessoa saud√°vel, podendo trazer uma s√©rie de benef√≠cios para nossa sa√ļde, tanto f√≠sica quanto mental.

 

mulher andando de skate

mulher andando de skate

√Č preciso, no entanto, tamb√©m estar cientes dos riscos, tendo em vista que quedas e acidentes fazem parte da rotina desse esporte. A solu√ß√£o, aqui, al√©m de tomar todos os cuidados necess√°rios e respeitar as limita√ß√Ķes do seu corpo, √© estar sempre utilizando os equipamentos de seguran√ßa, como capacete e joelheira.

 

E não estamos falando isso apenas para quem deseja realizar manobras radicais em rampas ou em corrimãos, mas também para quem pretende utilizar o skate como um meio de deslocamento.

 

Tipos de Skate

 

A primeira coisa que você deve decidir antes de comprar seu skate é o tipo mais indicado para você. Existem basicamente três modelos de skate: o skateboard tradicional, o cruiser e o longboard.

 

 

Para escolher o ideal, basta refletir sobre como você pretende utilizar seu skate, se para realizar manobras radicais ou simplesmente para locomoção. Abaixo, explicamos as características de cada um dos tipos de skates e detalhamos suas vantagens e desvantagens.

 

Skateboard

 

O skateboard √© o modelo mais tradicional, que todos n√≥s conhecemos e amamos. √Č o favorito entre quem busca realizar manobras sobre obst√°culos e tamb√©m o mais utilizado em competi√ß√Ķes esportivas.

 

Além disso, também é importante destacar que essa versão é a mais indicada para quem está iniciando. Completamente versátil, pode ser utilizado em parques, ruas e rampas projetadas.

 

Seu tamanho varia entre 73 cm e 83 cm de comprimento e suas rodas s√£o bem pequenas, o que faz do skateboard √≥timo para manobras e deslizes em corrim√Ķes.

 

Cruiser

 

A skate cruiser é uma versão um pouco mais compacta do skate tradicional, sendo a opção perfeita para quem está mais interessado em se locomover pela cidade que em realizar acrobacias.

 

Em geral, costuma apresentar rodas bastante macias, o que facilita bastante o rolamento ‚Äď inclusive em terrenos mais √°speros ou esburacados.

 

Com cerca de 75 cm de comprimento, o cruiser pode ser levado para qualquer lugar sem grandes problemas e cabe até mesmo na sua mochila.

 

Longboard

 

O skate longboard é uma versão um pouco mais comprida quando comparada ao skate tradicional. Com isso, é um modelo que oferece maior estabilidade, auxiliando o equilíbrio de quem está começando.

 

A velocidade é a característica mais popular do longboard, que pode atingir impressionantes 100 km/h. Isso faz com que esse modelo seja bastante popular para descidas mais radicais, o que sempre deve ser feito com equipamentos de segurança adequados.

 

Maior guia para compra de Skate

 

Agora que você já conhece os tipos de skate, é hora de analisar que outros elementos precisam ser levados em consideração na hora de escolher o modelo ideal para você.

 

manobra de skate

manobra de skate

√Č importante, aqui, que voc√™ v√° um pouco al√©m do pre√ßo e descubra o que cada modelo oferece de melhor. Em geral, apostar na op√ß√£o mais barata n√£o costuma ser a melhor das ideias, especialmente quando estamos falando de um item que precisa ter certa resist√™ncia e durabilidade.

 

Pensando nisso, a fim de garantir que você não caia em armadilhas e realmente escolha o skate ideal, destacamos os principais critérios de segurança e qualidade que devem ser levados em consideração no momento da compra.

 

  • Shape

 

O deck, shape ou prancha é o componente mais importante de um skate. Isso faz com que seu material de fabricação precise ser escolhido com cuidado. A madeira costuma ser o material mais utilizado na fabricação de pranchas, oferecendo a resistência e leveza necessárias para a realização de manobras.

 

Também é possível encontrar skates com shape de plástico, uma opção muito mais barata, mas que deixa a desejar em qualidade e desempenho. Os shapes de alumínio e fibra de vidro, por sua vez, conseguem trazer todas as principais vantagens apresentadas pelos de madeira, mas são mais difíceis de serem encontrados.

