Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Kimonos im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
12 Horas investidas
5 Estudos avaliados
2114 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Kimonos 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A hora de escolher um kimono é uma das mais empolgantes para todo praticante de artes marciais. Apesar de ser incrível escolher a sua armadura, você precisa ter atenção aos pontos negativos que ela pode ter. Este Guia de Compras testou os kimonos mais usados no Brasil e definiu quais são os melhores de 2021, com base em experimentos independentes e sem favoritismo de marcas. Saiba como escolher o tamanho certo do seu e dicas para ele não encolher ou desgastar muito rápido.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Kimono Lista com os melhores 2021

Kimono Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um kimono?

Kimonos guia de marcas

Keiko Kimono Jiu Jitso Balance

No universo das artes marciais, o kimono, tamb√©m chamado de quimono, √© uma vestimenta obrigat√≥ria usada durante a pr√°tica e competi√ß√£o por algumas modalidades, sendo as mais comuns o jud√ī, jiu-jitsu, karat√™, taekwondo e aikido. O kimono √© composto por tr√™s pe√ßas: a parte de cima, chamada de wagui ou vagui (ou ainda jaqueta, palet√≥ ou casaco); a parte de baixo, que √© uma cal√ßa; e a faixa, que vai depender do n√≠vel do praticante.

 

‚ÄúKimono‚ÄĚ significa ‚Äúcoisa para vestir‚ÄĚ, em japon√™s. Cada modalidade possui as suas especificidades quanto √†s cores, estampas, medidas (um exemplo √© que a manga do kimono de jud√ī e de jiu-jitsu devem ter comprimentos diferentes) e significados, por isso √© ideal que o traje seja o indicado para cada pr√°tica espec√≠fica.

 

Al√©m de encontrar com o nome de ‚Äúkimono‚ÄĚ, voc√™ tamb√©m pode procurar por ‚Äúdogi‚ÄĚ, que √© um termo voltado para o mundo das lutas: a maioria das artes marciais tem os seus uniformes com ‚Äėdogi‚Äô ou ‚Äėgi‚Äô no final. Karate-gi, aikido-gi judogi e mais.

 

Para que serve o kimono?

O kimono √© como uma armadura para cada lutador e, dependendo da modalidade, sua fun√ß√£o varia bastante. Para quem n√£o treina nenhuma arte marcial, √© comum achar que eles s√£o todos iguais, at√© pelas semelhan√ßas nas cores e modelos. Mas, n√£o √© bem assim. No karat√™, por exemplo, ele costuma ser feito de um material mais leve, j√° que a mobilidade √© um ponto-chave na pr√°tica. Por outro lado, os kimonos de jud√ī e jiu-jitsu s√£o mais pesados e grossos, j√° que a modalidade possui mais contato corpo a corpo.

 

Ainda assim, eles n√£o podem ser substitutos um do outro; no jiu-jitsu, a modelagem deve ser mais enxuta, sem sobrar pano para que o advers√°rio se beneficie, enquanto que no jud√ī a pegada √© primordial e modelos maiores, com mais pano, ajudam. Al√©m disso, os kimonos do BJJ (sigla para Brazilian Jiu-Jitsu) geralmente n√£o tem costura na parte das costas porque h√° muito contato com o ch√£o e rolamentos, e isto pode arranhar o praticante.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

A maior vantagem de usar um kimono √© estar seguindo as pr√°ticas da arte marcial que voc√™ treina. Quem pratica alguma dessas modalidades sabe que a vestimenta carrega os valores consigo, padroniza os participantes e √© essencial para diversas t√©cnicas. No caso do jud√ī e jiu-jitsu, sua grande vantagem √© ajudar nas t√©cnicas de pegadas, arremessos e agarramentos, e tamb√©m de ch√£o, como o tri√Ęngulo. No caso de modalidades mais soltas, como o karat√™, seu ponto poss√≠vel √© ser mais solto para golpear, chutar e fazer movimentos r√°pidos. Existem algumas outras lutas como o muay-thai, boxe e MMA que n√£o precisam da vestimenta, ent√£o o kimono n√£o se aplica a elas.

 

Contudo, independente da arte marcial, a durabilidade de um bom kimono é a sua maior vantagem. Um kimono de qualidade deve durar anos e aguentar os vários trancos e pegadas que todo praticante, seja por lazer ou profissional, vive durante os treinos.

 

Quais os tipos de kimonos disponíveis no mercado?

