Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Bicicletas Elétricas im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
5 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Bicicletas El√©tricas 2021 - Comparativos, Reviews & mais

As bicicletas el√©tricas est√£o revolucionando a mobilidade urbana nos grandes centros, tornando-se uma alternativa de transporte para in√ļmeras pessoas. A seguran√ßa, sustentabilidade e economia est√£o entre as principais vantagens oferecidas pelas chamadas e-bikes, que certamente devem se tornar cada vez mais presentes em nossas rotinas. Pensando nisso, nossa equipe de especialistas realizou uma s√©rie de testes com os principais modelos de bicicletas el√©tricas dispon√≠veis no mercado nacional e apresenta para voc√™, agora, um guia completo sobre como escolher o modelo perfeito

William Duarte
William Duarte

William √© natural de Pernambuco e, por passar maior do tempo em casa, est√° sempre em busca de produtos, m√≥veis, eletr√īnicos e eletrodom√©sticos que facilitem sua rotina e tornem sua casa mais confort√°vel. √Č formado em Letras e Mestre em Literatura.

Mais sobre William

Bicicleta El√©trica Lista com os melhores 2021

Bicicleta Elétrica Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma bicicleta elétrica?

 

A bicicleta el√©trica, tamb√©m conhecida como e-bike, apresenta todas as caracter√≠sticas de uma bicicleta¬† comum, mas com um grande fator adicional: um sistema de motor el√©trico e bateria. √Č uma op√ß√£o para quem deseja uma ajuda extra na hora de pedalar, ou mesmo prefere se deslocar sem realizar nenhum tipo de esfor√ßo.

 

 

Como funciona a bicicleta elétrica?

 

melhor bicicleta elétrica

bicicleta elétrica

A bicicleta elétrica é o que podemos chamar de veículo híbrido. Isso porque ela pode funcionar tanto por meio do motor quanto da maneira convencional, evitando que você fique em apuros caso a bateria venha a acabar. Além disso, também é possível utilizar ambos os métodos ao mesmo tempo, fazendo com que você realize muito menos esforço ao pedalar.

 

Vantagens e aplica√ß√Ķes

 

As bicicletas el√©tricas surgiram no mercado para revolucionar nossa rela√ß√£o com o transporte urbano, surgindo como uma op√ß√£o mais sustent√°vel e econ√īmica.

 

Com uma e-bike, voc√™ ser√° capaz de atravessar trajetos mais longos de maneira r√°pida e segura, sem jamais ficar horas preso no tr√Ęnsito ca√≥tico das grandes metr√≥poles. Al√©m disso, tamb√©m pode ser uma boa op√ß√£o para quem deseja utilizar a bicicleta apenas como um complemento ao transporte p√ļblico.

 

√Č poss√≠vel, por exemplo, encontrar modelos dobr√°veis e port√°teis, capazes de se transformar em uma esp√©cie de banquinho. Sem d√ļvida, a op√ß√£o perfeita para quem vai precisar pegar o metr√ī.

 

A segurança das bicicletas elétricas também é um dos seus pontos mais destacados sobre esses modelos. Isso, claro, desde que os itens de proteção, como o capacete, sejam utilizados e o ciclista aja com prudência. Ou seja, nada mais que o básico!

 

Al√©m disso, temos tamb√©m o ganho em sa√ļde, j√° que as bicicletas el√©tricas s√£o √≥timas para a realiza√ß√£o de exerc√≠cios f√≠sicos. Para isso, √© s√≥ ajustar a pot√™ncia do motor, que √© capaz de auxiliar na sua pedalada em maior ou menor grau, de acordo com o seu desejo.

 

E não poderíamos esquecer da sustentabilidade, afinal, esse é um dos grandes propulsores para o sucesso das e-bikes em todo o mundo. Isso porque temos aqui um meio de transporte completamente limpo, transformando-se em um grande aliado do meio-ambiente.

