Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Climatizadores de ar im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
3 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

ūü•á Melhor Climatizador de Ar 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Com diversas fun√ß√Ķes em apenas um produto, o climatizador de ar se tornou uma √≥tima alternativa com pre√ßo acess√≠vel para amenizar o desconforto dos dias quentes e secos. Mas como saber qual o tamanho certo para o seu ambiente e as principais caracter√≠sticas dos climatizadores de boa qualidade? Para saber todas essas respostas, nosso time investiu horas de pesquisas t√©cnicas, fez uma an√°lise das principais marcas e preparou uma classifica√ß√£o com os melhores climatizadores de ar da atualidade.

Eduardo Walcacer

Químico de formação, redator e tradutor de profissão. Faço a união do meu amor pela ciência com a vontade de informar as pessoas. Sou entusiasta por áudio e games e escrevo sobre aquilo que faz a diferença na minha vida: tecnologia e natureza.

Mais sobre Eduardo

Climatizador de ar Lista com os melhores 2021

Climatizador de ar Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

A review mais completa sobre Climatizador de Ar

O que é um Climatizador de Ar?

Ele √© um equipamento que oferece v√°rias fun√ß√Ķes em um √ļnico aparelho. Com a uni√£o das funcionalidades de um ventilador, umidificador e, em alguns casos, at√© ionizador (gerador de g√°s oz√īnio), o climatizador √© um eletrodom√©stico, geralmente port√°til, que promete aliviar os dias mais quentes e secos.

 

Como um Climatizador de Ar funciona?

O climatizador de ar possui basicamente um ventilador, uma bomba d’água, um reservatório de água e uma placa composta por células de um papel especial. Com o seu reservatório preenchido por água, a bomba d’água faz com que o líquido suba à parte superior do equipamento. Essa água é então gotejada por pequenos furos como um mini chuveiro, que vão saturando essa placa de papel. O ventilador então força a passagem de ar através das células ou alvéolos dessa placa, promovendo a evaporação. Esse processo consome apenas parte da água contida na placa, então o restante vai caindo até voltar para o reservatório. Ele mantém esse padrão de repetição até que toda a água do reservatório se esgote.

Climatizador de Ar Climatize Compact Cadence

Climatizador de Ar Climatize Compact – Cadence

Quando a √°gua presente na placa evapora, ela reduz a temperatura do ar que atravessa as suas c√©lulas. Esse fen√īmeno ocorre no momento em que o l√≠quido √© absorvido pelo ar. O calor contido no ar √© consumido para que a convers√£o de √°gua l√≠quida em vapor seja poss√≠vel. Esse fen√īmeno √© chamado de transforma√ß√£o isent√°lpica e ele √© o respons√°vel por promover a refrigera√ß√£o do ar em alguns graus celsius. O seu desempenho √© dependente da umidade relativa do ar local e quanto mais seco estiver o ar, melhor ser√° a performance de refrigera√ß√£o. Como a √°gua √© evaporada, o processo acaba contribuindo com o aumento da umidade relativa do ar. Na medida que o ar √© umidificado, ele vai se saturando de vapor at√© o ponto em que a umidifica√ß√£o √© interrompida. Com isso, o processo de refrigera√ß√£o deixa de acontecer.

√Č comum que esses equipamentos acompanhem placas de gelo reutiliz√°veis para que o usu√°rio coloque-as em seu congelador. Usar isso no reservat√≥rio reduz a temperatura da √°gua e consequentemente contribui com o processo de refrigera√ß√£o. Outra fun√ß√£o comumente encontrada nos climatizadores de ar √© o ionizador. Eles geram uma descarga el√©trica de alta tens√£o, induzindo uma carga nos poluentes particulados, existentes em suspens√£o no ar. Essas part√≠culas s√£o agregadas entre si, formando aglomerados que acabam caindo no ch√£o do ambiente. A ioniza√ß√£o tamb√©m induz a produ√ß√£o de g√°s oz√īnio, que em certas concentra√ß√Ķes pode ser t√≥xico.

 

Vantagens e aplica√ß√Ķes

O climatizador de ar √© sem sombra de d√ļvidas um √≥timo custo benef√≠cio para quem busca um uma solu√ß√£o econ√īmica e pr√°tica para aliviar os dias mais quentes e secos do ano, o que √© comum em grande parte do pa√≠s.

