Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Bronzeadores im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
22 Horas investidas
5 Estudos avaliados
4455 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Bronzeadores 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Um bom bronzeador deve deixar a pele dourada após um dia de sol; um excelente bronzeador deve fazer isso de maneira que o corpo fique todo na mesma cor, garantindo proteção da pele e sem descamar. Os especialistas testaram as marcas mais reconhecidas do mercado por mais de 40 horas, com pesquisas e testes práticos, colocando os bronzeadores em diferentes tons de pele e avaliando como reagem em praia e piscina, com e sem contato com a água. Só depois disso, eles puderam dizer quais os produtos que bronzeiam sem prejudicar você.

Maria Luiza
Maria Luiza Veiga

Maria Luiza √© uma jornalista olindense que adora testar; produtos de sa√ļde e beleza, de vida saud√°vel e receitas de drinks s√£o algumas das especialidades. Aos finais de semana, os alvos s√£o os restaurantes no aplicativo de delivery. J√° trabalhou para grandes ve√≠culos de imprensa em Pernambuco, tendo como uma de suas experi√™ncias favoritas escrever sobre gastronomia e beleza para uma coluna social. A pernambucana possui forma√ß√£o adicional em coquetelaria, estuda franc√™s e se dedica a experimentar, avaliar e classificar marcas e produtos como parte do time Experts Testam.

Mais sobre Maria Luiza

Bronzeador Lista com os melhores 2021

Bronzeador Test

Última atualização em:

Filter aktivieren > √Ąhnliche Vergleiche anzeigen
Recomendação

O que é um bronzeador solar?

Usando bronzeador

Usando bronzeador

O bronzeador solar é um produto cosmético aplicado no corpo cuja finalidade é acelerar a ação do sol na pele, fazendo com que a produção de melanina, que já aconteceria de forma natural, seja potencializada. O bronzeador pode possuir ou não a ação de proteção solar; caso possua, seu FPS pode variar entre 6 e 40. Dois pontos são fundamentais no bronzeador: ajudar a luz do sol a penetrar na pele, reduzindo parte da radiação que entraria sem que o produto fosse aplicado e lubrificar a pele, para ela não descamar e a cor durar mais.

 

Como um bronzeador funciona?

Ao entrar em contato com o sol, a pele naturalmente começa a produzir mais melanina, como uma forma de desenvolver uma proteção natural aos efeitos dos raios UVA e UVB. A radiação ultravioleta UVB é a causadora das queimaduras solares e responsável pela vermelhidão do pós-sol, por atingir apenas a primeira camada, mais superficial. Já a radiação UVA é a responsável pelo efeito de bronzeamento que é tão cobiçado no verão. Embora a pele já seja capaz de produzir a melanina, ela não o faz de maneira gradativa e igual em todo o corpo, tampouco saudável. Por isso, muitas vezes vemos as pessoas voltando da praia ou piscina com marcas desiguais, com partes muito queimadas e outras com um leve bronzeado.

 

O bronzeador ent√£o possui subst√Ęncias que atuam acelerando a produ√ß√£o natural de melanina e induzindo a maior pigmenta√ß√£o quando em contato com a exposi√ß√£o solar. Tais subst√Ęncias interagem diretamente com os melan√≥citos, que s√£o as c√©lulas especializadas na produ√ß√£o de melanina. Quando o corpo √© bronzeado dessa forma, as chances de uma cor uniforme, saud√°vel, natural e com √≥tima durabilidade (ou seja, sem aquele descascamento feio) s√£o bem maiores e √©, geralmente, o resultado alcan√ßado.

 

Vantagens e Aplica√ß√Ķes ¬†

Anasol Autobronzeador

Anasol Autobronzeador

Quando pensamos no ver√£o, a ideia de ficar com a pele bronzeada √© uma das primeiras coisas a vir √† mente. √Č claro que isso s√≥ acontece quando tomamos sol, mas nem sempre apenas a a√ß√£o natural do astro rei garante um tom saud√°vel e dourado na pele. Uma das grandes vantagens de aplicar o bronzeador √© acelerar o processo de ganhar uma corzinha e, ao mesmo tempo, se certificar de que o corpo inteiro ser√° contemplado de maneira uniforme. Existem alguns bronzeadores no mercado que j√° vem com cor, ent√£o esses s√£o ideais para as pessoas com a pele mais clara, que j√° querem disfar√ßar isso antes mesmo de ter contato com a luz solar, seja na praia ou piscina.

