Suche
Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung
Bicicletas infantis im Test auf ExpertenTesten.de
5 Produtos testados
10 Horas investidas
3 Estudos avaliados
1000 Leia as resenhas

🥇 Melhores Bicicletas infantis 2021 - Comparativos, Reviews & mais

O mercado dispõe das mais diversas opções de bicicletas infantis e, com certeza, uma delas é perfeita para você e suas necessidades. Segundo os experts, é importante definir o tamanho dela, a cor que ela pode ter, o valor do frete e da montagem - caso opte por comprar na internet - as marcas com as quais costuma se dar bem e ainda o preço que está disposto a pagar. Ainda assim, são diversas as possibilidades, então se torna mais fácil errar e mais difícil comprar a bicicleta infantil que seja apropriada para as suas necessidades, caso não saiba exatamente o que procurar. Para esta classificação, nossos experts submeteram diversas marcas, tanto nacionais quanto internacionais, a testes comparativos, como experimentos de conformidade, teste de adequação e de produto para descobrir os resultados e emitir uma opinião verdadeira.

Bicicleta infantil Lista com os melhores 2021

Bicicleta infantil Test

Última atualização em:

Filter aktivieren >
Recomendação

O que é uma bicicleta infantil

 

bicicleta infantil

bicicleta infantil

Uma bicicleta infantil é um brinquedo, ou acessório esportivo, em que as crianças têm por princípio se equilibrarem em duas rodas (mas muitas vezes têm o auxílio de duas rodinhas adicionais até que aprendam a se equilibrar) ajudadas pela velocidade que poderão alcançar empurrando os pedais (a não ser que seja um bicicletinha de equilíbrio, que opera com pés no chão, sem pedais).

 

Como funciona uma bicicleta infantil

 

A bicicleta infantil, assim como as de aros maiores, levarão as crianças para passear uma vez que se mantenham em pé e em movimento, que será alcançado através do ato de pedalar. Isso consiste em empurrar os pedais com os pés e estes estarão ligados à roda traseira através de uma corrente, que por sua vez movimenta essa roda que empurra a bicicleta e, alcançada a velocidade necessária, será capaz de se manter em pé e levar a criança por aí.

 

 

Vantagens & Aplicações

 

Há muitas vantagens em se optar pelo uso das bicicletas infantis, o que as tornam um item quase obrigatório nos quintais das famílias com crianças. Ao contrário das bicicletas para adultos, as infantis são mais chamativas e costumam vir cheias de acessórios. Hoje em dia há uma infinidade de composições de cores, estampas, texturas e acessórios como cestinhas, bolsas, luzes, rodinhas de apoio e itens de segurança.

 

bicicleta infantil

bicicleta para crianças

Nós podemos encontrar as bicicletas infantis em diversas marcas e linhas especiais para crianças. Podemos ainda encontrá-las com rodinhas de apoio ou sem, ou até mesmo sem pedais, o que as caracteriza como bicicletas de equilíbrio. Bicicletas de equilíbrio são bicicletas sem pedais, que permitem que a criança se familiarize com o conceito de andar sobre duas rodas, mas com os pés no chão para dar impulso ou se equilibrar. Crianças ainda menores podem recorrer aos triciclos ou às “motoquinhas”.

 

De qualquer forma, há mais que um tipo de bicicleta infantil para cada tipo de bolso, de idade da criança, da função que ela irá cumprir e do gosto estético da família. E na hora de comprar o produto, principalmente quando a maioria das compras são online, essa grande variedade pode causar confusão. Para isso, nosso time de experts se dispõe a ajudar.

 

Quais os tipos de bicicleta infantil disponíveis no mercado?

 

Podemos classificar as bicicletas infantis de acordo com a média de idade da criança:

  • Aro 12: para crianças de 2 a 3 anos e meio;
  • Aro 16: para crianças de 3 anos e meio a 6 anos;
  • Aro 20: para crianças de 6 a 9 anos;
  • Aro 24: para crianças de 9 a 12 anos;
  • Aro 26: para crianças a partir de 12 anos

 

As maiores vantagens das bicicletas infantis?

