Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Coletores Menstruais im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
12 Horas investidas
7 Estudos avaliados
2991 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Coletores Menstruais 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Quer fazer as pazes com a sua menstruação e encontrar uma maneira muito mais prática e sustentável de enfrentar aqueles dias? Então você precisa conhecer os melhores coletores menstruais da atualidade. Neste guia completo, você encontrará tudo o que precisa para saber como escolher o coletor menstrual certo para você. E não se preocupe em relação à qualidade e segurança: nosso time de mulheres testou na prática quase todos os coletores menstruais do mercado brasileiro, para fazer uma avaliação criteriosa das melhores marcas e produtos disponíveis. Não perca o vencedor do teste em nossa tabela de comparação a seguir.

Cecilia Costa

Cec√≠lia √© publicit√°ria, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em S√£o Paulo. No curr√≠culo entram mais de 10 anos de experi√™ncia com conte√ļdo na √°rea editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decis√Ķes, com grande interesse e expertise nas √°reas de sa√ļde, esportes, educa√ß√£o e viagens.

Mais sobre Cecilia

Coletor Menstrual Lista com os melhores 2021

Coletor Menstrual Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um coletor menstrual?

Coletor menstrual guia de marcas

Coletor Menstrual Violeta Cup

O coletor menstrual, tamb√©m conhecido como copo menstrual, √© um produto de higiene feminina utilizado para coletar, armazenar temporariamente e descartar o fluido menstrual. √Č uma alternativa atual e mais sustent√°vel aos tradicionais absorventes femininos.

 

Como um coletor menstrual funciona?

O coletor menstrual é composto por uma haste e um copo de silicone, que deve ser inserido no canal vaginal para coletar o sangue durante a menstruação. Para isso, o copo deve ser dobrado e inserido na vagina, de modo que haja uma vedação contra as paredes vaginais, para que o coletor retenha o fluxo menstrual sem causar vazamentos.

 

Isso quer dizer que, ao contrário dos absorventes internos e externos, que absorvem o fluxo menstrual, o coletor menstrual funciona ao coletar este líquido, que pode ser facilmente descartado no vaso sanitário ou mesmo no banho, sem gerar resíduos extras e lixo como os absorventes tradicionais.

 

Vantagens & Aplica√ß√Ķes

A chegada dos coletores menstruais representa uma maneira um tanto revolucionária de lidar com o período menstrual. Isso porque o acessório traz uma série de vantagens para as mulheres e também para o planeta.

 

A primeira grande vantagem é que o coletor menstrual é uma alternativa sustentável ao uso dos tradicionais absorventes internos e externos, já que ele não gera mais lixo ao meio-ambiente todos os meses.

 

Como o coletor menstrual costuma ser reutiliz√°vel, essa tamb√©m √© uma alternativa muito econ√īmica para as mulheres no longo prazo, com um acess√≥rio que dura at√© 10 anos de uso e elimina a necessidade de comprar diversos absorventes em todos os ciclos.

 

O uso do coletor menstrual também favorece uma vida mais ativa, já que você poderá praticar exercícios até mesmo entrar na água com total segurança e liberdade.

 

Quando colocado da forma correta, o coletor menstrual n√£o gera nenhum inc√īmodo, fazendo com que muitas mulheres at√© se esque√ßam que est√£o menstruadas e usando o coletor. Ele tamb√©m √© √≥timo para dormir, j√° que pode ser usado por at√© 12 horas seguidas sem risco de vazamentos para fluxos normais.

 

 

Outra vantagem se refere à higiene íntima. Com o coletor menstrual, a mulher não precisa ter contato com o sangue menstrual toda vez que for ao banheiro, por exemplo. Dessa forma, existe uma menor proliferação de bactérias do que outros métodos, além de não deixar cheiros típicos que, na verdade, são o resultado do contato do sangue com o ar e o material dos absorventes tradicionais.

 

Por fim, o coletor menstrual é um ótimo aliado para melhorar a relação da mulher com o próprio corpo e com o meio ambiente. Ele favorece o autoconhecimento, já que a mulher precisa tocar o próprio corpo toda vez que tiver que colocar e retirar o copinho, e também permite um contato mais íntimo com o próprio ciclo e o sangue menstrual.

