🥇 Melhores Proteínas Veganas 2022 - Comparativos, Reviews & mais
Já se foi o tempo em que o whey protein era unanimidade no mercado de proteínas. Com tantas marcas entrando no mundo da alimentação saudável e sustentável, as proteínas veganas estão tão em alta que até quem não opta por uma dieta vegetariana está escolhendo essa opção. Quer descobrir todos os benefícios e saber como escolher a melhor proteína vegana para você? Então confira esse artigo completo sobre as melhores proteínas veganas de 2021 e não perca o resultado do teste em nossa tabela de comparação aqui embaixo.
Proteína Vegana Lista com os melhores 2022
Última atualização em:
O que é proteína vegana?
Fontes de proteína vegana
A proteína vegana é uma proteína em pó derivada de ingredientes vegetais em uma fórmula totalmente livre de ingredientes de origem animal e rica em nutrientes e aminoácidos essenciais.
Como a proteína vegana funciona?
A proteína vegana, também conhecida como proteína vegetal ou mais popularmente como whey vegano, é feita a partir da extração da proteína encontrada naturalmente em ingredientes vegetais como soja, arroz e ervilha, por exemplo.
Para isolar as proteínas desses alimentos, eles passam por um processamento que elimina os carboidratos e as gorduras, resultando em um composto alimentar altamente proteico e rico em nutrientes e aminoácidos.
Vantagens & Aplicações
As proteínas são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, mas isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Elas têm um papel fundamental na construção dos tecidos, órgãos e músculos, por isso também é tão importante para quem deseja aumentar a massa muscular.
Best Vegan
No entanto, numa dieta vegetariana ou vegana, nem sempre é fácil obter todas as proteínas necessárias com um dia a dia corrido, em que nem sempre você terá tempo e disposição para cozinhar verduras e legumes. Lembre-se que nem todas as fontes de proteínas vegetais são completas, por isso é preciso um cuidado maior na preparação da dieta e das refeições para chegar a um aporte proteico ideal.
Por todos esses motivos, a proteína vegana em pó oferece uma forma super prática e fácil de adicionar mais proteínas à sua dieta, especialmente se você pratica atividade físicas e/ou tem o acompanhamento de um nutricionista ou médico especializado.
Como são feitas a partir de fontes de proteínas vegetais, as proteínas veganas muitas vezes são consideradas mais saudáveis do que as de origem animal, além de serem livres de crueldade animal e com um processo de produção que geralmente é mais sustentável para o planeta.
Quais os tipos de proteína vegana estão disponíveis?
O universo vegetal é realmente muito vasto, de modo que as proteínas veganas podem ser feitas com uma série de ingredientes de origem vegetal, que são fontes de proteínas.
Mesmo assim, a maioria das proteínas veganas inclui uma ou mais das três principais fontes de proteínas vegetais encontradas nesse tipo de produto, graças a seus diversos benefícios presentes em suas vitaminas, minerais e aminoácidos. Veja abaixo um rápido comparativo entre os três principais tipos de proteína vegana:
Proteína de arroz – a proteína do arroz integral é de fácil digestão e hipoalergênica, por isso é uma ótima opção para quem possui intolerância à lactose ou alergia à soja, por exemplo.
Life Vegan
Proteína de soja – é uma das poucas proteínas vegetais que contém naturalmente todos os aminoácidos essenciais. No entanto, é mais propensa a ocasionar alergias.
Proteína de ervilha – derivada da secagem e moagem das ervilhas amarelas, é rica em aminoácidos de cadeia ramificada, o que é ótimo para quem busca aumentar a massa muscular. É considerada uma das melhores fontes de proteína do mercado.
Vale lembrar que, com exceção da quinoa e da soja, as principais fontes de proteína vegetal são complementares, ou seja, precisam da combinação de outro alimento para fornecer todos os nove aminoácidos essenciais de uma proteína completa (como é o caso do nosso tradicional arroz com feijão).
Por isso, para alcançar a proteína em sua forma completa, é muito comum ter mais de uma fonte de proteína vegetal no mesmo produto, como por exemplo a combinação da proteína de arroz com a proteína de ervilha.