Custando muitas vezes a fração de um ar condicionado e consumindo muito menos energia elétrica, o climatizador pode ser a solução ideal para muitas pessoas. Além disso, ele ainda contribui com manutenção da limpeza da casa, afinal o seu filtro de poeira ajuda a concentrar parte da sujeira enquanto o ionizador contribui ainda mais com isso.

 

Quais os tipos de Climatizador de Ar estão disponíveis?

Climatizador de ar tipo torre

Quando falamos em climatizador de ar, logo vem √† cabe√ßa o tipo mais comum. Ele possui um formato vertical, como uma torre e √© colocado no ch√£o. O funcionamento do equipamento √© atrav√©s da rede el√©trica atrav√©s de uma tomada e possui reservat√≥rio de √°gua de diferentes tamanhos. Quase sempre acompanha um controle remoto para tornar a opera√ß√£o do climatizador mais pr√°tica. √Č o tipo de climatizador mais comum nas grandes lojas de varejo.

 

Prós:

  • Baixo custo;
  • Pode acompanhar controle remoto;
  • Possui reservat√≥rio de √°gua com tamanho suficiente para horas de funcionamento.

 

Contras:

  • N√£o ventila t√£o bem quanto um ventilador;
  • Requer muitas horas de uso cont√≠nuo para atingir n√≠veis satisfat√≥rios de umidade relativa do ar.

 

Mini climatizador de ar

Esses climatizadores são muito compactos e geralmente possuem o formato de um pequeno cubo. A alimentação deles é via USB, o que significa que o usuário pode usá-lo com um notebook ou até um carregador de smartphone. Por consequência desse tipo de alimentação, a potência do ventilador é baixa. Eles também possuem um reservatório que suporta apenas um pequeno volume de água.

 

Prós:

  • Consome pouca energia;
  • Pode funcionar em qualquer lugar atrav√©s de dispositivos que possuam porta USB;
  • S√£o port√°teis.

 

Contras:

  • Ventila pouco;
  • O tamanho do reservat√≥rio limita muito o tempo de funcionamento da umidifica√ß√£o.

 

Climatizador de ar industrial

Muito usado em grandes redes de supermercados, o climatizador de ar industrial √© uma op√ß√£o econ√īmica para grandes espa√ßos quando comparado a um ar condicionado central. Por entregar forte ventila√ß√£o e umidifica√ß√£o, ele funciona muito bem para climatizar esses espa√ßos. S√£o geralmente instalados em paredes e for√ßam o ar externo pelo seu sistema de umidifica√ß√£o, jogando o ar frio e umidificado dentro do ambiente interno.

 

Prós:

  • Oferecem boa capacidade de refrigera√ß√£o e umidifica√ß√£o;
  • Funcionam bem em grandes espa√ßos.

 

Contras:

  • Exigem instala√ß√£o;
  • Consomem consideravelmente mais energia que climatizadores pequenos.

 

O maior guia de compras sobre Climatizador de Ar

Se voc√™ busca uma op√ß√£o econ√īmica para aliviar dias quentes e secos, clima comum em boa parte do ano em diversas regi√Ķes do Brasil, ent√£o o climatizador √© sem d√ļvida uma das melhores op√ß√Ķes dispon√≠veis. Ele consome pouca energia e melhora a qualidade do ar ambiente, mas √© preciso levar em conta alguns problemas e limita√ß√Ķes que o equipamento possui antes de decidir seguir com a compra. Veja abaixo os principais:

