Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Bicicletas im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
11 Horas investidas
6 Estudos avaliados
2142 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Bicicletas 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A bicicleta urbana pode te transportar ao trabalho diariamente e tamb√©m ser o seu lazer aos finais de semana. O mercado conta com as mais diversas op√ß√Ķes de bicicleta e com certeza uma delas √© perfeita para voc√™! Pensando nisso, nosso time de especialistas se reuniu para te ajudar a escolher o modelo de bike ideal, fazendo v√°rias horas de testes nos modelos mais procurados do mercado para uma compara√ß√£o t√©cnica da mais alta qualidade.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Bicicleta Lista com os melhores 2021

Bicicleta Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma bicicleta ?

Qual a melhor bicicleta do mercado?

Comparativo bicicleta

A bicicleta, tamb√©m chamada de ‚Äúbike‚ÄĚ ou ‚Äúmagrela‚ÄĚ, √© um ve√≠culo de duas rodas, sendo a da frente direcionada pelo guid√£o e a de tr√°s √© comandada pelos pedais, que s√≥ precisam do ciclista para gerar movimento. Desde a inf√Ęncia, a bicicleta est√° relacionada a muitas mem√≥rias afetivas: joelhos ralados, quedas, pedalar sem as rodinhas, at√© tentativas de ‚Äúempinar‚ÄĚ.

Atualmente, com a conscientiza√ß√£o de que a maioria dos ve√≠culos tem um grande potencial de poluir o meio ambiente, a bicicleta se tornou uma maneira eco-friendly (por n√£o emitir gases poluentes), saud√°vel, econ√īmica e at√© mais r√°pida de se locomover diariamente, sendo o meio de transporte mais usado no mundo inteiro.

Como a bicicleta funciona?

Andar de bicicleta é uma atividade que requer pouca teoria, muita prática e alguns ralados durante o aprendizado. Contudo, é importante explicar como é o processo de funcionamento de cada uma das partes da bicicleta e como isso gera o movimento. A bicicleta é composta por um quadro (que são tubos metálicos que agem como o esqueleto do produto), um selim (o seu assento), que podem ser feitos de materiais diversos.

A primeira coisa que o ciclista faz √© sentar no selim, que √© o ‚Äúbanco‚ÄĚ da bicicleta. Depois, p√Ķe os p√©s nos pedais, que s√£o ligados por uma corrente √† roda traseira. Ao fazer o movimento de ‚Äúgiro‚ÄĚ dos pedais, a roda acompanha girando tamb√©m. A roda dianteira √© comandada pelo guid√£o, ent√£o ele √© quem direciona o caminho da bicicleta.

Boa parte das bikes conta tamb√©m com sistema de freio que ficam presos ao guid√£o. Ao acionar a frenagem, os amortecedores travam as rodas e a bicicleta para. Algumas tamb√©m possuem um sistema de marchas, bem parecido com o de um carro (por√©m com mais varia√ß√Ķes!) que ajuda a manter a velocidade apesar dos solos diversos.

Para solos lisos, as marchas altas são recomendadas, pois a pedalada fica mais veloz. Para superfícies irregulares e íngremes, marchas mais baixas deixam a bike mais leve.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Quais a maiores vantagens das bicicletas?

Vantagens de usar a bicicleta

São muitas as vantagens de usar a bicicleta, seja como meio de transporte ou apenas para passeios. A primeira delas é a sua personalização: é um veículo que pode ser completamente adaptável de acordo com a altura e peso do ciclista, tipo de solo, faixa etária, tipo de material, dentre outros pontos que contribuem para a sua usabilidade.

Um outro ponto bastante importante √© que a bicicleta √© um dos poucos ve√≠culos zero emiss√Ķes. A atividade de pedalar n√£o gera gases poluentes, nem com efeito estufa para o meio ambiente. Essa n√£o-emiss√£o √© algo bastante positivo e que anda de m√£os dadas com tend√™ncias mundiais de como cada escolha do cotidiano pode, sim, tornar o mundo um lugar melhor.

Além do bem coletivo, há também benefícios a nível pessoal com o uso da bicicleta, especialmente se for rotineiro: pedalar é bom para o emagrecimento, pois acelera o seu metabolismo,ou seja, você queima calorias de forma mais rápida.