 

Por possuir diferentes texturas, o bronzeador tamb√©m √© um produto que agrada todos os p√ļblicos. Quando criado, era mais comumente vendido como √≥leo, sendo que tal consist√™ncia nem sempre agradava todo mundo, pois deixava a pele com a sensa√ß√£o de molhada. Com o desenvolvimento de sprays, cremes e lo√ß√Ķes, esse √© um problema do passado.

 

Além disso, todos os diversos tons de pele podem usar o bronzeador solar; contudo, as peles mais claras devem apostar em uma proteção FPS ainda maior. Alguns bronzeadores também possuem ação hidratante, por conterem em suas fórmulas alguns ingredientes como óleo de amêndoas, de coco, manteiga de cacau, ajudando a reduzir o ressecamento em contato com o sol.

 

Quais os tipos de bronzeadores disponíveis no mercado?

O mercado de bronzeadores é bastante diverso, especialmente em um país de clima tropical como o Brasil. A principal variedade do produto é relacionada às suas texturas: óleo, spray, loção e creme e vamos detalhar um pouco sobre cada uma dessas consistências, suas vantagens e desvantagens.

Bronzeado saud√°vel e seguro

Bronzeado saud√°vel e seguro

O bronzeador do tipo √≥leo √© um dos mais tradicionais. Sua finalidade √© deixar a pele com um brilho enquanto acelera a pigmenta√ß√£o da pele. O dourado j√° surge quase que de imediato. Ele √© ideal para peles mais secas ou ressecadas e possui maior resist√™ncia √† √°gua, sendo ideal para um dia de praia ou piscina. Seu ponto negativo √© que muita gente n√£o gosta da sensa√ß√£o de estar “besuntada” de √≥leo.

 

No caso das vers√Ķes cremosas, como creme ou lo√ß√£o, elas s√£o mais confort√°veis no toque e geralmente n√£o incomodam a maioria das pessoas, especialmente as que possuem a rotina de aplicar hidratantes na pele. Inclusive, os bronzeadores em lo√ß√£o ou creme s√£o os ideais para hidratar a pele. A desvantagem √© a mesma do em √≥leo: n√£o agrada a todos, j√° que pode deixar um aspecto ‚Äúmolhado‚ÄĚ.

 

Já o bronzeador em spray é o favorito de quem quer um toque seco ao final da aplicação. Uma das suas vantagens é a praticidade na hora de aplicar, pois gasta menos tempo. Também, é um método que pode deixar uniforme o produto. Por ser em spray, deixa uma sensação quase refrescante na pele também.

 

Uma outra varia√ß√£o do produto no mercado √© que existem bronzeadores com e sem FPS. FPS √© a sigla para ‚Äúfator de prote√ß√£o solar‚ÄĚ e √© o que garante que os raios solares n√£o v√£o prejudicar a pele, pois alguns de seus potenciais danos s√£o sardas e pintas solares, manchas escuras de melasma, envelhecimento precoce e casos de c√Ęncer da pele, como o melanoma. √Č importante ressaltar que, caso o bronzeador tenha o FPS inferior a 30, ele deve ser usado em conjunto com o protetor solar.

H√° ainda os Autobronzeadores, que servem mais como alternativa ao bronzeador comum. Eles estimulam a pigmenta√ß√£o da pele e proporcionam um bronzeado sem a necessidade de exposi√ß√£o solar, garantindo o bronzeado em qualquer esta√ß√£o do ano, muito √ļteis para o inverno.

As maiores vantagens do bronzeador:

 

  • √Č f√°cil de aplicar;
  • Deixa a pele com um bronze uniforme;
  • Ajuda na t√£o sonhada ‚Äúmarquinha perfeita‚ÄĚ;
  • Pode ser usado em peles clara ou escuras;
  • Possui texturas confort√°veis para todos os gostos;
  • Pode ter dupla a√ß√£o, al√©m de bronzear, proteger contra os raios solares;
  • Costuma ter componentes hidratantes na pele, ajudando-a se manter saud√°vel;
  • Alguns t√™m componentes antibacterianos, ajudando com os maus odores do suor.

