Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Tintas de cabelo im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
11 Horas investidas
3 Estudos avaliados
6532 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Tintas de Cabelo 2021 - Comparativos, Reviews e mais

A tinta de cabelo √© um produto que muda a estrutura capilar; √© preciso ter cuidado para n√£o danificar os fios. Com tantas op√ß√Ķes √† venda, √© normal ficar em d√ļvida sobre as melhores. Tendo isso em mente, o nosso time de especialistas realizou um experimento com as marcas mais famosas do mercado. Depois de v√°rios testes de adequa√ß√£o, teste de produtos e ensaios, nosso time fez uma classifica√ß√£o das melhores tintas de cabelo de 2021. Antes de comprar a sua tintura, confira os pontos que foram levados em considera√ß√£o para o teste de compara√ß√£o e an√°lise das op√ß√Ķes abaixo.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Tinta de cabelo Lista com os melhores 2021

Tinta de cabelo Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é uma tinta de cabelo?

Tinta de cabelo

Tinta de cabelo

A tinta – ou tintura – de cabelo √© um produto usado para colorir ou descolorir os cabelos. As tintas de cabelo podem ser separadas em tr√™s grandes classifica√ß√Ķes: as permanentes; as semipermanentes que, geralmente, chegam a durar at√© 30 lavagens; e as tempor√°rias que duram pouqu√≠ssimas lavagens, em torno de cinco.

Antigamente, era comum que o maior motivo para que as pessoas pintassem suas madeixas fosse o surgimento dos fios brancos. Contudo, a cada ano a tendência de pintar os cabelos apenas para mudar sua cor, ou ainda, inovar com cores vibrantes e até metálicas só cresce no segmento da beleza. Uma recente tendência, por exemplo, é o rainbow hair, que é o cabelo colorido com as cores do arco-íris.

 

Como a tinta de cabelo funciona?

Desde que nascemos, nosso cabelo √© de uma tonalidade: loira, ruiva, preta ou castanha, esta tonalidade ir√° nos acompanhar durante a nossa vida inteira e √© definida pela quantidade de melanina eumelanina (para os cabelos escuros, como pretos e castanhos) ou feomelanina (para ruivos e loiros). Com exce√ß√£o de fios brancos que surgem por quest√Ķes gen√©ticas ou com o passar dos anos, se n√£o por essas interven√ß√Ķes naturais, o ser humano nasce e morre com o mesmo tom de cabelo. Logo, para mudar a cor dos fios, √© preciso que haja uma rea√ß√£o qu√≠mica entre as fibras capilares e a tintura.

Geralmente, para que essa mudan√ßa seja feita, alguns agentes est√£o envolvidos: as mol√©culas capilares, subst√Ęncias como am√īnia ou chumbo e per√≥xido de hidrog√™nio. A descolora√ß√£o para que a nova cor seja absorvida √© feita pelo per√≥xido de hidrog√™nio (nome t√©cnico da √°gua oxigenada).

O chumbo interage com as prote√≠nas capilares para cobrir os fios sem colora√ß√£o (brancos e cinzas). J√° a am√īnia age abrindo as cut√≠culas, facilitando como um catalisador quando a cor entra em contato com os fios. Ou seja, alguns componentes qu√≠micos precisam estar presentes nesta intera√ß√£o para que voc√™ tenha a cor dos seus sonhos nos seus cabelos.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Pintando o cabelo

Pintando o cabelo

A tinta de cabelo possui as mais variadas vantagens, todas elas associadas √† uma simples e pr√°tica aplica√ß√£o do produto nas suas madeixas. Uma das vantagens principais √© ‚Äúdisfar√ßar‚ÄĚ os sinais da idade: os cabelos brancos! Muitos homens e mulheres se incomodam bastante com os fios grisalhos pois, para muita gente, eles deixam um aspecto mais velho. Com isso, a tinta de cabelo ‚Äúdevolve‚ÄĚ alguns aninhos para a apar√™ncia daqueles que a usam.

Aliada ao rejuvenescimento, está também a praticidade. Embora ainda hoje algumas pessoas prefiram retocar suas raízes brancas no salão de beleza, a grande maioria faz isso diretamente de casa! Isso é possível porque a tinta de cabelo é um produto de fácil aplicação, sem necessidade de equipamento e, na maioria das vezes, quase nenhuma técnica.

