Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Ventiladores im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
22 Horas investidas
5 Estudos avaliados
7744 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Ventiladores de 2021 - Comparativos, Reviews & muito mais

Prático, portátil e com preço acessível, o ventilador é um item essencial para quem sofre com as altas temperaturas e gosta de ter um ambiente fresco e agradável. No entanto, nem todos os ventiladores são fortes e potentes para refrescar todos os ambientes de forma eficaz. Por isso, nosso time estudou sobre o assunto, testou diversos produtos e desvendou quais são os melhores ventiladores disponíveis para compra.

Ventilador Lista com os melhores 2021

Ventilador Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

Ventilador: Um Guia sobre como escolher o melhor para você

Ventilador

Ventilador

O verão chegou e com ele as altas temperaturas de um país tropical como o nosso. O ventilador certo vai te ajudar a ter uma temperatura agradável onde você estiver.

 

O que é um ventilador?

O ventilador √© um aparelho el√©trico que produz vento atrav√©s de suas p√°s girat√≥rias. No mercado h√° modelos variados como os port√°teis, os de ch√£o e os fixos ao teto. Conforme o modelo, velocidade e pot√™ncia escolhidos, o vento √© direcionado para diversas regi√Ķes. Um ponto importante √© que um bom ventilador diminui a temperatura do ambiente em torno de 3¬įC. Cada modelo tem a sua adequa√ß√£o, por exemplo, o port√°til √© adequado para o uso individual, por√©m, existem modelos maiores, como os de parede, que refrescam o ambiente com mais efic√°cia. Agora, o ventilador fixo de teto atinge uma √°rea de cerca de 20m¬≤, contendo em torno de 5 pessoas pode-se escolher as fun√ß√Ķes de circula√ß√£o, exaust√£o ou ventila√ß√£o, tudo isso, dentro do mesmo aparelho. N√£o se esque√ßa, existem aparelhos com n√ļmeros de p√°s girat√≥rias diferentes e quanto maior o n√ļmero de p√°s, menor o barulho que o aparelho ir√° fazer.

 

Como funciona um ventilador?

Quando se deslocam, as pás do aparelho movimentam o ar e produzem uma corrente de vento. Essa rajada de vento entra em contato com a pele produzindo uma troca de calor que dá a sensação de frescor. O aparelho consegue fazer com que o ar evapore o suor de sua pele e aí está o segredo para eliminar o calor do corpo.

 

Vantagens e usos dos tipos de ventiladores

Ventilador de teto

Ventilador de teto

Ventilador de teto

√Č um aparelho que al√©m de refrescar, tamb√©m ilumina o ambiente, visto que em alguns modelos, h√° o espa√ßo adequado para se colocar a l√Ęmpada.
Al√©m disso, alguns modelos t√™m controle remoto, o que facilita muito o uso, pois voc√™ n√£o precisa se levantar para lig√°-lo. √Č recomendado para ambientes menores, mas existem modelos para ambientes maiores. Um ponto importante √© que se deve contar com a ajuda de um profissional para fazer sua instala√ß√£o.

 

Ventilador port√°til

Também conhecido como ventilador de mesa, é o mais comum, devido ao fato de ser bastante prático e poder ser levado para onde você quiser. Além disso, ocupa pouco espaço, apresenta diversas velocidades e existem modelos que não fazem muito barulho. Outra grande vantagem dos ventiladores portáteis é que basta ligá-los na tomada e pronto, já estão funcionando, ou seja, não precisa de um profissional para fazer a instalação.

 

Torre de ventilação

Este tipo de ventilador √© um dos mais modernos que existem e t√™m fun√ß√Ķes muito din√Ęmicas. Alguns, por exemplo, purificam o ar, al√©m de possu√≠rem diversas velocidades. Outra fun√ß√£o importante e inovadora para um ventilador √© que eles podem ser programados para desligar em um determinado hor√°rio. Al√©m de todas essas vantagens, quase n√£o fazem ru√≠dos e ocupam pouqu√≠ssimo espa√ßo, podendo ficar naquele cantinho da sala ou do quarto.

