Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Churrasqueiras elétricas im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
12 Horas investidas
5 Estudos avaliados
1127 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Churrasqueiras 2021 - Comparativos, Reviews & mais

A churrasqueira elétrica pode ser a solução ideal para você que deseja fazer um churrasco sem os problemas e dificuldades que a tradicional oferece, então vamos ajudá-lo a decidir qual comprar. Para ajudá-lo a conhecer e escolher a melhor churrasqueira elétrica, nós realizamos diversos testes para avaliar a potência, durabilidade e muito mais. Confira o guia.

Eduardo Walcacer

Químico de formação, redator e tradutor de profissão. Faço a união do meu amor pela ciência com a vontade de informar as pessoas. Sou entusiasta por áudio e games e escrevo sobre aquilo que faz a diferença na minha vida: tecnologia e natureza.

Mais sobre Eduardo

Churrasqueira el√©trica Lista com os melhores 2021

Churrasqueira elétrica Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma Churrasqueira Elétrica?

Churrasqueira elétrica guia de marcas

Resenha churrasqueira elétrica

Atrav√©s da rede el√©trica, esse tipo de churrasqueira aquece o alimento com temperaturas equivalentes a uma churrasqueira tradicional. Ela pode funcionar com uma resist√™ncia el√©trica ou um aquecedor infravermelho. Ambos os m√©todos buscam aquecer o alimento a uma temperatura ideal para o preparo, trazendo sabor e sa√ļde, j√° que ela ajuda a reduzir a quantidade total de gorduras no alimento. Por n√£o depender da brasa do carv√£o, a gordura que derrete durante o cozimento escorre para um coletor, geralmente com √°gua, reduzindo a quantidade de fuma√ßa e impedindo a forma√ß√£o de labaredas, que podem queimar totalmente o alimento se n√£o contidas a tempo.

 

Como uma Churrasqueira Elétrica funciona?

As churrasqueiras el√©tricas mais simples possuem resist√™ncias el√©tricas. O condutor que existe no interior do elemento aquecedor, geralmente uma liga met√°lica chamada de nicromo, possibilita a convers√£o de eletricidade em calor. Isso ocorre devido √† lei de Joule, um processo resistivo que acontece quando a eletricidade percorre o condutor e encontra uma resist√™ncia. Enquanto um fio de cobre oferece baixa resistividade, a liga usada nos elementos aquecedores possuem alta resistividade, o que induz esse fen√īmeno e possibilita o aquecimento. As resist√™ncias el√©tricas das churrasqueiras suportam altas temperaturas e, por serem blindadas, s√£o seguras contra acidentes el√©tricos.

Já os modelos com aquecedores por infravermelho operam através de um princípio bem diferente. A energia elétrica é convertida em radiação infravermelha, que aquece o alimento próximo e proporciona o cozimento do mesmo. São vários os tipos de emissores infravermelho encontrados nas churrasqueiras desse tipo, mas todos funcionam através do mesmo princípio e oferecem praticidade na hora de fazer um churrasco.

Alguns modelos trazem controlador de temperatura e outros funcionam somente na pot√™ncia m√°xima, assim que conectadas na tomada. √Č extremamente importante ressaltar que esses eletrodom√©sticos s√£o muito potentes e por isso exigem, na grande maioria dos casos, uma tomada dedicada com circuito el√©trico apropriado, pois do contr√°rio existe a possibilidade de dano no produto, na tomada e at√© na fia√ß√£o el√©trica da resid√™ncia. N√≥s iremos falar mais sobre isso ao longo do guia.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Churrasqueira elétrica guia de marcas

Assa carne e vegetais

As churrasqueiras el√©tricas s√£o eletrodom√©sticos muito pr√°ticos e proporcionam deliciosos pratos, com rapidez e sem muita bagun√ßa. Por reduzirem a quantidade de gordura durante o cozimento, torna-se ainda uma op√ß√£o de preparo mais saud√°vel. De carnes a vegetais, cabe a voc√™ a criatividade na hora de cozinhar, criando pratos e refei√ß√Ķes especiais e saborosas, dentro de casa ou no quintal, sem se preocupar com o preparo do carv√£o, a bagun√ßa, fuma√ßa e sujeira do churrasco tradicional.

 

Quais os tipos de Churrasqueiras Elétricas estão disponíveis?