 

Pensando nas tintas permanentes, a durabilidade delas é uma grande vantagem para quem quer mudar a cor do cabelo sem precisar reaplicar o produto repetidas vezes. Por outro lado, para os que buscam uma mudança com uma menor duração, uma grande vantagem é usar as semipermanentes ou até mesmo as temporárias.

As tintas de cabelo podem ser aplicadas nas madeixas sem causar grandes danos aos fios, desde que sejam testadas antes para verificar se h√° alguma alergia ou se o cabelo n√£o est√° fr√°gil demais para as subst√Ęncias qu√≠micas que se far√£o presentes.

 

Quais os tipos de tinta de cabelo disponíveis no mercado?

Tinta de cabelo Garnier

Tinta de cabelo Garnier

O mercado conta com muitas tintas de cabelo e para várias finalidades. Como dissemos acima, existem três categorias das tinturas capilares, de acordo com a durabilidade do produto nas suas madeixas. Não existe a melhor categoria já que é uma escolha individual e só você pode dizer qual a que casa com as suas expectativas de coloração.

As tinturas permanentes costumam ser usadas pelas pessoas que querem uma longa dura√ß√£o. Um bom exemplo disso s√£o as pessoas que escondem os fios grisalhos. As tinturas permanentes geralmente cont√©m am√īnia em sua formula√ß√£o. Apesar de ser necess√°rio o uso da am√īnia para que haja a intera√ß√£o qu√≠mica, o composto pode causar danos ao cabelo, tais como fios ressecados e quebradi√ßos. Ent√£o, se voc√™ optar pela tintura permanente, tenha em mente que √© necess√°rio um intervalo maior para a reaplica√ß√£o do produto. Entre tr√™s e quatro semanas √© o ideal, mas depende da fibra do cabelo e da necessidade de retoque.

 

A segunda categoria √© a das tintas semi permanentes. Como o pr√≥prio nome j√° disse, elas n√£o t√™m uma grande perman√™ncia nos fios, agredindo menos a fibra capilar. Ela √© mais usada para pessoas que buscam uma mudan√ßa tempor√°ria. Normalmente, √© o tipo de tintura que n√£o cont√©m am√īnia, ent√£o o pigmento n√£o penetra no fio, ficando apenas na parte de fora do cabelo. Com isso, a cor vai se perdendo com as lavagens, que podem variar de sete at√© 30, dependendo de cada marca. Um outro ponto positivo desta tintura √© n√£o precisar descolorir, o que pode ser ideal para cabelos mais quebrados ou fr√°geis.

Por fim, mas n√£o menos importante, existem as tinturas tempor√°rias. Estas duram at√© menos do que as semipermanentes, geralmente saindo em poucas lavagens (seis costuma ser o m√°ximo). De modo geral, as tintas de cores mais fortes e vibrantes, de uso ‚Äúrecreativo‚ÄĚ, at√© mesmo em momentos pontuais, como o carnaval. Uma outra adequa√ß√£o √© testar a tintura tempor√°ria para, caso goste do tom do cabelo, pintar posteriormente de uma tinta permanente ou semi. Funciona como um teste.

 

As maiores vantagens da tinta de cabelo:

  • Esconder os indesej√°veis fios brancos;
  • Possibilita ter a cor de cabelo dos sonhos e mudar sempre que quiser;
  • Possui uma aplica√ß√£o muito f√°cil, podendo ser utilizada em casa;
  • Pode ser reaplicada com certa frequ√™ncia sem grandes riscos;
  • Contempla diversas nuances de tons para os fios;
  • Torna poss√≠vel brincar com cores, usando mais de uma colora√ß√£o nos fios;
  • Vem em diferentes dura√ß√Ķes, com diversos compostos, cada um se adequando a um tipo de cabelo diferente;
  • √Č adequada para quase todas as faixas et√°rias de homens e mulheres;
  • Pode conter propriedades para o tratamento dos fios, como hidrata√ß√£o e regenera√ß√£o.

 

O maior guia de compras sobre tinta de cabelo

Aplicando tinta no cabelo

Aplicando tinta no cabelo

Que a tinta de cabelo √© uma cria√ß√£o que muda a autoestima de homens e mulheres, isso n√£o h√° d√ļvidas. Para muitas pessoas, o cabelo √© a moldura do rosto. Logo, estar com as madeixas bonitas e na cor que voc√™ sempre sonhou √© o melhor cen√°rio poss√≠vel. Para isto acontecer, √© importante ter aten√ß√£o a alguns pontos que geralmente n√£o s√£o levados em conta na hora de comprar uma tinta de cabelo.

