Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Repelentes im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
3 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Repelentes 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Em todas as épocas do ano, nas praias, campos e áreas urbanas, os mosquitos e pernilongos estão presentes em nossas vidas. O perigo que vem de um animal tão pequeno é enorme e ficar desprotegido deixou de ser uma opção. Assim, a solução é simples, prática e possui um ótimo custo-benefício: aplicar repelente no corpo. Diante de tantas marcas que prometem a melhor proteção, por mais tempo e contra mais insetos, a tarefa de comprar um repelente pode se tornar uma dor de cabeça. Pensando nisso, nossos especialistas tomaram a frente e fizeram todo o trabalho difícil: estudaram diversos produtos, fizeram uma pesquisa de mercado e, com os escolhidos, realizaram uma bateria de testes comparativos para definir como escolher o seu repelente e de que você deve fugir na hora de comprar.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Repelente Lista com os melhores 2021

Repelente Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

TESTADOS E APROVADOS: ESTES SÃO OS 10 MELHORES REPELENTES DE 2021

 

O que é um repelente?

O repelente de insetos é um produto que evita a aproximação e contato de mosquitos e pernilongos com a pele. Tais insetos são responsáveis por trazer diversas doenças como dengue, chikungunya, zika vírus, febre amarela e até mesmo filariose. O problema mais brando causado pelos mosquitos são as próprias picadas, que podem coçar e marcar a pele. Por esses e outros motivos que os repelentes são tão importantes no uso diário. Antes comumente usado em viagens para áreas de praia ou campo, locais que costumam ter mais insetos que em áreas urbanas, o repelente se tornou um aliado no dia a dia de quem pode ser picado em maior ou menor intensidade.

 

Como o repelente funciona?

melhor repelente

usando repelente nas pernas

O objetivo do repelente √©, de fato, ‚Äúrepelir‚ÄĚ a presen√ßa de mosquitos e pernilongos. √Č natural que o corpo humano seja um √≠m√£ de insetos por causa do suor que √© dissipado ou pelo perfume usado, que pode atrair os insetos mais curiosos. Logo, para que essa poss√≠vel atra√ß√£o n√£o se torne uma picada, o repelente cria uma camada na superf√≠cie da derme para confundir os insetos. Por causa dos ativos qu√≠micos – os mais comuns s√£o DEET, Icaridina e IR3535, que vamos detalhar a seguir -, o cheiro do corpo humano √© modificado e deixa os insetos confusos. Sem conseguir saber onde picar, eles se afastam da √°rea a qual o repelente foi aplicado.

O repelente t√≥pico, que √© aplicado no corpo e o que vamos detalhar mais por aqui, n√£o √© capaz de tirar os insetos do ambiente, mas sim de evitar que estes piquem a sua pele. Logo, para ter um ambiente livre dessas criaturas, √© interessante optar por um repelente el√©trico ou outras solu√ß√Ķes naturais como velas e incensos de citronela e eucalipto.

 

 

Vantagens

A grande vantagem do repelente é evitar que o seu corpo seja picado por insetos causadores de diversas doenças, como mosquitos e pernilongos. Esta vantagem já é suficiente para que você decida comprar esse produto o quanto antes, já que são doenças sérias e que podem resultar até mesmo em morte por causa de uma simples Рe praticamente indolor Рpicada.

Uma das mais comuns no Brasil √© a dengue, uma doen√ßa viral transmitida por mosquitos do tipo Aedes aegypti infectados. Alguns sintomas s√£o febre alta e dores musculares e articulares. Em casos graves, h√° hemorragia intensa e choque hemorr√°gico. J√° a chikungunya pode ser transmitida tanto pelo Aedes Aegypti, quanto pelo Aedes albopictus infectados. Os sintomas s√£o bem parecidos, tamb√©m podendo causar dor de cabe√ßa, fadiga e erup√ß√£o cut√Ęnea. O zika v√≠rus, al√©m dos mesmos sintomas, √© o culpado por diversos casos de crian√ßas com microcefalia por m√£es que foram picadas por mosquitos infectados na gesta√ß√£o.