Seja por aquecimento de uma resistência elétrica ou por infravermelho, as churrasqueiras elétricas são muito comuns no Brasil e dão a você uma ótima opção para cozinhar. Facilitando o dia a dia ou até unindo a família para aquele fim de semana especial com um churrasquinho, são várias marcas e modelos disponíveis para você adquirir. Aqui mostramos os tipos de churrasqueira elétrica que você encontra no mercado.

 

Churrasqueira elétrica com aquecimento por resistência elétrica

Dispon√≠vel no mercado em diversos pre√ßos e tamanhos, todas compartilham o mesmo tipo de aquecimento: a resist√™ncia el√©trica. As mais comuns s√£o com grelhas e possuem bandejas que compartilham duas fun√ß√Ķes, que √© armazenar a √°gua, evitando a forma√ß√£o de fuma√ßa e coletar a gordura. Podem ser de bancada ou de ch√£o, e oferecerem ajuste de temperatura atrav√©s de um potenci√īmetro. H√° uma pequena dist√Ęncia entre a grelha e a resist√™ncia el√©trica, para que o calor no alimento seja suficiente para cozinh√°-lo e dar o sabor de churrasco. J√° que o aquecimento ocorre somente de um lado, o alimento precisa ser virado para que seja assado em ambos os lados.

Desse tipo h√° tamb√©m modelos para espetos em vez de grelhas. Alguns usam, inclusive, motores que giram lentamente e constantemente os espetos, para igualar os assados. Nas vers√Ķes para espetos n√£o h√° a necessidade de √°gua nos coletores, que servem apenas para a coleta da gordura eliminada durante o cozimento do alimento.

Existem alguns modelos de churrasqueiras com resistência elétrica para embutir. Esses são bem mais caros e oferecem o melhor acabamento.

 

Prós:

  • S√£o as mais simples de usar;
  • Os modelos de grelha s√£o bem port√°teis;
  • S√£o as mais econ√īmicas;
  • Liberam pouqu√≠ssima fuma√ßa;
  • S√£o bem f√°ceis de se limpar;
  • Os modelos de espeto oferecem a capacidade de assar grandes quantidades de alimento.

 

Contras:

  • Nas vers√Ķes mais baratas h√° pouco espa√ßo para o alimento;
  • A temperatura, em alguns modelos, √© insuficiente para dar o verdadeiro sabor do churrasco;
  • Os modelos mais dur√°veis s√£o mais caros;
  • A resist√™ncia pode n√£o durar muito nos modelos mais simples.

 

Churrasqueira elétrica com aquecimento por infravermelho

Esse tipo de churrasqueira elétrica assa o alimento através de emissores de radiação infravermelho. Por conta disso, aquecem com maior velocidade e atingem altas temperaturas, oferecendo uma fidelidade de sabor mais similar ao churrasco tradicional. A qualidade de construção desse tipo de churrasqueira costuma ser de maior qualidade, então a durabilidade dela também pode ser maior que o outro tipo e seu custo também costuma ser maior.

Existem modelos com o irradiador de infravermelho na parte inferior e na parte superior. O primeiro é mais comum no mercado e possui uma estrutura similar à churrasqueira de resistência elétrica com grelha, com um coletor de gordura que não precisa de água, os irradiadores nas laterais inferiores e a grelha na parte superior. Os modelos com irradiador na parte superior possuem um suporte similar ao de uma luminária e irradiam o infravermelho no sentido oposto, onde há uma chapa para o posicionamento do alimento.

 

Prós:

  • Atingem altas temperaturas e aquecem mais rapidamente;
  • Possuem uma produ√ß√£o mais uniforme de calor;
  • O alto calor vaporiza parte da gordura que escorre, diminuindo a sujeira;
  • A temperatura n√£o √© influenciada por fatores externos como vento e temperatura do ambiente.

 

Contras:

  • Costumam ser mais caras que as vers√Ķes com resist√™ncia el√©trica;
  • Devido √†s altas temperaturas, podem queimar o alimento com maior facilidade;
  • Pode ser mais dif√≠cil encontrar um gerador de infravermelho para reposi√ß√£o do que uma simples resist√™ncia el√©trica do outro tipo.