Al√©m das varia√ß√Ķes por cada luta, sendo algumas delas jiu-jitsu, karat√™, jud√ī, aikido e taekwondo, h√° tamb√©m outros fatores que trazem uma grande diversidade de op√ß√Ķes de kimonos. Os trajes podem ser encontrados √† base de diferentes materiais de fabrica√ß√£o, sendo os mais comuns os kimonos 100% de algod√£o tran√ßado, conhecidos por sua maior qualidade e durabilidade, e outros com algod√£o e poli√©ster, que s√£o mais leves e mais baratos, tamb√©m.

 

Os kimonos também são feitos de maneira diferente para homens e mulheres: embora sejam feitos do mesmo material e tenham as mesmas cores, o caimento para cada gênero costuma ser diferente na maioria das marcas. Abaixo, você confere uma tabela que explica como escolher o kimono para o seu tamanho e gênero sem errar.

 

As vestimentas tamb√©m s√£o encontradas em diferentes cores, podendo ter at√© estampas e detalhes como os patches, que s√£o emblemas feitos geralmente em tecidos e bordados que podem ser costurados ou colados. Enquanto que no karat√™ o kimono s√≥ pode ser branco, no BJJ ele pode ser rosa, preto e at√© de uma estampa camuflada, desde que esses modelos nada tradicionais n√£o sejam adquiridos para competi√ß√Ķes, que possuem regras mais restritas.

 

 

As maiores vantagens dos kimonos

  • Conforto;
  • Caimento;
  • Durabilidade;
  • Variedade de estilos;
  • Prote√ß√£o nas quedas;
  • Padroniza√ß√£o dos praticantes;
  • Modelos para iniciantes e profissionais.

 

O kimono é indicado para iniciantes (de todas as idades) e experientes nas artes marciais

Se voc√™ j√° decidiu qual das artes marciais quer praticar mas ainda est√° pensando se deve ou n√£o comprar um kimono, bem, a resposta √© sim. Sabemos que na hora de come√ßar algo novo, sempre fica a d√ļvida se voc√™ vai gostar ou n√£o da pr√°tica e dar continuidade a ela, por√©m voc√™ s√≥ vai conseguir conhecer a arte marcial de verdade quando adquirir o ‚Äúpacote completo‚ÄĚ, ou seja, usando a vestimenta apropriada. Al√©m de ser fundamental para a t√©cnica da maioria dos esportes, o traje certo tamb√©m traz confian√ßa.

 

Kimonno guia de marcas

Crian√ßas praticando jud√ī

Sendo assim, o mais indicado para voc√™ que est√° iniciando √© adquirir um kimono mais simples. Felizmente, as melhores marcas possuem os modelos ‚Äústarter‚ÄĚ ou ‚Äúiniciante‚ÄĚ que s√£o mais econ√īmicos, tendo tamb√©m uma dura√ß√£o adequada para voc√™ decidir se deve ou n√£o investir em uma vestimenta melhor. Logo, os modelos para quem est√° come√ßando s√£o ideais para quem est√° se aventurando nas quedas e chutes.

 

Dar o primeiro passo no universo das lutas é algo que vale para todas as idades. Os kimonos são indicados tanto para adultos, quanto para crianças que decidem se aventurar entre quedas, chutes, socos e rolamentos também. Muitos pais têm receio de comprar os kimonos infantis por causa do tamanho já que, diferente dos adultos, as crianças estão em fase de crescimento e em pouco tempo os pais podem precisar trocar de kimono. O ideal é comprar a vestimenta poucos centímetros a mais do que o tamanho da criança, para que ele acompanhe o crescimento dela.

 

Por outro lado, se voc√™ j√° pratica alguma das artes marciais mencionadas e sabe da import√Ęncia das vestimentas, mas tamb√©m que existem diversas op√ß√Ķes de marcas e uniformes no mercado, este guia de compras √© a melhor ferramenta para tirar suas d√ļvidas e te nortear sobre qual o melhor kimono para voc√™.

 

O maior guia de compras sobre kimono

Agora que você já percebeu que precisa de um uniforme de qualidade, a gente vai te mostrar os critérios que você tem que levar em consideração para não errar na hora de comprar o seu. Neste Guia de Compras, nossos especialistas preparam uma lista do que você precisa saber para comprar o melhor kimono, explicando como escolher e dando a opinião técnica especializada sobre os maiores problemas que você pode encontrar em um Рe, principalmente, como fugir deles. Os experts realizaram vários testes e experimentos com os kimonos das marcas mais confiáveis do mercado e definiram quais são os melhores à venda.

