Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Matizadores im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
21 Horas investidas
6 Estudos avaliados
4248 Leia as resenhas

ūü•á Melhor Matizador de 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Um bom matizador é capaz de corrigir e neutralizar o tom dos cabelos loiros, oferecendo um resultado digno de salão. Por outro lado, um produto de baixa qualidade pode danificar os fios e deixar um visual muito aquém do esperado. Para que você não sofra com esse problema, nosso time investiu horas de estudos, conversou com especialistas e preparou uma classificação completa com os melhores matizadores disponíveis no mercado.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Matizador Lista com os melhores 2021

Matizador Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um matizador?

A embalagem do matizador aberta

Apresentação de um matizador

O matizador é um produto aplicado nos cabelos para ajustar a coloração, desgastada geralmente por exposição ao sol, mar, suor e piscina ou até mesmo por causa de outros produtos, que possui diferentes finalidades. Em cabelos com a cor desbotada, ele é capaz de trazer o brilho natural de volta.

J√° para os que est√£o amarelados ou alaranjados, o matizador neutraliza o tom, corrigindo a pigmenta√ß√£o das madeixas. Tamb√©m vem sendo bastante usado em cabelos naturais, sem tintura, para renovar a tonalidade. √Č um produto muito vers√°til e cada dia mais se tornou uma op√ß√£o indispens√°vel para quem quer manter o efeito de cabelo de sal√£o de beleza sem gastar muito ou sequer sair de casa!

 

Como o matizador age no cabelo?

O matizador age para neutralizar a cor do cabelo, normalmente deixando-o em um tom mais frio. Quando falamos de cabelos coloridos, após a descoloração acontece um processo que costuma modificar a fibra capilar, deixando-a mais porosa, ou seja, mais aberta para que impurezas da atmosfera penetrem.

Além da poluição, outros fatores como o calor causado pelo uso excessivo de chapinha e secador, ou mesmo a ação do sol, piscina e mar podem modificar a cor do cabelo, oxidando ou desbotando. Para recuperar o tom desejado e deixar o cabelo mais brilhoso e macio, a matização é uma técnica utilizada.

Os matizadores possuem compostos com efeito antioxidante, mantendo a cor ou levando pigmentos aos fios. Eles também podem ter componentes com ação hidratante, umectante e emoliente. 

Existem matizadores roxos, azuis, cinzas, perolados, dentre outros, e cada um deles é capaz de neutralizar um subtom diferente. Ou seja, engana-se quem pensa que apenas os cabelos loiros podem ser matizados; toda a cartela de cores pode sofrer matização; ruivos, pretos e até grisalhos conseguem melhorar o aspecto capilar, respeitando as paletas de cada um.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes

Qual é a aplicação adequada do matizador?

A aplicação do matizador

Uma das maiores vantagens de usar um matizador √© economizar com o sal√£o de beleza. √Č claro que alguns casos de erro na colora√ß√£o n√£o podem ser revertidos em casa, sem a ajuda especializada de um cabeleireiro de confian√ßa. Contudo, para a maioria dos casos, basta usar o melhor produto √† venda no mercado que as madeixas voltar√£o aos seus dias de gl√≥ria.

Uma outra vantagem de comprar um matizador é o rendimento do produto. A maioria dos matizadores devem ser usados uma vez por semana, no máximo. Independente se for um shampoo, creme ou máscara, esse produto costuma durar bastante; mais uma grande economia.

Sua aplicação deve ser feita da maneira indicada pelo rótulo. Não existe uma fórmula certa porque cada cabelo possui uma necessidade individual e, para isso, um produto específico que atenda, bem como uma aplicação apropriada para tal. Cada matizador possui uma maneira diferente de agir nos cabelos, logo, é especialmente importante seguir o modo de usar descrito na embalagem. De modo geral, o seu é com os cabelos molhados, durante o banho e não é diário.

 

Quais os tipos de matizadores disponíveis no mercado?

