Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Absorventes im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
14 Horas investidas
5 Estudos avaliados
7155 Leia as resenhas

🥇 Melhores Absorventes 2022 - Comparativos, Reviews & mais

O mercado dispõe das mais diversas opções de absorventes íntimos e, com certeza, um deles é perfeito para você e suas necessidades. Segundo os experts, é importante definir o tamanho dele, se é interno ou externo, o tipo de cobertura, as marcas com as quais costuma se dar bem e ainda o preço que está disposto a pagar. Ainda assim, são diversas as possibilidades, então se torna mais fácil errar e mais difícil comprar o absorvente íntimo que seja apropriado para as suas necessidades, caso não saiba exatamente o que procurar. Para esta classificação, nossos experts submeteram diversas marcas a testes comparativos, como experimentos de conformidade, teste de adequação e de produto para descobrir os resultados e emitir uma opinião verdadeira.

Carolina Constantino

Carolina é secretária executiva de formação mas há mais de dez anos gosta mesmo é de falar sobre filhos, educação e estilo de vida. Procura conhecer produtos e equipamentos que facilitem a vida em família (que não para de crescer, aliás) e é expert em pesquisa pelos maiores custos-benefícios do mercado online.

Mais sobre Carolina

Absorvente Lista com os melhores 2022

Absorvente Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um absorvente íntimo

Absorvente guia de marcas

Absorvente

O absorvente íntimo é um produto de higiene íntima utilizado durante o período menstrual pelo qual as mulheres, em idade fértil, costumam passar mensalmente. Colocado internamente ou dentro calcinha, em contato com a região íntima ou até mesmo em formato de calcinha, o absorvente íntimo evita que o sangue eliminado pelo útero suje as roupas da mulher e a mantém limpa e seca pelo maior tempo possível.

 

Como funciona um absorvente íntimo

Os absorventes íntimos são feitos de material com alta capacidade absorvente de forma a armazenar o fluido menstrual. Ainda, muitos dos absorventes externos vêm com propriedades químicas como géis, aromas, superfície extra-seca ou acabamento para peles muito sensíveis de forma a melhorar a experiência e desagravar certos incômodas.

 

Vantagens & Aplicações

Há muitas vantagens em se optar pelo uso dos absorventes íntimos, o que os tornam um item quase obrigatório nos armários das mulheres com fertilidade ativa. Ao contrário dos copos coletores, os absorventes íntimos são geralmente descartáveis, de fácil uso, limpos e práticos. Já no caso dos absorventes reutilizáveis, são menos invasivos e de fácil manuseio. Hoje em dia há uma infinidade de modelos, texturas, tamanhos.

 

Nós podemos encontrar os absorventes íntimos em diversas marcas e linhas descartáveis e reutilizáveis. Podemos ainda encontrá-los em formatos de calcinha (que é desenvolvido como o sutiã absorvente para lactantes), no tamanho especial para uso noturno, que suporta mais fluxo para que não se manchem os lençóis e alguns tamanhos de absorvente interno.

 

Há mais que um tipo de absorvente interno para cada tipo de bolso, de necessidade, de intensidade do fluxo e de gosto ou adaptação. E na hora de comprar o produto, principalmente quando a maioria das compras são online, essa grande variedade pode causar confusão. Para isso, nosso time de experts se dispõe a ajudar.

 

Quais os tipos de absorventes íntimos disponíveis no mercado?

 

Absorvente externo

O absorvente externo é o mais comum entre todos. Ele é facilmente encontrado no formato pads, em diversos tamanhos, com vários componentes e diferentes espessuras. Além disso, pode contar com cobertura extra-seca, que parece impermeável de forma a manter a pele seca ou acabamento para peles sensíveis, mais adequado para pessoas com tendências alérgicas ou com a região mais sensibilizada.

 

Absorvente noturno

O absorvente noturno é um absorvente externo, com o adicional de ser mais longo e ter maior capacidade de armazenamento.