  • Sua capacidade de refrigera√ß√£o do ar √© limitada em dias √ļmidos e ela pode chegar a ser nula, passando a funcionar somente como um ventilador. H√° um limite na umidade relativa do ar e √© imposs√≠vel ultrapass√°-lo;
  • A fun√ß√£o de ioniza√ß√£o, ao contr√°rio do que as pessoas popularmente acreditam, n√£o funciona para a remo√ß√£o de poluentes gasosos. A descarga el√©trica de alta tens√£o somente faz com que as part√≠culas como poeiras e fuma√ßas formem aglomerados para que caiam do ar;
  • As altas descargas el√©tricas provocadas pelo ionizador geram g√°s oz√īnio. Essa subst√Ęncia √© t√≥xica e o ideal √© que haja alguma ventila√ß√£o no ambiente para que ela n√£o se acumule no ar;
  • Como o equipamento recicla a √°gua em seu sistema constantemente, com o tempo ocorre o ac√ļmulo de fungos e bact√©rias. Elas colonizam diversas partes do equipamento a provocam mau cheiro;
  • √Č preciso higienizar muito bem as partes que ficam em contato com a √°gua para evitar o surgimento desses fungos e bact√©rias. N√£o √© muito pr√°tico ter que fazer isso constantemente;
  • Muitas marcas n√£o comercializam as placas de papel para reposi√ß√£o. Como elas exigem a substitui√ß√£o depois de um tempo, o usu√°rio fica limitado a encontrar alternativas ou adquirir um novo equipamento;
  • O equipamento pode provocar um aumento excessivo da umidade relativa do ar no ambiente. Isso pode danificar equipamentos eletr√īnicos e at√© prejudicar a sa√ļde do usu√°rio;
  • O climatizador de ar jamais oferecer√° uma refrigera√ß√£o do ar equivalente a um equipamento de ar condicionado. √Č preciso ter isso em mente ao decidir adquirir o equipamento;
  • Esse tipo de aparelho exige que o usu√°rio complete sempre o n√≠vel da √°gua do reservat√≥rio para que ele possa continuar funcionando na fun√ß√£o de umidifica√ß√£o e refrigera√ß√£o;
  • As placas de gelo for√ßam o usu√°rio a alternar entre coloc√°-las no congelador e no reservat√≥rio de √°gua constantemente, j√° que esquentam rapidamente em contato com a √°gua do reservat√≥rio.

 

Como testar o seu Climatizador de Ar

Brit√Ęnia BCL01F - Climatizador de Ar

Brit√Ęnia BCL01F – Climatizador de Ar

Os climatizadores possuem um funcionamento bem simples. Por esse motivo, é fácil testar se a sua função de ventilar e reciclar a água está funcionando corretamente. Ao ligar o equipamento na tomada, o painel deverá acender. Após isso basta ligar o climatizador pelo painel ou pelo controle remoto e verificar se a ventilação começa a funcionar. Se estiver tudo normal, então alterne entre as velocidades de ventilação e verifique se o equipamento oscila entre elas. Se tudo estiver normal, a função de ventilação do aparelho estará funcionando corretamente.

 

Para avaliar a função de umidificação, você deverá preencher o reservatório com água limpa. Após isso, ao acionar essa função no painel ou controle, a bomba d’água deverá ser ligada, fazendo com que a água flua até a parte de gotejamento. Aguarde alguns minutos e verifique se a placa de papel está sendo molhada. Verifique também se ela está sendo gotejada por igual em todas as partes. Se ela estiver recebendo a água somente em uma parte, isso pode significar que o sistema de gotejamento está com alguma sujeira. Caso esteja uniforme, então a umidificação estará funcionando corretamente. Deixe o aparelho com essa função ligada por um tempo, para avaliar eventuais problemas com a bomba d’água ou com o sistema de gotejamento.

 

Avalie também se não há vazamento de água por alguma parte do equipamento. Isso pode indicar um problema na construção do mesmo ou até na bomba d’água, mangueira interna, sistema de gotejamento. O mau posicionamento da placa de papel ou do filtro de poeira também pode provocar esse sintoma. Se houver vazamento, verifique todas essas partes. Confira se o equipamento está posicionado em local plano e nivelado. Se tudo estiver normal, então entre em contato com o fabricante.

 

Testar a fun√ß√£o de ioniza√ß√£o do equipamento √© algo muito complexo e exige a desmontagem do mesmo, al√©m de verifica√ß√£o com instrumentos de medi√ß√£o. Por esse motivo, n√£o √© recomendado que a mesma seja testada pelos usu√°rios. Ela tamb√©m oferece um risco, j√° que envolve descargas el√©tricas de alta tens√£o. O indicado √© que, caso tudo esteja funcionando normalmente, o usu√°rio fa√ßa o uso normal do equipamento. Um eventual problema em qualquer outra fun√ß√£o indica que o equipamento deve passar pelo processo de garantia do fabricante e l√° ele ter√° todas as suas fun√ß√Ķes testadas.