Além desses três tipos principais, também é possível encontrar proteínas veganas feitas com sementes de abóbora, semente de chia, amêndoas e até mesmo de sementes de cânhamo.
Quem pode tomar proteína vegana?
O principal público das proteínas veganas sem dúvida são os vegetarianos e veganos. Se você opta por uma dieta livre de produtos de origem animal e acha difícil alcançar a quantidade de proteínas diária recomendada, apresenta alguma deficiência de proteínas ou deseja aumentar sua massa muscular, as proteínas veganas podem te ajudar muito a recuperar sua saúde e atingir seus objetivos.
Mother Proteína Vegana
A proteína vegana é a melhor opção para esse público pois ela é a única opção desse tipo de suplemento que é totalmente livre de componentes de origem animal (como é o caso do whey protein e da albumina, por exemplo).
Quem possui intolerância à lactose também pode tomar a proteína vegana sem medo, já que é seguro que o produto não incluirá nenhum derivado animal, incluindo o leite.
Além disso, a verdade é que todas as pessoas que buscam um suplemento de proteína podem utilizar a proteína vegana como opção. Seja para experimentar um novo sabor, para buscar uma fonte mais saudável de proteína ou mesmo para tentar reduzir seu impacto no planeta ao buscar uma marca mais sustentável, hoje já existe um grande número de marcas excelentes, que produzem ótimas proteínas veganas para ninguém colocar defeito.
Dessa forma, todos os atletas ou praticantes de atividades físicas também podem usufruir das proteínas veganas para complementar sua dieta e auxiliar a reparação muscular.
O maior guia de compras sobre proteína vegana
Com dezenas de proteínas veganas disponíveis para compra, é muito comum surgirem dúvidas na hora da compra. Mas, antes disso, nós sabemos que o assunto ‘proteína’ ainda gera muitas dúvidas na academia e fora dela, especialmente por quem decidiu parar de consumir as proteínas de origem animal mais tradicionais.
Para te ajudar a tomar a decisão correta, nosso time reuniu as principais dúvidas dos consumidores em relação às proteínas veganas e preparou o maior guia de compras sobre o assunto, que você pode conferir abaixo.
As proteínas veganas são mais saudáveis
Proteínas veganas
Se você opta por uma dieta vegetariana ou vegana, você já deve conhecer as diversas pesquisas científicas que apontam que o consumo de carne e produtos de origem animal pode aumentar o risco de desenvolver uma série de doenças, incluindo doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
Por outro lado, as proteínas vegetais são ricas em vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, e, quando consumidas de forma equilibrada, são muito saudáveis e benéficas ao funcionamento do organismo.
Agora, os suplementos de proteína vegana são mais saudáveis do que as proteínas de origem animal? Em sua maioria sim, mas depende. Como todo produto comercializado, é claro que existem exceções, com algumas marcas que ainda incluem aditivos químicos, açúcares, corantes e conservantes em suas fórmulas. Por isso, é importante saber que não é por a proteína ser vegana que ela é necessariamente mais saudável, ainda sendo importante consultar a lista de ingredientes para verificar possíveis aditivos prejudiciais à saúde no longo prazo.
O consumo excessivo de proteínas faz mal à saúde?
O consumo excessivo de proteínas pode provocar diversos problemas especialmente nos rins e no fígado, gerando desde sintomas comuns, como dores de cabeça, até outros mais graves, como dores estomacais e confusão mental.
Por isso, o ideal é ter uma dieta balanceada e sempre consumir qualquer suplemento alimentar, incluindo as proteínas em pó, somente sob a orientação de um nutricionista ou médico especializado.
Em geral, é recomendado consumir cerca de 0,8 gramas de proteína por quilo corporal – e isso vale para todas as pessoas, incluindo vegetarianos e veganos. No entanto, quem pratica atividades físicas mais intensas ou possui alguma deficiência nutricional pode precisar de uma quantidade diferenciada de proteínas em sua meta diária.
