🥇 Melhor Climatizador de Ar 2022 - Comparativos, Reviews & mais
Com diversas funções em apenas um produto, o climatizador de ar se tornou uma ótima alternativa com preço acessível para amenizar o desconforto dos dias quentes e secos. Mas como saber qual o tamanho certo para o seu ambiente e as principais características dos climatizadores de boa qualidade? Para saber todas essas respostas, nosso time investiu horas de pesquisas técnicas, fez uma análise das principais marcas e preparou uma classificação com os melhores climatizadores de ar da atualidade.
Climatizador de ar Lista com os melhores 2022
Última atualização em:
A review mais completa sobre Climatizador de Ar
O que é um Climatizador de Ar?
Ele é um equipamento que oferece várias funções em um único aparelho. Com a união das funcionalidades de um ventilador, umidificador e, em alguns casos, até ionizador (gerador de gás ozônio), o climatizador é um eletrodoméstico, geralmente portátil, que promete aliviar os dias mais quentes e secos.
Como um Climatizador de Ar funciona?
O climatizador de ar possui basicamente um ventilador, uma bomba d’água, um reservatório de água e uma placa composta por células de um papel especial. Com o seu reservatório preenchido por água, a bomba d’água faz com que o líquido suba à parte superior do equipamento. Essa água é então gotejada por pequenos furos como um mini chuveiro, que vão saturando essa placa de papel. O ventilador então força a passagem de ar através das células ou alvéolos dessa placa, promovendo a evaporação. Esse processo consome apenas parte da água contida na placa, então o restante vai caindo até voltar para o reservatório. Ele mantém esse padrão de repetição até que toda a água do reservatório se esgote.
Climatizador de Ar Climatize Compact – Cadence
Quando a água presente na placa evapora, ela reduz a temperatura do ar que atravessa as suas células. Esse fenômeno ocorre no momento em que o líquido é absorvido pelo ar. O calor contido no ar é consumido para que a conversão de água líquida em vapor seja possível. Esse fenômeno é chamado de transformação isentálpica e ele é o responsável por promover a refrigeração do ar em alguns graus celsius. O seu desempenho é dependente da umidade relativa do ar local e quanto mais seco estiver o ar, melhor será a performance de refrigeração. Como a água é evaporada, o processo acaba contribuindo com o aumento da umidade relativa do ar. Na medida que o ar é umidificado, ele vai se saturando de vapor até o ponto em que a umidificação é interrompida. Com isso, o processo de refrigeração deixa de acontecer.
É comum que esses equipamentos acompanhem placas de gelo reutilizáveis para que o usuário coloque-as no congelador de sua própria geladeira. Usar isso no reservatório reduz a temperatura da água e consequentemente contribui com o processo de refrigeração. Outra função comumente encontrada nos climatizadores de ar é o ionizador. Eles geram uma descarga elétrica de alta tensão, induzindo uma carga nos poluentes particulados, existentes em suspensão no ar. Essas partículas são agregadas entre si, formando aglomerados que acabam caindo no chão do ambiente. A ionização também induz a produção de gás ozônio, que em certas concentrações pode ser tóxico.
Vantagens e aplicações
Custando muitas vezes a fração de um ar condicionado e consumindo muito menos energia elétrica, o climatizador pode ser a solução ideal para muitas pessoas. Além disso, ele ainda contribui com manutenção da limpeza da casa, afinal o seu filtro de poeira ajuda a concentrar parte da sujeira enquanto o ionizador contribui ainda mais com isso.
Quais os tipos de Climatizador de Ar estão disponíveis?
Climatizador de ar tipo torre
Quando falamos em climatizador de ar, logo vem à cabeça o tipo mais comum. Ele possui um formato vertical, como uma torre e é colocado no chão. O funcionamento do equipamento é através da rede elétrica através de uma tomada e possui reservatório de água de diferentes tamanhos. Quase sempre acompanha um controle remoto para tornar a operação do climatizador mais prática. É o tipo de climatizador mais comum nas grandes lojas de varejo.
Prós:
Contras:
Mini climatizador de ar
Esses climatizadores são muito compactos e geralmente possuem o formato de um pequeno cubo. A alimentação deles é via USB, o que significa que o usuário pode usá-lo com um notebook ou até um carregador de smartphone. Por consequência desse tipo de alimentação, a potência do ventilador é baixa. Eles também possuem um reservatório que suporta apenas um pequeno volume de água.
Prós:
Contras:
Climatizador de ar industrial
Muito usado em grandes redes de supermercados, o climatizador de ar industrial é uma opção econômica para grandes espaços quando comparado a um ar condicionado central. Por entregar forte ventilação e umidificação, ele funciona muito bem para climatizar esses espaços. São geralmente instalados em paredes e forçam o ar externo pelo seu sistema de umidificação, jogando o ar frio e umidificado dentro do ambiente interno.
