Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Geladeiras Frost Free im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
3 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Geladeiras Frost Free 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Para ajudar na escolha de uma boa geladeira frost-free, nossa equipe fez uma tabela comparando pot√™ncia, economia, est√©tica e fun√ß√Ķes dentre as melhores do mercado. Neste guia voc√™ vai encontrar tudo que precisa ponderar antes de comprar sua geladeira frost free: as caracter√≠sticas a se observar para se decidir pela melhor op√ß√£o, quais funcionalidades buscar para facilitar a sua vida e as principais marcas que produzem geladeiras frost free atualmente.

Carolina Constantino

Carolina é secretária executiva de formação mas há mais de dez anos gosta mesmo é de falar sobre filhos, educação e estilo de vida. Procura conhecer produtos e equipamentos que facilitem a vida em família (que não para de crescer, aliás) e é expert em pesquisa pelos maiores custos-benefícios do mercado online.

Mais sobre Carolina

Geladeira Frost Free Lista com os melhores 2021

Geladeira Frost Free Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

geladeira frost free

geladeira frost-free

O que é uma geladeira frost-free?

A geladeira frost free é um eletrodoméstico que, comparada às convencionais, tem o diferencial de não acumular pedras de gelo em seu congelador, evitando que seja necessário o seu descongelamento frequente para limpeza e facilitando muito a vida das donas de casa.

 

Como funciona uma geladeira frost free?

As geladeiras frost free possuem um dispositivo que, de tempo em tempo, derrete o gelo que costuma se acumular nos congeladores de geladeira comuns.

A água que resulta desse processo é direcionada para perto do compressor que, por sua vez, a evapora e a envia de novo para dentro do aparelho em forma de vapor frio, o que mantém o ar do eletrodoméstico sempre renovado.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Por décadas, desde quando foram criadas, o grande problema das geladeiras convencionais era o trabalho que davam para serem higienizadas por dentro. O gelo se acumulava no congelador, chegando a impedir até que o aparelho se fechasse adequadamente, aumentando o gasto de eletricidade e congelando os alimentos nas prateleiras inferiores.
As donas de casa, geralmente encarregadas dessa função, precisavam separar um período do dia para desligar o aparelho até que o gelo derretesse, para então limpar toda a geladeira que estaria cheia de água e também o chão da cozinha, que estaria alagado.

 

Quais os tipos de geladeira frost free disponíveis no mercado?

Atualmente podemos encontrar três tipos de geladeira frost free no mercado: as geladeiras frost free Duplex, as geladeiras frost free Inox e as geladeiras frost free Inverse.

As frost free Duplex são as mais clássicas. Elas possuem o congelador na parte de cima e o refrigerador em baixo, e podem ter duas portas Рuma para cada compartimento Рou uma só porta unindo a peça toda.

A frost free Inox tem um ar mais moderno e robusto. O revestimento de liga de aço costuma ser mais resistente à oxidação, o que é uma grande vantagem em ambientes de alta umidade. Também é duradouro e de fácil limpeza e manutenção.

Já a frost free Inverse chama atenção por ser diferente do padrão nacional: o congelador fica abaixo do refrigerador, o que facilita a busca por alimentos que ficam nesta parte do equipamento, geralmente os mais buscados. As Iverse costumam ser maiores que as outras duas, servindo famílias médias e grandes.

cuidados com o interior da geladeira frost free

cuidados com o interior da geladeira frost free

 

O maior guia de compras sobre geladeiras frost free

Entretanto, precisamos come√ßar observando alguns cuidados com a sua geladeira Frost Free para que voc√™ tire o m√°ximo de proveito dela durante sua m√©dia de 10 anos de vida √ļtil:

Primeiramente, √© essencial que voc√™ leia o manual de instru√ß√Ķes com cuidado e aten√ß√£o ou at√© consultar o site da marca, para n√£o proceder de modo que danifique sua geladeira ou seus componentes como divis√≥rias, tanques de reservat√≥rio, borrachas e dobradi√ßas.