 

  • garantem diversão para as crianças
  • dão mobilidade para as crianças
  • estimulam a autonomia das crianças
  • opção para gasto calórico infantil
  • opção completa de atividade física infantil
  • exercitam equilíbrio
  • exercitam força
  • exercitam coordenação motora

 

A bicicleta infantil é um produto para quem quer presentear autonomia aos filhos

 

crianças com bicicletas

crianças com bicicletas

Você sabia que nenhuma geração como a das crianças de hoje andou tão pouco? Com o crescimento vertente das cidades, os lugares que as crianças costumam frequentar têm ficado cada vez mais distantes: a escola regular, a aula de idiomas, a aula de esporte, a igreja, o supermercado e tantos outros locais que frequentamos quando somos crianças ficaram fora de mão, e fazemos tudo de carro ou ônibus. Ainda bem que ainda temos acesso a esses locais de forma motorizada, mas as crianças são prejudicadas em duas coisas: na atividade física e autonomia.

 

Muitos dos adultos de hoje não tiveram acesso a aulas de esportes quando crianças – eles eram reservados à matéria de educação física na escola. Entretanto, passavam o fim de semana quase todo frequentando o parque da cidade, fazendo passeios com os coleguinhas e, principalmente, podiam andar livremente em suas bicicletas, gastando assim energia e fortalecendo seus músculos.

 

Ainda, numa frequência quase que diária, faziam coisas pela família. A bicicletas permitiam àquela geração e também a esta, que cheguem ao mercado do bairro para buscar algo que falta em casa, de forma a estimular a atenção ao andar na rua e possibilitar que exercitem a habilidade de comprar, ou entregar algo a alguém que não more tão longe, dando a essa criança a satisfação não só de se divertir sobre duas rodas, mas de desenvolver o senso de responsabilidade e a sensação de ser útil à comunidade.

 

 

O maior guia de compras de bicicleta infantil

 

Para começar, estes são os cinco principais pontos negativos que encontramos após o teste das bicicletas infantis:

 

1 – Rodinhas auxiliares: é muito difícil encontrar alguém que tenha uma boa experiência com as rodinhas de apoio que vêm nas bicicletas para crianças menores. Não raro elas se entortam para trás e não dão a segurança que a criança precisa e levam à desistência do pequeno esportista. Talvez seja a hora de de ensinar a andar sobre duas rodas, mesmo.

 

2 – Manutenção: a cena clássica que vive se repetindo é aquela da corrente da bicicletinha se soltando e a criança caindo e não conseguindo voltar a pedalar, seguida pela parte que nos sujamos de graxa tentando, e nem sempre conseguindo, colocar a corrente de volta. Com a evolução tecnológica nos últimos 20 anos, é quase inacreditável que isso ainda aconteça. Sendo este um problema recorrente ou qualquer outro que venha a acontecer, a visita à bicicletaria precisa acontecer e muitas vezes fica difícil providenciar o transporte de um objeto tão grande.

 

3 – Tamanho: por ser um brinquedo de valor elevado, nem sempre podemos comprar um diferente para cada fase da vida da criança, o que significa que precisamos adquirir um brinquedo grande demais, que dure, ou um adequado para a idade mas que será perdida nos próximos dois anos. As famílias com vários filhos se beneficiam aqui, podendo passar a bike do mais velho para o mais novo.

 

4 – Frete e montagem: quando compramos a bicicleta online, é comum que ela seja mais barata do que nas lojas físicas. Entretanto, é preciso observar se a diferença vale a pena e precisamos calcular o valor do site adicionado do valor do frete e da montagem, que pode variar bastante de acordo com a região.

 

5 – Preço: o valor das bicicletas infantis costuma ser bem alto para um objeto que deverá ser trocado conforme a criança cresce. Ainda mais quando estão associadas a personagens famosos e forem de marcas conhecidas.

 

 

Como os consumidores podem testar a bicicleta infantil antes e após a compra?

 

pais ensinando filha a andar de bicicleta

pais ensinando filha a andar de bicicleta

Pesquise bastante antes de comprar o produto. Vá até as lojas e bicicletarias e peça a opinião dos vendedores e verifique nos sites as avaliações dos clientes. Esse tempo de pesquisa vale a pena, pois, quando se encontra uma boa marca para a bicicleta infantil e “se acerta com ela”, é comum que a compra se repita em próximas necessidades, e o tempo de investigação não é mais necessário. Tente conhecer as opiniões de pessoas com situações semelhantes às suas antes de tomar uma decisão e, mesmo que tenha comprado pela internet e já recebido em casa, lembre-se que o cliente online tem garantido o direito a desistência por arrependimento em até sete dias após a entrega do produto.

 

Quais são os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar uma bicicleta infantil?

 

1 – Tamanho: como já vimos, o tamanho ideal da bicicleta infantil dá uma margem de dois a três anos para a idade da criança e apesar de, pelo preço, nos sentirmos tentados a comprarmos uma bike muito maior para que dure mais. Aparentemente estamos economizando, mas na verdade essa bicicleta não poderá ser usada até que o tamanho seja apropriado para a criança em questão.