 

Tipos de bicicletas elétricas

 

bicicleta elétrica

bicicleta elétrica na cidade

A escolha da bicicleta elétrica ideal para você deve ter início a partir da análise do tipo de e-bike que melhor irá satisfazer suas necessidades. Para isso, basta se questionar sobre quais usos ela terá em sua rotina.

 

Ou seja, você pretende utilizar a bicicleta para ir ao trabalho ou realizar atividades diárias mais corriqueiras, ou ainda pretende viver grandes aventuras em trilhas e locais mais afastados dos centros urbanos?

 

Bicicleta Elétrica Urbana

 

As bicicletas elétricas urbanas surgem como uma opção alternativa de transporte, sendo ideais para a realização de tarefas corriqueiras como ir ao mercado ou realizar passeios, sejam eles mais curtos ou longos. Esses modelos costumam ser mais baratos e compactos, justamente por não serem projetados para enfrentar terrenos irregulares e difíceis de transitar.

 

√Č poss√≠vel encontrar at√© mesmo bicicletas el√©tricas dobr√°veis, algo que certamente pode ser uma caracter√≠stica valiosa para quem n√£o tem muito espa√ßo em casa ou pretende utilizar a e-bike como um complemento ao transporte p√ļblico.

 

Mountain Bikes Elétricas

 

As Mountain Bikes El√©tricas, por sua vez, surgem para quem busca grandes aventuras e pretende enfrentar terrenos desregulares. S√≥ que esses modelos tamb√©m podem ser uma √≥tima escolha para quem precisa percorrer grandes dist√Ęncias dentro da cidade mesmo, j√° que s√£o projetadas para apresentar uma melhor performance.

 

Como o próprio nome já sugere, essas modelos de e-bikes são perfeitas para trilhas e podem dar aquela forcinha extra na hora de enfrentar terrenos mais difíceis.

 

O maior guia de compra de bicicleta elétrica

 

Felizmente, não é nada difícil definir qual o tipo de e-bike que irá melhor suprir suas necessidades. No entanto, esse é apenas o começo de um longo caminho que deve ser percorrido até a escolha da bicicleta elétrica ideal.

 

bicicleta elétrica

usando bicicleta elétrica para ir trabalhar

São muitos os elementos que devem ser analisados na hora da compra, sendo necessário verificar desde o tipo de bateria até a presença de uma assistência técnica próxima de você.

 

Por isso, queremos falar um pouco sobre os elementos que você deve levar em consideração na hora de escolher sua bicicleta elétrica, e já deixamos o aviso que nenhuma dessas características deve ser negligenciada.

 

Analisar cada um desses detalhes certamente é a melhor forma de fazer a escolha ideal e não cair em armadilhas. E isso é importante justamente por estarmos falando de um item que exige um investimento relativamente alto.

 

Por isso, nada de bobear! Confira nossas dicas e veja como escolher a bicicleta perfeita para você.

 

– Bateria

 

√Č desnecess√°rio mencionar a import√Ęncia da bateria para uma bicicleta el√©trica, mas certamente precisamos indicar que caminhos seguir para que voc√™ realize a melhor escolha na hora da compra.

 

Isso porque a bateria pode ser considerada um dos principais componentes da e-bike, sendo respons√°vel por alimentar o motor e definir sua dura√ß√£o. Por isso, nada de bobear! √Č preciso analisar as op√ß√Ķes com cuidado.

 

Basicamente, são dois os tipos de bateria: chumbo ácido e lítio.

 

As baterias de chumbo ácido costumam ser mais acessíveis, mas pecam no quesito eficiência e são mais pesadas. Isso faz com que elas venham sendo deixadas de lado, mas ainda é possível encontrar bicicletas elétricas que as utilizam disponíveis no mercado.

 

Por outro lado, temos as baterias de lítio que, além de mais leves, também apresentam maior eficiência. Isso significa não apenas maior duração, como também um menor tempo de recarga.

 

E quando o assunto √© bateria, √© importante ficar de olho na autonomia dos modelos dispon√≠veis atualmente. Em geral, as bicicletas el√©tricas mais tradicionais s√£o acompanhadas por uma bateria que consegue percorrer entre 30 e 40 km por carga ‚Äď o que costuma ser mais que o suficiente para um uso moderado.