 

O maior guia de compras sobre bronzeador

Bronzeador Nivea

Bronzeador Nivea

Como voc√™ j√° viu, op√ß√Ķes de bronzeador n√£o faltam no mercado. S√£o v√°rias as marcas nacionais e internacionais que prometem o melhor bronzeado no seu ver√£o. Contudo, nem todas possuem os pr√©-requisitos para garantir que a sua cor seja duradoura, uniforme, bonita e, mais importante, conquistada de maneira saud√°vel. Para n√£o expor sua pele aos riscos de um produto ineficaz e que pode trazer danos a ela, os especialistas tiveram um grande trabalho pela frente.

 

Foram 5 dias de pesquisa, somando 40 horas entre estudos e testes do mais variados para garantir que os produtos foram aprovados e cumprem com o prometido. As marcas mais consumidas pelo mercado brasileiro foram comparadas, avaliadas, testadas e somente as melhores entraram para a classificação dos Experts.

 

 

Para começar, estes são os cinco principais problemas que encontramos após a avaliação do bronzeador:

 

  • Bronzeado ‚Äúmanchado‚ÄĚ

Um dos principais problemas relatados pelos especialistas foi esse: dos 23 produtos testados, apenas 10 conseguiram garantir que a cor ficará uniforme no corpo todo. A opinião dos especialistas é de que ele deve ser aplicado em quantidades iguais, todavia, mesmo passando o bronzeador corretamente, algumas marcas não tiveram a mesma durabilidade em todo o corpo, ajudando a deixar manchas em algumas áreas que o produto saía primeiro.

 

No experimento de 4 horas feito por dois em ambientes de praia e piscina com pessoas de diferentes fototipos, os produtos eliminados n√£o trouxeram resultados satisfat√≥rios para a pele, finalizando com um bronzeado ‚Äúde dalmata‚ÄĚ.

 

  • Pele descascada ap√≥s no p√≥s-sol

Ao entrar em contato com o sol, a pele perde água. Na verdade, não apenas o sol, como a água do mar, piscina e o próprio vento fazem a pele ressecar. Por isso, ao potencializar o bronzeamento, a pele fica ainda mais suscetível a descascar (ou despelar!) após o uso de produtos bronzeadores.

 

Assim, de acordo com as pesquisas, uma forma de reduzir o efeito √© buscando usar f√≥rmulas que contenham ativos hidratantes. ‚ÄúMas como saber se o bronzeador ajuda na hidrata√ß√£o?‚ÄĚ. √Č simples: busque no r√≥tulo ingredientes como manteiga de karit√©, √≥leos de coco, am√™ndoa e argan, pois eles possuem finalidades hidratantes e antioxidantes. Os melhores bronzeadores do ranking possu√≠am algum ingrediente hidratante na amostra testada.

 

  • Comprar um bronzeador que n√£o √© regulamentado pela Anvisa

A Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) √© uma autarquia reguladora que atua no Brasil com o intuito de garantir a seguran√ßa, qualidade e efic√°cia de alguns produtos do dia a dia, sendo o bronzeador um deles. Segundo a defini√ß√£o da pr√≥pria Ag√™ncia, bronzeador √© uma prepara√ß√£o cosm√©tica destinada a entrar em contato com a pele, com a finalidade exclusiva ou principal de proteg√™-la contra a radia√ß√£o UVB e UVA sem, contudo, impedir a a√ß√£o escurecedora.

Bronzeamento

Bronzeamento

 

Ou seja, apenas os produtos que s√£o regulamentados pela Anvisa garantem a seguran√ßa na hora de se jogar no banho de sol, pois asseguram que sua pele n√£o vai sofrer danos de curto ou longo prazo causados pela radia√ß√£o solar. No total, cinco marcas foram reprovadas por n√£o terem a aprova√ß√£o da Ag√™ncia, ap√≥s a an√°lise da conformidade do produto com rela√ß√£o aos padr√Ķes de qualidade do pa√≠s.

 

  • Acne e sensibilidade na pele

Embora encontrados em menor frequ√™ncia, a acne e a sensibilidade aos componentes dos bronzeadores foram experienciados pelos especialistas. A acne, nesse caso, n√£o possui rela√ß√£o hormonal. √Č como os dermatologistas descrevem como ‚Äúacne solar‚ÄĚ; ela surge ap√≥s a exposi√ß√£o solar e se intensifica com o uso de bronzeadores quando a pessoa usa bronzeadores √† base de √≥leo, por causa do ‚Äúmecanismo de rebote da pele‚ÄĚ que a deixa mais espessa e diminui a facilidade em secretar o sebo natural.