 

2 РTipo: assim como o tamanho pode ṇo estar de acordo com o apropriado para a crian̤a em quesṭo, o modelo tamb̩m ̩ algo fundamental a se observar. Uma crian̤a muito nova pode ṇo estar pronta para uma bicicleta de duas rodas regular, mas um triciclo ou uma bicicleta de treinamento talvez venha a ser a pedida para preparar a crian̤a para quando for o momento certo.

 

3 – Preço: o preço da sua bicicleta precisa estar de acordo com o que você pode pagar, é claro. Então, lembremo-nos: o barato pode sair caro caso a escolha não seja bem feita, e sempre considere o custo-benefício, o frete e o custo da montagem em caso de compra online.

 

4 – Modelo: haverá muitos modelos, cores e personagens na hora de comprar a bicicleta infantil. Como é um produto durável, é bom que se escolha um que seja bonito, confortável, do agrado da criança, de forma a garantir a diversão dos anos que se seguirão e as memórias dos dias em cima da bike.

 

5 РSeguran̤a: verificar se a bicicleta infantil ̩ segura ̩ a parte mais importante da pesquisa e aquisi̤̣o dela. Observar se o equipamento ̩ leve, se o selim e a manopla ṣo adequados para o tamanho da crian̤a, se a dist̢ncia da alavanca do freio em propor̤̣o ao guiḍo ̩ adequada. Tudo isso ̩ fundamental para a seguran̤a dos pequenos e garante a diverṣo livre de preocupa̵̤es.

 

Marcas

 

1 – Caloi

A história da Caloi no Brasil começou no século XIX e se confunde com a história da bicicleta no país. No início, trazia suas peças da Europa até que a dificuldade trazida pelos tempos de guerra influenciou na importação, o que estimulou que se fossem produzidas as próprias peças no Brasil, mais precisamente em São Paulo, onde abriu sua primeira fábrica. Nos anos seguintes, quase todas as bicicletas rodando por aí eram Caloi, que não deixou de inovar e lançou a primeira bicicleta de 10 marchas, a mobilete e um modelo de bicicleta especial para o público feminino.

Agora com mais de 120 anos, a empresa Caloi é sinônimo de vida ativa e saudável, além de figurar no imaginário de diversas gerações.

 

2 – Nathor

A Nathor é uma marca nacional do guidão à rodinha auxiliar e é líder no mercado nacional de bicicletas infantis há trinta anos, sendo também a maior empresa do segmento na América Latina. Além de ter qualidade segurança garantidas pelo selo Inmetro, a Nathor faz questão de cumprir com as normas europeias de segurança em cada um de seus produtos. A empresa ainda é sustentável por natureza, e além de estimular o hábito do movimento e da vida saudável, tomam o cuidado de reutilizar resíduos de matéria-prima, fazem repasses de recursos recicláveis e utilizam energia fotovoltaica.

Os modelos da marca Nathor são chamativos aos olhos e fazem parte de um catálogo variado, que conta hoje com linha adulta, e aros menores super estilosos.

 

3 – Bandeirante

A Bandeirante foi fundada por um imigrante italiano e manteve como foco a produção de brinquedos que oferecessem movimento e velocidade, tendo como grande marco em sua história o lançamento do Triciclo Dois Irmãos, no qual uma criança puxava outra em um assento acoplado. Logo lançou outros sucessos como o Triciclo Balila e o Jipe Pronto-Socorro e muitos outros itens que estão na memória de quem foi criança na época.

Talvez o slogan que mais descreva a marca foi aquele de 1960 “Tão fortes que passam de irmão para irmão”, pois as bicicletas, triciclos e outros brinquedos da marca são até hoje sinônimo de durabilidade e garantia de diversão.

 

4 – Houston

A marca Houston é mais uma nacional, sendo que esta é uma das empresas que compõem o Grupo Claudino, um gigante que nasceu no Armazém Paraíba, um armazém de beneficiamento de arroz no Amazonas. A Houston traz no seu DNA a iniciativa pelo empreendedorismo, inovação e qualidade, e o resultado não poderia ser outro além do fenômeno no mercado nacional.

A linha de bicicletas conta com modelos profissionais de alta performance, esportivos, de passeio e utilitários, e os destinados para o público infantil e juvenil. A sede da empresa fica hoje em Jundiaí, SP.