Uma doen√ßa n√£o t√£o conhecida e que tamb√©m √© causada pela picada de um inseto, o mosquito culex (o pernilongo), √© a filariose. A filariose linf√°tica √© transmitida por mosquitos infectados. As picadas depositam um parasita que viaja para o sistema linf√°tico e podem causar incha√ßos nas pernas, nos bra√ßos e nos √≥rg√£os genitais. O problema tamb√©m aumenta o risco de infec√ß√Ķes bacterianas frequentes que endurecem e engrossam a pele, como a elefant√≠ase. Essas s√£o apenas algumas das doen√ßas que s√£o prevenidas pelo uso do repelente.

 

Quais os tipos de repelentes disponíveis no mercado?

Os repelentes mais comuns √† venda atualmente s√£o os de uso t√≥pico, que significa ‚Äúuso na pele‚ÄĚ, ou ainda os el√©tricos, para repelir a presen√ßa de insetos no ambiente. √Č importante conciliar os dois mas, caso n√£o seja poss√≠vel, opte pelo que vai ser aplicado na sua pele, pois h√° uma prote√ß√£o direta.

No caso do el√©trico, eles n√£o funcionam cobrindo todo o espa√ßo – geralmente a cobertura √© de at√© 10 m¬≤. Ele √© um aparelho que gera calor e evapora algum composto qu√≠mico com a√ß√£o anti-insetos, como o piretr√≥ide, um composto extra√≠do de flores como o Cris√Ęntemo. Existe, tamb√©m, uma vers√£o que reproduz um som inaud√≠vel aos ouvidos humanos e que promete afastar os mosquitos, embora essa vers√£o seja bastante controversa pelos cientistas.

Dentre os el√©tricos, podemos incluir ainda Ventiladores com repelentes embutidos. Apesar do¬†ventilador¬†tamb√©m ser √ļtil para afastar esse tipo de inseto apenas com o vento do aparelho, utilizar um¬†ventilador com repelente ser√° mais eficaz para afasta-los. Podendo conter repelentes no formato l√≠quido, pastilha ou sonoro.

Já os de uso tópico são encontrados em três ativos químicos: DEET, Icaridina e IR3535. Além disso, são divididos em quatro tipos de texturas diferentes: spray, aerossol, gel e loção. Embora spray e aerossol sejam bem similares, o spray demanda que você borrife mais vezes para chegar na quantidade ideal, enquanto que o aerossol é mais prático e pode ser aplicado até mesmo com a embalagem de cabeça para baixo: em um jato você já consegue cobrir diversas áreas; por outro lado, costuma acabar mais rápido.

O repelente em lo√ß√£o ou creme √© bastante popular por lembrar a consist√™ncia de um hidratante e pode ser aplicado da mesma forma, se tornando um item da rotina tamb√©m. A vers√£o tem uma textura √≥tima para quem n√£o gosta de produto escorrendo durante a aplica√ß√£o. Ambas as vers√Ķes s√£o tidas como as mais econ√īmicas tamb√©m.

melhor repelente - óleos essenciais

melhor repelente Рóleos essenciais

H√° vers√Ķes naturais que tamb√©m s√£o eficazes e vem se tornando bastante populares nos √ļltimos anos. Elas s√£o feitas de √≥leos naturais como citronela, eucalipto, hortel√£ e at√© lavanda. Apesar de serem feitos de ingredientes naturais, geralmente n√£o s√£o recomendados por profissionais para crian√ßas, beb√™s e mulheres gr√°vidas, por n√£o terem certifica√ß√Ķes de seguran√ßa como aprova√ß√£o da Anvisa, por exemplo. Um outro contraponto √© a dura√ß√£o da sua prote√ß√£o, que pode chegar at√© duas horas, sendo necess√°rio reaplicar o produto com frequ√™ncia, algo que pode causar rea√ß√Ķes al√©rgicas na pele.