 

O maior guia de compras de Churrasqueiras Elétricas

 

Como h√° uma enorme quantidade de marcas e modelos no mercado, com grandes varia√ß√Ķes de pre√ßos, √© preciso conhecer os problemas mais comuns dos diversos tipos e saber como lidar com eles.

  • Qualquer churrasqueira el√©trica exige uma instala√ß√£o el√©trica correta. Esteja atento √† pot√™ncia e tens√£o do modelo. O mais comum √© que os modelos de 127v exijam uma tomada de 20a. Usar adaptadores √© um grande risco e pode provocar at√© inc√™ndios na rede el√©trica da resid√™ncia.
  • Se o fio ou a tomada da churrasqueira estiverem esquentando, ent√£o √© sinal de que a sua rede el√©trica n√£o esteja dimensionada para o produto. Na d√ļvida, contrate um eletricista. √Č melhor gastar com um profissional do que correr o risco de provocar graves acidentes.
  • Como o seu consumo el√©trico √© alto, o uso frequente pode impactar nas contas de luz. Esteja atento a isso na hora de decidir se √© a melhor op√ß√£o e qual modelo √© mais indicado para voc√™.
  • √Č preciso cuidar bastante da limpeza. Como elas aquecem muito o alimento, √© comum que ocorra a carboniza√ß√£o do alimento nas grelhas, dificultando a higieniza√ß√£o. Garanta que cada canto do eletrodom√©stico esteja limpo e seco antes de sua utiliza√ß√£o, lembrando que somente alguns modelos exigem √°gua na bandeja coletora.
  • Geralmente h√° somente o controle de temperatura da churrasqueira inteira, ent√£o pode n√£o ser poss√≠vel assar diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo.
  • Nos modelos de grelha e de espeto sem motoriza√ß√£o √© necess√°rio que se mude manualmente o lado do alimento que est√° sendo assado, exigindo um n√≠vel de aten√ß√£o durante o preparo.

 

Quando decidir que a churrasqueira el√©trica √© sim a op√ß√£o ideal para voc√™ que busca preparar churrascos em casa, ent√£o precisar√° escolher a marca e modelo ideal. A variedade no mercado brasileiro √© enorme, s√£o muitas op√ß√Ķes para voc√™ escolher e √© comum ficar perdido em meio a isso, correndo o risco de optar por um que n√£o atende o que voc√™ precisa. Vamos ajud√°-lo a escolher a churrasqueira el√©trica ideal, para que n√£o haja surpresas desagrad√°veis na hora do uso.

Churrasqueira elétrica guia de marcas

Preparando frango assado

O mais importante no começo é definir o orçamento, pois existem churrasqueiras elétricas de todos os preços imagináveis. Depois é preciso definir a quantidade de alimento que você deseja cozinhar ao mesmo tempo, pois há também uma grande variedade de tamanhos. Ela será colocada na bancada ou no chão? Esse é outro fator importante. E lembre-se, antes de comprar é imprescindível verificar se a potência do produto escolhido é compatível com a rede elétrica. Abra a caixa e verifique se não existem avarias no produto e nos acessórios. Dê uma olhada com atenção no cabo e no conector. Se houver qualquer problema, entre em contato com o vendedor e solicite uma troca.

Com o produto inspecionado e limpo, coloque no local em que pretende usar. Se o modelo exigir √°gua na bandeja coletora, coloque a √°gua e ligue o aparelho na tomada. Sem tocar na parte que realiza o aquecimento, verifique se o mesmo est√° funcionando. Verifique o seletor de temperatura e ajuste em diversas posi√ß√Ķes para ter certeza de que est√° funcionando. Se tudo estiver conforme o esperado, remova da tomada e verifique se o conector e o cabo apresentaram aquecimento. Pode ser interessante contatar o fabricante caso o cabo ou o conector esquentem.

Churrasqueira elétrica guia de marcas

Churrasqueira com espeto motorizado

Os modelos com espetos motorizados devem ser testados para avaliar se os mesmos est√£o funcionando conforme as especifica√ß√Ķes do fabricante. O n√£o funcionamento correto pode indicar um problema de fabrica√ß√£o e o mesmo deve ser devolvido ou trocado.

Qualquer eventual peça plástica que o produto possuir estiver derretendo, é sinal de problema e a churrasqueira elétrica deve ser imediatamente desligada.