 

  • Trucks

 

Os trucks são os eixos nas quais as rodas, rolamentos e amortecedores do skate são fixados. Sua altura deve ser sempre proporcional ao tamanho do shape, já sua altura pode ser variável de acordo com o nível de estabilidade desejado.

 

Quem deseja maior estabilidade na realiza√ß√£o de manobras, deve dar prefer√™ncia aos trucks baixos ‚Äď que, em geral, s√£o projetados para rodas menores.¬†

 

Os trucks médios, por sua vez, conseguem ser mais versáteis e ótimos para andar em parques ou mesmo na rua.

 

Por fim, os trucks altos s√£o mais indicados para passeios de longa dura√ß√£o, ladeiras e simula√ß√Ķes de surf. S√£o particularmente eficientes em curvas, mas perdem um pouco no quesito estabilidade.

 

  • Rodas

 

As rodas são as responsáveis pela locomoção do shake, colocando-as entre os itens mais importantes dele. Sendo assim, é bom prestar atenção em alguns detalhes para não cair em armadilhas.

 

A primeira caracter√≠stica que dever√° ser analisada em rela√ß√£o a roda √© sua maciez ou dureza, que s√£o mediadas por uma escala que chamamos de ‚ÄúDurometer A‚ÄĚ.

 

As rodas mais macias estão entre 75A e 90A, sendo capazes de ultrapassar irregularidades do solo com maior facilidade. Isso faz com que essas rodas sejam ótimas para diversos tipos de solo e para quem utiliza o skate como um meio de locomoção.

 

Quem busca maior velocidade e quer realizar manobras radicais, por sua vez, precisa ir em busca de rodas com dureza superior a 95A.

 

J√° em rela√ß√£o ao tamanho, temos op√ß√Ķes bastante variadas. Os tamanhos das rodas de skate costumam ir de 50 a 75 mm. Aqui, a informa√ß√£o que voc√™ ir√° precisar analisar √© a seguinte: quanto maior a roda, maior sua velocidade e adapta√ß√£o em terrenos irregulares.

 

  • Rolamentos

 

Os rolamentos são responsáveis pela diminuição do atrito entre a roda e a peça na qual elas estão encaixadas, permitindo que o skate deslize pelo solo com maior facilidade.

 

A classificação dos rolamentos varia de 1 a 11 em uma escala chamada ABEC (Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares, na sigla em inglês). Quanto mais alta a classificação recebida pelo rolamento, maior sua precisão.

 

√Č importante ressaltar, no entanto, que mesmo os rolamentos com menor precis√£o s√£o capazes de entregar um bom desempenho no caso dos skates. O mais importante, aqui, √© pensar na qualidade dessa pe√ßa, o que ir√° garantir uma vida √ļtil mais extensa.

 

  • Lixa

 

A lixa √© mais uma pe√ßa de extrema import√Ęncia para o skate, correspondendo a zona de atrito entre o t√™nis e o shape. Ela √© a respons√°vel por permitir que as manobras sejam realizadas sem que o p√© do skatista deslize pela prancha.

 

Esse é um item que já acompanha o skate, mas que deve ser trocado de tempos em tempos.

 

As lixas fabricadas em território nacional costumam ser de papel, podendo rasgar com facilidade. Seu diferencial certamente é o preço, mais acessíveis que as demais.

 

Tamb√©m temos as lixas microperfuradas, que contam com pequenos furos que impedem a forma√ß√£o de bolhas no shape.¬† Apesar de apresentarem menos gr√Ęnulos de areia e serem menos √°speras, conseguem manter uma √≥tima ader√™ncia.

 

Por fim, temos também as lixas emborrachadas, que são extremamente resistentes e eficientes para manobras que exijam maior aderência. 

 

Principais marcas de Skate

 

garota com skate

garota com skate

Agora que voc√™ j√° sabe os principais crit√©rios que devem ser levados em considera√ß√£o na hora de comprar seu skate, nada mais juntos que tamb√©m falarmos um pouco sobre onde as melhores op√ß√Ķes poder√£o ser encontradas.