 

Absorvente guia de marcas

Absorvente interno

Absorvente interno

Uma estrutura anatômica de algodão que, uma vez inserida no canal vaginal, é imperceptível para a mulher, que deve estar atenta para trocá-la de 4 em 4 horas. Ele é perfeito para os dias de praia e piscina e passa muita segurança para quem tem fluxo intenso.

 

Absorvente reutilizável

O absorvente reutilizável é como o externo, com a exceção de ser descartável. Ele é feito de tecido, o que reduz irritações e alergias, e é “recheado” com um tecido absorvente. Ele fica bem arrumado na calcinha, inclusive pode vir com botões nas abas, de forma a ficar firme e evitar vazamentos. Além de acabar “se pagando” com o tempo, já que não precisa mais correr pro supermercado todos os meses, ele é ecológico, pois não produz resíduos.

 

Calcinhas absorventes

Absorvente guia de marcas

Calcinha Absorvente

Feitas de tecidos absorventes, são excelentes para os dias de fluxo baixo a moderado e um grande acessório para ser usado junto com o absorvente quando o fluxo é intenso. As calcinhas absorventes parecem calcinhas normais, mas têm a capacidade de absorver líquidos e secam rapidamente, precisando ser trocadas ao menos uma vez por dia.

 

Esponja absorvente

A esponja absorvente funciona como um absorvente interno reutilizável, já que deve ser inserida no canal vaginal o mais profundamente possível e retirada para ser lavada e usada outra vez. Este absorvente tem como vantagem a reutilização e também o fato de a mulher poder manter relações sexuais enquanto o utiliza.

 

 

As maiores vantagens dos absorventes íntimos

 

  • dão tranquilidade à mulher;
  • mantém a região íntima mais seca;
  • ficam discretos sob a roupa;
  • são facilmente encontrados;
  • variedade de preços;
  • podem permitir atividade sexual;
  • diversidade de tamanhos;
  • diversidades de capacidade.

 

O absorvente íntimo é um produto para a mulher que quer ficar despreocupada

Um absorvente íntimo é um item extremamente necessário na vida de uma mulher com fertilidade ativa. Todos sabemos que alguns dias após a ovulação, caso o óvulo não tenha sido fecundado, as paredes do útero começam a descamar na mulher e esse sangue precisa sair e ser armazenado em algum lugar, sem que a mulher precise mudar sua rotina. Ainda, essa etapa do ciclo dura por volta de três a cinco dias, o que significa que a mulher sangrará entre três a cinco dias, além de outros sintomas como dor ou outros incômodos. Por isso, o absorvente íntimo precisa ser o menor dos problemas no qual a mulher precisa pensar nesse momento.

 

Ele deve ser prático, com absorção adequada, transmitir segurança e oferecer conforto. A mulher, através dos tempos, mostrou que não tinha tempo a perder enquanto esperava o período menstrual passar, mas só a mulher moderna pode se beneficiar da variedade de absorventes e coletores disponíveis hoje no mercado.

 

O maior guia de compras de absorvente íntimo

Você precisa comprar absorvente e quer saber como escolher o melhor? Nós vamos ajudar. Apesar de existirem inúmeros modelos no mercado, o uso do objeto é em uma área sensível e em um momento sensível.

 

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após o teste em absorventes íntimos:

 

Vazamentos – não importa o quão bom seja o absorvente, dependendo da intensidade do fluxo é inevitável que um ou outro vazamento aconteça, independentemente do modelo eleito. Por isso, e por outros motivos, precisamos trocar os absorventes frequentemente e observar também qual o melhor encaixe, para evitar acidentes, seja do absorvente interno, propriamente colocado no canal vaginal, ou do externo, colado na calcinha.

 

Desconforto – os dias nos quais os absorventes são necessários já não são um mar de rosas: cólicas, dores na coluna, crises de enxaqueca, medo de sair com a roupa manchada em público etc. Acrescente a isso um absorvente interno mal encaixado ou que cause irritação e o desastre estará completo.