Após os testes, se estiver tudo normal, faça uso dela com um alimento. Verifique se o aquecimento está como especificado e se o alimento está sendo assado corretamente. Alguns fabricantes informam os tempos de cozimento para cada tipo de alimento, então verifique se isso está aproximadamente conforme o informado. Mas lembre-se que a temperatura do alimento antes do cozimento bem como a espessura do mesmo podem afetar esses tempos. O fabricante informa valores que servem somente como referência.

 

O que buscar em uma churrasqueira elétrica?

Voc√™ deve estar atento a algumas informa√ß√Ķes sobre as churrasqueiras el√©tricas para que fa√ßa a melhor compra.

  • O tamanho √ļtil da churrasqueira el√©trica, ou seja, o espa√ßo dela que pode ser usado para assar o alimento determinar√° a quantidade de comida que poder√° ser preparada. Compare a sua demanda com as informa√ß√Ķes t√©cnicas de cada modelo.
  • A pot√™ncia da churrasqueira define duas coisas, qu√£o r√°pido ela aquece e qual a sua capacidade de formar a t√£o desejada crosta do churrasco. Uma churrasqueira de pot√™ncia baixa pode ser capaz apenas de assar lentamente o alimento, tornando-o seco e com sabor inferior, enquanto a de pot√™ncia alta pode deix√°-lo com uma deliciosa crosta e bem suculento ao mesmo tempo. Mas esteja sempre atento √† quest√£o da instala√ß√£o el√©trica.
  • Voc√™ quer usar a sua churrasqueira na mesa ou no ch√£o? Est√° em busca de um modelo para embutir na bancada ou no balc√£o? √Č importante decidir onde ela ser√° colocada para escolher a que ir√° melhor lhe atender.
  • O tipo de aquecimento √© outro fator importante. Os modelos que usam infravermelho conseguem preparar um alimento com maior qualidade do que modelos com resist√™ncia el√©trica.
  • Outro ponto importante √© decidir se prefere ficar mais atento ao alimento e virar quando necess√°rio ou se prefere usar um equipamento com espetos met√°licos motorizados.

 

 

As melhores marcas de Churrasqueiras Elétricas

Cotherm

A Cotherm √© uma ind√ļstria nacional de equipamentos de cozinha residencial e industrial que existe desde 1972. Ela possui uma grande variedade de churrasqueiras el√©tricas em seu cat√°logo. Todos os modelos produzidos pela marca fazem uso de resist√™ncias el√©tricas e h√° at√© um modelo de embutir na bancada. Com essa grande quantidade de diferentes modelos, a Cotherm consegue atingir diversos p√ļblicos diferentes, com modelos pequenos e baratos at√© equipamentos mais robustos para grandes quantidades de alimento. Apesar disso, a Cotherm n√£o possui churrasqueiras el√©tricas para uso com espetos met√°licos e todos os modelos funcionam com grelha ou com chapa/grill.

 

Cadence

Com a oferta de cinco modelos diferentes de churrasqueiras el√©tricas em seu cat√°logo, a Cadence se apresenta como mais uma op√ß√£o de eletrodom√©sticos no Brasil. Ela faz parte do grupo JCS Brasil e todos os seus modelos possuem aquecimento por resist√™ncia el√©trica. H√° uma op√ß√£o de churrasqueira el√©trica de ch√£o, a Grill Menu II, com pernas que a posicionam em uma altura razo√°vel para a manipula√ß√£o dos alimentos. H√° tamb√©m um modelo para espetos met√°licos com rota√ß√£o autom√°tica, o Automatic Grill. Essa vers√£o apresenta um outro diferencial que √© uma chapa na parte superior do produto. Com exce√ß√£o desse √ļltimo, as suas churrasqueiras apresentam o formato padr√£o com bandeja coletora e grelha.

 

Fischer

Com longa tradi√ß√£o no Brasil, a Fischer √© uma ind√ļstria de eletrodom√©sticos fundada em 1966 pelos irm√£os Ingo Fischer e Nivert Fischer. Seu complexo industrial em Brusque, SC, possui 150.000 metros quadrados constru√≠dos. Em seu cat√°logo existem tr√™s diferentes modelos de churrasqueiras el√©tricas, todos com aquecimento atrav√©s de resist√™ncias el√©tricas. Um dos modelos possui acabamento premium e √© uma churrasqueira de embutir em alvenaria, com espetos met√°licos e motor de rota√ß√£o autom√°tica. Os outros dois modelos s√£o bem similares e mudam somente no tamanho, sendo o Swift Grill uma vers√£o compacta e mais econ√īmica e o Grill a vers√£o de maior tamanho.