 

A avaliação indicou que três marcas possuem propensão a deixar a pele com tendências acneicas e foram eliminadas. Já a sensibilidade foi descrita como uma vermelhidão e coceira durante o uso, sem causa definida, podendo ser alergia a algum componente da fórmula. Logo, o estudo foi inconclusivo.

 

  • N√£o pode aplicar bronzeador no rosto

Esse não foi um problema eliminatório, pois é o caso de todos os bronzeadores. Na verdade, aqui, age como um ponto de atenção. O rosto nunca deve ser exposto ao sol de maneira desprotegida, já que a sua pele é mais sensível.

Além disso, o bronzeador oleoso potencializa as chances de espinhas e cravos, como dito no tópico anterior. O produto cosmético aplicado na região pode queimar a face e deixar manchas como melasma e sardas, sem falar no envelhecimento precoce da pele.

 

Como os consumidores podem testar o bronzeador antes da compra?

Bronzeador Banana Boat

Bronzeador Banana Boat

Testar um bronzeador antes de comprar √© um m√©todo pouco eficaz de testagem. Sendo um produto que precisa estar em contato com o sol e aplicado de maneira uniforme no seu corpo, seu ‚Äúteste r√°pido‚ÄĚ, no m√°ximo, ajuda na escolha da melhor textura para voc√™, ou a descobrir se voc√™ gosta do cheiro do produto.

 

No mais, não vai ser ao aplicar em uma pequena área do corpo que você verá diferença ou poderá atestar na prática a sua ação na pele, se vai ou não ajudar a conquistar o tão sonhado dourado do verão. Sendo assim, a melhor hipótese para comprar um bronzeador, sem medo de estar adquirindo algo que não vá fazer bem para a sua pele, é confiar em reviews independentes da internet, como esta do Experts Testam.

 

 

Quais são os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um bronzeador? 

 

  • Prote√ß√£o solar¬† (FPS)

 

√Č de extrema import√Ęncia voc√™ verificar se o bronzeador que est√° adquirindo possui fator de prote√ß√£o solar ou n√£o. N√£o caia no engano de pensar que, por possuir prote√ß√£o contra a radia√ß√£o solar, o bronzeador √© menos eficaz. Tal barreira de cuidado n√£o impede que os raios penetrem na pele, tampouco impedem a produ√ß√£o de melanina; apenas diminui as chances que eles venham a causar danos para ela. Geralmente, todo bronzeador possui algum n√≠vel de prote√ß√£o, podendo ser mais baixo como 4 a 8, ou maiores entre 15 e 30. Se n√£o possuir ou for menor do que FPS 30, o bronzeador deve ser usado com um protetor solar. A regra √© aplicar primeiro o filtro solar e, minutos depois, o produto de bronzeamento.

 

  • Resist√™ncia √† √°gua

Mesmo que voc√™ n√£o pretenda entrar no mar ou piscina, que seu intuito seja apenas deitar na areia ou cadeira de sol e pegar um bronze, voc√™ ainda vai ter contato com a √°gua: o suor. Ent√£o, a resist√™ncia √† √°gua √© um fator de muita import√Ęncia e est√° indicado no r√≥tulo. De toda forma, texturas mais oleosas e cremosas costumam lidar melhor com a intera√ß√£o com √°gua, mas um bom spray como os testados pelos especialistas tamb√©m resistem √† √°gua.

 

  • Textura

N√≥s j√° detalhamos cada tipo de textura, suas vantagens e desvantagens. Contudo, o mais importante √© frisar que a consist√™ncia do bronzeador √© uma escolha individual e, felizmente, √© um produto que possui todas as texturas e agrada a todo mundo. √Č bem similar a escolher um protetor solar ou um produto de hidrata√ß√£o corporal: qual o toque que √© bom para voc√™? Se voc√™ prefere ver sua pele dourada mais rapidamente, com aspecto de brilho, com maior durabilidade em contato com a √°gua, o bronzeador em √≥leo √© a melhor escolha. Por outro lado, se prefere uma textura mais aveludada e similar a um hidratante, as vers√Ķes em lo√ß√£o e creme s√£o ideais. Para um frescor e toque seco, opte por spray.

