Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Oxímetros im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
15 Horas investidas
5 Estudos avaliados
6655 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Ox√≠metros 2021 - Comparativos, Reviews & mais

O oxímetro é um aparelho que mede a saturação do oxigênio e a frequência cardíaca. Parece simples e prático, mas será que todo dispositivo faz a oximetria de maneira confiável? Nossos especialistas confirmaram que não. Para comprar um oxímetro preciso, testado e aprovado, confira as dicas dos experts e não caia em ciladas. Os testes e experimentos foram feitos com as 18 marcas mais consumidas pelos brasileiros, em 56 horas de trabalho.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Ox√≠metro Lista com os melhores 2021

Oxímetro Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é um oxímetro?

Dicas de oxímetro

Dicas de oxímetro

O ox√≠metro √© um dispositivo eletr√īnico cuja fun√ß√£o principal √© monitorar a satura√ß√£o perif√©rica de oxig√™nio (SpO2), que √© o indicador do n√≠vel de oxig√™nio que √© transportado pelo seu corpo junto com leitura da frequ√™ncia card√≠aca (pulso). O monitoramento √© feito de forma completamente indolor e segura, pressionando o ox√≠metro (que parece um clipe) no dedo ou l√≥bulo da orelha.

 

Por se tratar de um aparelho port√°til, de tamanho pequeno e alimentado por pilhas e baterias, o ox√≠metro √© uma op√ß√£o pr√°tica e de f√°cil leitura de medir a oxigena√ß√£o do corpo em circunst√Ęncias diversas; atividades f√≠sicas em altitudes elevadas, monitoramento de pessoas com doen√ßas respirat√≥rias em atividades do dia a dia, dentre outras.

 

 

Como o oxímetro funciona?

 

O oxímetro possui uma forma muito eficaz de medir a taxa de pulso e a oxigenação do sistema vascular. De forma não invasiva e sem dor, feixes de luz passam através do sangue e captam a quantidade de oxigênio e os níveis dos batimentos cardíacos. Ao final, o aparelho faz a avaliação dos dados coletados em poucos segundos e exibe na tela a porcentagem de oxigênio vinda do coração e o pulso.

 

Uma pessoa em condi√ß√Ķes normais costuma ter uma satura√ß√£o de oxig√™nio acima de 95%. Contudo, vale salientar que em per√≠odos de gripe ou resfriado (em suas vers√Ķes leves), √© poss√≠vel que o n√ļmero chegue a 93% sem que isso seja preocupante. Por outro lado, √© necess√°rio ter aten√ß√£o para valores abaixo de 90%, especialmente em casos de asma, pneumonia ou Covid-19.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes ¬†

Oxímetro 301 l CPAPS

Oxímetro 301 l CPAPS

O ox√≠metro possui v√°rias vantagens que v√£o depender de quem est√° usando: pacientes de condi√ß√Ķes respirat√≥rias cr√īnicas, pessoas com Covid-19, esportistas e pessoas em altitudes elevadas, todos se beneficiam da leitura do equipamento para finalidades diferentes.

 

Para pessoas com problemas respiratórios que precisam estar sempre verificando a oxigenação, como enfisema, bronquite, taquipneia, asma, o aparelho pode ser vital. Com ele, o paciente consegue sempre checar a saturação do oxigênio e a frequência cardíaca fora do ambiente hospitalar. Dessa forma, torna- se fácil estar sempre ciente dos níveis e, principalmente, se ele vai precisar recorrer aos cuidados médicos mais avançados, como oxigenação suplementar. Além disso, como muitos oxímetros possuem tecnologia de armazenamento dos históricos da oximetria e seus dados, o paciente pode apresentá-los ao médico para definir se o tratamento realizado está sendo eficaz ou não.

 

Atualmente, com os casos de Covid-19, uma doen√ßa respirat√≥ria aguda que em alguns casos pode ser grave e causar a falta de ar, muitas pessoas est√£o comprando ox√≠metros para monitorar a satura√ß√£o em casa. Tendo o diagn√≥stico confirmado e diante dos primeiros sinais de dificuldade para respirar, ter o aparelho em casa pode ser necess√°rio para evitar idas desnecess√°rias aos centros m√©dicos, ambientes muitas vezes lotados. Contudo, a opini√£o m√©dica √© sempre prevalecente e cada caso requer aten√ß√Ķes individuais; ou seja, n√£o deixe de ir ao hospital confiando apenas no ox√≠metro de pulso.