Por isso, antes de consumir as proteínas veganas de forma abundante, consulte um nutricionista para calcular suas necessidades diárias de acordo com a sua dieta, peso e nível de atividade física.
As proteínas veganas e a suplementação de vitamina B12
Ainda que algumas marcas tenham suas fórmulas enriquecidas com vitaminas e minerais, como cálcio, zinco e vitamina B12, no geral as proteínas em pó não devem substituir a suplementação de vitaminas, especialmente se você tiver deficiência de alguma vitamina em particular, como é o caso da vitamina B12 na população vegana.
Além de a quantidade da vitamina variar de acordo com a dose da proteína que você toma diariamente, é possível que você esqueça de tomar a proteína um dia ou simplesmente saia da rotina ao fazer uma outra refeição diferente, por exemplo. No entanto, quando o nutricionista ou médico identifica uma deficiência e prescreve uma suplementação, você deve consumi-la todos os dias nos horários indicados, evitando deslizes de rotina.
As proteínas veganas podem ter mais sódio
Proteína vegana
Ainda que o sódio seja um mineral importante para o funcionamento do nosso organismo, já sabemos que o seu consumo em excesso pode gerar uma série de problemas de saúde, além de ser muito ruim para quem está em busca de uma dieta saudável e mais equilibrada.
Em nossas pesquisas, percebemos que as proteínas veganas contêm uma quantidade considerável de sódio (assim como outros minerais importantes, mas que dificilmente são excedidos numa dieta normal a ponto de serem prejudiciais como o sódio), podendo chegar a cerca de 500 mg de sódio por scoop de proteína, o que representa cerca de 20% da ingestão diária recomendada.
Por isso, ao escolher sua proteína vegana, prefira as opções com uma quantidade de sódio mais baixa e, se necessário, reduza o consumo de outras preparações ricas em sódio, como frituras e alimentos processados na sua dieta.
Como testar o sabor das proteínas veganas?
Se você pretende comprar uma nova proteína para consumir diariamente, pode valer muito a pena fazer um teste com algumas marcas e sabores antes de comprar um pote grande com 900 g de produto.
A boa notícia é que a maioria das marcas já oferece as proteínas veganas em sachês com pequenas quantidades e preços acessíveis, sendo ótimas opções para experimentar os diferentes sabores com um teste prático.
Em média, um sachê com cerca de 30g de proteína vegana custa em torno de R$ 15 – um ótimo preço para você testar diversos sabores por uma semana e escolher o vencedor do teste que vale a pena comprar em versão maior.
Definições
Após uma série de experimentos e testes de produto, nosso time elencou as 5 principais características que você não pode deixar de fora da sua análise ao escolher a melhor proteína vegana para você. Veja agora.
Fonte de proteína
As proteínas veganas podem ser feitas com diversas fontes vegetais de proteína, como arroz, ervilha, amêndoa, semente de abóbora e chia, incluindo uma combinação entre as diferentes fontes de proteína vegetal.
Cada uma possui uma característica diferente em termos de digestão e absorção, por isso, converse sobre os seus objetivos com um nutricionista e considere também se você tem alguma alergia, como à soja por exemplo, para escolher a principal fonte proteica da sua proteína vegana.
Ingredientes
Proteína Vegana cacau Dux
Que as proteínas veganas são feitas exclusivamente de ingredientes vegetais, nós já sabemos. Mas, ainda assim, é muito importante verificar a lista de ingredientes para saber exatamente do que o produto é composto.
Isso porque, além de os ingredientes passarem por um processamento para isolar as proteínas dos vegetais, algumas marcas também incluem açúcares e outros aditivos para formar um sabor específico. Apesar de passarem muitas vezes despercebidos, esses ingredientes têm um impacto na quantidade de carboidratos, gorduras e até na quantidade de sódio da proteína vegetal – além de fazerem mal à saúde, é claro.
As melhores proteínas veganas possuem as proteínas do arroz, ervilha ou soja como ingrediente principal e não contêm adição de açúcares, conservantes ou corantes. O ideal é que você fuja das proteínas enriquecidas com aditivos químicos e prefira os ingredientes mais naturais.
