Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Sabonetes em Barra im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
14 Horas investidas
6 Estudos avaliados
2566 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Sabonetes em Barra 2021 - Comparativos, Reviews & mais

O sabonete em barra é um um item essencial de uso diário por sua limpeza, sensação de bem-estar e relaxamento, além de ter outros benefícios como hidratar a pele e equilibrar o pH. Apesar disso, não basta escolher o seu só pelo cheiro agradável: você precisa levar em consideração alguns fatores importantes, como o seu tipo de pele e para qual parte do corpo é o sabonete. Pensando nisso, nossos especialistas desenvolveram um Guia de Compras através de vários testes com os sabonetes mais usados no Brasil e definiram quais valem realmente a pena e vão tornar a sua hora do banho ainda mais prazerosa.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Sabonete em Barra Lista com os melhores 2021

Sabonete em Barra Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um sabonete em barra ?

Sabonete em barra guia de marcas

Sabonete em Barra Phebo

O sabonete em barra √© um produto voltado para a higiene pessoal, feito geralmente de gordura (seja animal ou vegetal) e √≥leos, al√©m de outros ingredientes adicionais que s√£o respons√°veis pelas mais variadas fragr√Ęncias. O sabonete em barra √© produzido atrav√©s de um processo que se chama saponifica√ß√£o, que √© igual ao sab√£o de uso dom√©stico, contudo, com ingredientes de melhor qualidade e voltados especificamente para a limpeza e cuidados da pele. O sabonete em barra pode ser usado em todo o corpo e, para algumas √°reas, √© indicado usar um espec√≠fico, como s√£o os casos do rosto e da regi√£o √≠ntima.

 

Como o sabonete em barra age no corpo?

O sabonete em barra √© composto de mol√©culas que se dissolvem na √°gua e outras que n√£o s√£o sol√ļveis. Assim, o processo de limpeza na pele √© bastante simples: as subst√Ęncias que n√£o se dissolvem em contato com a √°gua ‚Äúgrudam‚ÄĚ na gordura, poeira e demais sujidades que est√£o na pele, enquanto que as sol√ļveis levam tudo isso embora durante o enxague do banho. Ent√£o, o processo √© bastante simples e eficaz: basta passar o sabonete em barra no seu corpo ou rosto que ele vai se livrar de quaisquer sujeiras, al√©m de deixar um frescor e cheirinho maravilhoso na sua pele.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Existem diversas vantagens pelas quais você deve optar por um sabonete em barra. O primeiro ponto é o seu rendimento, que é maior do que o do sabonete líquido. Uma barra de sabonete de tamanho médio (geralmente de 90g) dura muito mais tempo do que 300 ml de sabonete líquido, por exemplo. Isso acontece porque se usa menos quantidade do produto quando você passa diretamente no corpo, diminuindo e muito os desperdícios, sem afetar na qualidade do banho e da higienização.

 

Uma outra vantagem é a sua capacidade de relaxamento: o mercado atual possui diversos sabonetes em barra com tamanho e formatos diferentes que podem, inclusive, massagear seu corpo enquanto limpam. O momento do banho é um dos mais relaxantes possíveis, então, possuir um sabonete em barra massageador acrescenta ainda mais na experiência de desestressar. Além dos sabonetes com propriedades esfoliantes que, além de todo o bem-estar que proporcionam, ainda cuidam da pele por promoverem a renovação celular.

Dentre as aplica√ß√Ķes poss√≠veis do produto no corpo, existem tr√™s formas: passar o sabonete em barra direto na pele; formar uma espuma esfregando com as m√£os e aplic√°-la no corpo; usar uma esponja ou bucha junto com o item.

 

Quais os tipos de sabonetes em barra disponíveis no mercado?

O mercado de sabonetes em barra √© um dos mais diversificados! A maioria das pessoas acredita que sua variedade √© s√≥ pelas fragr√Ęncias, que s√£o infinitas. Contudo, n√£o s√£o apenas os muitos cheiros que fazem com que essa ind√ļstria possua tantos produtos. Os diferentes tipos de pele s√£o um dos pontos principais, j√° que existem sabonetes apropriados para cada uma delas, sejam oleosas, secas, extra secas, normais ou sens√≠veis. H√°, tamb√©m, sabonetes espec√≠ficos para diferentes partes do corpo, como sabonetes em barra para a face e sabonetes em barra para a regi√£o √≠ntima; cada um deles com pHs diferentes e que agem da maneira certa para manter o equil√≠brio da pele.