 

Por outro lado, engana-se quem pensa que o ox√≠metro √© um equipamento que possui finalidade exclusivamente m√©dica. O ox√≠metro √© muito usado por pessoas que precisam controlar os n√≠veis de satura√ß√£o em situa√ß√Ķes como escaladas, caminhada e exerc√≠cios f√≠sicos diversos cujo consumo de oxig√™nio √© alto. Tamb√©m, em caso de viagens para destinos com altitudes elevadas, monitorar a oxigena√ß√£o ajuda a lidar ou at√© evitar dores de cabe√ßa, n√°useas, cansa√ßos e, principalmente, falta de ar.

 

Quais os tipos de oxímetros disponíveis no mercado?

Melhores oxímetros

Melhores oxímetros

 

A variedade de oxímetros de pulso vai de acordo com o local de medição, a qualidade da tela, portabilidade e tecnologia. Como dissemos anteriormente, existem dois pontos no corpo para colocar o oxímetro de pulso (portátil), o dedo e o lóbulo da orelha. O dedo é o mais comum e facilmente encontrado à venda, embora ambos sejam métodos fáceis, indolores e confiáveis de checagem.

 

O ox√≠metro pode ser encontrado em diferentes tamanhos, com vers√Ķes para rec√©m-nascidos, beb√™s, crian√ßas e adultos, ou ajust√°veis. Sua portabilidade √© caracter√≠stica de todos eles, embora alguns aparelhos sejam maiores que os outros. Nem todos s√£o vendidos com uma bolsa para que seja guardado, ent√£o √© importante ter aten√ß√£o a isto para preservar o equipamento.

 

Al√©m disso, os ox√≠metros podem ser encontrados com dois tipos de visores – LED ou OLED – e com outras funcionalidades e especifica√ß√Ķes de informa√ß√Ķes que v√£o al√©m da oxigena√ß√£o e frequ√™ncia card√≠aca.

 

As maiores vantagens do oxímetro

 

  • Supervisionar pacientes de doen√ßas respirat√≥rias;
  • Controlar a oxigena√ß√£o em locais de altitudes elevadas;
  • Monitoramento os praticantes de atividades f√≠sicas;
  • Fornecer informa√ß√Ķes sobre diagn√≥sticos j√° existentes;
  • Auxiliar m√©dicos e profissionais da sa√ļde;
  • F√°cil uso e leitura;
  • M√©todo indolor.

 

Produto indicado para estudantes da √°rea de sa√ļde e praticantes de exerc√≠cios intensos – especialmente em altitudes elevadas

Oxímetro BIC

Oxímetro BIC

Se voc√™ est√° come√ßando a sua forma√ß√£o na √°rea de sa√ļde, independente do curso, com certeza j√° ouviu falar no ox√≠metro. O aparelho port√°til √© extremamente necess√°rio durante a pr√°tica em centros m√©dicos e especialmente em emerg√™ncias por ajudar os profissionais e estudantes da √°rea a tomar decis√Ķes sobre o estado do paciente, definindo quais as condutas devem ser praticadas no seu estado, bem como que tipo de tratamento deve ser dado para a sua melhor recupera√ß√£o. Assim, um ox√≠metro √© um equipamento de grande import√Ęncia para estar no jaleco de todo aquele que est√° iniciando nesse universo, assim como j√° faz parte do jaleco dos veteranos.

 

Por outro lado, se voc√™ n√£o √© e nem aspira ser um profissional de sa√ļde, mas sonha em escalar o Everest (ou apenas pratica atividades f√≠sicas, especialmente aer√≥bicas), precisa saber que √© importante monitorar o comportamento dos n√≠veis de oxig√™nio no sangue durante o exerc√≠cio f√≠sico, uma vez que quando os resultados s√£o baixos, as c√©lulas do corpo podem ter dificuldade de trabalhar adequadamente.