 

Ventilador de coluna

Ventilador de parede

Ventilador de parede

O ventilador de coluna tem fun√ß√Ķes parecidas com o ventilador port√°til ou de mesa, a diferen√ßa √© que ele tem um apoio bem mais alto e assim fica mais elevado e pode ser colocado diretamente no ch√£o. Um ponto importante √© que os modelos t√™m pot√™ncias variadas, podendo atingir at√© 5 velocidades. Alguns modelos v√™m at√© com controle remoto. S√£o ideias para aquelas reuni√Ķes de fam√≠lia, pois refrescam a todos no mesmo ambiente.

 

Ventilador de parede

√Č ideal para quem tem ambientes pequenos, onde um ventilador port√°til ou o de coluna ocupariam muito espa√ßo. Basta voc√™ escolher uma parede, fazer a instala√ß√£o com um profissional e pronto, ter√° um espa√ßo bem ventilado e sem ocupar muito espa√ßo. Voc√™ encontra modelos com v√°rias velocidades ou aqueles que possuem uma mesma velocidade, que mant√™m a mesma pot√™ncia todo o tempo que est√£o funcionando.

 

Climatizadores de ar

√Č um equipamento que oferece v√°rias fun√ß√Ķes em um √ļnico aparelho. Com a uni√£o das funcionalidades de um ventilador, umidificador e, em alguns casos, at√© ionizador (gerador de g√°s oz√īnio), o climatizador √© um eletrodom√©stico, geralmente port√°til, que promete aliviar os dias mais quentes e secos.

Avaliamos os climatizadores em um artigo especial que você pode conferir clicando aqui.

 

Como escolher o modelo de ventilador

Ambiente

√Č preciso analisar em qual ambiente o ventilador ser√° utilizado e qual √© a quantidade de pessoas que o aparelho ir√° refrescar.
Ambientes menores e com pouca circulação de pessoas pedem por um ventilador de mesa ou portátil.

Ambientes maiores e com circula√ß√£o de um n√ļmero maior de pessoas ser√£o melhores aproveitados com o ventilador de teto ou o de coluna.

 

Objetivo

O objetivo do ventilador pode ser refrescar o ambiente de trabalho, escolar ou algum c√īmodo pequeno da casa, mas o ventilador tamb√©m pode ser utilizado no mundo da maquiagem.

O melhor modelo de ventilador para utilizar durante e ap√≥s a aplica√ß√£o de maquiagem √© o ventilador port√°til. Os ventiladores port√°teis s√£o f√°ceis de manusear por serem leves e pequenos. S√£o √ļteis no mundo da maquiagem, pois ajudam a secar os produtos de forma r√°pida e pr√°tica.

 

Recursos do ventilador

Ventilador com controle remoto

Ventilador com controle remoto

Controle remoto

Ventiladores com controle remoto são mais práticos para o usuário que não precisará se locomover até o aparelho para regular a velocidade.

Apesar de o controle remoto ser um recurso pouco utilizado em aparelhos um pouco mais antigos, √© uma comodidade que pode tornar o ventilador mais moderno e apresentar fun√ß√Ķes diferenciadas para o consumidor.

 

Timer

O timer √© uma fun√ß√£o que pode fazer grande diferen√ßa na hora de escolher o ventilador ideal. Esta funcionalidade incrivelmente √ļtil torna poss√≠vel programar o ventilador para desligar automaticamente ap√≥s um determinado tempo.

√Č muito √ļtil para quem mora em locais onde ocorrem varia√ß√Ķes bruscas na temperatura v√°rias vezes ao dia, ou para quem gosta de dormir com o ventilador ligado, mas sente muito frio ao longo da noite.

Tamb√©m pode ser programado para que o ventilador ligue automaticamente, uma fun√ß√£o que pode ser √ļtil quando o ventilador for colocado em locais comerciais com hor√°rio para abrir e fechar. A presen√ßa desta fun√ß√£o pode ser muito √ļtil tamb√©m para quem tem o costume de esquecer-se de desligar o ventilador e pode ser um grande aliado na economia de energia.

