Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Esfoliantes para o rosto im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
25 Horas investidas
6 Estudos avaliados
9788 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Esfoliantes para o rosto 2021 - Comparativos, reviews e mais

Um esfoliante para o rosto é essencial para fazer uma limpeza profunda na pele. Nosso time testou os melhores esfoliantes do mercado e montou uma tabela de comparação para te ajudar a decidir qual a melhor opção para o seu tipo de pele. Todos os nossos testes e métodos possuem a certificação ISO 9001:2015 para garantir um alto padrão de qualidade.

Cecilia Costa

Cec√≠lia √© publicit√°ria, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em S√£o Paulo. No curr√≠culo entram mais de 10 anos de experi√™ncia com conte√ļdo na √°rea editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decis√Ķes, com grande interesse e expertise nas √°reas de sa√ļde, esportes, educa√ß√£o e viagens.

Mais sobre Cecilia

Esfoliante para o rosto Lista com os melhores 2021

Esfoliante para o rosto Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é um esfoliante para o rosto?

Esfoliação facial

Esfoliação facial

O esfoliante para o rosto é um produto cosmético que atua na renovação da camada superficial da pele através dos componentes físicos ou químicos presentes em sua composição.

 

Como um esfoliante para o rosto funciona?

Ao incluir pequenas esferas ou subst√Ęncias qu√≠micas em sua composi√ß√£o, o esfoliante para o rosto funciona ao remover as c√©lulas mortas da pele, promovendo um tipo de descama√ß√£o que ajuda a deixar a pele limpa, renovada e uniforme.

 

Vantagens & Aplica√ß√Ķes

Dentro de uma rotina de cuidados com a pele, o uso de um bom esfoliante para o rosto pode promover diversas vantagens e benefícios.

Primeiro, ele atua ao remover as células mortas e impurezas da pele, potencializando a limpeza profunda. Isso também ajuda a eliminar o excesso de gordura e oleosidade da pele, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas, especialmente para quem tem a pele mais oleosa.

O esfoliante para o rosto também atua ao estimular a renovação celular, ajudando a promover uma pele limpa, macia e mais uniforme. Fora que, dependendo da composição do produto, o esfoliante para o rosto pode promover outros benefícios para a pele, como potencializar a hidratação, ajudar no combate da acne ou até mesmo com ação anti-sinais ou anti-manchas.

Por fim, ao remover todos os resquícios de produtos e sujeira acumulados, esfoliar a pele também contribuirá para que os outros produtos de cuidados penetrem de forma mais adequada na pele, como os hidratantes, séruns ou produtos anti-idade, favorecendo sua eficácia.

 

Quais os tipos de esfoliante para o rosto estão disponíveis?

Os esfoliantes para o rosto se dividem em dois tipos principais: físicos ou químicos.

Aplicando esfoliante no rosto

Aplicando esfoliante no rosto

Como o pr√≥prio nome diz, a esfolia√ß√£o f√≠sica, tamb√©m conhecida como mec√Ęnica, acontece por meio dos pequenos gr√Ęnulos presentes na f√≥rmula do produto que, ao serem massageados na pele, ajudam a limp√°-la de forma mais profunda e remover as c√©lulas mortas. O aspecto contra √© que, dependendo do tamanho e da firmeza dos gr√Ęnulos, a esfolia√ß√£o f√≠sica pode ser bastante agressiva √† pele, especialmente √†s mais sens√≠veis.

J√° a esfolia√ß√£o qu√≠mica acontece por meio de uma subst√Ęncia qu√≠mica que atua como um esfoliante que, al√©m de limpar a pele de forma profunda, pode ajudar a tratar problemas como manchas e espinhas. Geralmente, os esfoliantes qu√≠micos contam com √°cido glic√≥lico, √°cido salic√≠lico ou √°cido retin√≥ico em sua composi√ß√£o.

Aqui, cabe uma atenção especial aos componentes de cada produto, já que cada fórmula costuma ser indicada a um tipo específico de pele e o uso de um ácido que não seja compatível pode ocasionar diversos problemas como ressecamento ou excesso de oleosidade.