 

Quais os tipos de coletor menstrual estão disponíveis?

Atualmente, é possível encontrar tanto coletores menstruais quanto discos menstruais e, ainda que a principal função de ambos seja coletar o sangue menstrual, existem algumas diferenças relevantes entre os dois tipos.

 

O coletor menstrual é o tipo mais tradicional composto por um copinho que retém o fluido e uma haste para auxiliar na colocação e retirada do coletor. Seu formato é um pouco mais comprido, como o de uma taça, de modo que o coletor fique posicionado no canal vaginal da mulher com a pontinha da haste para fora.

 

Prós

  • reutiliz√°vel, podendo durar at√© 10 anos;
  • dispon√≠vel em diversos tamanhos;
  • sua haste facilita a coloca√ß√£o e retirada do coletor.

 

Contras

  • n√£o √© adequado para uso durante rela√ß√Ķes sexuais com penetra√ß√£o;
  • se o colo do √ļtero estiver baixo, a haste do coletor menstrual pode incomodar (embora seja poss√≠vel cortar um peda√ßo).

 

J√° o disco menstrual possui um formato mais arredondado, geralmente de tamanho √ļnico, e tem o grande diferencial de favorecer rela√ß√Ķes sexuais com penetra√ß√£o durante os dias da menstrua√ß√£o, sem o contato com o sangue. Como seu formato √© maior na base e menor no comprimento, ele fica posicionado no fundo do canal vaginal, mais pr√≥ximo ao colo do √ļtero, deixando mais espa√ßo para a penetra√ß√£o no canal vaginal.

 

Prós

  • pode ser usado durante rela√ß√Ķes sexuais;
  • n√£o cria v√°cuo nas paredes do canal vaginal, gerando menos desconforto.

 

Contras

  • n√£o h√° tantas op√ß√Ķes dispon√≠veis em compara√ß√£o com o coletor menstrual;
  • costuma ter um tamanho √ļnico;
  • n√£o possui haste na ponta para auxiliar na retirada do disco.

 

Quem pode usar um coletor menstrual?

O coletor menstrual é uma das alternativas mais democráticas para lidar com o período menstrual, podendo ser usado por quase todas as mulheres que menstruam. O uso do coletor menstrual não tem restrição de idade. Por isso, ele pode ser usado tanto por adolescentes, desde sua primeira menstruação, quanto por mulheres maduras na pré-menopausa.

 

Quem sofre com alergias aos materiais utilizados nos absorventes tradicionais tamb√©m encontra uma √≥tima alternativa com os coletores menstruais, j√° que eles s√£o feitos de materiais hipoalerg√™nicos, com baixo risco de alergias e infec√ß√Ķes no local.

 

As mulheres que utilizam o DIU como método anticoncepcional também podem usar o coletor menstrual, embora precisem de um pouco mais de cuidado ao inserir e retirar o coletor, para não esbarrar no fio do DIU. O mesmo vale para as mulheres virgens que, embora também possam usar o coletor menstrual, precisam estar cientes do risco de rompimento do hímen com a inserção e retirada do copinho pelo canal vaginal.

 

Por outro lado, as mulheres que est√£o na fase de p√≥s-parto vaginal s√£o desaconselhadas a usar o coletor, pois neste per√≠odo o colo do √ļtero est√° mais sens√≠vel e a inser√ß√£o do coletor pode acabar machucando, por isso n√£o √© recomendada. Por um motivo semelhante, quem tem alguma les√£o vaginal ou outra doen√ßa ginecol√≥gica tamb√©m precisa de aten√ß√£o ao usar um coletor menstrual.

 

O ideal √© sempre conversar com um m√©dico ginecologista para avaliar sua sa√ļde √≠ntima, os cuidados de higiene necess√°rios e se h√° alguma contraindica√ß√£o sobre o uso do coletor menstrual.

 

O maior guia de compras sobre coletor menstrual

Ainda que o coletor menstrual já seja considerado uma maneira muito atual e prática de lidar com o sangue naqueles dias, não é incomum que algumas mulheres enfrentem problemas durante o uso e a adaptação do coletor em sua rotina.