 

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após a avaliação das tintas de cabelo:

Algumas tinturas podem causar alergias

N√£o se sabe exatamente o motivo da tintura causar alergia, mas a dica nesse caso √© optar por tintas para cabelo com formula√ß√£o mais natural e livre de am√īnia. Tamb√©m, estando ciente do componente que causa a alergia, √© necess√°rio ter aten√ß√£o com ele na f√≥rmula. De todas as marcas testadas e comparadas por nossos especialistas, a rea√ß√£o al√©rgica s√≥ foi desencadeada em algumas, que prontamente foram eliminadas da classifica√ß√£o das melhores. As tintas de melhor qualidade foram aprovadas. Busque por op√ß√Ķes hipoalerg√™nicas, que costumam vir livres do PPD, ou formula√ß√Ķes mais naturais.

 

Os cabelos ficam mais finos e quebradiços por causa dos componentes da fórmula

Durante o teste prático, algumas marcas ficaram de fora por causa da forma que modificaram a estrutura capilar, afinando-a. Isso é um grande pavor pois deixa os cabelos quebradiços, podendo até mesmo acarretar no corte químico. Esse ponto negativo foi encontrado com mais frequências em produtos testados que possuíam ação descolorante. A opinião dos nossos especialistas é de buscar por tinturas que possuem outras propriedades em ação junto com a coloração, como hidratação ou regeneração dos fios.

 

O tom n√£o fica o mesmo que o prometido na embalagem

Esse √© um dos pontos mais importantes e que reprovou a maioria das marcas testadas. A similaridade entre o tom prometido na embalagem e o resultado final. Uma grande pergunta que fica na cabe√ßa √© ‚Äúmeu cabelo vai ficar da mesma cor que o da foto na embalagem?‚ÄĚ e a frustra√ß√£o pode ser grande quando n√£o acontece.

√Č necess√°rio ressaltar que a cor mostrada na caixa √© apenas refer√™ncia e que cada tinta modifica de uma maneira individual em cada tom. Al√©m da cor natural do cabelo e da sa√ļde dele, os produtos qu√≠micos que comp√Ķem a tinta fazem parte do resultado final. Novamente, a dica √© buscar por qualidade e confiabilidade e que constem na embalagem pelo menos tr√™s poss√≠veis resultados finais para cada tom de cabelo natural.

 

A cor desbota muito r√°pido

A durabilidade da cor nos fios varia de pessoa para pessoa, isso √© fato. Afinal de contas, o desbotamento acontece com mais frequ√™ncia quando o fio est√° poroso e/ou ressecado, sendo necess√°rio hidratar os cabelos antes da colora√ß√£o. Por√©m, usar marcas de qualidade inferior tamb√©m ajudam a acelerar esse processo. As amostras testadas revelaram que as melhores marcas possuem uma maior durabilidade quando comparados a outras op√ß√Ķes no mercado. Em caso de necessidade de uma maior dura√ß√£o da cor nos fios, o ideal √© escolher por uma tintura permanente.

 

Dificuldade durante a aplicação

√Č comum que a aplica√ß√£o da tinta nos cabelos seja um processo bagun√ßado e que deixe a pele manchada al√©m do necess√°rio, pela dificuldade durante o processo de colorir. Pensando nisso, algumas texturas de tinta s√£o mais f√°ceis de aplicar. Enquanto que as vers√Ķes em creme n√£o escorrem tanto quanto as l√≠quidas, sendo mais f√°ceis de usar. Existe tamb√©m a op√ß√£o em √≥leo, menos comum mas aprovada durante a compara√ß√£o.

 

Como os consumidores podem testar a tinta de cabelo após a compra?

Tinta de cabelo Koleston

Tinta de cabelo Koleston

A tinta de cabelo é um produto que deve ser testado sempre antes do uso. Aplicar a tinta diretamente nos fios é extremamente arriscado pois pode acabar em alergia, fios quebradiços e até mesmo em um corte químico. Para maior segurança, o teste deve ser feito de duas formas: a primeira é na pele, em áreas como o dorso da mão,por cerca de 20 minutos.

Essa etapa diminui as chances de reação alérgica a algum composto da fórmula. A segunda é um teste de mecha, como é feito no salão de beleza: separe uma mecha de cabelo e aplique a tintura. Além de saber se ele está saudável para receber a coloração, você também consegue saber qual será o resultado final na cor.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar uma tinta de cabelo?