 

Cinco principais problemas que encontramos após a avaliação dos kimonos

 

Tamanho errado

O tamanho do kimono é um dos pontos-chave e você deve ter atenção redobrada antes da compra. Ao usar um tamanho errado para o seu corpo, a movimentação e golpes da prática esportiva vão ser prejudicados. O uniforme pode abrir, não acompanhar o movimento por estar justo demais ao corpo, facilitar a pegada do oponente em artes que o excesso de pano não é recomendando, dentre outros problemas.

 

A aten√ß√£o aqui √© de que a escala de tamanhos n√£o √© padronizada para todas as marcas mas, felizmente, todas elas possuem uma tabela descrevendo como voc√™ deve tirar suas medidas. Os especialistas realizaram uma compara√ß√£o de similaridade entre as tabelas das marcas e seus produtos vendidos e apenas duas marcas foram eliminadas da classifica√ß√£o dos ‚Äúmelhores kimonos‚ÄĚ que voc√™ ver√° completa abaixo porque as medidas estavam incompat√≠veis com o produto final. N√£o negligencie essa etapa, ela √© fundamental, uma vez que o tamanho do uniforme √© definido pela sua altura e peso. A seguir, uma tabela geral:

 

Masculino
A0: Até 1,60 m Рaté 60 kg
A1: Até 1,70 m Рaté 65 kg
A2: Até 1,80 m Рaté 80 kg
A3: Até 1,90 m Рaté 95 kg
A4: Até 2 m Рaté 110 kg

 

Feminino
F1: Até 1,50 m Рaté 45 kg
F2: Até 1,60 m Рaté 55 kg
F3: Até 1,70 m Рaté 65 kg
F4: Até 1,80 m Рaté 80 kg
F5: Até 1,90 m Рaté 95 kg
F6: Até 2 m Рaté 110 kg

 

Infantil
M00: Até 3 anos
M0: Até 5 anos
M1: Até 7 anos
M2: Até 9 anos
M3: Até 11 anos
JR: Até 13 anos

 

Encolher além do esperado

Bem, se você está comprando seu primeiro kimono, precisa saber que ele encolhe. Todas as marcas devem informar a média de encolhimento do produto para que isso seja levado em conta ao escolher o tamanho da vestimenta. Tenha atenção se a marca que você está querendo comprar detalha a redução que você deve esperar após a lavagem, especialmente para os modelos brancos, que são feitos de algodão cru e encolhem mais rapidamente. Os melhores kimonos testados foram os que apresentaram um menor encolhimento em comparação com os demais, após detalhada inspeção do antes e depois.

 

Desgaste r√°pido

O kimono é uma vestimenta que precisa aguentar tudo: seja a parte do joelho mais reforçada, para modalidades em que chutar incansáveis vezes faz parte da rotina, ou reforço na parte de cima, o wagui, para as diferentes pegadas durante as quedas, é importante que ele não seja nada frágil.

 

Durante os testes pr√°ticos realizados pelos experts, sete marcas foram reprovadas no quesito durabilidade. Todas as marcas participaram de um experimento que simulava o uso real do uniforme, dentro das mesmas condi√ß√Ķes e atividades. A dica que fica ap√≥s a avalia√ß√£o √© escolher um modelo com tecido tran√ßado e 100% algod√£o, pois s√£o mais resistentes e, al√©m disso, n√£o al√©rgicos.

 

Modelo inadequado para a modalidade praticada

Por causa da composi√ß√£o entre wagui ou vagui, que √© a parte de cima, cal√ßa e faixa, √© comum pensar que eles s√£o iguais para as diferentes artes marciais. Contudo, n√£o √© bem assim. Com essa d√ļvida em mente, os experts fizeram uma compara√ß√£o entre os modelos e terminaram a pesquisa com um teste pr√°tico usando o kimono de jud√ī (judogi) para praticar karat√™, sem sucesso. O peso do material e a mobilidade que ele proporciona n√£o s√£o adequados para a pr√°tica, e vice-versa. Ou seja, ao comprar um kimono, se certifique de que ele seja pr√≥prio para aquela arte marcial.

