Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Medidores de Pressão im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
12 Horas investidas
7 Estudos avaliados
7335 Leia as resenhas

🥇 Melhores Medidores de Pressão 2021 - Comparativos, Reviews & mais

Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde, a OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, representando mais de 30% de todas as mortes em nível global. Portanto, a possibilidade de medir a pressão arterial em casa também pode ajudar no controle dessas condições, assim como incentivar para que as pessoas melhorem seus hábitos de vida e cuidem de seu estado de saúde. Para te ajudar a encontrar o melhor medidor de pressão, nosso time de especialistas fez diversos testes e preparou uma tabela de comparação para que você encontre o medidor adequado para manter sua saúde em dia.

Cecilia Costa

Cecília é publicitária, redatora, viajante e muito curiosa. Nasceu no Rio de Janeiro, mas ama morar em São Paulo. No currículo entram mais de 10 anos de experiência com conteúdo na área editorial, uma viagem de volta ao mundo e o nomadismo digital. Atualmente, escreve para interagir, engajar, conectar e ajudar cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decisões, com grande interesse e expertise nas áreas de saúde, esportes, educação e viagens.

Mais sobre Cecilia

Medidor de Pressão Lista com os melhores 2021

Medidor de Pressão Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é um medidor de pressão?

Medidor de pressão guia de marcas

G-Tech RW450

O medidor de pressão, também chamado de esfigmomanômetro ou aparelho de pressão, é um instrumento de uso clínico utilizado para medir a pressão arterial, que pode ser utilizado em casa, na farmácia ou mesmo no consultório médico.

 

Como um medidor de pressão funciona?

O medidor de pressão é um instrumento que funciona ao comprimir as artérias do corpo para quantificar as medidas de pressão mínima e máxima, cientificamente chamadas de sístole e diástole. O aparelho deve ser colocado preferencialmente nos braços, já que essa é a parte do corpo que oferece maior precisão para aferir a pressão.

 

Nos modelos analógicos, o resultado é aferido por meio dos sons do fluxo sanguíneo captados pelo uso de um estetoscópio. Enquanto nos aparelhos digitais, basta acionar os botões apropriados e aguardar o tempo necessário para que o resultado seja mostrado diretamente no visor.

 

Vantagens & Aplicações

Os medidores de pressão são instrumentos amplamente usados nos ambientes médios, e, com a maior necessidade de controle e acompanhamento de determinadas condições de saúde, seu uso doméstico tem oferecido diversas vantagens para pacientes com diferentes quadros clínicos.

 

Em especial, os medidores de pressão mais atuais oferecem um design moderno e intuitivo, fáceis de usar num ambiente doméstico por pessoas de todas as idades.

 

Ao utilizar um medidor de pressão da maneira correta, seguindo as instruções dos fabricantes e de acordo com a orientação do médico cardiologista, o aparelho pode auxiliar na melhora da qualidade de vida do paciente, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e permitindo que o paciente tenha maior controle sobre sua condição de saúde.

 

Quais os tipos de medidor de pressão estão disponíveis?

Os medidores de pressão estão divididos em dois tipos principais.

 

Medidor de pressão guia de marcas

Medidor de pressão manual

  • Medidor de pressão manual – possui uma bolsa de ar que deve ser inflada pelo usuário, para que o resultado possa ser aferido por meio dos sons do fluxo sanguíneo entre a pressão mínima e máxima. Para isso, é necessário o uso de um estetoscópio, que capta os sons. O medidor de pressão manual é frequentemente utilizado em hospitais, consultórios e enfermarias graças a sua alta precisão. Ainda que ele também possa ser usado em ambientes domésticos, é necessário um pouco de prática e experiência para fazer o procedimento da forma correta.
    Medidor de pressão guia de marcas

    Medidor de Pressão Omron HEM-6232T

 

 

  • Medidor de pressão digital – nesse tipo, a bolsa de ar é inflada de forma automática a partir do acionamento de botões, e o resultado obtido é informado diretamente no visor do aparelho. O medidor de pressão digital é o mais moderno da categoria, com design mais intuitivo, fácil de usar e de transportar, sendo ideal para quem precisa aferir a pressão diariamente. No entanto, também é necessário seguir as recomendações de uso cuidadosamente para assegurar sua precisão.

