Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Escovas de Dente im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
13 Horas investidas
5 Estudos avaliados
1400 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Escovas de Dentes 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Voc√™ certamente j√° percebeu que o mercado conta com uma grande quantidade de op√ß√Ķes quando o assunto √© escovas de dentes. Sendo um produto de dura√ß√£o m√©dia, ou seja, ele ficar√° com voc√™ por alguns meses, √© melhor ter muita certeza e seguran√ßa quando for optar por comprar uma escova dental. Com este Guia de Compras, nossos especialistas fizeram o ‚Äútrabalho dif√≠cil‚ÄĚ: eles realizaram uma pesquisa para desvendar quais as escovas mais usadas no Brasil e, a partir disso, uma s√©rie de testes como de adequa√ß√£o, congru√™ncia e comparativos entre elas. Os testes foram eliminat√≥rios e classificat√≥rios com base na opini√£o dos experts.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Escova de Dente Lista com os melhores 2021

Escova de Dente Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

AS 10 MELHORES ESCOVAS DE DENTES TESTADAS EM 2021

 

O que é uma escova de dentes?

Escova de dentes guia de marcas

Escova Colgate Slim Soft Black

A escova de dentes √© um objeto de uso pessoal que visa higienizar n√£o apenas os dentes, mas todas as outras partes que comp√Ķem a boca como gengivas, bochechas e l√≠ngua. Seu cabo pode ser feito de pl√°stico e envolto em borracha, madeira, ou, para vers√Ķes el√©tricas, de diversos outros componentes. Todas as escovas de dentes possuem uma cabe√ßa que pode ser redonda, ovalada ou at√© mesmo retangular, mas sempre com pontas arredondadas para n√£o machucar a boca. A cabe√ßa da escova √© coberta por v√°rias cerdas, com um n√ļmero bastante variado para cada modelo e marca. Alguns modelos podem ultrapassar cinco mil cerdas. Geralmente, elas s√£o feitas de n√°ilon e poli√©ster, sendo a √ļltima op√ß√£o mais dur√°vel.

 

Como a escova de dentes funciona?

A escova de dentes funciona a partir de uma escova√ß√£o dental di√°ria. Os dentistas recomendam que a escova√ß√£o seja feita ap√≥s todas as refei√ß√Ķes, pelo menos tr√™s vezes ao dia. O produto, no entanto, n√£o age sozinho para garantir a sa√ļde bucal. Ele precisa de outros agentes para os cuidados com o sorriso, como a pasta de dentes, tamb√©m chamada de creme dental, o enxaguante bucal e o fio dental. Juntos, eles garantem um funcionamento total e preventivo para os dentes e gengivas.

 

Seu funcionamento deve acontecer da seguinte forma: primeiro passe o fio dental nos dentes, depois √© recomendado deixar cair um pouco de √°gua na cabe√ßa da escova, quando ela j√° est√° com a pasta. Ent√£o, come√ßa a escova√ß√£o, primeiro nas superf√≠cies direcionadas para a bochecha, dos dentes superiores, ent√£o seguir para os inferiores. Isso vai higienizar a lateral dos dentes. Depois, a parte interna da denti√ß√£o, respeitando a regra de primeiro superiores, depois inferiores. Por √ļltimo a l√≠ngua e bochechas. Pode finalizar a higieniza√ß√£o utilizando o enxaguante bucal.

Esse ritual diário vai garantir o melhor funcionamento dos dentes e gengivas. A escovação visa prevenir de diversos problemas, como cáries e mau hálito.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

A maior vantagem da escova de dentes √© garantir a sua sa√ļde. √Č enorme a lista de problemas bucais que podem ser causados por escova√ß√£o insuficiente, ou pior, a falta dela! Logo, os pontos positivos de escovar os dentes regularmente s√£o a pr√≥pria preven√ß√£o destes problemas, como t√°rtaro, que √© desenvolvido pelo ac√ļmulo de placa bacteriana; c√°ries, causadas por bact√©rias que corroem o espa√ßo do dente; manchas nos dentes; gengivite, que acontece quando a placa se acumula nos dentes e produz toxinas que irritam as gengivas; dentre outros problemas.

