Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Voltar para a tabela de comparação Atualizado em:

Depois que comecei fazer academia fiquei com mais celulite

É extremamente comum encontrarmos algo como o seguinte cenário: as pessoas, especialmente do sexo feminino, descontentes com o peso e a forma física e performance, procuram uma atividade física como caminhada, corrida, bicicleta, na intenção de reduzir a gordura corporal e, de certa forma, trabalhar os grupos musculares. Os primeiros resultados dessas atividades praticadas com regularidade aliados a uma boa alimentação são visíveis rapidamente.

Celulite

Celulite

As pernas ganham força, o corpo ganha energia, a pressão sanguínea se regulariza, a circulação de oxigênio opera milagres e o metabolismo responde muito bem. Entretanto, logo o exercício físico aeróbico não parece o suficiente e homens e mulheres costumar procurar uma boa e velha academia.

 

Na academia, os exercícios físicos são os mais variados. Mesmo que os exercícios aeróbicos façam parte da rotina das atividades, a tendência é se render à musculação para ganhar força muscular, aumentar a massa magra, potencializar a queima de massa gorda e, ao contrário do começo da vida ativa, quando essa pessoa queria fica mais fina, agora ela quer ficar grande, com a musculatura evidente. Quando tudo parece estar melhor, uma coisa pode começar a piorar e a desanimar o atleta: o surgimento de celulite ou o aumento significativo dela.

 

A celulite se dá pelo evidenciamento da gordura localizada sob a pele, aparecendo em aspecto de furinhos em qualquer área do corpo mas que costuma aparecer mais no bumbum e nas coxas.

 

Pode parecer que então que essa pessoa está ganhando gordura e a primeira coisa a sofrer é a dieta, porém, antes de eliminar mais um grupo alimentar do seu prato e dobrar os exercícios, é importante compreender que não só o excesso de comida interfere no acúmulo de gordura e no aspecto da pele. É preciso saber que um dos motivos do aparecimento de celulites nos corpos de homens e mulheres é a própria musculação.

Não entre em Pânico

Isso mesmo! Hoje se sabe que malhar pesado não vai acabar com a celulite, pelo contrário, exercícios físicos pesados podem levar ao acúmulo de toxinas como o ácido láctico no músculo e no tecido cutâneo, o que vai agravar o aspecto de furinho em áreas como bumbum e coxas, ainda mais intensamente na mulher.

Antes de você desistir ou desanimar das sessões de agachamento por causa da celulite, saiba que existem tratamentos alternativos para isso. Os tratamentos para celulite hoje em dia consistem em buscar o uso de meias especiais que façam micromassagens, ingestão de cápsula antioxidante, alguma mudança pontual na ingestão de alguns tipos de alimentos e massagens especiais como a drenagem linfática.

Massagem linfática e cremes

A massagem linfática é feita de forma manual, seu movimento é suave e direcionado sobre o trajeto dos vasos linfáticos no sentido dos gânglios linfáticos, como que conduzindo a linfa a trabalhar de forma mais rápida. Há grandes chances desse método acabar com a celulite ou, ao menos, causar uma redução, pois consegue eliminar o líquido em excesso e as toxinas que se acumulam entre as células de gordura, fazendo com que a celulite apareça.

 

Cremes redutores de celulite podem ser benéficos se associados a essa massagem e a uma alimentação rica em fibras só tem a ajudar.

 

Cuidados com a alimentação

É importante porém cuidar não só da superfície, mas do físico como um todo. Um consumo de alimentos de forma saudável, rica em antioxidantes deve ser observada. O equilíbrio hormonal pode afetar homens e mulheres, independente de exercício de musculação, e agravar os casos de celulite. Ainda, o metabolismo baixo também favorece o surgimento de celulite e, mesmo após os tratamentos para acabar com as celulite terem alcançado o resultado, se não cuidar do funcionamento do seu organismo a celulite tende a voltar.

 

Não podemos esquecer que mesmo tomando todos os cuidados, corremos o risco de recorrência do aparecimento da celulite, especialmente em mulheres, uma vez que a tendência ao quadro de celulite pode se dar de forma hereditária e hormonal.

 

O hormônio feminino estrogênio pode ser grande responsável pelo surgimento dos furinhos (especialmente na primeira fase do ciclo menstrual que é quando o corpo feminino é acrescido de acúmulo adiposo pelo fato de o corpo buscar o equilíbrio de seu bom funcionamento nesse momento).

 

Continue com a musculação

Caso todos os cuidados possíveis estejam sendo tomados, e sabendo que uma celulite ou outra pode ser normal e aceitável, você não precisa desistir da musculação. Ela pode ser justamente o que vai ajudar a acabar com a celulite! Enquanto uma parte dos profissionais defendem que o aparecimento dos furinhos na pele sejam provocados por esses exercícios, outra parte diz que esses treinos são justamente o que vão tratar o problema, uma vez que você esteja dentro do peso e procure bons profissionais para instruir a execução das atividades físicas.

Tratando a celulite

Tratando a celulite

Esta categoria indica que os exercícios localizados de ganho de força são os mais indicados para manter a pele lisinha.

 

Os exercícios de força estimulam o ganho muscular, que por sua vez vai queimar mais as gorduras que gerariam as celulites. O corpo fica mais firme, portanto a musculação e os exercícios localizados são de grande benefício do tônus dos tecido corporal. Já o exercício aeróbico, por sua vez, melhora a capacidade cardiovascular, por consequência a circulação. Este tipo de atividade estimula o uso de ácidos graxos para queimar as calorias. Em ambos os casos, portanto, as celulites devem diminuir, pois ambos trabalham a queima do tecido adiposo.

 

Ambas as teorias a respeito do exercício de musculação aumentar ou diminuir as celulites têm embasamento teórico e defesa de grandes profissionais. Aos leigos preocupados com a saúde e com a aparência do bumbum e das coxas, resta procurar por bons profissionais (seja o personal trainer, o esteticista ou o dermatologista) para fazer uma boa observação de como a pele se comporta com cada tipo de exercício e adaptar o estilo de vida caso acredite que as celulites tenham papel tão importante assim em sua vida.

 

Via de regra, pode continuar com seu agachamento com peso, sua caminhada na pista perto de casa ou seus passeios de bike.

 

É importante se sentir bem consigo mesmo, e os tipos todos de exercício físico fazem parte disso. Recorra a eles ou a tratamentos estéticos caso sua celulite incomode demais, mas não deixe que ela seja impedimento para viver de bem consigo mesmo: o importante é o equilíbrio.

Deixe um comentário

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (ninguna valoración todavía)
Loading...