 

Além disso, existem medidores de pressão de braço e de pulso. Embora o modelo de pulso tenha um tamanho menor e seja mais fácil de utilizar sozinho, os testes apontam que esse modelo pode apresentar maior variação nas leituras da pressão arterial, oferecendo menor precisão de resultado do que os modelos mais tradicionais de braço.

 

O maior guia de compras sobre medidor de pressão

 

Segundo a OMS, a maior parte das doenças cardiovasculares pode ser prevenida através das abordagens de fatores comportamentais de risco.

 

Hábitos de vida saudáveis, com uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios físicos e sem o uso nocivo de álcool e de tabaco, são fundamentais para prevenir doenças cardiovasculares e outras condições de saúde graves, e ainda mais importantes para quem já apresenta problemas no coração ou histórico familiar.

 

Para ajudar no controle dessas condições, existem diversos aparelhos conhecidos como medidor de pressão ou aparelho de pressão arterial. Para assegurar que o produto ofereça alta precisão, é preciso que o medidor de pressão tenha a classificação com o selo do INMETRO e seja chancelado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

O que você deve saber antes de comprar um medidor de pressão

O modo de funcionamento e as características dos medidores de pressão podem variar consideravelmente de um modelo para o outro.

 

Um dos aspectos relevantes é o tamanho do manguito, também conhecido como braçadeira. Pessoas com braços muito finos ou muito grossos podem sentir desconforto ao medir a pressão quando o manguito não tem um tamanho apropriado. E, dependendo da diferença entre o tamanho do manguito e o braço, alguns aparelhos podem até mesmo ser incapazes de aferir a pressão arterial de forma adequada para algumas pessoas.

 

Em média, as braçadeiras dos medidores de pressão permitem sua utilização em braços com circunferências em torno de 22 cm e 45 cm, embora não exista um padrão e cada fabricante tenha tamanhos diferentes, geralmente informados na descrição do produto. Por isso, é importante prestar atenção nesse aspecto antes de escolher a opção mais adequada.

 

Já no caso dos medidores de pulso, esse fator tem menos relevância, considerando que o tamanho do pulso entre as pessoas não difere de forma tão considerável quanto do braço. Por outro lado, vale notar a qualidade da pulseira e do velcro, que devem ser mantidos firmes para que a medição seja feita de forma precisa.

 

Como usar um medidor de pressão

Para medir a pressão em casa com confiança e precisão, é fundamental saber a forma correta de utilizar o instrumento. Como existem diversos tipos de medidores de pressão disponíveis, é recomendado ler atentamente as instruções de uso informadas pelo fabricante, já que cada tipo e modelo possuem suas peculiaridades em relação ao modo de uso.

 

Ademais, também existem recomendações padrões que devem ser seguidas durante a medição:

 

  • o ideal é que a pessoa esteja sentada ao lado de uma mesa ou outra superfície plana, onde o braço ficará apoiado e esticado;
  • essa mesa deve ser posicionada de modo que fique alinhada ao coração, já que neste ponto o resultado da medição tende a ser mais preciso;
  • não é recomendado deixar o braço solto, sem apoio, ou apoiado nas pernas, já que esse posicionamento inadequado pode alterar o resultado da medição da pressão.

 

 

O uso do medidor de pressão não substitui a consulta médica

A pressão arterial é um sinal vital que deve ser mantido dentro da normalidade, já que o aumento ou a redução da pressão arterial podem indicar diversos problemas de saúde ao paciente.

 

No entanto, por si só, o medidor de pressão arterial não é suficiente para o autodiagnóstico, assim como os valores dentro da faixa de referência podem não significar a ausência de necessidade de acompanhamento médico, especialmente para as pessoas com maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

 

Dessa forma, é fundamental realizar consultas periódicas com um médico cardiologista para uma avaliação completa do seu quadro de saúde incluindo todos os exames apropriados, especialmente em casos de hipotensão ou hipertensão. Nesse caso, pode ser muito válido apresentar o histórico dos resultados obtidos com o medidor de pressão, seguindo as orientações médicas.