Al√©m disso, voc√™ pode ganhar for√ßa muscular e t√īnus, especialmente nos membros inferiores. Empurrar os pedais √© uma tarefa para os m√ļsculos das coxas e dos gl√ļteos. Os pulm√Ķes tamb√©m agradecem! A pr√°tica de pedalar ajuda a refor√ßar os pulm√Ķes e ganhar f√īlego e resist√™ncia.

Por fim, h√° uma vantagem econ√īmica: voc√™ n√£o vai precisar gastar com combust√≠vel, passagem de √īnibus ou metr√ī, tampouco t√°xi. A bike pode te levar a qualquer lugar e sem custo adicional. Por isso, com tantos pontos positivos e aplica√ß√Ķes diversas, a ‚Äúmagrela‚ÄĚ se tornou uma excelente op√ß√£o de meio transporte.

 

Quais os tipos de bicicleta disponíveis no mercado?

Existem muitos tipos de bike à venda atualmente. Elas possuem estruturas bem diversas pois são utilizadas para finalidades diferentes. As mais comuns são a urbana e a mountain bike.

Tamb√©m conhecida como ‚Äúbike de passeio‚ÄĚ, a bicicleta urbana √© a op√ß√£o de locomo√ß√£o para o trabalho em que o percurso n√£o envolve muitos obst√°culos ou irregularidade, ou demande uma velocidade mais alta. √Č perfeita para regi√Ķes com ciclovias e ciclofaixas. Seu assento √© confort√°vel, seus pneus s√£o mais finos e ela √© funcional. Para os ciclistas de final de semana, para pedaladas em pra√ßas e parques, ela √© a melhor op√ß√£o.

J√° a mountain bike (MTB) √© voltada para os amantes de trilhas e terrenos irregulares.Por isso, seus pneus s√£o mais largos e possuem uma tecnologia que gera maior estabilidade ante os desafios do percurso. Costumam ser feitas de material mais resistente ao impacto de uma potencial queda e contam com um n√ļmero maior de marchas.

Porém, elas não se limitam a uma vida de aventuras: caso o seu trajeto para o trabalho possua um solo desnivelado e/ou sem asfalto, ela pode acabar sendo a opção ideal. Também é a escolha de pessoas que trabalham com entregas por aplicativo.

 

As maiores vantagens da bicicleta:

  • √Č um ve√≠culo que n√£o prejudica o meio ambiente;
  • Baixo custo de manuten√ß√£o;
  • Diminui os custos com outros meios de transporte, como √īnibus e t√°xi;
  • Promove o bem-estar f√≠sico;
  • Aumenta a qualidade de vida;
  • Trabalha os grandes grupos musculares das pernas e gl√ļteos, tonificando-os;
  • Melhora o f√īlego de quem pratica;
  • √Č uma excelente forma de curtir um tempo em fam√≠lia, com amigos ou at√© s√≥;
  • Deixa mais feliz por liberar endorfinas e melhora o sono com o aumento da serotonina.

 

O maior guia de compras sobre bicicleta

Segundo os experts, é importante definir a finalidade da bicicleta para, depois disso, ver o melhor modelo. Caso seja para uso diário, opte por matérias-primas mais duráveis. Já se for para usar de maneira esporádica, o custo-benefício é a melhor opção para não investir em algo de pouco uso.

Ainda assim, s√£o v√°rias as possibilidades. Ent√£o se torna mais f√°cil errar e comprar uma que n√£o seja apropriada para as suas necessidades, caso n√£o saiba o que procurar em uma bicicleta.

Para esta classificação, nossos experts submeteram diversas marcas tanto nacionais, quanto internacionais a testes comparativos, como experimentos de conformidade, teste de adequação e de produto para descobrir os resultados e emitir uma opinião verdadeira.

Confira o melhor guia de compras sobre bicicleta e saiba como encontrar e o que você deve analisar antes de escolher a sua!

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após o teste das bicicletas:

 

  • Cuidado com o freio
Quais as vantagens e desvantagens do freio para bicicleta?

Freio a disco

O freio da bicicleta é um dos maiores itens de segurança do equipamento, então é extremamente necessário prestar a máxima atenção nesse ponto. Ele pode se tornar uma grande dor de cabeça caso você faça a escolha errada para as suas necessidades.

Existem dois tipos de frenagens mais comuns e cada um deles conta com pontos positivos e negativos: o tipo V-Brake e os freios a disco, que podem ser divididos entre mec√Ęnicos e hidr√°ulicos.