Prós:
Contras:
O maior guia de compras sobre Climatizador de Ar
Se você busca uma opção econômica para aliviar dias quentes e secos, clima comum em boa parte do ano em diversas regiões do Brasil, então o climatizador é sem dúvida uma das melhores opções disponíveis. Ele consome pouca energia e melhora a qualidade do ar ambiente, mas é preciso levar em conta alguns problemas e limitações que o equipamento possui antes de decidir seguir com a compra. Veja abaixo os principais:
Como testar o seu Climatizador de Ar
Britânia BCL01F – Climatizador de Ar
Os climatizadores possuem um funcionamento bem simples. Por esse motivo, é fácil testar se a sua função de ventilar e reciclar a água está funcionando corretamente. Ao ligar o equipamento na tomada, o painel deverá acender. Após isso basta ligar o climatizador pelo painel ou pelo controle remoto e verificar se a ventilação começa a funcionar. Se estiver tudo normal, então alterne entre as velocidades de ventilação e verifique se o equipamento oscila entre elas. Se tudo estiver normal, a função de ventilação do aparelho estará funcionando corretamente.
Para avaliar a função de umidificação, você deverá preencher o reservatório com água limpa. Após isso, ao acionar essa função no painel ou controle, a bomba d’água deverá ser ligada, fazendo com que a água flua até a parte de gotejamento. Aguarde alguns minutos e verifique se a placa de papel está sendo molhada. Verifique também se ela está sendo gotejada por igual em todas as partes. Se ela estiver recebendo a água somente em uma parte, isso pode significar que o sistema de gotejamento está com alguma sujeira. Caso esteja uniforme, então a umidificação estará funcionando corretamente. Deixe o aparelho com essa função ligada por um tempo, para avaliar eventuais problemas com a bomba d’água ou com o sistema de gotejamento.
Avalie também se não há vazamento de água por alguma parte do equipamento. Isso pode indicar um problema na construção do mesmo ou até na bomba d’água, mangueira interna, sistema de gotejamento. O mau posicionamento da placa de papel ou do filtro de poeira também pode provocar esse sintoma. Se houver vazamento, verifique todas essas partes. Confira se o equipamento está posicionado em local plano e nivelado. Se tudo estiver normal, então entre em contato com o fabricante.
Testar a função de ionização do equipamento é algo muito complexo e exige a desmontagem do mesmo, além de verificação com instrumentos de medição. Por esse motivo, não é recomendado que a mesma seja testada pelos usuários. Ela também oferece um risco, já que envolve descargas elétricas de alta tensão. O indicado é que, caso tudo esteja funcionando normalmente, o usuário faça o uso normal do equipamento. Um eventual problema em qualquer outra função indica que o equipamento deve passar pelo processo de garantia do fabricante e lá ele terá todas as suas funções testadas.
O que buscar em um Climatizador de Ar?
Caso tenha comprado seguir com a aquisição do equipamento, então é hora de decidir qual comprar. E para chegar a um consenso, existem cinco principais pontos técnicos que você precisa levar em consideração na hora da escolha.
Capacidade de ventilação
A capacidade de ventilação é expressa em vazão média de ar e sua unidade de medida é de metros cúbicos por segundo (m³/s). Quanto maior esse valor, mais vento o equipamento é capaz de produzir. Por consequência, melhor será o seu desempenho de refrigeração, pois estará forçando um maior volume de ar através das células da placa evaporadora.
Tamanho da placa evaporadora
A placa é composta por um papel especial, com microcapilares em sua estrutura que aumentam ainda mais a área de superfície. Quanto maior for essa área de superfície, maior será a capacidade de umidificação e refrigeração do ar. Portanto, o tamanho total da placa, em seus três eixos, é algo importante a se avaliar.
Funções extras
Caso queira a ionização e outras funções como modo sleep/timer, oscilação das aletas, entre outras, verifique a presença delas no equipamento que interessa a você. Modelos mais simples, como os climatizadores portáteis, podem possuir apenas um simples controle da ventilação, enquanto modelos maiores e mais caros oferecem diversas outras funções.
Capacidade do reservatório de água
A capacidade do reservatório de água pode determinar quantas vezes você precisará preencher durante o dia e até quantas placas de gelo você pode usar ao mesmo tempo. Grandes reservatórios irão durar por muitas horas de uso contínuo, além de permitir a você que possa usar mais placas de gelo para melhorar o desempenho da refrigeração.
