Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Mochilas Escolares im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
14 Horas investidas
5 Estudos avaliados
8445 Leia as resenhas

ūü•á Melhores Mochilas Escolares 2022 - Comparativos, Reviews & mais

A cada come√ßo e fim de ano letivo, com a perspectiva da lista de material escolar cada vez mais cheia de itens e a certeza de uma conta alta, √© muito comum os pais se perguntam se v√£o adquirir uma mochila escolar nova ou se dar√£o mais uma chance para a mochila do ano anterior. O fato √© que o mercado disp√Ķe de in√ļmeros modelos de mochilas escolares, contemplando diferentes cores, estampas, marcas, estilos e, muito importante, pre√ßos. Essa variedade toda √© sem d√ļvida algo bom, entretanto, pode acontecer de causar confus√£o, dificultando o trabalho que deveria ser simples: encontrar uma boa mochila, que esteja dentro do or√ßamento, seja do agrado da crian√ßa e cumpra todos os requisitos necess√°rios de espa√ßo, organiza√ß√£o e ergonomia necess√°rios √† idade e tamanho da crian√ßa. Para facilitar sua vida nessa hora, nossos experts submeteram v√°rias marcas a testes comparativos de forma a obter dados que ir√£o ajudar no momento da sua escolha.

Carolina Constantino

Carolina é secretária executiva de formação mas há mais de dez anos gosta mesmo é de falar sobre filhos, educação e estilo de vida. Procura conhecer produtos e equipamentos que facilitem a vida em família (que não para de crescer, aliás) e é expert em pesquisa pelos maiores custos-benefícios do mercado online.

Mais sobre Carolina

Mochila Escolar Lista com os melhores 2022

Mochila Escolar Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma mochila escolar?

Mochila escolar guia de marcas

Mochila Adidas

A mochila escolar √© um item que comp√Ķe o material escolar e sua fun√ß√£o √© a de acomodar os itens para que os alunos possam transport√°-los. E quanto mais resistentes, melhor.

 

Como funciona uma mochila?

A mochila √© costurada em forma de saco com um z√≠per principal, que d√° acesso √† c√Ęmara maior, onde ser√£o acomodados estojo, livros e cadernos. √Č comum ainda que tenham bolsos auxiliares, frontais e laterais, que acomodam outros itens como garrafinha para √°gua, dinheiro para o lanche e outros pequenos objetos que o aluno queira transportar. Ela tem duas al√ßas costuradas na parte de tr√°s, que servem para encaixar nos ombros do aluno durante o transporte e ficar rente √†s suas pr√≥prias costas.

 

 

Vantagens e aplica√ß√Ķes

O uso das mochilas escolares está longe de ser opcional. Além de serem solicitados nas listas de materiais, às mochila não temos alternativa, especialmente nos primeiros anos escolares, mas podemos obter muitas vantagens caso as escolhamos com as características ideais para cada idade e série.

 

As crianças costumam se preocupar mais com o visual das mochilas do que com a praticidade, mas conforme elas crescem, diminuem as exigências por personagens e cores e começam a escolher as de visual mais clean, mas com mais bolsos auxiliares, chaveiros e rodinhas.

 

Sabemos que para cada orçamento e gosto, haverá mais que uma opção de mochila e, em um mundo onde as compras são feitas online, a dificuldade da compra aumenta. Por isso, nosso time de experts está disposto a ajudar.

 

Quais são os tipos de mochilas disponíveis no mercado?

 

Mochila básica: as mochilas básicas são as mais comuns de serem encontradas e as favoritas dos pré-adolescentes. Elas podem vir em vários tamanhos, para atender diferentes grupos de alunos, sendo que as maiores são as mais procuradas, já que comportam a maior quantidade de itens. A variedade de preço é grande, a depender da marca e do personagem, por exemplo. O ponto negativo é que, justamente pela capacidade, ela pode causar problemas na coluna das crianças que, em idade de formação física, carregam grandes pesos, muitas vezes desnecessários.

 

Mochila escolar guia de marcas

Mochila com rodinhas

Mochila com rodinha: as mochilas escolares com rodinhas v√™m ao mercado para resolver os problemas com o peso do material, o que preserva a sa√ļde postural do aluno e ainda d√° independ√™ncia maior, j√° que ele mesmo pode carreg√°-la aonde for necess√°rio. Por outro lado, as mochilas com rodinhas s√£o mais pesadas, por conta da pr√≥pria estrutura para as rodinhas, e ainda s√£o volumosas. Isso incomoda no transporte no carro, √īnibus e van escolar e em situa√ß√Ķes quando n√£o se pode rol√°-las livremente, como em degraus e escadas.

