Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Oxímetros im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
15 Horas investidas
5 Estudos avaliados
6655 Leia as resenhas

🥇 Melhores Oxímetros 2022 - Comparativos, Reviews & mais

O oxímetro é um aparelho que mede a saturação do oxigênio e a frequência cardíaca. Parece simples e prático, mas será que todo dispositivo faz a oximetria de maneira confiável? Nossos especialistas confirmaram que não. Para comprar um oxímetro preciso, testado e aprovado, confira as dicas dos experts e não caia em ciladas. Os testes e experimentos foram feitos com as 18 marcas mais consumidas pelos brasileiros, em 56 horas de trabalho.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza é uma jornalista olindense que adora testar; produtos de saúde e beleza, de vida saudável e receitas de drinks são algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos são os restaurantes no aplicativo de delivery. Já trabalhou para grandes veículos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experiências favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui formação adicional em coquetelaria, estuda francês e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Oxímetro Lista com os melhores 2022

Oxímetro Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > Ähnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é um oxímetro?

Dicas de oxímetro

Dicas de oxímetro

O oxímetro é um dispositivo eletrônico cuja função principal é monitorar a saturação periférica de oxigênio (SpO2), que é o indicador do nível de oxigênio que é transportado pelo seu corpo junto com leitura da frequência cardíaca (pulso). O monitoramento é feito de forma completamente indolor e segura, pressionando o oxímetro (que parece um clipe) no dedo ou lóbulo da orelha.

 

Por se tratar de um aparelho portátil, de tamanho pequeno e alimentado por pilhas e baterias, o oxímetro é uma opção prática e de fácil leitura de medir a oxigenação do corpo em circunstâncias diversas; atividades físicas em altitudes elevadas, monitoramento de pessoas com doenças respiratórias em atividades do dia a dia, dentre outras.

 

 

Como o oxímetro funciona?

 

O oxímetro possui uma forma muito eficaz de medir a taxa de pulso e a oxigenação do sistema vascular. De forma não invasiva e sem dor, feixes de luz passam através do sangue e captam a quantidade de oxigênio e os níveis dos batimentos cardíacos. Ao final, o aparelho faz a avaliação dos dados coletados em poucos segundos e exibe na tela a porcentagem de oxigênio vinda do coração e o pulso.

 

Uma pessoa em condições normais costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%. Contudo, vale salientar que em períodos de gripe ou resfriado (em suas versões leves), é possível que o número chegue a 93% sem que isso seja preocupante. Por outro lado, é necessário ter atenção para valores abaixo de 90%, especialmente em casos de asma, pneumonia ou Covid-19.

 

Vantagens e Aplicações  

Oxímetro 301 l CPAPS

Oxímetro 301 l CPAPS

O oxímetro possui várias vantagens que vão depender de quem está usando: pacientes de condições respiratórias crônicas, pessoas com Covid-19, esportistas e pessoas em altitudes elevadas, todos se beneficiam da leitura do equipamento para finalidades diferentes.

 

Para pessoas com problemas respiratórios que precisam estar sempre verificando a oxigenação, como enfisema, bronquite, taquipneia, asma, o aparelho pode ser vital. Com ele, o paciente consegue sempre checar a saturação do oxigênio e a frequência cardíaca fora do ambiente hospitalar. Dessa forma, torna- se fácil estar sempre ciente dos níveis e, principalmente, se ele vai precisar recorrer aos cuidados médicos mais avançados, como oxigenação suplementar. Além disso, como muitos oxímetros possuem tecnologia de armazenamento dos históricos da oximetria e seus dados, o paciente pode apresentá-los ao médico para definir se o tratamento realizado está sendo eficaz ou não.

 

Atualmente, com os casos de Covid-19, uma doença respiratória aguda que em alguns casos pode ser grave e causar a falta de ar, muitas pessoas estão comprando oxímetros para monitorar a saturação em casa. Tendo o diagnóstico confirmado e diante dos primeiros sinais de dificuldade para respirar, ter o aparelho em casa pode ser necessário para evitar idas desnecessárias aos centros médicos, ambientes muitas vezes lotados. Contudo, a opinião médica é sempre prevalecente e cada caso requer atenções individuais; ou seja, não deixe de ir ao hospital confiando apenas no oxímetro de pulso.