Disponibilidade de peças de reposição
Climatizador de Ar Nobille CLM10-02
Um critério muito importante que muitos não levam em consideração ao adquirir um climatizador de ar é a disponibilidade de peças de reposição. Isso é muito importante, pois com o tempo, em especial a placa evaporadora, requer reposição. Na medida que ela vai evaporando água, os minerais presentes naturalmente na água vão se acumulando ali, entupindo os capilares e piorando o seu desempenho de refrigeração. Além disso, há também o acúmulo de fungos e bactérias, que com o tempo vão ficando cada vez mais difíceis de se combater, exigindo a reposição da placa.
As melhores marcas de Climatizador de Ar
Honeywell
A Honeywell é uma multinacional dos EUA fundada em 1906. Ela é uma empresa Fortune 100 e possui uma força de trabalho global com mais de 110,000 trabalhadores. Atuante em diversos segmentos, em especial no aeroespacial e engenharia arquitetônica, ela também possui uma grande linha de eletrodomésticos para ventilação, umidificação, desumidificação e climatização de ar. São dezenas de modelos, tanto para uso residencial quanto industrial, mas são todos importados, já que não há produção dessa linha de aparelhos no Brasil. No entanto, a marca disponibiliza peças para reposição, que devem ser importadas pelo usuário brasileiro.
Consul
Uma das marcas de eletrodomésticos mais conhecidas e mais presentes nas casas brasileiras, a Cônsul foi fundada em 1950 por Guilherme Holderegger e Rodolfo Stutzer em Santa Catarina. Hoje a sua sede está localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo e ela possui três fábricas, uma em Joinville, uma em Manaus e uma em Rio Claro. Hoje ela é propriedade da Whirlpool S.A. A Consul conta com uma grande gama de equipamentos residenciais e em seu segmento de climatização são disponibilizados aparelhos de ar condicionado e climatizadores de ar. São alguns modelos ofertados pela fabricante e eles contam com peças de reposição através de sua rede de assistência técnica.
Midea
A Midea é uma fabricante de eletrodomésticos da China. Ela foi fundada em 1968 e hoje possui mais de 135 mil funcionários com 200 subsidiárias e em diversos países. Já no Brasil a história da empresa começou em 2006, quando juntou-se com a FirstGroup para formar a Midea do Brasil. Dentre os diversos segmentos onde a empresa atua no mercado nacional, a Midea conta equipamentos de ar condicionado, purificador de ar e também climatizador de ar. Ela disponibiliza diversas peças de reposição para os seus equipamentos, incluindo a placa evaporadora de seu climatizador de ar.
Philco
Climatizador de Ar – Pcl1f – Philco
A Philco é uma empresa norte-americana de eletrônicos fundada em 1892. Ela iniciou a sua vida com a fabricação de lâmpadas de arco de carbono e logo em 1906 passou a produzir baterias para veículos. Logo em 1926 a Philco passou a produzir rádios e foi logo depois, em 1931 que a marca passou a ter presença no Brasil. Ela logo cresceu em território nacional e introduziu suas linhas de ar condicionado e refrigeradores. Hoje a Philco é uma das maiores marcas de eletrodomésticos em nosso país e conta com diversos equipamentos para climatização, oferecendo linhas de ventiladores, ares condicionados e climatizadores de ar.
Britânia
Uma marca brasileira de eletrodomésticos muito famosa, a Britânia nasceu em 1956 na cidade de Curitiba, no Paraná. Ela começou a fabricar fogões e móveis em metal, especializando-se em eletrodomésticos ao longo do tempo. Hoje a empresa conta com duas unidades de fabricação, uma na Bahia e outra no Amazonas, além de um centro de distribuição em Joinville e sua sede na capital paranaense. Atualmente ela conta com diversos produtos em seu segmento de ventilação e climatização, possuindo dois modelos diferentes de climatizador de ar em seu catálogo. A empresa oferece assistência em todo o território nacional com disponibilidade de peças de reposição.
Mondial
A Mondial é uma fabricante brasileira de eletrodomésticos portáteis. Ela foi fundada por Giovanni Martins Cardoso em 2000, com sua unidade fabril em Sorocaba, São Paulo. Logo em 2002, a Mondial levou as suas operações de produção para a cidade de Camaçari, Bahia. Hoje ela conta com dois complexos industriais no Brasil e quatro centros de desenvolvimento, sendo dois na China. A presença dos produtos da Mondial não se limita ao Brasil, estando também em dezenas de países ao redor do mundo. Em seu catálogo são disponibilizados três modelos diferentes de climatizador de ar e ela oferece diversas assistências técnicas para a substituição de peças.
Elgin
Climatizador Compacto Smart 3 Elgin
A Elgin é hoje uma marca de grande presença no nosso mercado nacional. Ela foi fundada em 1952 aqui mesmo no Brasil e iniciou a sua vida com a produção de máquinas de costura. Após alguns anos a Elgin precisou inovar para sobreviver no mercado e graças à sua fundição, passaram a produzir motores de trator, que eram exportados para o exterior. Com o tempo evoluíram para a fabricação de compressores e daí surgiu os ares condicionados da marca. Ela oferece em seu catálogo alguns modelos de climatizadores de ar, incluindo modelos industriais e um portátil.