Os freios V-Brake funcionam bem quando a bicicleta não é usada em velocidade. As bicicletas com esse freio são mais baratas e ele é funcional. Contudo, se você pretende experimentar velocidades mais altas ou pedalar em áreas molhadas, ele não é o mais indicado.

Por outro lado, o freio a disco, seja hidr√°ulico ou mec√Ęnico, √© uma escolha mais segura e que se adapta a estas superf√≠cies. Contudo, al√©m de mais caros, h√° tamb√©m marcas que vendem com esta frenagem mas de qualidade inferior. As marcas que testamos e foram eliminadas no quesito freio do Melhor Guia de¬†Compras apresentaram freios de qualidade duvidosa.

 

  • Guid√£o: o equil√≠brio da sua bike

O guidão é um dos locais de maior pressão ao pedalar. Se você é um verdadeiro iniciante no pedal, pense no guidão como a direção, sendo que ele pode ser reto ou curvo. O reto costuma ser o favorito por sua versatilidade, enquanto que o curvo é melhor para absorver impactos dos obstáculos no percurso.

Mas, o maior problema encontrado no guidão não é seu formato, e sim o comprimento. Dependendo do comprimento, ele pode causar desde desconfortos ao pedalar, até mesmo problemas futuros no seu corpo. Isso porque, se ele for muito longo em relação ao seu corpo, a tendência é que os seus braços se abram e isso pode causar dores.

Já um curto em relação ao seu corpo torna mais difícil a angulação e aumenta as chances de queda. Para saber se o tamanho é o ideal, alinhe as mãos no guidão com os seus ombros, com uma margem de erro de, no máximo, três centímetros.

 

  • Altura errada: maiores chances de cair e se machucar

A altura da bicicleta √© um ponto de bastante relev√Ęncia j√° que, assim como o freio, est√° muito relacionada com a seguran√ßa durante o uso do equipamento. Ap√≥s o teste do produto e a opini√£o de profissionais, os experts definiram como escolher a bike para o seu tamanho.

A altura ideal √© a que voc√™ consiga colocar os dois p√©s no ch√£o ao frear, tendo o ponto de apoio sem nenhum transtorno. Quando mais alta do que o normal, voc√™ pode se desequilibrar ao frear. Se mais baixa, os joelhos e a coluna estar√£o comprometidos pela posi√ß√£o. Algumas s√£o adapt√°veis e isso √© um ponto extra em caso de d√ļvida ou quando o test-drive n√£o √© poss√≠vel.

 

  • Corra de um selim desconfort√°vel

O selim é o banco da bicicleta e, como todo assento, ele precisa ser confortável. Quanto mais largo e acolchoado for, melhor ele será. Pense que você irá passar um bom tempo da sua vida sentado no selim e ele pode modificar toda a experiência de pedalar para algo negativo.

Se puder, escolha a op√ß√£o de selim com amortecedor, ideal para superf√≠cies que n√£o s√£o planas. Para os homens, existem selins com tecnologias espec√≠ficas para prevenir danos ao √≥rg√£o masculino e √°reas pr√≥ximas. A op√ß√£o do selim vazado no meio diminui a tens√£o na regi√£o e pode ser melhor para tal p√ļblico-alvo.

 

  • Problemas na suspens√£o da bike

A suspensão é a parte que fica mais propensa a aguentar as pancadas, tanto em trilhas quanto no uso diário. Logo, ela merece uma atenção especial.

Mesmo com o alto impacto que recebe, ela não é uma peça sensível, então precisa de algumas boas horas de pedal para que você perceba os sinais de levá-la para a manutenção. De acordo com os estudos e testes do nosso time, a média é de 50 horas de uso. Após identificar esse período, você deve levá-la para a manutenção.

 

Como os consumidores podem testar a bicicleta antes e após a compra?

Alguns pontos de venda f√≠sicos permitem que voc√™ avalie a bicicleta, mas dificilmente autorizam que seja feito um test-drive por quest√Ķes de seguran√ßa. Voc√™ pode optar por uma an√°lise visual do produto, verificando a tintura, se h√° marcas nas partes met√°licas e, no m√°ximo, se o freio est√° em pleno funcionamento.

Por outro lado, após a compra, seja feita em loja física ou virtual, você consegue testar todas as partes da bike e verificar se estão em conformidade com o prometido. A maioria delas possui garantia, que pode ir de três meses a um ano, além de políticas de devolução, em caso de compra efetuada pela internet.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar uma bicicleta?

