Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Chuteiras im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
22 Horas investidas
5 Estudos avaliados
3255 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Chuteiras 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Seja você um peladeiro perna de pau de final de semana ou um jogador que está buscando uma vaga em um time profissional ou semi, a chuteira vai ser uma grande aliada no seu objetivo. Ela garante estabilidade, melhor controle de bola e até mais velocidade. Por outro lado, nem toda chuteira é de boa qualidade e pode rasgar antes mesmo de você completar três partidas! Pensando nisso, nossos especialistas no assunto testaram as marcas mais famosas do universo dos esportes e descobriram quais as melhores chuteiras, aquelas em que realmente vale a pena você colocar seu suado dinheiro sem errar.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Chuteira Lista com os melhores 2021

Chuteira Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é uma chuteira?

Melhor chuteira

Melhor chuteira

A chuteira é um tipo de calçado próprio para ser usado em práticas esportivas com bola, como o futebol de campo, society, salão e futsal. Para cada tipo de solo, há uma chuteira específica que trará a melhor performance para quem está jogando.

 

E n√£o para por a√≠: mesmo para quem joga em um gramado, por exemplo, o tipo de grama, seja artificial ou natural, bem como sua altura – grama baixa, m√©dia, alta – e at√© mesmo se √© molhada, tamb√©m √© um fator importante na hora de escolher a melhor chuteira. Com suas travas no solado e design arrojado, a chuteira se tornou tend√™ncia por suas cores vibrantes e personaliza√ß√Ķes feitas por atletas de alta performance.

 

Como a chuteira funciona?

A chuteira √© o cal√ßado certo para estes esportes, porque um sapato qualquer n√£o iria garantir que o jogador trocasse de dire√ß√£o em quest√£o de segundos, de maneira explosiva, em alta velocidade, sem se lesionar. Por possuir travas no solado, a chuteira n√£o √© um cal√ßado comum que possa ser usado em outras situa√ß√Ķes, fora dos campos. Diferente dos t√™nis, que podem ser vistos tamb√©m como um cal√ßado de lazer e estilo, sua a√ß√£o √© bastante direcionada para o que acontece na pr√°tica esportiva, sendo necess√°ria para garantir leveza, flexibilidade, agilidade e precis√£o nas jogadas.

Para al√©m da performance, uma chuteira de excelente qualidade vai ajudar a evitar les√Ķes, especialmente nos p√©s e joelhos, e outros problemas f√≠sicos, como o pr√≥prio desgaste f√≠sico de uma partida – √© assim que uma chuteira leve pode fazer toda a diferen√ßa.

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

As vantagens e usos da chuteira dependem da posi√ß√£o do jogador dentro de campo ou quadra. Para jogadores que precisam de mais velocidade, como os atacantes e laterais direito e esquerdo, as chuteiras devem ter travas que permitam mais estabilidade. J√° para jogadores que jogam na zaga ou no meio de campo, que devem ser mais √°geis nas trocas de movimenta√ß√Ķes, posses de bola e deslocamentos em campo, deve-se focar nas que oferecem melhor mobilidade. Os goleiros, que tamb√©m usam de velocidade, mas n√£o como os jogadores de ataque, se beneficiam de chuteiras que auxiliam na troca r√°pida de movimentos dos p√©s.

 

Quais os tipos de chuteiras disponíveis no mercado?

A diferença entre chuteiras

A diferença entre chuteiras

Se voc√™ est√° querendo comprar uma chuteira, com certeza j√° se perguntou sobre a infinidade de op√ß√Ķes e at√© mesmo o que significa cada sigla – SG, FG e MG s√£o algumas das mais usadas. Al√©m disso, o ponto que mais chama aten√ß√£o em uma chuteira, √† primeira vista, √© a sua cor – ou cores. Uma, duas, tr√™s cores, detalhes luminosos, biqueiras e entressolas chamativas. Sim, existem muitas chuteiras. Mas basta definir sua finalidade e outros pontos que vamos detalhar abaixo para descobrir qual a melhor chuteira para voc√™ que foi testada e aprovada pelos nossos testes independentes.

