Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Bolas de VĂ´lei im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
22 Horas investidas
8 Estudos avaliados
5541 Leia as resenhas

🥇 Melhores Bolas de Vôlei 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A bola de vôlei está no centro deste que é o segundo esporte mais praticado no Brasil. Sendo assim, seja você um profissional ou alguém que está apenas entrando nesse universo, é essencial não errar ou cair em armadilhas na hora de comprar a sua. Felizmente, nossa equipe de especialistas se reuniu para analisar todos os principais modelos de bolas de vôlei disponíveis no mercado nacional e, com os resultados obtidos, montar esse guia mais que completo. Aqui, você encontrará tudo que precisa saber para comprar a bola de vôlei perfeita para seus treinos e momentos de lazer.

William Duarte
William Duarte

William é natural de Pernambuco e, por passar maior do tempo em casa, está sempre em busca de produtos, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos que facilitem sua rotina e tornem sua casa mais confortável. É formado em Letras e Mestre em Literatura.

Mais sobre William

Bola de VĂ´lei Lista com os melhores 2021

Bola de VĂ´lei Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > Ă„hnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que Ă© uma Bola de VĂ´lei?

Bola de vĂ´lei

Bola de vĂ´lei

A bola de vôlei é a estrela principal de qualquer partida desse esporte. Com até três toques, os jogadores de cada equipe precisam lançá-la por cima da rede sempre tentando fazer com que ela toque o chão da quadra do time adversário.

 

Cada vez que isso acontece, a equipe que conquistou esse feito ganha um ponto. Uma partida de vôlei é disputada em até 5 sets de 25 pontos, desde que exista uma diferença mínima de 2 pontos entre as equipes.

 

Caso as equipes empatem em 24 x 24, a partida segue até que uma delas conquiste a diferença mínima de pontos exigida.

 

Vantagens & Aplicações

 

A principal vantagem de ter uma bola de vôlei de qualidade está na possibilidade de fazer parte do grupo de pessoas que praticam este esporte, o segundo mais popular no Brasil. E a melhor maneira de fazer isso é com uma bola que proporcione o máximo de conforto e que esteja de acordo com sua experiência no esporte e faixa etária.

 

Por isso, o melhor Ă© investir em uma bola de vĂ´lei de qualidade e aproveitar todos os benefĂ­cios proporcionados por esse esporte:

– Queima de calorias e gorduras;
– Aumenta a taxa metabĂłlica;
– Aprimora sua coordenação motora;
– Desenvolve seus sentidos, promovendo um aumento da sua agilidade, coordenação, velocidade e equilĂ­brio.
– Eleva sua frequĂŞncia cardĂ­aca, o que acarreta em um coração mais saudável.
– Aumento da força muscular;
– Aumento da resistĂŞncia aerĂłbica;
– Melhora o seu humor.

 

Indicado Para

 

Bola de vĂ´lei Soft Penalty

Bola de vĂ´lei Soft Penalty

A bola de vôlei é indicada para qualquer pessoa que deseja iniciar a prática deste esporte, não importa a idade. Ela será um item essencial para seus treinos e partidas, bem como para momentos de lazer e diversão ao lado da família e dos amigos.

 

Para quem não sabe, o vôlei proporciona uma série de benefícios, desde a melhora da circulação de oxigênio no nosso corpo e cognição até o fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade.

 

O único cuidado necessário, além do que já é comum para qualquer prática esportiva, é escolher uma bola que esteja de acordo com os objetivos de sua prática esportiva – se apenas para lazer ou mirando competições, sejam elas amadoras ou profissionais.

A faixa etária também é outra coisa a ser levada em consideração, mais particularmente com atletas mirins. Crianças de até 13 anos devem treinar com bolas com características particulares, como menor peso e maior maciez.

 

Tipos de Bola de VĂ´lei

Bola de vĂ´lei oficial

Bola de vĂ´lei oficial

Os tipos de bola de vôlei podem ser classificados de acordo com cada uma das modalidades desse esporte: vôlei de quadra, praia e futevôlei. Cada uma dessas categorias exige bolas com particularidade específicas, o que significa que esse é o primeiro elemento a ser levado em consideração.

VĂ´lei de Quadra

As bolas para partidas de vôlei em quadra costumam ser um pouco menores que as do vôlei de praia, medindo entre 65 e 67 cm. É isso que irá conferir maior velocidade ao jogo, permitindo lances e defesas mais rápidas.

