Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Esta√ß√Ķes de Muscula√ß√£o im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
27 Horas investidas
7 Estudos avaliados
4567 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Esta√ß√Ķes de Muscula√ß√£o 2021 - Comparativos, Reviews e mais

Com o dia a dia corrido da vida moderna e cada vez mais pessoas preocupadas com a sa√ļde e a forma f√≠sica, treinar em casa tem se tornado uma pr√°tica muito comum. Por isso, ter sua pr√≥pria esta√ß√£o de muscula√ß√£o em casa √© uma excelente alternativa para treinar a qualquer hora, sem precisar se locomover at√© a academia. O problema √©: escolher este tipo de equipamento que, al√©m de grande, exige um valor relativamente elevado de compra, pode ser muito dif√≠cil. Para te ajudar, nossa equipe investiu mais de 30 horas em pesquisas, testou diversos equipamentos na pr√°tica e divulgou o vencedor do teste em nossa tabela de compara√ß√£o que voc√™ encontra a seguir.

Cecilia Costa

Cec√≠lia √© publicit√°ria, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em S√£o Paulo. No curr√≠culo entram mais de 10 anos de experi√™ncia com conte√ļdo na √°rea editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decis√Ķes, com grande interesse e expertise nas √°reas de sa√ļde, esportes, educa√ß√£o e viagens.

Mais sobre Cecilia

Esta√ß√£o de Muscula√ß√£o Lista com os melhores 2021

Estação de Musculação Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é uma estação de musculação?

Estação de musculação

Estação de musculação

A estação de musculação é um equipamento multifuncional dividido por estruturas que permite que um ou mais usuários treinem a maior parte dos grupos musculares com apenas um equipamento, que pode ser utilizado em casa, condomínios e até mesmo em hotéis e outros estabelecimentos.

 

Como uma estação de musculação funciona?

A estação de musculação é composta por cabos, barras, puxadores, um banco e outros acessórios que permitem a execução de até 50 exercícios diferentes ou mais, dependendo da estrutura de cada aparelho e do seu conhecimento e experiência com os equipamentos de musculação.

 

Dessa forma, a esta√ß√£o de muscula√ß√£o possui mecanismos que se conectam entre si, funcionando para favorecer a pr√°tica de um treino semelhante ao de uma academia, permitindo fazer exerc√≠cios de resist√™ncia e fortalecimento para bra√ßos, pernas, peitoral, costas, ombros e outros m√ļsculos do corpo no conforto de casa.

 

De acordo com nosso teste de produto, percebemos que praticamente todas as marcas incluem um manual de instru√ß√Ķes com uma lista de exerc√≠cios poss√≠veis de realizar com cada parte da esta√ß√£o de muscula√ß√£o, o que ajuda na execu√ß√£o dos exerc√≠cios de forma adequada.

 

Vantagens & Aplica√ß√Ķes

 

Ter uma estação de musculação em casa oferece diversas vantagens e benefícios para quem já conhece os exercícios de musculação ou conta com acompanhamento profissional como um personal trainer.

 

Com ela, é possível treinar os grupos musculares mais importantes com apenas um aparelho no seu tempo e no seu ritmo, sem se preocupar em ter que revezar o equipamento com outras pessoas.

 

Mulher treinando na estação de musculação

Mulher treinando na estação de musculação

A estação de musculação também favorece treinos de circuito e é capaz de otimizar o tempo de treino de forma considerável, especialmente para quem costuma treinar em academias cheias nos horários de pico.

 

Com uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o em casa, voc√™ n√£o precisar√° se locomover at√© a academia sempre que quiser treinar, economizando tempos de deslocamento e at√© mesmo o reduzindo o estresse e o risco de faltar aos treinos em dias de chuva ou com muito tr√Ęnsito.

 

Dessa forma, ao fazer exerc√≠cios de muscula√ß√£o, aliados a uma dieta equilibrada e, preferencialmente, com o acompanhamento de um profissional especializado, a esta√ß√£o de muscula√ß√£o auxilia no processo de emagrecimento, favorece o ganho de massa magra e a tonifica√ß√£o de praticamente todos os m√ļsculos do corpo, dependendo do seu n√≠vel de familiaridade com o equipamento.