Al√©m disso, √© poss√≠vel tamb√©m encontrar alguns esfoliantes mistos que incluem tanto √°cidos quanto gr√Ęnulos em sua composi√ß√£o, promovendo uma esfolia√ß√£o f√≠sica e qu√≠mica ao mesmo tempo. Este tipo de esfoliante promove uma limpeza ainda mais intensa e profunda da pele ao combinar os dois componentes na f√≥rmula, exigindo ainda mais aten√ß√£o para que a esfolia√ß√£o n√£o agrida tanto a pele, principalmente as sens√≠veis.

 

 

O maior guia de compras sobre esfoliante para o rosto

O esfoliante para o rosto pode proporcionar diversos benefícios ao potencializar a limpeza facial e remover as células mortas da pele. No entanto, seu uso deve estar associado a uma rotina de cuidados com a pele, com a limpeza, hidratação e proteção adequadas.

Como a pele do rosto costuma ser bem delicada, a esfoliação feita de forma errada ou usando um produto indicado para outro tipo de pele pode acabar agredindo-a.

Quem possui a pele seca deve optar por uma esfoliação mais leve e suave, preferencialmente com um esfoliante que inclua ingredientes hidratantes em sua composição.

Aplicando esfoliante no rosto

Aplicando esfoliante no rosto

J√° quem possui a pele oleosa tende a se beneficiar mais com os esfoliantes, j√° que eles ajudam a remover o excesso de gordura e oleosidade na pele, eliminando as impurezas de forma mais profunda.

Antes de utilizar produtos dermocosméticos na pele, em especial aqueles que incluem ácido em sua composição, é recomendado fazer uma consulta com um dermatologista, para uma análise adequada do seu tipo de pele e a avaliação dos melhores componentes para uso tópico.

De fato, √© muito importante conhecer bem o tipo de pele antes de selecionar um esfoliante, j√° que o uso de um esfoliante que n√£o seja compat√≠vel √†s caracter√≠sticas da sua pele pode gerar problemas como o ressecamento, vermelhid√£o ou at√© mesmo poss√≠veis alergias e inflama√ß√Ķes em casos mais graves.

Quem possui a pele mais sensível deve ter uma atenção redobrada ao escolher um esfoliante adequado. Uma boa saída é optar pelas fórmulas hipoalergênicas, já que estas incluem menos ingredientes com alto potencial alérgico em comparação com os esfoliantes comuns.

Além disso, vale também selecionar um esfoliante que seja dermatologicamente testado, o que indica que o produto passou por teste de adequação e um rígido controle de segurança de seus componentes com profissionais especialistas no cuidado com a pele.

Ao usar um esfoliante para o rosto pela primeira vez, é recomendado fazer um teste prático e aguardar alguns dias para uma avaliação da pele e o possível aparecimento de marcas ou vermelhidão no local aplicado. Caso surja alguma condição especial, a consulta com um dermatologista se torna fundamental para fazer um exame apropriado e definir como encontrar um esfoliante mais adequado ao tipo de pele, se for o caso.

 

Defini√ß√Ķes

Caso voc√™ tenha decidido comprar um esfoliante para o rosto, veja abaixo os 5 principais aspectos que, de acordo com nosso teste de produto, devem ser considerados ao fazer um comparativo entre as melhores op√ß√Ķes.

 

Tipo do esfoliante

O esfoliante para o rosto pode ser qu√≠mico, ao utilizar subst√Ęncias como √°cidos, ou f√≠sico, ao incluir pequenas esferas que causam um atrito na pele para fazer a esfolia√ß√£o. Ainda que os dois tipos ajam em similaridade com o processo de renova√ß√£o da pele atrav√©s da remo√ß√£o das c√©lulas mortas, √© importante identificar o tipo mais indicado para cada tipo de pele, de acordo com os componentes e a intensidade da esfolia√ß√£o necess√°ria.

 

Composição

Esfoliação no rosto

Esfoliação no rosto

Ao escolher um esfoliante para o rosto, é muito importante analisar cuidadosamente quais são os componentes incluídos em cada fórmula, já que cada ingrediente age de forma diferente em benefício da pele.

As part√≠culas e gr√Ęnulos dos esfoliantes f√≠sicos podem ser feitos de micropl√°sticos, que poluem mais o ambiente e tendem a ser mais agressivos, assim como de ingredientes naturais ou de origem mineral, utilizando sementes de frutas ou microcristais, por exemplo.