 

Umidificador de ar

Ventiladores com o recurso de umidificador de ar s√£o uma boa op√ß√£o para regi√Ķes mais secas. √Č preciso apenas adicionar √°gua ao compartimento do ventilador, portanto n√£o √© um aparelho muito complexo de ser utilizado.

O ventilador com umidificador de ar deve ser posicionado longe de tomadas e outros aparelhos elétricos, pois ele soltará uma névoa.

 

Repelente

O clima quente pode ser respons√°vel por causar mais do que apenas calor, sendo acompanhado por v√°rios pernilongos ou at√© o mosquito da dengue. Apesar do ventilador tamb√©m ser √ļtil para afastar esse tipo de inseto apenas com o vento do aparelho, utilizar um ventilador com repelente ser√° mais eficaz para afasta-los.

Os ventiladores com repelentes podem ser encontrados em três variedades diferentes:

  • Ventilador com repelente l√≠quido
  • Ventilador com repelente de pastilha
  • Ventilador com repelente sonoro

 

Ventilador com repelente líquido

Os ventiladores com repelente l√≠quido s√£o uma boa op√ß√£o para economizar energia, uma vez que n√£o ser√° necess√°rio utilizar o adaptador de tomada para o l√≠quido separado do aparelho. O alcance do repelente costuma ser grande e c√īmodos maiores tamb√©m podem facilmente se beneficiar da utilidade da fun√ß√£o repelente do aparelho. √Č indicado se lembrar de que os ventiladores possuem a fun√ß√£o repelente, mas √© necess√°rio fazer a troca do refil presente no aparelho e utilizar produtos adequados e eficazes.

 

Ventilador com repelente de pastilha

Os ventiladores com repelente de pastilha n√£o s√£o muito diferentes dos aparelhos com repelente l√≠quido. Eles tamb√©m s√£o muito √ļteis na fun√ß√£o de afastar os insetos indesejados de sua casa. √Č preciso se lembrar de fazer a troca das pastilhas para que o repelente funcione sempre, ent√£o √© necess√°rio ficar atento a essa quest√£o da troca para que o aparelho forne√ßa a fun√ß√£o repelente com a efic√°cia esperada.

 

Ventilador com repelente sonoro

Os ventiladores com repelente sonoro utilizam ondas sonoras para afastar os insetos de sua casa. Indicamos aten√ß√£o ao escolher um ventilador com repelente sonoro, pois √© necess√°rio analisar o espa√ßo do c√īmodo que o aparelho ser√° colocado e qual √© o alcance das ondas sonoras repelentes.

 

Regulagem de altura

Os ventiladores podem ser encontrados em alturas diferentes e essa questão é muito importante na hora de escolher o ventilador ideal.
√Č poss√≠vel encontrar ventiladores que podem ser regulados em at√© tr√™s posi√ß√Ķes, eles s√£o chamados de ventiladores 3 em 1.

Mais prático barato do que comprar três ventiladores com alturas diferentes, é comprar apenas um aparelho que possa ser regulado em três alturas diferentes, para se adequar a cada momento e a cada pessoa diferente que for utilizá-lo.

Apesar de ser mais barato comprar apenas um ventilador, pode ser mais refrescante utilizar dois ventiladores simultaneamente, portanto, pode ser uma boa ideia comprar dois ventiladores com alturas diferentes para utilizar em um √ļnico c√īmodo. Isso ser√° mais interessante quando o ambiente for muito grande, com grande circula√ß√£o de pessoas ou for localizado em uma cidade com o clima muito quente, dois ou mais ventiladores podem ser necess√°rios.

Dicas para obter o melhor do ventilador

Para utilizar o melhor dos ventiladores existem algumas dicas valiosas para o consumidor.