Dicas para bronzear

Dicas para bronzear

 

  • Componentes hidratantes na f√≥rmula

Ter componentes hidratantes na f√≥rmula do seu bronzeador s√≥ vai beneficiar a sua pele. Uma pele bem cuidada e hidratada al√©m de absorver melhor a cor, tamb√©m vai garantir que esta se mantenha por mais tempo. Melhor ainda: sem descamar ou despelar logo em seguida. Ent√£o, buscar por componentes hidratantes na f√≥rmula √© essencial para garantir que seu bronzeado seja prolongado mesmo depois que o ver√£o acabar. √ďleo de coco,¬† de am√™ndoas, de argan e as manteigas de karit√© e cacau s√£o √≥timos para hidratar.

 

  • Busque por ingredientes que tragam benef√≠cios adicionais

Já falamos sobre as vantagens do bronzeador quando em contato com o sol, sobre sua proteção contra os danos dos raios solares, ação hidratante… Mas não pense que as vantagens de um bom bronzeador param por aí. Existem outros diversos ingredientes que podem trazer excelentes benefícios para a sua pele quando associados ao bronzeador.

 

Por isso, sempre busque por eles no rótulo: vitaminas A, C e E, que colaboram para a melhor pigmentação, produzem elasticidade e retardam o envelhecimento; alantoína, que possui ação regeneradora e de cicatrização da pele; extratos de cenoura, coco ou acácia australiana, que auxiliam na nutrição e potencializam a rapidez do bronze; a pele e aceleram o bronzeado; extrato de casca de noz verde, que embora não seja tão comum, ajuda na manutenção da cor do bronze.

 

 

MARCAS 

CENOURA E BRONZE

A marca brasileira Cenoura e Bronze surgiu em 1978 com um produto que at√© hoje √© um dos seus mais memor√°veis: o √≥leo bronzeador. Na √©poca, a empresa era responsabilidade da DM Farmac√™utica mas, a partir de 2015,¬† ela foi repassada para o grupo franc√™s Coty, Inc. A marca Cenoura e Bronze √© completamente voltada para produtos para o sol: bronzeador, protetor solar e produtos j√° com cor s√£o alguns dos carros-chefe da companhia. Seu produto mais popular √© o ‚Äú√ďleo Protetor Solar Spray‚ÄĚ que pode ter FPS 6 ou 15 e possui Vitamina E e √≥leo de cenoura na f√≥rmula. Ele promete resistir √† √°gua por at√© 2 horas, e garante a preven√ß√£o contra o fotoenvelhecimento da pele por possuir uma tecnologia ‚Äútricomplex‚ÄĚ.

 

AUSTRALIAN GOLD

A Australian Gold √© uma marca de protetores solares e bronzeadores que foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1985 e √© comercializada em mais de 120 pa√≠ses. Tendo o Brasil como um de seus maiores mercados, desde 2017 a Australian Gold come√ßou a ser produzida tamb√©m na f√°brica da brasileira O Botic√°rio, que adquiriu os direitos de licen√ßa √† longo prazo da marca. Seu protetor solar com ‚Äúinstant bronzer‚ÄĚ √© no formato spray e pode ter FPS 8 e 15. Sua f√≥rmula traz extratos naturais tonalizantes de nozes, ab√≥bora e cenoura, e tamb√©m um composto √† base de extratos vegetais, que promete acelerar o bronzeamento. Outro produto √© o ‚ÄúAcelerador Intensifier Dry Oil‚ÄĚ, em √≥leo, que cont√©m vitamina e, aloe vera e ativos hidratantes.

 

SUNDOWN

A Sundown pertence √† empresa Johnson & Johnson e foi criada em 1984. A empresa foi a primeira a chegar no Brasil para prote√ß√£o contra os raios solares, atrav√©s dos lan√ßamentos dos primeiros fatores FPS 4, 8 e 15. Sendo a pioneira tamb√©m nos fatores mais altos. A marca estreou novos produtos, sempre voltados para a pele, como os bronzeadores. A vers√£o mais famosa da marca √© em spray, o ‚ÄúSundown Gold‚ÄĚ, que pode ter FPS 6, 15 e at√© 30. A f√≥rmula possui toque seco e cont√©m betacaroteno e √≥leos naturais de buriti e urucum, al√©m de vitamina E. Promete resistir bem √† √°gua e ao suor por at√© 2 horas sem necessidade de reaplicar.