Ventisol
Muito conhecida por sua forte atuação no segmento de ventiladores, no Brasil, a Ventisol começou a sua vida no final da década de 1980. Foi em uma pequena oficina de manutenção que surgiram os seus primeiros ventiladores. Logo em 1997 a empresa passou a comercializar seus produtos em outros estados brasileiros e hoje atende todos os países da América Latina e África. Com atuação exclusiva no segmento de equipamentos para climatização e umidificação, a Ventisol possui em seu catálogo alguns modelos de climatizador de ar, tanto para uso residencial quanto para uso industrial.
Fatos interessantes e guia
O princípio de funcionamento dos climatizadores de ar, através da evaporação, foi usado na China Antiga, Egito, Índia e Irã. Os servos ventilam ar por cima de jarros com água. O próprio Leonardo da Vinci também explorou esse princípio em um de seus antigos protótipos. Mas foi em 1908 que o primeiro climatizador de ar foi criado, tornando-se um sucesso em alguns lugares nos EUA logo em 1933. Esse tipo de equipamento se transformou em um grande mercado e em 1936 diversos fabricantes já desenvolviam e produziam diferentes modelos.
Hoje, o mercado de climatizadores de ar é muito grande. Em 2020 ele foi avaliado em um valor de 6,45 bilhões de dólares, com uma expectativa de crescimento para até 8,65 bilhões de dólares até 2026. A alta demanda por tecnologias mais econômicas e sustentáveis pode ser uma das respostas a esse aumento esperado. Por esse motivo, há muita pesquisa e desenvolvimento para essa tecnologia. Soluções eficientes têm o potencial de diminuir os custos operacionais dos fabricantes, além de reduzir as emissões de carbono durante a produção e uso do equipamento. Essa é uma das grandes preocupações que temos hoje e os climatizadores de ar podem nos auxiliar com esse problema.
Como instalar o Climatizador de Ar corretamente em 9 passos
10 dicas para cuidado e manutenção
Links:
https://blog.frigelar.com.br/o-que-e-o-climatizador-de-ar/
https://www.vankool.com/blogs/pt-br/coisas-para-saber-antes-de-comprar-um-climatizador-portatil/
https://eletrocriticas.com/climatizador-de-ar-funciona/
FAQ
Como deixar o climatizador de ar mais frio?
Você pode preencher o reservatório com água gelada, além de usar gelo e placas de gelo. Quanto mais fria a água, maior a energia absorvida durante o processo de evaporação.
Como limpar o climatizador de ar?
A princípio, as instruções de limpeza deverão ser seguidas conforme informado pelo fabricante através do manual de instruções. É importante saber que eventualmente algumas peças deverão ser substituídas por conta de impurezas acumuladas.
Por que o climatizador de ar vaza água?
Isso pode ocorrer por diversos motivos. O excesso de água no reservatório, uma superfície desnivelada e até o acúmulo de sujeira nos gotejadores podem provocar isso.
Por que o climatizador de ar desliga sozinho?
É comum que os climatizadores possuam timers ou modo sleep, para que desliguem automaticamente após o tempo programado. Verifique se essa função está ligada.
Climatizador de ar é igual ar condicionado?
Uma das maiores causas de decepção com o climatizador de ar é achar que eles possuem capacidade de refrigeração equivalente a um ar condicionado. Isso é um mito e ele não se assemelha nesse quesito.
Climatizador de ar é econômico?
Se comparado aos ares condicionados, os climatizadores são sim econômicos. Mas é preciso lembrar que quanto mais potente for o seu ventilador, maior será o consumo elétrico do equipamento.
Qual climatizador de ar resfria mais?
Você deve avaliar os dois principais critérios que são responsáveis pelo desempenho de refrigeração do climatizador de ar: a potência do ventilador e o tamanho da placa evaporadora.
Quem inventou o climatizador de ar?
O climatizador foi inventado por Oscar Palmer em 1908, quando ele criou o primeiro sistema de refrigerador evaporativo com sistema de gotejamento.
Onde consertar o climatizador de ar?
É preciso buscar junto ao fabricante ou vendedor do equipamento a lista de assistências técnicas autorizadas. Cada fabricante possui sua rede credenciada.
O climatizador de ar é bom para rinite alérgica?
O climatizador de ar fará três funções que podem ajudar pessoas com alergia: filtrar e reter poeira, remover poluentes particulados do ar e umidificar o ar. Verifique com o seu médico as causas da sua rinite e questione-o sobre as vantagens de se usar esse equipamento.