 

A principal variedade de chuteira est√° relacionada ao tipo de solo: futebol de campo, sal√£o, society ou futsal. Depois, os tipos de travas (redondas, retangulares, retas, em cruz, l√Ęminas e outras), seu tipo de material (metal, borracha, dentre outros) e quantidade s√£o levados em considera√ß√£o, junto com a sua posi√ß√£o dentro do jogo e estilo de jogadas (mais velocidade, f√£ de dar carrinhos, etc.), como explicamos acima.

 

As maiores vantagens da melhor chuteira:

  • Estabilidade nas jogadas;
  • Auxilia na mobilidade do jogador;
  • Conforto para os p√©s durante longas partidas;
  • Maior precis√£o no toque de bola e cruzamentos;
  • Por ser leve, garante ao jogador maior velocidade;
  • √ďtima tra√ß√£o para explos√Ķes e mudan√ßas de dire√ß√£o;
  • Reduz o risco de les√Ķes, especialmente nos p√©s e joelhos.

 

Produto indicado para jogadores de alta performance Рe de campo de várzea também

Chuteira

Chuteira

Seja você um jogador profissional ou um peladeiro de final de semana, a chuteira é um item indispensável no seu vestuário de treino e jogo, assim como as luvas para goleiro. Vamos detalhar os porquês: se você já joga em um time profissional ou semi, nem precisamos dizer os motivos. Já se você almeja entrar em um time profissional, precisa estar completamente equipado para chamar a atenção pelas habilidades. Um bom calção de treino, uma camisa que o identifique, um meião confortável e sua chuteira da melhor qualidade são os pontos principais na apresentação. 

 

A escala de qualidade de uma chuteira vai de 1 a 4, sendo 1 a melhor chuteira poss√≠vel, descrita por algumas marcas como ‚Äúprimeira linha‚ÄĚ, ‚Äúelite‚ÄĚ, ‚Äúpremium‚ÄĚ, dentre outros. Caso seu objetivo seja ter o melhor que uma chuteira pode oferecer e se destacar para um potencial olheiro, esta √© a sua chuteira ideal; ela √© uma das provas, junto com seu desempenho nas quatro linhas, de que voc√™ est√° completamente dedicado ao esporte.¬†

 

Por outro lado, se voc√™ √© um grande peladeiro de final de semana, seja em uma quadra lisinha ou em um campinho de ch√£o de terra, a chuteira √© sua grande aliada tanto para marcar os gols e ganhar as poss√≠veis apostas entre os amigos, como tamb√©m para evitar as temidas les√Ķes dos peladeiros de domingo: tor√ß√Ķes, estiramentos musculares e o grande pesadelo de todo jogador, seja peladeiro ou profissional, que √© romper algum ligamento.¬†

Ou seja, as chuteiras diminuem bastante estas chances, já que dão um maior controle e estabilidade ao jogador por serem apropriadas para a prática esportiva, bem como para o tipo de solo que você estiver jogando. As chuteiras são calçados indicados para todos os esportes com bola, todos os terrenos e cenários, independente das suas habilidades ou tempo de treino, você com certeza precisa de uma chuteira.

 

O maior guia de compras sobre chuteiras

Chuteira de campo

Chuteira de campo

Uma chuteira é realmente uma peça-chave no seu jogo, pois ajuda a demonstrar suas melhores habilidades. Mas não basta o calçado ser uma chuteira para ser capaz de fazer isto. Muitas marcas anunciam suas chuteiras como as melhores do mercado e nós precisamos testar antes de confirmar isso. Infelizmente, muitas delas não foram aprovadas na bateria de experimentos feitos com suas chuteiras.

 

Os especialistas submeteram as chuteiras a diversos tipos de comparativos independentes – ou seja, que n√£o s√£o patrocinados por marcas de chuteiras – e descobriram falhas s√©rias que podem prejudicar e muito sua performance. Veja como escolher a sua e saiba detectar quais ‚Äún√£o amarram as chuteiras‚ÄĚ das melhores e foram eliminadas da classifica√ß√£o do Experts Testam.