Os matizadores podem ser encontrados de diferentes formas e cada uma delas é ideal para um tipo de cabelo, dependendo de sua fibra e coloração. Quando pensamos nas formas do matizador, as mais comuns são shampoos (na maioria das vezes combinados com condicionadores), cremes, máscaras e ampolas.

Os shampoos e condicionadores costumam ter um efeito mais sutil, j√° que seu uso √© prolongado. Dessa forma, o produto vai gradativamente ajustando o tom do cabelo, sem que seja feito em um √ļnico uso, embora j√° seja poss√≠vel perceber grande diferen√ßa com poucas lavagens.

Já as máscaras e cremes são para resultados mais potentes. Alguns são recomendados o uso a cada 15, 20 dias, então, tem uma ação mais forte se comparado com os shampoos e condicionadores. Algumas marcas também vendem ampolas que podem ser colocadas em produtos de uso diário para alcançar a matização..

J√° pensando nos tons de cabelos, a gama de op√ß√Ķes fica muito maior! Quando os fios s√£o loiros de tonalidade dourada ou mais amarelada, o ideal √© o matizador roxo que rebate o amarelado. Para os platinados, al√©m do roxo, tamb√©m pode ser um matizador perolado.

Para os alaranjados, costuma-se optar pelo azul quando o objetivo é resfriar o tom; por outro lado, o matizador laranja acende a tintura, sendo uma outra opção. Os cabelos pretos, por outro lado, usam o matizador na cor preta também, para trazer o brilho. Para os grisalhos, a regra do loiro se aplica: roxos e violetas avivam a cor.

As maiores vantagens do matizador:

  • Neutraliza tons indesejados;
  • Recupera a cor do cabelo;
  • Deixa os fios brilhosos e macios;
  • Age de maneira r√°pida, sem precisar de v√°rias aplica√ß√Ķes;
  • Diminui os gastos com sal√£o de beleza;
  • Boa durabilidade do produto;
  • Aplica√ß√£o simples, sem complica√ß√Ķes;
  • S√£o encontrados para quase todos os tons de cabelo;
  • Podem ser usados em fios naturais.

 

O maior guia de compras sobre matizadores para cabelo

Estas s√£o as guias de compras perfeitas de matizadores.

Guia para matizador

S√£o v√°rias as op√ß√Ķes de matizadores, como voc√™ acabou de conferir. √Č dif√≠cil escolher o melhor de todos para o seu cabelo sem testar v√°rias e v√°rias vezes, gastando dinheiro e tendo um resultado n√£o t√£o bom. S√£o tantas as possibilidades que as chances de escolher errado s√≥ aumentam.

Pensando nisso, nossos especialistas prepararam um teste de adequação para as marcas de matizadores com maior credibilidade Рe que também são as mais vendidas no Brasil.

Atrav√©s de v√°rios estudos, experimentos e testes comparativos, foi poss√≠vel identificar os melhores matizadores √† venda atualmente, quais n√£o foram bons e n√£o devem estar listados aqui e, tamb√©m, qual o grande vencedor do teste. A opini√£o dos especialistas pode trazer clareza se voc√™ est√° em d√ļvida de como escolher e como encontrar o matizador perfeito para o seu cabelo.

Para começar, estes são os cinco principais sinais de alerta que encontramos após a avaliação dos matizadores:

  • N√£o matiza o cabelo;

Este √©, sem d√ļvidas, o maior ponto negativo que um matizador por ter. Pode parecer fora do normal, mas n√£o √©. Alguns matizadores que testamos foram reprovados no teste porque n√£o correspondiam ao prometido de neutralizar a cor. Existem produtos que contam com a√ß√£o desamareladora e a diferen√ßa n√£o est√° s√≥ no nome.

Enquanto os matizadores corrigem quase que de imediato o tom, os desamareladores ficam restritos aos loiros e s√£o mais sutis na mudan√ßa de colora√ß√£o, sendo um processo gradativo, mais demorado. √Č importante fazer uma an√°lise do r√≥tulo para n√£o comprar um pelo outro!