 

O oxig√™nio √© o combust√≠vel que faz o corpo funcionar, e caso o nosso corpo esteja com o n√≠vel abaixo do necess√°rio (menor que 90%) ele est√° trabalhando mal. Se estiver em um n√≠vel muito baixo de oxig√™nio sangu√≠neo poder√° sobrecarregar o cora√ß√£o e c√©rebro, e voc√™ com certeza n√£o quer isso. Ent√£o, pense no ox√≠metro como um aparelho adicional na sua rotina de treinamentos, sendo ainda mais necess√°rio se voc√™ tiver quaisquer condi√ß√Ķes respirat√≥rias, mesmo que de maneira leve. Um outro ponto √©: se voc√™ for se exercitar em altitudes elevadas, saiba que o sangue ter√° menos oxig√™nio, sendo o ox√≠metro um equipamento fundamental neste cen√°rio.

 

 

O maior guia de compras sobre oxímetros

Oxmetro de pulso de dedo

Oxmetro de pulso de dedo

Agora que voc√™ j√° sabe o que √© um ox√≠metro, quando ele deve ser usado e suas maiores vantagens, voc√™ precisa saber tamb√©m quais pontos precisa levar em considera√ß√£o antes de comprar o seu. Por mais pr√°tico de usar e preciso que um ox√≠metro seja, o mercado conta com op√ß√Ķes que n√£o s√£o t√£o confi√°veis assim, e somente os especialistas no assunto podem testar com propriedade e determinar qual o melhor ox√≠metro √† venda.

 

Nossos experts fizeram uma triagem das marcas mais compradas pelos brasileiros e realizaram uma série de testes comparativos para poderem determinar uma classificação segura dos melhores e piores. A seguir, você confere todos os pontos avaliados no estudo e como você vai encontrar o oxímetro certo para as suas necessidades.

 

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após a avaliação dos oxímetros:

 

 

Excesso de recursos 

 

√Č normal que na hora de comprar um equipamento eletr√īnico, voc√™ busque o que mais possui recursos diferentes e pare√ßa ‚Äúhigh-tech‚ÄĚ √† primeira vista. Contudo, se a sua necessidade for apenas de monitorar a satura√ß√£o do oxig√™nio e da maneira mais clara poss√≠vel, fuja do excesso de recursos que um ox√≠metro pode ter. Isso pode dificultar a interpreta√ß√£o e praticidade do aparelho, se eles forem sup√©rfluos ou especialmente desnecess√°rios para o seu objetivo.

 

Enquanto muitos profissionais de sa√ļde podem se beneficiar de carregar em seus plant√Ķes um ox√≠metro que indica o √≠ndice de perfus√£o (PI) e a taxa respirat√≥ria (RR) do paciente, estes indicadores s√£o desnecess√°rios para a maioria das pessoas, por exemplo.

 

 

Precis√£o do equipamento

 

O esperado ao comprar um ox√≠metro √© que ele seja 100% preciso, n√£o √©? Bem, infelizmente, como todo equipamento eletr√īnico ele carrega uma margem de erro. Ent√£o pode ser perigoso dispensar cuidados m√©dicos confiando totalmente na medi√ß√£o do equipamento. Das 18 marcas testadas pelo time ExpertsTestam, tr√™s apresentaram erros acima da margem de 2% e foram eliminadas; na pr√°tica, se voc√™ tiver uma satura√ß√£o de 93%, o n√ļmero real pode estar entre 94% e 91%, por exemplo. Os testes de adequa√ß√£o foram feitos ap√≥s pesquisa espec√≠fica sobre qual deveria ser a margem de erro aceit√°vel para estes aparelhos. Em caso de d√ļvida, √© importante entrar em contato com um m√©dico ou com o fabricante do produto.