Tabela nutricional
A tabela nutricional é um dos principais aspectos que você deve prestar atenção ao comprar um suplemento alimentar como uma proteína vegana.
Isso porque cada combinação de ingredientes entrega uma proporção diferente de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Por isso, o ideal é que você escolha uma que combine com as suas necessidades nutricionais e objetivos, seja com mais carboidrato, menos carboidrato ou alta concentração de proteínas, por exemplo.
As melhores proteínas veganas oferecem entre 18 e 30 g de proteína em uma porção de cerca de 30g, o equivalente a cerca de um scoop ou duas colheres de sopa do produto.
Já o carboidrato pode chegar a 8 g por porção, embora existam proteínas veganas com cerca de 2 g de carboidrato por porção que podem ser adequadas até para quem opta por uma dieta low carb.
A gordura deve ser a mínima possível, já que, por definição, os vegetais utilizados como fontes de proteína possuem um baixíssimo teor de gordura – com exceção das proteínas veganas que utilizam sementes e oleaginosas como fonte principal de proteína.
Por fim, não se esqueça de avaliar a quantidade do sódio, já que o ideal é que a quantidade por porção não ultrapasse 10% da ingestão diária recomendada.
Sabor
True Vegan
Assim como os tradicionais whey proteins, as proteínas veganas também estão disponíveis em uma grande variedade de sabores.
Os sabores mais tradicionais que podem ser facilmente utilizados nos shakes do dia a dia ou em receitas fit são os de cacau (ou chocolate), baunilha, morango ou até o sabor neutro.
Já quem procura um sabor diferenciado pode optar pelas opções mais inovadoras com sabores de doce de leite, banana com canela, coco, frutas vermelhas, salted caramel, açaí com banana, torta de limão e muito mais.
Quantidade
Na hora de escolher sua proteína vegana, não deixe de considerar suas necessidades diárias e a quantidade da embalagem, que pode variar bastante.
As embalagens pequenas de proteínas veganas possuem cerca de 300 g; as médias, em torno de 500 g e as embalagens maiores podem conter até 900 g ou 1 kg de produto.
Além disso, a maioria das marcas também oferece sachês de proteína vegana com cerca de 30 g de produto, ótimos para quem consome a proteína esporadicamente, costuma levar no dia a dia ou em viagens, ou simplesmente deseja experimentar um sabor diferente antes de se comprometer com o preço mais elevado das embalagens grandes.
Se o preço for um fator relevante para você, não deixe de verificar o custo por grama das proteínas veganas para fazer um comparativo. Para isso, basta dividir o preço do produto pela quantidade de gramas da embalagem e você conseguirá fazer uma comparação efetiva do custo-benefício de cada opção.
Marcas
Veja agora quais são as 10 marcas classificadas em nosso teste de adequação que entregam proteínas veganas de boa qualidade e em sabores variados.
Essential Nutrition
A Essential Nutrition é uma das maiores empresas brasileiras no mercado de suplementos alimentares. Sua equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, chefs de cozinha e engenheiros investem horas em estudo e pesquisa científica e sensorial para preparar suas fórmulas inteligentes, nutritivas e muito saborosas. A marca preza pela utilização dos mais elevados padrões farmacêuticos, incluindo uma seleção cuidadosa de fornecedores, a escolha dos melhores ingredientes do mundo, e de uma análise laboratorial de toda matéria-prima utilizada em seus produtos. Além de suplementos alimentares em todas as categorias, hoje a marca também oferece um portfólio abrangente em sua linha vegana, incluindo pro-collagen vegan, multivitamínicos, aminoácidos, glutamina, energéticos, golden milk e uma seleção exclusiva de proteínas veganas nos sabores vanilla, cacau, banana com canela e neutro.