 

As maiores vantagens do repelente:

  • Previne de doen√ßas como dengue, chikungunya e zika;
  • √Č um produto de f√°cil aplica√ß√£o;
  • Pode ser encontrado em v√°rias texturas – com certeza alguma vai te agradar!;
  • Existem f√≥rmulas que podem ser usadas em crian√ßas, beb√™s e gestantes tamb√©m;
  • Pode ter longa dura√ß√£o na pele;
  • √ďtimo custo-benef√≠cio;
  • √Č vendido em v√°rios tamanhos que se adequam √† sua necessidade de uso do produto.

 

O maior guia de compras sobre repelentes

 

Para começar, estes são os cinco principais problemas que encontramos após a avaliação dos repelentes:

1) N√£o ser aprovado pela Anvisa

Criada em 1999, a Anvisa atua no Brasil garantindo a seguran√ßa, qualidade e efic√°cia de boa parte dos produtos usados no pa√≠s. A Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) √© quem garante que todo repelente deve ter efic√°cia comprovada e uma dura√ß√£o m√≠nima na pele, dentre outros. Comprar um repelente que n√£o seja aprovado pelo √≥rg√£o regulador √© um erro que ningu√©m deve cometer. Sem a garantia da prote√ß√£o contra os mosquitos e pernilongos, o produto perde sua finalidade. A primeira sele√ß√£o das marcas foi feita ap√≥s a an√°lise e checagem das marcas escolhidas. As que n√£o foram aprovadas pela Anvisa, foram descartadas.

 

2) Rendimento do repelente

Todo produto que compramos, esperamos que tenha um bom rendimento para que valha a pena o seu custo. O rendimento do repelente contra insetos √© um dos fatores que atribuem a ele (ou n√£o) o seu custo-benef√≠cio. Como dissemos anteriormente, algumas op√ß√Ķes s√£o mais dur√°veis, como as lo√ß√Ķes e g√©is, enquanto que os aeross√≥is e sprays tendem a acabar mais r√°pido. Contudo, ao compararmos produtos da mesma textura, ainda assim algumas marcas se sa√≠ram melhores do que outras na categoria ‚Äúrendimento‚ÄĚ do teste do produto. As marcas selecionadas no guia de compras conseguiram se sobressair ante as demais na compara√ß√£o.

 

3) Eficácia do produto x tempo de proteção

A palavra ‚Äúprote√ß√£o‚ÄĚ deve estar completamente atrelada ao repelente. Mas n√£o s√≥ na teoria, como na pr√°tica tamb√©m. Nossos experts descobriram que nem todas as marcas cumprem com o prometido quando o assunto √© proteger a pele das picadas dos mosquitos e pernilongos. Durante o teste de adequa√ß√£o, alguns produtos foram desclassificados por n√£o durarem na pele o tempo prometido na embalagem. O experimento contou com a avalia√ß√£o do tempo e da efic√°cia para determinar o vencedor do teste e os eliminados, pois nem todos estavam em conformidade.

 

4) V√°rias reaplica√ß√Ķes = maior chance de intoxica√ß√£o

melhor repelente

usando repelente

Esse √© um subtema que est√° relacionado com a efic√°cia do produto e o tempo de prote√ß√£o. Pense o seguinte: o repelente deve, sim, ser reaplicado. O problema est√° na frequ√™ncia. Se ele perde sua efic√°cia de forma r√°pida, a reaplica√ß√£o acontece em intervalos mais curtos. Isso pode representar um grande risco de intoxica√ß√£o, uma vez que a superf√≠cie da pele – √°rea de contato do produto com o organismo – √© muito extensa. A pele √© o maior √≥rg√£o do corpo humano e absorve tamb√©m algumas subst√Ęncias. Levando em considera√ß√£o que os repelentes s√£o feitos a base de compostos qu√≠micos, a rea√ß√£o pode ser muito ruim. Logo, seu foco deve ser, durante a inspe√ß√£o da embalagem, no tempo de prote√ß√£o, para diminuir o risco disso acontecer.