 

Quais os tipos de estação de musculação estão disponíveis?

 

De modo geral, as esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o est√£o divididas em dois tipos principais: residencial e profissional.

 

A estação de musculação residencial costuma ser mais compacta e oferece os exercícios mais básicos de musculação, geralmente entre 12 e 30 tipos de exercícios diferentes. Este tipo costuma oferecer suporte para apenas um usuário por vez, o que faz sentido para quem procura um equipamento para treinar individualmente em casa.

 

A estação de musculação residencial é menor, mais leve e se adapta melhor aos espaços disponíveis em casa, embora ainda sim exija um espaço relevante com o equipamento em uso.

Estação de musculação residencial

Estação de musculação residencial

  • Pr√≥s – tamanho mais compacto para uso em casa; favorece exerc√≠cios b√°sicos de muscula√ß√£o; mais barato.
  • Contras – mais limitado em termos de exerc√≠cios; suporte para apenas um usu√°rio por vez.

J√° a esta√ß√£o de muscula√ß√£o profissional, como o pr√≥prio nome sugere, √© mais completa, ocupa mais espa√ßo, oferece cargas de peso maiores e permite um n√ļmero consideravelmente superior de exerc√≠cios diferentes no mesmo equipamento.

 

Outra vantagem é que, dependendo do modelo, a estação de musculação profissional pode possibilitar o uso para 2 ou até 3 pessoas simultaneamente no mesmo equipamento. Dessa forma, somado ao seu tamanho maior e ao alto valor de investimento, ela é indicada especialmente para condomínios, academias, clubes e hotéis.

  • Pr√≥s – pode ser usada simultaneamente por 2 ou at√© 3 pessoas por vez; material mais resistente; permite um n√ļmero maior de exerc√≠cios e carga.
  • Contras – ocupa um espa√ßo consideravelmente maior; pre√ßo mais elevado; requer um profissional capacitado para a montagem da esta√ß√£o.

 

Para quem a estação de musculação é indicada?

 

Uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o pode ser extremamente √ļtil para alguns grupos de usu√°rios, especialmente aqueles que j√° t√™m alguma experi√™ncia com a pr√°tica de muscula√ß√£o.

 

Ainda assim, quem não tem muita experiência com a musculação, mas deseja melhorar a qualidade de vida, e pode contar com o apoio de um profissional de educação física, também pode se beneficiar em ter uma estação de equipamento em casa.

 

Isso também vale para atletas que desejam complementar seus treinos em casa ou no condomínio, sem precisar se locomover até a academia com uma rotina corrida de treinos. Além disso, quem possui uma rotina de treinos regrada e estruturada, com tempos de descanso estipulados entre uma série e outra, poderá fazer seu treino completo individualmente sem a necessidade de revezar com outros usuários na academia.

 

A esta√ß√£o de muscula√ß√£o tamb√©m √© √≥tima op√ß√£o para quem gosta de treinar e tem experi√™ncia com a muscula√ß√£o, mas n√£o pode ou n√£o tem tempo para se deslocar at√© a academia. Da mesma forma, quem mora longe da cidade e tem pouco acesso a academias e centros esportivos tamb√©m encontrar√° um √≥timo suporte para treinar independentemente das circunst√Ęncias.

Quem mora com a fam√≠lia ou amigos e pretende compartilhar o equipamento com os outros membros da casa tamb√©m pode fazer um excelente neg√≥cio ao comprar uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o. √Č poss√≠vel alternar os hor√°rios de treino com os outros membros, sem precisar esperar que os outros usu√°rios saiam do aparelho para revezar os exerc√≠cios, o que acaba consumindo muito tempo em academias mais cheias.

Se voc√™ deseja montar uma academia em casa, a esta√ß√£o de muscula√ß√£o tamb√©m pode ser um √≥timo primeiro passo. Como um √ļnico equipamento j√° permite a execu√ß√£o de at√© 50 exerc√≠cios diferentes, basta adquirir alguns acess√≥rios complementares mais acess√≠veis posteriormente para ter uma academia completa no conforto de casa.