 

Escova de dentes guia de marcas

Escova de dentes com creme dental

Uma outra vantagem de uma boa escovação é um bom hálito. Você deve imaginar que isso é causado pela pasta de dentes refrescante ou pelo enxaguante bucal, mas embora eles possuam uma parcela do mérito, é através da escovação que o bom hálito surge, pois a escovação remove as bactérias das bochechas e da língua.

 

Al√©m disso, ao escovar com const√Ęncia, voc√™ diminui as possibilidades de dentes manchados. Logo, a escova√ß√£o a longo prazo tamb√©m contribui com a colora√ß√£o dos seus dentes, podendo ajudar no clareamento.

 

Quais os tipos de escovas de dentes disponíveis no mercado?

Primeiro, é importante lembrar que existem diversos modelos e cada boca possui necessidades individuais de limpeza dental e gengival. São mais de cinco tipos diferentes. O primeiro é o mais comum: as tradicionais escovas manuais, que são as descritas acima e provavelmente é a que você tem no seu banheiro.

 

Um outro modelo é a escova de dentes elétrica. Ela faz a mesma ação que a manual só que de maneira muito mais prática, e possui também alguns outros benefícios diferenciados como escovação voltada para dentes com sensibilidade ou a possibilidade de massagear as gengivas. Apesar disso, a escova manual traz outras grandes vantagens como não necessitar de fonte de energia para funcionar e mesmo os melhores modelos que vamos detalhar a seguir no Guia de Compras exigem um investimento menor do que as elétricas.

 

Outros modelos s√£o mais voltados para nichos espec√≠ficos como as pessoas que possuem aparelho ortod√īntico e devem usar uma escova com as cerdas em formato de ‚ÄúV‚ÄĚ e a escova interdental, que √© usada geralmente em conjunto com a primeira. A interdental tem um longo cabo e cerdas bem curtas. Al√©m de fins ortod√īnticos, ela pode ser usada por pessoas que sofreram perdas √≥sseas por doen√ßa periodontal ou que usam pr√≥teses e implantes dentais, desde que por orienta√ß√£o de um profissional.

 

Além desses tipos, você pode diferenciar as escovas por tipos de cerdas: extra macias e macias, as mais recomendadas pelos dentistas por limparem sem agressão ao esmalte do dente ou as gengivas; médias e duras, que não são tão recomendadas porque não possuem o mesmo contato com as superfícies, exigindo que seja aplicada uma força que pode, entre alguns problemas, causar sensibilidade, danos ao esmalte e ferimentos na boca. Elas são ideais para dentaduras e próteses.

 

 

As maiores vantagens das escovas de dentes:

Escova de dentes guia de marcas

Dentes saud√°veis

  • S√£o encontradas para todos os tipos de bocas e necessidades individuais;
  • Garantem uma boa sa√ļde bucal em conjunto com outros produtos;
  • Previnem do t√°rtaro, gengivite, c√°ries, dentre outros;
  • Proporcionam um h√°lito fresco pela higieniza√ß√£o da l√≠ngua e bochechas;
  • Clareiam os dentes;
  • Limpam os dentes sens√≠veis com modelos espec√≠ficos;
  • Diminuem as chances de manchas nos dentes;
  • Tratam a gengiva;
  • Existem op√ß√Ķes para todos os bolsos.

 

O maior guia de compras sobre escovas de dentes

A seguir, você vai descobrir como escolher e encontrar a vencedora do teste e as outras melhores escovas de dentes disponíveis em 2021.

 

Para começar, estes são os cinco principais problemas que encontramos após o comparativo das escovas de dentes:

 

  • Tamanho e formato da cabe√ßa dificultam a escova√ß√£o completa
Muita gente olha para uma escova de dentes com uma cabe√ßa grande e acredita que este modelo √© melhor porque vai conseguir alcan√ßar todos os dentes‚Ķ Mas a realidade √© exatamente o contr√°rio. Quanto menor o tamanho da cabe√ßa, mais f√°cil a sua chegada no fundo dos dentes. Uma escova de cabe√ßa grande n√£o vai chegar em todas as superf√≠cies dentais, aumentando a prolifera√ß√£o das bact√©rias. O formato tamb√©m √© de suma import√Ęncia. Ap√≥s os comparativos de similaridade, a opini√£o dos especialistas √© de que o formato deve ser capaz de limpar dois dentes de maneira simult√Ęnea.