 

Por isso, após uma ampla pesquisa com as consumidoras, nosso time elencou os principais problemas encontrados pelas mulheres durante ou após a compra do coletor menstrual.

 

Coletor menstrual guia de marcas

Coletor menstrual

O primeiro se refere √† escolha do tamanho do coletor menstrual. Como ainda n√£o h√° uma padroniza√ß√£o √ļnica seguida pelas marcas, pode ser um pouco confuso escolher o tamanho mais adequado para voc√™. Vale considerar tamb√©m que o corpo da mulher passa por mudan√ßas entre os ciclos menstruais, o que pode fazer com que um copinho de um determinado tamanho seja adequado para o per√≠odo menstrual de um m√™s e fique pequeno em outro m√™s.

 

Muitas mulheres também relataram dificuldades para colocar o coletor menstrual de forma adequada, especialmente nas primeiras vezes. A verdade é que preciso ter paciência com o tempo de adaptação, além de uma boa dose de autoconhecimento para saber a melhor posição e a dobra que se encaixe de forma mais suave e confortável para você.

 

Como cada corpo tem uma estrutura diferente, o segredo é testar várias vezes até encontrar as melhores formas de colocação. A boa notícia é que muitas marcas oferecem garantia de 1 ano às suas consumidoras, permitindo que as mulheres façam um teste prático após a compra do coletor menstrual em diferentes ciclos do mês para avaliar sua adaptação com o acessório.

 

Algumas marcas também oferecem o seu próprio aplicador de coletor menstrual para facilitar a colocação do copinho, sendo outra alternativa para quem enfrenta maiores dificuldades no processo.

 

Esse √© um aspecto muito importante, pois quando o coletor n√£o est√° bem posicionado, ele pode gerar inc√īmodos e desconfortos √† mulher e, em casos extremos, at√© machucar as paredes do canal vaginal com a fric√ß√£o cont√≠nua do copinho. Este tipo de inc√īmodo √© mais comum principalmente nos tr√™s primeiros meses, quando ocorre uma fase de adapta√ß√£o.

 

Neste período, também é possível que ocorram alguns vazamentos de sangue, principalmente em função do posicionamento inadequado do coletor. Para ajudar nessa fase de adaptação, muitas mulheres optam por usar um protetor diário além do coletor, evitando assim que pequenos vazamentos manchem a roupa ou gerem algum constrangimento.

 

Vale também mencionar que o uso do coletor menstrual requer alguns cuidados específicos de manuseio, utilização e higienização. Primeiro, é necessário esterilizar o coletor menstrual a cada ciclo, fervendo o copinho com água em uma panela esmaltada por cerca de 5 a 10 minutos.

Al√©m disso, toda vez que precisar esvaziar o coletor, de 3 a 4 vezes ao dia, √© necess√°rio lav√°-lo com √°gua e sab√£o neutro antes de reposicion√°-lo no canal vaginal. Tamb√©m n√£o podemos esquecer da import√Ęncia de sempre lavar bem as m√£os antes de retirar ou colocar o copinho no local. Isso parece algo simples, mas pode ser um problema para quem tem o fluxo mais intenso e precisa esvaziar ou limpar o coletor em banheiros p√ļblicos, por exemplo.

 

Defini√ß√Ķes

Depois de uma série de estudos e testes de produto, nossa equipe elencou os principais atributos que devem ser considerados ao fazer uma comparação entre os melhores coletores menstruais. Veja abaixo.

 

Tipo

Atualmente, os copinhos menstruais s√£o divididos em dois tipos principais: o disco menstrual e o coletor menstrual.

 

Se voc√™ procura um copinho para coletar seu fluido menstrual todos os meses, o coletor menstrual tradicional sem d√ļvida √© a melhor op√ß√£o. Este modelo est√° dispon√≠vel em diversos tamanhos para se adequar √†s diferentes necessidades das mulheres e √© reutiliz√°vel, podendo durar de 3 a 10 anos de uso.

 

J√° se o que voc√™ busca √© um aliado que possibilite ter rela√ß√Ķes sexuais sem o contato com o sangue naqueles dias, o disco menstrual √© a op√ß√£o mais adequada. Como ele fica posicionado bem pr√≥ximo ao colo do √ļtero, h√° espa√ßo para a penetra√ß√£o no canal vaginal sem desconfortos ou vazamentos inc√īmodos. No entanto, verifique se este modelo √© reutiliz√°vel, j√° que boa parte dos discos menstruais ainda s√£o descart√°veis.