  • √Č preciso seguir √† risca as instru√ß√Ķes;

Seguir as orienta√ß√Ķes da embalagem com muita precis√£o √© algo que deve ser feito com toda certeza por quem opta por matizar o cabelo. Como eles podem ser de uma cor contrastante com a dos seus fios, como um platinado que usa um matizador roxo, por exemplo, o excesso de produto ou excesso de tempo de a√ß√£o deste nas suas madeixas pode vir a ter um efeito indesejado. Os fios podem absorver o matizador e voc√™ pode ficar com o cabelo roxo, azul e at√© mesmo verde.

  • Aten√ß√£o em dobro para os cabelos danificados;

Apesar de um resultado lindo, os cabelos coloridos s√£o mais danificados que os naturais, isto porque suas fibras s√£o modificadas. Um dos problemas mais comuns para quem pinta o cabelo, depois do ressecamento, √© o cabelo ficar el√°stico. Por que isso acontece? As tinturas possuem am√īnia e/ou f√≥rmulas que modificam a estrutura dos fios, mexendo de maneira profunda na massa melam√≠nica; o fio perde tanta massa que fica sem for√ßa, quase quebrando. Logo, se voc√™ aplicar o matizador em um fio assim, as chances de que ele se parta s√£o grandes!

¬†√Č melhor cuidar primeiro da sa√ļde do cabelo, fazendo um cronograma capilar passado por um especialista, para depois pensar em como recuperar a colora√ß√£o. Afinal de contas, qualquer cor combina com um cabelo saud√°vel!

  • A √°gua quente √© uma arqui-inimiga;

O banho quente é prazeroso para muitas pessoas e costuma fazer parte da rotina delas. Mas, se você gosta da cor do seu cabelo, ele não é uma boa opção. A água quente é uma das causadoras da mudança na cor dos fios, ela favorece a perda da tonalidade. Mesmo durante a matização, a lavagem não deve ser feita com água quente. O ideal é que seja com água fria, contudo, a água na temperatura morna também pode ser usada sem prejudicar o processo.

  • Achar que matizador ‚Äú√© tudo a mesma coisa‚ÄĚ √© um erro;

Por fim, achar que todo matizador funciona de maneira igual √© um dos maiores erros a serem cometidos na hora da compra. A classifica√ß√£o do nosso time √© a maior prova disso! Toda opini√£o detalhada neste guia de compras foi feita a partir de comparativos para que apenas as melhores op√ß√Ķes ficassem ranqueadas. Cuidado com vendedores que dizem que ‚Äú√© tudo a mesma coisa‚ÄĚ. Como voc√™ pode ver, a complexidade de um matizador deve ser levada em conta!

 

Como os consumidores podem testar o matizador antes da compra?

Sendo um produto que necessita ser testado no chuveiro, além de ser lacrado, é difícil poder testar antes de comprar. Por isso que nossos especialistas se tornaram ainda mais importantes nesse processo. Por outro lado, uma possibilidade diferente é prestar atenção no matizador que é utilizado no salão de beleza de sua confiança.

Quando estiver lá, procure por um tratamento com o matizador, para que seja aplicado nos seus cabelos. A dica é: é melhor investir em um teste no salão e descobrir que o matizador não é o melhor para você do que comprar um produto que não funciona no seu cabelo.

 

Quais s√£o os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando v√£o comprar um matizador?

  • Escolher a partir da cor do seu cabelo;

Para cabelos loiros com fios dourados, platinados, grisalhos ou brancos: é importante escolher pigmentos roxos ou violeta, que são os melhores para tirar os pigmentos amarelados presos aos fios. Cabelos naturais de tonalidades mais claras podem se beneficiar da cor azul ou cinza.

J√° para cabelos mais escuros, como castanho, devem usar pigmentos amarronzados, enquanto que o pigmento preto √© o ideal para os fios pretos ou bem pertos dessa cor, sendo um ‚Äúbanho de brilho‚ÄĚ muito t√≠pico.