 

  • Cerdas duras machucam e causam danos √† longo prazo
Existe um consenso entre os dentistas: as melhores cerdas são as macias ou extra macias. Antes de bater o martelo sobre isso, nossos experts testaram todos os tipos de cerdas, desde as super macias e macias até as médias e duras. A opinião deles é de que, de fato, as macias e ultramacias são as melhores. Isso porque elas fazem a higienização sem agredir as partes sensíveis da boca, como a gengiva, ou danificar o esmalte dos dentes.

Os testes comprovaram que as cerdas duras e médias desgastam o esmalte dentário com o uso contínuo. Também, podem acarretar em retração da gengiva, que é a diminuição gradual da gengiva. Embora pareça que você vai conseguir bons resultados com poucos movimentos de escovação, isso não é verdade.

 

  • Poucas cerdas n√£o tem o mesmo efeito na limpeza
N√£o basta serem macias ou extra macias, as cerdas precisam estar presentes em grande n√ļmero para que a limpeza seja feita de maneira correta. N√£o √© porque a cabe√ßa da escova de dentes √© pequena e elas s√£o macias que n√£o podem ser cheias de cerdas, agrupadas como tufos. N√£o existe um n√ļmero certo, mas quanto mais cerdas, melhor. Nem todas que testamos estavam coerentes com o n√ļmero prometido, ap√≥s an√°lise e justaposi√ß√£o dos modelos, elas foram eliminadas da avalia√ß√£o.

 

  • Cabos que complicam a movimenta√ß√£o dentro da boca
Dentro da boca, quem faz o trabalho √© a cabe√ßa com as cerdas. Mas, o lado externo da escova de dentes √© fundamental para que os movimentos corretos sejam feitos l√° dentro, por isso, a angula√ß√£o certa, flexibilidade e conforto na hora de segurar s√£o palavras-chaves quando pensamos no melhor cabo. Op√ß√Ķes com cabos emborrachados n√£o escorregam e s√£o mais f√°ceis de manusear. Por outro lado, os cabos lisos diminuem as chances de ac√ļmulo de bact√©rias, pois reduzem a umidade acumulada. Existem modelos com cabos retr√°teis e at√© mesmo de bambu, que s√£o feitas de reflorestamento e s√£o biodegrad√°veis, diferentemente das op√ß√Ķes comuns de pl√°stico.

 

  • Pouca durabilidade
Idealmente, a escova de dentes deve durar cerca de tr√™s meses antes de precisar ser trocada por uma nova. Contudo, alguns modelos testados ficaram com as cerdas desgastadas, literalmente abertas, ap√≥s poucas escova√ß√Ķes. Isso comprova que um bom material √© essencial quando as cerdas s√£o o assunto. As marcas que tiveram esse resultado negativo foram prontamente eliminadas do teste, pois n√£o estavam em conformidade com a avalia√ß√£o. Opte por marcas que j√° possuam recomenda√ß√Ķes, como as que voc√™ ver√° agora. Elas foram testadas e aprovadas pelos especialistas que realizaram testes aut√īnomos.

 

Como os consumidores podem testar a escova de dentes antes ou após a compra?

Como dissemos anteriormente, a escova de dentes √© um objeto de uso pessoal e individual. Por quest√Ķes de higiene, n√£o √© poss√≠vel testar as escovas antes da compra. Ap√≥s a compra, o teste deve ser uma escova√ß√£o normal e, claro, aten√ß√£o se ela corresponde ao prometido. N√ļmero de cerdas, acess√≥rios como limpadores, dentre outros devem ser checados tamb√©m.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar uma escova de dentes?