 

Para isso, analisamos os principais modelos de skates disponíveis no mercado nacional levando em consideração fatores como qualidade do material, preço, durabilidade e resistência. O resultado disso foi uma lista com as principais marcas de skates, que você pode conferir abaixo.

 

Mormaii

 

A Mormaii é uma marca especializada em itens esportivos e oferece tudo o que você precisa para levar uma vida mais saudável, desde vestuários específicos para prática de esportes até equipamentos dos mais diversos.

 

Quando o assunto √© skate, a Mormaii n√£o decepciona e entrega modelos lindos e de alt√≠ssima qualidade. √Č poss√≠vel encontrar op√ß√Ķes de street skate, longboards ou cruiser com os mais variados pre√ßos e materiais, fazendo com que seja f√°cil achar o modelo ideal para voc√™.

 

Winmax

 

A Winmax é mais uma marca que oferece todos os itens necessários para a prática de esportes, desde roupas e acessórios até equipamentos esportivos para as mais diferentes modalidades.

 

Para quem busca por skates, certamente vale a pena conferir o catálogo dessa empresa. São modelos de qualidade e com ótimo custo-benefício, a exemplo do Skate Winmax Classic. Com nove estruturas de maneira chinesa, esse skate é capaz de suportar qualquer impacto.

 

 

Atrio

 

A Atrio é uma marca extremamente inovadora quando falamos de artigos esportivos. Temos aqui uma empresa que investe pesado no que há de mais moderno nesse mercado, oferecendo ótimos itens voltados à mobilidade urbana, como as famosas bicicletas elétricas, além de outros acessórios que podem aprimorar suas práticas.

 

Al√©m disso, a Atrio tamb√©m n√£o brinca em servi√ßos quando o assunto s√£o skates. √Č poss√≠vel encontrar em seu cat√°logo modelos espetaculares que, al√©m de apresentarem alt√≠ssima qualidade, tamb√©m se destacam por seu design bonito e inovador.

 

Body Glove

 

A Body Glove nasceu em 1953 na Calif√≥rnia, um dos locais mais prop√≠cios do mundo para o surgimento de uma marca especializada em esportes aqu√°ticos. S√≥ que s√£o quase 70 anos de hist√≥ria, o que fez com que a empresa expandisse seu p√ļblico-alvo e tamb√©m come√ßasse a oferecer itens e acess√≥rios para outras modalidades.

 

Levando em consideração sua própria história, é claro que o skate não poderia ficar de fora. Podemos encontrar, inclusive, modelos claramente inspirados no universo do surf, como o Skate Bamboo Surfmania, que conta com um shape de bamboo e madeira extremamente resistente.

 

Taruga

 

A Taruga é outra marca especializada em esportes aquáticos, mas que também investe no universo do skate e oferece diversos modelos de ótima qualidade para os seus clientes. Uma de suas características mais interessantes certamente é o ótimo custo-benefício dos seus produtos, algo que pode atrair o olhar de muitas pessoas.

 

Um dos queridinhos da Taruga certamente √© o Skate Longboard, perfeito para descidas r√°pidas e eletrizantes. Esse modelo tamb√©m chama aten√ß√£o pela qualidade dos seus materiais, o que faz com que a necessidade de manuten√ß√Ķes seja m√≠nima.

 

Two Dogs

 

A Two Dogs √© uma empresa jovem, que nasceu em 2008 buscando oferecer solu√ß√Ķes para mobilidade urbana. N√£o por acaso, seu primeiro produto foi um skate el√©trico, que se transformou em um sucesso instant√Ęneo.

 

Mas não pensem que apenas itens elétricos ganham espaço no catálogo dessa empresa, uma vez que é possível encontrar diversos produtos, incluindo itens de vestuários e artigos esportivos. No quesito skates, a Two Dogs não decepciona e oferece ótimos modelos, que se destacam especialmente pela qualidade dos seus materiais de fabricação.

 

Baker

 

A Baker Skateboards é uma marca estadunidense que nasceu em 1999, tendo sido criada pelo skatista profissional Andrew Reynolds. Não é preciso ir muito além disso para chegar a conclusão que essa é uma empresa especializada nesse esporte, oferecendo desde acessórios de segurança e vestuário até alguns dos melhores skates disponíveis no mercado.