 

Por fim, a esta√ß√£o de muscula√ß√£o tamb√©m √© extremamente √ļtil para quem n√£o gosta do ambiente da academia e prefere treinar sozinho com maior concentra√ß√£o.

O maior guia de compras sobre estação de musculação

 

A esta√ß√£o de muscula√ß√£o se tornou um produto muito desejado pelos praticantes de atividades f√≠sicas. De fato, o equipamento √© muito interessante para quem j√° tem experi√™ncia com os exerc√≠cios de for√ßa e resist√™ncia da muscula√ß√£o, ainda que o acompanhamento de um profissional de educa√ß√£o f√≠sica continue sendo importante para alcan√ßar seus objetivos e prevenir les√Ķes.

Homem treinando na estação de musculação

Homem treinando na estação de musculação

 

Isso porque fazer exerc√≠cios de forma inadequada, e sem a postura correta, pode implicar em uma s√©rie de problemas f√≠sicos e de sa√ļde como dores nos joelhos e na lombar, por exemplo.

 

Fazer alongamento e aquecimento pr√©vios √† muscula√ß√£o √© muito ben√©fico e ajuda a prevenir les√Ķes. Al√©m disso, manter o abd√īmen contra√≠do e a coluna reta durante a execu√ß√£o tamb√©m √© importante na maior parte dos exerc√≠cios.

 

Por outro lado, quem precisa de acompanhamento profissional para treinar deve pensar bem antes de comprar uma estação de musculação. Se você ainda não se sente confiante durante a execução dos exercícios, contratar um personal trainer pode ser uma saída.

 

E até mesmo para quem gosta muito de musculação, vale o alerta de que a estação de musculação não substitui uma academia, especialmente quando esta também oferece aulas e treinos variados, além do fator social que é uma grande motivação para muitas pessoas. Fora que mesmo sem precisar sair de casa para se locomover até a academia, é importante ter muita disciplina para manter os treinos em casa. Ter um horário fixo na rotina para treinar é uma dica, embora nem todas as pessoas consigam se adaptar ao formato mais independente de treino.

 

Outro ponto √© que √© preciso conhecer as sequ√™ncias e o n√ļmero de repeti√ß√Ķes adequado de acordo com os seus objetivos. Hoje j√° existem diversos aplicativos de treino que ajudam na varia√ß√£o e execu√ß√£o dos exerc√≠cios f√≠sicos. No entanto, o acompanhamento profissional ainda √© fundamental especialmente para quem ainda n√£o tem muita experi√™ncia com a muscula√ß√£o.

 

Voc√™ precisar√° ter um espa√ßo consideravelmente grande na sua casa para a esta√ß√£o de muscula√ß√£o. Antes de comprar um equipamento, verifique as dimens√Ķes aproximadas em uso, o que significa o espa√ßo que a esta√ß√£o ‚Äúaberta‚ÄĚ ocupa quando voc√™ estiver fazendo os exerc√≠cios.

 

A esta√ß√£o de muscula√ß√£o tamb√©m √© bastante pesada, com cerca de 100 kg para os modelos residenciais mais compactos e at√© 500 kg de pesagem total para um equipamento profissional mais completo. O equipamento costuma vir desmontado da loja, por isso pode ser necess√°rio contratar um profissional especializado para montagem especialmente para as esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o maiores e mais complexas.

 

Estação de musculação HG

Estação de musculação HG

Vale também mencionar que ainda que a musculação seja um excelente exercício para manter a forma, comprar uma estação de musculação não é o suficiente para alcançar resultados satisfatórios, o que também exige uma alimentação equilibrada, hábitos de vida saudáveis e, de preferência, o acompanhamento de um profissional de educação física e um nutricionista.

 

Por fim, vale lembrar que comprar uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o n√£o √© a √ļnica sa√≠da para quem deseja fazer exerc√≠cios f√≠sicos em casa, embora seja uma √≥tima op√ß√£o para quem j√° pratica muscula√ß√£o e gosta de exerc√≠cios de for√ßa.

 

Isso porque também é possível comprar um tapete para fazer exercícios, faixas elásticas, pesos livres e outros acessórios que ocupam muito menos espaço e permitem uma grande variedade de treinos funcionais.