 

Refracon

A Refracon √© uma ind√ļstria de Santo Ant√īnio do Jardim que atua na produ√ß√£o e comercializa√ß√£o de churrasqueiras, fornos, lareiras e fog√Ķes. Foi fundada em 2000 com o objetivo de atuar no segmento de refrat√°rios pr√©-moldados, usados para constru√ß√£o de fornos e churrasqueiras. Hoje ela possui um complexo industrial de 58.000 metros quadrados e oferece uma op√ß√£o para quem busca por uma churrasqueira el√©trica de embutir na bancada, com aquecimento atrav√©s de resist√™ncia el√©trica e acabamento premium, com constru√ß√£o em inox. Ela tamb√©m oferece op√ß√Ķes mais tradicionais, como churrasqueiras em alvenaria e a g√°s, al√©m de acess√≥rios e outros equipamentos para cozinhas residenciais e industriais.

 

Arke

Com um cat√°logo repleto de op√ß√Ķes, a Arke √© uma das fabricantes de churrasqueiras el√©tricas com uma das maiores variedades do Brasil. Com sua sede em Caxias do Sul, ela promete entregar com os seus produtos o sabor do tradicional churrasco ga√ļcho. Suas churrasqueiras el√©tricas s√£o aquecidas atrav√©s de resist√™ncia el√©trica e existem modelos para embutir na alvenaria e de bancada. Todos eles funcionam com espetos met√°licos e possuem sistemas motorizados que automatizam o giro. Eles possuem capacidades entre tr√™s a cinco espetos. A qualidade do acabamento varia com o tipo de churrasqueira e s√£o usados a√ßo carbono e a√ßo inox em seus equipamentos.

 

Felesa

A Felesa √© uma fabricante ga√ļcha especializada em churrasqueiras el√©tricas, a g√°s e a carv√£o, fundada em 1989. Oferecendo em seus equipamentos um padr√£o de qualidade de acabamento premium, ela apresenta em seu cat√°logo para uso em bancada e para embutir em alvenaria. Nas vers√Ķes mais simples, com grelha, o respons√°vel por assar os alimentos s√£o as tradicionais resist√™ncias el√©tricas. J√° nas vers√Ķes de espetos met√°licos e com motores de rota√ß√£o autom√°tica, os alimentos s√£o assados atrav√©s de queimadores de quartzo infravermelho, um elemento aquecedor com capacidades de oferecer uma temperatura bem maior e que promete dar aos alimentos um sabor mais pr√≥ximo ao do churrasco tradicional.

 

Mondial

Muito conhecida no Brasil e também presente em diversos países do mundo, a Mondial foi fundada em 1999. Ela possui atualmente dois complexos industriais, um em Manaus no Amazonas e o outro em Conceição do Jacuípe, na Bahia. Em meio aos diversos segmentos de eletrodomésticos na qual a empresa atua, a Mondial possui uma linha de churrasqueiras elétricas. Os modelos da fabricante possuem aquecimento através de resistências elétricas e todas possuem grelha para assar os alimentos. Ela oferece dois modelos de chão e quatro de bancada, sendo uma pequena e mais simples e todas as outras com controle de temperatura.

 

Fatos interessantes e guia

Churrasqueira elétrica guia de marcas

Churrasco pronto

O mercado de grelhas e churrasqueiras el√©tricas representou em 2018 um total de 3,68 bilh√Ķes de d√≥lares. A popula√ß√£o mais jovem, cada vez mais interessada em culin√°ria, foi respons√°vel por um consider√°vel aumento no valor desse mercado. Os consumidores em geral est√£o preferindo consumir esse tipo de alimento em suas casas e as churrasqueiras el√©tricas possibilitam isso, sem que seja preciso lidar com o preparo do carv√£o, a constante adi√ß√£o dele, com a bagun√ßa e fuma√ßa. √Č justamente por conta dos problemas com o churrasco tradicional que muitos moradores de apartamento podem apreciar esse alimento em suas resid√™ncias.