 

O que buscar em um Climatizador de Ar?

Caso tenha comprado seguir com a aquisição do equipamento, então é hora de decidir qual comprar. E para chegar a um consenso, existem cinco principais pontos técnicos que você precisa levar em consideração na hora da escolha.

 

Capacidade de ventilação

A capacidade de ventila√ß√£o √© expressa em vaz√£o m√©dia de ar e sua unidade de medida √© de metros c√ļbicos por segundo (m¬≥/s). Quanto maior esse valor, mais vento o equipamento √© capaz de produzir. Por consequ√™ncia, melhor ser√° o seu desempenho de refrigera√ß√£o, pois estar√° for√ßando um maior volume de ar atrav√©s das c√©lulas da placa evaporadora.

 

Tamanho da placa evaporadora

A placa é composta por um papel especial, com microcapilares em sua estrutura que aumentam ainda mais a área de superfície. Quanto maior for essa área de superfície, maior será a capacidade de umidificação e refrigeração do ar. Portanto, o tamanho total da placa, em seus três eixos, é algo importante a se avaliar.

 

Fun√ß√Ķes extras

Caso queira a ioniza√ß√£o e outras fun√ß√Ķes como modo sleep/timer, oscila√ß√£o das aletas, entre outras, verifique a presen√ßa delas no equipamento que interessa a voc√™. Modelos mais simples, como os climatizadores port√°teis, podem possuir apenas um simples controle da ventila√ß√£o, enquanto modelos maiores e mais caros oferecem diversas outras fun√ß√Ķes.

 

Capacidade do reservatório de água

A capacidade do reservatório de água pode determinar quantas vezes você precisará preencher durante o dia e até quantas placas de gelo você pode usar ao mesmo tempo. Grandes reservatórios irão durar por muitas horas de uso contínuo, além de permitir a você que possa usar mais placas de gelo para melhorar o desempenho da refrigeração.

 

Disponibilidade de peças de reposição

Climatizador de Ar Nobille CLM10-02

Climatizador de Ar Nobille CLM10-02

Um crit√©rio muito importante que muitos n√£o levam em considera√ß√£o ao adquirir um climatizador de ar √© a disponibilidade de pe√ßas de reposi√ß√£o. Isso √© muito importante, pois com o tempo, em especial a placa evaporadora, requer reposi√ß√£o. Na medida que ela vai evaporando √°gua, os minerais presentes naturalmente na √°gua v√£o se acumulando ali, entupindo os capilares e piorando o seu desempenho de refrigera√ß√£o. Al√©m disso, h√° tamb√©m o ac√ļmulo de fungos e bact√©rias, que com o tempo v√£o ficando cada vez mais dif√≠ceis de se combater, exigindo a reposi√ß√£o da placa.

 

As melhores marcas de Climatizador de Ar

Honeywell

A Honeywell √© uma multinacional dos EUA fundada em 1906. Ela √© uma empresa Fortune 100 e possui uma for√ßa de trabalho global com mais de 110,000 trabalhadores. Atuante em diversos segmentos, em especial no aeroespacial e engenharia arquitet√īnica, ela tamb√©m possui uma grande linha de eletrodom√©sticos para ventila√ß√£o, umidifica√ß√£o, desumidifica√ß√£o e climatiza√ß√£o de ar. S√£o dezenas de modelos, tanto para uso residencial quanto industrial, mas s√£o todos importados, j√° que n√£o h√° produ√ß√£o dessa linha de aparelhos no Brasil. No entanto, a marca disponibiliza pe√ßas para reposi√ß√£o, que devem ser importadas pelo usu√°rio brasileiro.

 

Consul

Uma das marcas de eletrodom√©sticos mais conhecidas e mais presentes nas casas brasileiras, a C√īnsul foi fundada em 1950 por Guilherme Holderegger e Rodolfo Stutzer em Santa Catarina. Hoje a sua sede est√° localizada em S√£o Bernardo do Campo, S√£o Paulo e ela possui tr√™s f√°bricas, uma em Joinville, uma em Manaus e uma em Rio Claro. Hoje ela √© propriedade da Whirlpool S.A. A Consul conta com uma grande gama de equipamentos residenciais e em seu segmento de climatiza√ß√£o s√£o disponibilizados aparelhos de ar condicionado e climatizadores de ar. S√£o alguns modelos ofertados pela fabricante e eles contam com pe√ßas de reposi√ß√£o atrav√©s de sua rede de assist√™ncia t√©cnica.