 

 

Pouca duração da bateria

 

A depender da frequência de uso, o consumo da bateria é um ponto fundamental na hora de escolher o seu oxímetro. Duas marcas não passaram no teste prático de monitoramento de uso do equipamento. Um comparativo entre elas foi feito com o aparelho sendo testado, em uso contínuo, por uma semana. Após análise, a dica que fica dos especialistas é de procurar por um que já possua em seu sistema a tecnologia de economia de energia. Isso significa que o desligamento do oxímetro acontece automaticamente após um determinado período sem uso. Os melhores oxímetros possuíam segundos de desligamento, o que auxilia bastante na duração da bateria.

 

 

Compatibilidade 

 

A compatibilidade é um ponto relevante pois, quando errada, pode gerar um grande problema para o usuário. Por outro lado, este é um problema que é facilmente resolvido dando atenção aos detalhes do equipamento. A descrição do produto deve conter a partir de qual idade ele é apropriado e/ou se é ajustável. O oxímetro para um bebê não é do mesmo tamanho do oxímetro de um adulto, pois o aparelho precisa se ajustar confortavelmente (ou seja, sem apertar ou ficar folgado) ao dedo ou lóbulo da orelha. Por isso, você precisa estar ciente e determinar quem vai usar o aparelho antes da compra e verificar se a marca específica. Todas as 10 marcas que foram aprovadas estavam em conformidade com este ponto.

 

 

 Não ser aprovado pela Anvisa

 

Oxímetro Medisana

Oxímetro Medisana

A Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) garante a seguran√ßa, qualidade e efic√°cia de boa parte dos produtos usados no Brasil. A Anvisa √© o √≥rg√£o regulador que garante que todo ox√≠metro passou por testes e avalia√ß√Ķes espec√≠ficas e possui seguran√ßa nos resultados, logo, comprar um ox√≠metro que n√£o possui sua aprova√ß√£o √© um erro que pode ter s√©rias consequ√™ncias, especialmente se tratando de um equipamento t√£o s√©rio. Verifique sempre se o √≥rg√£o aprova ou n√£o a marca antes da compra.

 

Al√©m da Anvisa, o produto deve ser aprovado pelo Inmetro, que atesta ao consumidor que o produto se enquadra em todas as normas t√©cnicas e que pode ser usado sem coloc√°-lo em risco, uma vez que utilizado¬† segundo as instru√ß√Ķes do fabricante.

 

 

Como os consumidores podem testar o oxímetro após a compra?

 

O teste do oxímetro após a compra deve ser feito assim que estiver com o produto em mãos. Antes, é importante comprar de uma marca séria e que se comprometa com a troca, em caso de defeitos. Independente da compra ser feita em uma loja física ou virtual, esteja ciente de qual é a política de troca do produto.

Quando estiver com ele, o primeiro ponto √© verificar se o ‚Äúclipe‚ÄĚ est√° bem inserido e seguro no dedo (ou l√≥bulo), sem ficar folgado ou apertado demais. Lembre-se sempre que a oximetria deve ser indolor, ent√£o n√£o √© normal sentir inc√īmodos. Depois, confira a dura√ß√£o da bateria e tamb√©m se tudo est√° funcionando; al√©m da satura√ß√£o de oxig√™nio, os batimentos card√≠acos e poss√≠veis fun√ß√Ķes adicionais, como medi√ß√£o de temperatura, por exemplo.

 

Quais são os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um oxímetro?

 

 

Velocidade de funcionamento do dispositivo

Oxímetro Santamedical

Oxímetro Santamedical

 

A velocidade de funcionamento do dispositivo √© o tempo que ele leva para fazer a leitura daquela informa√ß√£o de forma precisa e a disponibiliza no visor. Via de regra, quanto mais r√°pido o aparelho conseguir realizar a leitura, melhor ele ser√°. Tal celeridade √© particularmente relevante para os profissionais de sa√ļde, por exemplo, com pacientes que est√£o internados ou em prontos de socorro, bem como para pessoas que possuam doen√ßas respirat√≥rias, antes de decidir se uma interven√ß√£o hospitalar √© necess√°ria com urg√™ncia ou n√£o. A velocidade de resposta do ox√≠metro √© uma informa√ß√£o que costuma ser divulgada em sua embalagem e, sem d√ļvidas, em seu manual de funcionamento.