O estilo de vida dos consumidores tem mudado muito nos √ļltimos anos e a tend√™ncia atual √© de que esses consumidores busquem cada vez mais produtos premium e com maiores avan√ßos tecnol√≥gicos, o que pressiona o mercado a agregar funcionalidades como portabilidade, facilidade de instala√ß√£o e uso, al√©m da durabilidade e impacto ambiental de sua produ√ß√£o e de seu uso no cotidiano. As principais marcas t√™m investido cada vez mais em inova√ß√£o e tecnologia. J√° existem fora do Brasil at√© modelos com touchscreen e as inova√ß√Ķes n√£o ir√£o parar por a√≠, com toda a press√£o causada por consumidores cada vez mais sedentos por tecnologia.

 

Como instalar a sua Churrasqueira Elétrica em 10 passos

Atenção, para equipamentos mais complexos como os de embutir ou de aquecimento por infravermelho, seguir conforme explicitamente informado pelo fabricante em seu manual de instalação.

 

  • Retire o equipamento da caixa e verifique se tudo est√° de acordo;
  • Remova todos os eventuais pl√°sticos que fa√ßam o revestimento das pe√ßas que comp√Ķem o equipamento;
  • Se a sua churrasqueira el√©trica for de ch√£o, instale corretamente o suporte conforme manual de instru√ß√£o;
  • Posicionar o equipamento no local em que ser√° usado;
  • Se no seu modelo o cabo que √© colocado na rede el√©trico for remov√≠vel, siga com a conex√£o dele primeiramente na churrasqueira el√©trica, seja diretamente na resist√™ncia ou em um eventual termostato;
  • Caso haja bandeja coletora que exija √°gua, coloque a √°gua na mesma;
  • Ligar o equipamento na tomada adequada para a pot√™ncia dele. Se o seu modelo tiver chave de liga/desliga e/ou termostato, ligar o mesmo e colocar em temperatura m√°xima;
  • Aguardar alguns minutos para que os revestimentos da resist√™ncia sejam evaporados;
  • Desligar da rede el√©trica e aguardar o resfriamento natural da churrasqueira;
  • Limpar o equipamento conforme informado nas instru√ß√Ķes de uso do mesmo.

 

Sua churrasqueira est√° agora pronta para uso.

 

10 dicas para cuidado e manutenção

  • √Č de extrema import√Ęncia que o equipamento seja sempre ligado na rede el√©trica atrav√©s de tomadas e fia√ß√Ķes adequadas, sem qualquer uso de adaptadores, extens√Ķes el√©tricas e benjamins. Existem diversas not√≠cias de casas que j√° foram incendiadas pelo uso incorreto de churrasqueiras el√©tricas.
  • Se houver qualquer ind√≠cio de aquecimento da fia√ß√£o e conector da tomada, o equipamento deve ser imediatamente desligado e o problema relatado para o fabricante. Isso pode indicar tanto problema na sua rede el√©trica quanto problema de fabrica√ß√£o do equipamento.
  • As resist√™ncias el√©tricas v√£o sofrendo oxida√ß√£o com o tempo e eventualmente a troca da mesma ou do produto deve ser realizada. Verifique sempre o estado de conserva√ß√£o da sua resist√™ncia el√©trica antes de ligar o equipamento na rede el√©trica.
  • Mantenha sempre a churrasqueira bem limpa. Deixar restos de alimentos nela pode provocar o ac√ļmulo de bact√©rias, que contaminar√£o futuros alimentos assados nela e poder√£o ainda acelerar processos de corros√£o.
  • Deixar a sua churrasqueira el√©trica em locais com muita umidade pode provocar danos nas partes met√°licas. Mesmo com o uso de a√ßo inoxid√°vel, a corros√£o ainda ocorre e n√£o se preocupar com isso pode reduzir a vida √ļtil do equipamento.
  • Nos equipamentos com queimadores por infravermelho h√° a necessidade de cuidado extra com esses elementos aquecedores. Eles s√£o mais sens√≠veis que as resist√™ncias el√©tricas e suas substitui√ß√Ķes custam mais caro.
  • Nas churrasqueiras com pe√ßas pl√°sticas, verifique sempre se est√£o intactas. Caso perceba que est√° ocorrendo um derretimento das mesmas ser√° necess√°rio contatar o fabricante, pois pode haver algum problema com o elemento aquecedor.
  • Opere as churrasqueiras el√©tricas sempre conforme informado pelo fabricante no manual de uso, pois o uso incorreto pode carbonizar o alimento e at√© provocar acidentes.
  • Apesar de toda churrasqueira el√©trica prometer assar os alimentos sem fuma√ßa, carnes muito gordurosas podem provocar gotejamento excessivo de gordura no elemento aquecedor, provocando fuma√ßas. Use o equipamento sempre em locais com ventila√ß√£o, ou espa√ßos internos com janelas abertas.
  • Use o equipamento somente em superf√≠cies planas e regulares, do contr√°rio o gotejamento de gordura poder√° ocorrer em partes do coletor sem √°gua, provocando muita fuma√ßa e aquecendo o alimento em excesso.