 

O segmento de saboaria no mundo inteiro está investindo bastante em sabonetes em barra cada vez mais naturais, que são produtos livres de compostos químicos, como sulfatos e parabenos, bem como cruelty free e veganos. Existem também os sabonetes antissépticos e antibacterianos, que ajudam a limpar de maneira mais profunda, mas não devem ser usados diariamente, como vamos explicar a seguir com base nos estudos dos experts.

 

As maiores vantagens do sabonete em barra:

  • Pode esfoliar a pele e remover as c√©lulas mortas;
  • √Č um m√©todo eficaz para garantir uma limpeza completa;
  • Possui a√ß√£o relaxante e promove uma sensa√ß√£o de bem-estar;
  • H√° op√ß√Ķes para cada tipos de pele, das mais secas √†s oleosas;
  • √ďtimo custo-benef√≠cio por ter uma maior durabilidade do que o l√≠quido;
  • √Č muito pr√°tico de usar, seja passando diretamente no corpo ou em uma esponja;
  • Existem op√ß√Ķes voltadas para o rosto, corpo e √°reas espec√≠ficas, como a regi√£o √≠ntima.

 

Produto indicado tanto para quem aprecia banhos relaxantes, quanto para quem quer uma ducha r√°pida antes do trabalho

A pandemia do coronav√≠rus refor√ßou a pr√°tica de algo que h√° muito tempo vinha sendo negligenciado pela maioria das pessoas: uma rotina de autocuidado. O autocuidado envolve diversas etapas e, aqui, n√≥s vamos tratar da parte mais simples e, ao mesmo tempo, que gera efeitos imediatos: a sensa√ß√£o de relaxamento e paz que se faz presente nas pequenas e duradouras a√ß√Ķes do dia a dia.

 

 

Um exemplo que voc√™ pode se identificar: n√£o h√° sensa√ß√£o melhor do que a de tomar um banho longo (seja quente ou frio), com o sabonete da sua fragr√Ęncia preferida e aproveitar cada segundo de relaxamento, ap√≥s um dia exaustivo de trabalho ou estudos. √Č comprovado cientificamente que a a√ß√£o de passar o sabonete pelo seu corpo produz uma sensa√ß√£o de conforto na sua mente, que vai se prolongar at√© ap√≥s voc√™ fechar o chuveiro. Inclusive, alguns produtos possuem ingredientes relaxantes na sua formula√ß√£o, como os sabonetes de lavanda e camomila, ou ainda um formato pr√≥prio para massagear o corpo, que s√£o os sabonetes em barra massageadores. Logo, o sabonete em barra √© indicado para quem quer proporcionar momentos de autocuidado, relaxamento e leveza em uma rotina atribulada.

 

Por outro lado, praticidade é uma palavra-chave quando pensamos em sabonete em barra. Um outro exemplo que talvez você já tenha vivenciado na sua vida: acordar tarde para o trabalho e ter que tomar um banho super rápido para não se atrasar. Poder esfregar o sabonete rapidamente no corpo e sair do chuveiro com a sensação de limpeza e frescor conta como um grande ponto positivo, especialmente quando se está com muita pressa e sem tempo nenhum a perder. Então, seja você um fã de banhos demorados e relaxantes ou apenas alguém que busca por um produto de uso rápido e fácil, o sabonete em barra é a melhor opção.

 

O maior guia de compras sobre sabonete em barra

Com tantas informa√ß√Ķes sobre os diferentes tipos de sabonete em barra, √© normal que voc√™ esteja com v√°rias d√ļvidas sobre qual √© o ideal para as suas necessidades. Acredite, n√≥s entendemos. Para que voc√™ n√£o caia na tenta√ß√£o de escolher o seu sabonete apenas pela fragr√Ęncia, nossos especialistas v√£o dizer a avalia√ß√£o deles sobre as marcas mais consumidas no mercado, atrav√©s de uma classifica√ß√£o baseada em estudos pr√≥prios e testes conduzidos durante 8 dias.