 

Para começar, estes são os cinco principais defeitos que encontramos após a avaliação das chuteiras:

O tamanho da chuteira

O primeiro defeito da maioria das chuteiras testadas está relacionado ao seu tamanho. Em um mundo ideal, uma numeração 40 seria igual para todas as marcas, mas não é bem assim que acontece no mundo real. Acertar o tamanho da chuteira é um dos maiores desafios de quem está comprando uma. O primeiro passo dos experts foi padronizar o tamanho diante de uma escala de tamanhos acertada, escolhida após pesquisas sobre o assunto.

 

Depois, um comparativo de conformidade foi feito com as 23 marcas de chuteiras que participaram da avaliação; destas, oito se mostraram com divergência considerável de tamanho na análise de conformidade e foram eliminadas. Afinal de contas, não dá para jogar muito bem sem a segurança e conforto de uma boa chuteira do tamanho certo. Abaixo, você confere uma dica infalível para não errar mais no tamanho da sua.

 

Folgar – muito! – com o tempo

Chuteira society

Chuteira society

Novamente, o tamanho segue como um dos problemas mais recorrentes na hora da compra. Uma vez que voc√™ acha que comprou o tamanho certo, at√© mesmo depois de provar em loja, sua chuteira pode folgar demais e voc√™ ter que procurar por mei√Ķes mais grossos ou outras alternativas como cord√Ķes mais grossos de cadar√ßos, caso o problema seja folga, para que ela se mantenha no seu p√©.

 

Muitas vezes a folga se dá por causa da qualidade do material que a reveste, sendo este o ponto negativo detectado pelos experts após experimentos práticos. Quatro chuteiras folgaram demais no teste e deixaram a classificação.

 

Resistência e durabilidade

Imagine o seguinte cenário: você marca aquela pelada de final de semana com os amigos e, quando dá aquele chute decisivo na partida, a biqueira se abre do cabedal! Não entendeu? Bem, o cabedal é a parte superior que envolve o pé, que pode ser feito de couro, materiais sintéticos ou têxteis. A biqueira, também. Mas ela é a parte da chuteira que tem mais contato com a bola. Costuma ser macia, fina e maleável, embora mais rígida quando a prática é em salão ou futsal.

 

Os maiores problemas sobre a durabilidade de uma chuteira estão relacionados com a biqueira, cabedal e solado. No caso do solado, o temor não é de rasgar, claro; mas ele pode se abrir ou ter suas travas soltas. A durabilidade das chuteiras foi testada por sete dias, nos diferentes espaços que elas podem ser usadas. Apenas dez marcas passaram completamente no teste de resistência.

 

Revestimento interno ruim

Dicas de chuteira

Dicas de chuteira

O revestimento interno n√£o est√° diretamente ligado com a performance de jogo, mas sim com o conforto do cal√ßado. Por mais que voc√™ use um bom mei√£o, at√© mesmo um mais grosso do tipo grip, o revestimento interno da chuteira precisa ser da melhor qualidade, pois ele garante que voc√™ estar√° jogando sem sentir quaisquer inc√īmodos. O mais comum de todos √© a forma√ß√£o de bolhas. A escolha do material do revestimento interno age diretamente no conforto, durabilidade e at√© no grip na √°rea.

 

Nossos especialistas fizeram as seguintes observa√ß√Ķes sobre os revestimentos mais comuns: quando de camur√ßa, conforto e ader√™ncia s√£o os pontos-chaves; no caso do material sint√©tico, seu ponto positivo √© a durabilidade e n√£o absorver o suor; j√° o t√™xtil √© mais acolchoado e pode ser mais confort√°vel, embora n√£o seja muito dur√°vel; no caso do couro, ele √© mais dur√°vel e n√£o √© t√£o male√°vel.

 

Cuidado com o amortecimento

O amortecimento da chuteira est√° localizado na entressola, a √°rea do cal√ßado que cuida dessa absor√ß√£o de impacto. Ele costuma ser feito de gel e EVA ou espuma. O cuidado deve ser direcionado ao termo “solado bicolor” nem sempre a entressola branca vai ser de amortecimento, mas sim a borracha pintada de branco. Duas marcas foram eliminadas por causa deste problema na entressola de amortecimento.