 

Soltar a cor durante o treino

Algumas pr√°ticas permitem que os kimonos fujam da cor branca, podendo ser tamb√©m coloridos e at√© estampados. Mas tal liberdade tem um lado negativo, tamb√©m. Isso porque alguns modelos acabam ‚Äúsoltando a cor‚ÄĚ ap√≥s entrarem em contato com o suor. Imagine que al√©m de sujar a si mesmo, o tatame de treino tamb√©m pode ficar sujo ap√≥s o acontecido. Felizmente, este problema n√£o √© t√£o comum e apenas duas marcas soltaram a tinta do kimono ap√≥s avalia√ß√£o. O ideal √© sempre lavar antes do primeiro uso e evitar que isso aconte√ßa.

 

Como os consumidores podem testar o kimono antes e após a compra?

Antes da compra de um kimono, o teste em loja f√≠sica deve ser feito ao provar o traje e fazer movimenta√ß√Ķes similares √†s do treino, para determinar se est√° ou n√£o confort√°vel no corpo. De toda forma, com as tabelas das marcas, √© poss√≠vel comprar sem sair de casa e sem errar no tamanho certo. Ap√≥s a compra, o teste √© de verificar a durabilidade do produto, uso ap√≥s uso, e observar se ele est√° ou n√£o com algum defeito, para compras virtuais.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar um kimono?

 

Se você pratica por lazer, seja prático

Caso você não tenha ainda o espírito de atleta da arte marcial dentro de si, e a pratique apenas como um lazer, uma atividade ou hobby para liberar energia e ter ainda mais disciplina na rotina, não é necessário investir em um kimono profissional, da melhor classe. Você pode optar por uma vestimenta com um bom custo-benefício, feita com um tecido menos resistente e modelagem mais simples e leve. Um uniforme regular, confeccionado com 60% algodão e 40% poliéster, deve funcionar bem por um tempo, se você praticar a modalidade entre uma, duas vezes na semana e por uma hora, como um lazer.

 

Kimono guia de marcas

Competição

Kimono para treinar x kimono para competir

Já se o seu objetivo é evoluir e alcançar novas faixas, ou até mesmo fazer da arte marcial a sua vida, você com certeza precisa de mais de um kimono e deve investir na compra do melhor possível. Assim como são as chuteiras para os jogadores de futebol, o kimono afeta diretamente o seu desempenho em uma luta, sendo fundamental para o atleta. Por isso, o uniforme de treino deve ser de ótima qualidade, resistente e mais leve, embora seja normal treinar com uma veste já um pouco desgastada depois de certo tempo. Por outro lado, quando falamos em competir, ele não pode ter rasgos e nem manchas, e ainda deve estar enquadrado nas regras da competição, que vão de tamanho, cores do uniforme e das golas, material de fabricação e locais que podem ter patches ou não.

 

Cores e as artes marciais

Falamos acima sobre os kimonos de treino x de competi√ß√£o e das regras espec√≠ficas para suas cores e patches em competi√ß√Ķes, mas cada esporte tem uma regra diferente e voc√™ precisa levar a regra do seu em considera√ß√£o antes da compra. Se seu universo √© o do jiu-jitsu, j√° deve ter visto kimonos de todas as cores: preto, roxo, rosa, estampa camuflada, cal√ßa com palet√≥ de cores diferentes, tamb√©m. Por outro lado, em competi√ß√Ķes oficiais, s√£o permitidas apenas os kimonos nas cores branco, azul royal ou preto, com a cal√ßa e gola da mesma cor. No caso do jud√ī, voc√™ pode treinar com as cores branco e azul royal, mas competir apenas com a primeira. O karat√™, por outro lado, s√≥ o branco √© permitido, independente do momento.

 

Calças em sarja e rip-stop

A calça não é a parte mais importante, mas ela também não deve ser negligenciada. Ela costuma ser feita de um material mais leve que a parte de cima. Exemplos bons de calças de qualidade são as de sarja, que tem um peso mais leve e ajudam a trazer agilidade nos tatames. O rip-stop é um tipo de tecido muito usado em fardas militares, sendo conhecido por ser um pouco mais resistente do que a sarja. Uma calça em rip-stop pode também variar em sua composição, podendo ser 100% algodão ou tecido misto (50% algodão, 50% poliéster) ou 100% poliéster.