 

Visor de LED ou OLED

 

O equipamento pode ser encontrado com dois tipos de tela: LED e OLED. Se voc√™ n√£o √© nenhum f√£ de tecnologia, vamos deixar essa parte bem simples: a tela em LED possui uma boa funcionalidade, com as informa√ß√Ķes apresentadas geralmente em uma √ļnica cor, com uma defini√ß√£o pr√°tica. Por outro lado, a tela de OLED √© mais tecnol√≥gica por apresentar os dados em cores diversas e com um brilho maior, tornando uma qualidade melhor no visor. De toda forma, ambos os visores processam as mesmas informa√ß√Ķes, embora o de OLED seja mais completo e diversificado.

 

 

Tecnologia de armazenamento de dados

 

O tipo de tecnologia do ox√≠metro tamb√©m √© importante, a depender da finalidade dele. Se voc√™ precisa armazenar as informa√ß√Ķes obtidas e gostaria de comparar os dados atrav√©s de um hist√≥rico, ter uma vers√£o de ox√≠metro mais tecnol√≥gica que tenha um aplicativo para celular pode ser fundamental, al√©m da praticidade de ver os dados em tempo real, de maneira bastante did√°tica e completa. Para os que n√£o s√£o t√£o f√£s de ter aplicativos diversos no celular, uma outra possibilidade tecnol√≥gica que √© bastante √ļtil √© ele vir com um cabo USB para transferir tais informa√ß√Ķes para um computador.

 

 

Fun√ß√Ķes adicionais

 

Como dissemos, todo ox√≠metro mede a satura√ß√£o do oxig√™nio (SpO2) e a frequ√™ncia card√≠aca em batimentos por minuto (BPM). Esses dois dados s√£o complementares, uma vez que o pulso atua diretamente na satura√ß√£o do oxig√™nio e precisa ser monitorado da mesma forma. Alguns ox√≠metros oferecem outras fun√ß√Ķes adicionais, como a curva pletismogr√°fica, um conjunto de ondas que √© mostrado no visor do aparelho. Atrav√©s deste dado, os profissionais de sa√ļde conseguem confirmar se a medi√ß√£o est√° segura e verificar a hidrata√ß√£o do paciente.

 

 

Acessórios extras

 

√Č fato que o ox√≠metro √© um aparelho eletr√īnico pequeno e relativamente delicado. Ent√£o, para evitar que ele sofra quedas, √© importante guard√°-lo de maneira apropriada. A melhor forma √© se ele j√° vier com uma bolsa espec√≠fica para ser guardado, ajudando tamb√©m a encontr√°-lo durante uma emerg√™ncia, bem como poder guardar baterias adicionais. Caso o aparelho que voc√™ escolheu n√£o venha com uma bolsa pr√≥pria, lembre-se de guard√°-lo no mesmo lugar e avise para todos da fam√≠lia, em caso de alguma emerg√™ncia.

 

MARCAS

G-TECH

A marca G-Tech √© da fabricante brasileira Accumed-Glicomed, uma empresa que existe h√° mais de 25 anos. A companhia √© respons√°vel por desenvolver e fabricar diversos equipamentos para monitoramento da sa√ļde, tanto em casa, quanto em hospitais. A Accumed tem o maior portf√≥lio de produtos para sa√ļde do mercado brasileiro, al√©m de ser certificada pela Anvisa, Inmetro e ISO. Um de seus ox√≠metros garante t√£o alta precis√£o que pode ser usado tanto por profissionais de sa√ļde como no ambiente dom√©stico. O ox√≠metro possui visor OLED com curva plestimogr√°fica, e acompanha estojo com fecho velcro para transporte e capa de prote√ß√£o em silicone.

 

MULTILASER

A Multilaser √© uma empresa brasileira que nasceu em 1987 por um engenheiro que veio com os pais da Pol√īnia, mas n√£o tinha nada a ver com o que faz hoje. A Multilaser importava copiadoras de xerox, e depois passou a vender cartuchos reciclados para impressoras. Ap√≥s o falecimento do dono, seu filho deu √† empresa o novo rumo que segue at√© os dias atuais, com expans√£o para aparelhos de som, smartphones, eletrodom√©sticos e eletroeletr√īnicos diversos, al√©m de produtos na √°rea da sa√ļde, como os ox√≠metros, term√īmetros, monitor de press√£o arterial e outros. Um de seus ox√≠metros possui auto desligamento em 8 segundos e bateria com autonomia de 20 horas, com duas pilhas AAA.