 

5) N√£o use para dormir

Nossos especialistas ficaram intrigados com uma afirmação há muito conhecida: que o repelente não pode ser usado na hora de dormir. Depois de diversas horas dedicadas à estudos sobre o tema e a realização de um teste prático, eles constataram que nenhum repelente deve ser usado na hora do sono, a não ser que seja especificado para essa finalidade. Ele não deve ser usado porque aumenta o risco de toxicidade, pois o produto vai parar em lençóis e roupas de cama, causando uma superexposição ao produto. Além disso, o repelente não deve ser passado em áreas do corpo que estão cobertas por roupa, para manter a pele respirando.

 

Como os consumidores podem testar o repelente antes da compra?

Sendo o repelente um produto de uso de longa dura√ß√£o e que precisa ser usado em uma lugar em que haja a√ß√£o dos insetos, se torna dif√≠cil a tarefa de test√°-lo em pontos de venda f√≠sicos. No melhor dos cen√°rios, o consumidor pode descobrir se a fragr√Ęncia do produto o agrada ou n√£o. Mas, sobre a efic√°cia e durabilidade do produto, n√£o. Por isso que as reviews de produto independentes se tornaram ferramentas muito fortes na hora de determinar como comprar e como escolher o melhor repelente do mercado para as suas necessidades individuais.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais relevantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar um repelente?

 

1) DEET, Icardinina e IR3535: qual o melhor?

melhor repelente

mosquito

Chegamos para a grande pergunta. Qual desses três ativos químicos РDEET, Icaridina e IR3535 Рé o melhor contra os insetos? Para começar, todos eles são aprovados pela Anvisa.

DEET РO ativo químico N,N-dietil-meta-toluamida, conhecido comumente como DEET, é um dos compostos mais comuns de repelentes e produtos inseticidas no Brasil. Seu tempo de ação é, em média, de quatro horas, mas pode ser de duas até seis horas. Ele deve ser aplicado no máximo três vezes ao dia. Ele não é indicado para crianças menores de dois anos.

Icaridina – Tamb√©m conhecido pelos compostos Picaridina ou KBR 3023, a Icaridina √© um princ√≠pio ativo derivado da pimenta. Atualmente, √© considerado o mais eficiente contra o Aedes aegypti e o mais recomendado pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS). Sua prote√ß√£o pode ter uma dura√ß√£o de at√© 10 horas. Contudo, o repelente de Icaridina n√£o √© indicado para crian√ßas menores de dois anos.

IR3535 – O IR3535 tem essa nomenclatura na maioria dos r√≥tulos, mas a subst√Ęncia tamb√©m pode surgir como butil acetil aminopropionato. Incolor e praticamente inodoro, ele pode ser usado por gestantes e crian√ßas a partir de seis meses. Seu tempo m√©dio de dura√ß√£o na pele √© de quatro horas.

 

2) Consistência do produto

A consist√™ncia do repelente para insetos √© um ponto de extrema relev√Ęncia na hora de escolher o melhor produto para voc√™. Embora nossos experts tenham testado todos os tipos de texturas, n√£o existe uma ‚Äúconsist√™ncia m√°gica‚ÄĚ que agrade a todos os consumidores. O primeiro passo √© pensar na sua rotina da pele. Se voc√™ gosta de aplicar cremes hidratantes, o repelente com consist√™ncia de lo√ß√£o √© uma √≥tima e econ√īmica op√ß√£o. Por outro lado, se o aspecto de pele molhada te d√° avers√£o, escolha um repelente em gel, por ter um toque seco. Se tem pouco tempo para aplicar o produto, opte por aeross√≥is ou sprays, sendo o primeiro melhor na praticidade, e o segundo no rendimento.

 

3) Tempo de duração na pele e concentração

Como dissemos anteriormente, o tempo de dura√ß√£o √© um ponto muito importante na hora de escolher. Voc√™ pode at√© acabar se arrependendo de escolher entre uma textura e outra, por exemplo. Mas, se estiver bem protegido, isso vai se tornar irrelevante. O tempo de dura√ß√£o m√©dio de um repelente √© de duas a dez horas. Para isso, veja tamb√©m a concentra√ß√£o do produto no r√≥tulo. Para o DEET, o ideal √© que a concentra√ß√£o varie entre 10 e 15% para adultos, enquanto que para crian√ßas maiores de dois anos pode ser entre 6 e 9%. J√° o IR3535 costuma ser comercializado em concentra√ß√£o de 20%. A Icaridina costuma variar entre concentra√ß√Ķes de 20 a 25%.