 

Outra dica √© dar prefer√™ncia a bicicletas el√©tricas com baterias remov√≠veis. Isso tornar√° o processo de recarga muito mais c√īmodo e pr√°tico.

 

– Motor

 

E se já falamos da bateria, não poderíamos esquecer do motor! Outro item que deve ser analisado na hora de escolher sua bicicleta elétrica.

 

Aqui, a primeira característica que deve ser levada em consideração é a potência. Um bom motor de bicicleta elétrica terá em torno de 250W, mas também é importante não adquirir um modelo que ultrapasse os 350W ou que atinja uma velocidade superior aos 25 km/h Рpois, de acordo com a legislação atual, essas são características de ciclomotores.

 

Além da potência, também é necessário verificar a posição do motor. Ele pode estar localizado no eixo ou em uma das rodas.

 

– Freios

 

Outro item que tamb√©m deve ser analisado com cuidado s√£o os freios. Atualmente, √© poss√≠vel escolher entre tr√™s op√ß√Ķes e, para que n√£o fiquem d√ļvidas, queremos falar sobre cada uma delas individualmente.

 

O primeiro são os freios de tambor que ganham pontos pelo ótimo preço e durabilidade, no entanto, não são tão eficientes no quesito frenagem.

 

Em seguida, temos os freios de tipo V, que contam com um processo de frenagem rápido e progressivo, mas que perdem um pouco de eficiência em terrenos escorregadios.

 

Por fim, temos os famosos freios a disco, que certamente se destacam entre as op√ß√Ķes dispon√≠veis. Sua frenagem √© extremamente eficiente, com a pot√™ncia e progressividade s√£o perfeitas. S√≥ que isso tamb√©m faz com que seja necess√°rio um investimento superior aos demais tipos de freios.

 

РItens Obrigatórios

 

Também é importante verificar quais acessórios acompanham a bicicleta elétrica, especialmente porque alguns deles são obrigatórios de acordo com a legislação em vigor. O mais comum é que eles já venham instalados de fábrica, mas não sendo o caso, será necessário instalar esses componentes logo após a compra.

 

Os acessórios obrigatórios são:

 

  • indicador de velocidade;
  • campainha;
  • sinaliza√ß√£o noturna dianteira;
  • traseira e lateral;
  • espelhos retrovisores;

 

РAssistência Técnica

 

Uma √ļltima dica: escolha uma bicicleta el√©trica de alguma fabricante que ofere√ßa uma assist√™ncia t√©cnica pr√≥xima de voc√™.

 

As e-bikes necessitam de manuten√ß√£o constante, muito mais que as bicicletas convencionais. Isso n√£o deve ser uma surpresa, j√° que estamos falando de um modelo motorizado que, al√©m de necessitar de revis√Ķes na parte el√©trica, tamb√©m sofre maior desgaste.

 

Por isso, verifique se a fabricante do modelo que você pretende comprar oferece algum tipo de assistência técnica próxima de você. Isso certamente irá facilitar sua vida!

 

 

Melhores marcas de bicicletas elétricas

 

bicicleta elétrica

bicicleta elétrica para lazer

Agora que você já sabe que passos seguir na hora de escolher a bicicleta elétrica perfeita para você, é chegada a hora de descobrir onde você pode realizar essa busca.

 

Para isso, nossa equipe de especialistas analisou os principais modelos de e-bikes oferecidas por fabricantes que estão presentes no mercado nacional. Como resultado, conseguimos escolher as marcas cujas bicicletas apresentaram melhor desempenho, segurança e durabilidade.

 

Pedalla

 

A Pedalla √© uma das principais marcas nacionais quando pensamos em bicicletas el√©tricas. E uma das raz√Ķes para tamanho sucesso est√° nos esfor√ßos dessa empresa em fidelizar seus clientes oferecendo um √≥timo acompanhamento p√≥s-compra, al√©m de oferecer apenas e-bikes de alt√≠ssima qualidade.