 

BANANA BOAT

A norte-americana Banana Boat surgiu oficialmente em 1981; contudo, a hist√≥ria da marca come√ßa em meados da d√©cada de 1970, quando Robert Bell, seu criador, na √©poca um adolescente cria uma lo√ß√£o de bronzeamento artesanal feita de √≥leo de beb√™, laranjas e bananas, armazenadas em cascas de coco e vendida por no m√°ximo 1 d√≥lar. Atualmente, seu produto bronzeador mais conhecido √© o ‚ÄúBanana Boat Bronzeador‚ÄĚ, em √≥leo, com FPS 8 e 236ml. Sua embalagem √© em spray e promete praticidade na hora de aplicar. Sua f√≥rmula √© enriquecida com extrato de cenoura e √≥leo de coco. O produto garante ser muito resistente √† √°gua.

 

NIVEA

A marca surgiu em Hamburgo, em 1911, com o tradicional creme Nivea. Foi em 1970 que a empresa come√ßou a fabricar produtos desenvolvidos para o contato com o sol. Al√©m dos protetores solares, a Nivea conta tamb√©m com a lo√ß√£o bronzeadora ‚ÄúNivea Sun Intense & Bronze‚ÄĚ, com FPS 6, textura n√£o oleosa e r√°pida absor√ß√£o. O produto √© recomendado para peles pouco sens√≠veis ao sol e que se bronzeiam com facilidade. Na mesma linha, a alem√£ tamb√©m fabrica o ‚ÄúNivea Sun Protect & Bronze‚ÄĚ que promete ser resistente √† √°gua e prevenir o envelhecimento da pele causado pela exposi√ß√£o solar. No r√≥tulo, √© poss√≠vel ver que ele traz betacaroteno e √°cido glicirret√≠nico em sua f√≥rmula, que estimula o bronzeado natural da pele.

 

L‚ÄôOR√ČAL

A L’Or√©al √© uma multinacional que nasceu na Fran√ßa em 1909 e ganhou o mundo. Em 1935, lan√ßou o Ambre Solaire, um produto voltado para o dourado da pele e um dos pioneiros. Hoje, sua gama de produtos √© uma das mais variadas no universo dos cosm√©ticos: s√£o tinturas, maquiagens, shampoos e condicionadores, bem como bronzeadores e protetores solar, fazendo com que a¬† L’Or√©al seja at√© hoje l√≠der mundial no segmento de cosm√©ticos. O seu ‚ÄúProtetor Bronzeador Solar Expertise‚ÄĚ conta com FPS 15 e cont√©m tirosina e cafe√≠na, que s√£o ativos que auxiliam na busca da cor dourada. Sua textura em creme garante toque aveludado e promete ser de r√°pida absor√ß√£o, deixando um efeito iluminado ap√≥s o uso.

 

DI HELLEN COSM√ČTICOS

Uma marca que vem ganhando reconhecimento no mercado nacional √© a Di Hellen Cosm√©ticos. Ela √© uma empresa pioneira no setor de cosm√©ticos e perfumaria do Rio Grande do Sul e come√ßou na garagem de uma casa.¬† Atualmente, conta com f√°bricas pr√≥prias e uma frota pr√≥pria de caminh√Ķes, que levam a mercadoria a tr√™s estados do sul do pa√≠s: Rio Grande do Sul, Paran√° e Santa Catarina. Em seu portf√≥lio, mais de 500 produtos s√£o produzidos. Sua linha de itens voltados para o sol √© bastante extensa, com protetores, bronzeadores e produtos p√≥s-sol. No bronzeamento, seus produtos agregam as diversas consist√™ncias com lo√ß√£o, √≥leo e spray √≥leo, com FPS 6. Eles possuem vitamina E e ativos naturais pr√≥-melanina.