 

Defini√ß√Ķes

Se você decidiu comprar uma estação de musculação, veja abaixo os 5 atributos técnicos deste tipo de equipamento que devem ser avaliados cuidadosamente de acordo com nossa análise e teste de produto.

Tipos de exercícios

Ao fazer uma compara√ß√£o entre as esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o, verifique quais exerc√≠cios s√£o poss√≠veis de realizar com cada equipamento.

 

As esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais b√°sicas costumam favorecer mais os exerc√≠cios para os membros superiores e peitoral, embora a maioria das esta√ß√Ķes atualmente j√° inclua algum suporte para exerc√≠cios com os membros inferiores, como a cadeira extensora e flexora.

 

Já os modelos mais completos e profissionais favorecem uma quantidade relativamente maior de exercícios, com mais barras, cordas, correntes de extensão e outros acessórios.

 

Veja abaixo alguns dos exercícios mais comumente disponíveis para fazer em uma estação de musculação:

  • supino
  • puxada
  • remada
  • peck deck
  • barra pulley
  • puxador alto para costas
  • pullover
  • extensor de tr√≠ceps
  • cadeira extensora
  • cadeira flexora
  • suporte para abdominal
  • rosca direta
  • rosca inversa
  • eleva√ß√£o de ombros
  • eleva√ß√£o para panturrilha
  • puxador para tornozelo

As esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o oferecem em torno de 20 a 50 possibilidades de exerc√≠cios, dependendo do modelo escolhido, sendo este um dos aspectos mais relevantes de verificar antes da compra.

Carga da torre

Estação de musculação WCT

Estação de musculação WCT

Analise tamb√©m a carga total da torre de exerc√≠cios, para que ela se adapte aos n√≠veis de intensidade e evolu√ß√£o da pessoa que pretende usar o equipamento. No geral, uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o intermedi√°ria oferece entre 50 kg e 100 kg de carga total, embora esse n√ļmero possa variar consideravelmente entre os equipamentos residenciais e profissionais.

 

Algumas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais adapt√°veis tamb√©m permitem que o usu√°rio adicione tijolos de cargas e outros tipos de peso em algumas partes do equipamento, o que √© uma alternativa muito √ļtil para atletas e pessoas mais experientes que treinam com cargas mais elevadas.

Tamanho

O tamanho da esta√ß√£o de muscula√ß√£o √© outro aspecto extremamente relevante de se verificar antes de uma compra. Nossa recomenda√ß√£o √© que voc√™ me√ßa o espa√ßo que tem dispon√≠vel na sua casa e compare com as dimens√Ķes aproximadas em uso do equipamento de sua escolha.

 

Esta estimativa já considera o tamanho que a estação ficará enquanto você estiver fazendo os exercícios, levando em conta a abertura dos braços, extensão das pernas e outros movimentos mais amplos.

 

Acessórios

 

Al√©m dos exerc√≠cios b√°sicos de muscula√ß√£o que o equipamento permite executar, algumas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o tamb√©m incluem outros acess√≥rios muito √ļteis para quem deseja um treino mais completo.

 

Esse é o caso do saco de pancadas, da bola de velocidade para boxe, a inclusão de correntes e do puxador estribo, por exemplo, que favorecem outros exercícios muito interessantes para complementar o treino de força e resistência da musculação.

Altura e peso do usu√°rio

Opção de estação de musculação

Opção de estação de musculação

Por fim, mas não menos importante, verifique a capacidade da estação de musculação em relação ao peso e altura do usuário.

 

No geral, as esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais simples e compactas s√£o adequadas para usu√°rios de at√© 100 kg, enquanto os modelos mais resistentes e profissionais oferecem suporte para pessoas de at√© 150 kg.

 

A altura também varia consideravelmente de um equipamento para outro, entre 1,5 m e 1,90m. Por isso, sempre verifique essas características no produto escolhido para que ele se adapte a todos que pretendem usar a estação de musculação.

 

Marcas

Veja agora quais s√£o as 10 principais marcas de acordo com nossos testes e avalia√ß√Ķes que atuam na fabrica√ß√£o de esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o e equipamentos para exerc√≠cios.