 

4) Quantidade da embalagem

Os repelentes podem ser encontrados em diversos tamanhos. Nesse caso, a dica √© simples: se voc√™ est√° querendo testar um novo produto, opte pelas embalagens menores. Assim, caso n√£o se agrade, n√£o vai ter gasto tanto dinheiro. Al√©m disso, se for viajar por pouco tempo, √© melhor uma vers√£o mais compacta. J√° se usar o repelente diariamente, especialmente com outros membros da fam√≠lia, escolha uma embalagem tamanho grande. Os repelentes de insetos podem ser encontrados em vers√Ķes que come√ßam com 40 ml at√© 200 ml.

 

5)Para pessoas mais sensíveis, opte por repelentes sem cheiro

Seja por ter uma pele sens√≠vel ou at√© mesmo o nariz, voc√™ pode ficar tranquilo. N√£o √© t√£o dif√≠cil encontrar repelentes sem cheiro, embora os com aroma sejam predominantes no mercado. Caso n√£o ache de modo t√£o f√°cil, procure por embalagens que digam ‚Äúfragr√Ęncia suave‚ÄĚ ou ‚Äúleve aroma‚ÄĚ, al√©m de buscar por mat√©rias-primas que voc√™ j√° conhe√ßa o cheiro.

 

MARCAS

 

SBP

A marca SBP √© um dos grandes nomes no segmento de repelentes e inseticidas no Brasil. A empresa multinacional brit√Ęnica Reckitt Benckiser (RB) √© quem fabrica seus produtos. A RB √© a maior produtora mundial de produtos de limpeza e tamb√©m uma refer√™ncia na produ√ß√£o de produtos pessoais e de sa√ļde. A marca SBP est√° h√° mais de 40 anos no pa√≠s e seus repelentes s√£o feitos √† base de Icaridina. A linha Advanced traz a concentra√ß√£o de 10% de Icaridina e oferece at√© 5 horas de prote√ß√£o, enquanto que a PRO possui 25% de Icaridina e oferece at√© 12 horas de prote√ß√£o.

 

EXPOSIS

O repelente Exposis possui uma hist√≥ria curiosa por tr√°s; ele nasceu de um conto rom√Ęntico. A engenheira de produ√ß√£o Silvia Lundwall se apaixonou pelo m√©dico franc√™s especialista em doen√ßas tropicais Eric Lundwall, em Paris. Juntos, eles desenvolveram um repelente que se tornaria o Exposis, inicialmente chamado de Insect √Čcran – que tem como princ√≠pio ativo a subst√Ęncia icaridina. Anos depois, a marca se propagou em territ√≥rio nacional por garantir uma alta dura√ß√£o e hoje est√° firme e forte no nicho, sendo parte da S.C Johnson. Seus repelentes podem ser encontrados tanto em gel, quanto em aerossol, ambos hipoalerg√™nicos. Tamb√©m, a marca possui uma linha pr√≥pria para crian√ßas.

 

OFF!

Desenvolvido na Finl√Ęndia, o repelente OFF! √© um produto que pertence ao grupo S. C. Johnson & Son, uma ind√ļstria qu√≠mica que fabrica produtos de higiene e limpeza. O grupo foi fundado por Sam Curtis Johnson em 1886, nos Estados Unidos. Em territ√≥rio nacional, √© nomeada Ceras Johnson e est√° presente no mercado brasileiro desde 1937. O ingrediente ativo dos seus repelentes √© o DEET. Seus produtos s√£o encontrados em vers√£o tamanho fam√≠lia e tradicional, bem como para crian√ßas. Seu repelente de longa dura√ß√£o possui a concentra√ß√£o de DEET de 25% e garante at√© oito horas de prote√ß√£o, al√©m de prometer a√ß√£o contra mosquitos, carrapatos, moscas e outros insetos.