Rakkau
A Rakkau é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de produtos veganos, saudáveis e sustentáveis. A marca nasceu há pouco mais de 7 anos, a partir da paixão por nutrição e esportes, além de sua preocupação em oferecer mais alternativas aos produtos industrializados e de origem animal. Hoje a marca já oferece uma grande linha de suplementos esportivos veganos e naturais, com fórmulas orgânicas, sustentáveis e totalmente livres de substâncias alergênicas. A marca utiliza proteínas do arroz, da ervilha e da soja em suas composições, oferecendo proteínas veganas muito nutritivas com cerca de 21 g de proteína e 2,4 mcg de vitamina B12 por porção. Atualmente, suas proteínas veganas estão disponíveis nos sabores cacau, baunilha, coco, raw (neutro), morango, açaí com banana, paçoca, cookies e café.
Pura Vida
A Pura Vida tem o propósito de ajudar as pessoas a conquistarem uma melhor qualidade de vida e um estilo de vida orgânico. Para isso, a marca oferece alimentos puros, livres de açúcares, conservantes, corantes e outros componentes químicos, e que também tenham alta diversidade e densidade nutritiva, entregando proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes em suas fórmulas. Suas proteínas veganas são fontes de fibras, feitas 100% à base de plantas, incluem 11 frutas, verduras e legumes em suas composições, além de cálcio, zinco e mais 15 vitaminas e minerais, e estão disponíveis nos deliciosos sabores de açaí com banana e chocolate.
Mother Nutrients
A Mother Nutrients é uma marca vegana e plant-based que surgiu com o propósito de entregar uma vida mais conectada com o nosso corpo e o planeta. Para isso, a marca seleciona as melhores proteínas à base de plantas para entregar fórmulas de alta qualidade, nutritivas, saborosas e sem aquela textura de areia comum das proteínas de baixa qualidade. Suas proteínas veganas são livres de glúten e açúcares, entregam até 23 gramas de proteína por porção e estão disponíveis nos sabores chocolate, morango, vanilla, doce de leite e neutro. A marca oferece suas proteínas tanto em potes de 512g, quanto em sachês individuais de 32g cada, ótimos para quem deseja experimentar os diferentes sabores para escolher o seu favorito.
biO2
A biO2 atua há mais de 20 anos com o objetivo de ser uma marca referência em sustentabilidade, preservando a biodiversidade e o consumo consciente. Para isso, a marca se esforça para oferecer produtos altamente nutritivos e saudáveis com o menor impacto ambiental possível, promovendo maior qualidade de vida aos seus consumidores, com uma alimentação saudável e a conexão com a natureza. Todos os produtos da biO2 são veganos, feitos com ingredientes orgânicos e locais, além de livres de glúten, corantes, conservantes e aromas artificiais e, é claro, cruelty-free. Hoje a marca já oferece uma grande linha de proteínas veganas, desde as proteínas em pó de arroz e ervilha disponíveis nos sabores baunilha, alfarroba, açaí e banana, cacau e maca peruana, até suas diversas barras, sucos, vitaminas e alimentos proteicos e práticos para o dia a dia.
Eat Clean Brasil
A Eat Clean Brasil surgiu em 2014, com o foco de proporcionar saúde e bem-estar de forma inovadora e muito gostosa a partir de seus produtos feitos com matérias-primas de alta qualidade e totalmente naturais. A marca acredita que os produtos à base de plantas são realmente capazes de promover uma mudança significativa no planeta e na saúde das pessoas, e por isso atua com uma equipe multidisciplinar para elaborar produtos nutritivos e amigos do meio-ambiente. Suas proteínas veganas, disponíveis tanto em lata quanto em sachês individuais, são feitas com base de proteína de ervilha e arroz, são ricas em vitamina B12, livres de açúcares e podem ser encontradas nos sabores cacau, banana, salted caramel, greens, frutas vermelhas e sem sabor.
Athletica Nutrition
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de suplementos alimentares, a Athletica Nutrition é uma grande referência ao associar sabor, saúde, força e energia em seus produtos. Além de utilizar tecnologia de ponta, a marca também conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da ADS Laboratório Nutricional, fabricando produtos de acordo com as normas da ANVISA e da BPF (Boas Práticas de Fabricação), garantindo alta qualidade e eficiência em seus suplementos funcionais, proteicos, energéticos, hidroeletrolíticos e muitos outros. Hoje a marca possui uma linha desenvolvida especialmente para o público vegano, a Best Vegan, que além de biscoitos e snacks também oferece diversas proteínas veganas em sabores diferenciados como torta de maçã com canela, tiramisu, muffin com morango e banana, cocada e bolo de banana.