 

Infecção urinária – os absorventes, internos ou externos, precisam ser trocados no intervalo máximo de quatro horas, principalmente devido ao risco de se desenvolver infecção urinária, já que, se ficarmos com o mesmo absorvente por tempo demais, criamos um ambiente favorável para o desenvolvimento de micro-organismos que podem acabar invadindo a vagina e migrar para o sistema urinário.

 

Adaptação – pode-se levar muito tempo para encontrar seu absorvente ideal ou a forma ideal de usá-lo. E, até lá, imagine só quantos meses de incômodo, desconforto e insegurança, além da possibilidade de investir muito dinheiro em algo que não será benéfico para você.

 

Descarte/higienização – descartar um absorvente íntimo pode ser simples de imediato. Entretanto, não é muito agradável abrir uma lixeira que está há horas com algo encharcado de sangue. Isso tudo sem contar o impacto no meio-ambiente em uma base mensal. Já os absorventes ecológicos estão livres desse problema, mas precisam ser lavados a cada troca e isso pode dar trabalho para quem estiver fora de casa por algumas horas.

 

Se você encontrou seu absorvente ideal, parabéns! Mas nunca há garantia de que o período menstrual será tranquilo, até porque pode acontecer de você não encontrar seu absorvente favorito em estoque e precisar escolher outro. E é aí que está o problema, já que cada marca e modelo vão funcionar de formas diferentes.

 

Como os consumidores podem testar o absorvente íntimo antes e após a compra?

Pesquise bastante antes de comprar o produto. Faça pesquisas em lojas online e observe as avaliações dos clientes, converse com outras mulheres em circunstâncias semelhantes às suas. Esse tempo de pesquisa vale a pena, pois, quando se encontra uma boa marca para o absorvente íntimo e “se acerta com ela”, é comum que a compra se repita nas próximas vezes, e o tempo de investigação não será mais necessário. Tente conhecer as opiniões de pessoas com situações semelhantes às suas antes de tomar uma decisão e, mesmo que tenha comprado pela internet e já recebido em casa, lembre-se de que o cliente online tem garantido o direito à desistência por arrependimento em até sete dias após a entrega do produto, caso ele ainda não tenha sido aberto ou apresente problema de fabricação.

 

Quais são os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um absorvente íntimo?

 

Fluxo

Todas as mulheres menstruam com maior ou menor intensidade em algum dia do período menstrual, mas é importante conhecer seu fluxo para que possa escolher o absorvente adequado. Dependendo dessa variação, você pode precisar de mais que um tamanho / tipo.

 

Tamanho da calcinha

Por mais que a maioria das mulheres se sinta mais segura usando uma calcinha maior nesses dias, até mesmo pelo fato de ela ajudar a fazer compressão na região uterina e amenizar a cólica, precisamos ficar de olho no caso de a calcinha não conseguir acomodar o absorvente e ele ficar solto. Quando quiser usar uma calcinha menor, pode optar por um modelo cavado ou interno.

 

Atividades

Se você pratica exercícios físicos ou gosta de uma boa praia ou piscina, já deve ter dado uma chance para o absorvente interno, que não fica aparente na roupa, não vai encher de água ou, muito pior, sujar a água. Mas se é mais caseira, pode se sentir confortável com a praticidade de somente trocar o absorvente externo, sem ter outras preocupações.

 

Dia ou noite

Se precisamos trocar o absorvente a cada quatro horas, precisamos levantar de madrugada para fazer a troca? É claro que não! Para isso temos acesso ao absorvente interno, que é bem maior e tem menos adicionais em sua composição. Para evitar infecções, basta colocar logo antes de ir para a cama e tirar assim que se levantar.

 

Marca

Muitas vezes, quando seu absorvente favorito acaba, pode parecer exagero ir a outro supermercado ou farmácia para atender sua exigência, mas talvez não seja: absorventes idênticos, mas de outras marcas, podem não ser tão idênticos assim por motivos de composição e processo de fabricação. Então é bom deixar para testar a marca concorrente em um momento de menor emergência.