 

Definir a finalidade da bike √© importante para saber o n√ļmero marchas

√Č, escolher a melhor bicicleta n√£o √© uma tarefa f√°cil, mas vale a pena prestar aten√ß√£o em todos os detalhes. A marcha na bicicleta d√° a pot√™ncia que voc√™ precisa, aumentando ou diminuindo. As marchas dependem do tipo de solo que voc√™ vai pedalar.

Se a sua bicicleta é para ser usada na cidade, com ruas pavimentadas e sem grandes desafios no terreno, uma que tenha entre 7 e 9 marchas já é suficiente. Por outro lado, pensando em trilhas e até mesmo em solos íngremes no percurso da sua casa para o trabalho, quanto mais marchas, melhor.

Uma boa marcha em solo instável é responsável por ajudar nas subidas mais íngremes, bem como trazer velocidade para descidas em superfícies mais retas.

 

Um quadro mais leve ou mais resistente: qual a melhor escolha?

Os quadros mais comuns são de alumínio e os de fibra de carbono, e cada um deles agrega uma vantagem diferente na bicicleta.Todos os fatores de análise são relacionados ao motivo de você usar uma bike.

Pensando no quadro de alumínio, ele pode ser mais resistente aos impactos e costuma ser um produto mais barato, entregando um maior custo-benefício. Já os quadros de fibra de carbono duram mais tempo e também são responsáveis por deixar a bike mais leve, o que ajuda no seu desempenho, seja em trilhas ou no uso diário.

 

Escolha o aro para um desempenho mais eficaz

S√£o v√°rios os tipos de aros √† venda: 26″, 27,5″ e 29″, e tamb√©m de 700 mm. Estes s√£o os mais comuns. Cada um deles possui uma finalidade diferente: os aros 26″ s√£o menores e resistentes, ao mesmo tempo que s√£o mais leves. As de 700 mm s√£o capazes de deixar ainda mais leve.

Por outro lado, n√£o s√£o est√°veis como os 29″, ideais para superf√≠cies que n√£o s√£o planas, sendo uma √≥tima alternativa para quem gosta de fazer trilhas de lazer aos finais de semana. Uma op√ß√£o que pode contemplar ambos os terrenos √© a de 27,5″, por ser um meio termo.

Ainda assim, os extremos – 26‚ÄĚ e 29‚ÄĚ – s√£o os mais vendidos e mais f√°ceis de achar √† venda – e de manuten√ß√£o tamb√©m.

 

A cor da sua ‚Äúcompanheira de aventuras‚ÄĚ √© a sua identidade

Ter certeza na hora de definir a cor da sua bicicleta √© como pensar na cor do seu quarto, por exemplo, especialmente se voc√™ a usa diariamente. √Č poss√≠vel encontrar as “magrelas” em diversas cores, das mais vendidas como pretas, brancas, vermelhas e azuis, at√© tons de verde lim√£o e dourada!

Contudo, optar por uma bicicleta colorida e/ou chamativa pode ser positivo, já que facilita a identificação. Para uma maior personalização, é possível também acrescentar adesivos luminosos, bem como tiras coloridas.

 

Preste atenção ao tempo de manutenção

√Č dif√≠cil determinar o intervalo de tempo para que seja feita a manuten√ß√£o geral da sua bicicleta. Para isso, voc√™ deve se ater ao tipo de uso e de bike que possui. Ou seja, se voc√™ usa de maneira di√°ria como meio de transporte para curtas dist√Ęncias, a manuten√ß√£o pode ser feita uma a duas vezes por m√™s.

Ser√£o verificados pontos como corrente, centraliza√ß√£o das rodas e press√£o dos pneus. Por outro lado, se voc√™ pedala longas dist√Ęncias ou em terrenos acidentados, por exemplo, voc√™ pode precisar desmontar a bike. √Č importante realizar tal manuten√ß√£o logo ap√≥s a exposi√ß√£o do equipamento √†s situa√ß√Ķes citadas anteriormente.

 

MARCAS

CALOI

Um dos maiores nomes quando o assunto é bicicletas, a Caloi é uma empresa nacional de bikes e equipamentos. Sua longa história justifica sua popularidade. Apesar de ter sua origem no Brasil, mais especificamente em São Paulo, no ano de 1898, ela possui também um forte DNA italiano por ter sido desenvolvida pelos imigrantes Luigi Caloi e Agenor Poletti.