 

Tamanho

Escolher um coletor menstrual com o tamanho certo para você é fundamental para aproveitar toda a segurança e conforto que o copinho proporciona.

 

Cada marca possui sua própria classificação de tamanhos segundo seus critérios. Mas, no geral, quase todos os coletores menstruais são apresentados em pelo menos dois tamanhos: um adequado para mulheres com menos de 30 anos, que ainda não tiveram filhos, e outro indicado para mulheres com mais de 30 anos ou que tiveram filhos.

 

Al√©m disso, existem coletores menstruais com diferentes tamanhos de acordo com a altura do colo do √ļtero, do n√≠vel de fluxo menstrual e at√© mesmo modelos desenvolvidos especialmente para adolescentes.

 

Material

Nos dias de hoje, praticamente todos os coletores menstruais são feitos de silicone médico hipoalergênico ou TPE, já que esses materiais são altamente flexíveis, não causam alergias e podem ser usados com muita segurança e conforto por até 12 horas.

 

De qualquer maneira, ao escolher o melhor coletor menstrual para voc√™, n√£o deixe de priorizar aqueles de marcas s√©rias e respons√°veis, feitos de um material at√≥xico, hipoalerg√™nico e totalmente livre de fragr√Ęncias.

 

Cor

Os coletores menstruais estão disponíveis em diversas cores como rosa, vermelho, amarelo, lilás, verde, azul, transparente e com uma combinação de tons coloridos.

 

Quem prefere seguir a linha mais natural e acompanhar o fluxo ainda mais de perto pode preferir a vers√£o incolor, que n√£o inclui corantes ou pigmentos e permite visualizar o conte√ļdo do copinho com total transpar√™ncia.

 

Marcas

Veja agora quais foram as 10 principais marcas fabricantes de coletores menstruais aprovadas em nossa inspeção e teste de adequação.

 

Fleurity

Fundada em 2015, a Fleurity √© uma das marcas fabricantes de coletores menstruais mais conhecidas do pa√≠s. De origem brasileira, a marca j√° possui presen√ßa em mais de 6 pa√≠ses e diversas classifica√ß√Ķes internacionais, com seus produtos dispon√≠veis em mais de 10 mil pontos de venda f√≠sicos e em diversos sites de com√©rcio eletr√īnico. Sua miss√£o √© oferecer √†s mulheres um ciclo menstrual mais tranquilo e com respeito ao meio-ambiente e, para isso, a marca oferece um portf√≥lio dedicado ao p√ļblico feminino com disco menstrual, coletor menstrual, calcinha absorvente, absorventes reutiliz√°veis, aplicador de coletores, copo esterilizador, o inovador condutor urin√°rio Uriny e uma necessaire para transporte.

 

Violeta Cup

A Violeta Cup √© uma marca moderna e atual que surgiu para questionar alguns paradigmas relacionados √† mulheres, como o pensamento de que a menstrua√ß√£o deve ser algo chato e inc√īmodo. Seu prop√≥sito √© contribuir para que as pessoas tenham uma rela√ß√£o mais leve e consciente com o seu corpo e a natureza, come√ßando com um ciclo menstrual saud√°vel e renovador. Atualmente, o portf√≥lio da marca conta com absorventes reutiliz√°veis, calcinhas absorventes, coletores menstruais, disco menstrual pro e produtos de higieniza√ß√£o, oferecendo diversas alternativas para combinar com o estilo e prefer√™ncia de cada mulher. Seus coletores menstruais s√£o feitos de silicone medicinal hipoalerg√™nico macio e flex√≠vel, facilitando o molde e a adapta√ß√£o no corpo.