 

Marcas

 

Always

Uma das marcas mais populares no Brasil, a americana Always é uma marca de produtos para higiene menstrual que comercializa absorventes externos, super-finos, calcinhas descartáveis, absorventes noturnos e lenços umedecidos para a área íntima. A marca pertence ao Grupo Procter & Gamble e começou sua atuação em 1984, ano em que logo estaria presente também internacionalmente. Os produtos da marca Always são vendidos no exterior sob os nomes Whisper, Lines, e Evax, a depender da região, e é um dos maiores nomes do Grupo P & G.

 

Intimus

A marca Intimus pertence à corporação Kimberly-Clark, que está presente em mais de 80 países. A história do absorvente Intimus começou no Brasil no início dos anos 90 com a empresa Kenko do Brasil, que já atuava no segmento de fraldas descartáveis e, através de pesquisas, conseguiu inserir no mercado nacional um absorvente mais anatômico, com gel, menos espesso, com canais laterais e circuito interno anti vazamento e tripla proteção, oferecendo mais segurança e conforto. Quando a Kimberly-Clark adquiriu 51% da Kenko do Brasil e deu início à Kimberly-Clark Kenko, a Intimus só teve do que se beneficiar, já que uniu a inovação à experiência de mais de um século. Décadas após a fusão, o mercado no Brasil está repleto de produtos Intimus, que vão de absorvente interno a sabonete íntimo, afirmando o lugar da marca no coração das brasileiras.

 

Sempre Livre

Agora é a vez da Johnson & Johnson lançar sua marca de absorventes íntimos e a Sempre Livre é a representante que tem a cara da multinacional. Uma das marcas mais vendidas no Brasil, a Sempre Livre chegou em solo nacional em 1974, “inaugurando a categoria de absorventes higiênicos no Brasil”. E a marca mostrou a que veio 11 anos depois, trazendo o primeiro absorvente com linhas adesivas do Brasil, modelos super finos, cobertura Sempre Seca, modelos com abas e adaptáveis para calcinhas cavadas. Hoje conta com dez modelos diferentes, sempre preocupada em garantir a proteção e a liberdade de movimento da mulher nos dias que lhe são mais difíceis por natureza.

 

Pantys

Você sabia que cada mulher no mundo poderá descartar cerca de 15 mil absorventes durante sua vida fértil? Preocupadas com o impacto ambiental e visando um belo negócio, Emily Ewel e sua sobrinha Duda Camargo fundaram, em 2017, a Pantys. A marca tem finalidade ecológica baseada em alta tecnologia: pesquisou e desenvolveu um tecido altamente absorvente, que mantivesse a pele da mulher mais seca possível, com dois forros: um que mata 99% das bactérias e outro impermeável. Além disso, a peça é reutilizável, o que estimula o consumo consciente. A marca luta hoje contra o maior concorrente: o mercado dos descartáveis e a falta de conhecimento ou interesse em produtos alternativos que só têm benefícios a trazer.

 

Korui

Fundada em 2014 na cidade de Florianópolis – SC, a Korui nasceu do compromisso social e ambiental de um casal que fabrica produtos de higiene íntima feminina como coletores menstruais, absorventes reutilizáveis e calcinhas absorventes.

 

Sym

Se você conhece os papéis da Personal e da Snob, pode querer saber que a Santher, dona dessas marcas tão conhecidas, colocou no mercado a marca Sym, há pouco mais de dez anos. A marca já começou muito bem, identificando três faixas etárias de mulheres em época fértil e se comunicando com cada uma delas, de forma a passar conhecimento sobre sua fertilidade e também conhecer suas inseguranças. A Sym conta com dez tipos diferentes de absorventes e protetores diários cheios de tecnologia, oferecendo excelente relação custo-benefício.