 

Bolsa-carteiro: as mochilas estilo carteiro não são tecnicamente mochilas, já que não têm alça dupla para serem levadas nas costas. Apesar disso, é perfeitamente possível adaptá-las para essa finalidade. Elas são ideais para quem não precisa transportar muito volume e preferem um estilo mais simples.

 

Combo com lancheira: alguns alunos, muitas vezes precisam, ou preferem, levar seus lanches de casa. Para eles, o combo da mochila com a lancheira vem para manter os alimentos preservados e na temperatura desejada. A vantagem de comprar o combo é que, geralmente, as partes são acopláveis, aumentando o volume, mas dando mais praticidade ao transporte.

 

 

As maiores vantagens das mochilas escolares:

 

  • preservam os materiais como novos por mais tempo;
  • permitem o transporte mais facilitado dos materiais;
  • podem dar mais autonomia ao alunos;
  • v√™m em diversos tamanhos;
  • v√™m em v√°rios modelos;
  • s√£o encontrados em diferentes pre√ßos;
  • s√£o f√°ceis de encontrar;
  • podem durar por v√°rios anos letivos.

 

As mochilas s√£o indicadas para a fase escolar, mas fazem parte da vida inteira

Voc√™ j√° deve ter visto in√ļmeros filmes e s√©ries de escolas norte-americanas, nas quais os alunos chegam e pegam seus materiais de dentro de arm√°rios individuais. Provavelmente pensou que sua vida escolar poderia ter sido t√£o mais f√°cil sem precisar carregar uma mochila t√£o cheia para sentar em sua carteira e perceber que tinha olhado o dia errado em seu hor√°rio. Mas com certeza voc√™ tamb√©m pensou que n√£o abandonaria a mochila, j√° que sempre teria alguma coisinha para carregar.

 

Mochila escolar guia de marcas

Usando uma mochila

Na verdade, sua mochila escolar deve ter feito muita hora-extra, te acompanhando para compromissos fora da escola como excurs√Ķes com a turma, piquenique no parque, acampamento da igreja, pequenas viagens com a fam√≠lia e in√ļmeros outros momentos. √Č bem poss√≠vel que ainda tenha uma mochila da sua √©poca de estudante que nunca teve coragem de doar, j√° que ‚Äúpode precisar‚ÄĚ. E quantas vezes voc√™ sorriu ao ver um trabalhador sair cedinho de moto com uma mochila de princesa nas costas? Elas s√£o √ļteis em v√°rios momentos de nossas vidas.

 

O maior guia de compras de mochilas escolares

Por ser um item essencial e que compramos várias vezes pelo curso da vida, a mochila escolar pode parecer algo simples de ser escolhido. Mas se pararmos para pensar bem, já deve ter muitos problemas e arrependimentos após a aquisição de uma mochila. Existem alguns pontos negativos para observarmos nelas:

 

Costura: se não damos sorte, é bem comum que partes da nossa mochila comecem a descosturar ou até rasgar perto da costura em pouco tempo de uso. Isso porque, alegadamente, há excesso de peso sendo transportado nela. A informação de limite de peso, entretanto, é raramente oferecida e difícil de ser averiguada.

 

Zíper: os zíperes são dos itens de aviamento mais complicados de lidar, pois, uma vez estragados, não há como simplesmente encaixá-los. Ainda é bem possível que nem mesmo possam ser trocados, devido à complexidade da costura.

 

Pre√ßo: as mochilas com design mais agrad√°vel e, geralmente, a que as crian√ßas querem, s√£o sem d√ļvida as mais caras. Isso nem sempre √© sinal de qualidade. √Č importante se adiantar e mostrar somente alguns modelos j√° pr√© analisados para que as crian√ßas possam escolh√™-las, al√©m de ficar sempre de olho nas promo√ß√Ķes.

 

Como os consumidores podem testar as mochilas antes e após a compra?

Os consumidores n√£o perdem em pesquisar os produtos antes de comprar. Mesmo que prefira comprar em lojas f√≠sicas, pode averiguar as avalia√ß√Ķes na internet, que costumam ser um grande term√īmetro. Uma vez que estiverem com o item nas m√£os, vale conferir costuras, z√≠peres, bot√Ķes, rodinhas (se for o caso), espa√ßo interno e bolsos.