  • Mantenha o ventilador limpo
  • Escolha o local ideal
  • Posicionamento do ventilador

 

Mantenha o ventilador limpo

O ventilador precisa ser limpo com certa frequência, mas é necessário tomar cuidado para não danificar o aparelho e com sua própria segurança.
Antes de fazer a limpeza do ventilador √© primordial desligar o aparelho da tomada para evitar choques el√©tricos. √Č preciso se certificar de que o aparelho esteja completamente seco para que seja utilizado novamente.

Os aparelhos mais modernos j√° s√£o fabricados pensando nessa quest√£o e em como tornar a limpeza do ventilador mais pr√°tica e f√°cil. N√£o deixe de verificar essa quest√£o na hora da compra.

 

Sala com ventiladores

Sala com ventiladores

Escolha o local ideal

√Č importante analisar em qual local do c√īmodo o ventilador ser√° colocado, dependendo do tipo de ventilador, talvez seja necess√°rio comprar um m√≥vel especialmente para colocar o aparelho.

O ventilador deve ser colocado em um local onde sejam menores as chances de acidentes com o aparelho para evitar que ele seja danificado ou machuque alguém. Os acidentes que podem ser evitados, geralmente são relacionados a quedas do aparelho e tropeços de pessoas e animais nos fios do ventilador.

Uma boa dica é organizar um local próprio para os ventiladores que não forem instalados no teto ou fixados nas paredes. Após analisar os tipos disponíveis de ventilador é mais prático fazer a escolha do local mais seguro para posicionar o aparelho.

 

Posicionamento do ventilador

O posicionamento do ventilador precisa ser analisado antes de decidir qual aparelho é o ideal para você.

Caso seja necessário utilizar mais de um ventilador no local, é preciso lembrar-se dessa questão e pensar qual será o melhor posicionamento para os aparelhos.

O ventilador ajuda a retirar o ar quente do ambiente, o que consequentemente faz com que o local fique mais fresco. Com essa informação é mais fácil identificar qual será o melhor posicionamento dos ventiladores no ambiente.

Uma boa dica é posicionar o ventilador de forma que ele direcione o vento para a janela do ambiente, isto irá auxiliar a tornar o local mais fresco, pois o vento do aparelho dificulta a entrada do ar quente através da janela.

 

O maior guia de compras sobre ventilador

Os ventiladores são um excelente auxiliar para os dias mais quentes, mas na hora de adquirir um aparelho é preciso analisar alguns dos possíveis problemas que o aparelho pode apresentar e impedir que ele se torne o seu ventilador ideal.

  • Voltagem
  • Barulho
  • Limpeza
  • Repelente
  • Instala√ß√£o
  • Economia

Voltagem

√Č preciso saber qual √© a voltagem do aparelho antes de realizar a compra.
Ventiladores com voltagem incompatível podem trazer danos para a parte elétrica do local e para o próprio aparelho.
A voltagem do ventilador não é uma informação difícil de obter, todos os aparelhos elétricos costumam apresentar essa informação de forma bem visível e clara em suas embalagens.

 

Barulho

Um ventilador que faça muito barulho pode ser muito desagradável. Por causa disto é possível encontrar modelos com a opção de modo silencioso.
Um ventilador utilizado para refrescar o quarto na hora de dormir ou no local de trabalho precisa ser silencioso para que n√£o seja um inc√īmodo para as pessoas.

 

Limpeza

√Č preciso lembrar que o ventilador deve ser limpo com certa frequ√™ncia, portanto, na hora de escolher o ventilador ideal √© necess√°rio analisar essa quest√£o. Ventiladores dif√≠ceis de serem abertos para ter contato direto com as suas p√°s tornam a limpeza uma tarefa complexa e trabalhosa n√£o s√£o uma boa op√ß√£o.
A limpeza do ventilador é muito importante, pois o aparelho irá acumular poeira com o tempo e jogará todas as impurezas acumuladas no ambiente.

 

Instalação

Ventiladores de teto e que sejam fixos nas paredes não podem ser instalados de forma aleatória, é preciso consultar um especialista antes de fazer a compra do aparelho para evitar que traga prejuízos.