 

Além disso, é necessário garantir que a bola seja de um material resistente e que garanta sua durabilidade. Duas boas opções são modelos revestidos com microfibra ou couro sintético.

VĂ´lei de Praia

Bola de vĂ´lei de praia

Bola de vĂ´lei de praia

A bola para o vôlei de praia, por sua vez, é um pouco maior, medindo entre 66 e 68 cm de circunferência. Outra característica essencial é que ela seja feita de um material impermeável, uma vez que esportes ao ar livre precisam enfrentar condições climáticas diversas.

 

Em geral, para resolver esse problema, as bolas do vôlei de praia são revestidas com PVC ou poliuretano, responsáveis por evitar a entrada de água. Além disso, são materiais que oferecem maior resistência contra o atrito com a areia.

 

FutevĂ´lei

Por fim, temos as bolas de futevôlei, que costumam ter entre 68 e 70 cm. Em geral, elas costumam ser mais macias, protegendo bem as áreas do corpo com as quais tem contato – cabeça, peito, ombro e pés.

Sendo um esporte praticado principalmente ao ar livre, também é importante que a bola seja resistente a chuva, sol, vento e água da praia.

 

 

O maior guia de compra de bola de vĂ´lei

 

Agora que você entende que as bolas de vôlei são classificadas de acordo com a modalidade praticada, é preciso ter um olhar mais atento às demais características que devem ser levadas em consideração na hora de compra.

 

Esse é um momento bastante importante, sendo necessário fugir de algumas armadilhas comuns entre os consumidores:

  • Comprar levando em consideração apenas o preço: isso Ă© algo que jamais deve acontecer. Em geral, as bolas mais baratas nĂŁo oferecem o conforto necessário para suas práticas – mesmo as mais descompromissadas – e tambĂ©m pecam no quesito durabilidade.
  • NĂŁo analisar as caracterĂ­sticas da bola: a prática de qualquer esporte deve ser realizada com segurança e conforto. No vĂ´lei, o melhor caminho para se atingir isso Ă© escolher uma bola que esteja de acordo com as exigĂŞncias de cada modalidade e que seja confortável para vocĂŞ.

E não há outro caminho para fugir dessas armadilhas senão prestar bastante atenção às nossas dicas. Abaixo, você irá encontrar todas as principais características que devem ser analisadas antes de realizar a escolha da bola de vôlei ideal.

 

Inicialmente, pode parecer complexo ou muita informação, mas fizemos o possível para deixar tudo o mais claro possível e garantir que você não erre na escolha.

 

– Modalidade ou categoria

Bola de vĂ´lei Speedo

Bola de vĂ´lei Speedo

Já deixamos isso claro ao falar sobre os tipos de bolas, mas não custa nada reforçar. As características das bolas de vôlei diferem a depender da modalidade, fazendo com que essa seja mais uma característica a ser levada em consideração.

 

Isso significa que, antes de mais nada, é necessário refletir sobre a modalidade que você irá jogar – vôlei de quadra, areia ou futevôlei?
Resumimos as caracterĂ­sticas exigidas por cada categoria:

  • VĂ´lei de quadra: precisa ser de couro ou material sintĂ©tico e ter cores claras e uniformes. A circunferĂŞncia ideal fica entre 65 e 67 cm e a pressĂŁo pode variar entre 0,3 a 0,325 kg/cm².
  • VĂ´lei de praia: precisar ser de couro, PVC ou algum outro material sintĂ©tico que nĂŁo absorva umidade. A circunferĂŞncia ideal fica entre 66 e 68 cm e a pressĂŁo pode variar entre 0,175 a 0,225 kg/cm².
  • FutevĂ´lei: precisa ser de couro sintĂ©tico, PVC ou poliuretano ou algum outro material sintĂ©tico que nĂŁo absorva umidade. A circunferĂŞncia ideal fica entre 68 e 70 cm e a pressĂŁo pode variar entre 0,56 a 0,63 kg/cm².

 

– Peso segundo padrões oficiais

Na hora de comprar sua bola de vôlei, também é preciso verificar seu peso – característica que deve ser analisada de acordo com o uso que você fará dela e sua faixa etária.

 

Para treinos em geral, o melhor caminho é buscar opções que sigam os padrões oficiais. As bolas de vôlei profissionais devem ter entre 260 e 280 g, então é possível se guiar por esses valores.