 

√Č importante que os consumidores saibam que lhes √© garantido por lei o direito de devolu√ß√£o dos itens comprados online dentro do prazo de sete dias a partir da data de entrega. Ainda assim, existem sites que, por cortesia e pol√≠tica de bom relacionamento com os cliente, oferecem prazo maior.

 

Quais os pontos mais importantes que os consumidores precisam saber ao comprar as mochilas escolares?

 

Tamanho

O tamanho adequado é fundamental, já que os alunos precisam carregar cadernos e livros (e essas medidas precisam ser verificadas antes da compra).

 

Capacidade

Não só o tamanho da mochila, mas a capacidade dela em volume e peso, para que as necessidades do aluno sejam atendidas e as estruturas da mochila sejam preservadas.

 

Preço

A pesquisa de preço é muito fácil de ser feita, atualmente, através de sites de varejo e lojas online especializadas, além dos sites das próprias marcas.

 

Armazenamento extra

Nenhum bolsinho extra será inutilizado. Redinhas para comportar garrafinhas d’água, pequenos espaços específicos para a carteirinha da escola estar sempre no mesmo lugar, bolsinho ou até bolsinha extra acoplada para guardar o dinheiro do lanche: tudo conta para um melhor uso da mochila escolar.

 

Marcas

 

Sestini

A Sestini √© sem d√ļvida uma das melhores marcas de mochilas e estojos escolares do Brasil e provavelmente voc√™ tem algum produto dessa marca em sua casa. Isso n√£o √© ao acaso, uma vez que, desde 1994 ela lan√ßa por volta de 2 mil produtos por ano e se dedica a desenvolver √≠tens que acompanhem o cliente pelas mais diferentes rotinas, seja com suas malas ou suas mochilas, seja na escola ou no trabalho e at√© em aventuras e esportes, priorizando qualidade e estilo, mas sempre mantendo o custo-benef√≠cio.

 

Kipling

Marca-desejo no Brasil, a Kipling está no imaginário de toda adolescente que já sonhou em colecionar os famosos chaveirinhos de gorila exclusivos da marca. As famosas bolsas de nylon começaram a ser fabricadas na Bélgica em 1987 mas hoje em dia, os diversos modelos da marca podem ser comprados em 80 países, nas quase 500 lojas da marca, lojas multimarcas e no próprio site da Kipling.

 

Diplomata

As malas e mochilas da marca Diplomata s√£o velhas conhecidas do p√ļblico brasileiro, uma vez que a empresa tem seus produtos no mercado nacional h√° mais de 30 anos. A empresa busca estar atenta √†s necessidades e gosto do seu p√ļblico, de forma a procurar inova√ß√£o e tecnologia em materiais e design. A linha escolar da Diplomata √© conhecida do p√ļblico como Maxtoy e oferece produtos especiais, entre eles as queridas mochilas com rodinhas para transporte e as mochilinhas tamanho ‚ÄúP‚ÄĚ.

 

ClioStyle

Fundada em 2005, a Clio Style iniciou sua história como empresa importadora e exportadora de acessórios. Atualmente, a companhia conta com uma vasta linha de mochilas com marcas próprias e também com marcas licenciadas. A Clio busca sempre investir cada vez mais no desenvolvimento e na qualidade de seus produtos, analisando as tendências do mercado a fim de oferecer os produtos dentro da expectativa do consumidor.

 

SkipHop

Desejada por 10 entre 10 m√£es, a Skip Hop √© uma marca norte-americana e nasceu h√° cerca de 20 anos a partir da necessidade um casal que, com a chegada do filho pequeno, sentiu falta de bolsas de maternidade que fugissem do mon√≥tono rosa x azul e ainda que acomodasse os itens do beb√™ de forma organizada e com f√°cil acesso. O casal desenvolveu uma cole√ß√£o que fez tanto sucesso que logo foi comprada pela marca Carter’s, o que por si s√≥ j√° √© sin√īnimo de qualidade e fofura.

 

Mochila escolar guia de marcas

Mochila Xeryus

Xeryus

A Xeryus é referência de qualidade no segmento de mochilas e outros acessórios há mais de 13 anos. Com um catálogo amplo e diverso, a preocupação da marca em oferecer produtos infantis, juvenis e esportivos modernos e bonitos é clara. A marca notoriamente busca oferecer itens inovadores em design e materiais, tentando sempre superar a si mesma em qualidade e originalidade.