Lembre-se de não repetir o capricho da vovó ao colocar toalhinhas entre as divisórias. Por mais que a aparência fique bonitinha e você tenha a sensação de que está protegendo de impactos e respingos, as toalhinhas bloqueiam a circulação de ar, diminuindo o resfriamento entre as prateleiras e aumentando a circulação de ar gelado nas extremidades, congelando itens que deveriam ser somente resfriados.

√Č uma boa ideia instal√°-la em um local ventilado, longe do forno e do fog√£o ou de janelas que recebam muita incid√™ncia solar para conservar seu acabamento e ainda manter seu funcionamento o mais regular poss√≠vel, deixando a conta de luz mais baixa.

 

Tome muito cuidado no momento da limpeza do seu eletrodom√©stico. √Č bom que seja feita de uma forma mais profunda uma vez ao m√™s. Vale mencionar que produtos de limpeza muito abrasivos devem ser evitados: voc√™ pode lavar as partes remov√≠veis com um pouco de sab√£o ou detergente neutro e passar um pano com √°gua nas borrachas de veda√ß√£o, j√° est√° de √≥timo tamanho.

Com certeza a ansiedade para ligar a sua geladeira nova e enchê-la de alimentos frescos é grande. Mesmo assim, é importante esperar um pouco, por volta de umas seis horas, antes de ligá-la, pois é fundamental que o motor e os gases que vêm dentro dela, e garantem que ela funcione bem, estejam assentados antes de começarem a trabalhar.

√Č muito comum que as pessoas, quando v√£o fazer longas viagens, acharem desnecess√°rio manter a geladeira ligada. E tudo bem com isso, desde que se lembrem de que a geladeira vai voltar √† temperatura ambiente e, uma vez que estar√° vedada, vai parar de conservar os alimentos e n√£o ter√° circula√ß√£o do ar. Ent√£o, antes de fazer viagens longas, √© interessante esvaziar a geladeira para deslig√°-la. Em caso de viagens mais curtas √© prov√°vel que valha a pena mant√™-la ligada.

 

Ainda √© bom lembrar: a geladeira, especialmente a Frost Free, precisa de uma tomada s√≥ dela. Preferencialmente ligada sem interm√©dio de conectores. √Č altamente recomendado que n√£o se usem extens√Ķes, T ‘s (benjamins) ou outros adaptadores compartilhados com mais eletrodom√©sticos. Isso pode prevenir a danifica√ß√£o dos equipamentos, acidentes e at√© inc√™ndios.

Outro aspecto interessante das geladeiras frost free em geral √© que a √°gua do degelo, teoricamente, n√£o fica muito tempo no reservat√≥rio pr√≥ximo ao compressor antes de evaporar, n√£o sendo necess√°rio remov√™-lo para higieniz√°-lo. Isso ajuda a prevenir que sirva de criadouro para mosquitos como o da dengue. De fato, muitas vezes esse reservat√≥rio √© fixo, n√£o podendo sob nenhuma circunst√Ęncia ser removido sob a pena de danificar o equipamento.

 

Defini√ß√Ķes

Agora que você já sabe os cuidados que precisa tomar com sua geladeira Frost Free e como manter o bom uso para sua conservação e dos alimentos, seguem algumas características válidas de serem observadas:

 

Potência e consumo

√Č de fundamental import√Ęncia observar o alto consumo de energia el√©trica de um a Frost Free. O equipamento que mais consome eletricidade em uma casa √© a geladeira, chegando a totalizar 15% do consumo total. Por isso, busque o Selo Procel (Programa Nacional de Conserva√ß√£o de Energia El√©trica), que garante consumo mais reduzido. Vale ainda lembrar que aqueles dispensadores de gelo e de √°gua que encontramos nas portas das geladeiras podem aumentar os gastos em 5%.