√Č preciso entender o c√≥digo num√©rico da embalagem

Toda tinta para cabelos conta com uma numera√ß√£o. √Č como a ‚Äúidentidade‚ÄĚ da tinta e √© ela que define a cor e como ela ir√° ficar no cabelo. O que a maioria das pessoas n√£o sabe √© o que esse n√ļmero significa na pr√°tica, e √© bem importante que seja um ponto de aten√ß√£o na hora de voc√™ escolher a sua colora√ß√£o.

O primeiro n√ļmero √© o mais relevante porque √© a cor base da tinta. Costuma ser uma escala que funciona no mundo inteiro, com padroniza√ß√£o internacional. Logo, a cor base varia desde a tonalidade mais escura at√© a mais clara: o n√ļmero 1 usado para o tom ‚Äúmuito preto‚ÄĚ e o n√ļmero 12 para o tom ‚Äúloiro super claro‚ÄĚ.

O segundo n√ļmero detalha o subtom, que geralmente surge com o passar do tempo, ap√≥s o cabelo ter contato com a luz solar. Essa numera√ß√£o varia de 1 a 9, sendo o n√ļmero 1 a cor cinza e o n√ļmero 9 a cor verde.

Contudo, √© importante n√£o se confundir com essas numera√ß√Ķes, j√° que essa √© uma informa√ß√£o mais especializada. Em caso de d√ļvida, entre em contato com o profissional de beleza de sua confian√ßa para fazer a melhor escolha de tom.

 

Opte por tinturas sem am√īnia e chumbo

Tanto a am√īnia, quanto o chumbo possuem muita relev√Ęncia quando o assunto √© modificar a cor natural dos cabelos. Por muitos anos, ambos foram necess√°rios para que a intera√ß√£o entre o cabelo e a tintura ocorresse. Por outro lado, cada vez mais os dois est√£o se tornando verdadeiros vil√Ķes da busca por cabelos saud√°veis. Tendo isso em mente, escolher tinturas mais naturais ou que ao menos tenham compostos qu√≠micos que substituam esses dois √© extremamente importante.

 

Al√©m da cor, escolha pela sa√ļde dos fios

Tipos de tinta de cabelo

Tipos de tinta de cabelo

A durabilidade da cor leva em considera√ß√£o a sa√ļde do fio, portanto, ter os fios hidratados √© uma forma de proteger contra os efeitos de algumas subst√Ęncias presentes na colora√ß√£o. Pensando nisso, existem algumas f√≥rmulas que se tornam melhores op√ß√Ķes quando voc√™ est√° em d√ļvida sobre como escolher a melhor tinta.

S√£o elas: queratina, que ajuda a manter a for√ßa dos fios e protege dos radicais livres; √≥leo de argan, que ajuda na regenera√ß√£o e nutri√ß√£o; e ceramidas, que deixa o cabelo mais brilhoso e macio. Outros compostos como ‚Äúsolamer‚ÄĚ e ‚Äúprote√≠na de seda‚ÄĚ, que podem aparecer nos r√≥tulos de algumas tintas, garantem prote√ß√£o contra os raios UV e auxiliam na durabilidade da cor.

 

Pense no tamanho do produto

Sendo uma tintura de uso constante, como os retoques em fios brancos ou até mesmo por preferência de cor, é importante ter atenção no rendimento de cada embalagem e na indicação de quanto do produto deve ser utilizado em cada aplicação. Caso já faça uso de tintas para cabelo e conheça o tempo de crescimento do seu, leve isso em consideração. Se for sua primeira vez, escolha uma embalagem menor e considere um teste. Caso você não goste do resultado, terá gastado menos dinheiro e irá desperdiçar uma menor quantidade de produto.

 

N√£o tenha medo de mudar

As pessoas que pintam os cabelos h√° muitos anos costumam ser fi√©is a algumas marcas, e tudo bem! Contudo, como algumas marcas reprovaram nos testes dos nossos especialistas por terem ficado paradas no tempo, por exemplo, que n√£o se adequaram a optar por componentes que ajudam na sa√ļde capilar, esse √© um ponto de aten√ß√£o. Tintura pode ser um teste de adequa√ß√£o at√© se chegar na melhor poss√≠vel. Mas n√£o √© por isso que voc√™ vai se contentar com uma op√ß√£o que est√° fora da lista das melhores, n√£o √©?