 

Ainda que estejamos falando de uma marca estrangeira, √© poss√≠vel encontrar diversos modelos criados pela Baker aqui no Brasil em lojas especializadas em itens esportivos. S√£o op√ß√Ķes de qualidade e que contam com um design arrojado e moderno, al√©m de oferecer um √≥timo custo-benef√≠cio.

 

Cisco Skate

 

A Cisco Skate √© uma marca completamente nacional e que, desde o seu surgimento, busca trazer as principais inova√ß√Ķes desse universo para o Brasil. N√£o por acaso, estamos falando de uma empresa que conta com uma das maiores f√°bricas de skate da Am√©rica Latina.

 

Sendo assim, não será uma surpresa saber que a Cisco Skate oferece modelos da mais alta qualidade, sejam eles mais básicos ou profissionais. Além disso, caso você queira montar seu próprio skate peça por peça, é possível encontrar tudo o que você precisa no catálogo dessa empresa: trucks, lixas, rodas, parafusos e shapes.

 

Bel Sports

 

A Bel Sports é uma marca que investe em itens esportivos para as mais diversas modalidades, destacando-se no mercado nacional justamente pela abrangência do seu catálogo de produtos. Isso sem mencionar a qualidade deles, naturalmente.

 

√Č poss√≠vel encontrar diversos modelos de skates no cat√°logo da Bel Sports, principalmente se voc√™ est√° buscando uma porta de entrada para esse esporte. S√£o op√ß√Ķes acess√≠veis e de qualidade, culminando em um √≥timo custo-benef√≠cio.

 

Narina Skate

 

A Narina é uma marca que nasceu em 1986 e não demorou muito até se tornar referência em skate no Brasil. Seu catálogo é extenso e conta com itens de vestuários, acessórios de seguranças, modelos de skate de todos os tipos e muito mais.

 

Para quem tem interesse em montar seu skate do zero ou mesmo substituir pe√ßas gastas, a Narina oferece tudo o que voc√™ precisa ‚Äď desde pranchas at√© rodas e rolamentos de alt√≠ssima qualidade. Al√©m disso, tamb√©m √© poss√≠vel encontrar √≥timos modelos de skates para iniciantes e profissionais no cat√°logo da Narina.

 

Como surgiu o Skate?

 

homem andando de skate

homem andando de skate

A história do skate está intimamente ligada com o surf. Não precisamos pensar muito para perceber que há uma certa proximidade entre esses dois esportes, principalmente quando observamos as manobras realizadas em rampas curvas.

 

O que muitos desconhecem √© que o skate foi criado por surfistas que buscavam uma op√ß√£o de lazer em dias que n√£o havia ondas no mar. Foi quando eles come√ßaram a colocar rodas de patins em pranchas, o que podemos considerar como uma vers√£o r√ļstica do skate que conhecemos e amamos.

 

Esse fato que acabamos de relatar aconteceu em meados dos anos de 1960, n√£o demorando muito para o in√≠cio da fabrica√ß√£o de skates e de competi√ß√Ķes envolvendo esse esporte.

 

Apesar do skate ter sido um esporte que se desenvolveu rapidamente, foi apenas nos anos de 1990 que este veio a conquistar as massas e ganhar popularidade mundial. Isso foi possível graças aos extraordinários flips e aéreos de Tony Hawk, considerado até hoje como o maior skatista de todos os tempos.

 

Desde ent√£o, esse esporte s√≥ cresceu em popularidade e n√ļmero de praticantes. Seu prest√≠gio se tornou tamanho que acabou se tornando um esporte ol√≠mpico, estando presente nas Olimp√≠adas em T√≥quio (2020/2021).

 

Dicas de Conservação & Manutenção

 

Agora que voc√™ j√° sabe como escolher o seu skate, nada mais justo que descobrir como cuidar dele para garantir sua durabilidade. Aqui, √© preciso destacar que a manuten√ß√£o constante √© essencial n√£o apenas para garantir a vida √ļtil do skate, mas tamb√©m evitar acidentes.