 

Espaço e capacidade

fique atento à capacidade da geladeira frost free

fique atento à capacidade da geladeira frost free

Deve-se observar tamb√©m se a capacidade do refrigerador e do congelador atendem o que voc√™ precisa, levando em conta o seu estilo de vida e a quantidade de pessoas que v√£o desfrutar desse eletrodom√©stico. Uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, al√©m de fazer compras menores, deve comprar mais refei√ß√Ķes prontas em um m√™s do que uma fam√≠lia de quatro pessoas que, por sua vez, vai precisar conservar menos alimentos do que uma fam√≠lia grande de seis ou sete pessoas.

 

Praticidade no dia a dia

Ainda falando sobre espa√ßo, √© recomend√°vel comprar uma geladeira que acompanhe seu estilo de vida. Se voc√™ ou um familiar gostar de cozinhar alimentos frescos, √© importante poder contar com um refrigerador espa√ßoso. Entretanto, se voc√™ precisa estocar mais alimentos congelados, o ideal √© adquirir um modelo Inverse, que tem um congelador maior e disp√Ķe de compartimentos espec√≠ficos para alimentos com necessidades diferentes.

 

Estética e higiene

Temos que admitir que a aparência da geladeira pode definir o clima da nossa cozinha, mas precisamos ponderar sobre quanto tempo e disposição temos para limpar e organizar o interior e o exterior delas. Algumas vêm cheias de divisórias e compartimentos que agilizam o dia a dia mas vão dar muito trabalho para higienizar. E aquela outra com acabamento em inox, apesar de ser de fácil limpeza, denuncia todos os dedos engordurados que tocaram nela.

 

Tecnologia

Os consumidores mais modernos v√£o amar as op√ß√Ķes com display digital. Eles v√™m com as mais variadas fun√ß√Ķes, passando de controle da temperatura, fun√ß√Ķes de supercongelamento, op√ß√Ķes de controle do consumo de energia e timer.

 

Marcas

Nesta seção, apresentaremos as dez principais marcas de geladeira Frost Free, de forma que o consumidor possa compará-las e fazer juízo da melhor opção:

 

Brastemp

Habita no imagin√°rio nacional como sin√īnimo de ‚Äúa melhor op√ß√£o‚ÄĚ, ‚Äúincompar√°vel‚ÄĚ, a Brastemp √© verde e amarela, tendo sido fundada na cidade de S√£o Bernardo do Campo no ano de 1954. Aquela que come√ßou como fabricante de geladeiras, logo viu uma oportunidade no mundo das donas de casa da √©poca, lan√ßando m√°quinas de lavar, aposentando o fog√£o a lenha, varais e finalmente, em 1977, lan√ßando sua primeira lava-lou√ßas.
Inovou com as geladeiras Frost Free nos anos 80, prometendo ‚Äúuma cozinha sem √°gua ao descongelar‚ÄĚ e, a partir da√≠, vem criando dezenas de novos produtos enquanto aperfei√ßoa muitas outras tecnologias e impressiona no design.

 

Consul

Outra marca brasileira, desta vez de Joinville, a Consul se orgulha de unir tecnologia, design e acessibilidade sendo conhecida por suas ‚Äúsacadas criativas‚ÄĚ, sendo uma marca presente em ao menos 50% dos lares do Brasil.

Com in√≠cio tamb√©m nos anos 50, possui tradi√ß√£o em linha branca de excel√™ncia e preocupa√ß√£o com est√©tica. Trouxe os primeiros ares condicionados nos anos 70 e sempre mostrou interesse em inova√ß√£o, publicidade bem humorada e proximidade ao p√ļblico.

Conta hoje com um vasto cat√°logo que, al√©m dos refrigeradores e freezers famosos pelo custo-benef√≠cio, passa por fog√Ķes, micro-ondas, purificadores de √°gua, coifas e aspiradores para necessidades variadas.