 

Gola higiênica é um plus

A gola higi√™nica √© uma op√ß√£o adicional que pode ser considerada como um ‚Äúalgo mais‚ÄĚ na hora de comprar o seu uniforme; n√£o √© essencial, mas serve como desempate entre dois kimonos incr√≠veis. A gola higi√™nica possui a√ß√£o antimicrobiana, podendo proteger contra fungos e bact√©rias do contato no combate. Antes de comprar, nas especifica√ß√Ķes do produto como material de confec√ß√£o, medidas e demais pontos, observe se ele tamb√©m vem com a gola higi√™nica.

 

MARCAS

 

KORAL

A marca brasileira Koral é sediada em São Paulo e fabrica vestimentas para atletas e praticantes de Jiu-Jitsu, MMA e No Gi, com exportação para mais de 30 países. Ela surgiu em 1997 e foi uma das pioneiras na fabricação de kimonos adaptados às necessidades e ao gosto dos lutadores de BJJ, sendo uma das mais conhecidas até os dias atuais. Além dos kimonos unissex, masculinos, femininos e infantis, a Koral também vende rash guards, shorts de compressão e acessórios. Alguns dos modelos de uniformes já vem 100% pré-encolhidos (ou seja, não encolhem após a lavagem), casaco em tecido trançado, 100% algodão e gola antifungos.

 

Kimono guia de marcas

Kimono Jiu Jitsu Atama

ATAMA

Criada em 1989, √© uma empresa brasileira que define que sua base e valores est√£o em harmonia com a cultura japonesa. O nome Atama significa cabe√ßa, mente e intelig√™ncia. A Atama comercializa kimonos, vestimentas e acess√≥rios destinados a praticantes e adeptos de diversas modalidades, como o jiu-jitsu, taekwondo, aikido, karat√™, jud√ī,entre outras artes. Devido √† variedade e a qualidade de seus produtos, a Atama tornou-se reconhecida mundialmente. A marca, conhecida em todo o pa√≠s, tamb√©m comercializa seus produtos em outros pa√≠ses da Europa, Estados Unidos e at√© mesmo para o pr√≥prio Jap√£o. A maior parte dos seus kimonos √© feita de tecido tran√ßado leve 100% algod√£o e sem costura nas costas.

 

KEIKO SPORTS

A marca nacional Keiko come√ßou com a produ√ß√£o de artigos de uso esportivo em 1988, passando a desenvolver seus kimonos espec√≠ficos para jiu-jitsu no ano seguinte. Sua sede fica em S√£o Paulo capital e, no interior, o parque fabril. A empresa tamb√©m possui atualmente uma base de distribui√ß√£o nos Estados Unidos, que cobre toda a Am√©rica do Norte. S√£o v√°rios produtos √† venda em seu cat√°logo, desde kimonos, faixas, rashguards at√© camisetas, bon√©s e outros acess√≥rios. Seus kimonos possuem refor√ßo nas principais costuras para garantir resist√™ncia e costumam ser feitos a partir de tecido tratado ‘pr√©-encolhido’, mas a empresa refor√ßa que eles podem encolher at√© 3%, dependendo do modo de secar.

 

ADIDAS

A Adidas surgiu do rompimento entre os irm√£os Adi e Rudi, que criou a Puma. Em 1920, eles possu√≠am a F√°brica de Cal√ßados Esportivos Irm√£os Dassler. Em 1948, houve a separa√ß√£o. A marca alem√£ √© uma das maiores e mais famosas nos dias atuais quando pensamos em artigos esportivos. Uma de suas cal√ßas de karat√™ possui el√°stico na cintura, al√©m do tradicional cord√£o, e prote√ß√£o na √°rea da costura do el√°stico da cintura, para proporcionar maior conforto, tendo oposi√ß√Ķes tanto 100% algod√£o, quanto 60% algod√£o e 40% poli√©ster, al√©m das cores branco, azul royal e preto, dependendo da modalidade, j√° que a empresa fabrica para diversas (sendo jud√ī, karat√™ e jiu-jitsu algumas delas).

 

KVRA

A marca brasileira KVRA nasceu há poucos anos, em 2013, e já é uma referência no mercado brasileiro. Tudo começou com bonés com a estampa de caveira e cresceu para kimonos, roupas de treinos e acessórios diferentes do que já havia no mercado, prometendo cortes mais definidos para a modelagem das roupas, design diferentes, cores mais chamativas e estampas, fugindo um pouco dos tons neutros tradicionais. Grande parte dos uniformes da Kvra possuem modelagem slim, alguns com a estampa característica da caveira no vagui, e já vem de fábrica pré-lavados e pré-encolhidos, podendo chegar até 5% de encolhimento após a primeira lavagem.