 

Absorvente guia de marcas

Absorvente Fleurity

Fleurity

Em 2015 nasceu a brasileira Fleurity, que hoje já está em outros 6 países. A proposta da Fleurity é lidar com a fertilidade feminina de forma natural, como deve ser e, de quebra, evitar o descarte desnecessário. Por isso, a marca comercializa vários tipos de coletores, assim como absorventes reutilizáveis.

 

O.B.

A Johnson & Johnson cuida de outra marca de absorventes, desta vez internos, que ficaram tão populares que foram sinônimos de absorvente interno por muito tempo, numa figura de linguagem conhecida como metonímia. A O.B. teve seu início na Alemanha em 1950, sendo desenvolvida no período pós-guerra, no qual os recursos eram extremamente escassos e, após muita pesquisa, o resultado foi tão bom que a marca foi absorvida pela Johnson & Johnson. Sem dúvida o O.B. é um dos absorventes internos mais vendidos do Brasil.

 

Inciclo

A Inciclo foi fundada em 2010 com ares de pioneirismo no mercado mercado, a partir da preocupação em comercializar produtos de higiene íntima feminina causando o menor impacto ambiental possível. O conceito da marca é o de desenvolver produtos inteligentes, questionadores dos métodos tradicionais e que colaborem com a conscientização para um meio ambiente saudável. A marca é facilmente encontrada em lojas online e farmácias em várias regiões do país, e o catálogo varia entre absorventes e calcinhas reutilizáveis, assim como discos, coletores e acessórios para higienização.

 

Tampax

Absorvente guia de marcas

Absorvente interno Tampax

A Tampax é a marca americana que tem sua história fundida à criação do absorvente interno, já que foi a primeira a fabricá-lo já nos anos 30. A marca é tão pioneira que a própria dona começou ela mesma costurando os absorventes internos à mão! Com a Segunda Guerra Mundial, veio a necessidade das mulheres partirem para o mercado de trabalho e ali iniciou-se um trabalho de educação para o uso dos produtos, com reais professoras do assunto, as “Tampax Ladies”. O boom dos absorventes internos não veio até os anos 60, quando outras marcas começaram a desenvolver seus próprios absorventes internos e a Tampax decidiu ir a revistas e à TV para normalizar o assunto.
No fim dos anos 90, já integrante do grupo P & G, após anos de pioneirismo, a Tampax pode colocar no mercado uma diversidade de produtos antes inimaginável, e continua sendo a líder do segmento no mundo.

 

Fatos interessantes & guia

O uso de absorventes íntimos vai acompanhar a vida de praticamente 100% das mulheres que, não importa qual vida e carreira sigam, precisam estar ativas, dispostas e disponíveis. O mundo não pode parar na semana em que a mulher está menstruando, então esse momento deve ser cercado de produtos e técnicas que vão tornar esse período mais fácil.

 

Para uma experiência melhor, eis o que se pode saber sobre fertilidade e ciclo menstrual.

 

Aplicador: caso você tenha optado pelo absorvente interno mas está achando muito difícil colocá-lo, você pode recorrer ao aplicador de absorvente, que várias marcas comercializam e funciona como um sistema de seringa, no qual você insere o absorvente no pequeno cilindro sem necessitar tocar na região, evitando contato com o fluxo menstrual.

 

 

Copo coletor: o copo coletor é um copinho de silicone que é inserido no canal vaginal dobrado e lá dentro deve se encaixar corretamente para coletar o fluido menstrual. A vantagem dele é que basta removê-lo, higienizá-lo com água e sabão e colocá-lo de volta. Esterilizando entre um período menstrual e outro.

 

Conheça sua fertilidade: mais e mais mulheres têm se cansado dos métodos sintéticos para regulação da fertilidade e abandonado pílulas e DIU. Para essas mulheres existem os métodos naturais como o Método de Observação Billings, que se dá a partir da observação do comportamento do corpo feminino, e é uma experiência que funciona mais do que preservativo e AC, com impressionantes 99% de precisão. Além disso, esses métodos auxiliam quem está tentando engravidar a encontrar os dias mais propícios para manter relações sexuais e finalmente sucederem na fertilização.

