Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Capacetes im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
15 Horas investidas
5 Estudos avaliados
6711 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Capacetes 2022 - Comparativos, Reviews & mais

Desde o fim dos anos 90 o capacete saiu do espectro opcional e virou obrigat√≥rio por lei no Brasil, em per√≠metro urbano ou estradas, pass√≠vel de multa e at√© perda da posse da CNH. Talvez a popula√ß√£o tenha levado um tempo para finalmente se adaptar √† lei, mas hoje em dia seria totalmente estranho ver algu√©m passear sobre sua moto destitu√≠do do capacete. Se voc√™ est√° procurando o melhor capacete poss√≠vel dentro das suas necessidades mas ainda n√£o conseguiu se decidir por um, pode encontrar ajuda nas conclus√Ķes a que nossos especialistas chegaram ap√≥s pesquisas com gente capacitada e opini√Ķes do p√ļblico.

Capacete Lista com os melhores 2022

Capacete Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um capacete?

Capacete guia de marcas

Qualifier – Bell Helmets

O capacete é um item de segurança automotiva, com forma imperfeitamente esférica, rígido e com a função de proteger as cabeças de grandes e pequenos impactos, seja no ambiente de trabalho ou, neste caso, de acidentes motociclísticos.

 

Como funciona um capacete?

Os capacetes são feitos de materiais leves e resistentes, capazes de absorver impactos, acolchoados, forrados e acrescidos muitas vezes de aba e viseira para proteção extra. Uma vez encaixado na cabeça e preso adequadamente a ela, deve evitar danos graves ou até fatais em acidentes motociclísticos.

 

Vantagens e aplica√ß√Ķes

Muitos dos h√°bitos de seguran√ßa, principalmente na estrada, s√£o atos corriqueiros dos quais n√£o percebemos o tamanho da import√Ęncia. O simples abotoar do cinto de seguran√ßa, que j√° fazemos sem perceber, o colocar correto do capacete antes de pilotar a motocicleta, s√£o costumes que come√ßamos a seguir sob pena de lei mas, ap√≥s tanto tempo, o eventual abandono dele causa estranheza. Isso √© uma coisa boa, que pode evitar agravantes a pequenos e grandes acidentes.

 

O uso do capacete é obrigatório e o motociclista já sabe que, quando adquire uma moto, precisa necessariamente adquirir um ou dois capacetes que sejam seguros, dentro do que é exigido por lei, e depois disso, que sejam o mais leves e confortáveis possível. A beleza dos capacetes vai depender do seu gosto e do seu estilo, e existem vários modelos de capacete, designs diversos e muitos tipos de pinturas.

 

Se voc√™ vai come√ßar a andar de moto, √© poss√≠vel que esteja na d√ļvida de qual capacete comprar, j√° que s√£o tantos modelos, estilos, cores e, especialmente, tanta diferen√ßa nos pre√ßos. Para ajudar com esse problema, nosso time de especialistas buscou saber quais s√£o os fatores que voc√™ precisa checar para comprar um capacete dentro das suas necessidades.

 

Quais são os tipos de capacete disponíveis no mercado?

A depender de que tipo de motociclista você será, os capacetes não necessariamente serão os mesmos. Primeiramente, você precisa buscar o selo do INMETRO como garantia de segurança e depois, poderá verificar os seguintes modelos:

 

Integral: o capacete integral é o mais seguro de todos, ele é completo e protege inclusive em volta do queixo. A viseira é mais curta que as demais e chega até a queixeira, guardando o rosto todo.

 

Misto: o capacete misto é provido de todas as partes, como o integral, com a diferença de que a queixeira é removível, de forma que pode-se andar com essa parte, mas também removê-la se achar conveniente.

 

Modular: o capacete modular tem a queixeira ligada ao visor, de forma que se houver necessidade de levantar o visor (sempre com a moto parada), a queixeira vai junto.

 

Aberto: o capacete aberto é o menos seguro de todos, pois não possui queixeira, somente viseira. Caso não tenha também viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção.

 

Off road: os capacetes off road são ideais para modalidades esportivas do motociclismo, sendo que são os mais seguros e mais caros. Cada uma das modalidades terá uma necessidade diferente, e ela deve ser levada em consideração ao comprar um desses capacetes.