 

MKS

Kimono Jiu Jitsu MKS

A MKS surgiu em 1994, inicialmente como uma importadora de grandes marcas para o territ√≥rio nacional, inclusive da Adidas. De uns anos para c√°, al√©m de importa√ß√£o, a empresa tamb√©m desenvolveu uma linha pr√≥pria de produtos e atualmente conta com cole√ß√Ķes de luvas, caneleiras, kimonos de jiu-jitsu, jud√ī e karat√™, al√©m de diversos acess√≥rios e roupas. Um de seus kimonos espec√≠ficos para jud√ī possui a cor branca e √© feito a partir do que pede a padroniza√ß√£o para competi√ß√Ķes nacionais e internacionais, sendo 100% algod√£o, com blus√£o tran√ßado e alvejado, e cal√ßa de tecido em lona refor√ßada do joelho para baixo.

 

TORAH

A brasileira Torah come√ßou a vender seus kimonos h√° mais de 30 anos e segue, at√© hoje, com muita for√ßa no pa√≠s, possuindo um dos leques mais completos de uniformes, por contemplar aikido, taekwondo, kung-fu, jiu-jitsu, jud√ī, capoeira, karat√™, muay-thai, dentre outros, al√©m de outros acess√≥rios, como bolsas e sacolas. Um de seus modelos, para a pr√°tica de jiu-jitsu, conta com refor√ßos da costura nas axilas, peito, costas e joelho, al√©m de gola com seis costuras, recheada com EVA. Outro, de karat√™, √© feito completamente de sarja e j√° vem com uma faixa branca simples, ideal para iniciantes na modalidade esportiva.

 

BAD BOY

Muito presente no Brasil, a marca norte-americana Bad Boy nasceu em San Diego, na Calif√≥rnia, em 1982. Ela come√ßou com a venda de camisetas e cal√ß√Ķes para surfistas, skatistas e pilotos de motocross de San Diego, iniciando no segmento de desportos de combate na d√©cada de 90. At√© hoje, a Bad Boy possui, em seu portf√≥lio de produtos, op√ß√Ķes que contemplam atletas de esportes de aventura e combate, equipamentos esportivos e vestu√°rio. Um de seus uniformes √© feito com molde inspirado em ternos italianos, super slim, prometendo n√£o deixar tecido sobrando. Al√©m de garantir grande resist√™ncia por ter refor√ßo nos principais pontos de tens√£o, gola e joelho, e costura tripla na manga.

 

KUSAKURA

A japonesa KuSakura √© uma das marcas mais tradicionais no universo dos judocas. Ela foi fundada em 1918 e se tornou a empresa especialista em jud√ī mais antiga do mundo, tendo vestido atletas ol√≠mpicos com seus judogis, nos Jogos Ol√≠mpicos de T√≥quio, em 1964 – foi a primeira vez da pr√°tica como esporte ol√≠mpico. Inicialmente com fabrica√ß√£o manual e um trabalho quase que artesanal, a empresa hoje conta com maquin√°rio de alta tecnologia e inova√ß√£o. Um de seus kimonos, espec√≠fico para competi√ß√Ķes, √© feito com um fio chamado Sashiko, feito do gr√£o de arroz, que deixa o tecido mais estruturado e resistente.

 

VENUM

Muita gente n√£o sabe, mas a Venum Fight √© uma marca brasileira; todos os produtos s√£o fabricados no Brasil na mesma f√°brica, como kimonos, bermudas e camisas, tendo apenas a linha de boxe com fabrica√ß√£o internacional, na Tail√Ęndia. Ela come√ßou a venda de seus produtos com foco na Europa, por uma car√™ncia de produtos bons no continente e, em seguida, ganhou o mundo, inclusive uma grande proje√ß√£o no pa√≠s. Seus kimonos de jiu-jitsu e karat√™ possuem a logo da marca, a famosa cobra estampada. Tamb√©m, s√£o feitos com tecidos leves, tanto que a marca promete treinos confort√°veis at√© nos dias mais quentes.

 

Fatos interessantes & guia

 

Dicas para limpeza e manutenção do kimono

Al√©m de comprar o melhor kimono por sua qualidade, voc√™ tamb√©m precisa saber como conservar a sua armadura. Ent√£o algumas dicas a seguir podem te ajudar a mant√™-lo novinho, mesmo depois de v√°rios treinos e competi√ß√Ķes. O primeiro ponto √© que voc√™ deve lavar logo ap√≥s o uso, para evitar que o cheiro do suor fique na pe√ßa. Caso n√£o consiga, deixe em um local ventilado.