 

Al√©m do site pr√≥prio da marca, os produtos s√£o facilmente encontrados em lojas varejistas por todo o Brasil, cumprindo o desejo da marca de estar em todos os lugares com todos os tipos de p√ļblico.

 

Asics

A Asics √© uma marca japonesa de moda esportiva, fundada em 1949 a fim de fortalecer os jovens do pa√≠s atrav√©s da pr√°tica esportiva. A frase ‚Äúmente s√£, corpo s√£o‚ÄĚ √© o lema da marca, j√° que acredita que esse √© o caminho ideal para todas as pessoas. A Asics tamb√©m sustenta grande afei√ß√£o pela tecnologia, na qual investe para desenvolver produtos anat√īmicos e confort√°veis que beneficiem o atleta profissional em sua pr√°tica intensa e frequente tanto quanto o casual, em suas leves caminhadas e passeios

 

Adidas

A Adidas √© uma empresa de renome mundial fundada na Alemanha. Nem sempre foi a Adidas que conhecemos mas segue com esse nome desde 1949. A marca foi fundada por Adolf ‚ÄúAdi‚ÄĚ Dassler (de onde vem seu nome) e teve participa√ß√£o de seu irm√£o Rudolf Dassler (que depois teve um desentendimento com o irm√£o e fundou a concorrente Puma). Juntos, eles fabricavam sapatilhas e sapatos esportivos de forma caseira, ap√≥s o retorno da Primeira Guerra Mundial, e se chamavam F√°brica de Sapatos Irm√£os Dassler.

 

Com a separação dos irmãos e oficialização da marca Adidas, a empresa desenvolveu modelos de alta tecnologia para a época, e desde então tem seu sucesso ligado ao sucesso dos atletas patrocinados. Os calçados, roupas e acessórios da Adidas estão entre os mais visados e desejados pelas pessoas ao redor do mundo.

 

Nike

A raiz da Nike est√° nos anos 70, quando os empres√°rios americanos Phil Knight e Bill Bowerman decidiram importar t√™nis japoneses a baixo custo,para alterar a est√©tica dos modelos antes de vend√™-los. Em pouco tempo puderam iniciar sua expans√£o internacional, investindo pesadamente em marketing, patrocinando jogadores de futebol da Europa e da Am√©rica do Sul. Nos anos seguintes foi a vez da marca investir em pesquisa e tecnologia de forma a priorizar a fabrica√ß√£o de cal√ßados mais ergon√īmicos. A Nike chegou ao Brasil j√° nos anos 80, de forma a ser comercializada em grandes lojas multimarcas. Somente em 2008 ela abriu sua loja f√≠sica no pa√≠s.

 

Puma

A Puma e a Adidas têm suas histórias ligadas, mas só até certo ponto. Após a separação dos irmãos fundadores das marcas houve muita comparação entre as marcas, mas o que acontece muito é que os fãs da Adidas procuram conforto e obviedade da marca. Os fãs da Puma optam por seu estilo, que chegou ao estrelato no mundo Hip-Hop, com modelos mais despojados e estilosos. A Puma tem muito orgulho de ter tido seu destaque como patrocinadora do jogador Pelé. Ela também tem seu trajeto marcado pelo modelo Suede no basquete das Olimpíadas do México e o histórico protesto do velocista Tommie Smith, que foi homenageado pela marca com uma coleção relevante 50 anos depois.

 

Fatos interessantes e guia:

Já notamos que a mochila escolar faz parte da vida de uma pessoa desde os seus primeiros anos, por sua utilidade, praticidade, resistência e tantas outras qualidades. Quais outros itens podem então ser usados para aprimorar essa experiência?

 

Garrafinha/squeeze: as garrafinhas d’√°gua e as squeezes podem at√© vir de f√°brica como brinde na mochila. N√£o √© √† toa que elas est√£o sempre associadas: aonde quer que voc√™ v√° e precise de uma mochila, a garrafinha cheia pode ser necess√°ria.

 

Mochila escolar guia de marcas

Lancheira Skip Hop

Lancheira: mesmo que não faça parte do combo, é interessante possuir uma lancheira não somente para uso dentro do ambiente escolar, mas também para eventuais passeios extra-classe e piqueniques, com os grupos de amigos e colegas de outras atividades extra-curriculares.