 

Por outro lado, engana-se quem pensa que o oxímetro é um equipamento que possui finalidade exclusivamente médica. O oxímetro é muito usado por pessoas que precisam controlar os níveis de saturação em situações como escaladas, caminhada e exercícios físicos diversos cujo consumo de oxigênio é alto. Também, em caso de viagens para destinos com altitudes elevadas, monitorar a oxigenação ajuda a lidar ou até evitar dores de cabeça, náuseas, cansaços e, principalmente, falta de ar.

 

Quais os tipos de oxímetros disponíveis no mercado?

Melhores oxímetros

Melhores oxímetros

 

A variedade de oxímetros de pulso vai de acordo com o local de medição, a qualidade da tela, portabilidade e tecnologia. Como dissemos anteriormente, existem dois pontos no corpo para colocar o oxímetro de pulso (portátil), o dedo e o lóbulo da orelha. O dedo é o mais comum e facilmente encontrado à venda, embora ambos sejam métodos fáceis, indolores e confiáveis de checagem.

 

O oxímetro pode ser encontrado em diferentes tamanhos, com versões para recém-nascidos, bebês, crianças e adultos, ou ajustáveis. Sua portabilidade é característica de todos eles, embora alguns aparelhos sejam maiores que os outros. Nem todos são vendidos com uma bolsa para que seja guardado, então é importante ter atenção a isto para preservar o equipamento.

 

Além disso, os oxímetros podem ser encontrados com dois tipos de visores – LED ou OLED – e com outras funcionalidades e especificações de informações que vão além da oxigenação e frequência cardíaca.

 

As maiores vantagens do oxímetro

 

  • Supervisionar pacientes de doenças respiratórias;
  • Controlar a oxigenação em locais de altitudes elevadas;
  • Monitoramento os praticantes de atividades físicas;
  • Fornecer informações sobre diagnósticos já existentes;
  • Auxiliar médicos e profissionais da saúde;
  • Fácil uso e leitura;
  • Método indolor.

 

Produto indicado para estudantes da área de saúde e praticantes de exercícios intensos – especialmente em altitudes elevadas

Oxímetro BIC

Oxímetro BIC

Se você está começando a sua formação na área de saúde, independente do curso, com certeza já ouviu falar no oxímetro. O aparelho portátil é extremamente necessário durante a prática em centros médicos e especialmente em emergências por ajudar os profissionais e estudantes da área a tomar decisões sobre o estado do paciente, definindo quais as condutas devem ser praticadas no seu estado, bem como que tipo de tratamento deve ser dado para a sua melhor recuperação. Assim, um oxímetro é um equipamento de grande importância para estar no jaleco de todo aquele que está iniciando nesse universo, assim como já faz parte do jaleco dos veteranos.

 

Por outro lado, se você não é e nem aspira ser um profissional de saúde, mas sonha em escalar o Everest (ou apenas pratica atividades físicas, especialmente aeróbicas), precisa saber que é importante monitorar o comportamento dos níveis de oxigênio no sangue durante o exercício físico, uma vez que quando os resultados são baixos, as células do corpo podem ter dificuldade de trabalhar adequadamente.

 

O oxigênio é o combustível que faz o corpo funcionar, e caso o nosso corpo esteja com o nível abaixo do necessário (menor que 90%) ele está trabalhando mal. Se estiver em um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo poderá sobrecarregar o coração e cérebro, e você com certeza não quer isso. Então, pense no oxímetro como um aparelho adicional na sua rotina de treinamentos, sendo ainda mais necessário se você tiver quaisquer condições respiratórias, mesmo que de maneira leve. Um outro ponto é: se você for se exercitar em altitudes elevadas, saiba que o sangue terá menos oxigênio, sendo o oxímetro um equipamento fundamental neste cenário.