√Č indicado garantir que o teto do local ir√° conseguir sustentar o peso do ventilador para evitar que ocorra algum acidente.

Ventiladores fixos são mais difíceis de mudar de lugar, portanto, é primordial que eles sejam colocados no local ideal e que o consumidor pense muito antes de escolher esses modelos de ventiladores.

√Č importante lembrar que o ventilador deve ser adequado para o tamanho do ambiente que ser√° colocado e que ele consiga cumprir com os objetivos esperados pelo consumidor.

 

Todas essas informa√ß√Ķes devem ser analisadas antes de realizar a compra do ventilador, portanto, o consumidor deve ficar atento, principalmente quando optar por aparelhos fixos.

Outra questão importante relacionada a instalação do ventilador é se lembrar de que a instalação do aparelho terá um custo extra que precisa ser contabilizado na hora de realizar o orçamento disponível para a compra do ventilador.

 

Economia

Ventilador Mondial

Ventilador Mondial

Nem todos os ventiladores v√£o ser econ√īmicos e isto pode ser um grande problema na hora de olhar sua conta de energia.
Escolher aparelhos mais econ√īmicos ir√° evitar surpresas na hora de receber sua conta de energia, pois nos dias mais quentes os aparelhos s√£o muito utilizados e ser√£o respons√°veis por uma parcela grande do consumo de energia.

 

Melhor forma de realizar a compra do ventilador ideal

A melhor forma de escolher o ventilador ideal √© analisar todas as informa√ß√Ķes antes de realizar a compra.
Um conselho para os consumidores √© escolher qual dos modelos √© o melhor para suas necessidades e fazer uma lista de pr√≥s e contras para conseguir decidir as melhores op√ß√Ķes de pre√ßos, marcas, fun√ß√Ķes e qualidade.

 

Marcas de ventilador

Escolher a marca do ventilador também é uma tarefa importante na hora de encontrar o ventilador ideal.
Algumas marcas podem ser mais atraentes por causa do design, variedade e fun√ß√Ķes dos produtos, mas √© importante que o consumidor se lembre que os ventiladores n√£o devem ser escolhidos de forma arbitr√°ria, pois √© um aparelho muito importante e que pode te deixar na m√£o ou at√© causar acidentes se n√£o for de qualidade.

Existem muitas marcas que são responsáveis por fornecer ventiladores, cada um dos aparelhos possui suas próprias qualidades e peculiaridades, cabe a você descobrir qual é o ventilador ideal.

  • Brit√Ęnia
  • Arno
  • Mondial
  • Cadence
  • Mallory
  • Philco
  • Oster
  • Nicolucci

 

Brit√Ęnia

A marca foi criada em 1956, mas os ventiladores só entraram em seu catálogo de produtos em 1994.
A Brit√Ęnia √© respons√°vel pela cria√ß√£o de uma grande variedade de ventiladores. Entre os ventiladores disponibilizados pela marca est√£o os modelos de teto, de coluna e de mesa. Ainda √© poss√≠vel encontrar ventiladores silenciosos e com at√© 10 p√°s.

 

Arno

A empresa possui 60 anos trabalhando com ventiladores, a marca possui uma grande variedade de aparelhos, entre eles podem ser encontrados ventiladores com repelentes e silenciosos.
A marca ainda disponibiliza ventiladores de mesa, teto, coluna, 3 em 1 e 2 em 1.

 

Mondial

A Mondial possui grande variedade nos modelos de ventiladores disponíveis para os consumidores.
Oferecem as op√ß√Ķes de ventiladores com repelentes e silenciosos, al√©m dos modelos de mesa, teto e parede.

 

Cadence

A Cadence possui dois modelos de ventiladores, o de mesa e o de coluna.
A marca é responsável por disponibilizar ventiladores com até 6 pás. Apesar de possuir apenas 2 modelos de ventiladores, eles podem ser incluídos na modalidade 2 em 1.