 

Speedo

Desde 1978, a Speedo no Brasil atua no desenvolvimento de produtos inovadores, com alta qualidade e tecnologia no segmento esportivo. A empresa oferece suas pr√≥prias linhas de produtos licenciados no pa√≠s, assim como uma linha comercializada pela Multisport Ind√ļstria Com√©rcio e Representa√ß√Ķes, empresa respons√°vel pela utiliza√ß√£o da marca Speedo no pa√≠s.

 

Com isso, hoje a Speedo oferece uma ampla oferta de roupas esportivas para o p√ļblico feminino, masculino e infantil, al√©m de uma linha completa de acess√≥rios com luvas esportivas, garrafas, rel√≥gios, meias, √≥culos de sol e itens de prote√ß√£o pessoal.

 

J√° no segmento de equipamentos, a marca oferece produtos tanto para uso ao ar livre quanto em casa, como bolas water polo, protetores de ouvido, nose-clip, equipamentos para mergulho e algumas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o, desde as mais b√°sicas para 15 op√ß√Ķes de exerc√≠cios, at√© outras mais completas oferecendo mais de 40 variedades de exerc√≠cios.

 

Kikos

A Kikos √© uma empresa com mais de 30 anos de experi√™ncia no segmento fitness desenvolvendo uma s√©rie de equipamentos que s√£o sin√īnimos de inova√ß√£o, tecnologia e alta qualidade. A empresa utiliza processos de produ√ß√£o modernos e atuais, al√©m de contar com mais de 300 pontos de venda espalhados pelo Brasil, permitindo que a marca j√° esteja presente em mais de 25 mil salas fitness no pa√≠s.

 

Hoje a Kikos oferece uma linha completa de equipamentos e acess√≥rios para quem deseja montar uma academia dom√©stica ou profissional, com esteiras, el√≠pticos, plataformas, remos, bicicletas, bancos e algumas das esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais comercializadas no pa√≠s, com op√ß√Ķes para at√© 70 tipos de exerc√≠cios.

 

WCT Fitness

A WCT Fitness é uma empresa especializada na comercialização de equipamentos e acessórios para treinos variados, desde musculação até yoga e Pilates. Hoje a marca possui uma vasta abrangência no mercado nacional, atuando nas categorias de fitness e musculação, fisioterapia, yoga e Pilates, plataformas vibratórias, barras, halteres e anilhas, itens de reposição e aparelhos cardiovasculares.

 

Suas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o est√£o entre as mais vendidas do mercado, com equipamentos de alta qualidade feitos de ferro metalon, que contam com bancos e assentos confort√°veis, s√£o capazes de suportar de 80 at√© 150 kg e s√£o reconhecidos por sua boa rela√ß√£o custo-benef√≠cio dentro da categoria.

 

Podiumfit

Há mais de 20 anos, a Podiumfit trabalha para entregar o que há de mais atual no segmento fitness, com diversos processos de certificação de qualidade internacional para seus produtos, mas sem abrir mão da boa relação custo-benefício para seus consumidores. A marca leva tão a sério seu compromisso com a qualidade, que realiza mais de mil testes em cada equipamento, mesmo após utilizar os melhores processos de produção nas maiores fábricas do segmento do mundo.

 

Al√©m dos equipamentos mais tradicionais como esteiras, bicicletas ergom√©tricas, bicicletas spinning e el√≠ptico, a marca tamb√©m oferece produtos inovadores como el√≠ptico bike, remos/stepper e air bike. Al√©m disso, a Podiumfit tamb√©m possui uma cole√ß√£o de esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o com tamanhos compactos e pre√ßo acess√≠vel.

 

Pelegrin

Desde 2008, a Pelegrin atua na importação e exportação de produtos variados, contando com um centro de distribuição no Brasil e um escritório na China. A marca se preocupa em estar sempre atualizada, participando de grandes feiras internacionais e investindo em pesquisa de mercado para oferecer produtos de boa qualidade por um preço acessível.