 

Como testar medidor de pressão

Os fabricantes de aparelhos de pressão recomendam a realização de um teste de precisão logo após a compra, de acordo com as instruções fornecidas, para verificar a calibração e a precisão do aparelho.

 

As marcas também recomendam que a precisão do aparelho seja testada a cada dois anos ou após um possível impacto mecânico, como, por exemplo, após a queda do aparelho.

 

Definições

Se você decidiu comprar um medidor de pressão, veja nesta sessão os atributos mais importantes de acordo com nossos testes que devem ser considerados ao fazer uma comparação entre os melhores produtos.

 

Tipo

O medidor de pressão pode ser manual ou digital.

 

Os aparelhos manuais são mais tradicionais e oferecem boa precisão, embora sejam compostos de diversas partes e exijam um pouco mais de experiência e prática para manusear e transportar.

 

Já os modelos digitais são mais fáceis e intuitivos de usar, funcionando com um simples toque de botões e contando com um display de LCD onde é possível visualizar os dados de forma simples e prática, sendo mais indicados para uso doméstico.

 

Local de uso

Existem medidores de pressão apropriados para uso no braço ou no pulso.

Medidor de pressão guia de marcas

Medindo a pressão

Os aparelhos de pulso são pequenos, práticos e portáteis, sendo mais fáceis de utilizar sem ajuda. No entanto, eles não são amplamente recomendados por especialistas já que tendem a apresentar maiores variações nos dados fornecidos, sendo necessário um cuidado maior com a posição correta do paciente na hora da medida.

 

Por outro lado, os medidores de pressão de braço oferecem maior precisão, sendo os mais indicados para as pessoas que precisam de um acompanhamento constante e preciso de sua condição de saúde.

 

Independentemente da sua escolha, verifique o tamanho da braçadeira ou pulseira, para que ela se adapte bem ao braço ou pulso do paciente. Lembre-se que, para alcançar a precisão, o manguito deve estar posicionado de maneira firme, nem muito frouxo e nem muito apertado, evitando também possíveis incômodos e desconfortos ao usuário.

 

Recursos e funções

Além de medir a pressão arterial, os aparelhos mais modernos oferecem outros recursos e funções que podem auxiliar no acompanhamento e avaliação de saúde.

 

Veja abaixo alguns dos recursos mais comumente encontrados nos melhores medidores de pressão de acordo com nosso teste prático:

 

  • indicador de arritmia cardíaca;
  • medidor de batimentos cardíacos;
  • indicador gráfico de nível de hipertensão;
  • armazenamento para um número determinado de medições, incluindo data e hora;
  • armazenamento para mais de um usuário;
  • fornecimento do resultado por voz;
  • conexão bluetooth para transferência dos dados pelo celular.

 

Design, tamanho e peso

O design dos medidores de pressão é outro aspecto muito relevante, especialmente para quem precisa utilizar o instrumento com frequência. Alguns aparelhos são mais comuns, maiores e precisam de mais espaço para sua utilização, armazenamento e transporte.

 

Já os medidores de pressão mais modernos contam com display de LCD de fácil visualização, além de design portátil e compacto, fácil de ser levado para qualquer lugar. Alguns oferecem, ainda, uma caixinha para carregar o instrumento, o que é muito útil para quem costuma viajar ou precisa medir a pressão em diferentes localidades. Nesse contexto, a pesagem do aparelho também é relevante, já que os aparelhos mais leves são mais práticos e fáceis de transportar no dia a dia.

 

Alimentação

Os medidores de pressão digitais possuem seu funcionamento a pilha ou bateria. Essa escolha pode ser baseada em uma opinião e preferência pessoais, embora seja recomendado verificar a autonomia de cada aparelho especialmente para uso diário ou com maior frequência.

 

Marcas

Veja agora quais são as 10 principais marcas que atuam na fabricação e distribuição de medidores de pressão, de acordo com nossos testes.