 

 

As maiores vantagens dos capacetes

 

  • Protegem a cabe√ßa e o rosto;
  • Diminuem os ferimentos em acidentes;
  • Diminuem o risco de morte em acidentes;
  • Protegem os olhos de poeira e pequenos insetos;
  • Variedade de modelos;
  • Variedade de pre√ßos;
  • Variedade de estilos e personaliz√°veis;
  • Cada vez mais eficientes;
  • Cada vez mais leves.

 

Os capacetes são indicados (e obrigatórios) para pessoas que gostam de velocidade

Se você gosta de motos, já sabe que passear de capacete não é opcional, mas fundamental e obrigatório desde 1997, sujeito a multa e até a perda da CNH. Por mais que seja uma peça que possa ser desconfortável, principalmente nos dias mais quentes, ela diminui riscos de grandes traumas durante acidentes motociclísticos. Mas não basta usar qualquer capacete, tampouco de qualquer jeito: é tão triste quanto fácil encontrar notícias sobre acidentes de moto que acabaram em falecimento do motociclista devido ao mau uso do capacete, estivesse ele mal fechado ou fosse algum modelo fora dos permitidos pela lei.

 

Quando se questiona a obrigatoriedade do uso dos capacetes, até mesmo para veículos não motorizados como bicicleta, patins ou skate, se afirma o quanto é fundamental usar o capacete mais seguro possível, desconfortável ou não, por saber que cada um dos componentes têm uma, e somente uma função: a de preservar vidas.

 

O maior guia de compras de capacetes

Os capacetes para motociclismo, bem se sabe, s√£o obrigat√≥rios por lei e por a√≠ j√° se encerraria a quest√£o da necessidade de n√£o dar partida na sua moto sem que ele esteja bem afivelado. Mas como, infelizmente, no Brasil a lei √© uma coisa que precisa ‚Äúpegar‚ÄĚ, a conscientiza√ß√£o se faz essencial. O capacete precisa ser usado e ponto. Ainda, precisa estar entre os modelos aprovados por lei, devidamente preso √† cabe√ßa, com a viseira fechada durante o movimento.

 

Para atender essas necessidades de forma que a vida do motociclista seja preservada sem que ele perca o conforto, ainda considerando o estilo de biker que ele √©, as marcas de capacetes e componentes se empenham para oferecer tantas op√ß√Ķes quanto for poss√≠vel.

 

Primeiramente, considere se voc√™ precisa de um equipamento mais profissional ou n√£o, j√° que os capacetes para esportes mais radicais s√£o bem mais caros. Entre os capacetes para estrada, observe os tipos de capacete e balanceie o conforto com a seguran√ßa, pontuando que quanto mais aberto, menos seguro. Por √ļltimo e n√£o menos importante, o visual do capacete faz parte da escolha, e as op√ß√Ķes de cores e pinturas s√£o diversas.

 

E finalmente, para que n√£o haja arrependimento da compra, os especialistas listaram a partir das suas pesquisas e testes, comparativos e de receptividade do consumidor, algumas das informa√ß√Ķes importantes de se observar ao procurar um bom capacete, come√ßando pelos pontos negativos:

 

Preço: os capacetes para motociclistas podem ter um valor bastante salgado. Os mais acessíveis custam um pouco mais de R$100,00 mas não é difícil encontrar um capacete que custe alguns milhares de reais.

 

Desconforto: j√° ficou claro que quanto mais fechado, mais seguro. Ent√£o o capacete ideal pode causar desconforto grande e abafamento em dias mais quentes.

 

Como o consumidor pode atestar a qualidade do capacete antes e após a compra?

Se você já comprou capacetes antes, já sabe que não dá para ficar sem ele e, caso aconteça alguma coisa com seu capacete, você precisa providenciar um substituto imediatamente se quiser usar a moto. Então, para não ficar na mão, você precisa fazer uma boa pesquisa para comprar o capacete ideal para suas necessidades.

 

Se voc√™ tem moto, √© quase certo que conhe√ßa muitos outros motociclistas e a√≠ est√° o in√≠cio da sua pesquisa. Essas s√£o as melhores pessoas para se trocar dicas e opini√Ķes, sobre experi√™ncias e informa√ß√Ķes a respeito de capacetes. Ainda, a se√ß√£o de coment√°rios dos grandes sites de vendas de varejo s√£o uma √≥tima fonte de informa√ß√Ķes, tal qual a dos v√≠deos no Youtube sobre o assunto.