 

√Č poss√≠vel encontrar assist√™ncias t√©cnicas especializadas da Pedalla em v√°rios estados do Brasil. Al√©m disso, a empresa garante o envio de pe√ßas para reposi√ß√£o em at√© 24h ap√≥s a solicita√ß√£o, sendo este um dos seus grandes diferenciais.

 

Evocati Cruiser

 

Estilo e eleg√Ęncia s√£o duas das caracter√≠sticas mais marcantes das bicicletas que fazem parte do cat√°logo da Evocati Cruiser, sejam elas el√©tricas ou n√£o. Essa √© uma marca que aposta pesado no design e na qualidade das suas bikes, trazendo modelos retr√ī que s√£o simplesmente magn√≠ficos.

 

Mas não pensem que só é possível encontrar modelos clássicos, já que a Evocati Cruiser também conta com bicicletas elétricas com um design moderno e arrojado, além de oferecer uma das atuais queridinhas do momento: a bicicleta elétrica dobrável Flat 20.

 

Lev

Quem tamb√©m se destaca no setor de bicicletas el√©tricas no cen√°rio nacional √© a Lev, que foi pioneira nas discuss√Ķes em torno das e-bikes no Brasil, ainda em 2009. E foi a partir dessas conversas que, um ano depois, a marca surgiu no mercado e logo se consolidou ao revolucionar o conceito de mobilidade urbana.

 

N√£o √© surpresa perceber, portanto, a diversidade de modelos de e-bikes que a Lev possui em seu cat√°logo, sendo poss√≠vel encontrar op√ß√Ķes para todos os perfis, desde modelos mais acess√≠veis at√© bicicletas mais robustas.

 

Bio Bike

 

Outra empresa que foi pioneira neste conceito e que contribuiu muito para o sucesso das bicicletas elétricas no Brasil foi a Bio Bike, que já se encontra há impressionantes 13 anos nesse mercado.

 

Uma de suas principais miss√Ķes √© estimular a utiliza√ß√£o das bicicletas como meio de transporte e lazer e, para isso, oferece op√ß√Ķes de alt√≠ssima qualidade por pre√ßos extremamente competitivos. E, al√©m das e-bikes, tamb√©m √© poss√≠vel encontrar no cat√°logo da Bio Bike acess√≥rios, pe√ßas e componentes para sua bicicleta el√©trica com envio para todo o Brasil.

 

Two Dogs

 

A Two Dogs √© uma marca que investe pesado quando falamos sobre op√ß√Ķes alternativas em mobilidade urbana. Isso porque essa empresa n√£o oferece apenas bicicletas el√©tricas, como tamb√©m patinetes el√©tricos¬† e skates motorizados, al√©m de itens de vestu√°rio, acess√≥rios e pe√ßas originais para sua e-bike.

 

Um dos destaques da Two Dogs é a Bicicleta Dobrável Pliage que, por ser leve e compacta, pode se tornar uma opção muito interessante para sua locomoção diária. Além disso, esse modelo ainda conta com uma bateria de lítio removível, o que proporciona maior eficiência e praticidade.

 

Sense

 

A Sense é uma das principais marcas nacionais de bicicletas de alto padrão, sendo também uma das principais investidoras do ciclismo nacional e fomento desse esporte. Sendo assim, ela busca sempre oferecer modelos de bikes modernas e com as tecnologias mais inovadoras do mercado.

 

Então, caso você esteja em busca de uma e-bike mais arrojada e que enfrente trajetos acidentados e irregulares sem maiores problemas, certamente será uma ótima ideia dar uma olhada no catálogo da Sense. Isso sem mencionar a qualidade do seu suporte pós-venda, que é excelente.

 

Shape

 

A Shape tem como uma de suas principais miss√Ķes fazer com que voc√™ redescubra o conceito de mobilidade urbana e, para isso, oferece apenas o que h√° de melhor no mercado de e-bikes.