 

Saiba o que você deve levar em consideração antes da compra e, principalmente, o que você precisa evitar a todo custo, para não ter uma experiência ruim em uma das horas mais relaxantes do seu dia: a hora do banho.

 

Cinco principais pontos negativos que encontramos após a avaliação dos sabonetes em barra

 

Alguns tipos de pele podem sofrer irrita√ß√Ķes e ressecamento

Apesar das muitas vantagens de usar um sabonete em barra, se a sua pele for mais sens√≠vel ou propensa a irrita√ß√Ķes, voc√™ deve ter muito cuidado com os ingredientes que fazem parte da formula√ß√£o do seu sabonete. Foi identificado, ap√≥s uma pesquisa comparativa, que os compostos qu√≠micos como parabenos e sulfatos, comumente presentes nesses produtos, s√£o mais propensos a causar alergias e coceiras em peles sens√≠veis.

 

Al√©m de que, uma vez que a maioria dos sabonetes em barra possuem um pH alcalino (entre 8 e 9) e a nossa pele √© um pouco √°cida, tendo um pH entre 4,7 e 5,75, a an√°lise dos experts detectou que pode acontecer desse desequil√≠brio gerar irrita√ß√£o, ressecamento e descama√ß√£o em algumas pessoas. Das 18 marcas testadas, 5 foram eliminadas pela por gerarem esses efeitos ap√≥s experimentos pr√°ticos em peles classificadas como ‚Äúnormais‚ÄĚ. A dica dos experts √© de procurar por produtos que contenham ‚Äúdermatologicamente testado‚ÄĚ e que, de prefer√™ncia, sejam hipoalerg√™nicos.

 

N√£o use o mesmo sabonete para lavar o corpo e o rosto

√Č normal pensar que um produto que √© indicado para a higiene do seu corpo tamb√©m vai agir da mesma forma na limpeza do seu rosto. Bem, sim, o sabonete em barra para o corpo limpa o rosto, sem d√ļvidas. Contudo, seus efeitos podem ser negativos para a face, uma vez que a pele do rosto costuma ser diferente da do corpo. Uma pessoa pode ter a pele do rosto oleosa e a do corpo seca, por exemplo. Sem falar que o rosto possui regi√Ķes mais sens√≠veis, como a dos olhos. Nenhuma amostra dos produtos foi aprovada no teste de adequa√ß√£o para ser usada em ambas as partes. Logo, segundo a opini√£o dos especialistas, o mais certo √© possuir sabonetes espec√≠ficos para cada parte do corpo. Veja aqui op√ß√Ķes de sabonete pr√≥prios para o rosto.

 

Esfoliação em excesso agride a sua pele

Esfoliar a pele é um processo importante que ajuda a remover as células mortas, trazendo de volta um brilho e melhorando a textura da pele. No entanto, tudo em excesso faz mal, não é? O time Experts Testam comprovou que essa máxima funciona quando o assunto é a esfoliação da sua pele. A esfoliação em excesso agride a pele ao reduzir o manto lipídico; assim, nossa pele fica mais aberta para a entrada de microorganismos e contaminação, bem como coceiras e ressecamentos. A frequência certa para esfoliar o corpo ou rosto é de uma vez a cada 15 dias.

 

Sabonetes antibacterianos e antissépticos podem ter efeito contrário

Os sabonetes antibacterianos e antiss√©pticos, que sempre foram op√ß√Ķes bem vendidas no mercado, viram disparar as vendas durante a pandemia do coronav√≠rus. Contudo, diferente do que muita gente acredita, us√°-los diariamente n√£o √© o ideal: eles removem a camada de prote√ß√£o do nosso corpo e fazem com que o organismo fique mais aberto para agentes diversos, uma vez que eles tamb√©m eliminam, durante a limpeza, as boas bact√©rias que poderiam defender o corpo. N√£o se deve usar diariamente, a n√£o ser quando recomendado por m√©dico especialista.

 

√Č recomendado ter um sabonete em barra pr√≥prio para a regi√£o √≠ntima

Como falamos antes, o pH do nosso corpo fica entre 4,7 e 5,75, sendo levemente ácido. Por outro lado, as áreas íntimas possuem níveis diferentes; o pH vulvar e vaginal fica entre 3,8 e 4,2, enquanto que o do pênis varia entre 5 e 6. Por isso, é recomendado ter um sabonete específico para a região, seja você um homem ou mulher.