As vendas internacionais surgiram em 1990, diretamente para a Fl√≥rida, nos Estados Unidos. Nos dias atuais, o cat√°logo de bikes da empresa √© gigante. Uma op√ß√£o que se destaca √© a Bicicleta Aro 29 na cor prata. Ela possui quadro de alum√≠nio, c√Ęmbio com 24 velocidades, suspens√£o com 80 mm de curso e trava mec√Ęnica.

 

GTSM1

A GTSM1 é uma marca nacional de bikes. Sua sede é localizada em Itu, em São Paulo, e é considerada uma das maiores montadoras de bicicletas do Brasil. Desenvolvida em 1994, a companhia se divide em duas empresas: Ytu Bike, que é a fábrica de quadros; e a GTSM1, de montagem e distribuição do produto final.

Atualmente, a empresa traz ao mercado um portf√≥lio de mais de mil produtos, entre bikes de passeio, urbana, mountain bike e at√© mesmo voltadas para competi√ß√£o. Seu modelo I-Vtec Absolute possui 27 marchas, freio a disco hidr√°ulico e uma c√Ęmara de ar anti-furo para superf√≠cies mais dif√≠ceis e inst√°veis.

 

SAIDX

Qual a melhor marca de bicicletas do mercado?

Bicicleta SAIDX

A Saidx √© uma montadora de bikes que foi criada em Umuarama, no Paran√°. O nome da marca Saidx, quando escrito ao contr√°rio, se l√™ “Dias” (com um acr√©scimo do ‚Äúx‚ÄĚ), nome da fam√≠lia paranaense que possui diversas lojas voltadas especialmente para a venda de bicicletas de v√°rias marcas, tendo suas unidades espalhadas por diversas regi√Ķes do estado.

A marca Saidx é responsável pela bike Alfameq Tirreno, com aro 29, freio a disco hidráulico e a leveza do alumínio em seu quadro, guidão, suporte do guidão e até no canote do selim (região do banco). Este modelo é vendido em três cores: preto, azul e rosa.

 

COLLI

A Colli existe desde 1986, mas come√ßou com uma pequena bicicletaria que se chamava “Postinho das Bicicletas”, atuando apenas como uma assist√™ncia t√©cnica e revenda de pe√ßas, em Sarandi, no Paran√°. A empresa s√≥ nasceu de fato em 1992, quando o trabalho de montagem de bikes come√ßou.

Desde 2010, a Colli se torna parceira da Renault do Brasil. Em 2012, a marca se expande e passa a vender suas bikes para outros países da América do Sul, como Paraguai e Uruguai. Seu modelo Colli dupla suspensão, que vem na cor laranja neon, é feito de fibra de carbono, frenagem do tipo V-Brake dianteiro e traseiro e 21 marchas.

 

KSW

A KSW √© uma empresa nacional de bicicletas de alum√≠nio que fica em S√£o Paulo. A pr√≥pria empresa se intitula como ‚Äúa √ļnica brasileira a fabricar os seus pr√≥prios tubos de alum√≠nio‚ÄĚ e afirma que eles recebem tratamento t√©rmico para melhorar a performance do produto final.

Suas linhas somam mountain bikes, bicicletas urbanas, bike speed e at√© produtos voltados especificamente para o p√ļblico feminino. Al√©m disso, a empresa comercializa alguns produtos de forma separada, como garfos e guid√Ķes.

Uma de suas bikes mais vendidas possui aro 29, c√Ęmbio traseiro Shimano, √© de alum√≠nio e pode ser encontrada nas cores preto fosco, vermelho e branco.

 

TRACK & BIKES

A Track & Bikes surgiu em Guarulhos, São Paulo, em 1999. No início, a marca fabricava apenas bikes infantis. Em pouco tempo, percebendo as tendências e necessidades do segmento, a Track & Bikes investiu em uma linha para adultos e garantiu um crescimento desenfreado, se tornando hoje um nome de peso no mercado.

S√£o mais de 60 modelos diferenciados de produtos, dentre eles a bicicleta Trivo, uma bike na cor azul, com guid√£o reto, e que aguenta 110 quilos. Seu conjunto de c√Ęmbio √© do tipo Shimano e sua frenagem √© feita atrav√©s de freio a disco. S√£o 21 marchas para este modelo que conta com uma roda de 29 polegadas.