 

BIC

Esta famosa e popular marca, especialmente por suas canetas, surgiu em 1945, quando um ex-gerente de produ√ß√£o comprou uma f√°brica de tintas nos arredores de Paris e come√ßou a produzir pe√ßas para canetas-tinteiro e lapiseiras. Se engana, contudo, quem pensa que a BIC segue at√© os dias de hoje apenas no mesmo segmento. Al√©m das cl√°ssicas canetas e artigos de papelaria, a marca tamb√©m √© respons√°vel por l√Ęminas, aparelhos e produtos cosm√©ticos e de barbearia, pilhas e baterias, produtos n√°uticos e produtos hospitalares, como estetosc√≥pios e ox√≠metros. Um de seus modelos cont√©m display OLED cor dupla com visor rotacional em quatro dire√ß√Ķes e com seis modos de exibi√ß√£o dos resultados.

 

MEDICAL SYSTEM BR

A Medical System √© uma empresa nacional do segmento da sa√ļde, que comercializa equipamentos m√©dicos e hospitalares, como term√īmetros digitais infravermelhos, e outros que tamb√©m pode ser de uso em casa, como caixa de esteriliza√ß√£o de objetos port√°teis e ox√≠metros, al√©m de¬† outros produtos do nicho, como testes r√°pidos para Covid-19. A empresa promete uma alta precis√£o de resultados, garantindo ser poss√≠vel conferir os resultados em formato digital, com gr√°ficos de onda cont√≠nuos da frequ√™ncia de pulso, em tempo real. Uma das op√ß√Ķes dispon√≠veis possui grampo com revestimento de silicone para maior conforto e display oled grande, que facilita a an√°lise do resultado de medi√ß√£o.

 

DELLAMED

Mais uma empresa brasileira de sucesso no mercado de produtos hospitalares, a Dellamed foi desenvolvida em 2010, na cidade de Caxias do Sul, sendo atualmente conhecida por sua qualidade e inovação. Além dos oxímetros, a marca também vende bengalas, muletas, cadeiras e bancos de banho, andadores e uma infinidade de outros produtos do segmento. A marca possui representantes em vários estados brasileiros e tem seu foco no e-commerce exclusivo para grandes redes, como a Amazon. A Dellamed tem oxímetros com visores de OLED e LED, com a opção de disparar alarme ao final ou não, e um de seus modelos traz abas laterais que evitam entrada de luminosidade, o que promete melhorar a precisão da medição.

 

MONTSERRAT

A empresa Montserrat começou suas atividades em 1989 com o objetivo de atuar nas áreas de cirurgia vascular e angiologia, com apenas dois produtos, agulha 27g 1/2 e seringa 3cc. Com o passar dos anos, a empresa cresceu e expandiu seu portfólio para as mais diversas especialidades, como cirurgia plástica, neurocirurgia, ginecologia, anestesia, dentre outras, provendo estes profissionais com uma completa linha de produtos, desde materiais de uso contínuo até equipamentos. Hoje, a Montserrat importa e representa 35 empresas estrangeiras no Brasil. Um de seus oxímetros possui a cor rosa, indicador de pilha fraca e pode ser usado em adultos e crianças a partir dos 4 anos.

 

BEURER

A companhia alem√£ Beurer surgiu de forma muito modesta, em 1919. O casal Eugen e K√§the Beurer come√ßaram uma produ√ß√£o modesta de almofadas eletricamente aquecidas, algo bastante inovador para o per√≠odo. Atualmente, a Beurer atua nos mais variados segmentos, como beleza (de aparelhos depilat√≥rios a secadores de cabelo), bem-estar (purificadores de ar, massageadores e mais), cuidados para o beb√™ e toda uma linha m√©dica diversa, com nebulizadores, term√īmetros, ox√≠metros e outros. Na sua linha mais tecnol√≥gica de ox√≠metros, h√° op√ß√Ķes com bluetooth para transfer√™ncia de medidas para seu smartphone ou com cabo USB que, al√©m de bateria recarreg√°vel, pode transferir os dados para o computador.