 

ANASOL

A Anasol √© uma marca desenvolvida pela brasileira Dahuer Laborat√≥rios que traz ao mercado linhas completas de protetores solares, bronzeadores, produtos p√≥s-sol e dermocosm√©ticos. A empresa possui mais de 30 anos no mercado e seu foco segue o mesmo desde ent√£o. O ‚ÄúAnasol √ďleo Bronzeador‚ÄĚ cont√©m extratos naturais de buriti, cenoura e urucum, embalagem em spray, e op√ß√Ķes de prote√ß√£o com FPS de 6 e 15. Sua resist√™ncia √† √°gua √© de at√© 40 minutos sem reaplicar. J√° a vers√£o em lo√ß√£o, pode ser encontrada √† venda com FPS de 8, 15 e 30, sendo as duas primeiras op√ß√Ķes dispon√≠veis em dois tamanhos: 125 ml e 200 ml. A lo√ß√£o bronzeadora tem toque seco e extratos naturais de cenoura e urucum.

 

BIOMARINE

Mais uma empresa brasileira com forte proje√ß√£o no nicho de cosm√©ticos e dermocosm√©ticos, a Biomarine Medical possui produtos para tratar do corpo e da face: limpeza facial, tonifica√ß√£o, esfolia√ß√£o, tratamento de manchas, hidrata√ß√£o, protetor, bronzeadores, s√£o alguns. Seus itens voltados para dourar a pele s√£o variados: o bronzeador bif√°sico ‚ÄúBiomarine Sun Marine Duo Bronze‚ÄĚ tem FPS 15, hidrata√ß√£o e a√ß√£o antioxidante. Contudo, √© o ‚ÄúBiomarine Sun Marine Absolut Bronzer‚ÄĚ que revoluciona por possuir FPS 40. Sua f√≥rmula √© em creme e possui ‚ÄúTan Action‚ÄĚ,¬† um complexo de amino√°cidos rico em tirosina, al√©m de extrato de Nogueira e caf√© verde, estimuladores de bronze. Tamb√©m tem fucogel, um polissacar√≠deo com a√ß√£o hidratante que previne a descama√ß√£o, e caviar, que traz minerais que hidratam e nutrem a pele.

 

NEO BRONZE

Voltada especialmente para cosméticos que intensificam o bronzeador, a Neo Bronze é uma marca brasileira que surgiu em Santa Catarina, em 2012, e está em uma constante de crescimento no segmento. Seus produtos são fabricados no laboratório Naturelle que, assim como a marca, é preocupado com sustentabilidade, meio ambiente, e não testa em animais. Seu carro-chefe é a loção bronzeadora que pode ter baixa proteção (FPS 6) ou mais alta (FPS 30). A loção é composta de óleos, vitaminas e aloe vera. Seu creme é à base de parafina e garante ser hidratante e evitar que a pele descasque. Também promete não manchar a pele ou biquíni, nem a roupa.

 

Fatos interessantes & guia

Bronzeador Cenoura & Bronze

Bronzeador Cenoura & Bronze

Como surgiu a moda da pele bronzeada Рque dura até hoje!

A pele bronzeada come√ßou a ser sin√īnimo de sa√ļde e beleza em 1925, com Coco Chanel. Enquanto passava f√©rias na Riviera Francesa, ela pegou sol no rosto e a apar√™ncia corada ficou conhecida. Antes, a cor branca era sin√īnimo de classe e finesse, tanto que cremes clareadores da pele eram anunciados em revistas de moda da √©poca. Foi em meados de 1937 que ele se tornou uma verdadeira tend√™ncia mundial: produtos que prometiam uma cor dourada eram comercializados e a pele bronzeada se tornou sin√īnimo de beleza, enterrando definitivamente a branquitude das d√©cadas anteriores. Pouco a pouco, a tecnologia foi desenvolvendo produtos que, al√©m de acelerar o bronze, tamb√©m previnem contra os danos dos raios solares para a pele, al√©m de outros benef√≠cios como hidrata√ß√£o e a√ß√£o antioxidante.