 

MARCAS

WELLA

A marca alem√£ Wella surgiu como uma empresa de venda de perucas, tran√ßas e mechas de cabelo natural, em 1880. Depois, os pr√≥ximos passos da marca inclu√≠ram equipamentos para sal√Ķes e cabeleireiros, cursos e, por fim, produtos voltados para tratamento das madeixas. A primeira linha de colora√ß√£o da Wella foi a Wellaton, com textura de tintura l√≠quida. Foi somente em 1950 que surgiu a Koleston, a primeira colora√ß√£o em creme e que prometia nutri√ß√£o tamb√©m, sendo um sucesso no mundo inteiro. A Koleston continua √† venda at√© hoje com tons em preto, loiro, ruivo, castanho, cores radiantes e tamb√©m com efeito natural.

 

KERT

Conhecida no mercado como Keraton, a Kert Cosm√©ticos √© uma marca que est√° presente no Brasil desde 1995 e ganha cada vez mais espa√ßo. √Č, atualmente, uma das primeiras op√ß√Ķes das brasileiras quando o assunto √© colorir os cabelos. Isto porque a Kert Cosm√©ticos possui mais de dez linhas diferentes para mudar os cabelos.

Todos os produtos da marca s√£o voltados para modificar as madeixas: s√£o tinturas permanentes, semi permanentes, tonalizantes, oxidantes, descolorantes diversos, dentre outros. Dentre as suas tintas mais famosas, as coloridas est√£o em alta: rosa algod√£o doce, verde menta e a√ß√ļcar coral s√£o algumas das op√ß√Ķes de tonalidade candy colors.

 

SCHWARZKOPF

Quando pensamos em produtos capilares, a marca Schwarzkopf, que nasceu na Alemanha, está sempre em mente. A empresa é uma das mais antigas no segmento capilar e já começou na vanguarda destes tipos de produtos. Em 1898, a Schwarzkopf desenvolveu produtos para cabelos em um momento em que eles quase não existiam tendo, inclusive, desenvolvido o primeiro shampoo líquido.

Suas tintas para cabelo s√£o muito procuradas, especialmente a linha Igora, para loiros, e Essensity, sem am√īnia. Al√©m de tinturas, Schwarzkopf tamb√©m possui linhas de tratamento para preserva√ß√£o de cor, fazendo com que o efeito de cabelo rec√©m-pintado, cheio de brilho, se mantenha por mais tempo.

 

EMBELLEZE

A Embelleze √© uma empresa brasileira que foi desenvolvida em Nova Igua√ßu, no Rio de Janeiro, e possui centros de distribui√ß√£o dos seus produtos a n√≠vel internacional tamb√©m: em Portugal, Estados Unidos e alguns pa√≠ses da Am√©rica Latina como Panam√°, Col√īmbia e Venezuela. A empresa tamb√©m conta com a Salon Embelleze, que √© uma unidade de produtos profissionais para cabeleireiros.

A Embelleze comercializa mais de 500 produtos, todos eles voltados para os cuidados capilares. A marca conta com duas linhas de tintas que s√£o seus carros-chefes: Maxton e Natucor, sendo a √ļltima uma tinta com formula√ß√£o vegana, sem chumbo, am√īnia ou √°gua oxigenada. Nenhum produto da Embelleze √© testado em animais.

 

L‚ÄôOR√ČAL

A hist√≥ria da gigante francesa L’Or√©al come√ßa em 1907 e com uma colora√ß√£o como seu primeiro lan√ßamento. O fundador da marca, o engenheiro qu√≠mico Eug√®ne Schueller desenvolveu a primeira f√≥rmula de tintura capilar sob o nome Or√©al, feita de de compostos qu√≠micos inofensivos em uma √©poca que as demais colora√ß√Ķes eram √† base de hena ou de sais minerais, deixando um cabelo artificial e danificado.

Com tantos anos de hist√≥ria – h√° mais de 60 no Brasil -, a L‚ÄôOr√©al possui duas grandes linhas de tintura, a Im√©dia Excellence Creme, que promete 100% de cobertura para fios brancos e tem am√īnia; e a Casting Creme, sem am√īnia e com uma apar√™ncia mais natural da cor.