 

Como os consumidores podem testar antes e após a compra?

As chuteiras só podem ser verdadeiramente testadas quando você as calça e joga com elas. Por outro lado, antes da compra, você pode colocar no pé e verificar se a numeração está bem adaptada Рcomo dissemos, escolher um tamanho errado é um dos maiores problemas na hora de comprar uma chuteira.

 

Uma outra opção, para compra online, é contornar o formato do seu pé (já com o meião) e, com o desenho, verificar as tabelas virtuais das marcas que especificam o produto. Basta medir seu pé em centímetros e comparar com o tamanho da chuteira descrito no site. Ressaltamos que é importante que ela fique justa, caso não cause desconforto, já que é muito comum que ela se alargue depois.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar uma chuteira?

Chuteira Nike

Chuteira Nike

Determinar qual o tipo de solado ideal para o solo que vai jogar

Quando o assunto √© chuteira, existem algumas siglas que podem confundir a cabe√ßa na hora da compra. Elas dizem respeito a nada mais, nada menos que o solado do cal√ßado, sendo ele um fator primordial – talvez o mais importante – na hora de escolher a melhor chuteira para voc√™. O solado √© respons√°vel principalmente pela tra√ß√£o e estabilidade da chuteira. Tenha aten√ß√£o √†s siglas e o que cada uma delas significa antes de comprar: SG (Soft Ground) √© para terrenos mais macios e √ļmidos. S√£o chuteiras de jogadores de defesa e possuem cravos maiores, por√©m em menor quantidade no solado. O tipo FG (Firm Ground) √© para solos secos e firmes, para jogadores do ataque (afinal n√£o prendem muito no ch√£o), tem mais cravos e eles s√£o menores.

 

Os solados HG (Hard Ground) são ideias para partidas em chão de terra, com pouca ou nenhuma grama, típico cenário de futebol de várzea pois é cheia de travas pequenas e lisas espalhadas por toda a sola, enquanto que a MG (Mixed Ground) são versáteis e podem funcionar bem em vários pisos. A AG (Artificial Ground) é própria para gramados artificiais; A TF (ou Turf) é a chuteira de society, sendo quase toda coberta de cravos curtinhos e de formato arredondado. A IC (Indoor) é a de futsal ou futebol de salão, feita para jogos em espaços internos.

 

Qual a sua posição no time

Atacante, meio de campo, zaga, lateral, goleiro. Mesmo que todas as posi√ß√Ķes joguem em um mesmo terreno, cada uma delas deve dar prefer√™ncia a um tipo de chuteira diferente. Se voc√™ atuar em uma posi√ß√£o de defesa, elas v√£o sofrer bastante, ent√£o foque nos solados mais duros para aguentar os trancos. Al√©m disso, a tra√ß√£o √© muito importante, j√° que √© preciso mudar de posi√ß√£o para marcar o ataque.

 

Melhores chuteiras

Melhores chuteiras

Já se sua posição for no ataque, o cabedal mais liso ajuda a ter uma melhor conexão com a bola quando for chutar para o gol. O foco, neste caso, é na velocidade e capacidade de explosão, então opte por chuteiras mais leves e com cravos maiores.

 

Para o meio de campo, a melhor opção é a mais confortável, uma vez que você irá ficar mudando de posição o tempo inteiro. Como dissemos acima, foque no revestimento interno e se certifique de escolher uma opção de entressola com amortecimento de qualidade. Para o goleiro, a melhor é a que tiver uma excelente tração; dê preferência com um cabedal mais largo também.

 

Tipo de linha

O tipo de linha √© mais sobre os tipos de materiais usados na fabrica√ß√£o das chuteiras, bem como o seu valor. Todas as marcas possuem chuteiras de primeira linha, que s√£o as mais caras e com mais detalhes, bem como a linha mais econ√īmica que √©, claro, a mais barata. A escala vai de 1 a 4, sendo 1 a considerada melhor. Por outro lado, isto n√£o significa que as demais n√£o sejam muito boas. Na verdade, √© mais uma quest√£o de prioridade: se voc√™ s√≥ joga aos finais de semana, por exemplo, n√£o precisa escolher a melhor de todas. O mesmo vale para quem joga todos os dias e pode se beneficiar de um material mais dur√°vel.