 

 

O maior guia de compras sobre oxímetros

Oxmetro de pulso de dedo

Oxmetro de pulso de dedo

Agora que você já sabe o que é um oxímetro, quando ele deve ser usado e suas maiores vantagens, você precisa saber também quais pontos precisa levar em consideração antes de comprar o seu. Por mais prático de usar e preciso que um oxímetro seja, o mercado conta com opções que não são tão confiáveis assim, e somente os especialistas no assunto podem testar com propriedade e determinar qual o melhor oxímetro à venda.

 

Nossos experts fizeram uma triagem das marcas mais compradas pelos brasileiros e realizaram uma série de testes comparativos para poderem determinar uma classificação segura dos melhores e piores. A seguir, você confere todos os pontos avaliados no estudo e como você vai encontrar o oxímetro certo para as suas necessidades.

 

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após a avaliação dos oxímetros:

 

 

Excesso de recursos 

 

É normal que na hora de comprar um equipamento eletrônico, você busque o que mais possui recursos diferentes e pareça “high-tech” à primeira vista. Contudo, se a sua necessidade for apenas de monitorar a saturação do oxigênio e da maneira mais clara possível, fuja do excesso de recursos que um oxímetro pode ter. Isso pode dificultar a interpretação e praticidade do aparelho, se eles forem supérfluos ou especialmente desnecessários para o seu objetivo.

 

Enquanto muitos profissionais de saúde podem se beneficiar de carregar em seus plantões um oxímetro que indica o índice de perfusão (PI) e a taxa respiratória (RR) do paciente, estes indicadores são desnecessários para a maioria das pessoas, por exemplo.

 

 

Precisão do equipamento

 

O esperado ao comprar um oxímetro é que ele seja 100% preciso, não é? Bem, infelizmente, como todo equipamento eletrônico ele carrega uma margem de erro. Então pode ser perigoso dispensar cuidados médicos confiando totalmente na medição do equipamento. Das 18 marcas testadas pelo time ExpertsTestam, três apresentaram erros acima da margem de 2% e foram eliminadas; na prática, se você tiver uma saturação de 93%, o número real pode estar entre 94% e 91%, por exemplo. Os testes de adequação foram feitos após pesquisa específica sobre qual deveria ser a margem de erro aceitável para estes aparelhos. Em caso de dúvida, é importante entrar em contato com um médico ou com o fabricante do produto.

 

 

Pouca duração da bateria

 

A depender da frequência de uso, o consumo da bateria é um ponto fundamental na hora de escolher o seu oxímetro. Duas marcas não passaram no teste prático de monitoramento de uso do equipamento. Um comparativo entre elas foi feito com o aparelho sendo testado, em uso contínuo, por uma semana. Após análise, a dica que fica dos especialistas é de procurar por um que já possua em seu sistema a tecnologia de economia de energia. Isso significa que o desligamento do oxímetro acontece automaticamente após um determinado período sem uso. Os melhores oxímetros possuíam segundos de desligamento, o que auxilia bastante na duração da bateria.

 

 

Compatibilidade 

 

A compatibilidade é um ponto relevante pois, quando errada, pode gerar um grande problema para o usuário. Por outro lado, este é um problema que é facilmente resolvido dando atenção aos detalhes do equipamento. A descrição do produto deve conter a partir de qual idade ele é apropriado e/ou se é ajustável. O oxímetro para um bebê não é do mesmo tamanho do oxímetro de um adulto, pois o aparelho precisa se ajustar confortavelmente (ou seja, sem apertar ou ficar folgado) ao dedo ou lóbulo da orelha. Por isso, você precisa estar ciente e determinar quem vai usar o aparelho antes da compra e verificar se a marca específica. Todas as 10 marcas que foram aprovadas estavam em conformidade com este ponto.

 

 

 Não ser aprovado pela Anvisa

 

Oxímetro Medisana

Oxímetro Medisana

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) garante a segurança, qualidade e eficácia de boa parte dos produtos usados no Brasil. A Anvisa é o órgão regulador que garante que todo oxímetro passou por testes e avaliações específicas e possui segurança nos resultados, logo, comprar um oxímetro que não possui sua aprovação é um erro que pode ter sérias consequências, especialmente se tratando de um equipamento tão sério. Verifique sempre se o órgão aprova ou não a marca antes da compra.