 

Carteira: caso n√£o considere um compartimento seguro na mochila, √© interessante que o aluno tenha uma carteira, com z√≠per e o mais simples poss√≠vel, para armazenar a carteirinha de estudante, caso haja, o dinheiro do lanche, o passe do √īnibus e outras coisas de valor que sejam imprescind√≠veis.

 

Nota do especialista

‚ÄúCrian√ßas est√£o em fase de crescimento e √© durante esse per√≠odo que deve-se dar extrema aten√ß√£o √† sua postura, para que minimizem-se os riscos de eventuais problemas na coluna. Portanto, √© fundamental que a crian√ßa carregue o m√≠nimo de peso poss√≠vel, sendo que um adulto dever√° carregar a maioria do peso ou oferecer uma mochila com rodinhas.‚ÄĚ

 

https://www.rdnews.com.br/colunistas/fellipe-valle/conteudos/154777

https://folhabv.com.br/noticia/SAUDE/Saude/Saiba-o-peso-maximo-recomendado-para-a-mochila-das-criancas/83003

https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/perigos-mochila-pesada.htm

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/07/mochila-de-rodinhas-estudo-identifica-peso-maximo-que-criancas-devem-carregar.html

https://www.agazeta.com.br/conteudo-de-marca/como-escolher-a-mochila-certa-para-seu-filho-na-volta-as-aulas-0122

 

FAQ

O que é uma mochila escolar?

A mochila escolar √© um item que comp√Ķe o material escolar. √Č como um saco grande e estruturado e sua fun√ß√£o √© a de acomodar os itens para que os alunos possam transport√°-los e quanto mais resistentes, melhor.

Onde comprar uma mochila escolar?

As mochilas escolares são fáceis de se encontrar. Podem ser adquiridas em sites de varejo, lojas especializadas, lojas de material escolar, nos sites das marcas, em sapatarias físicas e online e principalmente em grandes sites como Amazon.com, Americanas.com e Mercado Livre.

Como definir o tamanho certo da mochila?

Como há muitos tamanhos e formatos de mochilas, é importante saber não só sua capacidade em litros mas principalmente suas medidas e se são adequadas aos maiores itens a serem carregados com frequência, como livros, cadernos e apostilas.

Qual a diferença entre bolsa e mochila?

Apesar de chamarmos qualquer um dos dois de bolsa, em algumas regi√Ķes, as mochilas s√£o caracterizadas pelo formato retangular e arredondado nos cantos e, especialmente pelo par de al√ßas caracter√≠stico, que ser√£o usadas para que se pendure a mochila nas costas.

Qual o preço de uma mochila?

Não é fácil dizer um ou dois preços de mochila pois ele pode variar exponencialmente. Tudo depende da marca, da loja, do modelo e do personagem estampado, entre outros. Pode-se encontrar uma boa mochila por menos de R$50 assim como um modelo-desejo acima dos milhares de reais.

Quais s√£o as partes de uma mochila escolar?

A mochila √© basicamente composta pela c√Ęmara principal, onde vai a maioria dos itens escolares, um z√≠per que feche essa c√Ęmara e um par de al√ßas para carreg√°-la. Entretanto, √© comum que se encontrem modelos com diversos bolsos externos e compartimentos especiais.

Quanto tempo dura uma mochila escolar?

Uma mochila escolar pode durar anos a depender do fator de conservação, da qualidade dos materiais utilizados e da qualidade da fabricação dela.

Qual o tamanho ideal da mochila para crianças pequenas?

√Č importante ter em mente que as crian√ßas pequenas n√£o devem carregar mochilas pesadas. Pensando nisso, as medidas ideais s√£o de 25cm para crian√ßas de 2 a 3 anos e 28 cm para crian√ßas de 3 e 4 anos, em m√©dia. As crian√ßas de 4 e 5 anos podem carregar uma mochila de 33 cm e a partir dos 5 anos at√© os 8, carregam uma mochila de 38 cm confortavelmente.

De que material s√£o feitas as mochilas escolares?

As mochilas escolares são comumentes feitas de poliéster, nylon ou canvas e a escolha do material afeta diretamente na durabilidade da peça.

O que é bom ter na mochila em tempos de pandemia?

Apesar de as escolas oferecerem os itens de assepsia e higiene, é sempre bom manter nas mochilas escolares uma garrafinha d’água para uso individual e uma pequena e resistente embalagem de álcool em gel.

Deixe um coment√°rio