¬†No caso dos ruivos e suas varia√ß√Ķes que podem ser do cobre ao marsala, pigmentos laranjas ou vermelhos devem ser a primeira op√ß√£o. Se a ideia for tornar o tom mais frio, pode ser usado o azul.¬†

  • Analise as varia√ß√Ķes de tons;

N√£o basta s√≥ escolher com base na cor do seu cabelo‚Ķ √Č extremamente importante pensar na cor que voc√™ almeja para tal. √Č comum que o matizador detalhe os subtons poss√≠veis que o cabelo pode chegar. Logo, √© necess√°rio levar isso em considera√ß√£o antes de comprar o seu matizador.

Por exemplo, se voc√™ possui o cabelo castanho, existem pigmentos que podem deix√°-lo com um tom de chocolate, enquanto que outro pode deixar o cabelo com um tom de mel. Analisar essas varia√ß√Ķes √© essencial antes de tomar uma decis√£o.

  • Se voc√™ faz a t√©cnica do low-poo ou no-poo, foque nos componentes do produto;
Qual é a melhor tecnica de aplicação do matizador?

A tecnica de aplicação do matizador

Muitas pessoas que se tornaram adeptas ao low-poo ou no-poo Рtécnica de higienização dos fios e couro cabeludo que utiliza produtos mais naturais e que não contém petrolatos, silicones, dentre outros Рpodem escolher o matizador errado, que tenham esses e outros componentes na fórmula. Os produtos low-poo e no-poo não conseguem limpar o matizador de maneira apropriada, se ele tiver uma formulação diferente.

  • Busque por mais do que um matizador, busque um tratamento;

A a√ß√£o matizante j√° √© fant√°stica por si s√≥, mas esse n√£o precisa ser o √ļnico benef√≠cio do produto. O ideal √© que al√©m de uma recupera√ß√£o de colora√ß√£o, o matizador aja como um tratamento para a fibra capilar, recuperando seu brilho, hidrata√ß√£o, podendo ter a√ß√£o umectante e nutritiva. Op√ß√Ķes com queratina, √≥leos, manteigas, frutas e queratina s√£o sempre bem vindas.

  • Repita a matiza√ß√£o no tempo indicado;

A matiza√ß√£o n√£o √© um milagre concedido uma √ļnica vez. Utilizar com a regularidade proposta pelo produto, ou sempre que notando necessidade desde que n√£o v√° contra o per√≠odo m√≠nimo de reaplica√ß√£o, √© essencial para que a cor se mantenha com a mesma vivacidade e por muito mais tempo.

 

MARCAS

K√ČRASTASE

A francesa K√©rastase √© um dos nomes fortes quando pensamos no mercado da beleza a n√≠vel mundial. A marca pertence ao grupo da gigante L’Or√©al e est√° √† venda em 67 pa√≠ses. Inicialmente, a K√©rastase era uma marca mais usada por profissionais do segmento como cabeleireiros, contudo, decidiu al√ßar voos mais altos e se lan√ßou no uso dom√©stico tamb√©m. No Brasil, a empresa chegou em 1994 e n√£o para de desenvolver novos produtos. Sua linha de matizadores, por exemplo, conta com shampoo, condicionador, s√©runs e cremes.

 Todos os produtos da marca são voltados para os cabelos. Além dos matizadores, a Kérastase conta com linhas que possuem desde tratamento capilar, styling, como também hair skincare. 

 

AMEND

A Amend é uma marca brasileira voltada exclusivamente para os cuidados dos fios. Seu primeiro produto foi um reparador de pontas, desenvolvido em 1994; segundo a empresa, este foi o primeiro reparador de pontas a ser fabricado no Brasil.

Desde então, a Amend continua desenvolvendo diversos produtos capilares, com linhas específicas para cabelos com necessidades individuais, como efeito liso sem química, hidratação intensa, reparação e reconstrução da fibra capilar e para as mais variadas tinturas. Seu primeiro produto com ação desamareladora foi lançado em 2007; manter a qualidade da coloração é, até hoje, um dos grandes focos da marca, tendo uma gama de produtos com essa mesma ação.

 

SALON LINE

A brasileira Salon Line é uma das marcas mais recentes no segmento e já consegue estar na mente de quem consome produtos capilares, presente em praticamente todos os mercados. A marca nasceu dando um enfoque maior aos cabelos cacheados e crespos, isso em meados de 2016, e foi abrangendo outros tipos de fios com o passar dos anos.