 

Electrolux

A Electrolux √© a primeira gringa da lista. De origem sueca, foi fundada em 1919 na capital Estocolmo. √Č a segunda maior do mundo, chegando a vender mais de 40 milh√Ķes de produtos ao ano em mais de 150 pa√≠ses.Chegou ao Brasil em 1996 ao comprar a Prosd√≥cimo e hoje conta com quatro f√°bricas nacionais.

Sob o slogan ‚Äútransformar a vida para melhor‚ÄĚ, se destaca pela variedade de equipamentos, bem como bom uso de tecnologia, boa constru√ß√£o e pre√ßos justos. Apesar de ter um p√≥s-venda elogiado no Brasil, √© a que costuma ter um dos maiores √≠ndices de mau funcionamento dos equipamentos no que se trata de refrigera√ß√£o.

 

Samsung

Desta vez a fabricante √© coreana e nasceu em 1938, com o intuito de transportar alimentos para a China. Ent√£o abra√ßou o mercado do a√ß√ļcar, dos seguros e logo tinha tamb√©m um canal de TV e um jornal. A divis√£o de eletr√īnicos surgiu em 1969, seguida pela sua chegada ao Brasil em 1986 na √°rea de TI.

Seus produtos impressionam pela robustez e uso de tecnologia, desde seus celulares, os mais vendidos no mundo, at√© a chamada linha branca. Tem as m√°quinas dom√©sticas mais desejadas do mercado e costuma ser sin√īnimo de pre√ßo mais alto, por seu lado premium.

Suas geladeiras s√£o equipadas de todos apetrechos poss√≠veis, como dispenser de √°gua e gelo, painel eletr√īnico, etc.

 

LG

A sul-coreana LG, uma das maiores do mundo, √© uma marca competitiva por unir sofistica√ß√£o, durabilidade, design e qualidade, fazendo o poss√≠vel para manter os pre√ßos acess√≠veis. Fundada em 1958, a Lucky-Goldstar tem uma hist√≥ria marcada por inova√ß√£o digital, sendo ela pioneira na televis√£o colorida, r√°dio AM/FM, monitores coloridos para computadores, TVs e c√Ęmeras digitais.

Instalando-se no Brasil em 1997, manteve aqui sua cultura de inovação digital, trazendo para seus equipamentos as mais impressionantes tecnologias como lavadoras com dual-spray (água quente), reconhecimentos de íris (ocular), máquinas lava-e-seca e geladeiras conectadas à internet.

Fica óbvia sua caraterística mais premium, assim como a Samsung. Entretanto tem uma saída maior devido aos preços mais baixos.

 

Panasonic

As geladeiras da japonesa Panasonic não constam entre as mais buscadas no Brasil, onde iniciou as atividades em 1967 com a venda de pilhas e baterias. A menor preferência por eletrodomésticos da marca pode ter origem no fato de seus equipamentos terem uma estrutura, e portanto durabilidade, um tanto quanto mais pobre.

Entretanto, devido √†s pol√≠ticas de sustentabilidade da empresa, pode-se encontrar em seus eletr√īnicos uma consider√°vel baixa no consumo de energia el√©trica, o que pode vir de encontro ao maior problema das Frost Free: altas porcentagens de consumo perante aos gastos total em uma casa.

 

Midea

A Midea foi fundada na China em 1968 e é considerada a sexta marca mais valiosa desse país. Foi somente em 2006 que ela se instalou no Brasil para comercializar seu carro-chefe: micro-ondas e condicionadores de ar split e logo caiu nas graças do povo brasileiro pela qualidade e preços acessíveis.

Entre 2008 e 2009, investiu na expans√£o da marca pela produ√ß√£o de eletrodom√©sticos maiores como geladeiras, fog√Ķes, aquecedores de √°gua e g√°s e j√° desponta como uma das marcas mais buscadas no Brasil.