 

Quanto tiver seu produto em m√£o, verifique se est√° intacto, se os componentes est√£o em perfeito estado, sem problemas vis√≠veis. Ent√£o, leia as instru√ß√Ķes do fabricante a respeito do uso e manuten√ß√£o, lembrando de trocar o capacete ao menos a cada tr√™s anos. O vendedor deve ser avisado imediatamente caso haja algum problema com o produto novo, para prosseguir com a devolu√ß√£o do produto. E n√£o se esque√ßa que o consumidor online tem o direito de desist√™ncia do produto em um per√≠odo de sete dias ap√≥s o recebimento dele.

 

Quais s√£o os pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar capacetes?

Tipo: Tenha em mente se quer o capacete integral, modular, misto ou aberto. Observe também as diferenças de materiais.

 

Média de preço: os valores podem mudar muito, consideradas as características finais.

 

Marca: não necessariamente a marca mais famosa ou cara é a melhor, entretanto, as marcas são referências de qualidade, seja ela boa ou ruim.

 

Tamanho: sim, o capacete tem tamanho e vai depender da circunferência da cabeça do usuário.

 

 

Materiais: os capacetes para motociclismo costumam ser feitos de fibra de carbono (mais leve e absorve o primeiro impacto), pl√°stico injetado (um pouco menos resistentes) e fibra de vidro (mais pesados e mais resistentes).

 

Marcas

Schuberth

A alemã Schuberth era uma carpintaria no ano de 1922 mas dali a 30 anos viria a rumar para a área de segurança no motociclismo, já que começou a fornecer capacetes para a Polícia estadual e a Polícia da Fronteira, e logo começou a desenvolver para motociclistas. A partir daí, escalou a grandes passos, tornando-se logo referência em equipamentos de segurança para motociclismo e Fórmula 1, sem contar segurança do trabalho e polícia. As peças da marca destacam-se pela leveza e eficiência em todas as categorias de peças e o sucesso se mantém após todos estes anos, mas não sem contínuo esforço. A empresa conta com a dedicação das dezenas de engenheiros que atuam no desenvolvimentos de novas peças, elaboradas a mão e aperfeiçoadas para suportar todo tipo de condição climática e ainda para diminuir ruídos.

 

Capacete guia de marcas

Capacete LS2

LS2 Helmets

A marca LS2 Helmets pertence aos irm√£os Liao, que h√° 30 anos se empenham a desenvolver capacetes e h√° 10 anos fundaram marca pr√≥pria, para fornecerem capacetes de alta qualidade, que cresce atrav√©s do contato direto com os consumidores e de suas sugest√Ķes e necessidades. A LS2 investe pesado em estrutura e tecnologia, de forma a oferecer uma grande variedade de capacetes, com cole√ß√Ķes que sempre se renovam, com bom custo x benef√≠cio. Apaixonada por motociclismo e outros esportes sobre duas rodas, a marca patrocina v√°rias competi√ß√Ķes e diversos pilotos, dos quais alguns figuram entre os melhores do mundo.

 

Shark Helmets

A francesa Shark conta com mais de 30 anos de experi√™ncia e √© uma das maiores fabricantes de capacetes do mundo todo. A empresa foi fundada por pilotos profissionais, que conheciam muito bem as necessidades do consumidor, de forma a instruir os designers com as informa√ß√Ķes que seriam fundamentais para garantir uma bela performance e seguran√ßa al√©m da exigida pelos √≥rg√£os de regulamenta√ß√£o. A Shark √© impulsionada pelo desejo de inova√ß√£o em n√≠veis de prazer pelo esporte e seguran√ßa garantida, e o resultado √© uma procura de mais de 70 pa√≠ses por seus produtos.

 

Pro Tork

A Pro Tork é uma marca nacional que foi fundada em 1988 para ser líder mundial em produção de capacetes, além da fábrica de motopeças, considerada a maior da América Latina. A empresa, entretanto, começou singela, como uma produtora artesanal de escapamentos de motos importadas. Anos depois, desenvolveu projetos mais audaciosos e hoje conta com oito fábricas e um portfólio de mais de 30 mil produtos. Uma das maiores incentivadoras do esporte sobre duas rodas, a Pro Tork patrocina atletas desde a base até os grandes nomes e ainda os esportes radicais. A marca alega compor algo em volta de 70% do mercado nacional e ainda exporta para mais de 50 países.