Hoje, são mais de dez linhas diferentes com cuidados diversos para lisos, cacheados, coloridos e descoloridos, ou ainda para fios que precisam de selagem e defrisagem. Sua linha de matizadores possui shampoo, condicionador creme de tratamento e máscara de hidratação e é dividida por tom do cabelo e tipo de fio.

 

SCHWARZKOPF

Uma das marcas mais antigas quando pensamos em tratamentos capilares, a alem√£ Schwarzkopf surgiu em 1898, em Berlim, em uma √©poca em que os produtos espec√≠ficos para o cabelo eram escassos, praticamente inexistentes. Seu primeiro produto capilar foi o ‚Äúschaumpon‚ÄĚ, um shampoo em p√≥ que era dissolvido em √°gua.

Em 1927, o maior boom da história da companhia: a marca trazia ao mundo o primeiro shampoo líquido. Os próximos passos também foram importantes e já são conhecidos até os dias de hoje: tinturas, máscaras e linhas de tratamento para preservação de cor, como o matizador, sendo referência no mercado de beleza brasileiro.

 

LOLA COSMETICS

Nova no mercado e brasileira, a Lola Cosmetics vem conquistando um espaço que era monopolizado pelas empresas gigantes do segmento de cosméticos. A marca surgiu de fato em 2011; antes, era uma fábrica para produção de outras marcas. A ideia é conquistar um espaço entre as concorrentes: a Lola começou focando nos cabelos cacheados.

Com o tempo e o sucesso de vendas, o catálogo cresceu e abrange mais de 110 produtos, inclusive diversos voltados para os cuidados pós- tintura, como a máscara matizadora que visa neutralizar os tons amarelados. Seus outros diferenciais são a sustentabilidade e não usar sulfatos ou parabenos nas fórmulas.

 

L‚ÄôOR√ČAL

A embalagem do matizador aberta

Marca L¬īOr√©al

A multinacional francesa L’Or√©al √© l√≠der global no segmento de cosm√©ticos e possui diversas marcas dentro do grupo, como a K√©rastase. Apesar disso, tamb√©m possui linhas pr√≥prias para o mesmo prop√≥sito, como a de matizar cabelos. No Brasil, considerado o quarto maior mercado de beleza do mundo, a L‚ÄôOr√©al completou 60 anos em 2019.

A tendência capilar segue muito forte desde a sua criação, em 1909 pelas mãos de Eugène Schueller, até os dias atuais: os produtos mais vendidos são voltados para tratamentos capilares. Sua linha de matizadores é exemplo disso, sendo possível adquirir os shampoo e máscara de maneira individual ou em kit.

 

SIÀGE

A Si√†ge faz parte da empresa Eudora, que pertence ao grupo Botic√°rio, sendo sua segunda maior marca no Brasil. A Eudora √© especializada em venda direta e surgiu em 2011, conquistando mais e mais espa√ßos no mercado nacional de cosm√©ticos. A marca Si√†ge, embora perten√ßa ao grupo, possui uma relev√Ęncia muito grande e √© refer√™ncia em tecnologia para os cabelos.

Kits de tratamento, shampoos, condicionadores e leave-ins com diferentes prop√≥sitos para o bem-estar dos fios s√£o vendidos para que o processo de cuidado seja feito dentro de casa. Al√©m dos matizadores, modeladores, antifrizz e aceleradores de crescimento s√£o algumas outras op√ß√Ķes √† venda.

 

TRUSS COSMETICS

A Truss Cosmetics surgiu em 2003 e seu olhar era mais para os profissionais da beleza, abrangendo depois, graças ao sucesso, o segmento de home care. A empresa nasceu porque a brasileira Manuela Bossa passou um tempo estudando nos Estados Unidos e decidiu voltar ao Brasil para empreender, após perceber que haveria um espaço para uma nova empresa no nicho de cosméticos capilares em São Paulo.