 

Nota do especialista

“Os absorventes internos podem ser usados por todas as mulheres, isso inclui mulheres virgens. O risco de rompimento do hímem ao inserir o absorvente interno é mínimo, mesmo assim, é bom que se procurem tamanhos pequenos e orientação de um ginecologista. Como a preservação do hímen é um fato de relevância cultural e algo irreversível, é fundamental que a mulher esteja consciente das circunstâncias e mantenha o uso do absorvente externo caso ainda não se sinta segura.”

 

https://www.tuasaude.com/tipos-de-absorvente/

https://oglobo.globo.com/celina/voce-sabe-qual-impacto-ambiental-do-seu-absorvente-conheca-boas-alternativas-para-seu-corpo-para-planeta-24713350

https://www.ecycle.com.br/absorvente-de-pano/

https://todateen.uol.com.br/sustentabilidade-conheca-5-vantagens-do-absorvente-ecologico/

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/07/08/calcinha-absorvente-e-mais-sustentavel-do-que-coletor-menstrual.htm

 

FAQ

O que é um absorvente íntimo?

O absorvente íntimo é um produto de higiene íntima utilizado durante o período menstrual pelo qual as mulheres em idade fértil costumam passar mensalmente. Colocado internamente ou dentro calcinha, em contato com a região íntima, ou até mesmo em formato de calcinha, o absorvente íntimo evita que o sangue eliminado pelo útero suje as roupas da mulher e a mantém limpa e seca pelo maior tempo possível.

Onde comprar absorvente íntimo?

O absorvente íntimo é um daqueles produtos que se vendem em vários tipos de estabelecimentos e são facilmente encontrados. Podem-se comprar em farmácias, supermercados, no mercadinho da esquina, em lojas de perfumaria, lojas de departamento, sites especializados e até em sites de vendas mais amplas como Submarino, Americanas, Amazon etc.

Como definir o tamanho do absorvente interno?

Ao contrário do que se acredita, o absorvente interno não deve ser escolhido de acordo com o tamanho do canal vaginal, o que seria muito difícil de se precisar. Na verdade o tamanho do absorvente interno se dá a partir da intensidade do fluxo menstrual, muitas vezes precisando se adquirir mais que um tamanho de produto para o mesmo período.

Por que absorvente assa?

Na verdade o problema aqui se chama dermatite de contato, o que pode ser uma alergia ou irritação, é causada pela combinação de calor, atrito na região íntima e a umidade, o que ainda contribui para a proliferação das bactérias.

O que é absorvente interno?

É um pequeno cilindro feito de algodão e que fica dentro do canal vaginal, que segura o fluxo dentro do canal até que seja removido.

Absorvente é lixo orgânico?

Sim, ele é lixo orgânico quando vem na forma descartável, especialmente se estiver usado. Neste caso, ele deve ser descartado junto ao papel higiênico.

Quem criou o absorvente interno?

O absorvente interno foi criado pelo médico Carl Hahn, na Alemanha em 1950.

Qual absorvente usar no pós-parto?

Existem no mercado inúmeros modelos de absorvente específicos para o pós-parto, mais potentes e longos, mas podemos adicionar à lista os absorventes noturnos e as fraldas geriátricas.

Quem pode usar absorvente interno?

Via de regra, todas as mulheres saudáveis e até mesmo meninas virgens, sendo que este caso exige muito maior atenção e modelos menores.

Por que chamam absorvente de modess?

Modess era uma marca muito popular de absorventes, que eram chamados toalhas higiênicas, e era o que havia de mais moderno no mercado. A palavra modess virou uma metonímia, figura de linguagem que, neste caso, troca o nome do objeto pelo nome da marca de destaque.

Deixe um comentário