 

 

Alternativas às Churrasqueiras Elétricas

Existem algumas alternativas interessantes para as churrasqueiras elétricas. As chapas, também conhecidas como grills, funcionam também com resistências elétricas, que aquecem toda a superfície em que o alimento é preparado, como uma espécie de frigideira bem quente. Há também as churrasqueiras à gás, que possuem queimadores como os de fogão ou mesmo queimadores de infravermelho e oferecem excelente resultado. Muitas churrascarias rodízio no Brasil e em outros países usam inclusive esse tipo.

 

FAQ

Quanto é uma churrasqueira elétrica?

Os preços das churrasqueiras elétricas variam muito com o tipo e a qualidade. Das mais baratas, com resistência elétrica, há modelos encontrados por R$ 65,00, enquanto há modelos com infravermelho custando até R$ 5000,00.

Chapa/grill é churrasqueira elétrica?

Não são consideradas churrasqueiras elétricas, pois não atingem as mesmas temperaturas que uma churrasqueira.

Por que a churrasqueira elétrica dá choque?

√Č muito comum no Brasil que as tomadas n√£o estejam adequadas conforme as normas, que exigem aterramento. A aus√™ncia de aterramento pode provocar choques nos usu√°rios, pois um eventual fluxo de eletricidade nas partes met√°licas n√£o √© direcionado para o terra.

Por que colocar água na churrasqueira elétrica?

A √°gua nas bandejas coletoras possuem duas fun√ß√Ķes, manter a gordura que escorre a uma temperatura baixa para que n√£o haja forma√ß√£o de fuma√ßa e impedir que o alimento e a resist√™ncia atinjam temperaturas muito altas.

Onde colocar água na churrasqueira elétrica?

Os modelos que necessitam de água quase sempre incluem bandejas coletoras de resíduos e ali devem ser colocadas até um certo nível, geralmente informado na própria bandeja ou no manual de uso. Verifique sempre no manual se a sua churrasqueira elétrica exige o uso de água.

O que fazer na churrasqueira elétrica?

Voc√™ pode assar carnes bovinas, su√≠nas, peixes, aves, legumes e at√© algumas frutas. N√£o tenha receio de assar deliciosos alimentos e criar novas combina√ß√Ķes.

Onde comprar resistência para churrasqueira elétrica?

Sempre que houver a necessidade de trocar a resistência elétrica da sua churrasqueira, entre em contato com o fabricante e solicite informação sobre a aquisição de uma nova resistência. O uso de resistência que não seja a original do equipamento poderá provocar danos e até um acidente.

Qual a melhor churrasqueira, elétrica ou à gás?

Isso depende de alguns fatores. As churrasqueiras el√©tricas s√£o mais pr√°ticas e f√°ceis de usar, mas os modelos √† g√°s podem ser no final das contas mais econ√īmico. O ideal √© avaliar se voc√™ busca uma solu√ß√£o simples ou algo mais trabalhoso para uso a longo prazo.

Qual a churrasqueira elétrica mais potente?

Existem modelos para cozinhas industriais de até 6900 W, porém as residenciais mais potentes são geralmente as de embutir, onde a ligação elétrica não é através da tomada.

Como consertar churrasqueira elétrica?

Não é uma boa ideia tentar consertar um equipamento elétrico por conta própria sem trabalhar na área. Um pequeno erro pode provocar danos irreparáveis no equipamento e até acidentes elétricos fatais. Caso haja problema com a sua, busque assistência com o fabricante.

Deixe uma resposta