 

Inciclo

A Inciclo √© uma grande pioneira no Brasil na fabrica√ß√£o de produtos espec√≠ficos para higiene e sa√ļde √≠ntima da mulher e, com pouco mais de 10 anos de atua√ß√£o, a marca j√° √© considerada a maior do mercado brasileiro no segmento de coletores menstruais. O prop√≥sito da marca √© desenvolver produtos inteligentes, que contribuem para um mundo mais sustent√°vel e menos poluente, e tamb√©m auxiliem mulheres na aceita√ß√£o de seus corpos e seus fluidos naturais. Hoje a Inciclo oferece calcinhas menstruais, absorventes menstruais, calcinhas p√≥s-parto, sling, absorvente para seios e ainda alguns dos coletores menstruais mais vendidos do pa√≠s, feitos de silicone hipoalerg√™nico e dispon√≠veis em tr√™s modelos: A, B e Teen.

 

Korui

A Korui √© uma marca brasileira apaixonada pela vida e pelo planeta e, por isso, desenvolve solu√ß√Ķes menstruais com o intuito de ressignificar a rela√ß√£o das mulheres com o pr√≥prio corpo e a natureza. Como parte de suas iniciativas, a marca doa um coletor menstrual para pessoas em situa√ß√£o de vulnerabilidade a cada 10 coletores menstruais vendidos, contribuindo para a sa√ļde e o conforto de cada vez mais mulheres e tamb√©m para um mundo com menos lixo. Hoje a Korui desenvolve produtos reutiliz√°veis e sustent√°veis, como absorventes reutiliz√°veis, calcinhas absorventes e coletores menstruais, onde at√© mesmo suas embalagens s√£o impressas com tinta vegetal em papel 100% recicl√°vel.

 

Alergoshop (Free Cup)

Coletor menstrual guia de marcas

Coletor Menstrual Free Cup

A Alergoshop √© uma empresa brasileira dedicada a atender as necessidades e car√™ncias particulares de pessoas al√©rgicas. Para isso, a marca re√ļne embasamento t√©cnico e cient√≠fico com muita inova√ß√£o para desenvolver seus mais de 280 produtos que, al√©m de n√£o inclu√≠rem subst√Ęncias alerg√™nicas, s√£o comercializados apenas ap√≥s uma s√©rie de testes de acordo com as normas da ANVISA. O coletor menstrual da Alergoshop ganha o nome de Freecup, desenvolvido especialmente para que as mulheres lidem com o seu fluxo menstrual sem irrita√ß√Ķes, odores indesejados ou restri√ß√Ķes de movimentos. Ele √© feito com material extra-macio e hipoalerg√™nico com 100% de silicone medicinal, sendo adequado at√© mesmo para pessoas al√©rgicas.

 

BioWorld (Evicup)

A BioWorld √© uma marca francesa especialista em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de solu√ß√Ķes naturais, incluindo cosm√©ticos, produtos de tratamento e produtos naturais. H√° mais de 20 anos, a marca oferece produtos altamente eficazes para mais de 1.000 clientes em todo o Brasil, incluindo dermocosm√©ticos, nutrac√™uticos, produtos para tatuagens e para higiene pessoal, como √© o caso do Evicup, o coletor menstrual da marca. Desenvolvido com silicone medicinal de alta qualidade e transparente, totalmente livre de corantes, o Evicup est√° dispon√≠vel nos tamanhos pequeno e m√©dio e pode ser esterilizado no fog√£o ou no microondas para maior comodidade.

 

Coletor menstrual guia de marcas

Coletor Menstrual A Sós

A Sós (Feminist)

A A Sós é uma marca brasileira dedicada ao desenvolvimento de produtos que promovam maior prazer e conexão com o corpo para homens e mulheres. A marca se preocupa com a utilização de materiais de alta qualidade para todos os seus produtos e não mede esforços ao realizar testes e mais testes, para garantir a eficácia de cada um deles. Todo esse esforço fez com que a empresa já seja considerada uma das líderes no mercado de produtos eróticos na América Latina, desenvolvendo brinquedos eróticos, cosméticos, lingeries, vibradores, estimuladores, produtos para pompoarismo, e também comercializando o coletor menstrual da linha Feminist, feito com 100% de silicone medicinal, design europeu e disponível em dois tamanhos.