Já os esfoliantes químicos podem ser feitos como uma série de ácidos, como o ácido salicílico, ácido retinoico, ácido glicólico, AHA (alfa-hidroxiácidos) ou BHA (beta-hidroxiácidos). Aqui, é muito importante analisar a função de cada ácido, sempre seguindo a recomendação do dermatologista de acordo com o ácido mais benéfico às características da sua pele.

Os esfoliantes para o rosto que possuem uma fórmula mais suave também costumam incluir ingredientes hidratantes em sua composição, como óleo de amêndoas, óleo de jojoba e extratos vegetais.

Por fim, quem possui a pele sens√≠vel deve sempre que poss√≠vel optar pelas f√≥rmulas hipoalerg√™nicas, livres de sulfatos e fragr√Ęncias, para minimizar o risco de irrita√ß√Ķes e alergias na pele.

 

 

Textura

Os esfoliantes para o rosto podem ser apresentados em diferentes texturas e formas de aplicação.

Quem possui a pele seca costuma preferir a textura em creme, por sua fórmula mais hidratante que evita que a pele fique ainda mais ressecada após a esfoliação.

Já as peles oleosas tendem a se beneficiar mais com a textura em gel, que é mais leve, geralmente livre de óleo e não obstrui os poros ou pesa na pele.

Enquanto quem possui a pele mista ou normal pode usar todos os tipos de esfoliantes, em especial na textura gel-creme, que possui uma fórmula bem leve e equilibrada.

Por fim, também existem os sabonetes esfoliantes, que podem ser sólidos, líquidos ou em forma de loção, e oferecem uma forma prática e fácil de usar para garantir uma limpeza profunda no próprio banho.

 

Indicação

Esfoliante para o rosto

Esfoliante para o rosto

Atualmente, existem esfoliantes indicados para pele seca, oleosa, mista ou para todos os tipos de pele. Por isso, ao fazer uma comparação entre os melhores esfoliantes para o rosto, escolha aqueles indicados ao seu tipo de pele, já que eles terão maior chance de promover mais benefícios de acordo com as características particulares de cada pele.

 

Quantidade

No geral, os esfoliantes para o rosto são apresentados em embalagens com boas quantidades, com pesagem geralmente superior a 100 ml de produto. Essa quantidade já costuma ser suficiente para cerca de 1 a 2 meses de esfoliação uma vez por semana.

De qualquer forma, quem costuma usar o esfoliante para o rosto com mais frequência ou procura por um melhor custo-benefício, pode optar pelas embalagens maiores que podem chegar até 300 ml.

 

Marcas

Nivea

A história da Nivea começou há mais de 100 anos com o lançamento da famosa latinha como o Nivea Creme. De origem alemã, a marca desenvolveu diversos produtos inovadores de cuidado com a pele e os cabelos ao longo do tempo, com um portfólio que já conta com mais de 500 produtos conhecidos internacionalmente.

Hoje a marca oferece diversos tipos de produtos indicados para a limpeza profunda e esfoliação da pele que configuram entre os mais populares do mercado, incluindo esfoliantes para o corpo e para o rosto, indicados para pele seca, oleosa ou todos os tipos de pele, nos formatos de sabonete, mousse de limpeza ou máscara facial.

 

Neutrogena

Com mais de 70 anos de experiência, a Neutrogena é uma marca reconhecida por sua verdadeira relação com dermatologistas para desenvolver produtos de cuidados que associam qualidade, segurança, eficácia e beleza para a pele. Com inovação em seu DNA, a marca realiza diversos testes científicos para comprovar os resultados de seus produtos, desenvolvendo uma ampla gama de categorias de beleza e de cuidados para a pele em nível mundial.

Seus esfoliantes energizantes, purificantes e indicados ao combate à acne estão entre os mais vendidos do mercado e fazem parte das linhas de produtos específicas para cada tipo de pele: Acne Proofing, Deep Clean e Purified Skin.