O sabonete certo pode evitar uma s√©rie de problemas para sa√ļde, pois ele age como um sistema de defesa da regi√£o √≠ntima, sendo uma barreira de prote√ß√£o contra irrita√ß√Ķes e infec√ß√Ķes. No caso das mulheres, quando o pH est√° desregulado, h√° o risco do desenvolvimento de infec√ß√Ķes por fungos e bact√©rias, como candid√≠ase.

 

Como os consumidores podem testar antes e após a compra?

O sabonete √© um produto que n√£o √© poss√≠vel de ser testado antes da compra, pois assim ele seria violado e perderia sua garantia de confiabilidade e higiene. Ent√£o, a melhor maneira de test√°-lo √© na pr√°tica, ap√≥s a compra. Assim que passar no corpo ou rosto, verifique se ele cumpre com o prometido: no caso daqueles para peles secas, observe se a sua fica mais hidratada; ou ainda, na situa√ß√£o contr√°ria, no caso dos espec√≠ficos para peles oleosas, verifique a oleosidade da sua pele est√° diminuindo. √Č importante ressaltar que os resultados s√£o gradativos, ou seja, n√£o basta usar o sabonete apenas uma vez.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar um sabonete em barra?

 

Se a sua pele for oleosa, opte por op√ß√Ķes com √°cidos salic√≠lico e √°gua termal na composi√ß√£o

As peles oleosas geralmente possuem poros dilatados, sensação pegajosa e brilho em excesso. Além, também, de terem cravos e espinhas. Então, é importante buscar por ativos que combatam ou moderem esse aspecto. Sabonetes em barra com ingredientes como enxofre, ácido salicílico, extrato glicólico, LHA, e extrato glicólico são os melhores para peles oleosas. Sempre verifique se o produto é oil free (livre de óleos) na embalagem. O sabonete em barra é um grande agente no controle do óleo liberado em excesso por esse tipo de pele, por ajudar a remover as impurezas, manter o toque seco e acalmar a pele, especialmente se tiver água termal.

 

Caso tenha a pele seca, escolha por ativos hidratantes, como óleos e manteigas

Peles secas e extra secas, ou mesmo as que estão ressecadas por algum motivo específico, como pós-sol, por exemplo, devem escolher sabonetes hidratantes em barra. Eles ajudam a hidratar e nutrir a pele, trazendo de volta o viço natural da derme. Os melhores ativos hidratantes são os óleos vegetais, como os de oliva, argan e de amêndoas; as manteigas de karité e murumuru; bem como o leite e semente de uva. Tenha atenção também se há álcool na composição, pois ele ajuda a ressecar a pele e deve ser evitado.

 

As peles normais podem ter benefícios extras, como mais viço

A maior vantagem de ter uma pele normal √© n√£o ter muito com o que se preocupar na hora de comprar o melhor sabonete em barra. Basta escolher um que mantenha a hidrata√ß√£o natural da sua pele, sendo mais neutro e voil√†! Alguns ingredientes s√£o multifuncionais, como a alanto√≠na, que possui propriedades estimulantes, hidratantes, esfoliantes e que disfar√ßam os poros; e a c√Ęnfora, que traz propriedades antibacterianas, antif√ļngicas e resgata o vi√ßo natural.

 

Seja cuidadoso com a sua pele, e também com o mundo

√Č poss√≠vel encontrar excelentes sabonetes em barra que cuidam naturalmente da sua pele e, ao mesmo tempo, s√£o boas op√ß√Ķes para o meio ambiente. Pensando em reduzir o uso de componentes qu√≠micos para a sa√ļde da sua pele, os sabonetes em barra livres de parabenos, petrolatos, sulfato, corantes e fragr√Ęncias sint√©ticas s√£o cada vez mais f√°ceis de serem encontrados √† venda. O mercado de sabonetes tamb√©m traz op√ß√Ķes cruelty-free (livres de testes em animais) e at√© mesmo veganos (sem gordura animal na fabrica√ß√£o).