 

EBF Capacetes

Capacete guia de marcas

New Spark Flash – Ebf

A EBF Capacetes √© uma das l√≠deres nacionais do segmento. Isso se deve aos investimentos em estrutura e tecnologia de √ļltima gera√ß√£o para desenvolver seus produtos. A empresa desenvolve um cat√°logo bastante razo√°vel de produtos e atende √†s exig√™ncias dos √≥rg√£os nacionais e internacionais de seguran√ßa, tudo isso suportado por um time de engenharia, projeto, cria√ß√£o e design capacitado, al√©m de tecnologia de ponta. O resultado s√≥ poderia ser uma bela linha de produtos modernos, de qualidade, confort√°veis, seguros e premiados.

 

Bell Helmets

A Bell Helmets √© uma empresa americana, que come√ßou nos anos 50 na Calif√≥rnia j√° atuando em corridas e hot rods. O fundador, Roy Richter, fundou uma empresa que vinha para atender as necessidades dos amantes da velocidade. Consciente de que a velocidade trazia seus riscos, Roy fundou ent√£o a Bell Helmets. H√° 60 anos a marca inspira confian√ßa, de tal forma que conquistou a lealdade e a admira√ß√£o do p√ļblico, que est√° sempre aguardando as suas melhorias inovadoras.

 

AGV Capacetes

A AGV foi fundada na Itália em 1947, alcançando logo um lugar entre as líderes mundiais no ramo. O fundador trabalhava com couro, fazendo capas de banco para bicicletas e capacetes leves, para ciclistas profissionais. Um dos primeiros patrocinadores de esportes sobre duas rodas de seu tempo, fez logo com que a marca crescesse e se destacasse entre as outras. Essa prática se mantém até hoje e permite que o esporte cresça e a marca junto dele, sempre inovando em tecnologia e segurança do atleta.

 

Capacete guia de marcas

Capacete Norisk

Norisk

A Norisk Capacetes pertence ao Grupo BR Motorsport, criada em 2010 de modo a atender √†s necessidades principais do motociclista brasileiro. O nome da marca vem de ‚Äúno risk‚ÄĚ, ‚Äúsem risco‚ÄĚ em ingl√™s, o que identifica a inten√ß√£o de oferecer seguran√ßa ao motociclista, isso com uma boa rela√ß√£o de custo x benef√≠cio. A empresa tem uma estrutura f√≠sica grande e diversos pontos de venda pelo pa√≠s.

 

Mixs

A Mixs Capacetes é uma empresa brasileira fundada em 2004 com a função de desenvolver capacetes com design inovador, confortáveis, modernos e de preço acessível. Quase 20 anos depois, está entre as maiores do mercado nacional, envolvida com os maiores distribuidores e preocupada com os seus colaboradores e consumidores, aumentando sempre seu catálogo com produtos que os beneficiem. Tudo isso, sempre com a intenção de cuidar do planeta, preservando em tudo que estiver ao seu alcance.

 

Peels

A Peels é uma marca de capacetes que atua desde os anos 70, logo se tornando referência no território nacional, primando por qualidade e inovação. A Peels é uma marca da Starplast, iniciada em 1991 para fazer capacetes com personalidade, segurança e atitude, desenvolvendo-se em grafismo e design que atendessem todos os gostos e estilos.

 

Fatos interessantes & guia

Quer viver a vida de motociclista no maior estilo? Veja a lista de produtos que podem ser t√£o √ļteis quanto estilosos:

 

Capacete guia de marcas

Luva para moto

Luvas: em tempos mais frios e regi√Ķes mais geladas as luvas para motociclistas n√£o s√≥ cumprem o papel anti-derrapante, mas tamb√©m de proteger as m√£os do vento forte e o corpo da hipotermia pelas extremidades.

 

√ďculos de prote√ß√£o: se sua escolha por capacete for sem viseira, os √≥culos de prote√ß√£o s√£o imprescind√≠veis, j√° que evitam poeiras e bichinhos intrusos de entrar em contato com a regi√£o dos √≥culos.