 

Philco

Se estiver buscando um equipamento mais imponente, pode contar com a Philco. A empresa americana nasceu em 1892, mas só se instalou no Brasil em 1948 e era mais voltada para equipamentos de áudio. A Philco leva a filosofia de inovação e criatividade como as principais características de seus produtos, querendo estar cada dia mais presente na casa de seus consumidores. Suas geladeiras estão entre as mais caras do mercado, mas é garantida a satisfação com a estrutura, a beleza e a tecnologia que impressionam.

 

Continental

Melhores marcas de geladeira

Melhores marcas de geladeira

A Continental está no Brasil desde 1994, sob o nome de BSH Continental Eletrodomésticos Ltda foi absorvida pelo grupo Electrolux em 2017 tem por princípio contribuir com a simplicidade e praticidade da rotina doméstica. Desenvolve e testa seus produtos com foco em praticidade, conforto, beleza e durabilidade.

 

Esmaltec

A brasileira Esmaltec ainda n√£o abocanhou uma grande porcentagem no mercado. Fundada em 1984, ela √© hoje focada em refrigeradores Cycle Defrost e cervejeiras Frost Free, que podem ser uma boa pedida em com√©rcios e sal√Ķes de festa.

 

Guia – informa√ß√Ķes adicionais

 

Acess√≥rios √ļteis

Para facilitar a vida da família, hoje em dia é possível encontrar dezenas de formas de recipientes para acomodar seus alimentos na geladeira. Em acrílico incolor e transparente, tem-se acesso a porta ovos, cestinhas altas e baixas, largas e estreitas.

Especialistas tamb√©m recomendam que alimentos que estejam esperando ir para a panela, como carnes descongeladas e temperadas, ou que tenham sido preparados e v√£o ser aquecidos novamente, sejam armazenados em recipientes de vidro com tampa de pl√°stico ou silicone, para que fiquem em boas condi√ß√Ķes por mais tempo.

Para o congelador, existem todos os tipos de bandeja de gelo. As queridinhas dos consumidores s√£o as de silicone, por durarem bastante e poderem fazer gelo, armazenar papinhas e sorvetes.

 

Freezer adicional

Era muito comum no passado que as casas de famílias médias e grandes contassem com um freezer além daquele que vinha nas geladeiras normalmente. Isso porque os congeladores costumavam ser muito pequenos e, devido a hábitos adquiridos em tempos de crise, tinham por necessidade estocar muitos alimentos para longos tempos. Hoje os hábitos parecem ser diferentes mas, caso sinta necessidade de um congelador adicional, pode buscar pelo horizontal (muito espaço extra) ou um vertical (menos espaço extra).

 

Frigobar

frigobar

frigobar

Se voc√™ trabalha em esquema home-office ou em um escrit√≥rio pequeno, pode querer lan√ßar m√£o de um frigobar. As vers√Ķes de 80 litros s√£o comuns e √© poss√≠vel acomodar o seu almo√ßo e lanches para o dia. Eles s√£o vantajosos pelo baixo consumo de energia el√©trica e os modelos s√£o os mais variados, do design super moderno ao estilo retr√ī das geladeiras dos anos 60.

 

Cervejeira

A tecnologia Frost Free facilitou a vida dos apreciadores de uma boa cerveja, já que alcançam temperaturas baixíssimas mas sem a desvantagem de congelar as garrafas ou as latinhas.

 

Links:

https://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-geladeira/
https://blog.webcontinental.com.br/decoracao-e-casa/qual-a-melhor-geladeira-frost-free-brastemp-ou-electrolux/
https://homepedia.com.br/ambientes/cozinha/vida-longa-10-dicas-para-manter-o-bom-funcionamento-da-geladeira
https://www.meliuz.com.br/blog/comprar-geladeira/
https://www.dufrio.com.br/blog/eletrodomestico/geladeira-electrolux-e-boa/

 

FAQ

O que significa ‚ÄúFrost Free‚ÄĚ?

Frost Free vem do ingl√™s que significa ‚Äúlivre de congelamento‚ÄĚ. Outro termo para ela √© geladeira ‚Äúnon-frost‚ÄĚ. Uma geladeira Frost Free √© um equipamento com moderno sistema de refrigera√ß√£o desenvolvido para que n√£o se acumule gelo no congelador e facilitar sua manuten√ß√£o e limpeza.