 

Vichy

Grande especialista no cuidado com a pele, a Vichy √© reconhecida por sua famosa √°gua vulc√Ęnica da regi√£o de Auvergne, na Fran√ßa, com uma hist√≥ria milenar e 4.000 metros de profundidade. Enriquecida com 15 minerais e nutrientes essenciais para a beleza da pele humana, a √°gua Vichy √© o ingrediente ativo chave dos produtos de cuidados com a pele da marca, que j√° s√£o utilizados em todo o mundo.

Parte da linha Normaderm, um dos seus produtos mais populares no Brasil é o esfoliante 3 em 1, que possui uma inovadora associação de ingredientes que funcionam como gel de limpeza, esfoliante e máscara, promovendo alta eficácia com um produto suave, 100% hipoalergênico e testado para pele sensível.

 

Darrow

H√° quase 50 anos, o Laborat√≥rio Darrow √© especialista em cuidados dermatol√≥gicos, pioneiro na fabrica√ß√£o dos primeiros sabonetes antiss√©pticos do Brasil e atualmente uma das marcas mais recomendadas por dermatologistas. Sua miss√£o √© melhorar a sa√ļde e a beleza da pele e dos cabelos atrav√©s de produtos eficazes e acess√≠veis em conformidade com os mais altos padr√Ķes farmac√™uticos internacionais.

Com isso, todos os seus produtos contam com ativos dermoenergizantes reconhecidos por sua alta eficácia dermatológica, incluindo os esfoliantes da marca que fazem parte da linha Actine, a mais prescrita pelos dermatologistas no Brasil para o tratamento da pele oleosa. Além do clássico esfoliante facial, a linha também conta com uma inovadora máscara dermatológica de argila esfoliante, com tripla ação e resultado em apenas 5 minutos.

 

Clinique

A Clinique é uma empresa americana fundada há mais de 50 anos e que já é uma das grandes líderes mundiais no desenvolvimento de produtos de cuidados para a pele e maquiagem. Seus produtos cientificamente avançados passam por um criterioso processo de testes dermatológicos, o que fez com que a marca excluísse a utilização de ingredientes alergênicos em suas fórmulas há muitos anos.

Com diversas a√ß√Ķes sustent√°veis em sua pauta, a marca visa promover n√£o s√≥ uma pele melhor, mas tamb√©m um ambiente mais saud√°vel para todos.

Entre seus produtos de cuidados com a pele de alta qualidade, a marca oferece diferentes vers√Ķes de lo√ß√£o esfoliante e esfoliante facial em creme, indicados para pele normal a seca ou para pele mista a oleosa.

 

L’Oréal

Com mais de 110 anos de dedica√ß√£o ao segmento de beleza e presen√ßa em mais de 150 pa√≠ses, o Grupo L‚ÄôOr√©al √© a maior empresa de beleza do mundo. Al√©m dos seus famosos produtos de maquiagem, colora√ß√£o, prote√ß√£o solar, tratamento para o corpo e rosto acess√≠veis e inovadores, a empresa tamb√©m √© detentora de mais de 30 marcas no segmento de dermocosm√©ticos e luxo, como L‚ÄôOr√©al Professionnel, K√©rastase, Redken, Lanc√īme, Urban Decay e SkinCeuticals.

Com tanta expertise, qualidade e tecnologia em seus produtos, os esfoliantes para o rosto da L’Oréal estão entre os mais inovadores e mais bem avaliados da categoria. Em formato de máscara facial com argila pura em sua composição, o mais recente esfoliante da marca já é sucesso de vendas e uma amostra de toda sua dedicação ao segmento.

 

Granado

Reconhecida como a empresa de cosméticos e medicamentos mais tradicional do Brasil, a Granado, com mais de 100 anos de existência, é pioneira na fabricação de sabonetes vegetais.

Al√©m de desenvolver cosm√©ticos formulados com extratos naturais, livres de corantes, fragr√Ęncias artificiais e testes em animais, a marca se preocupa com a preserva√ß√£o do meio ambiente e possui a classifica√ß√£o do FSC (Forest Stewardship Council), indicando que a madeira utilizada para a produ√ß√£o do papel utilizado nas caixas de seus sabonetes passou por um processo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente vi√°vel.

Além de uma ampla linha de esfoliantes corporais e para os pés, a marca também oferece um gel esfoliante facial que utiliza partículas de arroz em sua composição, minimizando o surgimento de pelos encravados e muito utilizado por homens que gostam de preparar a pele para o barbear.