 

Lumma (EasyCup)

A Lumma atua h√° mais de 30 anos para melhorar a vida das pessoas com seus produtos seguros, duradouros e acess√≠veis. O nome da marca, Lumma, significa a conex√£o entre os per√≠odos menstruais e os ciclos da natureza, mostrando que a marca realmente se preocupa com sua miss√£o ao desenvolver produtos de silicone dur√°veis e amig√°veis ao meio ambiente e √† sa√ļde humana. Al√©m de contar com o seu pr√≥prio copo esterilizador, a Lumma tamb√©m oferece discos menstruais e copos menstruais em at√© 10 tamanhos distintos, auxiliando as consumidoras a encontrarem a melhor op√ß√£o para se adaptar √† forma do seu corpo com todo o conforto.

 

Famivita (FamiCup)

A Famivita acredita que ter um filho √© o milagre mais incr√≠vel da vida e, por isso, se dedica ao desenvolvimento de produtos que preparam o corpo da mulher para a gravidez, combatendo poss√≠veis problemas e at√© mesmo evitando tratamentos caros e complexos. Para isso, a marca re√ļne m√©dicos, especialistas e m√£es para trazer ao mercado produtos inovadores, de boa qualidade e com pre√ßos acess√≠veis que j√° alcan√ßaram mais de 50 mil mulheres em todo o pa√≠s. Atualmente, sua lista de produtos inclui vitaminas para homens e mulheres, testes de ovula√ß√£o, testes de gravidez, lubrificantes e, ainda, o FamiCup, coletor menstrual da marca feito 100% de silicone hipoalerg√™nico sem BPA.

 

Yuper

Coletor menstrual guia de marcas

Coletor Menstrual Yuper

A Yuper √© uma marca brasileira que nasceu para transformar a rela√ß√£o das mulheres com a sua menstrua√ß√£o, contribuindo para o empoderamento de seu corpo e para que as mulheres se tornem protagonistas de suas escolhas relacionadas ao per√≠odo menstrual. Para chegar l√°, a marca oferece uma proposta saud√°vel, econ√īmica e sustent√°vel de lidar com os fluidos menstruais todos os meses por meio de seus discos e coletores menstruais, os primeiros do pa√≠s feitos com materiais 100% recicl√°veis que podem ser reutilizados por at√© 3 anos, segundo registro na ANVISA. Seus coletores menstruais s√£o feitos de TPE, um material hipoalerg√™nico de uso m√©dico que se encaixa perfeitamente ao corpo da mulher, proporcionando muito conforto e seguran√ßa para os dias do per√≠odo menstrual.

 

Guia: 5 cuidados essenciais com o seu coletor menstrual

Não importa se esse é o seu primeiro coletor menstrual ou se você já é adepta do copinho há tempos. Sempre vale a pena revisar os cuidados tão importantes que você deve ter com o seu coletor menstrual, especialmente no que se refere à higienização do produto.

 

Isso porque é a higienização adequada que impede a proliferação de bactérias e germes nesse local, mantendo você saudável e livre até mesmo de doenças mais sérias que podem surgir a partir de uma má higiene.

 

Primeiro, lave bem as mãos com água e sabão antes de qualquer contato direto com a sua região íntima.

 

Antes do primeiro uso, não se esqueça de esterilizar o seu coletor menstrual. Para isso, basta ferver o seu copinho por cerca de 5 a 10 minutos em uma panela esmaltada ou outro recipiente adequado no fogão. Algumas marcas também oferecem um copo esterilizador que pode ser levado ao microondas. Este processo também deve ser feito mensalmente antes e depois de cada menstruação.

 

Evite o uso de panelas de alumínio ou teflon para esterilizar o seu coletor menstrual, já que elas podem acabar danificando a qualidade do silicone do seu copinho.

 

A cada 8 a 10 horas, retire o seu coletor menstrual, descarte o sangue no próprio vaso, na pia ou no ralo do banho e lave o copinho com água fria e sabão neutro. Em seguida, basta posicioná-lo novamente no canal vaginal. Não ultrapasse o período limite de utilização, geralmente de 12 horas, e fique atenta pois este tempo pode ser consideravelmente menor nos dias de fluxo mais intenso.

 

Acabou sua menstruação? Hora de esterilizar o seu coletor menstrual. Em seguida, aguarde até que o copinho seque por completo e depois guarde-o no saquinho próprio do coletor ou em uma pequena bolsa de algodão.