 

BEAUTYCOLOR

A Beautycolor come√ßou a fabricar produtos capilares como cremes de alisamento, b√°lsamos e shampoos em 1983; contudo, o seu nome era bem diferente do atual: Wipogi. Em 1997, duas grandes mudan√ßas para a companhia: o nome da marca mudaria para Bonyplus e eram lan√ßadas as primeiras tinturas para uso profissional: inicialmente, apenas 18 nuances foram produzidas em 50 mil colora√ß√Ķes.

Foi somente 20 anos depois, já em 2017 que a Beautycolor assumiria este nome e identidade e se consagraria com suas linhas: Bela&Cor, Vermelhos Infalíveis, Hollywood Blonde, e mais de dez outras. Um de seus diferenciais é a Urban Metallic, uma linha de cores metalizadas.

 

AMEND

A Amend √© uma marca brasileira que possui um portf√≥lio completo para as madeixas: s√£o v√°rias op√ß√Ķes de tinturas permanentes, descolorantes, tonalizantes e para profissionais. A empresa se orgulha de ter sido a primeira a fabricar, em 1994, o primeiro reparador de pontas brasileiro. Em 2006, a primeira colora√ß√£o da Amend foi lan√ßada no mercado: a Color Intensity, prometendo que o pigmento da tinta penetra cinco vezes mais que as demais tinturas.

Atualmente, três linhas de coloração são as promessas da marca: Supéria Color Amend, Amend Color Intensy e Magnific Color Amend, além das cerca de 30 nuances da linha Amend Magnific Color.

 

SALON LINE

A brasileira Salon Line come√ßou a partir de uma demanda de produtos capilares para as mulheres com os cabelos cacheados e crespos, em 2016. N√£o demorou muito para que ela fizesse sucesso nos pontos de venda e come√ßasse a investir tamb√©m nos outros tipos de fios. Atualmente, a Salon Line conta com v√°rias op√ß√Ķes diferentes para todos os tipos de cabelo, desde os cacheados e crespos, lisos, coloridos e descoloridos.

Suas linhas de colora√ß√£o s√£o divididas em Color Total, a linha de tintura tradicional; a Color Express Fun, com tons vibrantes e a√ß√£o mais r√°pida; e a Light Color, uma linha de colora√ß√£o suave e sem am√īnia.

 

NIELY

De Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a Niely surgiu em 1981. Inicialmente, era uma empresa de fabricação de produtos de limpeza. Apenas em 1986 que os produtos cosméticos começaram a ser fabricados e, tamanha a força dos produtos capilares, que a linha de limpeza foi interrompida. Em 2000, a NIELY começou a vender a sua primeira linha de tinturas Cor&Ton; até os dias atuais é uma líder de mercado e traz mais de 30 nuances divididas em tons naturais, acinzentados, vermelhos, acobreados, marrons, dourados e super clareadores. Mesmo com todo crescimento e variedade de produtos à venda, a tintura permanece chefe de vendas.

 

GARNIER

A marca francesa Garnier foi lan√ßada em Blois, em 1904, j√° com um foco para os cabelos: seu primeiro produto foi um t√īnico capilar √† base de extratos de plantas, algo completamente inovador naquele momento. Somente em 1930 que a Garnier come√ßou a fabricar novos produtos, tamb√©m para as madeixas: shampoos, condicionadores e sprays fixadores eram algumas das op√ß√Ķes, al√©m das tinturas que surgiram, por√©m voltadas para uso profissional.

Na década de 1960, a Garnier colocava no mercado uma linha de tinturas para cabelo desenvolvida para utilização em casa, a Belle Color. Hoje em dia, é a linha Nutrisse Creme que encabeça as tinturas da Garnier com os mais variados tons, prometendo fios fortes e nutridos.

 

Fatos interessantes & guia

Como tudo começou

Como tirar a tinta do cabelo

Como tirar a tinta do cabelo

A busca por mudar o visual n√£o √© de hoje. J√° em 1200, homens e mulheres criavam tend√™ncias que seriam seguidas at√© os dias atuais. Um grande exemplo √© a Rainha do Nilo, Cle√≥patra, e seu cabelo-assinatura: um cabelo preto com corte chanel e franja. O que muitos n√£o sabem √© que aquele visual ic√īnico s√≥ existiu gra√ßas √†s perucas. Um outro artif√≠cio a ser incorporado na est√©tica da √©poca foi a henna (um corante da planta hom√īnima) e o kohl (um produto de moagem de estibinita).

