Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Voltar para a tabela de comparação Atualizado em:

Camuflagem de Estrias que deram errado

Homens e mulheres, jovens ou mais velhos, pessoas musculosas, magras ou com sobrepeso: as estrias podem fazer parte dos corpos mais diversos possíveis e, embora associadas aos maus hábitos de alimentação e falta de exercícios, é importante desmistificar suas causas. As estrias são cicatrizes que surgem na pele quando as fibras elásticas e colágenas se rompem. No corpo da mulher, a causa mais comum é a gravidez. Mas, além dela, o ganho de peso de forma abrupta, e até mesmo de músculos motivados pela musculação, podem ser motivos para o aparecimento das estrias. Embora se mostrem na epiderme, a camada mais superficial da pele, é na derme que as cicatrizes são formadas. As regiões mais comuns para o seu surgimento são as nádegas, seios, coxas, quadris e barrigas. Nos homens, elas podem ser comumente vistas nas costas, também.

 

 

Independente do que causa as estrias, a maioria das pessoas querem camuflar essas linhas por questões estéticas. As redes sociais vêm trazendo uma onda de procedimentos estéticos que buscam pela perfeição, mas estes nem sempre trazem os resultados mostrados nas fotos. Dois procedimentos de camuflagem de estrias que vêm se popularizando atualmente, especialmente no instagram, são a camuflagem com tatuagem, realizada com tatuadores; e a micropigmentação, também conhecida como dermopigmentação, feita por profissionais da área da estética.

 

Camuflagem de estrias com tatuagem

 

A técnica de tatuagem como uma camuflagem de estrias consiste na aplicação de um pigmento com a cor similar a região escolhida pelo paciente. Quando usada nas estrias, a técnica visa que a tinta chegue no tom mais natural para a cor da pele da pessoa, às vezes tendo que usar vários tons de pigmento para alcançar o efeito esperado. Como toda tatuagem, os resultados são permanentes.

 

Micropigmentação

 

Já a micropigmentação é um procedimento estético parecido com o anterior, porém, mais superficial, sendo semipermanente, com durabilidade de até um ano e meio. Independente da área do corpo, o uso de anestésico local pode ser feito, dependendo de cada especialista. Mas, como nem tudo são flores, ambos os procedimentos trazem diversos riscos para a pele do paciente.

 

O que pode dar errado?

 

Camuflagem de estrias que deram errado

Camuflagem de estrias que deram errado

O primeiro deles é com a exposição solar. Uma vez que a pele é exposta ao sol, é muito provável que a cor da tatuagem não fique igual à do seu bronze, até mesmo porque os pigmentos usados na camuflagem de estrias e olheiras sofrem alterações em sua forma química quando a tinta entra em contato com os raios solares. O perigo é ainda maior para a área dos olhos, já que a pele na região das olheiras perde colágeno e elasticidade ainda mais depressa que outras áreas do corpo, então há sérios riscos a tinta “se mova” com o passar dos anos.

 

Por mais que pareça que o sol é o grande vilão, não basta evitar a exposição solar para que a situação seja resolvida. Há, também, o risco do pigmento mudar de tom, para mais claro ou escuro, após ser aplicado na pele de forma espontânea, mesmo que você não vá tomar sol. Ou ainda, com o passar do tempo, que a cor da tinta mude de lugar no seu corpo. Imagine você camuflar uma estria e, anos depois, não só ela estar aparecendo novamente, como você terminar duas marcas: a das estrias e a do procedimento.

 

Um outro grande ponto negativo da camuflagem de estrias, seja por tatuagem ou micropigmentação, é a oxidação da tinta. Uma vez que a cicatriz recebe a cor, após oxidar, o tom vai ficar mais escuro. Estes são só alguns exemplos de como a técnica pode dar muito errado, fazendo com que o resultado final seja ainda pior do que as próprias linhas naturais da pele.

 

Opções de tratamento

 

estrias

estrias

Por outro lado, existem outros tratamentos eficazes para a pele com estrias, cujos riscos são mínimos ou até mesmo nenhum. Um deles é o creme para estrias, que pode tratar as marcas existentes e até mesmo prevenir o surgimento de novas. No caso dos cremes de tratamento, quanto mais cedo for usado, melhor o resultado na pele, já que a cicatriz rosada é a primeira a aparecer. O resultado varia de pessoa para pessoa, principalmente pelo tipo de estria que ela possui. Tal tratamento vem trazendo resultados na pele mesmo após pouco tempo de uso, de acordo com especialistas.

 

Uma outra técnica bem famosa para as estrias é o microagulhamento. Ela costuma ser associada com a aplicação de cremes. O tratamento por microagulhamento consiste em passar um equipamento com agulhas e, feitos os furos, as estrias ficam mais abertas para absorverem melhor os cremes passados na pele. Tal procedimento de disfarce de estrias é realizado em uma clínica especializada, possivelmente com um dermatologista.

 

Para as estrias e olheiras que já se tornaram permanentes, o tratamento mais indicado por especialistas é feito com laser, isto porque diferente da camuflagem, o laser não envolve o acréscimo de novos pigmentos na área, mas sim a quebra os pigmentos de melanina amarronzados ou arroxeados com a luz do equipamento. Existem diversos tipos de laser para melhorar o aspecto das olheiras.

 

Como você viu, existem diversos tratamentos e técnicas de camuflagem que buscam o mesmo resultado: disfarçar ou remover as estrias da sua pele. Antes de escolher um procedimento de camuflagem que envolva tatuagem ou micropigmentação, avalie os tratamentos disponíveis com seu dermatologista, para que seja definido o melhor tratamento ou procedimento para a área que te incomoda. Apenas um profissional pode avaliar os riscos para a sua saúde e estética, bem como dar um panorama mais preciso dos resultados de cada técnica.

 

De toda forma, a dica final sobre o assunto vai além da estética: é importante não se deixar levar pelas peles perfeitas que vê em fotos do instagram. Dificilmente a pele perfeita é resultado de um único procedimento; as blogueiras fazem tratamentos mais variados e ainda possuem uma equipe multidisciplinar de profissionais que garantem os melhores resultados.

Deixe um comentário

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (ninguna valoración todavía)
Loading...