 

Dicas para o bronzeado durar mais tempo

 

  • Esfolia√ß√£o: se voc√™ j√° sabe quando vai pegar sol, fa√ßa esfolia√ß√£o antes (um ou mais dias antes do contato). Isso vai acelerar a renova√ß√£o da pele e retirar as c√©lulas mortas. Importante ressaltar que depois da pele bronzeada, a esfolia√ß√£o n√£o √© indicada, pois vai renovar a pele e remover o dourado com mais rapidez.
  • Banhos frios: especialmente no ver√£o, √© comum que os banhos sejam frios, ainda mais por refrescar a pele bronzeada. Por√©m, para quem ama tomar banho de √°gua quente e quer manter o bronzeado, a not√≠cia n√£o √© boa: o ideal √© evitar. O calor desidrata a pele e pode fazer com que ela despele, agredindo-a.
  • Coma alimentos ricos em betacaroteno, mesmo depois de voltar da praia: cenoura, beterraba, tomate, mam√£o, manga, acerola e p√™ssego s√£o algumas frutas e legumes com potencial para ativar a produ√ß√£o de melanina, enquanto que espinafre, couve e agri√£o s√£o √≥timas folhas para a mesma finalidade.
  • Hidrate a pele: os hidratantes s√£o √≥timos para manter o bronze. Passe o produto logo ap√≥s o banho de sol e antes de dormir. Cremes √† base aloe vera, camomila e lavanda s√£o calmantes e potencializam a a√ß√£o.

 

 

Perguntas Frequentes - FAQ

Bronzeador faz mal para a sa√ļde?

Uma vez que aplicado em conjunto com um protetor solar, ou quando o pr√≥prio bronzeador j√° possui um FPS alto, ele n√£o faz mal para a sa√ļde.

Protetor solar ou bronzeador primeiro?

Primeiro, o protetor solar deve ser aplicado de forma generosa. Depois de alguns minutos, quando sentir que a pele absorveu o produto, √© a hora de passar o bronzeador. √Č necess√°rio ressaltar que o protetor deve ser reaplicado tamb√©m.

Gr√°vidas podem usar bronzeador?

Mulheres grávidas podem usar bronzeador. O cuidado, no entanto, deve ser redobrado, tendo maior atenção às fórmulas hipoalergênicas e tomando sol até às 10 horas e após às 16 horas, nos horários com menor incidência solar.

Qual o bronzeador ideal para peles mais claras?

Para peles claras e sensíveis, o ideal é focar em bronzeadores com um fator de proteção solar mais alto, de 30 para cima.

O que é o autobronzeador?

O autobronzeador √© um produto que deixa o aspecto bronzeado sem precisar de exposi√ß√£o solar, atrav√©s de subst√Ęncias que reagem sobre a derme produzindo um pigmento chamado melanoidina. Ele √© ideal para o inverno, quando o sol n√£o √© prop√≠cio para bronzeado natural.

Como se bronzear mais r√°pido?

Esfoliando bem a pele antes de se expor ao sol, comendo alimentos ricos em betacaroteno e tendo contato com o sol em dias seguidos, mesmo que por pouco tempo e dentro do horário seguro, é o melhor método. Se você quer aparentar um bronze ainda no processo, opte por bronzeadores que já vem com cor.

Como fazer bronzeador em casa?

Algumas receitas de bronzeador caseiro contam com urucum, óleo de coco e cenoura. Contudo, além das chances de ficar com um bronzeado manchado, podem ocorrer alergias, sem falar nos riscos com a exposição aos raios UVA e UVB. O ideal sempre será usar produtos testados para tal finalidade e certificados por especialistas e pela Anvisa.

Parafina é seguro para bronzear?

Depende. √Č um produto regulamentado, por√©m h√° perigos relacionados √† qualidade e ao armazenamento do produto. Muitos locais voltados para o bronzeamento usam parafinas sem os certificados dos √≥rg√£os reguladores, aumentando as chances de alergias e queimaduras.

O que √© ‚Äúbronze de fita‚ÄĚ?

O bronze de fita √© parecido com o bronze natural: deixa uma marquinha. Por√©m, no primeiro, a fita (por vezes isolante) ser√° aplicada no formato do biqu√≠ni desejado, impedindo que o sol chegue nas √°reas marcadas. √Č um estilo de bronzeamento que agrada uma pequena parcela de pessoas, enquanto sofre v√°rias cr√≠ticas de outra.

O que tira o bronzeado?

Para remover a cor de uma forma mais r√°pida, fa√ßa uma esfolia√ß√£o leve em todo o corpo (no m√°ximo duas vezes por semana) para que a camada superficial saia e se revele o tecido n√£o bronzeado que est√° por baixo. N√£o √© indicado fazer uma esfolia√ß√£o caseira com a√ß√ļcar ou caf√©, por exemplo. Busque por produtos p√≥s-sol.

Deixe um coment√°rio