 

Além da Anvisa, o produto deve ser aprovado pelo Inmetro, que atesta ao consumidor que o produto se enquadra em todas as normas técnicas e que pode ser usado sem colocá-lo em risco, uma vez que utilizado  segundo as instruções do fabricante.

 

 

Como os consumidores podem testar o oxímetro após a compra?

 

O teste do oxímetro após a compra deve ser feito assim que estiver com o produto em mãos. Antes, é importante comprar de uma marca séria e que se comprometa com a troca, em caso de defeitos. Independente da compra ser feita em uma loja física ou virtual, esteja ciente de qual é a política de troca do produto.

Quando estiver com ele, o primeiro ponto é verificar se o “clipe” está bem inserido e seguro no dedo (ou lóbulo), sem ficar folgado ou apertado demais. Lembre-se sempre que a oximetria deve ser indolor, então não é normal sentir incômodos. Depois, confira a duração da bateria e também se tudo está funcionando; além da saturação de oxigênio, os batimentos cardíacos e possíveis funções adicionais, como medição de temperatura, por exemplo.

 

Quais são os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um oxímetro?

 

 

Velocidade de funcionamento do dispositivo

Oxímetro Santamedical

Oxímetro Santamedical

 

A velocidade de funcionamento do dispositivo é o tempo que ele leva para fazer a leitura daquela informação de forma precisa e a disponibiliza no visor. Via de regra, quanto mais rápido o aparelho conseguir realizar a leitura, melhor ele será. Tal celeridade é particularmente relevante para os profissionais de saúde, por exemplo, com pacientes que estão internados ou em prontos de socorro, bem como para pessoas que possuam doenças respiratórias, antes de decidir se uma intervenção hospitalar é necessária com urgência ou não. A velocidade de resposta do oxímetro é uma informação que costuma ser divulgada em sua embalagem e, sem dúvidas, em seu manual de funcionamento.

 

Visor de LED ou OLED

 

O equipamento pode ser encontrado com dois tipos de tela: LED e OLED. Se você não é nenhum fã de tecnologia, vamos deixar essa parte bem simples: a tela em LED possui uma boa funcionalidade, com as informações apresentadas geralmente em uma única cor, com uma definição prática. Por outro lado, a tela de OLED é mais tecnológica por apresentar os dados em cores diversas e com um brilho maior, tornando uma qualidade melhor no visor. De toda forma, ambos os visores processam as mesmas informações, embora o de OLED seja mais completo e diversificado.

 

 

Tecnologia de armazenamento de dados

 

O tipo de tecnologia do oxímetro também é importante, a depender da finalidade dele. Se você precisa armazenar as informações obtidas e gostaria de comparar os dados através de um histórico, ter uma versão de oxímetro mais tecnológica que tenha um aplicativo para celular pode ser fundamental, além da praticidade de ver os dados em tempo real, de maneira bastante didática e completa. Para os que não são tão fãs de ter aplicativos diversos no celular, uma outra possibilidade tecnológica que é bastante útil é ele vir com um cabo USB para transferir tais informações para um computador.

 

 

Funções adicionais

 

Como dissemos, todo oxímetro mede a saturação do oxigênio (SpO2) e a frequência cardíaca em batimentos por minuto (BPM). Esses dois dados são complementares, uma vez que o pulso atua diretamente na saturação do oxigênio e precisa ser monitorado da mesma forma. Alguns oxímetros oferecem outras funções adicionais, como a curva pletismográfica, um conjunto de ondas que é mostrado no visor do aparelho. Através deste dado, os profissionais de saúde conseguem confirmar se a medição está segura e verificar a hidratação do paciente.

 

 

Acessórios extras

 

É fato que o oxímetro é um aparelho eletrônico pequeno e relativamente delicado. Então, para evitar que ele sofra quedas, é importante guardá-lo de maneira apropriada. A melhor forma é se ele já vier com uma bolsa específica para ser guardado, ajudando também a encontrá-lo durante uma emergência, bem como poder guardar baterias adicionais. Caso o aparelho que você escolheu não venha com uma bolsa própria, lembre-se de guardá-lo no mesmo lugar e avise para todos da família, em caso de alguma emergência.