 

Seu portf√≥lio de produtos conta com cadeiras para escrit√≥rio, cofres, escadas, camas el√°sticas, bicicletas ergom√©tricas, equipamentos para sal√£o e barbearia, itens de decora√ß√£o, acess√≥rios esportivos e ainda mais de 10 aparelhos de gin√°stica e 3 esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o para atender a todas as necessidades de seus consumidores.

 

Tander

A Tander Equipamentos √© uma grande empresa que h√° mais de 15 anos atua na fabrica√ß√£o e comercializa√ß√£o de produtos variados em diversas categorias. A marca se prop√Ķe a entregar alta qualidade e bom custo-benef√≠cio aos seus consumidores, seguindo as principais tend√™ncias tecnol√≥gicas com a vis√£o de se tornar l√≠der no segmento.

 

Sua lista de produtos inclui itens para casa e camping, ferramentas elétricas, artigos para lubrificação, construção civil, bombas, equipamentos para pintura, esporte e lazer, instrumentos musicais e máquinas diversas.

 

J√° no segmento fitness, a marca desenvolve bikes de spinning, banco para supino, barra fixa, stepper, esteiras e 5 esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o que est√£o entre as mais vendidas da categoria, com modelos variados para uso residencial ou profissional.

 

Evolution

A Evolution √© uma empresa localizada em Santa Catarina, especializada em equipamentos fitness variados, com qualidade internacional e alta tecnologia. Para atender √†s necessidades e exig√™ncias de seus consumidores, a marca se empenha em sempre obter orienta√ß√£o de especialistas, trabalhando juntos para trazer equipamentos √ļteis, pr√°ticos e adequados √† popula√ß√£o.

 

Hoje a marca oferece esteiras, el√≠pticos, bicicletas horizontais, bicicletas verticais, bike de spinning e duas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o que oferecem mais de 40 possibilidades de exerc√≠cios em cada uma. Seus equipamentos podem ser usados tanto em casa quanto em hot√©is, cl√≠nicas e condom√≠nios, e contam com assentos confort√°veis de couro, acabamentos de alta resist√™ncia e prote√ß√£o met√°lica para maior seguran√ßa aos seus usu√°rios.

 

DSR

Há mais de 15 anos, a DSR trabalha com a importação de produtos e vendas pela internet, com uma equipe formada por profissionais qualificados para selecionar o que há de melhor e mais atual no mercado internacional. A empresa é pioneira no e-commerce e concentra seus investimentos em produtos inovadores, com alta qualidade e bom custo-benefício.

 

A marca atua com produtos variados nas categorias de aventura, el√©tricos, ferramentas para jardinagem, infantil, pe√ßas, pneus off road, protetores e fitness, onde oferece simulador de remo, prancha abdominal, bicicleta ergom√©trica, el√≠ptico eletromagn√©tico e duas esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o feitas com materiais resistentes e ajust√°veis que permitem mais de 44 possibilidades de exerc√≠cios para todas as partes do corpo.

 

Polimet

Com mais de 45 anos desde a sua fundação, a Polimet segue firme em seu propósito de ultrapassar os limites de qualidade e atendimento com seus consumidores. Para isso, a empresa conta com um departamento exclusivo de pesquisa e desenvolvimento, em linha com sua estratégia de atender as necessidades do mercado e ser reconhecida pela excelência de seus produtos e serviços.

 

Suas duas f√°bricas pr√≥prias, localizadas na cidade de Boituva, em S√£o Paulo, atuam em duas divis√Ķes de mercado: Motoparts, que desenvolve itens de reposi√ß√£o e acess√≥rios para motocicletas, e Fitness, onde oferece algumas das esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais acess√≠veis do mercado.

 

Nagano

A Nagano é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de máquinas e equipamentos variados, tanto para uso pesado quanto para uso profissional. Fundada em 2006, a marca já possui uma ampla linha de produtos nas categorias de construção civil, agronomia, solda, movimentação de carga, refrigeração, pintura, equipamentos de proteção individual, bombas d’água, compressores de ar e motores diversos.