 

Cor e estilo Рmas não só isso

N√£o existe limite para a cor de uma chuteira: elas podem ter apenas uma cor do cabedal, cadar√ßo e at√© solado com travas, bem como ser toda colorida. A escolha √© bastante individual e vai mostrar qual o seu estilo como jogador. Grandes estrelas do futebol s√£o as maiores refer√™ncias quando o assunto √© chuteira estilosa. Neymar, por exemplo, √© famoso por inovar nas suas op√ß√Ķes e brincar com detalhes reflexivos e com jogo de cores bem diferentes. Use sua imagina√ß√£o! Mas n√£o escolha apenas pelo design; uma chuteira n√£o √© objeto decorativo.

 

Priorize o conforto

O conforto √© a palavra-chave quando voc√™ for escolher sua chuteira. Al√©m do revestimento interno e tamanho certo, tenha aten√ß√£o tamb√©m se a chuteira tem colar ou meia de knit, que podem ter os tamanhos alto (como uma bota), m√©dio e pequeno. O knit substitui a l√≠ngua ou lingueta tradicional. Eles n√£o evitam les√Ķes, mas d√£o mais compress√£o no peito do p√© e deixam as chuteiras firmes, com a sensa√ß√£o de que o p√© e a chuteira ‚Äús√£o uma coisa s√≥‚ÄĚ.

 

 

MARCAS

NIKE

A norte-americana Nike foi desenvolvida por Phil Knight e Bill Bowerman, em 1971, nos Estados Unidos, depois de eles pegarem um t√™nis japon√™s e adaptarem para revenda. A Nike chegou em territ√≥rio nacional em 1988 e abriu sua primeira loja apenas em 2008, tendo mais de 50 espalhadas pelo pa√≠s. Hoje, a marca fabrica cal√ßados, roupas e acess√≥rios, destacando-se como uma das companhias de equipamentos esportivos mais caras da atualidade. Sua chuteira ‚Äúde ouro‚ÄĚ para gramados possui design leve e confort√°vel, com palmilha almofadada e promete facilitar o movimento e tra√ß√£o. Uma outra op√ß√£o de campo possui ‚Äúsistema de amarra√ß√£o fantasma‚ÄĚ, que aperta o ajuste sob uma camada interna; este modelo possui a cor amarelo neon e foi usado por Philippe Coutinho.

 

PUMA

A hist√≥ria da Puma √© completamente relacionada com a de uma de suas maiores concorrentes: a Adidas. As duas marcas j√° foram uma s√≥: a F√°brica de Cal√ßados Esportivos Irm√£os Dassler, em 1920. Em 1948 eles decidiram dividir os caminhos; enquanto Adi criou a Adidas, Rudi fundou a PUMA e ambos se tornaram extremamente relevantes na ind√ļstria. Um dos marcos de suas chuteiras foi ter Pel√© como garoto propaganda, com o PUMA King nos p√©s, inclusive na conquista do tricampeonato da Sele√ß√£o Brasileira. Uma de suas chuteiras voltada para society mais famosas possui revestimento interno respir√°vel, solado emborrachado com travas baixas e fixas e tem como diferencial um sistema de cadar√ßo que atende a regulagem necess√°ria.

 

ADIDAS

Como dissemos acima, a alem√£ Adidas surgiu da separa√ß√£o entre os irm√£os Adi e Rudi, que criou a Puma. Mas, mais curiosa do que a cria√ß√£o da marca, √© a simbologia da sua marca e listras caracter√≠sticas. O logo da Adidas como o conhecemos atualmente s√≥ foi desenvolvido no in√≠cio dos anos 2000; enquanto as tr√™s folhas do trevo representam tr√™s partes do mundo (Am√©rica do Norte, Europa e √Āsia) onde seus produtos s√£o vendidos. A empresa √© uma das maiores e mais reconhecidas no mundo inteiro. Uma de suas chuteiras para campo da linha 1 com a tecnologia ‚Äúground control‚ÄĚ possibilita a coloca√ß√£o e remo√ß√£o dos pinos na sola, al√©m de meia √ļnica.