 

Natura

Refer√™ncia ao reunir natureza, beleza e tecnologia no desenvolvimento de seus produtos, a Natura √© a maior multinacional brasileira do setor de cosm√©ticos, comprometida h√° mais de 50 anos com a gera√ß√£o de impacto positivo nas √°reas social, econ√īmica e ambiental. Ao unir os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as subst√Ęncias mais potentes da ci√™ncia mundial, a marca oferece 90% de suas f√≥rmulas feitas com ingredientes naturais e renov√°veis, al√©m de n√£o realizar testes em animais desde 2006.

Fora seus diversos sabonetes esfoliantes, a marca também oferece máscara facial esfoliante e um esfoliante antissinais parte da linha Chronos, que combina esfoliação física e química para suavizar linhas finas e pode ser utilizado por todos os tipos de pele.

 

Océane

Com pouco mais de 10 anos de exist√™ncia, a Oc√©ane j√° √© uma marca reconhecida pela inova√ß√£o no mercado de beleza. A marca se posiciona como uma nova forma de comprar, consumir e pensar a beleza, se comunicando de forma pr√°tica, espont√Ęnea, individual, acess√≠vel e companheira atrav√©s de seus produtos.

Seu portfólio conta com produtos em diversas categorias como corpo e banho, maquiagem, acessórios, produtos para a casa e cuidados com a pele. Atualmente, a Océane oferece mais de 6 diferentes tipos de esfoliantes para o rosto indicados para os diferentes tipos de pele, além de diversos kits e acessórios de limpeza facial desenvolvidos para facilitar a rotina de cuidados.

 

Asepxia

Desenvolvida para ajudar nos cuidados com a pele oleosa, a Asepxia conta com uma avançada tecnologia no desenvolvimento de seus produtos, que são dedicados à redução e prevenção de cravos e espinhas, assim como ao controle da oleosidade e do brilho da pele.

Suas fórmulas contam com ingredientes de origem natural e são livres de componentes de origem animal ou microplásticos, desenvolvidas para promover uma pele saudável e bonita a partir de uma boa limpeza.

Além dos diversos sabonetes de uso diário, a marca também oferece sabonetes esfoliantes no formato líquido ou em barra, além de um esfoliante facial de carvão que promove um detox na pele para uma ação super eficaz.

 

Guia

Como fazer esfoliante para o rosto caseiro

Se voc√™ deseja potencializar a limpeza do seu rosto, mas n√£o se anima com a ideia de passar subst√Ęncias qu√≠micas e ingredientes desconhecidos na pele, as receitas caseiras de esfoliante para o rosto podem ser uma √≥tima alternativa.

Esfoliante caseiro para o rosto

Esfoliante caseiro para o rosto

Uma das receitas mais simples e eficientes √© a feita com a√ß√ļcar e mel. Basta misturar bem uma colher de cada ingrediente e aplicar no rosto fazendo uma leve massagem com movimentos circulares. Voc√™ pode deixar o produto no rosto por cerca de 5 minutos e depois basta enxaguar bem com √°gua para ter uma pele lisinha e hidratada.

Outra op√ß√£o √© a mistura poderosa de p√≥ de caf√© e azeite de oliva. Ao unir cerca de 2 colheres de azeite com meia x√≠cara de caf√© em p√≥, voc√™ formar√° uma pasta grossa e consistente que √© um excelente esfoliante para o rosto. Da√≠, basta aplicar a mistura na pele √ļmida e massage√°-la com movimentos circulares por cerca de 3 minutos.

Depois, é só lavar o rosto normalmente com água e se surpreender com a maciez que a pele ficará.

Agora, se você prefere a praticidade de comprar um esfoliante já pronto para uma limpeza livre de sujeira, aproveite nossa seleção com os melhores esfoliantes para o rosto do mercado. Lembre-se que todos esses produtos cosméticos foram submetidos a testes e uma rigorosa inspeção junto a ANVISA, garantindo sua segurança como um produto de cuidado com a pele sem riscos de contaminação.