 

REPELEX

A marca Repelex √© outra que tamb√©m faz parte do grupo brit√Ęnico Reckitt Benckiser, sendo Repelex uma de suas marcas mais famosas no Brasil. Sua variedade de texturas para repelentes √© um dos seus pontos mais fortes ante a concorr√™ncia. Seus produtos possuem todas as consist√™ncias: em gel, aerossol, spray e lo√ß√£o. Al√©m disso, a embalagem afirma que ele possui uma fragr√Ęncia suave e pode ser encontrado no mercado brasileiro com a vers√£o de at√© 200 ml, sendo indicada para toda a fam√≠lia. Seu princ√≠pio ativo √© o DEET e ele deve ser reaplicado ap√≥s quatro horas de uso, conforme indica o r√≥tulo.

 

X√Ē INSETOS

Mais conhecida nas prateleiras como ‚ÄúX√Ē!‚ÄĚ, a marca X√ī Insetos pertence ao grande grupo brasileiro CIMED, composto por oito empresas. Nascida em 1977, a empresa conta com laborat√≥rios pr√≥prios e centro de bioequival√™ncia para a fabrica√ß√£o dos seus produtos. Na linha de repelentes, um dos seus produtos possui prote√ß√£o prolongada, prometendo at√© 12 horas de cuidados. A vers√£o √© aerossol e sem perfume, mas garante o frescor da aloe vera. O r√≥tulo mais tradicional do X√Ē √© em formato de lo√ß√£o, com DEET em concentra√ß√£o de 15%, com perfume na composi√ß√£o e embalagens que v√£o de 100 a 200 ml.

 

TOTAL PROTECT

A marca de repelentes contra insetos Total Protect faz parte da empresa Total Qu√≠mica, um grupo que fabrica produtos de limpeza, higiene e at√© mesmo com uma linha completa voltada para c√£es. A empresa foi fundada em novembro de 1987 na Cidade Industrial de Curitiba. A Total Protect conta com duas linhas de repelente: a primeira em spray com DEET, n√£o oleoso, com aloe vera – prometendo um efeito hidratante – e aroma suave, que pode ser encontrado em vers√Ķes de 120 ml e 200 ml; j√° a segunda, com Icaridina, em aeross√≥is, e prometendo at√© 10 horas de prote√ß√£o contra mosquitos, pernilongos, borrachudos e muri√ßocas.

 

EFFEX

O repelente Effex conquistou bastante espa√ßo no mercado nacional. Ele pertence aos Laborat√≥rios Ach√©, que voc√™ provavelmente conhece como uma companhia no segmento de rem√©dios. A origem da empresa data em 1966 quando tr√™s ex-propagandistas de medicamentos adquiriram o Laborat√≥rio Ach√© e decidiram manter o nome do dono anterior, sem nem imaginar que se tornaria um dos maiores laborat√≥rios farmac√™uticos do Brasil. O repelente Effex √© feito de icaridina e promete alta prote√ß√£o para toda a fam√≠lia por at√© 11 horas em sua vers√£o ‚ÄúFamily‚ÄĚ. Contudo, a marca lan√ßou tamb√©m um repelente mais forte, com 30% de icaridina (contra 20% da vers√£o tradicional) e prometendo 13h de prote√ß√£o.

 

BARUEL

A Baruel √© uma empresa legitimamente brasileira e foi fundada em S√£o Paulo, em 1892, com o nome ‚ÄúCasa Baruel‚ÄĚ. Inicialmente, estava apenas atrelada a venda de produtos, virando ind√ļstria nos anos seguintes. Atualmente, possui um portf√≥lio de marcas direcionadas para o setor de higiene pessoal e cosm√©ticos, tendo seus produtos distribu√≠dos em todo o territ√≥rio nacional. Seu repelente pode ser encontrado em vers√Ķes para adultos e crian√ßas, ambos como lo√ß√£o. Suas f√≥rmulas prometem uma boa espalhabilidade, sem ser pegajosa e deixando um toque seco, bem como tamb√©m s√£o livres de corantes e parabenos. Seus produtos s√£o hipoalerg√™nicos e dermatologicamente testados.