 

G-Tech (Accumed-Glicomed)

Presente no dia a dia dos brasileiros há mais de 20 anos, a G-Tech é uma marca registrada de produtos de uso domiciliar da empresa Accumed-Glicomed, líder nacional no segmento de equipamentos para monitoramento domiciliar e hospitalar da saúde. A empresa detém a maior oferta de produtos para saúde do mercado brasileiro, seja no desenvolvimento, fabricação ou distribuição de produtos, oferecendo segurança e alta qualidade com custo acessível.

 

Com um dos mais completos portfólios do segmento, a G-Tech oferece umidificadores de ar, nebulizadores, aparelhos de medição de glicose, monitor pré-natal, balanças, bombas de leite, massageadores, termômetros e diversos aparelhos de pressão que estão entre os mais vendidos do país.

 

Omron

Por muitas décadas, os dispositivos da Omron são conhecidos em todo mundo por ajudar as pessoas a prevenir, tratar e controlar doenças domésticas e clínicas. Há pouco mais de 10 anos, a marca chegou ao Brasil desenvolvendo um portfólio de produtos para uso doméstico, já sendo uma grande referência nas categorias de balanças digitais, termômetros, nebulizadores e monitores de pressão arterial.

 

A marca preza pelo desenvolvimento de produtos médicos inovadores e clinicamente comprovados para monitoramento e cuidados com a saúde. Uma amostra disso é que a OMRON Healthcare foi eleita pela pesquisa “Global HomeAppliance Market Comprehensive Survey”, desenvolvida pela empresa japonesa Fuji Keizai, como a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico. Sua lista de produtos conta com 10 modelos diferentes de monitores de pressão, atendendo a todos os públicos com qualidade e eficiência.

 

Techline

Com a missão de desenvolver produtos de alta tecnologia com qualidade mundial, há mais de 30 anos a Techline se dedica a oferecer saúde, bem-estar e qualidade de vida aos seus consumidores e usuários. Genuinamente brasileira, a marca investe constantemente em estudos e tecnologias para o desenvolvimento de aparelhos de saúde confiáveis e de alta qualidade, sendo considerada uma das mais modernas fabricantes do setor.

 

Seu portfólio conta com mais de 40 produtos entre balanças, termômetros digitais, umidificadores, nebulizadores, massageadores e escovas de dente elétricas, além de diversos aparelhos digitais para medição de pressão arterial, uma das grandes inovações da marca no mercado há mais de 30 anos.

 

Incoterm

Com quase 50 anos de experiência, a Incoterm Soluções em Medição é líder nos mercados de monitoramento, medição e termometria na América Latina. Ao unir sua longa experiência com a credibilidade e confiabilidade de seus produtos, a marca oferece um dos melhores serviços de calibração na área de termometria, dedicada a entregar qualidade e agilidade para suprir as necessidades e normas do seu segmento.

 

Atualmente, a marca desenvolve produtos especializados nas categorias de armazenamento e transporte, agropecuária e veterinária, gastronomia, indústria, refrigeração, segurança do trabalho e elétrica, petróleo e biocombustíveis, e laboratórios, incluindo 9 medidores de pressão arterial digital com modelos de pulso e de braço.

 

Premium (Accumed-Glicomed)

Medidor de pressão guia de marcas

Medidor de pressão Premium LP200

A Premium é outra marca da Accumed-Glicomed que tem ganhado cada vez mais espaço, líder brasileira em produtos para saúde e bem-estar e a empresa com o maior número de certificações de qualidade e de órgãos regulatórios, como ANVISA, INMETRO e ISO. A empresa é equipada com os mais avançados aparelhos de teste e controle, contando com o trabalho de técnicos altamente treinados.

 

Atualmente, a Premium oferece 3 medidores de pressão digital de pulso, oferecendo aparelhos simples, acessíveis e fáceis de usar que já estão entre os mais populares do mercado, todos com 3 anos de garantia da marca, em similaridade com toda sua dedicação em atender bem seus consumidores.

 

BIC (CBEMED)

A BIC é uma marca da CBEMED, empresa brasileira focada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares. Com produtos que atendem aos mais exigentes consumidores na área da saúde, a marca reúne décadas de experiência no segmento de equipamentos médicos, se destacando por seu profissionalismo, inovação, qualidade e tradição.