Onde posso comprar minha geladeira Frost Free?

Além do acesso às lojas físicas como Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas, o trabalho de encontrar sua Frost Free fica mais fácil com a possibilidade de comprar online. Você pode também buscar pela melhor opção através de nossa tabela comparativa para te ajudar a decidir.

Como escolher a melhor geladeira Frost Free?

Ao comparar as geladeiras dispon√≠veis no mercado, voc√™ deve levar em considera√ß√£o a capacidade do equipamento, o tamanho dispon√≠vel na cozinha para acomod√°-lo com espa√ßo, os materiais utilizados em sua constru√ß√£o, os tipos de tecnologia envolvidos, adicionais que possam facilitar sua vida, a voltagem (110 ou 220W), o consumo de energia el√©trica, o pre√ßo do pr√≥prio equipamento e, √© claro, a est√©tica da geladeira. Veja nossa tabela comparativa que te ajudar√° com todas essas quest√Ķes.

Quais as vantagens da geladeira Frost Free?

O maior benefício é a praticidade na sua manutenção já que não é necessário passar uma tarde toda descongelando o aparelho enquanto você precisa remover os itens que estavam nele para um local sem nenhum tipo de resfriamento. E graças ao sistema de reaproveitar o gelo do congelador como vapor circulando dentro da geladeira, elas apresentam menos odores.

Quais as desvantagens da geladeira Frost Free?

Os pontos que pesam contra as geladeiras Frost Free s√£o o pre√ßo mais caro (em compara√ß√£o com modelos que n√£o contam com esse tipo de tecnologia) e tamb√©m o maior consumo de energia el√©trica ‚Äď necess√°rio para o funcionamento apropriado desse sistema de refrigera√ß√£o mais avan√ßado.

O que fazer caso minha geladeira Frost Free dê algum problema?

Em caso de mau funcionamento ou parada total da sua geladeira Frost Free, consulte o manual de instru√ß√Ķes para pequenos problemas ou para encontrar o contato e o endere√ßo das assist√™ncias t√©cnicas autorizadas. Muito cuidado ao desmontar partes ou remover lacres que invalidem sua garantia de f√°brica.

Quais são os outros tipos de geladeira além das Frost Free?

Al√©m das Frost Free voc√™ pode encontrar: as manuais, que necessitam de degelo manual quando o gelo acumular; as de gelo seco que quando houver ac√ļmulo de gelo, √© s√≥ apertar o bot√£o de degelo e ela faz o trabalho sozinha sem molhar a cozinha (isso se chama m√©todo seco); a cycle defrost, que basicamente misturam degelo manual e seco (manual no freezer e seco no refrigerador);

Quanto tempo a geladeira Frost Free fica ligada?

Para manter o congelador sem gelo acumulado e o ar circulando fresco na geladeira, ela funciona ininterruptamente, ou seja, 24 horas por dia. Desligar o equipamento por algumas horas durante o dia não vai economizar energia pois, após religado, o motor precisa trabalhar mais para compensar o tempo desligado da tomada.

O g√°s da geladeira Frost Free pode vazar?

O g√°s refrigerante √© respons√°vel pelo processo de gelar o equipamento e, se ele vazar, n√£o far√° seu trabalho. √Č importante que se chame um t√©cnico para fazer a checagem do local do vazamento.

Quanto tempo de vida √ļtil tem uma geladeira?

Estudos apontam que as geladeiras duram entre 10 e 16 anos ‚Äď um longo per√≠odo, uma vez que observamos que elas ficam ligadas 24 horas por dia. Mesmo assim n√£o se pode ter certeza do tempo espec√≠fico de um desses aparelhos e s√≥ a boa manuten√ß√£o garantir√° um longo tempo de desfrute do seu equipamento.

Deixe uma resposta