 

J√° sua linha fitness conta com aparelhos abdominais, bicicletas ergom√©tricas, plataformas vibrat√≥rias, equipamentos para crossfit e Pilates, acess√≥rios e tr√™s esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o, com modelos que contam com revestimento externo em couro sint√©tico, tubo de a√ßo revestido e emborrachado, banco confort√°vel e espa√ßo para at√© tr√™s esta√ß√Ķes de treino em um √ļnico equipamento.

Guia: 5 acess√≥rios √ļteis para montar sua academia em casa

 

Boa parte das pessoas que gostam de treinar sonha em montar sua própria academia em casa. Se esse é o seu caso, saiba que hoje já existe uma enorme variedade de equipamentos e acessórios altamente versáteis, que permitem a execução de uma série de treinos diferenciados, incluindo circuitos, treinos de força, resistência e condicionamento físico.

Estação de musculação Evolution

Estação de musculação Evolution

 

A estação de musculação é um dos equipamentos mais completos e versáteis para este propósito e um ótimo ponto de partida para quem deseja montar uma academia em casa.

 

No entanto, sabemos que este é um equipamento caro e que ocupa um espaço considerável, que muitas pessoas não têm em casa. Fora que a estação de musculação pode ser um pouco limitada em termos de exercícios para quem gosta de variar os treinos e já tem experiência com a musculação.

 

Para te ajudar nessa miss√£o de ter sua pr√≥pria academia sempre que quiser treinar, com total privacidade e sem ter que revezar com os outros usu√°rios da academia, veja abaixo 5 itens muito √ļteis e que complementam muito bem uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o.

 

  • Tapete de exerc√≠cios – item quase que obrigat√≥rio para quem quer montar uma academia em casa, para voc√™ pode fazer abdominais, flex√Ķes e at√© outras atividades como yoga e treinos funcionais.
  • Superband ou Miniband – essas pequenas faixas el√°sticas podem surpreender voc√™, j√° que s√£o √≥timas para exerc√≠cios de fortalecimento muscular, especialmente para coxas e gl√ļteos. Os kits com 3 intensidades s√£o uma boa dica para quem deseja come√ßar.
  • Kettlebell – com um peso entre 4 kg e 32 kg, o kettlebell possui uma al√ßa f√°cil de segurar que permite uma grande variedade de movimentos para treinos de for√ßa, resist√™ncia, flexibilidade e coordena√ß√£o motora.
  • Saco de areia – al√©m de favorecer exerc√≠cios intensos de agachamento e afundo lateral, voc√™ pode dar socos no saco de areia para melhorar seu condicionamento f√≠sico, queimar calorias e ainda aliviar o estresse.
  • Corda – a corda √© um dos acess√≥rios mais acess√≠veis e √ļteis para um treinamento aer√≥bico, com varia√ß√Ķes adequadas tanto para iniciantes quanto para os mais avan√ßados.

Nota do especialista

‚ÄúAcho que todo mundo deveria pensar muito bem antes de comprar uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o. O equipamento √© grande, pesado, relativamente caro e exige muita disciplina do usu√°rio para manter uma rotina de treinos em casa. De qualquer forma, quem deseja comprar uma, precisa ficar atento √† capacidade do produto em rela√ß√£o ao peso e altura do usu√°rio, √†s varia√ß√Ķes de exerc√≠cios poss√≠veis e √† quantidade de peso dispon√≠vel para os exerc√≠cios – que deve ser superior ao que o usu√°rio j√° est√° habituado, para que o equipamento continue √ļtil e acompanhe sua evolu√ß√£o nos treinos. As esta√ß√Ķes que incluem saco de pancadas, barras e outros acess√≥rios, foram as minhas preferidas no teste pr√°tico e as que eu recomendo fortemente para quem pode investir um pouco mais.‚ÄĚ

 

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Como montar estação de musculação?

Ainda que os fabricantes ofereçam manuais de montagem com os equipamentos, nem sempre é fácil montar uma estação de musculação. Para não danificar a estrutura do aparelho, que é grande, pesado e composto por uma série de peças e estruturas, o ideal é contratar um profissional especializado em montagem deste tipo de equipamento, especialmente para os modelos maiores e profissionais.

Qual estação de musculação comprar?