 

HOUSTON

A empresa Houston é brasileira, originária do Piauí, e surgiu nos anos 2000. Além das bicicletas, a marca também comercializa toda uma linha fitness e é a montadora de uma marca de fogão nacional, a Dako. Um dos diferenciais da companhia é possuir um setor inteiro de fabricação própria de diversas peças como quadro, aros, canotes, rodas plásticas, dentre outros.

Seu modelo de bike Stinger pode vir em duas cores, preto ou branco, e conta com 21 velocidades e corrente fina. O tipo de freio é o V-Brake e seus quadro e guidão são de carbono, sendo o primeiro já com suspensão.

 

OGGI

A marca Oggi é desenvolvida e fabricada na Zona Franca de Manaus, feita a partir de peças e componentes que não são fabricados no Brasil. Criada em 2014, a Oggi Bikes possui uma linha de bicicletas com tecnologia de ponta e valores altamente competitivos no mercado.

A jun√ß√£o entre bikes esportivas e urbanas, e at√© mesmo de produtos com durabilidade e leves, faz com que os modelos da Oggi estejam ganhando cada vez mais mercado ante marcas mais conhecidas. A empresa promete um sistema de c√Ęmbios precisos e componentes Shimano na composi√ß√£o de suas bikes. Algumas op√ß√Ķes contam tamb√©m com sistema de freio a disco.

 

SOUTH BIKE

A South Bike surgiu em 1998 e possui credibilidade no segmento de bikes. Desenvolvida em território nacional, sua sede fica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Além da criação das bicicletas, a empresa também é especializada em fabricar a linha inteira de peças e acessórios das próprias bikes.

A South Bike possui uma grande variedade de produtos desde uma linha infantil com aros 12, 16 e 20, at√© modelos freeride com freio a disco, MTB com aro 29 e c√Ęmbio Shimano, e uma linha inteira de bicicletas urbanas com mais de seis op√ß√Ķes que mudam aros, barra, guid√£o e quadro.

 

CANNONDALE

A Cannondale √© uma companhia norte-americana de fabrica√ß√£o de bicicletas que nasceu em 1971, cuja sede empresarial fica em Bethel, no Connecticut, e a unidade fabril √© localizada em Bedford, na Pensilv√Ęnia. Inicialmente, o foco da empresa era em desenvolver artigos para campismo e cicloturismo.

Contudo, atentos às mudanças dos clientes, eles decidiram iniciar no setor de bikes, o qual se tornaram referência desde então. A marca Cannondale garante ser especializada em usar quadros de alumínio no lugar do aço, sendo pioneiros na introdução deste material no ciclismo.

Dessa forma, a empresa garante que suas bikes s√£o sin√īnimo de leveza. Al√©m das bicicletas, eles tamb√©m desenvolveram linhas de roupas e acess√≥rios.

 

Fatos interessantes & guia

Os acess√≥rios mais √ļteis para voc√™ turbinar a sua bike

No dia a dia de quem anda de bicicleta, alguns acess√≥rios est√£o se tornando cada vez mais essenciais. Eles s√£o √ļteis para ajudar a tornar a atividade de pedalar mais segura e pr√°tica. Se voc√™ j√° √© um ciclista, com certeza j√° quis parar em algum lugar com a sua magrela e n√£o o fez porque n√£o era seguro. Por isso, o primeiro item essencial √© um cadeado!

Eles podem evitar que a sua bike venha a ser furtada, podendo travá-la em estacionamentos e grades de estabelecimentos comerciais. Alguns modelos não são tão práticos de carregar por aí, principalmente por terem corrente, assim entra um outro item que vamos falar melhor mais abaixo: o bagageiro e seus afins. Já a trava U-Lock, pode vir com um material de fixação para o quadro, tornando uma tarefa simples levar a trava para todos os lados.

Um outro acessório muito importante é a iluminação, especialmente (mas não exclusivamente!) se você pedala à noite.

Os faróis dianteiros mostram aos condutores de outros veículos que você está na via, e quanto mais forte for a iluminação, maior o alcance. Opte por modelos de alta duração e luminosidade. Para a parte traseira, escolha lanternas vermelhas.

 

Bolsa, alforje e bagageiro: veja como carregar seus objetos na bicicleta

Alforge, cesta, bolsa ou bagageiro de bicicleta, qual o melhor ?