 

WELLUE

A marca Wellue é parte da empresa chinesa Hunan Accurate Bio-Medical Co., Ltd. um fabricante profissional de equipamentos médicos, cujo centro de pesquisa e desenvolvimento está localizado em Shenzhen, e a fábrica dos produtos está localizada na Província de Hunan, ambos na China. A companhia tem se concentrado especialmente na fabricação e venda de oxímetros de pulso, acumulado muitos anos de experiência na área de monitoramento de pacientes e acessórios médicos. Seus produtos são tecnológicos e avisam para leituras anormais, piscando quando a saturação estiver anormal. Acompanha, também, um aplicativo gratuito para Android e iOS, com acesso a dados em tempo real, relatórios gráficos e tendências de saturação de oxigênio no sangue e ritmo cardíaco.

 

iCARE

A iCare √© uma marca do segmento de produtos hospitalares que √© produzida pela empresa alem√£ MedPath que √© vendida em todo o mundo atrav√©s de plataformas de e-commerce de confian√ßa, a exemplo da Amazon. Os ox√≠metros da marca s√£o divididos entre visor OLED e de LED, e eles funcionam para maiores de 12 anos. Al√©m do desenho alem√£o, os produtos prometem dizer com precis√£o o SpO2 (n√≠veis de satura√ß√£o de oxig√™nio no sangue), taxa de pulso e for√ßa de pulso em at√© 10 segundos. A c√Ęmara de dedo √© hipoalerg√™nica e sem l√°tex, ideal para pessoas com maior sensibilidade nas digitais.

 

OMRON

A Omron Corporation √© uma companhia japonesa de equipamentos eletr√īnicos com sede em Kyoto. A empresa surgiu em 1933 e tem como neg√≥cios prim√°rios a fabrica√ß√£o e vendas de componentes de automa√ß√£o industrial, equipamentos e sistemas, e tamb√©m equipamentos m√©dicos como term√īmetros digitais, monitores de press√£o arterial, nebulizadores e ox√≠metros, que est√£o se tornando cada vez mais o foco da companhia. Presente no pa√≠s desde 1979, a japonesa criou sua pr√≥pria sede em territ√≥rio nacional que se chama Omron Eletr√īnica do Brasil, um bra√ßo tamb√©m dos seus equipamentos hospitalares. Os produtos podem ser encontrados nas maiores lojas de e-commerce do mundo.

 

Fatos interessantes & guia 

Oxímetro

Oxímetro

Como usar o oxímetro

 

O modo de usar o ox√≠metro √© muito simples, tanto que √© uma medi√ß√£o que pode ser feita em casa e por pessoas que n√£o s√£o da √°rea de sa√ļde. Contudo, alguns pontos devem ser levados em considera√ß√£o para que o aparelho possa aferir com bastante precis√£o.

 

  • M√£os muito frias ou mal posicionadas, por exemplo, podem fazer o aparelho aferir quantidades mais baixas do que o real, por isso, na hora da medi√ß√£o, a m√£o deve estar em temperatura ambiente e abaixo do n√≠vel do cora√ß√£o para facilitar o bombeamento correto de sangue para o local.
  • Se o aparelho for o ox√≠metro de dedo, esmalte ou unhas posti√ßas, em gel e varia√ß√Ķes artificiais podem confundir o aparelho; como ele emite feixes de luz para coletar estas informa√ß√Ķes, coisas que prejudicam a passagem da luz podem aumentar as chances de erro do ox√≠metro.
  • √Č importante limpar o dedo com √°lcool 70% antes de utilizar o ox√≠metro
  • N√£o se movimente durante a leitura dos dados pelo ox√≠metro.