 

Mallory

A Mallory começou a trabalhar no Brasil em 1974 e passou a disponibilizar ventiladores em 1992.
A marca oferece ventiladores de coluna e mesa que podem ser encontrados com controles remotos e com até 9 pás.

 

Philco

A marca é responsável por disponibilizar ventiladores de mesa, parede e coluna.
Apesar de poucas op√ß√Ķes, a fun√ß√£o repelente tamb√©m pode ser encontrada nos ventiladores oferecidos pela marca.

 

Oster

A marca foi fundada em 1924 e disponibiliza para os consumidores ventiladores de mesa, coluna e 2 em 1. Os aparelhos possuem até 6 pás.

 

Nicolucci

A marca oferece ventiladores que podem ser encontrados nos modelos de teto, mesa e parede.
Os aparelhos possuem até 6 pás e podem ser disponibilizados com controle remoto.

 

Qual marca escolher

As marcas possuem características próprias e produtos que se adequam aos seus consumidores, portanto não existe uma marca específica para ser escolhida.

Ap√≥s o consumidor analisar todas as informa√ß√Ķes disponibilizadas pelas empresas, ele deve procurar saber se a marca realmente oferece tudo o que aparenta para que n√£o caia em ciladas.

 

Como encontrar o ventilador ideal

O segredo para encontrar o ventilador ideal é saber suas próprias necessidades.

Os ventiladores costumam possuir tr√™s velocidades caracter√≠sticas, ent√£o a necessidade de muito ou pouco vento deve ser analisada nas outras fun√ß√Ķes dispon√≠veis, como a quantidade de p√°s e altura do aparelho.

A necessidade de facilidade de transportar o ventilador de forma rápida e prática deve ser analisada de acordo com a modalidade do aparelho. Ventiladores de parede e teto são mais difíceis de transportar do que o ventilador de mesa.

O ventilador ideal não é difícil de encontrar, seguindo esses passos e com a ajuda de nossa tabela comparativa.

 

https://blog.lumienergy.com.br/5-dicas-para-voce-aproveitar-melhor-o-seu-ventilador/

https://blog.thony.com.br/dicas-usar-ventilador-refrescar-casa/

https://blog.telhanorte.com.br/dicas-ventilador-teto/

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/especial-publicitario/loja-do-mecanico/noticia/2016/12/ventilador-dicas-para-fazer-escolha-certa-e-afastar-de-vez-o-calor.html

https://www.ciavento.com.br/blog/como-escolher-ventilador-de-teto

 

Perguntas Frequentes - FAQ

O ventilador pode ser colocado perto da tv?

Alguns modelos podem gerar interferência, principalmente se estiverem conectados a mesma fiação que a TV. Normalmente a questão se resolve ligando em uma tomada diferente.

Ventiladores s√£o prejudiciais √† sa√ļde?

Pode ser prejudicial às pessoas que já têm um quadro alérgico ou problemas respiratórios.

Existem modelos de ventilador bivolt?

A maioria dos produtos fabricados são. Mas mesmo assim é preciso conferir na hora da compra.

Qual o melhor lugar para posicionar o ventilador?

Isso dependerá do seu espaço. Ele rende mais quanto fica direcionado a janela, pois assim evita a entrada de mais ar quente.

Ventilador é bom para febre?

Sim. Você deve colocar o ventilador virado para a parede, nunca na direção da pessoa que está com febre. A temperatura corporal irá baixar mais depressa.

Ventilador é bom para bebê?

Não é contra indicado desde que não esteja direcionado direto para a criança.

Como instalar ventiladores de teto?

O ideal é que se contrate um profissional, normalmente um eletricista.

O que gasta mais, ventilador ou ar-condicionado?

O ar-condicionado consome mais energia e gasta mais.

Pode colocar ventilador perto do rosto?

Não é recomendado pois o vento direto pode agravar alguma doença já existente como a dor de garganta e alergia

Ventilador é bom para cães?

Sim, assim como nós, eles também têm problemas com o calor. Mas é bom evitar a exposição direta e prolongada.

Deixe um coment√°rio