 

Por fim, sempre escolha pelo seu cheiro favorito

O cheiro do sabonete em barra √© um dos pontos principais que voc√™ deve levar em considera√ß√£o na hora da compra. No entanto, ele √© um gosto muito pessoal e n√£o existe op√ß√£o certa ou errada neste t√≥pico. Os mais comuns para relaxamento s√£o feitos √† base de lavanda, capim-lim√£o, camomila e bergamota. Outras escolhas favoritas s√£o os sabonetes em barra com cheiro de rosas e flores, mel, erva doce, alfazema e frutas vermelhas. Para quem prefere algo mais neutro por esse motivo ou por alergias, existem boas op√ß√Ķes quase sem perfume ou mais neutros dispon√≠veis no mercado.

 

MARCAS

 

DOVE

A norte-americana Dove nasceu em 1957 e seu primeiro produto já foi um sabonete em barra. Ele foi inicialmente usado na Segunda Guerra Mundial para a limpeza da pele dos soldados. Quando parou de ser usado nas trincheiras, teve sua fórmula modificada para uma limpeza mais suave e hidratante, prometendo uma pele limpa, macia e suave. Hoje, a marca faz parte da Unilever. A empresa aportou em território nacional em 1992, e em poucos anos se tornou uma das marcas mais bem aceitas em todo o Brasil. A Dove possui diversos sabonetes, sendo um deles o seu clássico com 1/4 de creme hidratante e agentes de limpeza suaves, que visam não ressecar a pele.

 

Sabonete em barra guia de marcas

Sabonete em Barra Nivea

NIVEA

No mercado h√° mais de cem anos, a empresa Nivea foi criada em 1911, atrav√©s de um creme hidratante que vinha em uma lata. Atualmente, √© uma das maiores fabricantes de produtos voltados para a beleza do corpo e do rosto. Um de seus carros-chefe √© um sabonete hidratante em barra que possui o mesmo aroma do cl√°ssico creme Nivea, um produto dermatologicamente testado. Al√©m disso, a marca traz um leque de op√ß√Ķes de sabonetes, com aromas diversos e para todos os gostos, tais como leite, flor de laranjeira, flor de cerejeira, aveia, erva doce, orqu√≠dea, talco, baunilha e at√© mesmo √°gua de coco.

 

PALMOLIVE

A empresa estadunidense foi criada em 1864 e sempre esteve ligada √† produ√ß√£o de sabonetes. Foi com a cria√ß√£o de sabonete em barra branco que a empresa, que tinha o nome de B.J. Johnson Soap Co, cresceu pela popularidade das vendas. O nome Palmolive s√≥ veio em 1898, quando o fundador da companhia criou um novo sabonete feito √† base dos √≥leos de palmeira (que em ingl√™s significa ‚Äúpalm‚ÄĚ) e oliva (‚Äúolive‚ÄĚ, na l√≠ngua inglesa) e fez a jun√ß√£o das duas palavras como novo nome. A Palmolive possui muitos sabonetes em barra em seu portf√≥lio, sendo um deles de hidrata√ß√£o profunda e feito com ingredientes 100% de origem natural. H√°, tamb√©m, op√ß√Ķes com esfolia√ß√£o suave e limpeza purificante, dentre outros.

 

GRANADO

A Granado nasceu com a cria√ß√£o de produtos com plantas medicinais, como col√īnias e p√≥s de arroz, em 1870. Cria√ß√£o portuguesa de Conxito Granado em territ√≥rio brasileiro, a empresa chegou a receber o t√≠tulo de Pharmacia Oficial da Fam√≠lia Imperial Brasileira, pelo imperador D. Pedro II. Sua linha de sabonetes √© bastante famosa nos dias atuais, sendo a maioria deles √† base de glicerina vegetal, que traz propriedades emoliente e hidratante. Al√©m do tradicional, h√° vers√Ķes com mel ou erva doce. A Granado tamb√©m fabrica um sabonete voltado para peles acneicas e muito oleosas, feito com √°cido salic√≠lico e enxofre (10%), prometendo a√ß√Ķes secativa e esfoliante, e uma f√≥rmula livre de √≥leos, fragr√Ęncia, corantes, parabenos e sem ingredientes de origem animal.