Antes de comprar uma esta√ß√£o de muscula√ß√£o, avalie os seus objetivos, seu n√≠vel de condicionamento f√≠sico e o seu conhecimento sobre os exerc√≠cios oferecidos com o equipamento. Se voc√™ √© iniciante, as esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o residenciais compactas que permitem em torno de 20 exerc√≠cios s√£o boas op√ß√Ķes. J√° se voc√™ √© um atleta ou adepto de treinos intensos e mais avan√ßados, vale a pena optar pelas op√ß√Ķes mais resistentes, que oferecem uma maior variedade de exerc√≠cios e a possibilidade de incluir anilhas adicionais para aumentar a carga do equipamento de acordo com a sua evolu√ß√£o.

Qual a melhor estação de musculação?

A escolha da melhor esta√ß√£o de muscula√ß√£o depende, principalmente, dos seus objetivos de treino e da variedade de esta√ß√Ķes de treinos dispon√≠veis no equipamento, favorecendo a execu√ß√£o de uma s√©rie de exerc√≠cios diferentes. Marcas como Kikos, Podiumfit e Tander oferecem algumas das melhores esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o do mercado de acordo com nossos testes e avalia√ß√Ķes de consumidores.

Como usar a estação de musculação?

Praticamente todos os fabricantes de esta√ß√£o de muscula√ß√£o oferecem um manual de instru√ß√Ķes para que o usu√°rio saiba como executar todas as possibilidades de exerc√≠cios com o equipamento. Ainda assim, √© importante ter ao menos um conhecimento b√°sico com este tipo de aparelho e, preferencialmente, contar com o acompanhamento de um profissional de educa√ß√£o f√≠sica.

Estação de musculação: como escolher?

Para escolher a esta√ß√£o de muscula√ß√£o ideal, avalie a variedade de exerc√≠cios, a carga total do equipamento, a possibilidade de incluir cargas adicionais de peso e os acess√≥rios inclu√≠dos. Al√©m disso, n√£o se esque√ßa de comparar o espa√ßo que voc√™ tem dispon√≠vel em casa com as dimens√Ķes do equipamento em uso, al√©m da capacidade de peso e altura, de acordo com os usu√°rios que pretendem utilizar a esta√ß√£o de muscula√ß√£o.

Estação de musculação: para que serve?

A esta√ß√£o de muscula√ß√£o serve para executar exerc√≠cios de for√ßa, resist√™ncia e condicionamento f√≠sico em casa, condom√≠nios, hot√©is ou mesmo em academias, √© claro, com um √ļnico equipamento dividido por estruturas que permite mais de 20 tipos de exerc√≠cios.

Qual estação de musculação é mais resistente?

As esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o que s√£o feitas em a√ßo carbono, com estrutura revestida, sistema de cabos refor√ßados, apoio para a lombar e assentos acolchoados costumam ser as op√ß√Ķes mais resistentes e duradouras do mercado. Marcas especializadas como Tander, Kikos e PodiumFit oferecem algumas das esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o mais resistentes do mercado.

Vale a pena comprar uma estação de musculação?

Depende. Se você já tem o hábito de treinar musculação, é experiente ou profissional da área, é automotivado e disciplinado para seguir os treinos em casa e tem um espaço relevante para montar uma academia particular, a estação de musculação pode ser muito interessante para treinar em qualquer momento. No entanto, se você gosta do ambiente sociável da academia e é iniciante na musculação, pode fazer mais sentido continuar na academia para contar com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Qual estação de musculação é boa e barata?

As esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o residenciais simples e compactas est√£o entre as op√ß√Ķes mais acess√≠veis do mercado. Marcas como PodiumFit, WCT Fitness e Nagano oferecem equipamentos que est√£o entre os mais bem avaliados da categoria em termos de custo-benef√≠cio.

Quanto custa uma estação de musculação?

Os pre√ßos das esta√ß√Ķes de muscula√ß√£o variam consideravelmente de um modelo para o outro. No geral, as vers√Ķes mais compactas e acess√≠veis custam a partir de R$ 1.000, enquanto os aparelhos mais completos podem custar acima de R$ 10.000.

Deixe um coment√°rio