 

Alternativas ao esfoliante para o rosto

Ainda que o esfoliante para o rosto seja uma das formas mais práticas de estimular a renovação da pele através de uma limpeza profunda, na verdade existem muitas outras alternativas que podem ser mais leves ou intensas para essa função do que o uso de um esfoliante.

Rosto com esfoliante

Rosto com esfoliante

Uma das formas mais seguras e confiáveis de fazer isso é através dos tratamentos dermatológicos como o peeling, por exemplo. Assim como a esfoliação, os tipos de peeling mais tradicionais costumam ser os físicos, utilizando aparelhos que fazem uma espécie de micro raspagem na pele, ou químicos, utilizando ácidos na pele.

Mas aqui, o grande diferencial é que o peeling também pode ser feito a laser, onde a eliminação das células mortas acontece graças a ação da luz do laser na pele.

Esse tipo de tratamento estético age diretamente na correção de marcas, cicatrizes e manchas, já que ele ajuda a remover as células mortas e permite o aparecimento de uma pele nova, lisa e saudável. Para garantir sua segurança e a eficácia do tratamento, sempre realize peelings de qualquer tipo com a indicação e o acompanhamento de um médico dermatologista.

Por fim, lembre-se também de que fazer a limpeza diária do rosto com um bom demaquilante ou água micelar, seguida de um sabonete ou gel de limpeza facial, é um dos passos mais importantes de uma rotina de cuidados com a pele, além de muitas vezes já ser o suficiente para garantir uma pele limpa e saudável.

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Qual o melhor esfoliante para o rosto?

Para saber como encontrar o melhor esfoliante para o rosto, faça um comparativo com os esfoliantes indicados para o seu tipo de pele, escolhendo entre a esfoliação física ou química e a composição do produto.

Qual a import√Ęncia do esfoliante para o rosto?

O esfoliante para o rosto é um ótimo aliado de uma limpeza profunda da pele, já que ele estimula a renovação celular e ajuda a remover as impurezas e células mortas, deixando a pele macia e com aspecto liso e uniforme.

Qual a função do esfoliante para o rosto?

O esfoliante para o rosto tem a função de remover as células mortas da pele, auxiliando na limpeza profunda e sua renovação celular, deixando a pele lisa, macia e renovada.

Quais os benefícios do esfoliante para o rosto?

O esfoliante para o rosto tem a função de remover as células mortas e as impurezas da pele, promovendo diversos benefícios para uma pele macia, saudável e uniforme.

Qual esfoliante para o rosto é bom e barato?

Atualmente, diversas marcas de cosm√©ticos e dermocosm√©ticos oferecem boas op√ß√Ķes de esfoliantes para o rosto com pre√ßo acess√≠vel. Marcas como Nivea, Neutrogena e L‚ÄôOr√©al est√£o entre as mais populares do mercado.

Esfoliante para o rosto: quantas vezes por semana?

No geral, a esfoliação facial feita com um esfoliante físico pode ser feita uma vez por semana ou, no máximo, duas vezes por semana para quem possui a pele mais oleosa. Já a esfoliação química dependerá do ácido utilizado em sua composição, podendo ser utilizado de uma vez por semana até uma vez por mês, conforme a indicação de um dermatologista.

Como usar esfoliante para o rosto?

Com a pele √ļmida e higienizada, aplique o esfoliante no rosto e fa√ßa uma leve massagem com movimentos circulares, sem colocar muita press√£o para n√£o agredir a pele do rosto. Depois, basta enxaguar abundantemente com √°gua at√© a remo√ß√£o de todos os resqu√≠cios do produto da pele.

Esfoliante para o rosto: para que serve?

O esfoliante para o rosto serve para auxiliar a limpeza profunda e estimular a renovação celular, favorecendo uma pele lisa e uniforme e minimizando o aparecimento de cravos e espinhas.

Esfoliante para o rosto: qual o melhor?

Para saber qual o melhor esfoliante para o rosto, faça um comparativo com os produtos indicados ao seu tipo de pele, analisando sua composição, textura e quantidade.

Esfoliar o rosto todo dia faz mal?

Como a pele do rosto √© muito delicada, n√£o √© recomendado usar esfoliante para o rosto todos os dias, j√° que seu uso demasiado pode agredir a pele provocando marcas e irrita√ß√Ķes.

Deixe um coment√°rio