 

  • Evite o shape. A madeira tem alto poder de absor√ß√£o de l√≠quidos, podendo ocasionar o apodrecimento da pe√ßa.
  • Lubrifique os rolamentos. Essa √© uma parte essencial da manuten√ß√£o do seu skate e deve ser realizada sempre que voc√™ ouvir qualquer barulho estranho vindo dele.
  • Troque as pe√ßas do seu skate quando estiverem desgastadas. Voc√™ pode ser cuidadoso ao m√°ximo e fazer com que as pe√ßas do seu skate durem bastante, mas em algum momento ser√° necess√°rio realizar trocas.
  • Limpe seu skate. S√≥ √© preciso lembrar que molhar o shape n√£o √© uma boa ideia, sendo assim, utilize apenas um pano seco nessa parte. Os rolamentos devem ser limpos com produtos espec√≠ficos.

 

Nota do Especialista

Seguran√ßa sempre. Conforme j√° mencionado anteriormente, os itens de seguran√ßa necess√°rios √† pr√°tica do skate devem ser utilizados em qualquer ocasi√£o, n√£o apenas para realiza√ß√£o de manobras radicais. √Č preciso utilizar itens como capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras mesmo quem utiliza o skate apenas como um meio de locomo√ß√£o.

 

Links:

 

https://pt.wikihow.com/Escolher-um-Bom-Skate

https://blog.skatedosonhos.com.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-skate-e-saiba-qual-escolher/

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/skate-agora-esporte-olimpico-modalidade-e-boa-para-o-corpo-e-para-a-mente.ghtml

https://www.gritodarua.com.br/guia-definitivo-para-voce-aprender-a-andar-de-skate/

http://ge.globo.com/eu-atleta/guia/ja-andou-de-skate-pedro-barros-e-mineirinho-dao-dicas-aos-iniciantes.html

FAQ

O que é skate freestyle?

A modalidade freestyle é uma das mais populares do skate, consistindo na apresentação de diversos movimentos em sequência e sem obstáculos. Alguns dos movimentos mais tradicionais são o kickflip, 360 flip e inward heelflip.

O que significa skate em português?

A palavra skate √© origin√°ria do ingl√™s e significa ‚Äúpatinar‚ÄĚ em portugu√™s.

Por que o skate é um esporte olímpico?

A ideia de transformar o skate em um esporte ol√≠mpico nasceu em 1996, tendo como principal objetivo atrair um p√ļblico mais jovem para acompanhar a competi√ß√£o. Sua inser√ß√£o, no entanto, foi constantemente atrasada por uma s√©rie de burocracias, s√≥ vindo a se concretizar nas Olimp√≠adas de T√≥quio (2020/2021)

Por que inventaram o skate?

O skate foi criado durante os anos de 1960 por surfistas que queriam uma opção de lazer para os dias em que o mar estivesse calmo.

Onde comprar um skate?

√Č poss√≠vel comprar seu skate em lojas especializadas em artigos esportivos, sejam elas f√≠sicas ou virtuais.

Quais os tipos de skate?

Existem basicamente três tipos de skate: o skate street (skateboard), cruiser e longboard.

√Č poss√≠vel utilizar o skate como meio de transporte?

Sim, é possível. Além dos famosos skates elétricos, é possível utilizar o skate tradicional como uma forma viável de locomoção.

Praticar skate é perigoso?

A pr√°tica de qualquer esporte pode levar a les√Ķes e fraturas caso n√£o sejam tomadas as medidas de cuidados necess√°rias e com o skate n√£o √© diferente. Sendo assim, al√©m de respeitar os limites do seu corpo e habilidades, tamb√©m √© necess√°rio fazer uso de itens de prote√ß√£o como capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Quais as partes do skate?

As principais peças do skate são: shape, base, trucks, amortecedores, rodas, rolamentos, parafusos de base e lixas.

Existem skates infantis?

Sim. √Č poss√≠vel encontrar modelos de skates infantis. Eles s√£o classificados de acordo com seus tamanhos: micro (crian√ßas de 5 anos ou menos), mini (crian√ßas entre 6 e 8 anos), mid size (crian√ßas e adolescentes entre 9 e 12 anos) e full size (a partir dos 13 anos).

Deixe um coment√°rio