 

UMBRO

A Umbro √© uma empresa brit√Ęnica de artigos esportivos, sendo uma das maiores empresas do ramo no mundo. Foi criada na Inglaterra, em 1924. Em 2007, ela foi adquirida pela Nike e, em 2012, foi vendida para a Iconix Brand Group, mantendo seu nome. As chuteiras s√£o carro-chefe da empresa, tanto que ao longo de sua cria√ß√£o ela esteve presente na hist√≥ria do futebol mundial com bastante decoro. Em uma de suas chuteiras para gramados, ela possui cabedal interno em malha knit, prometendo mais conforto durante toda a partida, somado a um solado com o que a Umbro considera ‚Äúum sistema inovador de trava, que garante a tra√ß√£o ideal para corridas e dribles‚ÄĚ.

 

DRAY

Dray significa ‚Äútr√™s‚ÄĚ, em alem√£o. Apesar do nome estrangeiro, a marca √© brasileira e nasceu em 1993. Desde ent√£o, seus produtos esportivos s√£o fabricados em Saudades, na regi√£o Oeste de Santa Catarina e s√£o reconhecidos pelo mercado por associar qualidade a um pre√ßo em conta. Sua linha de chuteiras traz op√ß√Ķes para futsal profissional, society e campo. A marca traz, inclusive, a mesma chuteira por√©m com os solados adequados para cada um dos diferentes solos, al√©m de uma linha infantil. Uma grande parte dos seus modelos s√£o feitos com cabedal laminado, palmilha de EVA e fibra, forro de nylon, espuma e poli√©ster.

 

PENALTY

A Penalty √© uma empresa 100% brasileira de produtos esportivos nascida em 1970, em S√£o Paulo capital, e que pertence √† empresa Cambuci, maior fabricante de bolas em territ√≥rio nacional. A Penalty produz cal√ßados, roupas e acess√≥rios para uma gama de esportes como futebol, basquete, futsal, v√īlei e outros, embora seu foco seja em esportes com os p√©s e em produtos com custo-benef√≠cio. Al√©m das variedades de cal√ßados para futsal, society e campo, algumas chuteiras tamb√©m possuem a tecnologia hiperflex da marca, que auxilia na flex√£o e movimenta√ß√£o dos p√©s. Na chuteira para futsal, algumas solas tem sistema non-marking, que n√£o marca as quadras, e tecnologia Ultra Grip, que potencializa a ader√™ncia ao solo.

 

TOPPER

A marca √© brasileira e surgiu em 1975 quando a empresa S√£o Paulo Alpargatas decidiu desenvolver, nos mercados argentino e brasileiro, a marca de materiais esportivos Topper. Tamanho o sucesso, em poucos anos a companhia j√° fabricava outros produtos voltados para futebol, basquete e v√īlei. A primeira chuteira da Topper foi criada em 1979 e ganhou muita aten√ß√£o no pa√≠s, sendo um nome forte at√© os dias atuais. Atualmente, uma das suas linhas mais conhecidas √© a de chuteira para futsal, inclusive para jogadores profissionais, pois conta com um mix de materiais como couro, microfibras e tecido em sua composi√ß√£o, al√©m de prometer uma boa durabilidade.

 

NEW BALANCE

Uma das mais antigas empresas quando o assunto √© p√©s, a New Balance surgiu em 1906, quando um imigrante brit√Ęnico fundou a New Balance em Boston, nos Estados Unidos. Inicialmente, a companhia era voltada para palmilhas ortop√©dicas e cal√ßados ortop√©dicos. Em 1938 lan√ßou seu primeiro t√™nis de corrida, se tornando refer√™ncia no segmento. O atual dono da New Balance, James S. Davis, a comprou em 1972 e fez com que ela se mantivesse firme no nicho dos t√™nis de corrida, mas ganhando outros p√ļblicos, como os consumidores de chuteiras, com op√ß√Ķes com 11 travas, tecnologia cin√©tica e um contraforte (parte da chuteira que garante a estabilidade, principalmente em mudan√ßa de dire√ß√£o) suave.