 

 

Nota do especialista

Recomendo que, antes de comprar um ox√≠metro, voc√™ esteja ciente de que realmente precisa de um. Embora seja √ļtil para diferentes pessoas por diversos motivos, o ox√≠metro n√£o √© um dispositivo que todas as pessoas precisam ter em casa, como um term√īmetro, por exemplo. Se voc√™ n√£o se encaixa em nenhuma das caracter√≠sticas mencionadas neste Guia de Compras, o ox√≠metro pode ser uma compra que n√£o faz tanto sentido. Al√©m disso, se voc√™ for fumante, o aparelho n√£o possui uma medi√ß√£o t√£o precisa e eficaz, porque o h√°bito do fumo aumenta os n√≠veis de mon√≥xido de carbono no sangue, e o equipamento n√£o √© capaz de diferenciar o CO2 do O2 que √© o oxig√™nio, prejudicando a medi√ß√£o. Ent√£o, consulte seu m√©dico em busca de outras alternativas, caso seja necess√°rio.¬†

 

https://blog.jaleko.com.br/qual-oximetro-comprar/

https://cmosdrake.com.br/blog/oximetro-de-pulso-5-dicas-para-acertar-na-escolha/

https://www.cpaps.com.br/blog/como-escolher-oximetro/

https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/venu/PT-BR/GUID-B7A60F69-6ADF-4B11-A42B-A9922E466AEE.html

https://www.hospitalardistribuidora.com.br/i/qual-a-melhor-marca-de-oximetro-de-dedo

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Todo oxímetro apita?

N√£o, nem todo aparelho ox√≠metro apita ao final da medi√ß√£o. Para aparelhos mais completos, verifique as configura√ß√Ķes de som e ligue ou desligue, a depender da sua prefer√™ncia. Outros, mais simples, avisam que a leitura foi conclu√≠da diretamente no visor, sem emitir som.

Por que o oxímetro oscila?

O ox√≠metro √© um aparelho que precisa ser usado sem que o usu√°rio se mova muito. √Č importante que, em caso de oscila√ß√£o, o paciente aguarde por 20 segundos a cada medi√ß√£o e verifique no visor do equipamento se ele est√° medindo o pulso e a satura√ß√£o.

O oxímetro funciona em todas as peles?

Peles com alta pigmenta√ß√£o podem apresentar dificuldade para leitura do ox√≠metro ‚Äď para esses casos, √© importante consultar um profissional para determinar um aparelho adequado.

Qual o preço de um oxímetro?

Existem oxímetros de diferentes preços, variando por marca, tecnologia e outros pontos. A média é de R$40 podendo chegar até mais de R$500.

O que é um saturimetro?

Saturimetro é o mesmo que oxímetro, sendo apenas uma outra palavra para determinar o mesmo aparelho.

Smartwatch pode substituir o oxímetro?

Não. Diferente da versão convencional do dispositivo, que faz a medição pelas pontas dos dedos ou lóbulo, nos smartwatches a verificação ocorre na região superior do pulso, que não é a ideal.

O celular pode fazer a oximetria?

Alguns aplicativos de smartphones garantem fazer a leitura, utilizando a c√Ęmera e o flash. No entanto, n√£o h√° dados suficientes que comprovem a efic√°cia e precis√£o dessa tecnologia nos dias atuais.

Há outra forma de medir a saturação sem oxímetro?

Sim, mas n√£o em casa. A partir do exame de gasometria arterial, que √© feito a partir de uma amostra de sangue arterial, o laborat√≥rio analisa, al√©m da satura√ß√£o de oxig√™nio, a quantidade de g√°s carb√īnico circulante, pH e a quantidade de bicarbonatos no sangue.

Como tratar a falta de oxigênio?

O primeiro passo é colocar uma máscara de oxigênio na tentativa de normalizar os seus níveis na corrente sanguínea. Depois, é fundamental descobrir o que causa a falta de oxigênio, sendo necessário consultar um médico para isso.

O que é hipóxia silenciosa?

A hipóxia silenciosa (ou hipoxemia silenciosa) é uma queda do nível de oxigênio sanguíneo sem que haja a falta de ar. Tal sinal foi visto em diversos pacientes com Covid-19 e só pode ser detectado através da oximetria ou gasometria arterial.

Deixe um coment√°rio