 

Midea

A Midea é uma fabricante de eletrodomésticos da China. Ela foi fundada em 1968 e hoje possui mais de 135 mil funcionários com 200 subsidiárias e em diversos países. Já no Brasil a história da empresa começou em 2006, quando juntou-se com a FirstGroup para formar a Midea do Brasil. Dentre os diversos segmentos onde a empresa atua no mercado nacional, a Midea conta equipamentos de ar condicionado, purificador de ar e também climatizador de ar. Ela disponibiliza diversas peças de reposição para os seus equipamentos, incluindo a placa evaporadora de seu climatizador de ar.

 

Philco

Climatizador de Ar Pcl1f Philco

Climatizador de Ar – Pcl1f – Philco

A Philco √© uma empresa norte-americana de eletr√īnicos fundada em 1892. Ela iniciou a sua vida com a fabrica√ß√£o de l√Ęmpadas de arco de carbono e logo em 1906 passou a produzir baterias para ve√≠culos. Logo em 1926 a Philco passou a produzir r√°dios e foi logo depois, em 1931 que a marca passou a ter presen√ßa no Brasil. Ela logo cresceu em territ√≥rio nacional e introduziu suas linhas de ar condicionado e refrigeradores. Hoje a Philco √© uma das maiores marcas de eletrodom√©sticos em nosso pa√≠s e conta com diversos equipamentos para climatiza√ß√£o, oferecendo linhas de ventiladores, ares condicionados e climatizadores de ar.

 

Brit√Ęnia

Uma marca brasileira de eletrodom√©sticos muito famosa, a Brit√Ęnia nasceu em 1956 na cidade de Curitiba, no Paran√°. Ela come√ßou a fabricar fog√Ķes e m√≥veis em metal, especializando-se em eletrodom√©sticos ao longo do tempo. Hoje a empresa conta com duas unidades de fabrica√ß√£o, uma na Bahia e outra no Amazonas, al√©m de um centro de distribui√ß√£o em Joinville e sua sede na capital paranaense. Atualmente ela conta com diversos produtos em seu segmento de ventila√ß√£o e climatiza√ß√£o, possuindo dois modelos diferentes de climatizador de ar em seu cat√°logo. A empresa oferece assist√™ncia em todo o territ√≥rio nacional com disponibilidade de pe√ßas de reposi√ß√£o.

 

Mondial

A Mondial √© uma fabricante brasileira de eletrodom√©sticos port√°teis. Ela foi fundada por Giovanni Martins Cardoso em 2000, com sua unidade fabril em Sorocaba, S√£o Paulo. Logo em 2002, a Mondial levou as suas opera√ß√Ķes de produ√ß√£o para a cidade de Cama√ßari, Bahia. Hoje ela conta com dois complexos industriais no Brasil e quatro centros de desenvolvimento, sendo dois na China. A presen√ßa dos produtos da Mondial n√£o se limita ao Brasil, estando tamb√©m em dezenas de pa√≠ses ao redor do mundo. Em seu cat√°logo s√£o disponibilizados tr√™s modelos diferentes de climatizador de ar e ela oferece diversas assist√™ncias t√©cnicas para a substitui√ß√£o de pe√ßas.

 

Elgin

Climatizador Compacto Smart 3 Elgin

Climatizador Compacto Smart 3 Elgin

A Elgin é hoje uma marca de grande presença no nosso mercado nacional. Ela foi fundada em 1952 aqui mesmo no Brasil e iniciou a sua vida com a produção de máquinas de costura. Após alguns anos a Elgin precisou inovar para sobreviver no mercado e graças à sua fundição, passaram a produzir motores de trator, que eram exportados para o exterior. Com o tempo evoluíram para a fabricação de compressores e daí surgiu os ares condicionados da marca. Ela oferece em seu catálogo alguns modelos de climatizadores de ar, incluindo modelos industriais e um portátil.