 

Caso use aparelho ortod√īntico, escolha um modelo apropriado para a escova√ß√£o

A escova ortod√īntica √© a escolha para quem usa aparelho. Seu formato de cerdas em ‚ÄúV‚ÄĚ s√£o apenas um dos pontos positivos. Ele garante que as laterais ficar√£o t√£o higienizadas quanto o restante do dente. Al√©m de que as cerdas possuem comprimentos diferentes e isso aumenta a superf√≠cie de contato, logo, a limpeza √© mais completa. Aliada a ela, a escova interdental tamb√©m √© uma boa op√ß√£o, mas a prioridade √© da escova ortod√īntica, sendo a interdental um ‚Äúb√īnus‚ÄĚ de limpeza.

Se você viaja ou leva a sua escova ao trabalho, tenha mais de uma

Se você pretende levar a escova de dentes todos os dias para o escritório ou em suas viagens, é importante ter mais de uma. O primeiro ponto é que em qualquer um destes cenários você pode acabar perdendo a escova, seja deixando no banheiro do trabalho ou do hotel durante as férias. O tamanho compacto é mais prático para caber em qualquer necessaire e algumas já vem com estojo que comporte fio dental e pasta de dentes.

O custo-benefício é maior se comprar para toda a família

Se voc√™ n√£o morar s√≥, aproveite o momento da troca da sua escova e troque tamb√©m dos outros membros da sua fam√≠lia. √Č o melhor cen√°rio pensando no custo-benef√≠cio porque os kits com 2, 3 e at√© mais escovas fazem com que a unidade saia bem mais barata do que se fosse comprada sozinha. Mesmo que voc√™ more s√≥, se j√° conhecer a escova, opte por embalagem com mais de uma. A escova de dentes n√£o √© um produto perec√≠vel e lembre que em alguns meses voc√™ vai precisar troca-la novamente.

Avalie a necessidade de outros acessórios

A escova de dentes √© um dos √≠tens importantes na garantia de uma boa sa√ļde bucal. Outros acess√≥rios como limpador de l√≠nguas e gengivas ou protetor de escova tamb√©m auxiliam. Logo, procure por op√ß√Ķes que j√° venham com os acess√≥rios ou j√° comece a pensar em compr√°-los.

√Č preciso trocar de escova depois de tr√™s meses

Muita gente costuma se perder na hora de trocar as escovas. O tempo padr√£o de troca √© de tr√™s meses. Por√©m, outros fatores como o desgaste antecipado do objeto devem acelerar o processo de troca. A import√Ęncia da troca √© enorme: uma escova com cerdas deformadas e cheia de bact√©rias n√£o s√≥ √© ineficaz como √© prejudicial. Al√©m de tempo de uso e desgaste, gripes e infec√ß√Ķes de garganta tamb√©m devem motivar a troca para eliminar quaisquer vest√≠gios dos v√≠rus e bact√©rias.

 

MARCAS

 

COLGATE

Quando pensamos em higiene oral, a Colgate √© um dos primeiros nomes a surgir na mente. A empresa norte-americana √© a l√≠der mundial quando o assunto √© sa√ļde bucal, sendo refer√™ncia em suas pasta de dentes, fio dental, enxaguat√≥rios bucais e, claro, escovas de dentes. A empresa surgiu em 1808 mas foi apenas em 1873 que a pasta dental foi inventada. A inova√ß√£o sempre foi a for√ßa da marca, que desenvolveu as primeiras pastas com fl√ļor e o primeiro gel dental. Seu esp√≠rito inovador n√£o parou por a√≠: atualmente, a Colgate conta com escovas de dente com a√ß√£o branqueadora, cerdas polidoras e limpadores espec√≠ficos para l√≠ngua e bochechas.

Escova de dentes guia de marcas

Escova Oral-B Pro Saude Ultrafino

ORAL-B

A marca Oral-B já começa sua história com a fabricação de escovas de dentes. Em 1950, o dentista estadounidense Robert Hutson se incomodava com as cerdas das escovas da época, que eram mais duras e de qualidade duvidosa. Foi assim que ele decidiu iniciar a sua própria linha do produto, com cerdas de náilon macias e pontas ovaladas. A marca chegou ao Brasil em 1978 e ganhou espaço na rotina dos brasileiros. Desde 2005, a Oral-B pertence à gigante Procter & Gamble. As escovas de dentes continuam sendo referência para a empresa. Alguns dos lançamentos incluem escovas específicas para limpar profundamente entre dentes e gengivas, com cerdas ultrafinas e pontas de 0,01 mm.