 

JOHNSON & JOHNSON

A Johnson & Johnson come√ßou fabricando produtos bem diferentes dos que a fazem uma das marcas mais famosas do mundo. Os irm√£os Robert, Edward e James Johnson, em 1886, decidiram produzir compressas cir√ļrgicas ass√©pticas, pois muitas pessoas morriam por infec√ß√Ķes cir√ļrgicas na √©poca. Hoje, al√©m dos famosos sabonetes em barra, a companhia possui linhas diversas de produtos de uso pessoal, como enxaguantes bucais, fios dentais e escovas, hidratantes e lo√ß√Ķes, protetor solar e muito mais. Dentre os seus sabonetes, o ‚Äúcheirinho Johnson‚ÄĚ √© bastante conhecido nos sabonetes em barra para beb√™s e crian√ßas, embora eles tamb√©m sejam recomendados para adultos com peles sens√≠veis por causa da sua f√≥rmula leve e livre de parabenos e sulfatos. H√°, tamb√©m, diversas fragr√Ęncias para peles normais, como a de am√™ndoas que promete estimular os sentidos.

 

PHEBO

A Phebo √© uma marca brasileira com esp√≠rito lusitano, tendo sido desenvolvida em 1930, por dois portugueses, Antonio e Mario Santiago, em Bel√©m. Seu primeiro produto foi um sabonete com cheiro de rosas, de formato oval, transparente e escuro, de glicerina com base vegetal e fragr√Ęncia da uni√£o de pau-rosa e ingredientes como s√Ęndalo, cravo da √ćndia e canela de Madagascar, dentre outros. At√© os dias atuais, este sabonete segue como o carro-chefe em vendas. Al√©m dos cl√°ssicos de glicerina, a Phebo conta tamb√©m com sabonetes em barra hidratantes, enriquecidos com manteiga de murumuru, que hidrata e nutre a pele, sendo alfazema, nectarina, lim√£o siciliano e ger√Ęnio algumas das op√ß√Ķes de aromas. Atualmente, a marca faz parte do Grupo Granado.

 

PROTEX

A hist√≥ria da marca Protex surge no in√≠cio dos anos 1980. Os seus famosos sabonetes antibacterianos foram criados quando a Palmolive, que j√° tinha uma fama forte no mercado, decidiu come√ßar neste novo segmento de sabonetes. Contudo, como o foco do p√ļblico da √©poca n√£o era t√£o grande para esse tipo de cuidado, os sabonetes Protex demoraram para deslanchar. Foi somente no final da d√©cada de 1990 que as preocupa√ß√Ķes com as bact√©rias cresceram e a empresa alcan√ßou o sucesso, que s√≥ cresce nos dias atuais. Na sua linha de sabonetes, h√° um voltado para limpeza profunda, que possui √≥leo de linha√ßa e extrato de algas marinhas, que ajuda com a oleosidade. O produto promete at√© 12h de prote√ß√£o e eliminar 99,9% das bact√©rias.

 

GIORNO BAGNO

Sabonete em barra guia de marcas

Sabonete em Barra Giorno Bagno

A Giorno Bagno faz parte do grupo brasileiro de produtos diversos Total Qu√≠mica, que foi fundado em 1987, na Cidade Industrial de Curitiba, e atua em segmentos variados como produtos para higiene e limpeza, animais de estima√ß√£o e cosm√©ticos. A marca conta com uma linha de sabonetes em barra de grande sucesso, que tem um amplo mix de fragr√Ęncias, com v√°rias inspira√ß√Ķes na perfumaria italiana. Todos os seus sabonetes s√£o feitos com ingredientes totalmente √† base de √≥leos vegetais, sendo algumas das op√ß√Ķes verbena e s√Ęndalo, lavanda e baunilha, magn√≥lia e lichia, oliva e alecrim, tulipa e cedro, rosas, dentre outras. Alguns produtos s√£o embalados √† m√£o.