 

Ventisol

Muito conhecida por sua forte atua√ß√£o no segmento de ventiladores, no Brasil, a Ventisol come√ßou a sua vida no final da d√©cada de 1980. Foi em uma pequena oficina de manuten√ß√£o que surgiram os seus primeiros ventiladores. Logo em 1997 a empresa passou a comercializar seus produtos em outros estados brasileiros e hoje atende todos os pa√≠ses da Am√©rica Latina e √Āfrica. Com atua√ß√£o exclusiva no segmento de equipamentos para climatiza√ß√£o e umidifica√ß√£o, a Ventisol possui em seu cat√°logo alguns modelos de climatizador de ar, tanto para uso residencial quanto para uso industrial.

 

Fatos interessantes e guia

O princ√≠pio de funcionamento dos climatizadores de ar, atrav√©s da evapora√ß√£o, foi usado na China Antiga, Egito, √ćndia e Ir√£. Os servos ventilam ar por cima de jarros com √°gua. O pr√≥prio Leonardo da Vinci tamb√©m explorou esse princ√≠pio em um de seus antigos prot√≥tipos. Mas foi em 1908 que o primeiro climatizador de ar foi criado, tornando-se um sucesso em alguns lugares nos EUA logo em 1933. Esse tipo de equipamento se transformou em um grande mercado e em 1936 diversos fabricantes j√° desenvolviam e produziam diferentes modelos.

Hoje, o mercado de climatizadores de ar √© muito grande. Em 2020 ele foi avaliado em um valor de 6,45 bilh√Ķes de d√≥lares, com uma expectativa de crescimento para at√© 8,65 bilh√Ķes de d√≥lares at√© 2026. A alta demanda por tecnologias mais econ√īmicas e sustent√°veis pode ser uma das respostas a esse aumento esperado. Por esse motivo, h√° muita pesquisa e desenvolvimento para essa tecnologia. Solu√ß√Ķes eficientes t√™m o potencial de diminuir os custos operacionais dos fabricantes, al√©m de reduzir as emiss√Ķes de carbono durante a produ√ß√£o e uso do equipamento. Essa √© uma das grandes preocupa√ß√Ķes que temos hoje e os climatizadores de ar podem nos auxiliar com esse problema.

 

Como instalar o Climatizador de Ar corretamente em 9 passos

  • Retire o equipamento da embalagem original;
  • Remova todas as pe√ßas extras da caixa e organize-as em uma superf√≠cie;
  • Coloque a placa evaporadora e o filtro de poeira no climatizador;
  • Coloque a placa de gelo no congelador e aguarde algumas horas;
  • Preencha o reservat√≥rio com √°gua at√© o n√≠vel indicado no mesmo;
  • Coloque a placa de gelo congelada dentro do reservat√≥rio;
  • Ligue o equipamento na tomada;
  • Ligue o aparelho pelo painel ou pelo controle remoto;
  • Acione a fun√ß√£o de umidifica√ß√£o/refrigera√ß√£o e em alguns minutos o equipamento j√° estar√° refrigerando o ambiente.

 

10 dicas para cuidado e manutenção

  • Um do principais problemas dos climatizadores √© a manuten√ß√£o da placa de evapora√ß√£o. Como acumulam fungos e bact√©rias, a higiene com essa pe√ßa √© fundamental. Evite usar produtos qu√≠micos fortes e em vez disso limpe conforme as instru√ß√Ķes do fabricante. Deixar a placa no sol por algumas horas pode ajudar com isso, mas eventualmente ela dever√° ser substitu√≠da.
  • As outras partes do equipamento que entram em contato com a √°gua tamb√©m devem ser limpos periodicamente para evitar problemas similares. Veja quais as recomenda√ß√Ķes de limpeza junto ao fabricante e siga elas rigorosamente.
  • Evite o ac√ļmulo de poeira no filtro. A poeira acumulada passa para o reservat√≥rio do equipamento e com isso, com o tempo, ela passa a se acumular nos gotejadores, entupindo os mesmos e interrompendo a circula√ß√£o de √°gua.
  • Sempre que necess√°rio, realize a substitui√ß√£o do filtro de poeira e da placa evaporadora.
  • N√£o deixe o equipamento ligado o tempo todo. Com o tempo, o motor esquenta e esse calor acaba sendo dissipado no ambiente, diminuindo o desempenho da refrigera√ß√£o. Sempre que n√£o estiver no ambiente, deixe o equipamento desligado e ainda economize energia dessa forma.
  • N√£o reutilize a √°gua do reservat√≥rio. Sempre que parar de usar, fa√ßa a drenagem da √°gua do reservat√≥rio. Isso reduz o ac√ļmulo de res√≠duos minerais, fungos e bact√©rias.
  • √Č uma boa ideia adquirir placas de gelo extras para usar no equipamento. Quanto mais placas, mais fria a √°gua fica e por mais tempo, aumentando o desempenho da refrigera√ß√£o.
  • Use o climatizador somente em uma superf√≠cie plana e nivelada, pois do contr√°rio o equipamento poder√° vazar.
  • Certifique-se que o n√≠vel da √°gua do reservat√≥rio nunca ultrapasse a marca indicada. Do contr√°rio, al√©m de vazamentos, h√° ainda o risco de acidentes el√©tricos.
  • Esteja atento √† crian√ßas e animais brincando pr√≥ximas ao equipamento. Ainda que haja uma prote√ß√£o no ventilador, h√° ainda o risco caso objetos sejam inseridos no aparelho.