 

Com a Shape S ou a Shape Mini, voc√™ ser√° capaz de observar a cidade por um √Ęngulo completamente novo, ao mesmo tempo em que melhora seu condicionamento f√≠sico. Esses s√£o modelos leves, eficientes e compactos, perfeitos para quem deseja combinar a bicicleta el√©trica com outros transportes urbanos, uma vez que ambos s√£o modelos dobr√°veis.

 

Tec Bike

 

A Tec Bike iniciou sua história focando na venda e manutenção de bicicletas tradicionais, mas logo viu a necessidade de também proporcionar uma alternativa de mobilidade urbana mais eficiente, saudável e sustentável.

 

Foi assim que essa marca decidiu investir no setor de bicicletas el√©tricas, n√£o demorando muito at√© que conseguisse se destacar no mercado nacional. √Č poss√≠vel encontrar em seu cat√°logo modelos de e-bikes mais robustos, projetados especialmente para quem deseja viver grandes aventuras, mas tamb√©m √© poss√≠vel encontrar op√ß√Ķes mais b√°sicas e acess√≠veis, como a TecCity Pro.

 

Caloi

 

A Caloi √© uma das grandes marcas nacionais, estando presente no mercado nacional h√° mais de 120 anos! √Č quase como se essa empresa fosse uma das respons√°veis por escrever a hist√≥ria da bicicleta no Brasil.

 

Sendo assim, a Caloi não poderia deixar de se aventurar no universo das e-bikes e oferecer modelos de altíssima qualidade aos seus clientes. Um dos mais procurados é a E-Vibe City Tour, que conta com um motor capaz de rodar impressionantes 120 km com apenas uma carga.

 

Goldentec

 

A Goldentec é uma marca que se esforça para oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno no setor tecnológico, especialmente no ramo de informática. Mas não se enganem, não estamos destacando essa empresa aqui por acaso.

 

√Č poss√≠vel encontrar no cat√°logo dessa empresa a Bicicleta El√©trica Goldentec GT MOB, um dos melhores modelos de e-bikes dispon√≠veis no mercado nacional. Com freios de discos e roda com aro 14, esse modelo dobr√°vel e port√°til ser√° capaz de modificar sua rela√ß√£o com a mobilidade urbana para sempre.

 

Bicicleta elétrica ou ciclomotor?

 

bicicleta elétrica

bicicleta elétrica para passear

As bicicletas el√©tricas conquistam cada vez mais espa√ßo no mercado, despontando como uma op√ß√£o alternativa de transporte, muito mais econ√īmica e sustent√°vel. No entanto, √© preciso que saibamos diferenciar as bicicletas el√©tricas dos chamados ciclomotores.

 

De acordo com a legislação vigente, são consideradas e-bikes: bicicletas com motores de até 350W de potência e cuja velocidade não ultrapasse os 25 km/h. Além disso, a aceleração só deve ocorrer por meio dos pedais, nunca de maneira manual.

 

Isso significa que os donos de bicicletas elétricas que apresentem as características acima descritas não precisam ser maiores de 18 anos ou mesmo possuir carteira habilitação. No entanto, não recomendamos as bicicletas elétricas para crianças, elas podem se beneficiar de bicicletas infantis apropriadas  para sua idade.

 

Por outro lado, caso o seu modelo ultrapasse os 350W de pot√™ncia e consiga chegar aos 50km/h, ele ser√° automaticamente enquadrado na categoria de ciclomotor. Nesse caso, apenas maiores de 18 anos e portadores de habilita√ß√£o em categorias A ou ACC poder√£o pilot√°-lo. Isso sem mencionar que o registro junto ao Departamento de Tr√Ęnsito (Detran) tamb√©m √© obrigat√≥rio.

 

Por isso, destacamos mais uma vez a import√Ęncia de voc√™ analisar cada um dos itens destacados em nosso guia. Alguns fabricantes costumam anunciar como e-bikes modelos que seriam, segundo a legisla√ß√£o¬† vigente, classificados como ciclomotores ‚Äď algo que pode trazer transtornos para voc√™.

 

Dicas de conservação & manutenção

 

Agora que você já sabe como escolher a bicicleta elétrica ideal para você, é hora de aprender um pouco como realizar sua manutenção e mantê-la o mais conservada possível.