 

5 – Monark

Outra empresa que não poderia faltar nesta lista é a Monark. A Monark foi fundada em 1948 na capital paulista, e começou sua história como importadora e montadora e só mais tarde começou a fabricar bicicletas de plástico e alumínio. As linhas de produção eram a Alumínio, a BMX, a Esportiva Masculina, a Esportiva Feminina e a Transporte. E de norte a sul do país, sempre tem alguém que não troca sua barra circular por nada, só se for por uma mais nova.

 

6 – BKL

Mais uma marca completamente nacional, a BKL bikes atua no mercado brasileiro há 20 anos e, apesar de focar em produtos de alta performance, não deixa de lado a qualidade e o design. A marca BKL se diz valorizar os jovens e reconhece o papel deles em ser a “geração saúde”, de forma que a atividade esportiva se funda com o estilo de vida fit, e a quem as ciclovias façam parte da rotina.

 

7 – South Bike

A marca South Bike foi fundada no Rio Grande do Sul em 1998 e possui sede em Novo Hamburgo. A empresa é especializada em produzir bicicletas e peças para bicicletas, além da distribuição de acessórios. De forma a comercializar suas próprias bicicletas, a South Bike criou a loja MBike, de forma a atender o mercado varejista e desde então vem crescendo no mercado através da demanda de pessoas que buscam equipamentos para diversão, qualidade de vida e transporte alternativo.

 

8 – Btwin

A Btwin é uma marca de bicicletas exclusiva da loja de artigos esportivos Decathlon. A Decathlon é uma loja internacional que comercializa inúmeros artigos esportivos e é conhecida pelo tamanho de seus galpões e pela variedade e qualidade dos produtos, estando presente em mais de 50 países. A Btwin é uma das 20 marcas gerenciadas pela Decathlon e produz lindas bicicletas, a um custo-benefício bem razoável. A maior reclamação dos esportistas sobre a Btwin é que os melhores modelos não chegam ao Brasil, isso possivelmente por causa do alto valor que chegaria ao bolso do cliente devido à taxa cambial e aos impostos de importação.

 

9 – Trek Bikes

A Trek Bikes é uma marca americana que produz bicicletas de “beleza artística”, como gosta de identificar e assim vem sendo desde 1975. A paixão pelas bicicletas está no DNA dos fundadores, impulsionada pela cultura de artesanato e rebelião do jovem americano da época. Agora, quase 50 anos depois, a marca é amada no mundo todo, não só pelo design e estilo inconfundíveis, mas pelo compromisso com inovação e com a criação de um mundo melhor através de uma “simples e elegante máquina”.

 

10 – Verden Bikes

A Verden Bikes é uma empresa paulista que fabrica e distribui bicicletas desenvolvidas com o que há de melhor no mundo e oferecidas ao mercado nacional para cumprir com as necessidades do público brasileiro de agilidade, segurança e estilo. A empresa nasceu da paixão dos fundadores por bicicletas, aliada a conhecimento e tecnologia, aplicados à fabricação de quadros de aço.

 

 

Fatos interessantes & guia

 

menino andando de bicicleta

menino andando de bicicleta

As aventuras sobre uma bicicleta infantil estão na memória de todas as crianças que tiveram o privilégio de, mesmo que um dia sequer, se equilibrar sobre uma. As memórias de joelho ralado também vão estar lá. Vento no cabelo, arranhões, uma subida íngreme superada, hematomas, uma descida íngreme emocionante, uma topada no muro. Para as crianças, andar de bicicleta é sobre superar barreiras, transpor limites, fortalecer os músculos e as virtudes.

Para uma experiência ainda melhor, eis o que o mercado tem a oferecer ao seu filho enquanto ele estiver sobre duas rodas:

 

1 – Cestinha / bolsinha frontal: quem nunca quis carregar suas bonecas e carrinhos, seu lanchinho, sua garrafinha d’água ou óculos de sol enquanto fazia um agradável passeio em um lindo dia ensolarado? As cestinhas ou bolsinhas que vêm nas bicicletas infantis ou podem ser adquiridas separadamente não são só úteis mas fazem parte de toda a experiência do passeio da criança com seu brinquedo de segurança emocional.

 

2 – Sineta: uma bicicleta infantil precisa ter um sino ou sineta. Claro que não é fundamental para a segurança da criança ou de quem atravessar seu caminho, é muito mais instintivo para a criança desviar do que avisar, mas assim como a cestinha, a sineta compõe o quadro de experiência e memória do passeio.