 

MARCAS

G-TECH

A marca G-Tech é da fabricante brasileira Accumed-Glicomed, uma empresa que existe há mais de 25 anos. A companhia é responsável por desenvolver e fabricar diversos equipamentos para monitoramento da saúde, tanto em casa, quanto em hospitais. A Accumed tem o maior portfólio de produtos para saúde do mercado brasileiro, além de ser certificada pela Anvisa, Inmetro e ISO. Um de seus oxímetros garante tão alta precisão que pode ser usado tanto por profissionais de saúde como no ambiente doméstico. O oxímetro possui visor OLED com curva plestimográfica, e acompanha estojo com fecho velcro para transporte e capa de proteção em silicone.

 

MULTILASER

A Multilaser é uma empresa brasileira que nasceu em 1987 por um engenheiro que veio com os pais da Polônia, mas não tinha nada a ver com o que faz hoje. A Multilaser importava copiadoras de xerox, e depois passou a vender cartuchos reciclados para impressoras. Após o falecimento do dono, seu filho deu à empresa o novo rumo que segue até os dias atuais, com expansão para aparelhos de som, smartphones, eletrodomésticos e eletroeletrônicos diversos, além de produtos na área da saúde, como os oxímetros, termômetros, monitor de pressão arterial e outros. Um de seus oxímetros possui auto desligamento em 8 segundos e bateria com autonomia de 20 horas, com duas pilhas AAA.

 

BIC

Esta famosa e popular marca, especialmente por suas canetas, surgiu em 1945, quando um ex-gerente de produção comprou uma fábrica de tintas nos arredores de Paris e começou a produzir peças para canetas-tinteiro e lapiseiras. Se engana, contudo, quem pensa que a BIC segue até os dias de hoje apenas no mesmo segmento. Além das clássicas canetas e artigos de papelaria, a marca também é responsável por lâminas, aparelhos e produtos cosméticos e de barbearia, pilhas e baterias, produtos náuticos e produtos hospitalares, como estetoscópios e oxímetros. Um de seus modelos contém display OLED cor dupla com visor rotacional em quatro direções e com seis modos de exibição dos resultados.

 

MEDICAL SYSTEM BR

A Medical System é uma empresa nacional do segmento da saúde, que comercializa equipamentos médicos e hospitalares, como termômetros digitais infravermelhos, e outros que também pode ser de uso em casa, como caixa de esterilização de objetos portáteis e oxímetros, além de  outros produtos do nicho, como testes rápidos para Covid-19. A empresa promete uma alta precisão de resultados, garantindo ser possível conferir os resultados em formato digital, com gráficos de onda contínuos da frequência de pulso, em tempo real. Uma das opções disponíveis possui grampo com revestimento de silicone para maior conforto e display oled grande, que facilita a análise do resultado de medição.

 

DELLAMED

Mais uma empresa brasileira de sucesso no mercado de produtos hospitalares, a Dellamed foi desenvolvida em 2010, na cidade de Caxias do Sul, sendo atualmente conhecida por sua qualidade e inovação. Além dos oxímetros, a marca também vende bengalas, muletas, cadeiras e bancos de banho, andadores e uma infinidade de outros produtos do segmento. A marca possui representantes em vários estados brasileiros e tem seu foco no e-commerce exclusivo para grandes redes, como a Amazon. A Dellamed tem oxímetros com visores de OLED e LED, com a opção de disparar alarme ao final ou não, e um de seus modelos traz abas laterais que evitam entrada de luminosidade, o que promete melhorar a precisão da medição.