SENSODYNE

Quando pensamos em dentes sens√≠veis, a primeira marca que vem √† mente √© a Sensodyne. Desenvolvida em 1950, foi apenas em 1961 que a empresa dos Estados Unidos levou ao mercado o seu primeiro produto: uma pasta de dentes. At√© esse momento, era apenas uma pasta comum, contudo, em 1986, a Sensodyne lan√ßou o primeiro creme dental para dentes sens√≠veis, se tornando pioneira e refer√™ncia nesse segmento. Suas escovas de dentes n√£o seriam diferentes. Uma das v√°rias op√ß√Ķes √† venda conta com tr√™s cerdas diferentes para limpar os dentes e gengivas suavemente, de maneira que preserve o esmalte do dente sens√≠vel, por√©m eficaz contra c√°ries.

CURAPROX

A Curaprox √© uma marca Su√≠√ßa de escovas de dentes e higienizadores de gengivas e bochechas, voltada para adultos e crian√ßas. Ela pertence ao grupo Curaden International AG, especializado em produtos para a limpeza e sa√ļde da boca. Desde o lan√ßamento da sua primeira escova de dentes, em 1972, at√© os dias atuais, elas continuam com o mesmo design: cerdas extremamente finas, macias e modelo minimalista, mas com uma grande variedade de cores. A marca √© uma das grandes recomendadas pelos dentistas e promete efic√°cia total na limpeza pelo seu n√ļmero de cerdas, que podem chegar a mais de 5 mil unidades.

POWERDENT

A PowerDent √© uma marca brasileira bem nova se comparada com as demais da lista. Contudo, mesmo com seu ‚Äúpouco tempo‚ÄĚ de mercado, ela j√° est√° no ranking de confiabilidade das marcas quando o ponto √© escova de dentes. Nascida em 2010, a empresa brasileira traz um portf√≥lio voltado para higiene oral, com quatro linhas de escovas de dentes, de acess√≥rios como higienizador de l√≠ngua e protetor bucal, bem como v√°rias op√ß√Ķes de fio dental. Na linha premium de escovas da PowerDent s√£o usadas entre 6.240 a 6.580 cerdas, a depender do modelo escolhido. As cerdas desta linha s√£o fabricadas na Alemanha e prometem ser 18x mais finas que as convencionais.

ELMEX

A marca su√≠√ßa aportou em terras brasileiras h√° poucos anos atr√°s, em outubro de 2018, mas conseguiu ser bem recomendada por diversos dentistas no pa√≠s. Por outro lado, na Europa, a Elmex j√° era h√° anos uma grande l√≠der de mercado em produtos para a sa√ļde dental. Tal credibilidade surgiu porque em 1957 a Elmex, em parceria com a Universidade de Zurich, coordenou estudos e descobriu o fl√ļor, desenvolvendo posteriormente um creme dental. J√° quando pensamos nas escovas de dentes, a sua op√ß√£o mais b√°sica possui uma cabe√ßa compacta e cabo ergon√īmico, mas a Elmex tamb√©m conta com modelos de cerdas extra macias, para gengivas que precisam de cuidados especiais, bem como para dentes sens√≠veis.

SORRISO

A marca Sorriso foi criada em 1908, mas n√£o tinha esse nome. Talvez voc√™ lembre da Kolynos que foi como tudo come√ßou. A empresa surgiu nos Estados Unidos depois que o dentista Neal Jenkins resolveu colocar em escala de fabrica√ß√£o industrial a pasta que ele produzia. Poucos anos depois, em 1917, o Brasil recebeu o produto. Tamanho foi o sucesso que o pa√≠s passou a ter sua pr√≥pria f√°brica e, depois que a empresa foi adquirida pelo grupo Colgate-Palmolive, houve a mudan√ßa do nome. Entre linhas b√°sicas e especiais, a Sorriso possui produtos dentais com cerdas multin√≠veis, cerdas espirais, de alta densidade e baixo contato com as gengivas, limpador de l√≠ngua, dentre outras op√ß√Ķes de escovas de dentes.