 

Hoje a BIC já é considerada uma das marcas mais conceituadas do segmento, com o objetivo claro de cuidar do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo oxímetros, colchões, estetoscópios, martelo de reflexos, diapasão e mais de 12 esfigmomanômetros, com modelos completos e especializados para atender às maiores exigências do segmento com confiança e qualidade.

 

Welch Allyn (CBEMED)

A Welch Allyn é uma marca americana especializada em produtos para uso clínico e hospitalar, reconhecida e conceituada mundialmente por seus produtos de alta qualidade e design moderno. No Brasil, sua linha ambulatorial é representada pela CBEMED, que além de ser o principal distribuidor dos produtos da marca no país, também presta assistência técnica aos produtos da linha “Ambulatório e Care”.

 

Hoje a Welch Allyn oferece diversas linhas de otoscópios, oftalmoscópios, retinoscópios, estetoscópios, laringoscópios, transformadores de paredes, cabos e acessórios hospitalares, além de diversos esfigmomanômetros que são amplamente utilizados na prática médica, seja em hospitais ou em consultórios, e reconhecidos por sua durabilidade e alta precisão.

 

ADC (American Diagnostic Corporation)

Com mais de 30 anos de experiência, a ADC é uma das principais fabricantes de produtos médicos diagnósticos, instrumentos pessoais e acessórios para a indústria de saúde, em uso em mais de 60 países ao redor de 6 continentes. Com design superior, qualidade excepcional e alto desempenho, a marca desenvolve uma série de instrumentos diagnósticos referência entre médicos e profissionais de saúde.

 

Sua ampla oferta de produtos inclui estetoscópios, aparelhos de pressão arterial e outros produtos de diagnóstico que fornecem uma proposta de valor única. Cada componente utilizado passa por uma rigorosa inspeção na sua sede em Nova York, nos Estados Unidos, com um rígido controle de qualidade, oferecendo padrões elevados e algumas das garantias mais abrangentes do setor.

 

Microlife

A Microlife é uma empresa brasileira com 18 anos de experiência no registro, importação, logística, comercialização e distribuição de diversas marcas e linhas de destaque internacional na monitorização e tratamento de diabetes, hipertensão arterial e colesterol. Conta com produtos para medição de temperatura, cosméticos funcionais, produtos ortopédicos e descartáveis para uso na área da saúde. Sua missão visa criar, produzir e distribuir produtos de alta qualidade que ajudem a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, auxiliando na prevenção de doenças crônicas.

 

Hoje a marca é uma das grandes líderes no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para diagnóstico médico de medição de pressão, pulsação e temperatura, incluindo diversos monitores de pressão arterial, aparelhos de pressão digital de pulso e todos os acessórios necessários para manutenção e cuidado com os aparelhos.

 

Heine

Desde 1946, a Heine fabrica instrumentos médicos portáteis para diagnósticos primários de alta qualidade, estando atualmente entre os maiores fornecedores mundiais de instrumentos oftálmicos, dermatoscópicos e otoscópios. Seus elevados padrões de qualidade fazem a marca conquistar anualmente o prestigioso selo “German Standards – Brands of the Century”, como um reconhecimento por seus produtos fabricados na Alemanha com excelentes níveis de detalhes técnicos, para que o clínico tenha um instrumento em que possa confiar em qualquer situação.

 

Os esfigmomanômetros da linha GAMMA estão entre os mais bem avaliados entre médicos e especialistas, disponíveis em diferentes tamanhos e formatos para todos os públicos nas opções G5, G7, GP e XXL.

 

Guia: como utilizar o medidor de pressão digital corretamente em 5 passos

Para medir a pressão arterial em casa e obter uma boa precisão, é fundamental seguir alguns cuidados básicos antes e durante o procedimento.