Nutrify
Especialista em alimentação funcional, a Nutrify é uma empresa que vem ganhando bastante espaço no universo vegano ao entregar produtos altamente nutritivos, saborosos e responsáveis. A marca desenvolve seus produtos sob os mais rígidos padrões de qualidade e inspeção, utilizando matérias-primas selecionadas e contando com um time de consultores e profissionais de saúde e nutrição baseados em diversos países. Além de suas proteínas veganas disponíveis nos sabores baunilha, cacau, café cold brew, cappuccino, fondue de chocolate e torta de banana, a marca também oferece barras de proteína veganas, ômega 3 vegan, suplementos de fibras reguladoras e compostos bioativos, além de levedura nutricional em flocos.
Dux
A Dux Nutrition Lab é uma marca que acredita que somos todos capazes de realizar feitos sobre-humanos, e por isso busca entregar produtos que promovam desempenho, saúde e bem-estar para contribuir positivamente para o dia a dia das pessoas e seus desafios. Com pouco mais de 6 anos de sua fundação, a marca projeta, desenvolve e fabrica suplementos alimentares avançados que, além de saudáveis, também são muito saborosos e eficientes ao transformar nutrientes em saúde e energia. A FreshVegan, proteína vegana da marca, é feita a partir das proteínas de ervilha, arroz, semente de abóbora e chia, com uma fórmula livre de conservantes, espessantes, estabilizantes e ingredientes inferiores, e que entrega 20 g de proteína por dose.
Vitafor
Com mais de 14 anos de experiência, a Vitafor é uma marca brasileira de suplementos nutricionais que está entre as mais premiadas e recomendadas pelos profissionais de saúde do país. Ao associar alta qualidade, eficácia e inovação, a marca já oferece mais de duzentos produtos em diversas categorias para apoiar a saúde da população da infância à melhor idade. A marca possui seu próprio laboratório de análises com certificações nacionais e internacionais, além da maior e mais moderna fábrica do segmento de suplementos nutricionais. Sua linha vegana conta com probióticos, aminoácidos, energéticos, BCAAs, além de proteínas veganas de soja ou de ervilha e arroz, disponíveis nos sabores cacau, banana com canela, morango, baunilha e natural.
Guia – Café da manhã proteico e vegano? Veja 3 receitas aqui
Veganpro Nutrify
Se você está cansado do tofu mexido de manhã e quer garantir uma boa dose de proteínas já no começo do dia, a proteína vegana pode ser sua melhor amiga na hora de variar o cardápio.
Com ela, você pode dar um boost no seu aporte de proteínas e ainda preparar receitas de café da manhã ultra saborosas e rápidas. Não acredita? Veja abaixo três receitinhas práticas e fáceis de fazer com a proteína vegana.
Panqueca doce
Que tal uma receita docinha e proteica pro café da manhã? Se panqueca é a sua praia, bata no liquidificador 1 xícara de farinha de aveia, 1 banana amassada, 2 xícaras do leite vegetal de sua preferência ou água, 1 a 2 scoops de proteína vegana sabor neutro ou chocolate e uma colher de chá rasa de fermento químico em pó.
Depois, basta colocar duas a três colheres do líquido numa frigideira com um pouquinho de óleo de coco, aguardar alguns minutinhos e virar quando ela estiver dourada. Você pode cobrir as panquecas com frutas vermelhas, iogurte de coco, melaço de cana ou uma colher de pasta de amendoim.
Mingau proteico
Sabe aqueles dias frios em que tudo o que você quer é um café da manhã a la comfort food?
Para começar, misture bem ½ xícara de aveia em flocos, cerca de 3 colheres de sopa de leite vegetal ou água e uma colher de pasta de amendoim e leve no microondas por cerca de 3 minutos, parando a cada 30 segundos para mexer com a colher e voltando ao microondas até completar o tempo final.