 

3 РItens de seguran̤a: capacete, cotoveleira e joelheira podem ser inc̫modos, mas ̩ certo que ṿo evitar ou diminuir os impactos de um eventual acidente como a mini bike.

 

Nota do especialista:

 

“É fundamental que a criança receba uma bicicleta infantil adequada ao seu tamanho, o mais leve e segura possível. Como elas não conseguem explicar os desconfortos por falta de claridade emocional ou vocabulário, é muito comum que desistam do brinquedo alegando que não gostam mais dele, ou que não sabem andar e não querem aprender. Por isso, um olhar atento dos pais é sempre necessário.”

 

Links

 

https://revistabicicleta.com/dicas/como-escolher-a-bicicleta-correta-para-seu-filho/

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/vai-andar-de-bicicleta-veja-quais-cuidados-adotar/

https://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/a-bicicleta-infantil-ideal-5-dicas-para-nao-errar-na-escolha/

https://brciclismo.com.br/4-dicas-para-escolher-bicicleta-infantil-ideal/

https://criancasegura.org.br/noticias/transito/como-escolher-a-melhor-bicicleta-para-a-crianca/

FAQ

O que é uma bicicleta infantil?

Uma bicicleta infantil é um brinquedo ou acessório esportivo em que as crianças têm por princípio se equilibrarem em duas rodas (mas muitas vezes têm o auxílio de duas rodinhas adicionais até que aprendam a se equilibrar) ajudadas pela velocidade que poderão alcançar empurrando os pedais (a não ser que seja um bicicletinha de equilíbrio, que opera com pés no chão, sem pedais).

Onde comprar uma bicicleta infantil?

A bicicleta infantil é um daqueles produtos que se vendem em vários tipos de estabelecimentos e são facilmente encontrados. Podem-se comprar em bicicletarias, lojas de equipamentos esportivos, lojas específicas de venda de bicicletas, lojas de departamento e até em sites de vendas mais amplas como Submarino, Americanas etc.

Como escolher a bicicleta para a criança?

A bicicleta deve ser escolhida de acordo com a altura da criança, calculando o aro da roda, sendo que o aro 12 é indicado para crianças com 89 a 102 cm de altura, o aro 16 para crianças de 99 a 117 cm, o aro 20 para crianças de 114 a 132 cm e o aro 24 para crianças de 130 a 160 cm. Entretanto, nada substitui uma visita a uma loja para verificar se o tamanho escolhido é o adequado.

Como embrulhar uma bicicleta infantil?

Caso você queira fazer uma surpresa para a criança, partindo do entendimento que não dá simplesmente para entregá-la na caixa onde veio, sempre podemos procurar uma caixa onde ela caiba e embrulhar a caixa. Podemos também pegar um tecido estampado ou uma embalagem maleável e envolver a bicicleta, simulando um saco e finalizando com um belo laço. A opção de deixar a bike escondida até o momento da entrega parece mais simples, colocando somente o laço no guidão, não diminuirá a mágica do momento.

Como montar uma bicicleta infantil?

Cada bicicleta é única, mas não será difícil montar a bicicleta seguindo o manual ou um tutorial na internet, caso você já tenha alguma habilidade e alguma graxa. Entretanto, como andar de bicicleta já é naturalmente uma atividade propensa a acidentes, principalmente se tratando de crianças, talvez seja razoável procurar ajuda profissional para isso.

Qual o valor de uma bicicleta infantil?

Os valores podem variar demais, principalmente se considerarmos que aros menores podem custar menos que os maiores, a marca da bicicleta, se ela tem ou não personagens famosos, a loja onde se compra etc.

Quanto custa para mandar montar uma bicicleta infantil?

A montagem da bicicleta infantil vai depender da região onde se vive, podendo ser calculada pela média de R$100,00.

O que é bicicleta de equilíbrio?

A bicicleta de equilíbrio ou treinamento é fabricada para os pequenos focarem no aprendizado de direção e equilíbrio, sem se preocuparem com o pedalar. Por isso não tem pedal, correntes, transmissão ou freio, uma vez que tudo é feito com os pés no chão.

É obrigatório usar capacete para ciclista infantil?

Apesar de ser altamente recomendável o uso do capacete, da cotoveleira e da joelheira, não existe uma legislação que obrigue crianças ou adultos a usarem equipamentos de segurança sobre bikes no Brasil.

Qual o tamanho do capacete infantil?

Ao medir a circunferência da cabeça da criança com uma fita poderá ter uma ideia do tamanho do capacete, que costuma variar entre 50, 52 e 54 centímetros.

Deixe um comentário