A tendência, no momento, era escurecer. Foi apenas em 1500 que cabelos mais claros foram entrando na moda. O ruivo da rainha Elizabeth I desencadeou a tendência na Europa. A henna continua sendo usada, mas de maneira mais sutil, em busca de tons acobreados.

As colora√ß√Ķes s√≥ foram criadas muitos anos depois pelas m√£os do qu√≠mico franc√™s Eug√©ne Schueller, que desenvolveu a primeira tinta segura: as anteriores eram muito fortes e artificiais, danificando os fios e deixando um resultado final n√£o muito bom. Foi por esse motivo que Eug√©ne utilizava o componente PPD, parafenilenodiamina, que est√° na formula√ß√£o da maioria das tinturas at√© os dias atuais.

 

Dicas para a tinta n√£o desbotar

  • Evite tomar banho com √°gua quente, pois a pigmenta√ß√£o √© perdida de maneira mais r√°pida com a √°gua quente;
  • Coloque uma touca de pl√°stico simples no cabelo ap√≥s aplicar o condicionador e continue seu banho normalmente. Retire ao final e enx√°gue;
  • N√£o passe muito shampoo. Ele pode ressecar a tinta, mesmo que seja adequado para fios coloridos;
  • Fa√ßa v√°rias hidrata√ß√Ķes, especialmente logo depois de pintar. Isso ajuda na fixa√ß√£o e mant√©m a sa√ļde do cabelo;
  • Use leave-in com prote√ß√£o solar quando entrar em contato com o sol;
  • N√£o queira mudar da noite para o dia: respeite o tempo do seu cabelo e tenha cuidado ao sair de mudan√ßas extremas.

 

Como tirar manchas da pele

Antes de aplicar a tinta, passe na pele das regi√Ķes que podem ser manchadas um creme hidratante √† base de vaselina ou a pr√≥pria vaselina. J√° para retirar a mancha, uma alternativa que parece inusitada mas funciona √© passar ado√ßante l√≠quido. Com um algod√£o, voc√™ coloca uma boa quantidade de ado√ßante e passa nos locais, geralmente m√£os, orelhas e testa. √Č poss√≠vel tamb√©m retirar com demaquilante, detergente, √≥leo de beb√™ e gel de cabelos s√£o algumas alternativas.

 

 

Perguntas Frequentes - FAQ

O que tira tinta de cabelo das unhas?

O primeiro passo é lavar bem com água e sabão. Depois, imergir as unhas em óleo de amêndoas pode funcionar.

O que tira tinta de cabelo das roupas?

Faça uma mistura de partes iguais de detergente e bicarbonato de sódio. Por exemplo: se você usar duas colheres de detergente, use a mesma quantidade de bicarbonato. Mexa até virar uma pasta, aplique na mancha e deixe por cerca de cinco minutos. Enxague.

O que colocar na tinta de cabelo para hidratar?

Para um efeito de hidratação durante a coloração, você pode acrescentar creme branco simples.

O que fazer em caso de alergia à tinta de cabelo?

Percebendo coceira, vermelhidão, descamação ou outros sintomas, pare de usar a tinta imediatamente. Caso a situação piore ou não cesse com a interrupção do uso do produto, procure um médico.

Por que a tinta de cabelo esquenta?

Quando ocorre porque a interação entre o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e o pó descolorante gera um vapor quente. Isso é normal, desde que não saia fumaça ou não gere um calor atípico.

Qual tinta de cabelo uma gr√°vida pode usar?

Existem algumas marcas que possuem op√ß√Ķes para mulheres gr√°vidas. No entanto, o recomendado pelos m√©dicos √© aguardar o fim da gesta√ß√£o antes de mudar as madeixas.

Qual tinta de cabelo dura mais?

A durabilidade depende de vários fatores. Inclusive, do próprio cabelo! Mas as tintas permanentes são as que possuem uma maior durabilidade.

Tinta e tonalizante é a mesma coisa?

O tonalizante é uma tintura semipermanente. Ele não descolore os fios e possui uma durabilidade menor nos cabelos.

Tinta de cabelo causa c√Ęncer?

As pesquisas não são conclusivas sobre o tema, pois depende da quantidade de produtos químicos de cada fórmula, bem como de fatores individuais. Mas existem, sim, estudos comprovando a relação entre ambos.

Henna é tinta?

A henna é uma tintura feita à base de extratos naturais de uma planta do mesmo nome e seria o equivalente a um tonalizante.

Deixe uma resposta