 

MONTSERRAT

A empresa Montserrat começou suas atividades em 1989 com o objetivo de atuar nas áreas de cirurgia vascular e angiologia, com apenas dois produtos, agulha 27g 1/2 e seringa 3cc. Com o passar dos anos, a empresa cresceu e expandiu seu portfólio para as mais diversas especialidades, como cirurgia plástica, neurocirurgia, ginecologia, anestesia, dentre outras, provendo estes profissionais com uma completa linha de produtos, desde materiais de uso contínuo até equipamentos. Hoje, a Montserrat importa e representa 35 empresas estrangeiras no Brasil. Um de seus oxímetros possui a cor rosa, indicador de pilha fraca e pode ser usado em adultos e crianças a partir dos 4 anos.

 

BEURER

A companhia alemã Beurer surgiu de forma muito modesta, em 1919. O casal Eugen e Käthe Beurer começaram uma produção modesta de almofadas eletricamente aquecidas, algo bastante inovador para o período. Atualmente, a Beurer atua nos mais variados segmentos, como beleza (de aparelhos depilatórios a secadores de cabelo), bem-estar (purificadores de ar, massageadores e mais), cuidados para o bebê e toda uma linha médica diversa, com nebulizadores, termômetros, oxímetros e outros. Na sua linha mais tecnológica de oxímetros, há opções com bluetooth para transferência de medidas para seu smartphone ou com cabo USB que, além de bateria recarregável, pode transferir os dados para o computador.

 

WELLUE

A marca Wellue é parte da empresa chinesa Hunan Accurate Bio-Medical Co., Ltd. um fabricante profissional de equipamentos médicos, cujo centro de pesquisa e desenvolvimento está localizado em Shenzhen, e a fábrica dos produtos está localizada na Província de Hunan, ambos na China. A companhia tem se concentrado especialmente na fabricação e venda de oxímetros de pulso, acumulado muitos anos de experiência na área de monitoramento de pacientes e acessórios médicos. Seus produtos são tecnológicos e avisam para leituras anormais, piscando quando a saturação estiver anormal. Acompanha, também, um aplicativo gratuito para Android e iOS, com acesso a dados em tempo real, relatórios gráficos e tendências de saturação de oxigênio no sangue e ritmo cardíaco.

 

iCARE

A iCare é uma marca do segmento de produtos hospitalares que é produzida pela empresa alemã MedPath que é vendida em todo o mundo através de plataformas de e-commerce de confiança, a exemplo da Amazon. Os oxímetros da marca são divididos entre visor OLED e de LED, e eles funcionam para maiores de 12 anos. Além do desenho alemão, os produtos prometem dizer com precisão o SpO2 (níveis de saturação de oxigênio no sangue), taxa de pulso e força de pulso em até 10 segundos. A câmara de dedo é hipoalergênica e sem látex, ideal para pessoas com maior sensibilidade nas digitais.

 

OMRON

A Omron Corporation é uma companhia japonesa de equipamentos eletrônicos com sede em Kyoto. A empresa surgiu em 1933 e tem como negócios primários a fabricação e vendas de componentes de automação industrial, equipamentos e sistemas, e também equipamentos médicos como termômetros digitais, monitores de pressão arterial, nebulizadores e oxímetros, que estão se tornando cada vez mais o foco da companhia. Presente no país desde 1979, a japonesa criou sua própria sede em território nacional que se chama Omron Eletrônica do Brasil, um braço também dos seus equipamentos hospitalares. Os produtos podem ser encontrados nas maiores lojas de e-commerce do mundo.

 

Fatos interessantes & guia 

Oxímetro

Oxímetro

Como usar o oxímetro

 

O modo de usar o oxímetro é muito simples, tanto que é uma medição que pode ser feita em casa e por pessoas que não são da área de saúde. Contudo, alguns pontos devem ser levados em consideração para que o aparelho possa aferir com bastante precisão.

 

  • Mãos muito frias ou mal posicionadas, por exemplo, podem fazer o aparelho aferir quantidades mais baixas do que o real, por isso, na hora da medição, a mão deve estar em temperatura ambiente e abaixo do nível do coração para facilitar o bombeamento correto de sangue para o local.
  • Se o aparelho for o oxímetro de dedo, esmalte ou unhas postiças, em gel e variações artificiais podem confundir o aparelho; como ele emite feixes de luz para coletar estas informações, coisas que prejudicam a passagem da luz podem aumentar as chances de erro do oxímetro.
  • É importante limpar o dedo com álcool 70% antes de utilizar o oxímetro
  • Não se movimente durante a leitura dos dados pelo oxímetro.