 

Por outro lado, caso você busque práticas menos disputadas ou apenas jogos recreativos, um modelo mais leve pode tornar esses momentos mais confortáveis.

 

Além disso, as bolas de vôlei para crianças contam com características específicas. Até os 10 anos, a recomendação são bolas que estejam entre 200 e 220 g enquanto que, aos 11, esse valor é elevado para modelos que fiquem entre 230 e 250 g.

 

– Tecnologias adicionais

Bola de vĂ´lei Molten

Bola de vĂ´lei Molten

Além de pensar no mais básico, também é possível ir um pouco além e analisar quais tecnologias foram utilizadas na fabricação das bolas de vôlei que você está considerando adquirir.

 

Essa é uma boa forma de escolher uma bola de qualidade e que irá apresentar maior durabilidade. Algumas tecnologias que garantem essa longevidade são as seguintes:

Termotec: permite a construção da bola sem pontos de costura, o que garante 0% de absorção de água e uma durabilidade muito superior aos demais modelos.

 

Tecnofusion: também elimina a presença de pontos de costura, garantindo impermeabilidade completa e maior resistência.

 

Anti-suor: tecnologia que impede que a superfĂ­cie da bola fique escorregadia durante treinos, partidas ou qualquer outra atividade.

 

– Cores

Essa pode até parecer um item desnecessário, mas a verdade é que as cores têm uma função muito importante nas bolas de vôlei.

 

Acontece que as cores da bola podem facilitar sua visualização, o que torna o tempo de resposta muito mais rápido e preciso para quem está em quadra. Essa também é uma característica importante para o público, que poderá acompanhar o que está acontecendo mais facilmente, sem perder nenhum lance.

 

O ideal é que, em partidas em quadras, a bola tenha cores mais claras e que contrastem com a quadra. Já em partidas de vôlei de praia, é necessário apostar em cores mais fortes e vibrantes para que seja possível enxergar a bola independente da intensidade da luz solar.

 

– Certificações oficiais

Bola de vĂ´lei Mikasa

Bola de vĂ´lei Mikasa

Quem está preparado para levar o vôlei mais a sério não pode seguir outro caminho: adquirir uma bola oficial é a melhor escolha. Para isso, basta selecionar um modelo que conte com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

 

Essa é a maneira mais simples de adquirir uma bola que esteja dentro de todos os padrões oficiais e que tenha todas as características exigidas em competições de nível nacional e internacional.

 

Além disso, são modelos que passaram por uma série de testes de segurança e durabilidade. Ou seja, é uma forma de garantir a aquisição de um produto de qualidade e que permanecerá ao seu lado por muito tempo.

 

Principais marcas de Bolas de VĂ´lei

Agora que você já sabe quais características deve levar em consideração na hora de escolher a bola de vôlei ideal, é necessário saber onde encontrá-la. Pensando nisso, nossa equipe de especialistas esportivos testou todas as principais bolas de vôlei disponíveis no mercado nacional.

 

O resultado dessas análises pode ser conferido na lista abaixo, em que apresentamos as marcas cujas bolas se destacaram em conforto, desempenho e durabilidade.

 

Wilson

A Wilson é uma das marcas mais famosas do mundo quando falamos sobre itens e artigos esportivos. Com sede em Chicago e presença em todo o mundo, essa empresa se tornou ainda mais popular graças ao filme Náufrago, com o personagem de Tom Hanks tendo como único companheiro uma bola de vôlei da marca, batizada com o mesmo nome.

 

E já que o assunto é bola de vôlei, opções não faltam. É possível encontrar modelos especiais para as diferentes modalidades desse esporte, além de versões adaptadas para os diferentes estilos de jogabilidade.

 

Penalty

Outra marca especializada em artigos esportivos é a Penalty. E algo que não poderíamos deixar de destacar é que essa é uma empresa 100% nacional, tendo sido fundada na cidade de São Paulo. Desde então, a marca aposta na qualidade e variedade de produtos, além de um bom atendimento e suporte técnico, para conquistar e manter seus clientes.

 

É possível encontrar no catálogo da Penalty diversas opções de bolas de vôlei, todas da mais alta qualidade. Um dos destaques é a linha soft, que oferece maior maciez e conforto. São a opção perfeita para seus momentos de lazer e treinos para iniciantes.