 

NESTI DANTE

A empresa italiana Nesti Dante nasceu em 1945, em Floren√ßa, quando o fundador, que deu seu nome √† marca, come√ßou a fazer sabonetes em sua pr√≥pria casa, aos 20 anos. Ainda hoje, a produ√ß√£o dos sabonetes √© igual, exceto pelo tamanho, que agora √© em larga escala: o processo come√ßa com a fervura durante 5 dias em um caldeir√£o e acompanhamento cont√≠nuo de mestres da saboaria e perfumistas. Todos os seus produtos s√£o veganos, feitos atrav√©s de √≥leos integrais e nobres, sem componentes que agridem a pele e o meio ambiente e sem testes em animais. As fragr√Ęncias s√£o inspiradas nas flores e frutas italianas, como as frutas c√≠tricas, papoulas, lavandas e pe√īnias.

 

Sabonete em barra guia de marcas

Sabonete em Barra L’Occitane

L’OCCITANE

A francesa L‚ÄôOccitane en Provence nasceu em 1976, com a fabrica√ß√£o artesanal de √≥leo de alecrim. Depois, passou a fabricar sabonetes utilizando uma receita do √≥leo de alecrim e m√©todos tradicionais, se aperfei√ßoando e aumentando a diversidade de √≥leos com o tempo; atualmente, estes sabonetes de base vegetal s√£o conhecidos por todo o mundo. O portf√≥lio total da marca possui mais de 500 itens, entre cosm√©ticos, sabonetes, fragr√Ęncias, aromas para ambiente e mais, divididos em diversas linhas. A marca se expandiu e ganhou uma vers√£o realmente brasileira: a L‚ÄôOccitane au Br√©sil; assim, ingredientes como vit√≥ria r√©gia, cumaru, graviola, capim lim√£o, carambola e caju.

 

Fatos interessantes & guia

 

A história do sabonete em barra

√Č imposs√≠vel contar a hist√≥ria do primeiro sabonete sem falar sobre o sab√£o comum, um produto que foi criado antes, e s√≥ a partir do seu aperfei√ßoamento que surgiu o sabonete em barra que conhecemos e amamos. Os fen√≠cios foram os criadores da primeira vers√£o, 600 anos antes de Cristo, feita a partir de banha de cabra com √°gua e cinzas de madeira, com uma textura cremosa e nada parecido com o atual.

 

Mas foi no s√©culo VII que os √°rabes descobriram o processo de saponifica√ß√£o atrav√©s da jun√ß√£o de √≥leos naturais, gordura animal e soda c√°ustica. Depois de serem fervidos, estes ingredientes ficam duros, formando o primeiro sab√£o s√≥lido. Os espanh√≥is aperfei√ßoaram a t√©cnica colocando √≥leo de oliva para dar um aroma melhor. A Fran√ßa e a It√°lia logo viraram as maiores produtoras de sab√£o, tendo criado a palavra ‚ÄúSavon‚ÄĚ (que significa sab√£o) e, logo depois, “Savonette” (ou sabonete), embora o banho n√£o fosse um costume rotineiro do per√≠odo, tanto que algumas vezes ele s√≥ era feito uma vez por ano. Felizmente, com o passar dos anos, os benef√≠cios do banho para a higiene e redu√ß√£o de infec√ß√Ķes e doen√ßas de pele foram associados √† pr√°tica, fazendo com que ela crescesse e se tornasse o h√°bito que temos atualmente, hoje relacionado com a sa√ļde, bem-estar e relaxamento do corpo e da mente.

 

 

Saiba como fazer seu sabonete durar mais

Sabonete em barra guia de marcas

Saboneteira

O sabonete em barra possui um √≥timo rendimento quando comparado com outras op√ß√Ķes no mercado. No entanto, √© importante se atentar a algumas dicas para que sua durabilidade seja prolongada. A primeira delas √© manter o sabonete longe da √°gua, pois a √°gua altera a consist√™ncia do sab√£o e faz com que ele fique mais cremoso e se desprenda mais no seu corpo durante o banho. Se poss√≠vel, deixe o seu sabonete secar um pouco para que fique mais duro. A segunda dica √© usar uma saboneteira que tenha sa√≠da para √°gua, ou seja, que tenha uma abertura no fundo e evitar que ele fique mole. Seguindo essas dicas, seu sabonete em barra vai durar ainda mais.