CONDOR

Uma marca brasileira com toque da Alemanha: esta √© a Condor, desenvolvida em 1929 pelo imigrante alem√£o Augusto Em√≠lio Klimmek, no interior de Santa Catarina. Nos dias atuais, a empresa conta com mais de 100 mil pontos de venda espalhados pelo pa√≠s, e exporta para outros 30 pa√≠ses. A marca √© uma l√≠der de mercado no segmento de escovas dentais infantis e traz ao mercado linhas de personagem como Barbie, Snoopy, Galinha Pintadinha e Hot Wheels. A variedade de escovas para adulto √© diversa, com modelos voltado para limpeza eficaz, combate √† placa bacteriana, branqueamento, port√°til, ergon√īmica, sensibilidade e ortod√īntica

DENTALCLEAN

A empresa brasileira Rabbit come√ßou a funcionar em 1994 como uma importadora de produtos de higiene pessoal, se tornando uma especialista no segmento de higiene bucal e desenvolvendo a marca Dentalclean. Sua primeira ind√ļstria foi criada em 2004, em Londrina. A sua linha de escovas de dentes possui mais de oito op√ß√Ķes. Uma delas conta com a tecnologia “cerdas inteligentes” que, segundo a marca, ficam brancas para indicar a hora de trocar de escova de dentes. Existem vers√Ķes mais simples tamb√©m, com cabo com borracha para uma melhor movimenta√ß√£o durante a escova√ß√£o ou ainda com limpador de l√≠ngua inclusos. A marca tamb√©m possui uma linha exclusiva do artista Romero Britto.

AQUAFRESH

A empresa inglesa Aquafresh surgiu em 1973 tendo o creme dental como seu primeiro produto, mas n√£o era qualquer creme dental: foi o primeiro listrado no mercado, com listras azuis e brancas. Tamb√©m, foi a primeira marca a prometer “frescor” pelo uso do produto. Sua grande linha de produtos inclui escovas de dentes, pastas, antiss√©pticos bucais, pastilhas para limpeza dental e fio dental, √† venda em mais de 120 pa√≠ses do mundo. A presen√ßa nacional come√ßou em 1994, contudo, suas vendas foram superadas por outras empresas anos depois. Para encontrar a Aquafresh, basta procurar em grandes sites de e-commerce como a Amazon.

 

Fatos interessantes & guia

 

Dicas para limpar corretamente a escova após o uso

Escova de dentes guia de marcas

Limpando a escova de dentes

Depois de usar a escova dental, é necessário um pequeno ritual para garantir a manutenção do objeto e de que ele fique limpo e livre de bactérias. O primeiro passo é lavar a escova depois de usar para tirar saliva, vestígios de pasta e alimentos presos nas cerdas. Seque para retirar o excesso de água. Depois, pingue uma gota de enxaguante bucal e deixe agir por alguns minutos. Antes de usar, lave novamente.

 

Alguns acessórios ajudam a manter a escova de dentes higienizada por mais tempo. Os protetores ou porta-escovas funcionam como uma barreira e são os melhores locais para guardar o objeto de uso diário. Porém, eles também precisam ser limpos frequentemente. O antisséptico bucal é um produto multiuso quando o assunto é higiene oral, então você pode passar nos acessórios sem problema.

 

 

Por que n√£o devemos deixar a escova na pia do banheiro?

O banheiro √© um local repleto de v√≠rus e bact√©rias e o n√ļmero de doen√ßas que podem ser adquiridas por eles √© enorme. Problemas como periodontite, a gengivite e c√°ries s√£o alguns diretamente ligados √† higiene (ou falta de higiene) bucal. Al√©m deles, doen√ßas como a candid√≠ase e diarreias tamb√©m podem ser adquiridas pela via oral, para o caso de banheiros compartilhados. O ideal seria guardar fora do banheiro mas, como dificilmente √© poss√≠vel, um arm√°rio fechado ou protetores s√£o o melhor cen√°rio. O importante √© manter a maior dist√Ęncia poss√≠vel do vaso sanit√°rio.