 

REPEPLUS

A marca Repeplus faz parte da empresa farmac√™utica Oss Farma, pertencente ao Grupo Oss, fundado no pa√≠s em 2003. Al√©m de repelentes, a Oss Farma fabrica tamb√©m sabonetes √≠ntimos, desodorantes, lubrificantes e at√© mesmo bebidas energ√©ticas. Sua linha de repelentes conta com dois produtos: o primeiro √© o Repeplus Kids, indicado para crian√ßas de 2 a 12 anos e promete prote√ß√£o total, precisando ser reaplicado em intervalo de tr√™s em tr√™s horas. J√° a vers√£o para adultos deve ser aplicada a cada quatro horas. Ambas contam com vers√Ķes de 100 e 200ml, seu ingrediente ativo √© o DEET e sua aplica√ß√£o √© feita em spray.

 

REPEL NEEM

Fugindo dos repelentes sint√©ticos, um repelente que vem ganhando cada vez mais espa√ßo em territ√≥rio nacional √© o Repel Neem faz parte da linha Preserva Mundi da marca Open Neem, uma marca e loja de produtos naturais √† base da √°rvore do Neem. Seu produto √© um spray repelente 100% natural produzido com extrato de neem, composto que age como uma barreira protetora e repelente tamb√©m. Ele √© dividido em duas vers√Ķes: neem com flores e ervas e neem com cravo, cujo composto √© o eugenol, que promete um forte efeito bactericida e propriedades antiss√©pticas, garantindo ser eficaz tamb√©m contra as mariposas.

 

Fatos interessantes & guia

 

Repelentes para bebês e crianças: um resumo importante

A essa altura, a sua cabe√ßa j√° deve estar cheia de informa√ß√Ķes sobre como escolher o melhor repelente para todos os tipos de pessoas. Contudo, √© importante refor√ßar o assunto quando pensamos em beb√™s e crian√ßas. Separamos um resumo final de quais as op√ß√Ķes apropriadas para cada faixa et√°ria.

  • Beb√™s com menos de seis meses: nenhum repelente √© recomendado para beb√™s menores de seis meses. Nesse caso, o melhor a ser feito √© colocar telas nas janelas e um mosquiteiro no ber√ßo tamb√©m. Para caso de d√ļvida, procure sempre o pediatra.
  • Mais de seis meses e menos de dois anos: repelentes √† base de IR3535 s√£o os recomendados por especialistas.
  • Mais de 2 anos: repelentes de DEET (em concentra√ß√£o m√°xima de 10%) e Icaridina (em concentra√ß√£o de 25%).

 

Como se deve aplicar o repelente corporal?

Independente da textura Рse aerossol, spray, loção ou gel -, o modo de aplicar é o mesmo. O primeiro passo é colocar uma quantidade que cubra toda a área desprotegida e espalhar de forma homogênea. Mais importante do que colocar uma grossa camada é se certificar de que toda a área descoberta está protegida. Caso esteja indo para um local com muitos mosquitos, como uma trilha, você pode aplicar o repelente em spray ou aerossol sobre a roupa. Antes de se vestir, espere o repelente secar na pele ou na roupa. Depois de suor excessivo ou se tiver contato com água, reaplique. No caso do rosto, evite passar o produto em áreas como olhos, bocas e até nariz. Lembre sempre de lavar as mãos após aplicar para que não a coloque nessas partes do corpo.

 

O repelente para ambiente mais f√°cil de fazer

melhor repelente natural

Repelente natural

O cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Para criar este repelente para o ambiente, você vai precisar de um limão ou laranja, 20 cravos da índia e um prato. Você deve cortar a fruta ao meio e colocá-la no prato. Depois, espete os cravos da índia na superfície do limão ou da laranja. O odor deve se propagar no ambiente e afastar os insetos. Não há comprovação da eficácia, mas é um experimento barato e fácil que vale o teste.