 

Rainha

A Rainha é mais uma das gigantes do ramo esportivo, oferecendo itens de qualidade e com tecnologias de ponta, para proporcionar aos seus clientes atividades físicas mais confortáveis. A diversidade de produtos é outra de suas características mais fortes, uma vez que essa empresa investe pesado não apenas em artigos esportivos, mas também de vestuário.

 

No quesito bolas de vôlei, também há muito o que se destacar. A Rainha oferece opções para todas as modalidades e ainda modelos específicos para cada estilo de cliente, a depender da intensidade de prática buscada.

 

Misaka

A japonesa Misaka está entre as principais empresas voltadas para artigos esportivos do mundo, mas se destaca principalmente por suas bolas de vôlei, seja de quadra ou praia, e futevôlei. Ou seja, não tem como não encontrar a opção perfeita para você no catálogo dessa marca.

 

Caso ainda não esteja convencido, o fato de a Misaka ser a responsável pelas bolas oficiais de algumas das principais competições de voleibol nacional e internacionalmente pode servir como mais um argumento de sua excelência. Mas não pense que só há espaço para profissionais, os iniciantes também podem encontrar ótimas bolas em seu catálogo.

 

Molten

A Molten é uma marca japonesa especializada em itens esportivos e artigos automobilísticos. Um dos destaques dessa empresa certamente são as opções de bolas para os mais diversos esportes, como o vôlei e o basquete.

 

É possível encontrar boas opções desde quem busca bolas apenas para atividades físicas de menor intensidade ou voltadas para o lazer, até modelos profissionais e de altíssima qualidade. A resistência e durabilidade também costuma ser uma característica comum às bolas presentes no catálogo da Molten.

 

Adams

A Adams é uma marca que conquistou destaque por oferecer artigos esportivos de altíssima qualidade e impressiona com a enorme variedade de produtos que podem ser encontrados em seu catálogo. São itens de vestuário, acessórios esportivos e uma infinidade de outros produtos capazes de auxiliar sua busca por uma vida mais saudável.

 

O custo-benefício dos produtos Adams também merece ser destacado, inclusive quando falamos das bolas de vôlei produzidas pela empresa. É possível encontrar modelos mais básicos – perfeitos para iniciantes ou momentos de lazer – até bolas profissionais.

 

Copaya

A Copaya também se insere no mercado de itens esportivos de maneira bastante competitiva, principalmente graças ao ótimo custo-benefício dos seus produtos. É possível encontrar no catálogo da empresa acessórios para os mais diversos esportes, além de itens de vestuário para realização de exercícios.

 

No quesito bolas de vôlei, a Copaya não decepciona e oferece ótimos modelos para todas as modalidades. Existem, inclusive, bolas de vôlei 3winfantis, perfeitas para a inserção de crianças no universo desse esporte.

 

Poker

A Poker faz questão de desafiar seus clientes a seguir na busca por uma vida mais saudável e faz isso por meio do estímulo à prática de esportes e oferecendo itens esportivos de altíssima qualidade e com preços acessíveis. E isso não vale apenas para os atletas profissionais não, os amadores estão mais que convidados a também aderir a esse estilo de vida.

 

Os praticantes de vôlei irão encontrar tudo que precisam para um ótimo treino ou momentos de lazer com os amigos no catálogo da marca. São modelos infantis, para iniciantes e profissionais, fazendo com que a Poker conte com opções para todos os públicos.

 

ALLSIX

A ALLSIX é uma marca não tão popular no Brasil, mas que também oferece ótimas opções quando falamos sobre bolas de vôlei. Prova disso é que muitos dos modelos oferecidos por essa empresa são aprovados pela Federação Francesa de Voleibol (FFVB) e Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

 

Uma das queridinhas da marca é a V100 Soft, projetada especialmente para treinos em quadra e capaz de oferecer a maciez e leveza ideais para quem está iniciando neste esporte.

 

Stadium

E é claro que a Stadium também não poderia ficar de fora da nossa lista, afinal, temos aqui mais uma empresa especializada em artigos esportivos 100% brasileira e que sempre preza pela qualidade dos seus produtos. Prova disso, é o fato desta empresa utilizar as mesmas fábricas e laboratórios de pesquisa de outra gigante: a Penalty.

 

Sendo assim, é possível encontrar em seu catálogo itens para todas as modalidades do futebol, vôlei e basquete. Como não poderia deixar de ser, há um destaque especial para a fabricação das bolas desses esportes, todas seguindo os padrões oficiais de peso e medidas.