 

 

Nota do especialista

Recomendo que, antes de comprar um oxímetro, você esteja ciente de que realmente precisa de um. Embora seja útil para diferentes pessoas por diversos motivos, o oxímetro não é um dispositivo que todas as pessoas precisam ter em casa, como um termômetro, por exemplo. Se você não se encaixa em nenhuma das características mencionadas neste Guia de Compras, o oxímetro pode ser uma compra que não faz tanto sentido. Além disso, se você for fumante, o aparelho não possui uma medição tão precisa e eficaz, porque o hábito do fumo aumenta os níveis de monóxido de carbono no sangue, e o equipamento não é capaz de diferenciar o CO2 do O2 que é o oxigênio, prejudicando a medição. Então, consulte seu médico em busca de outras alternativas, caso seja necessário. 

 

https://blog.jaleko.com.br/qual-oximetro-comprar/

https://cmosdrake.com.br/blog/oximetro-de-pulso-5-dicas-para-acertar-na-escolha/

https://www.cpaps.com.br/blog/como-escolher-oximetro/

https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/venu/PT-BR/GUID-B7A60F69-6ADF-4B11-A42B-A9922E466AEE.html

https://www.hospitalardistribuidora.com.br/i/qual-a-melhor-marca-de-oximetro-de-dedo

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Todo oxímetro apita?

Não, nem todo aparelho oxímetro apita ao final da medição. Para aparelhos mais completos, verifique as configurações de som e ligue ou desligue, a depender da sua preferência. Outros, mais simples, avisam que a leitura foi concluída diretamente no visor, sem emitir som.

Por que o oxímetro oscila?

O oxímetro é um aparelho que precisa ser usado sem que o usuário se mova muito. É importante que, em caso de oscilação, o paciente aguarde por 20 segundos a cada medição e verifique no visor do equipamento se ele está medindo o pulso e a saturação.

O oxímetro funciona em todas as peles?

Peles com alta pigmentação podem apresentar dificuldade para leitura do oxímetro – para esses casos, é importante consultar um profissional para determinar um aparelho adequado.

Qual o preço de um oxímetro?

Existem oxímetros de diferentes preços, variando por marca, tecnologia e outros pontos. A média é de R$40 podendo chegar até mais de R$500.

O que é um saturimetro?

Saturimetro é o mesmo que oxímetro, sendo apenas uma outra palavra para determinar o mesmo aparelho.

Smartwatch pode substituir o oxímetro?

Não. Diferente da versão convencional do dispositivo, que faz a medição pelas pontas dos dedos ou lóbulo, nos smartwatches a verificação ocorre na região superior do pulso, que não é a ideal.

O celular pode fazer a oximetria?

Alguns aplicativos de smartphones garantem fazer a leitura, utilizando a câmera e o flash. No entanto, não há dados suficientes que comprovem a eficácia e precisão dessa tecnologia nos dias atuais.

Há outra forma de medir a saturação sem oxímetro?

Sim, mas não em casa. A partir do exame de gasometria arterial, que é feito a partir de uma amostra de sangue arterial, o laboratório analisa, além da saturação de oxigênio, a quantidade de gás carbônico circulante, pH e a quantidade de bicarbonatos no sangue.

Como tratar a falta de oxigênio?

O primeiro passo é colocar uma máscara de oxigênio na tentativa de normalizar os seus níveis na corrente sanguínea. Depois, é fundamental descobrir o que causa a falta de oxigênio, sendo necessário consultar um médico para isso.

O que é hipóxia silenciosa?

A hipóxia silenciosa (ou hipoxemia silenciosa) é uma queda do nível de oxigênio sanguíneo sem que haja a falta de ar. Tal sinal foi visto em diversos pacientes com Covid-19 e só pode ser detectado através da oximetria ou gasometria arterial.

Deixe um comentário