Depois, retire do microondas e acrescente uma colher da proteína vegana de sua preferência mais uma colher de pasta de amendoim para garantir uma cremosidade extra.
Smoothie energético
Nossa lista não estaria completa sem toda a praticidade de um shake, não é mesmo? E se você gosta de uma versão ainda mais cremosa e cheia de sabor, você vai adorar preparar esse smoothie em 5 minutinhos.
Basta misturar cerca de 150 ml do leite vegetal de sua preferência, 1 banana congelada, 1/2 avocado e um scoop da proteína vegetal de sua preferência, que pode ser de cacau, baunilha, coco e até mesmo doce de leite, e bater tudo no liquidificador com gelo até chegar na textura desejada.
Perguntas frequentes - FAQ
Qual a melhor proteína vegana?
De acordo com nosso teste de produto e avaliação dos consumidores, as proteínas veganas das marcas Mother Nutrients, Vitafor e Essential Nutrition estão entre as melhores do mercado atualmente.
Como tomar proteína vegana?
Você pode consumir a proteína vegana simplesmente misturando com água ou com algumas preparações especiais, como uma vitamina proteica, batendo a proteína vegana com leite vegetal e frutas, ou em receitas mais elaboradas, como mousses, bolos e cookies.
Como fazer barra de proteína vegana?
Para começar, misture uma combinação de sementes e oleoginosas, aveia ou quinoa em flocos, pasta de amendoim e/ou melaço de cana e a proteína vegana de sua preferência. Bata todos os ingredientes num processador até chegar numa textura consistente, que pode ser bem lisinha ou com alguns pedaços maiores. Depois, coloque a massa num recipiente de vidro com papel manteiga untado com óleo de coco e leve ao freezer por cerca de quatro horas. Por fim, basta cortar as barrinhas no tamanho desejado e armazená-las na geladeira por até sete dias.
Proteína vegana é boa?
Sim. Em termos gerais, as proteínas veganas são igualmente eficazes para o ganho e reparação muscular do que as proteínas de origem animal. Além disso, elas costumam fornecer fontes mais saudáveis de proteínas, são ricas em vitaminas e minerais, livres de crueldade animal e geralmente desenvolvidas de forma mais sustentável para o planeta.
Quando tomar proteína vegana?
Você pode tomar a proteína vegana em diversos momentos como no café da manhã, para já garantir um bom aporte de proteínas no começo do dia; no pós treino, para auxiliar na reparação muscular, ou de acordo com a sua dieta e estilo de vida, seguindo a orientação do nutricionista, é claro.
Qual proteína vegana tem o melhor sabor?
As proteínas veganas de baunilha, cacau e morango oferecem sabores mais neutros e fáceis de combinar com outros ingredientes, como frutas e leites vegetais. Já os sabores mais diferenciados, como doce de leite, banana com canela ou torta de maçã, podem ficar enjoativos com o tempo para quem não é fã do sabor.
Pode tomar proteína vegana para perder peso?
Sim. A proteína vegana pode auxiliar no controle e na perda de peso quando associada a uma dieta equilibrada com a orientação de um nutricionista.
Proteína de soja é vegana?
Sim. A soja é uma das principais fontes de proteína de origem vegetal e comumente encontrada nas melhores proteínas veganas do mercado.
Proteína vegana é feita de quê?
As proteínas veganas são feitas em sua maioria a partir de uma combinação de fontes de proteína vegetal como arroz integral, ervilha, soja e outros ingredientes, que juntos formam a proteína completa com todos os aminoácidos essenciais.
Existe diferença entre proteína vegana e à base de plantas?
Por definição, toda proteína à base de plantas também é vegana. Afinal, se ela não for à base de plantas, ela não é de origem vegetal, e sim animal. No entanto, as marcas podem optar por anunciar seu produto como vegetal ou plant-based, por isso, caso queira um produto ainda mais puro, não deixe de verificar a lista de ingredientes para avaliar a possível inclusão de aditivos químicos ou alérgenos.