 

Nota do especialista

H√° uma raz√£o muito forte pela qual os beb√™s n√£o podem usar o mesmo sabonete que os adultos: a pele deles √© muito sens√≠vel e alguns componentes dos sabonetes em barra que n√£o s√£o pr√≥prios para elas podem causar irrita√ß√Ķes e alergias. Por isso, √© indicado que beb√™s usem sabonetes espec√≠ficos para a faixa et√°ria, pois estes n√£o t√™m √°lcool, corante e outros qu√≠micos. Por outro lado, o contr√°rio √© recomendado, especialmente para peles sens√≠veis. O ideal √© sempre conversar com o m√©dico pediatra da crian√ßa para descobrir a partir de que idade ela pode come√ßar a usar os sabonetes convencionais.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/sua-pele/para-sua-pele/conheca-o-sabonete-de-limpeza-ideal-para-cada-tipo-de-pele,5e7c510c25bbc310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

https://blog.tudogostoso.com.br/noticias/sabonete-natural-como-preparar-o-seu-em-casa/

https://jardimdomundo.com/3-receitas-simples-de-sabonetes-artesanais-base-de-ervas/

https://www.dicasdemulher.com.br/sabonete-artesanal/

https://www.purepeople.com.br/noticia/sabonete-errado-agua-quente-e-mais-5-erros-ao-lavar-a-pele-do-rosto_a257342/1

 

FAQ

Como fazer sabonete em barra caseiro?

√Č f√°cil encontrar v√°rias receitas na internet. Para a maioria delas, basta glicerina e √≥leos como am√™ndoas e oliva. Contudo, por n√£o serem testados e aprovados para a pele, √© importante ter cautela antes de fazer e usar em casa. Cada tipo de pele reage de formas diferentes e voc√™ pode ter alergias, coceiras e outros problemas.

Como derreter sabonete em barra para fazer sabonete líquido?

Após ligar o fogo, coloque em uma panela (que você não pretende usar para cozinhar depois) os pedaços do sabonete, e adicione um copo de água, mexendo tudo até o sabonete derreter. Depois, espere esfriar e ponha em um frasco para usar como sabonete líquido.

O que fazer com restos de sabonete em barra?

Uma alternativa é guardar os pedaços em uma bolsinha, que pode ser feita de crochê, e usar durante o banho para esfoliar a pele e remover sujidades. Ou ainda, você pode pegar a bolsinha e colocar no seu guarda-roupa, para que as roupas fiquem cheirando a sabonete.

O sabonete que faz mais espuma é o que limpa mais?

N√£o. A capacidade de limpeza se d√° devido aos sistemas de limpeza que se ligam com mol√©culas org√Ęnicas, e n√£o com a produ√ß√£o de espumas.

Para lavar o rosto, é melhor usar sabonete líquido?

N√£o. No rosto, formula√ß√Ķes mais suaves, que se assemelham ao pH da pele s√£o as melhores, independente da consist√™ncia.

Dá para tirar a maquiagem só com o sabonete?

O mais indicado é tirar primeiro com demaquilante ou água micelar e depois finalizar com um sabonete próprio para o rosto, pois assim terá uma limpeza profunda sem danos à pele.

O que √© um sabonete org√Ęnico?

O sabonete org√Ęnico √© um produto que n√£o possui metais pesados, derivados do petr√≥leo e demais subst√Ęncias qu√≠micas em sua composi√ß√£o, sendo feito de ingredientes naturais e sem uso de agrot√≥xicos, pesticidas, adubos e fertilizantes sint√©ticos.

Pode lavar os cabelos com sabonete?

Não! O sabonete danifica as estruturas dos fios e pode causar irritação no couro cabeludo, uma vez que remove bastante a oleosidade da área e não de maneira saudável. Por isso, nas madeixas, sempre use produtos específicos. Atualmente, existem shampoos em formato de sabão.

Sabonete em barra é higiênico?

Muita gente acredita que o sab√£o em barra n√£o √© t√£o higi√™nico, especialmente quando compartilhado. Contudo, √© comprovado cientificamente que √© pouco prov√°vel a transfer√™ncia de bact√©rias entre os usos, uma vez que ela sempre √© enxaguada ao final e n√£o ‚Äúguarda‚ÄĚ as bact√©rias.

Com que frequência se deve usar sabonete íntimo?

Todos os dias, de uma a três vezes por dia.

Deixe um coment√°rio