 

 

Como surgiu o vĂ´lei?

O vôlei foi criado em 1895 nos Estados Unidos, tendo surgido como uma opção ao basquete, considerado por alguns extremamente cansativo e com certo excesso de contato físico.

 

Foi aí que o professor de educação física William George Morgan recebeu a missão de elaborar as regras de um novo esporte, que mantivesse o espírito competitivo, mas que tivesse menos contato físico quando comparado ao basquete.

Bola de vĂ´lei Wilson

Bola de vĂ´lei Wilson

De acordo com o professor, o tĂŞnis foi o primeiro esporte que lhe veio Ă  mente. SĂł que exigia um aparato de itens muito extenso, fazendo com que ele adaptasse essa ideia para um esporte totalmente novo: o vĂ´lei.

 

Dicas de Conservação & Manutenção

Agora que você já sabe como escolher sua bola de vôlei, também é necessário aprender que cuidados tomar para garantir sua durabilidade.

Limpeza da Bola de VĂ´lei

Sendo um item que pode acumular bastante poeira e sujeira durante treinos e partidas, é necessário que você higienize sua bola de vôlei cada vez que a utilizar.

 

Isso deve ser feito utilizando apenas água e um pano úmido, exceto quando a fabricante recomendar a utilização de algum produto específico. Depois de limpa, basta guardar sua bola em um lugar seco, arejado e longe do sol.

Calibragem da Bola de VĂ´lei

Outra recomendação importante para garantir a durabilidade da sua bola de vôlei é calibrá-la sempre que perceber que ela está murcha. Isso é importante para impedir que os gomos dela estraguem, o que ocorre quando a bola é guardada com pouco ar dentro dela.

Nota do Especialista

A compra da sua bola de vôlei deve ser encarada como um investimento em prol da sua saúde, por isso, faça o possível para realizar a melhor escolha e não cair em armadilhas. Iniciantes devem encarar a maciez e a durabilidade como duas das características mais importantes na hora da compra. Atletas profissionais, por sua vez, devem sempre buscar bolas de vôlei certificadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Como escolher uma bola de vĂ´lei?

A bola deve ser escolhida de acordo com a modalidade a ser praticada, o que faz necessário que se leve em consideração características como: peso, material, circunferência, pressão, cores, entre outros.

Quais os tipos de bola de vĂ´lei?

As bolas de vĂ´lei podem ser classificadas a partir das diferentes modalidades desse esporte: vĂ´lei de quadra, praia e futevĂ´lei.

Como limpar a bola de vĂ´lei?

A bola de vôlei deve ser higienizada com auxílio de um pano úmido e água, apenas. Outros produtos só devem ser utilizados caso haja recomendação do fabricante.

Qual a circunferĂŞncia correta para bola de vĂ´lei?

A circunferência ideal para a bola de vôlei está relacionada com a modalidade praticada: vôlei de quadra: 65 e 67 cm; vôlei de praia: 66 e 68 cm; futevôlei: 68 e 70 cm.

Qual o peso ideal para uma bola de vĂ´lei?

O peso da bola de vôlei deve ser escolhido de acordo com o nível do jogador e sua faixa etária: crianças: 200 e 220 g; iniciantes e crianças a partir dos 11 anos: 200 e 220 g; intermediários e profissionais: 260 a 280 g.

Como saber se uma bola de vĂ´lei Ă© profissional?

A maneira mais simples de saber se uma bola de vôlei é profissional é verificando se ela tem o selo de aprovação oferecido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Existem bolas de vôlei para crianças?

Sim. Existem bolas de vĂ´lei projetadas especialmente para o pĂşblico infantil. Esses modelos costumam ser menores e mais macios.

Qual a melhor bola de vĂ´lei para iniciantes?

Os jogadores iniciantes devem buscar por bolas de vôlei mais macias e leves, características que irão possibilitar uma introdução muito mais confortável no universo desse esporte.

Onde comprar uma bola de vĂ´lei?

É possível comprar sua bola de vôlei em lojas especializadas em artigos esportivos, seja física ou virtualmente.

Quando calibrar a bola de vĂ´lei?

A bola de vôlei deve ser calibrada sempre que estiver murcha, do contrário, sua estrutura interna poderá ser prejudicada. A calibragem deve seguir sempre a indicação do fabricante.

Deixe uma resposta