Cesta vintage

S√£o diversas as formas de levar seus pertences na bicicleta. Cada uma delas depende do que voc√™ quer levar. O primeiro item √© a bolsa para carregar pequenos objetos pessoais como carteiras e celulares. Elas s√£o pr√°ticas e n√£o precisam de bagageiros, como os alforjes. Podem ser colocadas no guid√£o, selim e at√© no quadro. √Č poss√≠vel, inclusive, que sejam de tecido imperme√°vel para que os itens n√£o se molhem em caso de chuva.

Antes de falarmos dos alforjes, √© melhor explicar sobre o bagageiro, pois ambos andam de m√£os dadas quando o assunto √© carregar objetos na bicicleta. O acess√≥rio para bike elimina aquele peso desconfort√°vel de carregar uma mochila nas costas e pode ser usado em curtas e longas dist√Ęncias; sua estrutura aguenta alimentos, ferramentas, maquin√°rio.

Por outro lado, n√£o h√° um bagageiro que seja perfeito para todos os modelos de bike: eles s√£o divididos por tipo de freio, de aro, dentre outros fatores.

Voltando para os alforjes, também são bolsas, mas ficam fixadas aos bagageiros, e podem ser feitas de lonas, tecido, e de materiais impermeáveis. Há a opção de vir com tiras para que seja transportada depois junto ao ciclista.

 

Links

 

FAQ

√Č obrigat√≥rio usar capacete enquanto pedalo?

De acordo com o C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro, o capacete n√£o √© um acess√≥rio obrigat√≥rio. Outros itens como campainha, sinaliza√ß√£o noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo s√£o mencionados. Ainda assim, o capacete √© recomendado.

Onde e como surgiu a bicicleta?

A primeira bicicleta foi criada na Alemanha, pelo bar√£o Karl von Drais, em 1817. Pioneiro, ele nomeou a inven√ß√£o de ‚Äúm√°quina corredora‚ÄĚ e ela era feita de madeira e era impulsionada pelos p√©s, pois n√£o havia pedais. Von Drais criou o ve√≠culo com o objetivo de substituir os cavalos, mas demorou a se popularizar.

O que significa a palavra ‚Äúbicicleta‚ÄĚ?

Do franc√™s ‚Äúbicyclette‚ÄĚ que deriva de bicycle uni√£o de bi, dois, com a palavra grega kyklos, rodas.

Quando a bicicleta chegou no Brasil?

O primeiro sinal de uso de bicicleta vem de Curitiba, no Paran√°, local que contava com um grupo de ciclismo formado por imigrantes alem√£es, j√° em 1895.

Como empinar bicicleta?

Algumas dicas vão te ajudar a empinar a sua bike de forma perfeita. A primeira é buscar uma subida pequena e botar o selim na metade da altura que você já usa. Depois, troque a marcha para a do meio. Puxe o guidão contra o peitoral e pedale ao mesmo tempo até sentir a roda da frente sair do chão. Os braços farão toda a magia, uma vez que você pode esticá-los para controlar no ar e flexionar para descer.

Existe bicicleta rebaixada?

Sim. S√£o bikes que passam por modifica√ß√Ķes, como encurtamento e substitui√ß√£o de pe√ßas. O intuito √© que elas fiquem mais pr√≥ximas do ch√£o. Elas podem causar estranhamento na maioria das pessoas por sua funcionalidade.

A partir de que idade a criança pode ter bicicleta?

A maioria das crian√ßas pode experimentar a experi√™ncia de pedalar com cerca de 5 a 6 anos de idade. √Č importante usar rodinhas, pois elas ajudam a manter o equil√≠brio e garantir a confian√ßa.

Quanto tempo devo pedalar por dia?

Para garantir um bom condicionamento físico, pedalar por mais de 20 minutos por dia é ideal. Já se a finalidade é perder peso, é ideal passar os 40 minutos diários.

Pedalar trabalha quais m√ļsculos?

√Č poss√≠vel para o ciclista trabalhar no mesmo exerc√≠cio diferentes partes do corpo, como quadr√≠ceps, posterior da coxa, panturrilha, gl√ļteos, abdominal e extensores da coluna.

Quanto custa uma bicicleta?

A bicicleta possui valores diversos. √Č imposs√≠vel bater o martelo nessa resposta, levando em conta que depende de muitos fatores j√° mencionados. Via de regra, uma boa bicicleta para adultos dificilmente custar√° menos do que R$500.

Deixe uma resposta