 

Receita de repelente caseiro com ervas

Caso você queira testar uma receita mais natural, você pode usar alguma de suas ervas favoritas como hortelã, citronela ou lavanda e verificar se funciona ou não. Basta pegar entre 3 a 4 colheres de sopa da erva escolhida, acrescentar em 200 ml de água fervida e cobrir com um papel alumínio. O próximo passo é remover as ervas com um coador e acrescentar 1 xícara de álcool, mexendo a mistura. Para finalizar, coloque em um borrifador e deixe na geladeira quando não for usar.

 

LINKS:

https://www.tuasaude.com/repelente/

 

https://www.ilhabela.com.br/publieditorial/6-dicas-importantes-sobre-o-uso-de-repelentes/

 

https://saude.abril.com.br/bem-estar/tira-duvidas-sobre-repelentes/#:~:text=%C3%89%20importante%20usar%20o%20repelente,o%20est%C3%ADmulo%20para%20nos%20picar.

 

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20364-repelente-entenda-como-usar-e-se-repelentes-naturais-sao-eficazes

 

https://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/o-que-e-repelente-saiba-como-funciona-o-produto-e-entenda-qual-e-a-melhor-maneira-de-proteger-a-pele-no-dia-a-dia_a18322/1

 

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/repelente-saiba-tudo-sobre-o-produto-e-veja-10-dicas-de-como-usar-sem-agredir-a-pele_a1537/1

 

https://www.tuacasa.com.br/repelente-caseiro/

FAQ

Repelente mancha a pele no sol?

O produto não mancha a pele. Caso isso aconteça, procure imediatamente o seu dermatologista para entender o que houve.

Repelente deixa a pele oleosa?

At√© ent√£o, n√£o existem ind√≠cios que comprovem que o repelente possa aumentar a oleosidade. Contudo, o ideal √© optar por formula√ß√Ķes em gel que deixam a pele mais seca.

Gestantes podem usar repelente?

Gestantes não só podem como devem usar repelente! Os três tipos de repelentes DEET, IR3535 e Icaridina são seguros. De toda forma, sempre consulte a embalagem.

O que passar primeiro: repelente ou protetor solar?

Primeiro aplique o protetor solar. Aguarde entre 15 minutos e meia hora para que o protetor seja bem absorvido pela pele. Depois, aplique o repelente normalmente.

Repelente resseca a pele?

√Č normal acontecer a queixa de sentir a pele ressecada ap√≥s o uso frequente de repelentes. Quando h√° √°lcool na forma, √© poss√≠vel que seja um agente para tal ressecamento. A solu√ß√£o √© aplicar uma camada de hidratante antes do repelente. Passados 20 minutos, aplique o repelente normalmente.

Por que n√£o passar repelente por baixo da roupa?

O repelente deve evaporar para desenvolver a cobertura de proteção sobre a pele. Se ficar fechado por causa das roupas não vai evaporar, e pode vir a causar intoxicação.

O que √© repelente ultrass√īnico?

O repelente ultrass√īnico √© um aparelho que emite ondas acima de 20 kHz e altas frequ√™ncias sonoras (abaixo de 20 kHz) que prometem repelir insetos como mosquitos, formigas, aranhas e baratas, com vers√Ķes at√© mesmo para ratos. Contudo, sua efic√°cia n√£o √© t√£o comprovada quanto a de outros m√©todos.

Repelente deixa a pele quente?

Não é normal que isso aconteça. Você deve interromper o uso de imediato, além de lavar a área com água e sabão. Caso piore, procure um médico.

Velas e incensos funcionam contra insetos?

Em ambientes pequenos e por pouco tempo, sim. Desde que sejam feitos para tal finalidade, geralmente usando citronela. O aroma dispersado pelas velas e/ou incensos pode afastar os mosquitos e pernilongos.

O que fazer após a picada do mosquito ou pernilongo?

Você pode colocar uma compressa gelada para aliviar a dor e diminuir a vermelhidão. Não mexa no local. A coceira deve parar em poucos dias também.

Deixe um coment√°rio