 

Nota do especialista

‚ÄúOs capacetes estilo coquinho podem at√© ter um apelo visual e dar a sensa√ß√£o de liberdade, entretanto, n√£o oferecem a seguran√ßa m√≠nima necess√°ria, no per√≠metro urbano ou na estrada. Al√©m de serem pass√≠veis de multa e dedu√ß√£o de pontos na carteira, os capacetes coquinho n√£o s√£o seguros pois deixam regi√Ķes vitais √† mostra, sendo quase in√ļteis em acidentes pequenos ou grandes.‚ÄĚ

 

https://garagem360.com.br/motociclistas-tem-novas-regras-para-o-uso-de-capacete-viseira-e-oculos-novo-codigo-brasileiro-de-transito/

https://www.agazeta.com.br/motor/saiba-como-escolher-o-capacete-correto-para-proteger-a-cabeca-0422

https://www.motociclismoonline.com.br/especiais/itens-que-todo-motociclista-deve-revisar-antes-de-pegar-estrada/

https://garagem360.com.br/confira-7-itens-na-revisao-da-moto-antes-de-pegar-a-estrada-nas-ferias/

https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2014/11/dez-equipamentos-essenciais-para-andar-de-moto-com-seguranca.ghtml

 

FAQ

Pode usar capacete depois que ele cair?

Não se deve usar um capacete novamente depois que ele tiver caído. Isso porque entende-se que ele já cumpriu a sua função de absorver o impacto uma vez e perdeu sua eficácia. Em eventual situação de acidente ele não estará mais íntegro e provavelmente não fornecerá a mesma proteção de antes.

Quando se deve trocar o capacete?

Os capacetes têm uma validade de três anos e após esse período devem ser trocados obrigatoriamente, sob a pena da lei. Eles devem ser trocados também após quedas ou outros grandes impactos.

Os capacetes têm data de vencimento?

O ‚Äúvencimento‚ÄĚ do capacete √© o per√≠odo de tr√™s anos em posse do motociclista, considerado o m√°ximo de tempo de uso para serem 100% efetivos em caso de impacto. Entretanto, √© bom lembrar que os capacetes n√£o s√£o itens perec√≠veis e n√£o t√™m data de validade.

Pode-se colocar película na viseira?

A viseira do capacete n√£o deve ser acrescida de pel√≠culas de escurecimento, especialmente √† noite, quando precisa estar no ‚Äúpadr√£o cristal‚ÄĚ. Durante o dia, entretanto, √© permitido o uso de viseiras fum√™.

Precisa-se usar óculos de proteção com capacete?

Os √≥culos de prote√ß√£o s√£o essenciais, mas somente quando o capacete n√£o tem viseira. Neste caso, os √≥culos √© que v√£o fazer a prote√ß√£o do rosto, como aqueles das competi√ß√Ķes off-road.

Quais capacetes n√£o podem ser usados em rodovias?

Os capacetes de estilo coquinho não podem ser usados por pilotos nem passageiros em pista urbana ou em estradas. Os capacetes coquinho não protegem integralmente em caso de quedas e se você procura por um capacete aberto, este precisa estar fora da sua lista.

Como surgiu o capacete para moto?

Nos anos 30, após atender um óbito por acidente de moto, o neurocirurgião Hugh Cairns começou um estudo detalhado sobre o assunto, o que inspirou o exército inglês a desenvolver capacetes, que logo seriam imitados pela sociedade.

Qual o melhor material que é feito um capacete?

A fibra de carbono é um dos melhores materiais para capacetes, já que absorve bem o primeiro impacto e é leve. A fibra de vidro, por sua vez, faz capacetes mais seguros, já que absorvem mais impactos.

O que significa um capacete no ch√£o?

Para os motociclistas, um capacete no ch√£o pode ser considerado sinal de azar. Entretanto, o capacete funciona como um ‚Äútri√Ęngulo de sinaliza√ß√£o‚ÄĚ do motociclista, j√° que esse √© o sinal internacional de ajuda no c√≥digo Motard.

Qual o valor da multa por pilotar sem capacete?

Até o momento da publicação deste artigo, a multa aplicada por piloto ou passageiro sem capacete é de R$293,47, já que o ato é considerado conduta gravíssima e a reincidência dessa prática pode ainda resultar em suspensão da permissão.

Deixe um coment√°rio