 

Links:

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/09/climatizador-de-ar-veja-seis-modelos-a-venda-no-brasil-por-ate-r-500.ghtml

https://blog.frigelar.com.br/o-que-e-o-climatizador-de-ar/

https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/residencial/o-climatizador-de-ar-funciona-igual-a-um-aparelho-de-ar-condicionado/

https://www.vankool.com/blogs/pt-br/coisas-para-saber-antes-de-comprar-um-climatizador-portatil/

https://eletrocriticas.com/climatizador-de-ar-funciona/

 

FAQ

Como deixar o climatizador de ar mais frio?

Você pode preencher o reservatório com água gelada, além de usar gelo e placas de gelo. Quanto mais fria a água, maior a energia absorvida durante o processo de evaporação.

Como limpar o climatizador de ar?

A princ√≠pio, as instru√ß√Ķes de limpeza dever√£o ser seguidas conforme informado pelo fabricante atrav√©s do manual de instru√ß√Ķes. √Č importante saber que eventualmente algumas pe√ßas dever√£o ser substitu√≠das por conta de impurezas acumuladas.

Por que o climatizador de ar vaza √°gua?

Isso pode ocorrer por diversos motivos. O excesso de √°gua no reservat√≥rio, uma superf√≠cie desnivelada e at√© o ac√ļmulo de sujeira nos gotejadores podem provocar isso.

Por que o climatizador de ar desliga sozinho?

√Č comum que os climatizadores possuam timers ou modo sleep, para que desliguem automaticamente ap√≥s o tempo programado. Verifique se essa fun√ß√£o est√° ligada.

Climatizador de ar é igual ar condicionado?

Uma das maiores causas de decepção com o climatizador de ar é achar que eles possuem capacidade de refrigeração equivalente a um ar condicionado. Isso é um mito e ele não se assemelha nesse quesito.

Climatizador de ar √© econ√īmico?

Se comparado aos ares condicionados, os climatizadores s√£o sim econ√īmicos. Mas √© preciso lembrar que quanto mais potente for o seu ventilador, maior ser√° o consumo el√©trico do equipamento.

Qual climatizador de ar resfria mais?

Você deve avaliar os dois principais critérios que são responsáveis pelo desempenho de refrigeração do climatizador de ar: a potência do ventilador e o tamanho da placa evaporadora.

Quem inventou o climatizador de ar?

O climatizador foi inventado por Oscar Palmer em 1908, quando ele criou o primeiro sistema de refrigerador evaporativo com sistema de gotejamento.

Onde consertar o climatizador de ar?

√Č preciso buscar junto ao fabricante ou vendedor do equipamento a lista de assist√™ncias t√©cnicas autorizadas. Cada fabricante possui sua rede credenciada.

O climatizador de ar é bom para rinite alérgica?

O climatizador de ar far√° tr√™s fun√ß√Ķes que podem ajudar pessoas com alergia: filtrar e reter poeira, remover poluentes particulados do ar e umidificar o ar. Verifique com o seu m√©dico as causas da sua rinite e questione-o sobre as vantagens de se usar esse equipamento.

Deixe uma resposta