 

  • Verifique regularmente os pneus, prestando particular aten√ß√£o a qualquer sinal de desgaste.
  • A limpeza da e-bike pode ser realizada com um pano umedecido e detergente neutro. √Č necess√°rio utilizar um pano macio para n√£o danificar a pintura e tomar os cuidados necess√°rios para que n√£o entre √°gua no motor.
  • A manuten√ß√£o dos freios deve ser realizada regularmente, afinal, estamos falando de um dos principais respons√°veis por sua seguran√ßa. Cada tipo de freio necessita de cuidados espec√≠ficos, por isso, procure uma assist√™ncia t√©cnica especializada ao notar qualquer sinal de desgaste.
  • Mantenha o movimento central (formado pelo c√Ęmbio, a pedivela, corrente, etc) sempre limpo e lubrificado.

 

Links:

https://blog.entretrilhas.com.br/bike-eletrica-caracteristicas-vantagens-e-desvantagens-sim-elas-existem/

https://www.viverdebike.com.br/bike-eletrica-conheca-os-pros-e-contras/

https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/guia-da-bicicleta-eletrica

https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/bicicleta-eletrica-e-ciclomotor-diferencas-e-regras-para-pilotar/

https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/startup-cria-primeira-smart-bike-brasileira/

FAQ

O que é uma bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica apresenta todas as características de um modelo tradicional, mas com o acréscimo de um motor e bateria, o que a transforma em um veículo híbrido. Com isso, é possível se deslocar com menor esforço ou mesmo sem realizar esforço nenhum.

Como funciona uma bicicleta elétrica?

As bicicletas elétricas funcionam por meio de um sistema de pedais assistidos, que proporciona energia ao motor a partir da força da pedalada. Caso queira pedalar sem o auxílio do motor, basta apenas desligar a parte elétrica.

Posso transformar uma bicicleta convencional em elétrica?

Sim. √Č poss√≠vel transformar uma bicicleta convencional em el√©trica por meio de um kit de convers√£o. Esses kits oferecem todos os itens que voc√™ precisar√°, desde a bateria e o motor at√© o sistema de pedais.

Como lavar a bicicleta elétrica?

√Č recomendado lavar a bicicleta com √°gua e sab√£o ou detergente neutro. Para isso, ser√° necess√°rio remover a bateria do ve√≠culo e tomar os cuidados necess√°rios para que n√£o entre √°gua no motor.

Qual o melhor tipo de freio para bicicleta elétrica?

Os freios mais indicados para bicicletas elétricas são os freios de disco, uma vez que apresentam uma resposta veloz e ótima progressividade na parada.

Quanto tempo dura a bateria da bicicleta elétrica?

A duração da bateria irá depender do tipo de bateria que você está utilizando em sua e-bike. As baterias de lítio, por exemplo, podem percorrer de 30 a 40 km por carga e chegar até 1.000 ciclos.

Qual a velocidade da bicicleta elétrica?

Em geral, as e-bikes conseguem atingir uma velocidade de 25km/h. Caso essa velocidade seja ultrapassada, o modelo em questão poderá ser classificado como ciclomotor, segundo a legislação vigente.

Onde comprar uma bicicleta elétrica?

√Č poss√≠vel comprar sua e-bike em lojas f√≠sicas especializadas ou via internet. Uma dica √© sempre procurar um fabricante que conte com uma assist√™ncia t√©cnica pr√≥xima de voc√™.

Quais acessórios são obrigatórios na bicicleta elétrica?

De acordo com a atual legislação, os acessórios obrigatórios para sua e-bike são: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e espelhos retrovisores. Em geral, esses itens costumam vir instalados de fábrica.

Como carregar a bateria da bicicleta elétrica?

√Č poss√≠vel carregar a bateria da bicicleta el√©trica em tomadas convencionais de 110 e 220v. O tempo total de carregamento costuma variar de modelo para modelo, mas, em geral, s√£o necess√°rias 8h para que a carga completa seja atingida.

Deixe um coment√°rio