 

Por isso, veja abaixo 5 passos amplamente recomendados pelos especialistas para obter um resultado correto ao aferir a pressão em casa:

 

  1. Antes de medir a pressão arterial, é recomendado que o paciente fique em repouso por no mínimo 20 minutos, evitando o uso de café, álcool, refrigerantes e tabaco no mínimo meia hora antes.
  2. O momento mais apropriado para medir a pressão arterial é pela manhã, preferencialmente em jejum.
  3. Ao medir a pressão arterial, fique sentado, com o braço relaxado e respirando normalmente.
  4. Durante a medição, evite falar, fazer movimentos bruscos ou cruzar as pernas, já que esses movimentos podem reduzir a precisão do resultado.
  5. Caso queira confirmar o resultado, você pode repetir o procedimento mais duas ou três vezes, sempre seguindo os passos indicados e respeitando um intervalo de alguns minutos entre as medições.

 

Após o tempo indicado pelo aparelho, você poderá ver os dados fornecidos na tela de LCD presente no medidor de pressão digital.

 

Se necessário, anote os valores fornecidos em um caderno, incluindo data e hora da medição. Isso ajudará no controle da sua condição de saúde e também permitirá que você apresente o histórico dos resultados em uma consulta com o cardiologista, se necessário.

 

 

https://brasilescola.uol.com.br/doencas/diferenca-entre-pressao-alta-pressao-baixa.htm

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertensao-pressao-alta/

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/33075-se-nao-for-tratada-da-maneira-correta-pressao-alta-pode-causar-danos-irreversiveis-a-saude

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/08/entenda-por-que-medir-a-pressao-arterial-em-casa-tambem-e-importante-4235522.html

https://www.mdsaude.com/hipertensao/medir-pressao-arterial/

 

FAQ

Quanto custa um medidor de pressão?

Atualmente, existem diversos tipos de medidores de pressão disponíveis com diferentes recursos e faixas de preços. Em média, é possível encontrar bons aparelhos para uso clínico ou doméstico com preços entre R$ 100 e R$ 300.

Medidor de pressão é confiável?

Sim. Quando usado da forma apropriada, seguindo os cuidados recomendados pelo cardiologista e o fabricante do aparelho escolhido, o medidor de pressão oferece resultados precisos e confiáveis.

Qual é o melhor medidor de pressão arterial?

Atualmente, existem diversos tipos de medidores de pressão arterial que oferecem uma série de tecnologias e recursos de alta qualidade e precisão. Marcas como G-Tech, Omron e Welch Allyn estão entre as mais vendidas e bem avaliadas do mercado.

Qual o medidor de pressão mais preciso?

Atualmente, o medidor de pressão de braço é reconhecido como o modelo que oferece maior precisão ao aferir a pressão arterial.

Qual o melhor medidor de pressão: pulso ou braço?

Segundo os especialistas, o medidor de pressão de braço oferece maior precisão de resultado, sendo o mais recomendado para aferir a pressão em casa. O modelo de pulso também pode ser utilizado por quem tem dificuldades em fazer a medição sozinho no braço, desde que seguindo adequadamente todas as instruções recomendadas para sua maior precisão.

Qual medidor de pressão comprar?

O medidor de pressão digital é o mais indicado para uso doméstico por sua facilidade de uso que possibilita um resultado mais preciso. Para saber como encontrar a melhor opção, nossa equipe preparou uma tabela de comparação incluindo o vencedor do teste.

O que significa sys no medidor de pressão?

Ao ler os dados fornecidos pelo medidor de pressão, note que a sigla SIS indica a pressão sistólica (de menor valor) e a sigla DIA se refere à pressão diastólica (de maior valor).

Como usar medidor de pressão?

Como cada marca e tipo de medidor de pressão oferece um modo de uso particular, sempre siga as instruções do fabricante e do seu médico para aferir a pressão arterial em casa.

Como funciona o medidor de pressão?

O medidor de pressão funciona através da compressão das artérias do corpo que interrompem o fluxo sanguíneo, de modo que seja possível quantificar as medidas de pressão mínima e máxima, também chamadas de sístole e diástole.

Medidor de pressão: como escolher?

Para escolher o melhor medidor de pressão, faça um comparativo considerando os benefícios dos diferentes tipos disponíveis, o local de uso de sua preferência, assim como o design e os recursos oferecidos de acordo com o seu objetivo.

Deixe uma resposta