 

 

Nota do especialista

‚ÄúOs coletores menstruais n√£o diferenciam tanto em termos de design ou forma de coloca√ß√£o. Por isso, nossa recomenda√ß√£o √© que a consumidora invista em uma marca de confian√ßa que utilize materiais de qualidade e hipoalerg√™nicos, j√° que esse √© um produto √≠ntimo que pode ser usado por at√© 10 anos! Vale tamb√©m ter um cuidado especial ao escolher o tamanho certo, j√° que isso impacta diretamente no n√≠vel de conforto e seguran√ßa que a mulher ter√° ao usar o copinho.‚ÄĚ

 

https://www.ecycle.com.br/absorvente-impactos-ambientais/

https://autossustentavel.com/2020/09/menstruacao-e-sustentabilidade-alternativas-aos-absorventes-descartaveis.html

https://www.bbc.com/portuguese/geral-41797868

https://super.abril.com.br/blog/oraculo/quantos-litros-uma-mulher-menstrua-em-toda-a-vida/

https://oglobo.globo.com/celina/voce-sabe-qual-impacto-ambiental-do-seu-absorvente-conheca-boas-alternativas-para-seu-corpo-para-planeta-24713350

 

FAQ

Por que usar coletor menstrual?

O coletor menstrual √© uma alternativa mais sustent√°vel, econ√īmica e at√© mesmo higi√™nica do que os tradicionais absorventes femininos, al√©m de favorecer um contato mais pr√≥ximo da mulher com o pr√≥prio corpo e o seu ciclo menstrual.

Por que meu coletor menstrual vaza?

Geralmente, os vazamentos ocorrem quando o coletor menstrual n√£o est√° bem encaixado nas paredes vaginais ou ent√£o quando o coletor j√° est√° cheio.

Pode dormir com o coletor menstrual?

Sim, você pode dormir com o coletor menstrual sem problema algum. Apenas fique atenta para não ultrapassar o período de 12 horas sem retirar o copinho para esvaziamento e higienização.

Coletor menstrual incomoda?

Quando o coletor menstrual est√° posicionado corretamente no canal vaginal, ele n√£o causa nenhum inc√īmodo ou desconforto. No entanto, caso a dobra n√£o se solte adequadamente dentro do canal, √© poss√≠vel sentir o acess√≥rio mal posicionado. Por isso, se voc√™ sentir algum inc√īmodo, tente retirar o copinho delicadamente, lavar com √°gua corrente e depois coloc√°-lo novamente numa posi√ß√£o mais adequada.

Como escolher coletor menstrual?

Para escolher o coletor menstrual certo para você, verifique a grade de tamanhos oferecida pelo fabricante e selecione o tamanho certo de acordo com sua idade e outras características pessoais.

Onde comprar coletor menstrual?

Voc√™ pode encontrar diversos coletores menstruais em farm√°cias, grandes redes de supermercados, nos sites pr√≥prios das marcas ou em sites de com√©rcio eletr√īnico como Amazon e Americanas.

Qual marca de coletor menstrual é melhor?

Atualmente, as marcas especialistas em higiene íntima feminina como Fleurity, Korui e Inciclo oferecem alguns dos melhores coletores menstruais do mercado e estão entre as mais bem avaliadas pelas mulheres.

Qual coletor menstrual pode ser usado durante a relação?

O disco menstrual √© o modelo mais indicado para quem deseja ter rela√ß√Ķes sexuais com penetra√ß√£o durante a menstrua√ß√£o, sem o risco de manchar os len√ß√≥is. Como esse modelo fica no fundo do canal vaginal, pr√≥ximo ao colo do √ļtero, ainda h√° espa√ßo para penetra√ß√£o mesmo com o disco no lugar.

√Č normal o coletor menstrual vazar?

Quando o coletor menstrual está bem posicionado no canal vaginal, é raro ocorrerem vazamentos. No entanto, é possível que algumas gotas de sangue vazem pelo coletor uma vez ou outra, seja em função de o copo estar cheio ou não bem posicionado.

Para que o coletor menstrual serve?

O coletor menstrual serve para coletar o sangue da menstruação, retê-lo dentro do pequeno recipiente por algumas horas e depois descartá-lo, substituindo com muita eficácia os absorventes internos e externos.

Deixe um coment√°rio