 

Na hora da lavagem, muita aten√ß√£o: √°gua fria, nada de quente e coloque sempre ao contr√°rio, para diminuir os riscos de que ele seja manchado. N√£o coloque alvejante, cloro ou detergentes. Para tirar o mau cheiro do suor, basta adicionar vinagre. A secagem deve ser feita na sombra, n√£o devendo colocar em secadora, pois ele vai encolher. Na hora de passar, cheque a temperatura: a m√°xima deve ser 110¬į.

 

 

Nota do especialista

Apesar de ter uma tabela padr√£o que disponibilizamos sobre o tamanho, sempre procure verificar suas medidas nas tabelas pr√≥prias de cada marca, para evitar erros e tamanhos errados. Nunca esque√ßa de chegar a propor√ß√£o de encolhimento da pe√ßa, caso haja, e leve sempre em considera√ß√£o o seu peso atual. Muitos praticantes de atividades f√≠sicas consideram que ir√£o perder peso no processo de treino, o que de fato pode acontecer, e acabam comprando numera√ß√Ķes menores e isso pode ser frustrante. √Č melhor comprar depois um tamanho menor por ter emagrecido do que se sentir desconfort√°vel e, consequentemente, desmotivado durante os treinos.

 

https://blog.kvrastore.com.br/jiu-jitsu/qual-e-a-diferenca-entre-judo-e-jiu-jitsu/

https://jiu-jitsujudo.webnode.com.br/historia/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-arte-marcial-mais-eficiente/

https://www.uol.com.br/esporte/judo/ultimas-noticias/2014/11/26/jiu-jitsu-e-outras-lutas-nao-sao-bem-vindas-no-judo-atletas-nao-gostaram.htm

https://www.graciemag.com/2021/01/21/uma-breve-historia-das-faixas-no-jiu-jitsu/

 

FAQ

Por que o kimono do karatê é branco?

O branco representa pureza, que no karatê está ligada ao fato de não serem utilizadas quaisquer tipos de armas na prática, apenas a técnica pura e a força do homem.

Se usa camisa debaixo do kimono?

Não é permitido o uso de camisas por baixo do kimono para os homens, apenas para as mulheres. Elas devem ser coladas ao corpo, feitas de tecido elástico, com mangas curtas ou compridas.

Como deixar o kimono mais mole?

Uma dica para deixar o kimono mais maleável é acrescentar vinagre na lavagem. Além de ajudar na neutralização dos odores, ele também tira os resíduos de sabão do tecido, o que pode contribuir para que ele fique mais rígido.

Como deixar o kimono mais branco?

Acrescente bicarbonato de sódio no processo de pré-lavagem (ou seja, ao deixar de molho) ou na hora da lavagem. A proporção de meio copo americano por kimono funciona para clarear, sem precisar usar produtos químicos.

Quantos kimonos um praticante deve ter?

A quantidade certa é de um para cada dia de treino. Sabendo que é difícil (e caro), tente ter ao menos dois para ir revezando entre as lavagens.

Comprei um kimono grande. Como faço para encolhê-lo em casa?

Nesse caso, esqueça a regra de lavagem e secagem a frio e, em caso de algodão, coloque na água fervendo ou quente por alguns minutos. Se for colorido, cuidado para não manchar outras roupas. Mexa com uma colher de pau para se certificar de que todas as partes entrarão em contato com o calor.

O kimono esquenta muito?

Algumas práticas têm kimonos mais pesados, consequentemente mais quentes. A verdade é que todos esquentarão, especialmente por causa da atividade física realizada e o gasto de energia.

Mulher pode usar kimono masculino?

O ideal é buscar por modelos unissex ou femininos, uma vez que o segundo possui uma modelagem com melhor caimento para as mulheres.

Qual o preço de um kimono?

O kimono completo pode ser encontrado em diversos preços, a depender da qualidade e marca. Os modelos mais simples são acima de R$100 e os mais completos podem ultrapassar mil reais.

Onde surgiram os kimonos?

Os kimonos surgiram no Japão e sua origem não está ligada às artes marciais, e sim às roupas da época, sendo usados para lutas posteriormente.

Deixe um coment√°rio