 

https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/aprenda-a-conservar-as-suas-escovas-de-dentes/

https://www.vix.com/pt/saude/551609/guardar-na-capinha-5-erros-ao-usar-escova-de-dentes-favorecem-bacterias-e-doencas

https://saude.ig.com.br/2017-03-20/dicas-para-manter-saude-bucal.html

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/10/26/por-que-voce-deve-cuidar-muito-bem-dos-seus-dentes-desde-ja.htm

https://blog.qualimplan.com.br/tipos-de-escovas-de-dente-aprenda-a-escolher-a-melhor-para-voce-2/

 

FAQ

Como surgiu a primeira escova de dentes?

A primeira escova de dentes, que remonta o modelo que conhecemos hoje, foi desenvolvida na China em 1498, com cerdas de pelos de porco, posteriormente trocadas por pelos de cavalo e javali. As cerdas eram presas a peda√ßos de bambu ou at√© mesmo ossos. Foi apenas em 1938 que as op√ß√Ķes com cerdas de n√°ilon foram colocadas no mercado, o que foi surpreendente para a √©poca e se tornou o padr√£o dos dias atuais.

Tive coronavírus. Preciso trocar de escova?

Sim. Enquanto estiver tratando o v√≠rus e especialmente ap√≥s o fim do tratamento, voc√™ deve usar novas escovas para n√£o correr o risco de reinfec√ß√£o, caso suas escovas n√£o estejam nas melhores condi√ß√Ķes.

√Č poss√≠vel desinfectar a escova que usei quando tive COVID?

Sim. Se ela n√£o estiver desgastada e ainda com as cerdas saud√°veis, pode aplicar √°gua oxigenada e enxaguante bucal. Basta borrifar ou colocar de molho por alguns minutos. Lembre-se de lavar depois e secar bem.

Por que a escova de dente fica preta?

Pode ser por alguma infestação de fungos ou até mesmo mofo, causados pela umidade propícia do banheiro. Atenção a forma de guardar a escova, bem como se está secando antes disso. Se perceber pontos pretos, jogue fora.

Escova de dente de adulto pode ser usada em criança?

N√£o. At√© os 14 anos as escovas de dentes s√£o diferentes. Uma arcada dent√°ria √© considerada adulta a partir dos 15 anos. Logo, converse com o dentista da crian√ßa para saber quais s√£o as melhores op√ß√Ķes para a sua faixa et√°ria.

Bebês precisam de escova de dente?

Até 1 ano de idade é recomendável que os bebês usem um modelo chamado de escova-mordedor. Ela agirá como estimulador da percepção tátil e, durante o nascimento dos primeiros dentes, vai ajudar a relaxá-los.

Pode compartilhar a escova dental com marido/mulher?

Apesar de o ditado popular ‚Äújuntar as escovas de dentes‚ÄĚ significar casamento, a escova de dentes √© um objeto de uso individual e n√£o deve ser compartilhado em hip√≥tese alguma, mesmo com c√īnjuges ou filhos. O material √© repleto de bact√©rias e isso pode proliferar doen√ßas contagiosas.

Como deixar a escova de dentes nova de novo?

A internet conta com v√°rias dicas tidas como √ļteis, mas nesse caso n√£o s√£o. Como dissemos anteriormente, a escova de dentes precisa ser trocada com regularidade para que n√£o se torne um foco de bact√©rias, pois suas cerdas possuem um tempo de vida √ļtil.

Como reutilizar a escova de dentes?

Apesar de não ser possível renovar uma escova, ela ainda pode ter algumas utilidades mesmo depois de velhas e desgastadas. Aqui vão cinco formas de reutilizar: - Limpar o teclado do computador; - Higienizar embaixo das unhas; - Pentear cabelo, cílios e sobrancelha; - Polir jóias e bijuterias; - Limpar os azulejos do banheiro.

√Č poss√≠vel levar choque com escova de dentes el√©trica?

Não, isso é um mito. As escovas de dentes elétricas são alimentadas por pilhas e baterias, não tendo contato com a energia elétrica.

Deixe uma resposta