Depois disso, houve expansão: mais de 90 distribuidores no Brasil e mais de 20 no mundo. Alinhada com o que o exigente mercado pede, a Truss faz uso de produtos ecologicamente corretos com ativos naturais, com matérias-primas de origem 100% vegetal, sem petroquímicos e sem sal.

 

EICO

Presente h√° mais de dez anos no mercado nacional, a Eico conta com sedes em diversas regi√Ķes do Pa√≠s, como S√£o Paulo, Minas e Bahia. Um dos objetivos da empresa, inclusive, √© a expans√£o pelo Brasil. A qualidade e confiabilidade dos seus produtos s√≥ crescem, gra√ßas aos cuidados individuais.

São exemplos de produtos mais específicos para madeixas: plástica capilar, antiqueda, anticaspa e para cabelos coloridos, sendo algumas das linhas principais disponíveis à venda. Quando o assunto é matizar, a Eico traz uma linha completa também, podendo inclusive personalizar com ampolas de tratamentos variados para serem acrescentadas ao produto no momento da aplicação.

 

JOICO

A norte-americana Joico foi fundada em 1975, na Califórnia; Em 1976, após muitas pesquisas, a marca começou a usar proteína de queratina em fios humanos, visando diminuir os danos aos quais os fios capilares são expostos todos os dias. 
Depois disso, a marca só cresceu e cresceu, ganhando a projeção e reconhecimento mundial que possui atualmente: são mais de 60 produtos Joico diferentes, linhas profissionais e para uso em casa, para todos os tipos de cabelo. A linha de matizadores é uma das que prometem manter e reestruturar os fios danificados pela coloração, independente do tipo de cor.

 

Links

 

FAQ

O matizador é uma coloração ou tinta?

Não. Uma coloração possui efeitos permanentes, modificando os fios e alterando a estrutura capilar. Já o matizador é para manutenção ou ajuste, agindo de maneira mais superficial que a coloração

Posso matizar o cabelo com tonalizante?

Não é apropriado. Enquanto o matizador neutraliza o tom, o tonalizante de fato penetra na fibra e traz um novo tom ao cabelo.

O que acontece se deixar o matizador por muito tempo no cabelo?

√Č muito comum perceber que o cabelo ficou com aspecto de chumbado, uma vez que o tempo ultrapasse o recomendado. Al√©m disso, os fios tamb√©m podem ser danificados.

O que tira o matizador do cabelo?

Sabendo que incidentes com o matizador podem acontecer, como já dissemos acima, tenha sempre em mãos um shampoo de limpeza profunda. Caso não resolva, busque por seu cabeleireiro de confiança.

Pode usar em cabelos com progressiva?

√Č preciso fazer um teste de mechas antes de aplicar em todas as √°reas necess√°rias, pois cada cabelo age de uma forma. Cabelos com progressiva nem sempre est√£o saud√°veis, ent√£o √© preciso ter cautela.

√Č poss√≠vel matizar com violeta genciana ou azul metileno?

O ideal é que não sejam usados produtos que não são específicos para matizar o cabelo. Os efeitos podem ser diversos e até mesmo irreversíveis.

Qual a frequência de aplicação do matizador?

Geralmente, o período recomendado é entre 15 e 20 dias para as máscaras e cremes. Shampoos e condicionadores possuem uma janela menor de aplicação, pois os efeitos são gradativos.

O que fazer quando o matizador escurece o cabelo?

O primeiro passo é lavar com shampoo antirresíduos, mantendo o produto por cerca de 10 minutos. Após o enxágue, passar uma máscara ou condicionador branco/amarelado/alaranjado e aguardar 5 minutos, lavando depois.

Matizador estraga o cabelo?

A matização é um dos procedimentos menos danosos para os fios, quando comparamos com a coloração e tonalização. Algumas técnicas inclusive podem fechar a cutícula aberta pela descoloração, por terem ação hidratante.

Pode hidratar o cabelo após a matização?

Com certeza! Mas n√£o de imediato. √Č preciso dar um intervalo para que o cabelo aceite melhor a hidrata√ß√£o.

Deixe um coment√°rio