 

MIZUNO

Como voc√™ deve imaginar pelo nome, a Mizuno √© uma marca de origem japonesa, voltada para a confec√ß√£o e venda de produtos esportivos, que foi criada em 1906, inicialmente com o foco em produtos ortop√©dicos. Depois de entrar para o segmento dos esportes, a empresa cresceu e ganhou a relev√Ęncia que tem nos dias atuais . No Brasil, sua fabrica√ß√£o e representa√ß√£o √© feita, desde 1995, pela empresa S√£o Paulo Alpargatas. O design das suas chuteiras √© mais tradicional, geralmente em cores mais s√≥brias como o preto e branco. Uma de suas op√ß√Ķes, espec√≠fica para campo society, √© feita em material sint√©tico, entressola em EVA e travas em borracha no solado.

 

KAPPA

Conhecida pela ic√īnica logomarca de duas silhuetas – uma masculina e a outra feminina – de costas, a Kappa √© uma empresa italiana especializada na fabrica√ß√£o de roupas e acess√≥rios esportivos. Ela √© bem antiga no mercado e j√° √© conhecida em todo o mundo, tendo sido criada em 1916, na cidade de Turim. Uma de suas op√ß√Ķes de chuteira voltada para campo, especialmente para grama natural, possui cabedal em couro, interior forrado com material t√™xtil e refor√ßo acolchoado na regi√£o do calcanhar, prometendo maior durabilidade e resist√™ncia. J√° a mesma chuteira, por√©m na vers√£o society, conta com as mesmas caracter√≠sticas e o solado √© emborrachado, com micro travas fixas.

 

 

Fatos interessantes & guia

A primeira chuteira surgiu em 1526 – e n√£o era de futebol

O primeiro relato de uma chuteira foi em 1526, sendo uma bota de couro duro, com prote√ß√Ķes de metal e um salto alto. Tal modelo surgiu por causa do cr√≠quete e foi uma solicita√ß√£o da monarquia inglesa. Posteriormente, o uso de pregos como travas foi acrescentado para diminuir as quedas. O primeiro modelo futebol√≠stico foi criado apenas em 1891, tamb√©m como botas, inicialmente com solado liso. As travas foram colocadas e deveriam ser de couro e com pouco mais de 1 cent√≠metro de comprimento. As bicudas, comuns tamb√©m √† √©poca, fizeram com que a biqueira come√ßasse a surgir. Neste momento, as chuteiras pesavam 1 quilo! Hoje, existem chuteiras extremamente leves, com menos de 200 gramas, al√©m de todas as tecnologias que ajudam na melhor performance de cada jogador em seus campos.

 

Três formas de amaciar chuteiras novas

Usando uma chuteira

Usando uma chuteira

Uma das técnicas caseiras de amaciar a chuteira nova é muito simples: basta pegar água quente, colocar em um balde, e fazer movimentos com a chuteira para que ela vá ficando mais maleável. Na hora de esquentar a água, pare quando começar a aparecer as bolhas Рnão deixe ferver pois pode estragar as chuteiras. Isso vai deixá-la mais macia.

 

O m√©todo do secador de cabelos √©, tamb√©m, na base do calor. √Č s√≥ passar o secador na chuteira enquanto faz movimento nelas at√© sentir que ela pare√ßa mais confort√°vel. Cuidado para n√£o queimar detalhes corridos e/ou como borracha. O problema desta t√©cnica √© que ela demanda mais tempo que a primeira, mas pode ser √ļtil em uma situa√ß√£o que s√≥ se possui o secador de cabelos.

 

Por fim, a terceira técnica de lacear uma chuteira, que machuca por causa do aperto, é congelar a chuteira e esperar que o frio abra suas fibras. Este método nem sempre é muito eficaz, mas vale o teste. Só tenha cuidado para não levar bronca em casa e, claro, não deixar os alimentos do freezer terem contato com sua chuteira.

Nota do especialista

Muito se falou sobre as características de cada chuteira, mas o imprescindível mesmo é você garantir que comprou um calçado confortável, com um preço bom e que tenha o seu estilo. Tenha muita atenção na hora de escolher o tamanho, sendo este um dos pontos fundamentais para não se arrepender depois. Embora na maioria dos casos seja possível trocar, você evita uma frustração desnecessária. Se certifique de que a sua chuteira te represente dentro de campo como jogador, tanto pelas habilidades, como pelo design.

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Como tirar chulé da chuteira?

Uma solução caseira muito utilizada é colocar entre meia e uma xícara de bicarbonato de sódio na chuteira e esperar cerca de um a três dias para que ela absorva. Depois, basta retirar o pó. O mesmo pode ser feito com um talco para pés.

Como lavar a chuteira?

A chuteira deve ser lavada manualmente, nada de colocar na m√°quina de lavar. Antes, remova o excesso de sujeiras (terra, grama e etc.) com um pano molhado. Pode usar escova de dentes para limpar √°reas pequenas, como os cravos. Ao secar, coloque papel dentro dela para que este absorva a √°gua.

Sapateiro alarga chuteira apertada?

Sim, os sapateiros possuem t√©cnicas profissionais para alargar chuteiras apertadas. Contudo, vale tentar as op√ß√Ķes caseiras antes. Ou ainda, caso seja muito apertada, cogitar em trocar o produto.

Qual a melhor trava: metal ou borracha?

Cada uma possui sua finalidade. Para a grama muito alta ou molhada, as chuteiras com travas de alumínio são as mais indicadas, por oferecer maior fixação do calçado no chão. Já se o campo for mais terrado e duro, com menos grama, o ideal é a trava de borracha, que recebe melhor o impacto do solo.

A chuteira tem que ser um n√ļmero maior?

√Č imposs√≠vel usar uma regra geral quando o assunto √© tamanho de chuteira. √Č necess√°rio que voc√™ teste no seu p√© ou me√ßa-o para verificar qual o melhor para voc√™.

Chuteira tipo bota é boa?

A chuteira cano alto, ‚Äútipo botinha‚ÄĚ, √© um modelo de chuteira que √© bastante elogiado dentro das quatro linhas por dar uma sensa√ß√£o de maior contato com a bola.

Como escolher um mei√£o?

Para se sentir mais confortável, o ideal é comprar um meião maior do que o tamanho do seu pé. Elas devem possuir flexibilidade e não podem ficar desconfortáveis no joelho.

Como saber se a chuteira é falsificada?

O primeiro passo para n√£o cair nesse erro √© comprar de empresas confi√°veis. Al√©m da pr√≥pria loja online da marca, a Amazon √© uma excelente forma de comprar sem ter dor de cabe√ßa com falsifica√ß√Ķes. Para confirmar se a chuteira que comprou por a√≠ √© falsa ou n√£o, verifique se o n√ļmero de s√©rie do produto na caixa √© igual ao da l√≠ngua do t√™nis. Outro detalhe √© que o n√ļmero de s√©rie no p√© esquerdo e direito n√£o s√£o iguais nos produtos originais. Se n√£o forem diferentes, h√° grandes chances de ser um cal√ßado falso.

√Č poss√≠vel comprar uma chuteira por menos de R$50?

O mercado conta com diversas op√ß√Ķes para todos os bolsos. No entanto, uma chuteira de R$50 dificilmente ser√° de uma excelente qualidade, uma vez que as mat√©rias-primas e seu acabamento n√£o s√£o t√£o baratos. √Č mais recomendado investir um pouco mais e levar um produto bem melhor.

O que é a chuteira de ouro?

A Chuteira de Ouro Europeia, tamb√©m conhecida como ‚Äúbota de ouro‚ÄĚ, √© um pr√™mio atribu√≠do pela European Sports Media para premiar o artilheiro dos campeonatos dos pa√≠ses-membros da Uni√£o Europeia.

Deixe um coment√°rio